Sunteți pe pagina 1din 16

Curso: ARQUITETURA e URBANISMO

HISTRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO IV

APRESENTAO
Esta apostila de estudos foi elaborada para ser utilizada como suporte na disciplina HTAU IV do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMAR. No o nico referencial da disciplina, mas fonte de referncia dos contedos abordados.

Prof. Arq. Msc. Walnyce de Oliveira Scalise

Marlia/ SP 2013

SUMRIO
1. A CONDIO PS MODERNA
1.1-A CONDIO PS- MODERNA-1965 a 19771.2-NOVO FUNCIOLISMO E A ARQUITETURA COMO EXPRESSO TECNOLGICA 1.3-OS METABOLISTAS JAPONESES 1.4-A ARQUITETURA NEOPRODUTIVISTA 1.5-A FORTUNA TECNOLGICA DO ANOS 70 1.6-ARQUITETURA E ANTROPOLOGIA 1.7-A HERANA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO 1.8-A BUSCA DA RACIONALIDADE NA DISCIPLINA ARQUITETNICA 1.9-A ARQUITETURA COMO SISTEMA COMUNICATIVO 1.10-MANIFESTOS E MECANISMOS PS MODERNOS 1.11-A ARQUITETURA DO CONCEITO E DA FORMA

2- A DISPERSO DAS POSIES ARQUITETNICAS


2.1-AS POSIES ARQUITETNICAS- 1977 a 1992 2.2-"REVIVAL" HISTORICISTA E VERNACULAR 2.3-CLASSICISMO PS MODERNO 2.4-A CONTINUIDADE DO CONTEXTUALISMO CULTURAL 2,5-O URBANISMO CONTEXTUALISTA 2.6-A VERSATILIDADE DO ECLETISMO 2.7-A OBRA DE ARTE COMO PARADIGMA DA ARQUITETURA 2.8-A NOVA ABSTRAO FORMAL

2.9-A SAIDA DA NOVA TECNOLOGIA

A CONDIO PS- MODERNA

1. 1965-1977 - A CONDIO PS MODERNA ANOS 50 - Continuidade do Movimento Moderno ao mesmo tempo em surge uma nova gerao de arquitetos e as primeiras tentativas de reviso e crtica. ANOS 60 - Na segunda metade dos anos 60 - mudanas radicam e grande pare da arquitetura se distancia do Movimento Moderno. Surgem novas correntes e concepes a partir das crticas dos anos 50. Ex.: as propostas do grupo Archigram, a crtica tipolgica de Rossi, a arquitetura comunicativa de Venturi. Juntamente com novas alternativas construtivas, surgem temas como: conceito de tipologia, estrutura da cidade, a linguagem como comunicao simblica, alm de novas metodologias e novos horizontes para uma nova poca. O dilema entre a crise e a continuidade dos anos 50, passa para uma fase --e novas propostas de carter metodolgico com novos sistemas de entender e projetar a arquitetura. Ao lado das novas propostas tecnolgicas, do caminho da crtica tipolgica da arquitetura como linguagem comunicativa e depois, a arquitetura conceitual de Eisenman e Hejduk, surgem novos mtodos arquitetnicos que coincidem com o surgimento das metodologias das cincias sociais e o mtodo que articula a maioria: o pensamento estruturalista (fundamentado nas leis da lingstica), Em Rossi. Venturi e Eisenman so evidentes traos do estruturalismo e teorias da linguagem. O ano de 1965 funcionou como fronteira: incio de uma etapa diferente, de busca de novas estratgias (tericas e projetuais). Anos 65 a 69 - perodo de mudanas radicais, primeiramente com o desaparecimento dos grandes mestres do Movimento Moderno: morrem Le Corbusier, Mies e Gropus. Em 1968, a Escola de Desenho de Ulm, continuao da Bauhaus se fecha. Alm disso, os projetos dos arquitetos mais jovens mostram uma troca paulatina de coordenadas: Rossi - com elementos classicistas e historicistas. Venturi e Moore - jogos formais e simblicos.

