Sunteți pe pagina 1din 33

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (G1) SE NECESSRIO, ADOTE g = 10 m/s. 1.

Ao ser solicitado por uma fora horizontal F, um bloco A move-se com velocidade constante de 36 km/h. Para aumentar sua velocidade, a fora acrescida de 20%. Sabendo-se que a fora resistncia total oferecida ao movimento igual a 15% do peso do bloco A e independe de sua velocidade, determine a distncia percorrida pelo bloco, desde o instante em que a fora aumentou at atingir a velocidade de 72 km/h. 2. (Ufv) Trs blocos idnticos, A, B e C, cada um de massa M, deslocam-se sobre uma superfcie plana com uma velocidade de mdulo V constante. Os blocos esto interligados pelas cordas 1 e 2 e so arrastados por um homem, conforme esquematizado na figura a seguir.

O coeficiente de atrito cintico entre os blocos e a superfcie e a acelerao da gravidade local g. Calcule o que se pede em termos dos parmetros fornecidos: a) a acelerao do bloco B. b) a fora de tenso T na corda 2. c) o trabalho da fora resultante no bloco C. d) a potncia fornecida pelo homem. e) o trabalho da fora de atrito sobre o bloco A quando este sofre um deslocamento L. 3. (Unesp) A figura ilustra um bloco A, de massa m = 2,0 kg, atado a um bloco B, de massa m = 1,0 kg, por um fio inextensvel de massa desprezvel. O coeficiente de atrito cintico entre cada bloco e a mesa . Uma fora F = 18,0 N aplicada ao bloco B, fazendo com que ambos se desloquem com velocidade constante.

Considerando g = 10,0 m/s, calcule a) o coeficiente de atrito . b) a trao T no fio.

4. (Unesp) Dois blocos, A e B, com A colocado sobre B, esto em movimento sob ao de uma fora horizontal de 4,5 N aplicada sobre A, como ilustrado na figura.

Considere que no h atrito entre o bloco B e o solo e que as massas so respectivamente m = 1,8 kg e m = 1,2 kg. Tomando g = 10 m/s, calcule a) a acelerao dos blocos, se eles se locomovem juntos. b) o valor mnimo do coeficiente de atrito esttico para que o bloco A no deslize sobre B. 5. (Uerj) Um bloco de massa igual a 1,0 kg repousa em equilbrio sobre um plano inclinado. Esse plano tem comprimento igual a 50 cm e alcana uma altura mxima em relao ao solo igual a 30 cm. Calcule o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano inclinado. 6. (G1) Um pra-quedista, de 80 kg de massa, est caindo, com o pra-quedas aberto, a uma velocidade constante de 5 m/s. Com que velocidade constante cairia um menino de massa 40 kg, caindo no mesmo pra-quedas? Considere que a fora de resistncia do ar diretamente proporcional ao quadrado da velocidade. 7. (G1) Uma carreta, cuja carroceria mede cerca de 12 metros, trafega em uma via retilnea e horizontal, com velocidade escalar constante de 18,0 km/h, em relao ao solo, transportando um caixote, conforme a figura.

Sabendo-se que o coeficiente de atrito esttico entre as superfcies do caixote e do caminho igual ao dinmico e vale 0,10, determine: (Adote g = 10 m/s e despreze a resistncia do ar) a) a mxima acelerao e desacelerao que o caminho pode imprimir, sem que o caixote deslize. b) a distncia que o caixote deslizar sobre o caminho, se a velocidade deste diminuir, uniformemente, 2 m/s em cada segundo, at parar. 8. (Puc-rio)

Um homem puxa um caixote de massa m com uma fora de mdulo F formando um ngulo com a horizontal, conforme a figura acima. O caixote se move com velocidade constante, e o coeficiente de atrito cintico entre o caixote e o solo vale . Qual o valor da fora normal N exercida pelo solo no caixote? 9. (Ufal) Numa pista de patinao no gelo, um garoto impulsiona uma moeda, dando-lhe velocidade de 2,0m/s. Sendo a acelerao local da gravidade 10m/s e o coeficiente de atrito cintico entre a moeda e o gelo 0,020, determine em metros, a distncia percorrida pela moeda at ela parar.

10. (Ufg) Blocos de gelo de 10 kg so armazenados em uma cmara frigorfica. Os blocos so empurrados para a cmara atravs de uma rampa que forma um ngulo de 20 com a horizontal, conforme a figura adiante. Suponha que a presena do atrito entre o gelo e a rampa faa com que os blocos desam com velocidade constante de 3 m/s. Ao final da rampa, os blocos passam a se movimentar num trecho horizontal, iniciando o movimento com a mesma velocidade de 3 m/s. Dados: acelerao da gravidade g = 10 m/s; sen 20 = 0,34 e cos 20 = 0,94.

a) Calcule o coeficiente de atrito cintico entre a rampa e o bloco de gelo. b) Considerando que o coeficiente de atrito cintico entre o gelo e o trecho horizontal seja o mesmo do item anterior, determine a distncia que o bloco de gelo percorre at parar. 11. (Ufpe) Um objeto de massa m = 0,25 kg, em queda na atmosfera terrestre, tem acelerao constante. Sua velocidade aumenta 2 m/s a cada segundo. Calcule o mdulo da fora F, em newtons, da resistncia do ar que atua no objeto. 12. (Ufpe) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, est posicionada sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma fora, de mdulo F(cabo), aplicada para baixo ao longo do cabo da vassoura. Sabendo-se que o coeficiente de atrito esttico entre o piso e a base da vassoura e= 1/8, calcule F(cabo), em newtons, para que a vassoura fique na iminncia de se deslocar. Considere desprezvel a massa do cabo, quando comparada com a base da vassoura.

