Sunteți pe pagina 1din 42

Caderno 4

de 6 a 10 anos

APRENDENDO COM A HORTA VOLUME 2

Braslia - Brasil 2009

Este caderno compe o conjunto do material didtico do Projeto Educando com a Horta Escolar, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE)/Programa Nacional de Alimentao Escolar em parceria com a Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO). Caderno Caderno Caderno Caderno Caderno Autoria: Paula Fernanda de Melo Rocha Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano EDEN Projeto Grfico: ViaBrasil Impresso: ................ Ilustraes: Alex Amorim Secretaria Municipal de Educao de Valparaso/GO 1: A horta escolar dinamizando o currculo da escola 2 edio 2: Orientaes para implantao e implementao da horta escolar 2 edio 3: Alimentao e nutrio caminhos para uma vida saudvel 2 verso e 1 edio 4 volume I: Aprendendo com a Horta I 6 a 10 anos 4 volume II: Aprendendo com a Horta II 11 a 14 anos

Representantes do FNDE Presidente do FNDE Daniel Balaban Diretor de Aes Educacionais Diretor Nacional do Projeto Rafael Torino Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Alimentao Escolar Albaneide Peixinho Coordenadora do Projeto Najla Veloso Sampaio Barbosa

Representantes da FAO Representante da FAO no Brasil Jos Tubino Oficial Tcnica Vera Boerger

www.educandocomahorta.org.br Braslia Brasil 2009

AGRADECIMENTOS

Agradecemos equipe coordenadora e de consultores do projeto, Najla Veloso, Edilene Costa, Mriam de Oliveira, Slvia Slene, Juarez Calil, Josu Raphael e Maria do Carmo Fernandes, pelo apoio na elaborao desse material. Agradecemos FAO, na pessoa da Sra. Vera Boerger, pelas apreciaes e sugestes. Agradecemos ao municpio de Valparaso de Gois/GO pela gentileza da cesso das imagens da Turma do Tomatildo que , certamente, tornaram esse material mais colorido e atraente.

APRESENTAO
Caros e caras estudantes, Este caderno foi elaborado para ajudar na construo da horta na sua escola e tambm enriquecer a reflexo e os trabalhos desenvolvidos a partir do Projeto Educando com a Horta Escolar. Este Projeto foi desenvolvido a partir da cooperao tcnica entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao do Ministrio da Educao (FNDE/MEC) e a Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO). O Projeto Educando com a Horta Escolar acredita que a horta na escola pode enriquecer as atividades desenvolvidas nesse espao, uma vez que permite aos estudantes, professores e comunidade refletir sobre alimentao, sade, nutrio, meio ambiente e qualidade de vida. Portanto, a horta na escola uma maneira gostosa e interessante de: Aprender mais sobre alimentao, nutrio e sade; Favorecer a prtica de trabalhos coletivos; Promover a interao entre as vrias disciplinas; Gerar novos conhecimentos e aplic-los na vida diria e na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

importante dizer tambm que no trabalho com a horta todas as pessoas podem participar e so importantes. Convide professores, merendeiras, agricultores, familiares, empresrios, representantes do governo e todos os que quiserem contribuir. A horta deve ser uma estratgia de aprendizagem para todos! Para voc, preparamos essa cartilha, que faz parte de um material didtico constitudo por quatro cadernos:

Caderno 1 A horta escolar dinamizando o currculo da escola Esse caderno objetiva subsidiar os professores, para que eles reflitam e desempenhem bem as atividades pedaggicas junto horta e sua turma. Caderno 2 Orientaes para implantao e implementao da Horta Escolar Este caderno oferece informaes bsicas sobre como implantar e implementar a horta na escola. um material que pode ser utilizado pelo professor ou por outros profissionais. Caderno 3 Alimentao e Nutrio: caminhos para uma vida saudvel Este caderno traz um conjunto de informaes para enriquecer o trabalho pedaggico do professor e permitir que ele tenha mais informaes sobre as questes que envolvem a alimentao, nutrio e sade das crianas e adolescentes. Caderno 4 Aprendendo com a horta Volume 1 Esse caderno foi elaborado para os estudantes de 6 a 10 anos. Ele tambm foi indicado para momentos de estudos coletivos, sob orientao de um professor ou outro profissional e objetiva propor uma divertida e importante leitura sobre alimentao, nutrio, sade, meio ambiente e qualidade de vida Caderno 4 Aprendendo com a horta Volume 2 Esse o seu caderno. Ele indicado para momentos de estudos coletivos, sob orientao de um professor ou outro profissional e tem como objetivo propor uma divertida e importante leitura sobre alimentao, nutrio, sade, meio ambiente e qualidade de vida.