Entre 1965 e 1970, surge uma grande quantidade de publicaes com panoramas gerais e locais da arquitetura dos anos 50 e 60:
Kevin Lynch- A imagem da cidade (1960) Giulio Carlo Argan- Projeto e destino (1964)

-Robert Venturi- Complexidade e contradio na arquitetura (1966) -Vitorio Gregotti- O territrio da arqutetura(1 966) -Christian Norberg- schulz- Intenes na arquitetura (1968), uma tentativa lcida de, a partir da crtica da arquitetura, buscar instrumentos e conceitos necessrios para interpretar a nova situao. Despertando para a conscincia de uma nova situao, que nos anos 70 se chamar "ps-modernidade". O livro A linguagem da arquitetura ps-moderna de Charles Jencks (1977) expe a consolidao de uma nova condio, diante da valorizao da tradio histrica e do sentido comum. ANOS 70- Em meados dos 70. a conscincia critica com o legado do Movimento Moderno, se evidencia em projetos, textos e fatos como em 1972. a imploso do Conjunto residencial Pruitt-lgoe em St. Louis, de Minoru Yamasaki, concebido segundo os critrios de zoneamento, tipologia de blocos do urbanismo racionaiista. Em 1976, incendeia-se a Cpula geodsica do Pavilho dos Eua. em Montreal.

A partir dos anos 70, surge uma grande diversidade de posies: correntes fundamentalistas; propostas hipertecnolgicas; arquitetura alternativa e ecolgica. Perdese a idia de uma viso continua e homognea como propunha as vanguardas modernistas e abre-se o universo intelectual do pluralismo e da descontinuidade.

2. NOVO FUNCIONALISMO E A ARQUITETURA COMO EXPRESSAO TECNOLOGICA Nos paises mais avanados, como a Inglaterra, Eua, Japo, ocorre a recuperao do esprito pioneiro e tecnolgico das vanguardas. As novas possibilidades tecnolgicas dos anos 60 (chegada do homem lua 69) aliadas prosperidade, ao desenvolvimento capitalista, refletem-se nas propostas arquitetnicas (arquitetura sobre o mar

e no espao). As novas possibilidades de clculo, projeto e produo de estruturas arquitetnicas, novos instrumentos, experimentao, novos materiais, tecnologias avanadas, pr-fabricao acabam por fomentar propostas radicais (s vezes impossveis).

O grupo Archigram (1960 - Inglaterra), formado pelos arquitetos: Peter Cook. Crompton, Chalk, Greene e Webb, toma-se referncia de uma parte das propostas da arquitetura contempornea. De posio neofuncionalista, do progresso ilimitado (Hegel), do esprito dos tempos, o sentido evolutivo, base do Movimento Moderno, segue valendo para eles. Propem alteraes drsticas, naves espaciais, cpsulas. As propostas do Archigram representam a sntese entre a cultura pop inglesa e a assimilao dos progressos tecnolgicos, indo desde pequenas cpsulas at megacidades, trabalhando com a imitao das leis da engenharia e o conhecimento cientfico, as possibilidades dos materiais e tecnologias.

3. OS METABOLISTAS JAPONESES Alm das marcantes presenas norte - americanas e latinas- americanas na arquitetura do ps-guerra, surge um outro foco de evidncia: o Japo. A partir do Movimento Moderno, a arquitetura japonesa destaca-se peia adeso do estilo internacional e ao mesmo tempo pelo vigor e expressionismo formais nos anos 50, com coberturas leves e expressivas, estruturas em madeira e sensibilidade construtiva, tudo reforado pela utilizao brutalista do concreto. Com sua arquitetura exalta a estrutura, a arquitetura moderna e a arquitetura tradicional japonesa, o que ocorre atravs da violncia f or m a l , geometrizao e rigoroso planejamento estrutural. Esta fase est relacionada arquitetura de Le Corbusier brutalista e do Museu de Arte Moderna Tquio (1957), paradigma para muitos arquitetos japoneses, com destaque para Kenzo Tange, cujas obras deste perodo apresentam tanto uma crtica ao funcionalismo atravs da exaltao das formas estruturais quanto pela vontade de recuperar certo naturalismo perdido. Ex.: Biblioteca Hirosamma (1954).

Porm, ser ao longo dos anos 70 que surgiro novas formulaes como a busca de um novo tipo de cidade que Kenzo leva adiante e se expressa nas propostas dos "Metabolistas", grupo criado em 1960 juntamente com Kikutake.