13. (Ufrj) Considere um caminho de frutas trafegando em movimento retilneo numa estrada horizontal, com velocidade uniforme de v = 20m/s. O caminho transporta, na caamba, uma caixa de mas de massa total m = 30 kg. Ao avistar um sinal de trnsito a 100 m, o motorista comea a frear uniformemente, de modo a parar junto a ele. a) Faa um esquema das foras que atuam sobre a caixa durante a frenagem. b) Calcule o mdulo da componente horizontal da fora que o cho da caamba do caminho exerce sobre a caixa durante a frenagem. 14. (Ufrj) Uma fora horizontal de mdulo F puxa um bloco sobre uma mesa horizontal com uma acelerao de mdulo a, como indica a figura 1

Sabe-se que, se o mdulo da fora for duplicado, a acelerao ter mdulo 3a, como indica a figura 2. Suponha que, em ambos os casos, a nica outra fora horizontal que age sobre o bloco seja a fora de atrito - de mdulo invarivel f - que a mesa exerce sobre ele. Calcule a razo f/F entre o mdulo f da fora de atrito e o mdulo F da fora horizontal que puxa o bloco. 15. (Unesp) Um bloco de massa 2,0 kg repousa sobre outro de massa 3,0 kg, que pode deslizar sem atrito sobre uma superfcie plana e horizontal. Quando uma fora de intensidade 2,0 N, agindo na direo horizontal, aplicada ao bloco inferior, como mostra a figura, o conjunto passa a se movimentar sem que o bloco superior escorregue sobre o inferior.

Nessas condies, determine a) a acelerao do conjunto. b) a intensidade da fora de atrito entre os dois blocos.

16. (Unesp) Dois corpos, A e B, atados por um cabo, com massas m = 1 kg e m = 2,5 kg, respectivamente, deslizam sem atrito no solo horizontal sob ao de uma fora, tambm horizontal, de 12 N aplicada em B. Sobre este corpo, h um terceiro corpo, C, com massa m = 0,5 kg, que se desloca com B, sem deslizar sobre ele. A figura ilustra a situao descrita

Calcule a fora exercida sobre o corpo C. 17. (Ita) Considere um automvel de peso P, com trao nas rodas dianteiras, cujo centro de massa est em C, movimentando-se num plano horizontal. Considerando g = 10 m/s, calcule a acelerao mxima que o automvel pode atingir, sendo o coeficiente de atrito entre os pneus e o piso igual a 0,75.

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (G1) Para as questes a seguir, quando necessrio, adote: g = 10 m/s, sen 30 = cos 60 = 0,50 cos 30 = sen 60 = 0,86

18. Duas esferas de massas diferentes e de mesmo dimetro so abandonadas de uma mesma altura em relao ao solo. Considerando os efeitos da resistncia do ar e a altura, que bem maior que o dimetro das esferas, podemos afirmar corretamente que: a) a esfera de massa maior atinge o solo primeiro. b) a esfera de massa menor atinge o solo primeiro. c) ambas atingiro o solo ao mesmo tempo. d) o tempo de queda independe da resistncia do ar. e) o tempo de queda independe das massas das esferas. 19. (Pucmg)

O valor mximo da fora F para que o bloco desa em equilbrio dinmico de: a) 125 N b) 200 N c) 250 N d) 150 N Um bloco de massa 3,0 kg pressionado contra uma parede vertical por uma fora F conforme ilustrao. Considere a gravidade como 10m/s, o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a parede como 0,20 e o coeficiente de atrito cintico como 0,15. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Pucmg) Um bloco de massa 3,0 kg pressionado contra uma parede vertical por uma fora F conforme ilustrao. Considere a gravidade como 10 m/s, o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a parede como 0,20 e o coeficiente de atrito cintico como 0,15.

20.

O valor mnimo da fora F para que o bloco permanea em equilbrio esttico de: a) 150 N b) 125 N c) 90 N d) 80 N Um bloco de massa 3,0 kg pressionado contra uma parede vertical por uma fora F conforme ilustrao. Considere a gravidade como 10m/s, o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a parede como 0,20 e o coeficiente de atrito cintico como 0,15. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufrs) Arrasta-se uma caixa de 40 kg sobre um piso horizontal, puxando-a com uma corda que exerce sobre ela uma fora constante, de 120 N, paralela ao piso. A resultante dos foras exercidas sobre a caixa de 40 N. (Considere a acelerao da gravidade igual a 10m/s.) 21. Qual o valor do coeficiente de atrito cintico entre a caixa e o piso? a) 0,10. b) 0,20. c) 0,30. d) 0,50. e) 1,00. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufsm) GUA, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA A gua dos rios, lagos, mares e oceanos ocupa mais de 70% da superfcie do planeta. Pela absoro de energia na forma de calor, principalmente a proveniente do sol, parte dessa gua evapora, sobe, condensa-se e forma as nuvens, retornando terra atravs de chuva ou neve. A gua, por ser absorvida pelo solo, chega s plantas que, atravs da transpirao e respirao, passam-na para a atmosfera. Tambm os animais contribuem para a circulao da gua no ambiente pois, ao ingerirem gua, devolvem-na pela respirao e excreo. De forma menos visvel, a gua ocorre ainda, em grande quantidade, no citoplasma das clulas e nos demais fluidos biolgicos onde regula a temperatura e atua como solvente universal nas reaes qumicas e biolgicas. Por estar a gua relacionada maioria das aes que ocorrem na natureza, ela tambm a responsvel, muitas vezes, por problemas ambientais. Os processos tecnolgicos de gerao de energia so fontes importantes de impactos ambientais. A queima de combustveis derivados de petrleo, como a gasolina e o leo diesel, lana, na atmosfera, grandes quantidades de dixido de carbono, um dos gases responsveis pelo efeito estufa. , pois, relevante que nos interessemos pela gua que, paradoxalmente, fonte de vida e veculo de poluio.