APROVEITE PARA LER E DISCUTIR COM SEUS COLEGAS!!!

PARA COMEO DE CONVERSA...


Ns moramos no planeta Terra, que, alm de nossa casa, tambm morada de todos os outros seres vivos, de diferentes espcies. Voc faz parte do ecossistema, logo, precisa ter responsabilidade sobre ele.

Ecossistema a relao entre todos os elementos que compem a natureza, como a gua, o solo, as plantas e os animais. Todos esses elementos esto ligados entre si, mantendo um equilbrio. Se h alterao em qualquer elemento, todo o sistema pode sofrer as consequncias e perder o equilbrio existente.

Somos seres interdependentes, ou seja, dependemos uns dos outros para existir. Cada vez que um animal ou planta entra em extino, a biodiversidade atingida e gera um desequilbrio na natureza. Todos so importantes! Assim, preciso que ns, seres humanos, compreendamos que nossa existncia equilibrada e saudvel no mundo depende da preservao de outras espcies e tambm dos recursos disponveis. O planeta finito, ou seja, os recursos que temos hoje podem acabar se no soubermos us-los de maneira adequada, atendendo nossas necessidades sem desperdcios ou exageros. preciso analisar nossas aes em longo prazo, estudando as consequncias de cada uma delas no futuro. Por isso, muito importante que cada um faa alguma coisa para preservar a natureza e garantir tambm s prximas geraes o direito de sobreviver e usufruir dos mesmos recursos que dispomos hoje, afinal, tudo o que utilizamos e consumimos retirado dela.

10

A biodiversidade refere-se variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade gentica dentro das populaes e espcies, a variedade de espcies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funes ecolgicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hbitats e ecossistemas formados pelos organismos . (www.ambientebrasil.com.br)

Voc sabe o que pode fazer para ajudar? Evitar o desperdcio simples e voc pode contribuir muito. Vejamos algumas dicas importantes:

Apague a luz sempre que no estiver precisando;

Procure regar as plantas nos horrios em que o sol estiver mais fraco (no incio da manh ou no final da tarde) porque isso evita a evaporao de grande parte da gua utilizada;

Feche as torneiras, principalmente enquanto escova os dentes;

Lembre-se de pedir a quem estiver cozinhando para tampar as panelas ao fogo, pois assim os alimentos cozinham mais rpido e voc ainda economiza gs;

11

Evite ficar muito tempo embaixo do chuveiro. possvel tomar banho e higienizar bem todo o corpo em apenas 5 minutos;

Verifique se existe algum vazamento de gua na sua casa ou na escola;

Desligue aparelhos de som ou televisores se no estiver usando;

Separe o lixo da sua casa e da sua escola e d um destino certo para cada um;

Aproveite ao mximo tudo o que os alimentos lhe oferecem;

Procure reciclar os materiais que dispe ou prefira consumir produtos j reciclados; Roupas, brinquedos, livros e jogos usados podem ser doados para outras pessoas;

Use seu caderno at o fim e evite desperdiar folhas de papel;

12
Sirva-se do lanche da escola apenas na quantidade que pretende consumir;

Aproveite as embalagens de vidro ou plstico para guardar alimentos na geladeira ou no freezer. Evite ligar o ferro para passar apenas uma pea de roupa; Muitas outras coisas podem ser feitas, s depende de voc!

ALGUMAS CURIOSIDADES:

Uma s pilha contamina o solo durante 50 anos. Voc sabia existem locais prprios para recolher as pilhas velhas? Uma torneira a pingar significa 190 litros de gua por dia que vo pelo cano abaixo. Voc sabe o que pode fazer com 190 litros de gua? Estudos mostram que as plantas conseguem remover 87% dos elementos txicos do ambiente de uma casa no espao de 24 horas. Somente 37% do papel nos escritrios realmente reciclado, o resto queimado. Como voc costuma utilizar o papel da sua casa e da sua escola? Um litro de leo combustvel usado pode contaminar 1.000.000 de litros de gua. Voc j imaginou quantos animais e pessoas so prejudicadas pela poluio dos lagos, rios e mares? Menos de 50% da produo nacional de papel ondulado ou papelo reciclado atualmente. O que voc faz com as caixas de papelo na sua casa e na sua escola? Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em mdia, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. O que voc acha que pode ser feito para cada um produzir menos lixo?
(Fonte: www.ambientebrasil.com.br - com adaptaes)

