Sunteți pe pagina 1din 40

A magia e beleza do fantstico Baralho Cigano e os Orixs

BARALHO CIGANO

1 CAVALEIRO (EXU): Significa o movimento, a transformao da energia espiritual em material. O homem em busca da sabedoria, da autoconfiana e do conhecimento interior. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva. A forma positiva leva ao realizadora, manifestao das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos. Tambm a criatividade presente no ser humano. Representa as aes, a capacidade de mudar o rumo das coisas. A mensagem dessa carta : Alcanara seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte est ameaada.

2 - PAUS ou TREVO ou Os Obstculos: (Boiadeiros) Significa destruio, a quebra da harmonia, desventura, tropeo, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que j se materializou na vida da pessoa. A mensagem : As dificuldades sero passageiras, se acreditar que possui a fora infinita da sabedoria.

3 NAVIO (YEMANJ): Significa sade, viagens, mudanas e a transmutao. Est sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptao a novas realidades. A forma positiva demonstra sade ou grande capacidade de recuperao, mudanas favorveis, transformao da rotina. Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanas. H perigo de doenas ou debilidade nas defesas. Essas guas significam segurana na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importncia de todos os sentimentos. A mensagem : Mudanas positivas em todos os aspectos: fisico, espiritual e material. Se vier perto da carta que designa o consulente, sinal de viagem breve.

4 CASA: (Caboclo Sulto) Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperao, onde se est protegido e em equilbrio. Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposio de energia ocorre continuamente. A pessoa est protegida das influncias negativas externas. Na sua forma negativa mostra que est havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa s se sente bem em outros lugares. Essa simbologia, quando positiva, significa e indica, confiana, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Tambm significa o equilibrio csmico. A mensagem : Quando estiver localizada abaixo da que significa o consulente, melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrrio, ter sorte.

5 RVORE (Cabocla Jurema): Significa a fartura, a abundncia, o crescimento de tudo o que foi plantado. Na forma positiva significa que tudo que se quer semear ser colhido em abundncia. Novas oportunidades surgiro trazendo fartura mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos. Negativa significa que est havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que no se est conseguindo completar o que se comeou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida mesa. Demonstra fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e tambm a fora da vitalidade que existe em cada um. A mensagem : Quando esta carta aparece longe da que indica o consulente, sinal de boa sade. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.

6 NUVENS (IANS): So os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e no se aprisionar em nada. Confuso de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos. Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto. Negativa indica arrogncia. Pessoa sob influncia negativa, com prejuzo para a sade e perda de interesse pela vida. A pessoa no consegue se ligar em nada, nem a ningum. Tudo motivo para brigas e discrdias, principalmente com quem mais gosta. H nessa carta uma forte sensao de incapacidade em resolver problemas. Tambm sinal de mudanas lentas e tristeza. A mensagem : As mudanas de sua vida devero ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza sero passageiros (dependendo claro, de quais cartas a acompanham).

7 COBRA (OXUMAR): Significa discrdia, desarmonia, intriga e maledicncia. A iluso das falsas aparncias. Traio; inveja. Se positiva, representa o arco - ris com sua beleza ilusria e de promessas de brilho e riquezas. Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente malfico, sempre pronta para dar seu bote mortal. A mensagem : Se estiver perto da carta que simbolisa o consulente, sinal que poder passar por alguns riscos como traies.

8 - CAIXO ou em alguns baralhos A Vela (EGUNS): Significa a destruio; a perda definitiva; perdas materiais; doenas graves; a morte. Na forma positiva demonstra que a perda est prxima ou j configurada. Existe um claro objetivo de interromper um desenvolvimento. Refere-se na verdade as foras do inconciente que podem levar destuio, mas tambm evoluo. A mensagem : Se estiver afastada da carta que representa o consulente sinal de mudanas benficas. O contrario significa acontecimentos ruins.

9 - RAMALHETE, em outros baralhos A Chuva: (Ew): Significa alegria, satisfao ntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento. A mensagem : Esta carta um arcano ligado alegria, realizao em todos os setores da vida.