22. Devido resistncia do ar, as gotas de chuva caem com velocidade constante a partir de certa altura. O mdulo da fora resistiva do ar dado por F= Av, onde A uma constante de valor 810 Ns/m e v o mdulo da velocidade. Nessas circunstncias, uma gota cujo mdulo do peso vale 3,210N atinge o solo com velocidade de mdulo, em m/s, de: a) 4 10 b) 2 10 c) 4 10 d) 2 e) 4 23. (G1) Dois blocos A e B de massas 8 kg e 2 kg, respectivamente esto dispostos sobre uma superfcie horizontal como mostra a figura a seguir. Sabendo-se que o coeficiente de atrito entre o bloco A e a superfcie vale 0,2 e que no existe atrito entre os blocos, determine a fora exercida pela parede PQ do bloco A sobre o bloco B quando sobre A se aplica uma fora de intensidade 100 N.

a) 16 N b) 26 N c) 36 N d) 46 N e) 56 N 24. (Uel) Partindo do repouso, e utilizando sua potncia mxima, uma locomotiva sai de uma estao puxando um trem de 580 toneladas. Somente aps 5 minutos, o trem atinge sua velocidade mxima, 50 km/h. Na estao seguinte, mais vages so agregados e, desta vez, o trem leva 8 minutos para atingir a mesma velocidade limite. Considerando que, em ambos os casos, o trem percorre trajetrias aproximadamente planas e que as foras de atrito so as mesmas nos dois casos, correto afirmar que a massa total dos novos vages : a) 238 ton. b) 328 ton. c) 348 ton. d) 438 ton. e) 728 ton.

25. (Ufu) Uma fora aplicada a um sistema de dois blocos, A e B, de massas m e m, respectivamente, conforme figura a seguir.

O coeficiente de atrito esttico entre os blocos A e B igual a e o coeficiente de atrito dinmico entre o bloco A e o plano horizontal igual a . Considerando a acelerao da gravidade igual a g, assinale a alternativa que representa o valor mximo da fora horizontal que se pode aplicar ao bloco A, de forma que o bloco B no deslize (em relao ao bloco A). a) F = ( + )(m + m)g b) F = (m + m)g c) F = ( - )(m + m)g d) F = (m + m)g

26. (Unifesp) A figura representa um bloco B de massa m apoiado sobre um plano horizontal e um bloco A de massa m a ele pendurado. O conjunto no se movimenta por causa do atrito entre o bloco B e o plano, cujo coeficiente de atrito esttico .

No leve em conta a massa do fio, considerado inextensvel, nem o atrito no eixo da roldana. Sendo g o mdulo da acelerao da gravidade local, pode-se afirmar que o mdulo da fora de atrito esttico entre o bloco B e o plano a) igual ao mdulo do peso do bloco A. b) no tem relao alguma com o mdulo do peso do bloco A. c) igual ao produto m . g . , mesmo que esse valor seja maior que o mdulo do peso de A. d) igual ao produto m . g . , desde que esse valor seja menor que o mdulo do peso de A. e) igual ao mdulo do peso do bloco B. 27. (G1) Um livro em repouso est apoiado sobre uma mesa inclinada de um ngulo em relao ao piso, conforme o desenho. Sejam fe a fora de atrito e N a fora normal que atuam no livro e P o seu peso, ento, correto afirmar, com relao aos seus mdulos, que

a) N < P e fe = P sen b) N = P e fe = P sen c) N < P e fe = P cos d) N = P e fe = P cos

28. (Pucsp) Um caixote de madeira de 4,0 kg empurrado por uma fora constante e sobe com velocidade constante de 6,0 m/s um plano inclinado de um ngulo , conforme representado na figura.

A direo da fora paralela ao plano inclinado e o coeficiente de atrito cintico entre as superfcies em contato igual a 0,5. Com base nisso, analise as seguintes afirmaes: I) O mdulo de igual a 24 N. II) a fora resultante do movimento na direo paralela ao plano inclinado. III) As foras contrrias ao movimento de subida do caixote totalizam 40 N. IV) O mdulo da fora de atrito que atua no caixote igual a 16 N. Dessas afirmaes, correto apenas o que se l em a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

29. (Ufg) Aplica-se uma fora horizontal sobre um bloco de peso P que est em repouso sobre um plano que faz um ngulo 90 com a horizontal, conforme a figura a seguir.