13

Esta cartilha tem como principal objetivo levar voc a refletir sobre sua responsabilidade, afinal, todos somos responsveis pelo mundo que temos, pois vivemos nele e nossa realidade o reflexo da forma como estamos agindo sobre ele. Se voc deseja um mundo melhor, mais justo, feliz e sustentvel, sua responsabilidade contribuir para isso. E essa cartilha traz algumas informaes e dicas que podem ajudar nesse desafio. O desenvolvimento sustentvel aquele que satisfaz as necessidades atuais das pessoas sem comprometer a capacidade das futuras geraes para satisfazer as suas. (Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento)

Voc conhece o Projeto Educando com a Horta Escolar? Este projeto acredita que possvel promover uma educao integral, que envolve alunos, pais e comunidade na construo da horta para a promoo de uma alimentao saudvel e ambientalmente sustentvel.

14

No entanto, to importante quanto fazer parte do Projeto Educando com a Horta Escolar na sua escola, necessrio que voc se comprometa com os princpios da educao ambiental, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida e a qualidade de vida da comunidade que voc mora. A Educao Ambiental deve ser entendida como os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Poltica Nacional de Educao Ambiental). O Projeto Educando com a Horta Escolar pode te ajudar a aprender mais sobre tudo isso e se tornar um cidado consciente e ativo na sua comunidade. Pequenas atitudes podem fazer a diferena, s cada um fazer a sua parte! Vamos comear?

A HORTA NA ESCOLA
A primeira lio importante para fazer parte do Projeto Educando com a Horta Escolar aprender que todas as diferenas precisam ser respeitadas e valorizadas. Ningum bom em tudo! As pessoas possuem diferentes qualidades e habilidades. Conviver com as diferenas uma grande oportunidade para reconhecermos o quanto podemos aprender e ensinar no convvio com os outros. O trabalho da horta na escola feito em grupo e, para trabalhar em grupo, precisamos ter a capacidade de ouvir; dar e aceitar opinies; partilhar conhecimentos e valorizar os conhecimentos dos outros; participar das discusses e tomada de decises; assumir responsabilidades; e estar aberto construo de novos saberes.

Por meio da horta escolar, desejamos: Propiciar o comprometimento de toda a comunidade escolar com o ambiente; Gerar relaes de amizade e respeito s diferenas; Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questes ambiental, alimentar e nutricional; Gerar conhecimentos prticos para a produo de alimentos saudveis, especialmente hortalias para enriquecer a alimentao escolar; Estimular momentos dinmicos, participativos, prazerosos, que envolvam toda a comunidade escolar e os diversos conhecimentos adquiridos em vrias disciplinas; Proporcionar descobertas a respeito da nossa realidade local e das alternativas de mudanas; Oportunizar aprendizagens significativas; Favorecer momentos para que todos os profissionais da escola e toda a comunidade escolar possam interagir e desenvolver um trabalho coletivo; Reeducar e estimular um estilo de alimentao saudvel.

15

PENSANDO EM SUA SALA DE AULA...


Voc j parou para pensar que possvel envolver vrios contedos de todas as disciplinas no aprendizado sobre horta? Vejamos algumas sugestes: Portugus: Que tal fazer uma redao falando sobre suas expectativas em relao ao Projeto Educando com a Horta? Vamos elaborar algumas perguntas para pesquisar sobre os hbitos alimentares da comunidade escolar e depois discutir os resultados da pesquisa e elaborar um relatrio para divulgar estes resultados? O que acha de construir um jornalzinho para divulgar o Projeto e as aes realizadas na sua escola? J pensou o quanto seria interessante e til escrever uma carta para uma autoridade explicando o Projeto e solicitando alguma ajuda? Vamos confeccionar cartazes de divulgao do Projeto na comunidade? Que tal um concurso de poesia sobre horta?

