Sunteți pe pagina 1din 3

Um Aneurisma uma dilatao do vaso sanguneo causada por uma fragilidade da parede do mesmo.

. O aneurisma pode ser sacular ou fusiforme (clique na imagem abaixo para ampli-la). Como ele ocorre por uma fraqueza da parede, o seu grande perigo a ruptura. Essa fraqueza ocorre por doena do vaso, que perde sua elasticidade.

A gravidade do aneurisma depende do seu tamanho e do local acometido. A aorta a maior e mais calibrosa artria do corpo. Imaginem a gravidade que a ruptura dela. A maioria dos pacientes falece antes de conseguir chegar a um hospital. Obviamente quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior seu risco de ruptura. Qualquer vaso pode apresentar uma dilatao aneurismtica, porm os dois locais mais comuns so a aorta e os vasos cerebrais.

Os principais fatores de risco so: - Cigarro - Obesidade - Sexo masculino

- Colesterol alto e aterosclerose - Hipertenso (leia sobre o sal e sobre leses da hipertenso) - Idade avanada - Histria familiar Algumas doenas aumentam o risco da formao de aneurismas: - Sndrome de Marfan - Sndrome de Ehlers-Danlos - Doena renal policstica autossmica dominante - Sndrome de Moyamoya Existe uma variao do aneurisma, chamado de aneurisma dissecante.

Os nossos vasos so compostos por 3 camadas de msculos. A disseco ocorre por uma fraqueza na camada em contato com sangue, criando um falso trajeto entre as camadas da artria. Conforme o tempo passa a presso do sangue vai rasgando esse vaso em todo seu comprimento. O sangue passa a seguir 2 caminhos, a luz verdadeira do vaso e a luz falsa. Mais uma vez o risco de ruptura imenso. Alm da ruptura, os aneurismas tambm oferecem risco de formao de trombos em seu interior. Os trombos podem ocluir o vaso ou embolizar para locais distantes (leia AVE (acidente vascular enceflico) para entender sobre trombos e mbolos). Quais os sintomas de um aneurisma ? Em geral, os aneurismas so assintomticos a no ser que estejam crescendo rapidamente, dissecando ou rompendo. A disseco do aneurisma da aorta torcica causa uma intensa dor no perto, do tipo pontada, com irradiao para o meio das costas. O doente normalmente fica muito agitado, sudoreico e muitas vezes hipotenso. O quadro clnico pode lembrar o do infarto (leia : SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO E ANGINA ). Aneurismas de aorta abdominal causam os mesmos sintomas, porm, localizados na regio abdominal.

O aneurisma cerebral tambm costuma ser assintomtico. Os Sinais e sintomas ocorrem nas complicaes. Costuma se manifestar como uma dor de cabea intensa, normalmente a pior dor de cabea da vida do paciente ( leia: DOR DE CABEA (CEFALIA) - SINAIS DE GRAVIDADE). Pode vir acompanhado de sinais neurolgicos que lembram um AVC ou mesmo levar o paciente ao coma. Em geral os aneurismas so complicaes graves e a cirurgia de correo apresenta grande mortalidade. Leia tambm: - COLESTEROL ALTO - DOR NO PEITO | Principais causas e sintomas - DIABETES MELLITUS - HIPERTENSO ARTERIAL - CIGARRO - PERIGOS DO SAL Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/10/aneurisma.html#ixzz19mdYdi7q

S-ar putea să vă placă și