O coeficiente de atrito esttico entre o bloco e o plano . Nesta situao, pode-se afirmar que a) a fora de atrito ser nula quando F sen = P cos . b) o bloco no se move para cima a partir de um determinado < 90. c) a fora normal ser nula para = 90. d) a fora de atrito ser igual a F cos + P sen na iminncia do deslizamento. e) o bloco poder deslizar para baixo desde que = tg . 30. (Ufpel)

Um caminho-tanque, aps sair do posto, segue, com velocidade constante, por uma rua plana que, num dado trecho, plana e inclinada. O mdulo da acelerao da gravidade, no local, g=10m/s, e a massa do caminho, 22t, sem considerar a do combustvel. correto afirmar que o coeficiente de atrito dinmico entre o caminho e a rua a) = cot . b) = csc . c) = sen . d) = tan . e) = cos .

31. (Fatec) A figura a seguir mostra um objeto de 2,0kg deslizando pela pista ABC, que no apresenta atrito no trecho AB. Entre os pontos B e C essa pista apresenta para esse objeto um coeficiente de atrito dinmico 0,40. O objeto passa pelo ponto A com velocidade 7,0m/s. Dado: g = 10 m/s

Denominando-se X o valor da velocidade do objeto ao passar pelo ponto B (em m/s) e Y a porcentagem de energia mecnica dissipada no trecho BC, deve-se afirmar que os valores de X e Y so, respectivamente, a) 7,0 e 50. b) 8,0 e 25. c) 8,0 e 50. d) 9,0 e 25. e) 9,0 e 75. 32. (Fatec) Uma gota de chuva cai verticalmente de grande altura, sujeita exclusivamente a duas foras: seu peso e a fora de resistncia do ar, fora essa que diretamente proporcional velocidade de queda da gota. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que o movimento da gota ser: a) inicialmente acelerado e aps algum tempo se tornar uniforme. b) inicialmente acelerado e aps algum tempo se tornar retardado. c) retardado desde seu incio. d) uniforme desde seu incio. e) uniformemente acelerado do incio ao fim da queda. 33. (Fatec) Um objeto se movimenta por um plano horizontal que apresenta atrito, com uma velocidade constante de 36 km/h. Num determinado instante deixa de agir sobre esse objeto a fora que o mantinha em movimento. correto afirmar que esse objeto a) continuar a se movimentar, diminuindo de velocidade at parar. b) continuar a se movimentar indefinidamente com velocidade constante. c) deixar de se movimentar no mesmo instante em que a fora deixar de agir. d) aumentar de velocidade por causa de sua inrcia. e) passar a se movimentar em sentido oposto ao sentido original de movimento. 34. (G1) Uma caixa de massa 40 kg, que estava inicialmente em repouso sobre uma superfcie horizontal, empurrada em linha reta por uma fora horizontal constante de mdulo 160 N ao longo de 9 m. Sabendo-se que o coeficiente de atrito cintico entre a caixa e a superfcie igual a 0,20, o valor da velocidade final da caixa, em m/s, : (Adote g = 10 m/s) a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10

35. (G1) Em um lanamento vertical, um corpo sobe e desce sob a ao da fora peso e da fora de resistncia do ar. A respeito da velocidade, da acelerao e da fora de resistncia do ar, no ponto mais alto da trajetria, (so) nula(s): a) somente a velocidade b) somente a acelerao c) somente a velocidade e a acelerao d) somente a velocidade e a fora de resistncia do ar e) a velocidade, a acelerao e a fora de resistncia do ar 36. (G1) Considere a queda de um pingo de chuva (gota d'gua). Sabe-se que, a partir de certa altitude, a intensidade da fora de resistncia do ar (fora de atrito) que age sobre o pingo de chuva iguala-se intensidade da fora-peso desse pingo. Nessas circunstncias, o pingo de chuva a) pra. b) continua seu movimento a velocidade constante. c) continua seu movimento desacelerado. d) continua seu movimento a velocidade uniformemente variada. 37. (Ita) Na figura, um bloco sobe um plano inclinado, com velocidade inicial V . Considere o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfcie. Indique a sua velocidade na descida ao passar pela posio inicial.

a) V[(sen - sen)/(cos - cos)] b) V[(sen - cos)/(sen + cos)] c) V[(sen + cos)/(sen - cos)] d) V[(sen + cos)/(sen - cos)] e) V[(sen - cos)/(sen + cos)] 38. (Puc-rio) Um certo bloco exige uma fora F para ser posto em movimento, vencendo a fora de atrito esttico. Corta-se o bloco ao meio, colocando uma metade sobre a outra. Seja agora F a fora necessria para pr o conjunto em movimento. Sobre a relao F / F , pode-se afirmar que: a) ela igual a 2. b) ela igual a 1. c) ela igual a 1/2. d) ela igual a 3/2. e) seu valor depende da superfcie. 39. (Puc-rio) Um pra-quedista salta de um avio e cai em queda livre at sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que a fora total atuando sobre o pra-quedista aps sua velocidade se tornar constante : a) vertical e para baixo. b) vertical e para cima. c) nula. d) horizontal e para a direita. e) horizontal e para a esquerda.