Kurokawa, Maki, Otaka e o crtico Kawazoe. A idia bsica planejar desde o desenho industrial at o sistema de agregao de cpsulas residenciais. Surge como reao falta de planejamento urbano tpica no Japo, pensando novos organismos na escala urbana: cidades ocenicas, areas, unidades agrcolas, unidades residenciais mveis ou estruturas helicoidais.

A brutalista exaltao estrutural, tecnolgica e agregativa do edifcio so levadas escala da cidade. Ex. Expo 70, Pavilho de Kenzo Tange Osaka, esta exposio funcionou como um mostrurio de tipos formais gerados pelas novas tecnologias. Das utopias urbanas de Kenzo destacam-se os planos do MIT para Boston e da baa de Tkio. A arquitetura dos metabolistas influencia o reflorescimento da arquitetura japonesa: Shinohara (conceituai), Tadao Ando (minimalista), Fumihiko Maki (ecltica).

4. A ARQUITETURA NEOPRODUTIVISTA As possibilidades de altas tecnologias, de inovaes, principalmente nos Eua e Inglaterra. Na Inglaterra, a arquitetura high-tech, influenciada pelo Archigram, equipe criada por Normam Foster, que sem renunciar aos aspectos ldicos do Archigram, busca o rigor das realizaes prticas e possibilidades do desenho industrializado. Prefere-se trocar de ambiente j existente que interpret-lo e valoriz-lo. Outros arquitetos de destaque: James Stirling, Patrck Hodgkinson,

A arquitetura produtvista foi mais bem desenvolvida nas possibilidades plsticas e materiais da tecnologia pelos norte-americanos, experimentando nos arranha - cus, a resistncia, a rapidez, o conforto trmico, acstico, a transparncia, etc... Ex: Kevin Roche, John Dinkeloo e a Fundao Ford- NY (1968). Colegio - Indiancofis (1973), Hotel Plaza- NY(1976).

Esta arquitetura tambm se desenvolve na Alemanha, com abordagem como as estruturas tencionadas de Frei Otto (Munique, 1972). A Espanha, ao longo dos anos 60, vive uma polmica entre tecnologia avanada (Tons e Fargas) e tecnologias artesanais (Bohigas), alm de Ricardo Bofill (Sant Just- Barcelona, 1975).

Na Amrica Latina, a arquitetura do desenvolvimento com Clorindo Testa, Elia, Ramos e Agostini com estruturas espetaculares em concreto, materiais e mtodos

locais, diferente do expressionismo tecnolgico e experimental do concreto de Flix Candeia e do tijolo de Eldio Dieste.

5. A FORTUNA TECNOLGICA DOS ANOS 70 A Torre - cpsula de Nagakin, em Tkio (1971), de Kisho Kurokawa, reflexo do Archigram e dos Metabolistas dos anos 60, com jogo formal - clulas pr-fabricadas e possibilidades combinatrias na articulao volumtrica. A Sony Tower em Osaka cultura (1976), e o de Kisho uma Kurokawa. O centro qual Georges se Pompidou em Paris(1977) de Richard Rogers e Renzo Piano, um novo tipo de edifcio urbano com a lazer; megaestrutura adicionar mdulos transparentes, smbolo da Paris contempornea.

6. ARQUITETURA E ANTROPOLOGIA

Aceitao da pluralidade e diversidade cultural (anos 60 e 70) por influncias diversas; na arquitetura de algumas propostas da terceira gerao nos campos da arquitetura, urbanismo e desenho buscam-se solues alternativas aos critrios vigentes (culturais, econmicos, tecnolgicos, urbanos e projetuais), mais adequadas a cada contexto social. No geral, se expressa como um dos resultados da tendncia ao humanismo dos anos 50. Este movimento dos anos 70 atinge mbito mais amplo que a arquitetura, indo desde o planejamento de um desenho participativo at proposta de urbanismo de participao. 7. A HERANA DO PENSAMENTO SOCIOLGICO Surgem diversas construes tericas para afrontar o planejamento de mtodos e critrios compositivos para uma nova arquitetura pensada em funo dos usurios e suas possibilidades de participao nos espaos pblicos e privados. John Tumer - estudos sobre ocupao ilegal do solo e auto construo publicados em 1965. Christopher Alexander - arquiteto e matemtico, desenvolveu pesquisas para

explicitar uma maneira de sentir e realizar a arquitetura que pode estar em cada sujeito, relacionando o desejo insacivel de reformas temporais, relao entre a arquitetura e a cultura material e simblica, recuperao dos valores das arquiteturas populares e tecnologias alternativas. Dentro dessa linha pode-se perceber a construo de novos museus, a ampliao da cultura de massas e a revalorizao da memria coletiva.