16

Matemtica: Vamos calcular os custos iniciais do Projeto Educando com a Horta Escolar? Assim possvel fazer um bom planejamento e investir melhor o dinheiro disponvel. Aps fazer uma pesquisa sobre os hbitos alimentares da comunidade escolar, que tal construir alguns grficos com os resultados? O que acha de representar percentualmente os alimentos que so mais consumidos em sua regio em cada poca do ano? J pensou como pode ser divertido medir os ingredientes de uma receita e prepar-la na cozinha da escola com a sua turma? Vamos pesquisar qual o tempo gasto pela natureza para absorver completamente o plstico, o papel, o vidro, etc? Quais so os indicadores de subnutrio e obesidade no Brasil? Esses ndices se modificaram no decorrer do tempo?

Conhece a densidade das plantas? Ou seja, sabe quantas alfaces, por exemplo, possvel plantas em um metro quadrado? Geografia: Qual a influncia do clima e do solo na produo de cada hortalia? Por que na regio em que moro algumas hortalias existem em maior quantidade que outras? Que fatores contribuem para isso? E as hortalias que no so produzidas no meu estado, como chegam at aqui? Existe alguma forma de melhorar o clima na minha escola ou isso depende apenas das condies climticas do meu estado ou municpio? Como o ecossistema da minha regio? Quais plantas e animais fazem parte da biodiversidade do meu ecossistema? Cincias: Quais so os nutrientes presentes em cada hortalia produzida na horta da sua escola? Qual a funo de cada um desses nutrientes no nosso organismo? Como podemos produzir adubo orgnico na nossa escola? Como as minhocas podem contribuir para um solo de melhor qualidade para a horta? Voc sabe produzir um minhocrio? Voc sabia que possvel controlar as pragas sem o uso de agrotxicos? Vamos construir uma roda dos alimentos bem grande e bonita para expor prximo cantina da escola e informar toda a comunidade sobre cada grupo de alimento? Voc sabe o que cadeia alimentar? Vamos estudar sobre isso e descobrir sua importncia para a preservao da natureza? Voc j estudou sobre o ciclo da gua? Como a gua chega at a sua escola ou at sua casa? Essa gua de qualidade para o consumo? O que possvel ser feito para reduzir o consumo da gua? Como devemos molhar as hortalias da nossa horta para evitar o desperdcio de gua? Voc sabe o que fazer para aproveitar a gua da chuva? Vamos pesquisar os rtulos dos alimentos que mais consumimos e discutir o valor nutricional de cada um?

17

Histria: Como era a alimentao no Brasil em 1500? O que mudou? Por qu? Qual o pas de origem de cada hortalia produzida na horta da sua escola? Qual a influncia da cultura na produo e consumo de determinados alimentos? O arroz, o feijo, a batata e a mandioca fazem parte da alimentao da maioria dos brasileiros. Voc conhece a histria desses alimentos? Como a minha regio? Quais so os alimentos mais consumidos na regio em que moro? Por qu? Tambm possvel fazer essa mesma pesquisa sobre todas as outras regies brasileiras. Artes: J pensou como a arte pode estar presente em vrias atividades de todas as disciplinas? possvel fazer uso dela ao confeccionar um bonito cartaz, ao preparar um mural informativo, ao construir maquetes, ao enfeitar a horta e muito mais. Outra sugesto confeccionar diversas coisas legais com materiais reciclveis: garrafas pet, palitos de picol, jornal velho, latinhas de refrigerante, caixas de leite, retalhos de tecido etc. Tambm vale ensaiar uma dana, uma pea de teatro e produzir lindas pinturas.

18

Ingls: Como se chama, em ingls, as hortalias plantadas na sua escola? Vamos elaborar um cardpio internacional, com as opes escritas em portugus e ingls? Muitas outras atividades podem ser feitas, por isso, converse com seus colegas e professores da escola e faa coisas bem interessantes. Assim, voc aprende mais e ainda se diverte!

APRENDENDO MAIS SOBRE HORTA...


Nas hortas, so produzidas as hortalias, que so todos os vegetais cultivveis nesse espao, tais como: razes, tubrculos, folhosos, flores, frutos e sementes. As hortalias so mais conhecidas como verduras e legumes. Nas hortas tambm podem ser produzidas frutas e ervas medicinais. As hortalias so mais conhecidas como verduras e legumes.

19

Voc sabia que algumas ervas tm funo medicinal? Voc sabe o que uma planta medicinal? Para que serve? Conhece alguma? Discuta isso com seus professores e colegas e aprenda ainda mais sobre esse assunto.