40. (Puc-rio) Uma caixa cuja velocidade inicial de 10 m/s leva 5 s deslizando sobre uma superfcie at parar completamente. Considerando a acelerao da gravidade g = 10 m/s, determine o coeficiente de atrito cintico que atua entre a superfcie e a caixa. a) 0,1 b) 0,2 c) 0,3 d) 0,4 e) 0,5 41. (Pucpr) O bico de um pica-pau atinge a casca de uma rvore com a velocidade de 1,0 m/s. A massa da cabea da ave de aproximadamente 60 g e a fora mdia que atua sobre a cabea, durante a bicada, de 3,0 N. Marque a alternativa correta:a) A energia cintica da cabea da ave no momento em que ela atinge a casca de 0,06 J. b) O trabalho realizado durante a bicada de 0,01 J. c) A acelerao da cabea (na hiptese de ser constante) de 5,0 m/s. d) A profundidade de penetrao na casca de 1,0 cm. e) O intervalo de tempo que a cabea leva para ficar imvel de 0,01 s. 42. (Pucpr) A figura representa um corpo de massa 10 kg apoiado em uma superfcie horizontal. O coeficiente de atrito entre as superfcies em contato 0,4. Em determinado instante, aplicado ao corpo uma fora horizontal de 10 N.

Considere g = 10 m/s e marque a alternativa correta: a) A fora de atrito atuante sobre o corpo 40 N. b) A velocidade do corpo decorridos 5 s 10 m/s. c) A acelerao do corpo 5 m/s. d) A acelerao do corpo 2 m/s e sua velocidade decorridos 2 s 5 m/s. e) O corpo no se movimenta e a fora de atrito 10 N. 43. (Pucrs) Um professor pretende manter um apagador parado, pressionando-o contra o quadro de giz (vertical). Considerando P o peso do apagador, e o coeficiente de atrito entre as superfcies do apagador e a do quadro igual a 0,20, a fora mnima aplicada, perpendicular ao apagador, para que este fique parado, a) 0,20P. b) 0,40P. c) 1,0P. d) 2,0P. e) 5,0P.

44. (Pucrs) Sobre uma gota de chuva atuam, principalmente, duas foras: o peso e a fora de resistncia do ar, ambas com direes verticais, mas com sentidos opostos. A partir de uma determinada altura h em relao ao solo, estando a gota com velocidade v, essas duas foras passam a ter o mesmo mdulo. Considerando a acelerao da gravidade constante, correto afirmar que a) o mdulo da fora devido resistncia do ar no se altera desde o incio da sua queda. b) o mdulo do peso da gota varia durante a sua queda. c) durante a queda, a acelerao da gota aumenta. d) a velocidade com que a gota atinge o solo v. e) a partir da altura h at o solo, a velocidade da gota vai diminuir. 45. (Pucsp) Um bloco de borracha de massa 5,0 kg est em repouso sobre uma superfcie plana e horizontal. O grfico representa como varia a fora de atrito sobre o bloco quando sobre ele atua uma fora F de intensidade varivel paralela superfcie.

O coeficiente de atrito esttico entre a borracha e a superfcie, e a acelerao adquirida pelo bloco quando a intensidade da fora F atinge 30N so, respectivamente, iguais a a) 0,3; 4,0 m/s b) 0,2; 6,0 m/s c) 0,3; 6,0 m/s d) 0,5; 4,0 m/s e) 0,2; 3,0 m/s 46. (Pucsp) Um corpo de massa m arremessado de baixo para cima com velocidade v em uma regio da Terra onde a resistncia do ar no desprezvel e a acelerao da gravidade vale g, atingindo altura mxima h. A respeito do descrito, fazem-se as seguintes afirmaes: I) Na altura h, a acelerao do corpo menor do que g. II) O mdulo da fora de resistncia do ar sobre o corpo em h/2 maior do que em h/4. III) O valor da energia mecnica do corpo em h/2 igual ao valor da sua energia mecnica inicial. Dessas afirmaes, est correto apenas o que se l em a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

47. (Pucsp) Um garoto corre com velocidade de 5 m/s em uma superfcie horizontal. Ao atingir o ponto A, passa a deslizar pelo piso encerado at atingir o ponto B, como mostra a figura.

Considerando a acelerao da gravidade g = 10 m/s, o coeficiente de atrito cintico entre suas meias e o piso encerado de a) 0,050 b) 0,125 c) 0,150 d) 0,200 e) 0,250 48. (Uece) Ao bloco da figura a seguir, dada uma velocidade inicial v, no sentido de subida do plano inclinado, fixo ao cho. O coeficiente de atrito entre o bloco e o plano e a inclinao do plano .

Denotando por g a acelerao da gravidade, a distncia que o bloco se mover, at parar, ao subir ao longo do plano inclinado : a) (v/2g) b) (v/2g) (sen + cos) c) (v/2g) (sen2 - cos2)/ d) v/(2g. sen)

49. (Uel)

Os msseis Scud, de origem russa, foram modernizados por engenheiros iraquianos, que aumentaram seu alcance. Os resultados foram o Al-Hussein, com 650 km de alcance e o Al-Abbas, com 900 km de alcance. O tempo de vo deste ltimo mssil entre o Iraque e Israel de apenas seis a sete minutos. Sobre o movimento de qualquer desses msseis, aps um lanamento bemsucedido, correto afirmar: a) Quando lanado, as foras que atuam no mssil so a fora de propulso e a fora peso. Aps o lanamento, as foras peso e de resistncia do ar atuam em toda a trajetria, ambas na mesma direo e com sentidos contrrios. b) A fora propulsora atua durante o lanamento e, em seguida, o mssil fica apenas sob a ao da fora gravitacional, que o faz descrever uma trajetria parablica. c) A fora de resistncia do ar, proporcional ao quadrado da velocidade do mssil, reduz o alcance e a altura mxima calculados quando so desprezadas as foras de resistncia. d) Durante o lanamento, a nica fora que atua no mssil a fora de propulso. e) Durante toda a trajetria, h uma nica fora que atua no mssil: a fora peso. 50. (Uerj) Uma caixa est sendo puxada por um trabalhador, conforme mostra a Figura 1. Para diminuir a fora de atrito entre a caixa e o cho, aplica-se, no ponto X, uma fora f. O segmento orientado que pode representar esta fora est indicado na alternativa:

51. (Ufg) Uma escada de massa m est em equilbrio, encostada em uma parede vertical, como mostra a figura adiante. Considere nulo o atrito entre a parede e a escada. Sejam e o coeficiente de atrito esttico entre a escada e o cho e g a acelerao da gravidade.

Com relao s foras que atuam sobre a escada, pode-se afirmar que ( ) a fora mxima de atrito exercida pelo cho igual a emg. ( ) a componente vertical da fora exercida pela parede mg. ( ) a componente vertical da fora exercida pelo cho igual a mg. ( ) a intensidade da fora exercida pela parede igual componente horizontal da fora exercida pelo cho. 52. (Ufg) Um catador de reciclveis de massa m sobe uma ladeira puxando seu carrinho. O coeficiente de atrito esttico entre o piso e os seus sapatos e e e o ngulo que a ladeira forma com a horizontal e . O carrinho, por estar sobre rodas, pode ser considerado livre de atrito. A maior massa do carrinho com os reciclveis que ele pode suportar, sem escorregar, e de a) m [e (sen /cos ) - 1] b) m (e cos - sen ) c) m [e - (cos /sen )] d) m (e sen - cos ) e) m [e (cos /sen ) - 1] 53. (Ufpi) Suponha que a fora de resistncia do ar atuando sobre um pra-quedas seja diretamente proporcional sua velocidade (R = - kv). A acelerao da gravidade constante e vale g. Aps algum tempo de queda, o pra-quedas atinge uma velocidade terminal (constante) igual a v(f). A acelerao do pra-quedas no instante em que sua velocidade atinge a metade de v(f) : a) 1/2g, apontando para baixo. b) 1/2g, apontando para cima. c) nula. d) 2g, apontando para baixo. e) 2g, apontando para cima. 54. (Ufrrj) Dois carros de corrida so projetados de forma a aumentar o atrito entre os pneus e a pista. Os projetos so idnticos, exceto que num deles os pneus so mais largos e no outro h um aeroflio. Nessas condies podemos dizer que a) em ambos os projetos, o atrito ser aumentado em relao ao projeto original. b) em ambos os projetos, o atrito ser diminudo em relao ao projeto original. c) o atrito ser maior no carro com aeroflio. d) o atrito ser maior no carro com pneus mais largos. e) nenhum dos projetos alterar o atrito.

55. (Ufrrj) Um bloco se apia sobre um plano inclinado, conforme representado no esquema:

Dados: sen 30 = 0,5 Se o bloco tem peso de 700N, a menor fora de atrito capaz de manter o bloco em equilbrio sobre o plano a) 350N. b) 300N. c) 250N. d) 200N. e) 150N. 56. (Ufrrj) Um professor de Educao Fsica pediu a um dos seus alunos que deslocasse um aparelho de massa m, com velocidade constante, sobre uma superfcie horizontal, representado na figura a seguir.

O aluno arrastou o aparelho usando uma fora F. Sendo o coeficiente de atrito entre as superfcies de contato do aparelho e o cho, correto afirmar que o mdulo da fora de atrito a) . (m . g + F . sen ). b) . (F - m . g). c) F . sen . d) F . cos . e) F .

57. (Ufrs) Um livro encontra-se deitado sobre uma folha de papel, ambos em repouso sobre uma mesa horizontal. Para aproxim-lo de si, um estudante puxa a folha em sua direo, sem tocar no livro. O livro acompanha o movimento da folha e no desliza sobre ela. Qual a alternativa que melhor descreve a fora que, ao ser exercida sobre o livro, o colocou em movimento? a) uma fora de atrito cintico de sentido contrrio ao do movimento do livro. b) uma fora de atrito cintico de sentido igual ao do movimento do livro. c) uma fora de atrito esttico de sentido contrrio ao do movimento do livro. d) uma fora de atrito esttico de sentido igual ao do movimento do livro. e) uma fora que no pode ser caracterizada como fora de atrito. 58. (Ufrs) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem. Na sua queda em direo ao solo, uma gota de chuva sofre o efeito da resistncia do ar. Essa fora de atrito contrria ao movimento e aumenta com a velocidade da gota. No trecho inicial da queda, quando a velocidade da gota pequena e a resistncia do ar tambm, a gota est animada de um movimento ........ . Em um instante posterior, a resultante das foras exercidas sobre a gota torna-se nula. Esse equilbrio de foras ocorre quando a velocidade da gota atinge o valor que torna a fora de resistncia do ar igual, em mdulo, ........ da gota. A partir desse instante, a gota ........ . a) acelerado - ao peso - cai com velocidade constante b) uniforme - acelerao - cai com velocidade decrescente c) acelerado - ao peso - pra de cair d) uniforme - acelerao - pra de cair e) uniforme - ao peso - cai com velocidade decrescente

59. (Ufsc) Uma prensa utilizada para sustentar um bloco apoiado em uma parede vertical, como ilustrado na Figura 1. O bloco e a parede so slidos e indeformveis. A prensa exerce uma fora de 10N sobre o bloco, na direo perpendicular s superfcies em contato. A massa do bloco de 50kg e o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a parede 0,35. Em seguida, mais blocos de mesma massa so colocados em cima do primeiro, como mostrado na Figura 2, porm a fora que a prensa exerce permanece inalterada.