8. A BUSCA DA RACIONALIDADE NA DISCIPLINA ARQUITETNICA Esforos para construir uma teoria para a arquitetura contempornea em resposta s exigncias internas da disciplina, s vezes delineia a favor de objetos sociais, culturais, poltico. Ex. Rossi, Aymonino, Tafuri, Gregotti, com propostas que, a princpio, partem de conceitos das pr-existncias ambientais - tradio, idia de monumento, responsabilidade do arquiteto dentro da sociedade. A obra A Arquitetura da Cidade" de Aldo Rossi, com a inteno de entender a arquitetura em relao a cidade, com pontos de vista da antropologia, psicologia, geografia, ecologia, poltica, entende a cidade como um bem histrico e cultural. As Primeiras Obras de Aldo Rossi - Sua anlise comprova como o instrumento da tipologia arquitetnica serve tanto para o momento da anlise como para o projeto. Admiram as idias de Adolf Loos e os ptios.

9. A ARQUITETURA COMO SISTEMA COMUNICATIVO A perda da capacidade de transmitir significados e valores simblicos, crticas ao funcionalismo, Peter Blake - Forma x fiasco. Complexidade e contradies em arquitetura - Robert Ventura, viso contrria da arquitetura moderna, em favor de uma via hbrida, complexa e contraditria (sem a coerncia do racionalismo) para responder aos propsitos de comodidade, solidez e beleza (Vitrvio). Contrrio simplificao da modernidade. Principais obras: Casa Filadlfia, 1962 - Vanna Venturi: Guiide house - 1963 Filadlfia; Ptio Franklin, 1972 e o instituto de Informao Cientfica, 1978. Desenvolve a idia de edifcio - anncio, com o espao funcional totalmente independente da fachada, fazendo contraste a Adolf Loos e

sua concepo da casa como mquina limpa por fora e obra singular e comunicativa por dentro. Os textos Aprendendo com todas as coisas e Aprendendo de Las Vegas, apresentam-se como um tratado sobre o simbolismo na arquitetura. A Idia do Aplique - Ao final dos anos 70, a equipe de Venturi, dando continuidade ao movimento Arts and Crafts, do sculo XIX, defender a idia de um tratamento aplicado sobre as superfcies de desenhos, moveis e edifcios. Baseiam-se nas posies de John Ruskin, entendendo que o que caracteriza cada edifcio a ornamentao, a estrutura e o interior representam meros fatos construtivos, funcionais. Ex.: Edifcio de Oficinas do Instituto de Informao Cientfica, Filadlfia (1978).

10.

MANIFESTOS E MECANISMOS PSMODERNOS

A Ps modernidade mais uma situao que uma tendncia concreta no final do anos 70. So realizadas obras que se transformam em manifestos da nova arquitetura "ps moderna" Ex: Piazza d'Italia, de Charles Moore, em N. Orleans (1978); Edifcio ATT, de Philip Johnson em N. Y. (1978).

11.

A ARQUITETURA DO CONCEITO E DA FORMA


Seus mximos representantes so os White- os 5 de Nova York: Peter Eisenman, John Hejduk, Michael Graves, Richard Meier e Charles Guathmey, trabalhando no campo do experimentalismo e das atividades didticas. Seu trabalho surge da anlise dos pressupostos formais modernos dos anos 30, como relaes ao ps-modernismo estilstico e como defeso da riqueza dos trabalhos das vanguardas. Einsenmam desenvolve uma arquitetura baseada na forma em si mesma, com uma arquitetura que parte da separao radicai entre a escala do humano e do mundo das formas geomtricas. (Realiza uma arquitetura de total abstrao baseada nas pautas da arte conceitua) (Minimai. Land Art, como predomnio das idias iniciais sobre o resultado final. O mecanismo conceitual na arquitetura a enfatiza como trabalho intelectual, sem qualquer pretenso popular ou contaminao o torna realidade. Uma arquitetura que parte de premissas formais e conclui em resultados formais da

arquitetura intelectual, anti-organica, Peter Einsenmam, da arquitetura do antihumanismo, reconhecendo as leis autnomas dos abjetos, o pensamento lgico como suporte da forma. John Hejduk desenvolve sua atividade experimental no campo do ensino do desenho. Seu mtodo muito mais emprico, plstico e sensvel. Em Richard Meier predomina o pragmatismo e a perfeio profissional oral acima de qualquer experimento conceituai. A influncia deste dispositivo conceitual ser vista mais adiantemos anos oitenta com uma nova gerao de arquitetos.