10 FOICE (OMULU): Significa o corte, a interrupo do crescimento. A perda da colheita na poca de colher o que foi plantado. Rompimento. As decises a serem tomadas. As opes a serem feitas. Positiva simboliza a transformao. Negativa traz a doena e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. O corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da prpria vida. Representa a destruio do tempo. a perda dolorosa no momento certo, o perigo e o desprendimento. A mensgem : Perigo de ruptura e separao. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica uma nova chance que surge.

11 CHICOTE: (Ob) Significa o feitio, a magia negra. A influncia malfica atuando na vida da pessoa. Um feitio feito na inteno de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que s pode ser combatido com a prpria magia Punio, discrdia. Possvel punio. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na famlia. Seja cuidadoso. Representa tambm a fora, como tambm pode indicar o poder judicirio e a chance de um acordo em familia. A mensagem : de acordo com a situao, este arcano representa o uso abusivo da fora, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessrio da sabedoria e da intuio.

12 PSSAROS: (Caboclos) Significa o namoro, o romantismo, as pequenas atenes. Carinho. Amor. Desejos amorosos. O pensamento. Negativa demonstra que est faltando motivao no relacionamento, que se tornou agora montono e enfadonho. A vida que se est levando no tem prazeres ou satisfaes. Falta estmulo e motivao para viver. Este arcano, quando est perto do arcano da Serpente, tem toda a sua negatividade neutralizada. A mensagem : Indica respeito pelo par. Tambm um aviso para no sufocar o companheiro de cime.

13 CRIANA (ER): Significa fora da infncia, a ingenuidade, a pureza e a alegria. Tambm os filhos que se tem ou se ter. Se positiva significa que a pessoa tem proteo e nada de mal vai lhe acontecer. V em frente. Negativa demonstra tristeza, desesperana, descrdito quanto s possibilidades de vencer os obstculos. Falta de esperana no futuro. Representa ainda a propria inocncia e a naturalidade, ainda presente no corao da pessoa. A mensagem : Um conselho que diz, que o consulente deve ficar bastante atento com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas aes podem mago-la profundamente.

14 - RAPOSA: (Kyumbas e magos negros) Carta de aviso de fraude, armadilha, malcia, mentiras. tambm a carta de estratagema e engano. Significa tambm emboscada. Raposas tm bons ouvidos e so silenciosas. Algum est tentando engan-lo. Mas tambm pode estar mostrando uma pessoa inteligente que aproveita as oportunidades que a vida oferece. as traies, deslealdade e a salvao pela astcia. A mensagem : Se aparecer perto da carta que representa o consulente significa que este muito invejado. J se aparecer longe sinal de que estase prejudicando com sua inveja e cobia.

15 URSO: (Obsessores ou demnios) Significa a falsidade daqueles que se fazem de nossos amigos, porm no o so. Privam da nossa intimidade para melhor poderem descobrir nossas fraquezas e saber onde melhor nos ferir. Significa a traio, o mau caratismo, os maus conselhos. Olho grande; inveja; capaz de subservincia para atingir seus objetivos; mau carter. Cimes. Mas tambm pode nos mostrar os instintos, nossos impulsos sexuais, a busca do prazer, um(a) amante. A mensagem : Voc deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo-urso". Sentimentos ruins como a inveja, podem interferir nas suas energias.

16 ESTRELA: (Orumil) Proteo; predestinao. Destino. Realizao. Inspirao. Carta de sorte. Simboliza luz espiritual. Seus planos esto sob uma boa estrela. O sucesso est em seu caminho. Seus dons artsticos e de clarividncia esto em crescimento. A mensagem : Um sinal de que tenha f em sua intuio. Quando o arcano Os Ventos estiver prximo, quer dizer que existe perigo de tropeos srios na vida.

17 CEGONHA: (Ogum Matinata) Representa o nascimento ou a mudana. Imprevistos. Novidades. Surpresas. Pode significar a vinda de um filho, de um novo emprego, uma mudana de casa, uma mudana no relacionamento, um novo casamento. Negativa representa a falta de mudana, a ausncia de crescimento ou de desenvolvimento nos projetos ou nos objetivos propostos. Est havendo dificuldade no nascimento de novos planos e oportunidades. A mensagem : Simboliza o inicio de um novo ciclo em sua vida. Tambm indica que seus caminhos esto abertos a novas experincias e a prsperos empreendimentos.