Voc sabe o que preciso para ter uma horta na sua escola? Alm de vontade e disposio, so necessrias algumas ferramentas. Vamos conhec-las?

AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NA HORTA


1. Ancinho serve para destorroar, revolver a terra e limpar a superfcie dos canteiros; 8. Gadanho serve para revolver o composto orgnico; 9. Irrigao (mangueira, regador e aspersores) equipamentos utilizados na rega (irrigao) das hortalias; 10. P comum serve para destorroar e alisar a terra dos canteiros; 11. P reta auxilia na preparao do solo e na arao de reas pequenas; 12. Peneira utilizada na preparao de composto orgnico e hmus de minhoca;

2. Carrinho de mo transporte de ferramentas e de insumos para a horta; 3. Colher de transplante retirada de mudas de canteiros e sementeiras; 4. Escarificador possibilita afofar a terra dos canteiros; 5. Enxada auxilia na abertura de covas, capina, revolvimento do solo e formao de canteiros;

20

6. Enxadinha (sacho) auxilia na capina dos canteiros e na semeadura; 7. Estacas e barbantes servem para marcao dos canteiros;

13. Pulverizador utilizado nas pulverizaes foliares com defensivos alternativos para controle de insetos e pragas; 14. Rolo de Barbante

Os espaos necessrios para a horta e o local ideal precisam de um estudo e planejamento que deve ser feito junto aos professores e demais parceiros. As hortas normalmente so implantadas em canteiros. Mas tambm possvel fazer uma horta utilizando caixas dgua vazias, baldes, vasos, garrafas pet e outros recipientes. Isso depende do seu espao. Para esse trabalho, voc pode convidar seus pais, tios, vizinhos, amigos e outras pessoas. A contribuio de todos bem-vinda. Ento, voc conhece algum que entenda de horta? Vamos pedir ajuda e mos obra!

21

A HORTA E A SUA ALIMENTAO


Voc sabia que no Brasil todas as pessoas tm direito alimentao? Voc pode discutir mais sobre isto com seu (ua) professor(a). Com o qu voc costuma se alimentar? Do que voc gosta? Voc conhece o valor nutricional do que costuma comer? Sabe as consequncias disso no seu organismo? Voc tem acesso a hortalias, frutas, verduras e legumes? Se no tem, por qu? Como a alimentao oferecida na sua escola? Voc j parou para pensar como a modernizao da vida mudou nossa alimentao? Comemos cada vez mais rpido e com menor qualidade. Alm disso, os meios de comunicao de massa, como a televiso, por exemplo, influenciam fortemente nossas preferncias por determinados alimentos. Contudo, apesar das propagandas sempre garantirem o sabor dos alimentos, nunca alertam para os prejuzos do consumo em excesso! (Fala de um personagem)

22

Uma alimentao inadequada pode provocar doenas e comprometer o crescimento fsico e o desenvolvimento intelectual. Por isso, muito importante que nossa alimentao seja saudvel, com alimentos que atendem as necessidades do nosso organismo. Uma alimentao saudvel e equilibrada deve conter diversos nutrientes: carboidratos, protenas, lipdios (gorduras), gua, vitaminas, minerais e fibras. Cada nutriente assume uma funo diferente no nosso organismo, por isso, todos eles so importantes. Voc conhece a funo de cada nutriente no organismo? Converse com seu professor ou professora e faa mais essa descoberta

importante saber tambm que cada pessoa possui necessidades alimentares diferentes, pois estas variam de acordo com o gnero, a idade e a prtica de atividades fsicas. Entretanto, devido ao valor nutricional dos alimentos, existem aqueles que podem ser consumidos em maior quantidade e outros que devem ser consumidos em menor quantidade, mas todos so importantes! Para facilitar esse entendimento, existe a Pirmide dos alimentos. Voc j ouviu falar sobre isso? Essa roda nos ajuda a entender o valor nutricional dos alimentos e a quantidade que devemos ingerir para manter nosso organismo saudvel e em equilbrio.

23

Ento, lembre-se: quanto mais variada for sua alimentao, mais saudvel ela , pois cada alimento possui diferentes nutrientes e nosso organismo precisa de todos eles!!!

Os sucos artificiais e refrigerantes no podem ser consumidos como se fossem gua, pois no so substitutivos. Esses produtos possuem elementos qumicos prejudiciais sade quando consumidos em excesso!