2- A DISPERSO DAS POSIES ARQUITETNICAS

1. 1977-1992- A DISPERSO DAS POSIES ARQUITETNICAS.

A medida em que se utiliza o conceito de "posio arquitetnica" evita-se a utilizao de termos bastante ambguos para qualificar diversas atitudes arquitetnicas como arquitetura "ps moderna", "descontrao"ou "regionalismo crtico". Arquitetura "psmoderna" tem sido um termo ambguo que tanto pode designar uma situao geral, como certas tendncias na arquitetura que so marcantes: historicistas, eclticas e por isso deve ser usado com muita cautela. "Desconstruo" termo que serve para assinalar a recuperao do construtivismo sovitico insiste s em aspectos formais e superficiais de uma parte da arquitetura atual: do fragmento, da coliso. Atrs desta aparncia plstica existem questes mais profundas como uma idia de espao dinmico, mtodo projetual, referncias interdisciplinares que so as que realmente podem delimitar posies arquitetnicas. O "regionalismo crtico", que a partir de maio de 1990 foi rebatizado como "regionalismo realista" um termo criado pelos focos internacionais de uniformizao cultural e constitui uma forma superficial de reconhecer a diversidade cultural do planeta terra. 0 critrio de regionalismo muito amplo e ambguo para delimitar posies arquitetnicas. A maioria das obras arquitetnicas tem sempre componentes nacionais locais ou regionais. As posies arquitetnicas predominantes que sero vistas: o historicismo baseado na recuperao do estilismo classicista; a continuidade do contextualismo cultural, que valoriza os valores urbanos e histricos de cada obra; a versatilidade do ecletismo, baseada na busca de novas formas a partir da mescla de linguagens e convenes, o paradigma da singularidade da obra de arte: 5 o surgimento de uma nova abstrao baseada no jogo formal, 6 a continuidade no uso radical da alta tecnologia (As 3 ultimas so mtodos mais relacionados com a ortodoxia da modernidade).

"REVIVAL" HISTORICISTA E VERNACULAR A arquitetura fortemente enraizada na histria, de comunicao com o usurio,do ressurgimento da capacidade significativa na arquitetura. Na maioria dos casos recorre ao prestgio e conforto das linguagens clssicas, o peso da tradio, a

nostalgia e necessidade de precedentes histricas. Ao longo dos anos 80, muitos arquitetos seguiram este caminho apesar do grande nmero de crticas que esta arquitetura "ps-moderna" recebe. Ex: Graves, Cullot, Jencks, Bofill. O Fundamento Europeu - Essa volta s linguagens histricas tem papel transcendental, com a nova sensibilidade com relao aos centros histricos das cidades europias, Conservao, integrao e reconstruo com tendncias historicistas exclui toda nota de modernidade. Classicismo Anglo saxo - Ex: Quinlan Terry - Inglaterra (anos 80). Interaes que continuam de maneira acrtca uma tradio de grande traduo. o classicismo vitoriano e georgiano. Ricardo Boffil - Arquiteto catalo cuja obra pretende uma sntese entre o classicismo e a alta tecnologia, propondo inclusive sistemas de pr fabricao com molduras que acabam configurando edifcios resolvidos segundo uma interpretao livre da tradio clssica. Essa experincia parte da vontade de recuperar os valores histricos e smbolos da arquitetura com a finalidade de transform-la em um fenmeno popular. Ex: Conjunto Antigona (1985) recuperando os princpios compositivos da cidade barroca, cada edifcio recria tipologias histricas.

