Sunteți pe pagina 1din 14

Lista de Exerccios 3 UFPB Dep. de Fsica - Prof. Edmundo M.

Monte
Exerccios Resolvidos
OBS: Esses exerccios so na maioria do livro texto e foram resolvidos por vrios professores do DF e de outras universidades. Questo 1

Questo 2:

Questo 3:

Questo 4: Um disco cujo momento de inrcia vale I1 = 1,27 kg.m2 gira com velocidade angular de w1 = 824 rev/min em torno de um eixo vertical de momento de inrcia desprezvel. Um segundo disco, de momento de inrcia I2 = 4,85 kg.m2, inicialmente em repouso w2 = 0, acoplado bruscamente ao mesmo eixo. Qual ser a velocidade angular w da combinao dos dois discos girando juntos com a mesma velocidade angular?

Soluo: Como no existem torques externos sobre o sistema, o momento angular conservado e obtemos que Li I 11 0 L f ( I 1 I 2 ) . Portanto, a velocidade angular dos discos se movendo juntos vale

17,9rad / s .

Questo 5: Um homem est em p sobre uma plataforma giratria, conforme a figura abaixo. Inicialmente, ele est com os seus braos abertos e gira com uma velocidade angular de 0, 25rev / s . Depois ele aproxima os braos do corpo e a velocidade angular passa a ser de 0,80rev / s . Encontre a razo entre os momentos de inrcia do homem nas condies inicial e final.

Soluo: Pela conservao do momento angular, obtemos que

Li L f i I i f I f

Ii 3,2 . If

Questo - 6: Mostre que o momento angular, em relao a um ponto qualquer, de uma partcula que se move com velocidade uniforme, permanece constante durante o movimento.

Questo 7: Duas partculas de massa m e velocidade v deslocam-se, em sentido contrrio, ao longo de duas retas paralelas separadas por uma distncia d. Ache a expresso para o momento angular do sistema em relao a qualquer ponto.

Questo- 8: Ache o momento angular da Terra em sua rotao em torno do prprio eixo, utilizando os dados dos apndices. Suponha que a Terra seja uma esfera uniforme.

Questo 9: A Fig. mostra um corpo rgido simtrico girando em torno de um eixo fixo. Por convenincia, a origem das coordenadas colocada no centro de massa. Divida o corpo em elementos de massa mi e, somando as contribuies destes elementos para o momento angular, mostre que o momento angular total L = Iw.

Vamos analisar o caso tridimensional, que mais geral do que o apresentado na Fig.

Questo-10: Uma barra de comprimento L e massa M repousa sobre uma mesa horizontal sem atrito. Um taco de hquei de massa m movendo-se com velocidade v, como mostra a Fig. , colide elasticamente com a barra. (a) Que grandezas so conservadas na coliso? (b) Qual deve ser a massa do taco para que ele fique em repouso aps a coliso?

Questo 11: Suponha que o combustvel nuclear do Sol se esgote e ele sofra um colapso brusco, transformando-se numa estrela an branca com dimetro igual ao da Terra. Supondo que no haja perda de massa, qual seria o seu novo perodo de rotao, sabendo-se que o atual de 25 dias? Suponha que o Sol e a an branca sejam esferas uniformes. Soluo.

Questo 12:

Questo 13

Questo 14:

Questo 15:

Questo 16:

Questo 17:

Questo 18:

Questo 19:

Questo 20:

S-ar putea să vă placă și