Em relao situao descrita, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) A fora necessria para sustentar apenas um bloco igual a 175N. (02) A fora que a parede exerce sobre o primeiro bloco igual a 10N e a fora de atrito esttico entre a parede e o bloco igual a 3500N. (04) Com a fora aplicada possvel sustentar um total de sete blocos iguais ao primeiro. (08) A fora de atrito esttico entre a parede e os blocos acima do primeiro nula. (16) Se o coeficiente de atrito esttico entre a parede e o bloco for nulo, a prensa no sustentar o primeiro bloco contra a parede por maior que seja a fora aplicada . (32) Como o peso de cada bloco de 500N, a fora aplicada pela prensa poder sustentar 20 blocos. (64) Quanto mais polidas forem as superfcies em contato da parede e do bloco, menor ser o coeficiente de atrito e, portanto, menor ser o nmero de blocos que a fora aplicada poder sustentar. Soma ( )

60. (Ufv) Em uma situao real atuam sobre um corpo em queda o seu peso e a fora de atrito com o ar. Essa ltima fora se ope ao movimento do corpo e tem o mdulo proporcional ao mdulo da velocidade do corpo. Com base nestas informaes, CORRETO afirmar que: a) a energia mecnica do corpo em queda conservada. b) a acelerao do corpo em queda constante. c) para uma queda suficientemente longa, a fora de atrito atuando no corpo torna-se maior do que o peso do corpo. d) para uma queda suficientemente longa, a resultante das foras sobre o corpo tende a zero. e) a acelerao do corpo em queda cresce continuamente.

61. (Unesp) Dois blocos idnticos, A e B, se deslocam sobre uma mesa plana sob ao de uma fora de 10N, aplicada em A, conforme ilustrado na figura.

Se o movimento uniformemente acelerado, e considerando que o coeficiente de atrito cintico entre os blocos e a mesa = 0,5, a fora que A exerce sobre B : a) 20N. b) 15N. c) 10N. d) 5N. e) 2,5N. 62. (Unifesp) Em um salto de pra-quedismo, identificam-se duas fases no movimento de queda do pra-quedista. Nos primeiros instantes do movimento, ele acelerado. Mas devido fora de resistncia do ar, o seu movimento passa rapidamente a ser uniforme com velocidade v , com o pra-quedas ainda fechado. A segunda fase tem incio no momento em que o pra-quedas aberto. Rapidamente, ele entra novamente em um regime de movimento uniforme, com velocidade v. Supondo que a densidade do ar constante, a fora de resistncia do ar sobre um corpo proporcional rea sobre a qual atua a fora e ao quadrado de sua velocidade. Se a rea efetiva aumenta 100 vezes no momento em que o pra-quedas se abre, pode-se afirmar que a) v/v = 0,08. b) v/v = 0,1. c) v/v = 0,15. d) v/v = 0,21. e) v/v = 0,3.

63. (Unifesp) "A figura ilustra uma nova tecnologia de movimentao de cargas em terra: em vez de rodas, a plataforma se movimenta sobre uma espcie de colcho de ar aprisionado entre a base da plataforma (onde a carga se apia) e o piso. Segundo uma das empresas que a comercializa, essa tecnologia 'se baseia na eliminao do atrito entre a carga a ser manuseada e o piso, reduzindo quase que totalmente a fora necessria [para manter o seu deslocamento]'" ("http://www.dandorikae.com.br/m_tecnologia.htm"). Essa "eliminao do atrito" se deve fora devida presso do ar aprisionado que atua para cima na face inferior da base da plataforma.

Suponha que voc dispe dos seguintes dados: - as faces superiores da plataforma e da carga (sobre as quais atua a presso atmosfrica) so horizontais e tm rea total As = 0,50 m; - a face inferior (na qual atua a presso do ar aprisionado) horizontal e tem rea A = 0,25 m; - a massa total da carga e da plataforma M = 1000 kg; - a presso atmosfrica local p = 1,0 . 10 Pa; - a acelerao da gravidade g = 10 m/s. Quando a plataforma est em movimento, pode-se afirmar que a presso do ar aprisionado, em pascal, de: a) 1,2 . 10. b) 2,4 . 10. c) 3,2 . 10. d) 4,4 . 10. e) 5,2 . 10.

64. (Unifesp) Conforme noticiou um site da Internet em 30.8.2006, cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, "criaram uma malha de microfibras sintticas que utilizam um efeito de altssima frico para sustentar cargas em superfcies lisas", semelhana dos "incrveis plos das patas das lagartixas". ("www.inovacaotecnologica.com.br"). Segundo esse site, os pesquisadores demonstraram que a malha criada "consegue suportar uma moeda sobre uma superfcie de vidro inclinada a at 80" (veja a foto).