CLASSICISMO PS- MODERNO na Amrica do Norte Baseada em razes nacionalistas, quando na realidade a arquitetura clssica nasceu na Europa. Michaei Graves, iniciou um caminho neo vanguardista e gradativamente foi acrescentando sua obra murais, o valor autnomo e plstico dos elementos e a nfase ao decorativo. O contato com edifcios de arquitetura histrica e popular, a vontade de relacionar-se com a natureza e um mtodo plstico de superposio de sistemas de linguagem evidenciam esta evoluo. Ex: Humana Tower (1985), Biblioteca, Califrnia (1984). Sua identificao com a pintura a lhe permite escolher cuidadosamente as cores para edifcios de forte valor cromtico. A cor serve para identificar, articular e vitalizar os elementos e partes do edifcio no conjunto. A CONTINUIDADE DO CONTEXTUALISMO CULTURAL

As obras mais recentes de Aldo Rossi mostram uma grande capacidade para continuar evoluindo idias, teorias e arquitetura na posio que coloca a cultura do lugar, os bens culturais do homem; o que diferencia suas ltimas obras das primeiras um esprito mais ecleticista e mais sensvel na integrao tradio tipolgica e formal de cada contexto. Ex: Teatro do Mundo (1979). Alvaro Siza (Portu gal) utiliza a inspirao nos elementos concretos do lugar como ponto de partida do projeto. Para iniciar cada projeto precisa um intenso dilogo com alugar e com os usurios. A partir da, usando uma arquitetura s vezes organicista com grande capacidade de adaptao vai resolvendo cada projeto. Ex: Banca Borges (1986). Rafael Moneo (Espanha) uma arquitetura que parte das caractersticas do lugar e da tradio histrica. da histria da arquitetura e na qual confluem grande diversidade de linhas arquitetnicas, como a arquitetura Brica, a Romana, o movimento moderno, as vanguardas, o expressionismo de Scharoun. O URBANISMO CONTEXTUALISTA O contextualismo se manifesta no s nas obras de arquitetura, mas, tambm nas experincias urbanas que tem como referncia o tecido histrico de grandes cidades, modernizando-as. Nos anos 80, destacam-se 2 cidades europias que passaram por um processo de transformao completa de algumas reas: Berlim e Barcelona. Modelos para intervenes em outras cidades, mostram diversidade devido ao fato da participao de uma boa mostra de arquitetos, com intervenes que vo desde a recriao de tipologias, morfologias e linguagens da cidade at complicadas redes de superposies, jogos de formas. A criao de novos espaos pblicos com solues de diferentes tipos: jardins, praas, avenidas, parques, com novos tratamentos, do grande importncia ao projeto arquitetnico e ao mobilirio urbano. A VERSATILIDADE DO ECLETISMO Tendncia baseada na confiana de que se pode conseguir novos resultados formais a partir da mescla de configuraes de diversas origens, principalmente no trabalho de sntese de fatores contrrios: histria e modernidade, artesanato e alta

tecnologia. Baseia-se em solues hbridas, na mescla e nos contrastes. Numa das manifestaes mais claras do esprito ecletista que trabalha a colagem e a agregao foi realizada em 1980 para a Bienal de Veneza e se intitulou Strada Novssima, em defesa da arquitetura contextualista organizada por Paolo Portoghesi, com a participao de 20 arquitetos defensores do novo ecletismo ps moderno. As ltimas obras de James Stirling refletem a concepo da arquitetura como uma seqncia sensvel de espaos de formas volumtricas distintas, diversos sistemas de obteno de luz e referncias estilsticas contrastantes. Ex: Clore Gallery (1986). O austraco Hans Hollein rechaa o reducionismo da esttica da mquina e do funcionalismo, seu projeto do Museu Municipal (1982) exemplo de arquitetura sabiamente ecltica que utiliza bastante a metfora. O Museu de Histria e Arte (1989) possui toda a intensidade da arquitetura simblica, encravada na montanha (rocha, caverna, tesouro. jias). A OBRA DE ARTE PARADIGMA DA ARQUITETURA Numa poca de crise de valores e de fracasso das grandes interpretaes, a arte converte-se em valor de segurana. 0 artista plstico trabalha as obras uma a uma, artesanalmente, inovando. Na vontade de imitar os autnticos artistas, arquitetos buscam um mtodo arquitetnico que se aproxime aos mecanismos da criao artstica. Renuncia-se, a princpio, da produo em srie e da industrializao radical. Cada obra ser singular mantendo uma relao nica e instrumental como contexto, com o usurio e arquiteturas existentes. No s a arquitetura tem se aproximado da arte. Artistas plsticos tm feito intervenes em interiores espaos pblicos e na paisagem. Ex: Smithson, De Maria. O Exemplo de Frank Gehry - Sua arquitetura tem se baseado em montagens artesanais de diversas formas simples: prismas, cilindros esferas, torres, ... Envoltrio arquitetnicos promulgando uma arquitetura ttil baseada na textura dos materiais e na variedade cromtica como reflexo das arquiteturas populares.. Ex: Casa Gehry (1978). Projetos que sejam uma festa de volumes, materiais, texturas, cores e objetos, com o mximo de referncias. Gehry pretende que sua obra no sela valorizada por atributos de durabilidade ou monumentalidade mas pelo valor de ser considerado uma obra de arte e pelo sentido que os usurios lhe outorgam com seu uso e satisfao.