Em sntese, podemos dizer que uma alimentao saudvel aquela que:

24
Respeita e valoriza os alimentos locais e da poca; Possui um custo econmico acessvel; saborosa... Mas aqui precisamos lembrar que muitas coisas saborosas no so valorizadas por ns e, por isso, sequer nos damos a oportunidade de experimentar certos alimentos!; variada em cores e sabores; So alimentos consumidos em harmonia entre quantidade e qualidade; higienizada, ou seja, livre de contaminaes;1 Possui todos os nutrientes necessrios ao crescimento e desenvolvimento das pessoas, de acordo com sua idade e suas atividades dirias.
1

Voc conhece a cozinha da sua escola, onde so preparados os alimentos consumidos por voc? Este precisa ser um espao bastante limpo e os alimentos precisam ser manuseados adequadamente. E as pessoas que trabalham na cozinha, os merendeiros, voc conhece? Como na sua escola? Faa um registro e, quem sabe, proponha mudanas se estas forem necessrias...

PARA SABER MAIS...


Para uma alimentao ainda mais saudvel, alguns hbitos tambm so importantes: Evite ficar muito tempo sem comer; Tome caf da manh todos os dias, isso te ajudar a ficar disposto durante todo o dia; Coma devagar e mastigue bem os alimentos; Fique de olho na quantidade e qualidade dos alimentos que ingere; Evite consumir lquidos durante as refeies, principalmente refrigerantes;

Evite comer assistindo televiso;

Procure comer sempre coisas variadas e experimentar todos os alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes; Pratique alguma atividade fsica diariamente (brinque com seus amigos de bola, faa uma pequena caminhada etc.);

25
Use pouco sal.

Evite comer doces e salgados fritos;

Evite o excesso de acar

Procure valorizar e priorizar a ingesto de alimentos regionais, isto , aqueles mais facilmente produzidos em sua regio. Alm de ser uma forma de economizar dinheiro, costumam ser alimentos mais frescos e saudveis. Consumir alimentos regionais tambm reduz o uso do transporte, que emite vrios poluentes na natureza.

preciso estar atento tambm para os alimentos de cada estao do ano e, para isso, voc precisa conhecer a realidade do local que voc mora. Que caractersticas sua comunidade tem? Quais so os alimentos produzidos em maior quantidade na regio em que voc mora? Existe algum produtor orgnico perto de voc? Pesquise sobre isso e compartilhe suas descobertas!

26

Produtor orgnico aquele que produz produtos sem o uso de adubos qumicos ou agrotxicos. um produto limpo, saudvel, que provm de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrcola est baseado no respeito ao meio ambiente e na preservao dos recursos naturais. O solo a base do trabalho orgnico. Vrios resduos so reintegrados ao solo; esterco, restos de verduras, folhas, aparas, etc., so devolvidos aos canteiros para que sejam decompostos e transformados em nutrientes para as plantas.

Ento, voc j aprendeu que fazer parte do Projeto Educando com a Horta uma maneira gostosa e divertida de aprender coisas diferentes. Converse com seus professores, colegas e familiares sobre tudo o que aprendeu aqui e modifique seus hbitos alimentares e tambm o tipo de alimentao adotada no lanche da sua escola. Voc estar contribuindo para que todos tenham uma vida mais saudvel e feliz. O planeta tambm agradece!

OLHANDO PARA SUA ESCOLA...


Existe horta na sua escola? Se existe, como ela ? O que mudou a partir da implantao da horta? O que ainda precisa mudar? O Projeto Educando com a Horta Escolar j existe na sua escola? Se no existe, o que est faltando? Vimos que a horta traz muitos benefcios para nossa sade, nosso planeta e tambm contribui com a aprendizagem de todos por meio de um trabalho coletivo e participativo. Por isso, reflita sobre as questes abaixo e coloque em prtica tudo o que aprendeu aqui: Como o lixo tratado na sua escola? feito algum tipo de aproveitamento dos materiais reciclveis? A sua escola aproveita o lixo orgnico para produzir adubo para a horta? Como a limpeza da escola (salas de aula, ptio, banheiros, etc)? Os jardins so bonitos e conservados? As torneiras esto sempre fechadas quando no esto sendo utilizadas? O lanche diversificado e saudvel? Se na sua escola j foi implantado o Projeto Educando com a Horta Escolar, que mudanas voc pde perceber?