Dados sen 80 = 0,98; cos 80 = 0,17 e tg 80 = 5,7, pode-se afirmar que, nessa situao, o mdulo da fora de atrito esttico mxima entre essa malha, que reveste a face de apoio da moeda, e o vidro, em relao ao mdulo do peso da moeda, equivale a, aproximadamente, a) 5,7%. b) 11%. c) 17%. d) 57%. e) 98%.

65. (G1) Um objeto de massa 0,50 kg solto a partir do ponto A e desliza, sem atrito, at B conforme representado. Aps esse ponto, em cada trecho BC, CD, DE, EF, a fora de atrito realiza um trabalho de - 1,3 J.

O objeto pra no patamar a) I b) II c) III d) IV

GABARITO
1. F - F(resistncia) = m.a 1,2.0,15mg - 0,15mg = m.a 0,2.0,15.g = a ==> a = 0,3 m/s v = v + 2.a.S 20 = 10 + 2.0,3.S 400 = 100 + 0,6.S 300 = 0,6.S S = 300/0,6 = 500 m 2. a) zero b) 2Mg c) zero d) 3MgV e) -MgL 3. a) 0,60 b) 12,0N 4. a) 1,5 m/s b) 0,1 5. O plano inclinado possui uma seco transversal que um tringulo retngulo de hipotenusa 50 cm e cateto 30 cm. O outro cateto, por Pitgoras, deve ser de 40 cm. P(x) - F(atrito) = 0 mgsen - .mgcos = 0 sen - cos = 0 = sen/cos = tg = 30/40 = 3/4 = 0,75 6. 3,54 m/s 7. a) 1 m/s b) 3,125 m 8. N = m g - F sen ou N = F cos / ou N = (m g cos) / ( sen + cos) 9. 10 m 10. a) 0,36 b) 1,25 m 11. 2N. 12. F(cabo) = 1 N 13. a)

Onde N e F so respectivamente as componentes vertical e horizontal da fora R que o cho da caamba exerce sobre a caixa. b) v= v + 2aS; v = 0; 20 = -2.a.100; a=400/200 = -2 m/s Caso a caixa no deslize a fora ser mxima e igual a massa da caixa vezes a acelerao do caminho |F| (mxima) = 30.2 = 60N, logo |F| 60N na direo e sentido da acelerao do caminho. 14. f/F = 1/2 15. a) 0,4 m/s b) 0,8 N 16. Foras que atuam no corpo C: 1) Peso de C, aplicado pela Terra, com mdulo 5,0 N. 2) Fora aplicada pelo corpo B com mdulo 5,2 N tendo uma componente de atrito com mdulo 1,5 N (resultante) e uma componente normal com mdulo 5,0 N. 17. Chamando de R e r as reaes dianteira e traseira, respectivamente, e de Fat a fora de atrito na roda dianteira, pode-se escrever, para que o carro esteja em equilbrio: No eixo vertical: R + r = P Como o carro um corpo extenso, seu equilbrio s garantido se ocorrer torque resultante nulo. Assim: R.2 + Fat.0,6 - r.1,4 = 0 R.2 + 0,75.R.0,6 - r.1,4 = 0 2R + 0,45R = 1,4.r 2,45R = 1,4.r ==> r = 1,75R Substituindo este resultado na primeira expresso de equilbrio tem-se: R + 1,75R = P ==> P = 2,75R Pela 2.a lei de Newton: F(resultante) = F(trao pelo atrito) = m.a 0,75.R = m.a ==> 0,75.R = (P/g).a

0,75R = (2,75R/g).a ==> a = g.0,75/2,75 a 2,7 m/s 18. [A] 19. [B] 20. [A] 21. [B] 22. [B] 23. [A] 24. [C] 25. [A] 26. [A] 27. [A] 28. [E] 29. [B] 30. [D] 31. [B] 32. [A] 33. [A] 34. [C] 35. [D] 36. [B] 37. [B] No movimento de subida a desacelerao resultante a ao da componente gravitacional e do atrito. Ento: a = -g.(sen + cos) Aplicando Torricelli calcularemos a distncia d que a partcula subir no plano inclinado. v = v + 2.a.S 0 = v + 2.[-g.(sen + cos)].d 0 = v - 2.g.(sen + cos).d d = v/[2.g.(sen + cos)] No movimento de descida a acelerao resultante a = g.(sen - cos). Aplicando Torricelli mais uma vez: v = v + 2.a.S v = 0 + 2.g.(sen - cos).v/[2.g.(sen + cos)]

v = 2.g.(sen - cos).v/[2.g.(sen + cos)] v = (sen - cos).v/(sen + cos) v = v.[(sen - cos)./(sen + cos)] 38. [B] 39. [C] 40. [B] 41. [D] 42. [E] 43. [E] 44. [D] 45. [A] 46. [B] 47. [B] Pela 2.a lei de Newton: F = m.a -.N = m.a -.m.g = m.a -.g = a Pela expresso de Torricelli: v = v + 2.a.S 0 = (5) + 2.(-.g).10 0 = 25 - 2.100 0 = 25 - 200 ==> = 25/200 = 0,125 48. [B] 49. [C] 50. [C] 51. V F V V 52. [E] 53. [A] 54. [C] 55. [A] 56. [D] 57. [D] 58. [A]

59. 02 + 04 + 08 + 16 + 64 = 94 60. [D] 61. [D] 62. [B] 63. [B] 64. [E] 65. [A]

S-ar putea să vă placă și