Sunteți pe pagina 1din 3

A fotografia digital, por meio da luz ou do som que possa produzir, capaz de representar um fato existente fora de seu

u contedo, configurando-se, portanto, como uma espcie de prova documental, pois documento toda coisa capaz de representar um fato. Segundo o art. 225 do Cdigo Civil vigente, a ausncia de impugnao implica em plena eficcia probatria do documento eletrnico. A sua autenticidade, entretanto, estabelecida dentro do processo quando o juiz nomeia um perito para aferio de possveis adulteraes na imagem digital. Atravs desse meio de prova, o juiz tem o conhecimento do fato sem qualquer interferncia valorativa outra, que no a sua prpria. Dessa forma, por no haver intermedirios entre os elementos sensveis registrados e o juiz, a reproduo material adquiriu um alto poder de convencimento. De acordo com o CPC no art. 385, 1, ao se tratar de fotografia, esta dever ser acompanhada pelo respectivo filme negativo por se a nica maneira segura de comprovar a sua autenticidade, visto que a fotografia a reproduo do negativo. A falta de apresentao do negativo, para conferncia, contudo, no retira fotografia o valor de princpio de prova, a ser verificado pelo juiz. Porm, apenas na hiptese de impugnao da autenticidade a ausncia do negativo impede o aproveitamento da prova, porque criaria obstculos no s conferncia com o original, mas tambm com a realizao de uma percia. Nas fotos digitais no h filme negativo onde primeiramente registrada a impresso luminosa, j que ela gravada diretamente em meio lgico. Com isso, necessrio que ocorra novas adaptaes no regime da prova. O Cdigo Civil de 2002 trouxe em seu art. 225 uma soluo parcial a essa discusso: a fotografia desde que no impugnada, faz prova plena das coisas ou fatos, sem condicionar a sua validade a apresentao do negativo, como o fez o CPC. Portanto, a foto digital, de acordo com art. 225 do CC/02, servir como meio de prova desde que no haja impugnao, ou seja, na hiptese de objeo, quer por dvida quanto idoneidade material ou ideolgica da foto digital. Desse modo, a fotografia digital como meio de prova deve ser usada com prudncia.

A foto digital uma prova atpica, razo pela qual poder ser usada como meio de prova. Entretanto, o juiz no tem a obrigao de aceitar as fotos digitais, ao contrrio do que ocorreria se se tratasse de prova tpica (pura). Assim, se no for o caso de objeo, ficou demonstrado que se aplica o art. 225 do CC/02. Se houver impugnao, ela ir se submeter ao principio da persuaso racional, isto , o juiz tem liberdade na apreciao das provas dos autos, sendo necessrio, porm, fundament-las de acordo com o CPC no seu art. 131. Enfim, a fotografia digital, no direito processual civil, um meio de prova perfeitamente vlido, sendo capazes de criar substratos fticos capazes de formar o convencimento do magistrado, bem como de fazer o processo pulsar em direo a um provimento jurisdicional. Afinal, a prova o corao do processo de acordo com Carnelutti.

Bibliografia:

DANTAS, Rodrigo Tourinho. A fotografia digital como meio de prova no processo civil e trabalhista. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1362, 25 mar.2007 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/9642>. Acesso em: 5 nov. 2012.

S-ar putea să vă placă și