18 - CO: (O Mentor da pessoa ou Orix de Frente) Representa o amigo fiel, a amizade pura e desinteressada, que realmente quer o nosso bem. Negativa demonstra que est havendo um mal entendido ou uma m interpretao por parte de um grande amigo. Isto deve ser pesquisado para que se possa superar e a harmonia volte ao relacionamento. A mensagem : significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. sinal para ficar alerta se a carta Os Ventos estiver por perto. Ela indica desequilibrio na vida amorosa.

19 TORRE: (Obalua) Significa a postura interior da pessoa, o verdadeiro EU. O lado espiritual. Isolamento; recluso; posio defendida; afastamento; pouco interesse nos assuntos comunitrios; noviciado; iniciao. Negativa representa o equilbrio rompido. Um aprisionamento interior, uma falta de comunicao com o mundo exterior, uma fuga da realidade, um no enquadramento. Simboliza que o consulente passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento. A mensagem : Este arcano mostra a voc que as respostas que tanto espera esto dentro de voc mesmo. s procrar as solues que deseja em seu interior.

20 JARDIM (Ossaim): Famlia; lazer; semear proveitosamente somente o que compensa; sem interesses materiais; cura; magia das plantas. Poder latente de cura que pode ser desenvolvido. Colher o que se plantou. A mensagem : O Jardim um arcano que traz um conselho a voc: hora de colher tudo o que plantou, pois o momento de paz. Aproveite a tranquilidade para refletir sobre todas as suas aes.

21 MONTANHA (XANG): Representa a justia, a imparcialidade de julgamento e os negcios. A rigidez e a segurana. Sua positividade representa sucesso nas pendncias judiciais, nos litgios, nos casos de partilha de bens. Significa a segurana da casa prpria. Representa o poder de se administrar com justia e retido. Possibilidade de exercer um cargo de grande poder. Negativa significa que a pessoa tem problemas de papis ou de justia. Pode ficar sem emprego ou mesmo sem ter onde morar. Existe uma certa dureza e autoritarismo exagerados, que devem ser temperados para haver o equilbrio. A mensagem : Se aparecer prxima da carta que representa o consulente, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, sinal de perda do que j foi conquistado em sua vida.

22 - CAMINHOS (OGUM positiva, Elegbara negativa): Significam a estrada da vida, os caminhos a serem trilhados. O livre arbtrio. Uma escolha a ser feita. Caminhos abertos. Positiva significa que a pessoa vai sair vitoriosa de qualquer disputa, que os caminhos esto abertos e sem empecilhos. Negativa diz que os caminhos esto bloqueados que as lutas empreendidas podem ser perdidas. Pode significar separao (dois caminhos). A mensagem : Voc est no rumo certo e realizar os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.

23 - RATO: (Pombagira positiva, Egum negativa) Significa perda, a inveja, o cime, o roubo. Sempre traz desarmonia, confuso, angstia e desentendimento. Deve - se ter o mximo de cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois traz avisos de perdas. No comentar as alegrias e as vitrias, pois isso aumenta a inveja. Est havendo cime por parte da pessoa amada; observe com ateno suas atitudes. Negativa apenas enfraquece o seu poder, sem modificar seu sentido. A mensagem : H possibilidade de contrair doenas sem gravidade. Se a carta A Sorte aparecer prxima esta, sinal de que poder recuperar o que foi roubado.

24 CORAO: (OXUM) Representa a paixo, o sentimento . Negativa avisa que a paixo que se est sentindo algo efmero e passageiro, que no se deve tomar nenhuma atitude baseada nesse sentimento, pois ele enganador. Simboliza ainda o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixo forte e a felicidade que est presente neste momento de sua vida. A mensagem : Voc viver uma grande paixo em breve. Tambm indica que dever ajudar as pessoas que pedirem o seu auxilio.

25 - ALIANAS: (Povo Cigano/Povo do Oriente) Simboliza a unio perfeita, o casamento, a sociedade comercial, a parceria, compromisso, acordo. Negativa significa que a unio est um pouco enfraquecida. A mensagem : Se aparecer ao lado da carta que representa o consulente, sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento.