27

Lembre-se sempre que voc est inserido em um grupo e, por isso, fazer as coisas sozinho no o melhor caminho. Toda pessoa envolvida precisa participar, ter o direito de opinar, expressar seu ponto de vista e contribuir com alguma coisa. No se esquea tambm de registrar tudo o que acontece, pois assim ser possvel saber o que mudou e quais foram os avanos conquistados! Enfim, esperamos que esta cartilha consiga alcanar seus objetivos, favorecendo momentos de crescimento e aprendizados coletivos. Bom trabalho e muito sucesso! Abraos, Equipe do Projeto Educando com a Horta

28

Princpios da Carta da Terra

30

1. Conhea e proteja as pessoas, animais e plantas: Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais e pessoas vivem (mesmo que lhe parea estranho ou diferente); Pea que todos tenham proteo; Lute contra a matana indiscriminada de animais; Cuide das plantas. 2. Sempre respeite estas trs coisas: A vida de todo e qualquer ser vivo; Os direitos das pessoas; O bem estar de todos os seres vivos.

3. Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: gua, terra, ar... E defenda a ideia de que todos tm direito a esses bens naturais. 4. Mantenha limpo o lugar onde voc vive Economize gua; Jogue o lixo no lixo; Procure manter todas as suas coisas em ordem; Separe o lixo seco do orgnico; Adote a ideia dos trs erres: Reduzir Reutilizar Reciclar

31

5. Aprenda mais sobre o lugar em que voc vive Sobre os seres vivos que fazem parte da sua comunidade e dos que vivem em outros lugares do planeta. Conhea e valorize o lugar onde vive e compartilhe com outros o que voc sabe. 6. Todo mundo deve ter o que necessita para viver! No deve existir a misria. Procure desejar ter somente o que realmente precisa. Aprenda a compartilhar o que tem e defenda sempre que: Todos devem ter o que necessitam para viver com dignidade; Todas as crianas tm direito escola; As pessoas necessitadas devem ser aquelas a quem ns devemos ajudar mais.
Fonte: Folder Como est a sua alimentao? Ministrio da Sade. Disponvel em: <http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/impressos/folder/04_0566_F.pdf>

32

7. Todas as crianas so igualmente importantes Todas as crianas devem aprender e crescer juntas; As mulheres tm os mesmos direitos que os homens. 8. Sempre defenda a ideia de que qualquer criana: menino ou menina, de famlia rica ou pobre, negra, branca ou de qualquer outra cor, deste ou de outro pas, que fale nossa lngua ou no, crist, muulmana, de qualquer outra religio ou mesmo as que no tm religio... ... tenha comida, casa, famlia, escola, amigos, brinquedos, alegria e, se estiverem doentes, mdico e medicamentos.

33

9. Diga sim paz e no guerra Procure viver em harmonia com todo mundo; Ajude as pessoas que esto a sua volta e oferea a elas a sua amizade; Colabore para que mais pessoas apreciem as coisas boas e bonitas do nosso planeta; Cuide e ame as outras pessoas, animais e plantas: em casa, na escola e na sua comunidade ou cidade; preciso empenhar-se para que o Homem no faa guerras novamente, nem produza mais armas. Devemos nos esforar para que haja paz em todo o mundo. preciso que todos se entendam e se ajudem mutuamente.

34

10. Estude, dando especial ateno para aquelas coisas que o ajudaro a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta. Procure desejar ter somente o que realmente precisa. Aprenda a compartilhar o que tem e defenda sempre que: Todos devem ter o que necessitam para viver com dignidade; Todas as crianas tm direito escola;

Declarao Universal dos Direitos da gua


Rio de Janeiro, 22 de Maro de 1992 A presente Declarao Universal dos Direitos da gua foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivduos, todos os povos e todas as naes, para que todos os homens, tendo esta Declarao constantemente no esprito, se esforcem, atravs da educao e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigaes anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicao efetiva. Art. 1 - A gua faz parte do patrimnio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nao, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel aos olhos de todos. Art. 2 - A gua a seiva do nosso planeta. Ela a condio essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela no poderamos conceber como so a atmosfera, o clima, a vegetao, a cultura ou a agricultura. O direito gua um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito vida, tal qual estipulado do Art. 3 da Declarao dos Direitos do Homem. Art. 3 - Os recursos naturais de transformao da gua em gua potvel so lentos, frgeis e muito limitados. Assim sendo, a gua deve ser manipulada com racionalidade, precauo e parcimnia. Art. 4 - O equilbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservao da gua e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando

35

normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilbrio depende, em particular, da preservao dos mares e oceanos, por onde os ciclos comeam. Art. 5 - A gua no somente uma herana dos nossos predecessores; ela , sobretudo, um emprstimo aos nossos sucessores. Sua proteo constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigao moral do homem para com as geraes presentes e futuras. Art. 6 - A gua no uma doao gratuita da natureza; ela tem um valor econmico: precisa-se saber que ela , algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer regio do mundo. Art. 7 - A gua no deve ser desperdiada, nem poluda, nem envenenada. De maneira geral, sua utilizao deve ser feita com conscincia e discernimento para que no se chegue a uma situao de esgotamento ou de deteriorao da qualidade das reservas atualmente disponveis. Art. 8 - A utilizao da gua implica no respeito lei. Sua proteo constitui uma obrigao jurdica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questo no deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. Art. 9 - A gesto da gua impe um equilbrio entre os imperativos de sua proteo e as necessidades de ordem econmica, sanitria e social. Art. 10 - O planejamento da gesto da gua deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razo de sua distribuio desigual sobre a Terra. Histoire de LEau, Georges Ifrah, Paris, 1992

36

Disponvel em: http://www.direitoshumanos.usp.br/counter/Onu/MeioAmbiente/texto/texto_7.html

ESTE TESTE SOBRE A SUA ALIMENTAO

37

Se voc achar que mais de uma resposta est certa, escolha a que voc mais costuma fazer quando come. Lembre-se: responda o que voc realmente come e no o que gostaria ou acha que seria mehor. Se voc tiver alguma dificuldade para responder, pea ajuda a algum prximo da famlia, amigo ou vizinho. Escolha s UMA resposta. Vamos comear!

COMO EST A SUA ALIMENTAO?

38

39

Se voc marcou mais carinhas alegres, PARABNS. Voc est no caminho para uma alimentao saudvel. Melhor ainda se procurar nunca ficar parado. Desa uma parada de nibus antes, dance, passeie com o cachorro, suba escadas. Se a quantidade de carinhas tristes e alegres que voc marcou foi igual, veja onde marcou carinhas tristes e tente fazer aquilo que estiver nas respostas com mais carinhas alegres. Lembre-se: uma alimentao saudvel deve ser bem variada. Alm disso, coma tudo com moderao, sem exagerar. O exagero inimigo da sade. Se voc marcou mais carinhas tristes, a sua alimentao no est saudvel. Cuidado! Observe se est consumindo frituras, sal, lcool, doces, pois podem prejudicar sua sade.

40

Fonte: Folder Como est a sua alimentao? Ministrio da Sade. Disponvel em: <http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/impressos/folder/04_0566_F.pdf>

Filtro d'gua ( meio ambiente)


A natureza filtra naturalmente toda a gua que vem da chuva. A gua passa por diversas camadas de solo at chegar aos rios subterrneos e de l voltarem a superfcie numa nascente cristalina. Para imitar e entender melhor a natureza, podemos construir o filtro ao lado. 1 2 3 4 5 6 Cortar o fundo de uma garrafa de refrigerante de dois litros. Lavar bem. Colocar primeiro um pouco de algodo limpo tampando a sada do gargalo. Depois, em ordem, conforme o desenho, colocar pedras e areia. Tanto a areia e as pedras devem ser lavadas antes com gua limpa. Colocar a garrafa sobre um copo grande ou uma jarra. Colocar gua limpa no filtro para que seja lavado antes de usar, isso tambm faz com que a areia e as pedras se acomodem. Preparar gua suja com pedacinhos de papel, gua com terra, pedaos de folhas de plantas, ptalas de flores, cascas e sementes de frutas etc. Misturar tudo muito bem. Observar que todos os ingredientes sejam orgnicos e no qumicos. Despejar a gua suja aos poucos com a ajuda de uma concha, e observar como a gua sai limpa pelo gargalo, deixando toda a sujeira dentro do filtro. Observar apenas o processo, no beber a gua. Essa gua no considerada potvel e pronta pra o consumo.

41

http://aprendizagememacao.blogspot.com/2008/03/filtro-dgua-meio-ambiente.html

S-ar putea să vă placă și