Outros arquitetos que se destacam na mesma linha: Himmelblau (Viena), Jordi Garcs, Enric Soda (Espanha) Steven Holl, Emlio Ambasz (EUA). A NOVA ABSTRAO FORMAL Surge como reao s tipologias estticas, designando uma arquitetura que abstrata e figurativa, que se baseia na experimentao de jogos formais. Esse termo evita o da "desconstruo" que insiste em questes apenas estilsticas conforme citado anteriormente. Arquitetura que tende a falar dos tempos recentes, da desordem, da insegurana, da perda da relao com o lugar e a histria. No se prope a colocar em primeiro plano o homem, nem como usurio dos seus espaos, nem como receptor das mensagens da arquitetura. Tanto em sua forma como em seus espaos tenta novas propostas, nova idia de espao (mais dinmico) e novos modelos de representao. Principais arquitetos: Peter Einsenman, Bemard Tschumi, Zaha Hadid, Rem Koolhas, Libenskind, Hejduk, Cook, Shinohara. Trata-se de uma arquitetura experimentalista e inovadora que as idias constituem a razo da arquitetura. A SADA DA ALTA TECNOLOGIA Por ultimo, a mais representativa posio da arquitetura moderna, a que aborda cincia, indstria e tcnica desde o sculo XIX (Palcio de Cristal, Torre Eiffel, etc...), o Archigram, os Metabolistas e ao longo dos anos 80, apesar das crticas, volta a aflorara confiana na nacionalidade e no mundo da tecnologia. Essa arquitetura rechaa o retomo historicista, jogos formais, decorativos. Dentro desse panorama, tem-se uma arquitetura de alta tecnologia com elegncia no desenho como na obra de Norman Foster, ou ainda arquiteturas mais agressivas e a presena dos elementos estruturais e de instalao como a de Richard Rogers e Renzo Piano e casos como o de Santiago Calatrava com formas estruturais e agressivas e Jean Nouvel com a explorao de campos formais baseado em outras artes.

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIA

GLANCEY, Jonathan. A histria da Arquitetura. 1. Ed. So Paulo: Loyola, 2001. BENEVOLO, Leonardo. Histria da arquitetura moderna. 3.ed. So Paulo: Perspectiva, 1994. MONTANER, Josep M. M. Despus del Movimiento Moderno- Arquitectura de Ia segunda mitad dei siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1995. PEREIRA, Jos Ramon. Introduo Histria da Arquitetura: das origens ao sculo XXI.1. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. WICHERT, Ana Paula. Arquitetura e Urbanismo em debate. 1. Ed. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARANTES, Otlia B. F. O lugar da Arquitetura depois dos modernos. So Paulo: Edusp, 1995. GSSEL, Peter. Arquitetura no Sculo XX. Germany: Taschen, 1996. Jodidio, Philip. Contemporary American Architects. Koln :Benedickt Taschen Verlag, 1996. Jodidio, Philip. Contemporary Califomia Architects. Koln : Benedickt Taschen Verlag, 1996. Jodidio, Philip. Contemporary European Architects. Koln : Benedickt Taschen Verlag, 1996. MEYHOFER, Dirk. Contemporary Japanese Architects. Koln : Benedickt Taschen Verlag, 1994.

S-ar putea să vă placă și