26 LIVROS: (Olofin) Simbolizam o estudo e o trabalho. Positiva significa xito nos estudos e no trabalho e que vai ter promoo por mrito no trabalho. Negativa significa dificuldades em se alcanar objetivos. Significa a necessidade de aquisio de conhecimento e cultura. A mensagem : Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido ser um sucesso absoluto. Por isso, o momento ideal para se testar. No tenha medo de colocar a sua capacidade prova.

27 CARTA: (If) Significa que vai se ter notcia de algo que se est esperando com ansiedade e expectativa, avisos, dilogos, mensagens, visitas. Positiva significa que a noticia ser de vitrias. Negativa quer dizer que a soluo do problema ainda demora. Tambm um aviso para guardar segredos. A mensagem : Se este arcano vier seguido de carta Os Ventos, sinal de noticias boas. Mas, se esta carta estiver perto da que representa o consulente, sinal que as noticias podero causar sofrimento.

28 - COMPANHEIRO ou CIGANO. Representa a nvel espiritual o Or, Pai de Cabea, o Mentor ou o Guia principal do consulente, mesmo que no seja da linha cigana - depende da configurao geral do jogo. Mostra o companheiro da pessoa para quem se est colocando as cartas. Algum com quem se tem certo grau de ligao, podendo significar tambm pai, irmo, amigo, algum por quem se tem interesse e que se interessa por ns. Negativa significa que o companheiro est afastado, no conseguindo ficar em harmonia com a pessoa em questo. Simboliza tambm o homem ideal e honesto para as mulheres. A mensagem : Este arcano voc, se quem consulta um homem. Tambm representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.

29 - COMPANHEIRA ou CIGANA: A Me de Cabea, a Mentora ou Guia feminino principal. A figura feminina. Tanto pode representar a pessoa para quem se coloca as cartas, no caso de ser mulher, como tambm a me, esposa, amiga. A mensagem : Se quem consulta uma mulher, esta carta representa a consulente e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.

30 LRIO ou o Rio: (Obatal) Simboliza a paz, a beleza, o amor, virtude. Positiva simboliza o amor, o ouro, a tranqilidade. Traz a maleabilidade, capacidade de se adaptar at para poder transformar a realidade. Mostra que a pessoa tem a viso para o jogo e sensibilidade para o mundo espiritual. Negativa mostra falsidade, mentiras, capacidade de trair os amigos em proveito prprio. a ambio desmedida e sem propsito. A mensagem : Se esta carta aparecer perto do arcano que representa o consulente, sinal de que deve agir com honestidade Se a carta Os Ventos vier perto deste arcano, sinal de grande sofrimento em famlia.

31 SOL (OXAL): Representa a vida, o crescimento, o desenvolvimento e a luz. Um novo caminho se abrindo. Positiva significa uma posio patriarcal, respeitada e considerada por todos. Negativa demonstra que o Sol no est brilhando, que a pessoa no est encontrando solues e que os planos no esto se desenvolvendo devidamente. Esta carta alto-astral. A mensagem : Quando estiver perto da cartra que representa o consulente, sinal de fortuna e sade. Se aparecer longe, indica sentimentos como desnimo, fraqueza e tristeza diante dos obstculos.

32 LUA: (Nan Buruqu) Simboliza as honrarias, o valor reconhecido, o trabalho recompensado. A intuio. Adaptao. Sensibilidade. Negativa significa uma falsa segurana, adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Pode estar havendo uma conspirao contra a pessoa. Deve - se tomar cuidado com as emboscadas, com os aduladores e traies de amor. A mensagem : Quando a carta estiver ao lado da que representa o consulente, sinal de que ter reconhecimento por tudo que faz. Se vier do lado esquerdo, indica que passar por aflio.

33 CHAVE: (Odudwa) Simboliza a soluo, a resposta, o objetivo a ser alcanado. Sada para os problemas. Segredo . Negativa a resposta ser afastada, a soluo ser difcil. a chave que abre as portas para os dias melhores que esto chegando. A mensagem : Quando ela aparece prximo carta que indica o consulente, sinal de que momentos de realizao a aguardam. Se aparecer longe, indica obstculos.

34 PEIXES: (Logun-Ed) Simboliza o dinheiro, a fartura. Multiplicao. Lucros. a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais. Negativa significa falta de dinheiro, trabalho no recompensado, perdas materiais. A mensagem : Perto da carta do consulente, indica sucesso e bons negcios. Longe, exatamente o contrrio indica crise financeira em seus empreendimentos.

35 NCORA: (Oxssi) Significa segurana, firmeza de objetivos. xito. Representa o patrimnio, os tesouros; tudo o que se consegue acumular em termos de bens materiais. Estabilidade financeira. Vida feliz. Negativa significa que no h segurana, que no seguro insistir nos objetivos. Deve - se pesquisar seriamente os motivos. A mensagem : Para os negcios, segurana e estabilidade. Para o amor, depende da localizao da carta: perto da que indica o consulente, sinal de um relacionamento slido. Longe, quer dizer que este amor poder passar por dificuldades.

36 - CRUZ (Obalua e PRETOS VELHOS): Representa a vitria dos planos, o encontro, o sucesso nas empreitadas, o triunfo total sobre os inimigos. O domnio de seu prprio desenvolvimento. A soberania do esprito sobre a matria. Espiritualidade. Sabedoria superior. Autoconfiana. Negativa no muda o significado. A mensagem : Perto da carta que simboliza o consulente sinal de vitria e proteo; longe, indica que energias negativas esto tentando influenciar sua vida.

BARALHO

CIGANO

MATERIAL PARA A MESA DO JOGO 1 BARALHO 1 LENO FLORIDO 1 VELA 1 CASTIAL 1 COPO OU TAA 1 CRISTAL 5 MOEDAS DOURADAS OU DE COBRE (Uma em cada canto da mesa; a quinta moeda fica na frente da pessoa para quem se est jogando) 1 PUNHAL (colocar sobre o copo, apontando para a pessoa para quem se est jogando) 1 PORTA INCENSO MANDALA ASTROLGICA: Este jogo feito com 12 cartas, e baseado nas 12 casas astrolgicas, das quais tira seu significado. O significado de cada casa o seguinte: 1 - Eu sou (disposio bsica; apresentao). 2 - Eu tenho (riqueza; talentos; seu modo de obter segurana emocional). 3 - Eu penso (dia-a-dia; aprendizado; comunicao; pequenas viagens; irmos; vizinhos). 4 - Estou protegido (lar; origem; reaes instintivas condicionadas pelo ambiente da primeira infncia; figura parental de maior influncia da famlia - pode ser pai ou me). 5 - Eu gosto, eu brinco (criatividade; a conquista da identidade individual atravs da auto - expresso criativa; romances; filhos; especulaes). 6 - Eu trabalho (local de trabalho; comportamento social; sade) 7 - Eu me relaciono (relacionamentos; sociedades; casamento; aquilo que a pessoa busca para completar sua integrao) 8 - Eu renaso (sexualidade; tabus, morte do Ego; os valores que nos vem do outro; crises profundas na vida pessoal e tambm as transformaes profundas). 9 - Eu creio (busca do sentido; convices, viagens; religio; busca do conhecimento esotrico). 10 - Eu me esforo (carreira; reconhecimento; status social; a escolha da profisso; como a pessoa acredita ser; como a pessoa vista ou percebida). 11 - Meus amigos (amizades; grupos; alianas e convvios entremeados por idias partilhadas). 12 - Eu anseio (anseios; libertaes; segredos; Karma; rea de maior conflito interior). Jogo com 4 cartas (Peladan): A ) a primeira corresponde questo formulada ( a TESE ). B ) a segunda complementa a primeira ( a ANTTESE ). C ) a terceira mostra as facilidades e obstculos que encontraremos para solucionar o assunto da pergunta ( o CAMINHO ). D ) a quarta corresponde ao resultado que s ocorrer aps havermos superado o caminho ( o RESULTADO ). E ) a quinta carta representa a pessoa que fez a pergunta e tambm nos d uma viso mais ampla em relao pergunta formulada ( a SNTESE ). Ela obtida pela soma dos valores numricos das outras 4 cartas. Caso o resultado obtido seja maior do que 36, soma-se os algarismos deste resultado. Ex: 17+20+15+24= 66 . Neste caso soma-se a seguir 6+6=12 CRUZ CELTA: So necessrias 10 cartas, as quais vo ter os seguintes significados: 1 - O tema da pergunta. 2 - Os problemas relativos pergunta. 3 - A viso consciente (ou o objetivo). 4 - A viso inconsciente (ou aquilo que a pessoa no percebe). 5 - O que j aconteceu (passado). 6 - O futuro prximo. 7 - A prpria pessoa. 8 - O ambiente em relao pergunta feita. 9 - O que a pessoa deseja ou teme em relao pergunta. 10 - Representa a resposta propriamente dita (ou o futuro mais distante). JOGO DE RESPOSTA COM 6 CARTAS: Retiram - se 6 cartas , as quais tero os seguintes significados : A primeira representa a questo em si e o significador ou sntese; esta carta pode ser escolhida pela pessoa, de acordo com a pergunta. A segunda mostra o que favorvel ( o PR). A terceira mostra o que CONTRA. A quarta mostra o que ainda est por vir. A quinta o resultado possvel. A sexta mostra a evoluo da questo.

RESUMO DOS SIGNIFICADOS DAS CARTAS CIGANAS 1 - CAVALEIRO: estrangeiro; visita; notcia; acontecimento prximo. 2 - PAUS: Significa destruio, a quebra da harmonia, desventura, tropeo, a pedra no caminho. Obstculos. 3 - NAVIO: Viagem; mudana de rumo. 4 - CASA: Equilbrio. 5 - RVORE: Progresso. Fartura. 6 - NUVENS: Tristeza; instabilidade. 7 - COBRA: Traio. 8 - CAIXO: Morte; perdas materiais; fim. 9 - RAMALHETE: Felicidade; altrusmo; generosidade; fraternidade. 10 - FOICE: Corte; rompimentos; necessidade de abrir mo de algo. 11 - CHICOTE: Contrariedade; brigas; aborrecimentos; confuses; rivalidade; demandas. 12 - PSSAROS: Pensamento amoroso. 13 - CRIANA: Esperana; siga em frente sem preocupaes. 14 - RAPOSA: Cautela. 15 - URSO: Inveja; cime; despeito. 16 - ESTRELA: xito; novas oportunidades. 17 - CEGONHA: Mudana; novidades; imprevistos; surpresas. 18 - CO: Fidelidade; amizade; vida social. 19 - TORRE: Intimidade; espiritualidade; mundo interior; reflexo. 20 - JARDIM: Famlia; respeito ao prximo; causa e efeito. 21 - MONTANHA: Perseverana; firmeza; coerncia. 22 - CAMINHO: Caminho; fora de vontade; persistncia; livre arbtrio. 23 - RATO: Perda; roubos; prejuzos; pessoas suspeitas. 24 - CORAO: Sentimento; paixo; amor. 25 - ANEL: Unio; amizade; relacionamento profissional ou afetivo; pessoas ligadas a voc. 26 - LIVRO: Segredo; crescimento intelectual; segredo desvendado ou no. 27 - CARTA: Notcia; comunicao. 28 - HOMEM: A pessoa para quem se joga, se for homem, ou algum do sexo masculino. 29 - MULHER: A pessoa para quem se joga, se for mulher, ou algum do sexo feminino. 30 - LRIO: Virtude; honestidade; proteo. 31 - SOL: Fora; energia positiva; crescimento; prosperidade; melhorias. 32 - LUA: Glria; reconhecimento; misticismo; intuio. 33 - CHAVE: Sucesso; soluo. 34 - PEIXES: Dinheiro; bens materiais. 35 - NCORA: Sucesso; vida profissional; estabilidade financeira. 36 - CRUZ: Destino. Algo que se completa. CIGANOS SUA ORIGEM SUAS TRIBOS (CLS) SEUS HBITOS ORIGEM H muita controvrsia a respeito da verdadeira origem do povo cigano . Para alguns eles seriam originrios da ndia, para outros atribuem sua origem ao Egito; ainda h aqueles que afirmam serem eles descendentes de Caim, o que muitas lentas, mitos e livros secretos, especialmente os que revelam segredos de Tubalcaim, tambem afirmam, sendo este um forte indcio. Na verdade trata-se de um povo que alm de no possuir linguagem escrita, o que permitiria que ficasse gravada de alguma forma sua verdadeira histria, mas tambm pela maneira como foram perseguidos atravs dos tempos, fcil compreendermos que

eles tenham procurado envolver-se em um clima de mistrio, at por uma simples questo de sobrevivncia. Levando-se em considerao tambm que suas atividades muitas vezes os levavam a trabalhar com magia, nada mais atrativo para despertar a imaginao do povo do que esta aura de mistrio que os envolvia e ainda envolve at os dias de hoje. TRIBOS (CLS) (ROM, o homem cigano; ROMLI, a mulher cigana) agrupam-se em 7 (sete) grupos ou famlias: KALDERASH, MOLDOWAIA, SIBIAIA, RORARAN, HITALIHI, MATHIWIA, KAL, HBITOS

A cultura Cigana nos oferece belos exemplos, que infelizmente a nossa cultura dos no ciganos (GAJE , homem no cigano; GAJI, mulher no cigana) parece ter esquecido nos atropelos da vida moderna. Dentre eles destaca-se o respeito e amor aos
mais velhos, o amor e cuidados com as suas crianas, o sentimento de famlia. Para eles o velho representa a fonte de sabedoria e experincia que deve ser ouvida e acatada. A criana representa a possibilidade de continuidade, a certeza da preservao de sua cultura. Certamente no encontraremos um velho cigano em um asilo, nem to pouco uma criana cigana em um orfanato, sequer abandonada pelas ruas. Uma cigana nunca pratica voluntariamente o aborto. O casamento para o Cigano representa a garantia da preservao. Um casamento entre o povo cigano sempre muito comemorado, pois representa uma oportunidade de reunio e de alegria; no devemos esquecer que o cigano acima de tudo um povo alegre, que gosta de danar, de festejar. Geralmente). atribumos ao povo cigano o Dom de ler a sorte atravs das cartas (cartomancia) ou da leitura das mos (quiromancia), mas eles so um povo com uma habilidade privilegiada para a msica. Muitos msicos famosos eram ciganos. Aqui no Brasil tivemos muitos ciganos que para c vieram no incio da colonizao e alm de alegrarem a corte aqui instalada com sua msica, tambm muito contriburam para a nossa expanso territorial, participando das entradas e bandeiras que desbravaram nosso territrio. No fossem eles nmades e andarilhos. Dizem que um de nossos presidentes, alis aquele que nos tempos modernos mais se envolveu com o abrir estradas e conquistar o nosso prprio espao era de origem cigana. Antigamente os ciganos viviam sempre em barracas e viajavam em caravanas; atualmente muitos deles tornaram-se sedentrios, talvez at pelas contingncias da vida moderna, mas mesmos estes procuram de vez enquanto acampar, para de alguma forma preservar uma tradio. Ler uma seqncia de cartas semelhante leitura de uma frase escrita. Cada figura representar uma palavra ou idia. Todas juntas apresentaro um contedo. Deixar que a imaginao flua naturalmente um fator importante para uma boa leitura. No existe uma tcnica de arrumar as cartas melhor que outra. A melhor de todas ser aquela com a qual voc sentir mais afinidades. Procure deixar sua mente livre de preocupaes ao fazer uma leitura, pois isto permitir mais veracidade na sua interpretao. No deixe que outra pessoa use ou manuseie seu baralho. Ele de uso pessoal. Use sempre uma toalha ou leno para forrar o espao em que colocar as cartas. Este leno no dever ser usado para outra finalidade que no seja esta. Troque sempre a gua do copo que estiver sobre a mesa de jogo, pois ela ir armanezar qualquer energia negativa que acaso seja trazida pela pessoa para quem voc for jogar. Antes de usar o seu baralho pela primeira vez, purifique-o com incenso. Seu cristal da mesa dever ser limpo com gua e sal e depois colocado ao sol da manh para ser energizado. Carlinhos Lima - Pesquisas
BIBLIOGRAFIA: Spacassassi, Geraldo Baralho Petit Lenormand S.Paulo Mandala

Martinez, Margarita Fasanella Cartas Ciganas, A Estrada Da Vida. S. Paulo , Pensamento 1996. Bastos, Katja Tarot Cigano, R. Janeiro. Microart, 1993. Oxum, Conceio O Livro Encantado da Cigana, RJ. Pallas, 1993.

S-ar putea să vă placă și