Sunteți pe pagina 1din 4

CETICISMO

Definio
O ceticismo um corrente de pensamento filosfico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Criado na Grcia Antiga por Pirro de lis (filsofo grego), esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmao considerada verdadeira sem comprovao). De acordo com os cticos, todo conhecimento relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condies do objeto que est sendo analisado. Como a cultura (regras, leis, costumes, vises e mundo, crenas) muda em cada perodo histrico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossvel estabelecer o que real e irreal ou correto e incorreto. Logo, os cticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questes, no fazendo julgamentos. Assim, o ctico defende a indiferena total.

O ceticismo (AO 1945: cepticismo) (derivado do verbo grego , transl. skptomai, "olhar distncia", "examinar", "observar") a doutrina que afirma que no se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade, o que implica numa condio intelectual de questionamento permanente e na inadmisso da existncia de fenmenos metafsicos, religiosos e dogmas. O termo originou-se a partir do nome comumente dado a uma corrente filosficaoriginada na Grcia Antiga.
O Ceticismo a doutrina do constante questionamento. O termo Ceticismo de origem grega e significa exame, seu fundador foi Pirro, no sculo IV a.C.. Pintor nascido no Peloponeso, no deixou nenhum escrito filosfico sobre o assunto, mas desenvolveu um grande interesse por filosofia que o levou a fundar uma escola filosfica que garantiu sua reputao entre os contemporneos. Pirro deixou como discpulo Tmon, que, por sua vez, produziu uma vasta obra escrita da qual s nos restaram alguns fragmentos. A escola ctica criada por Pirro passa por um perodo de escurido com a morte de seu fundador e renasce com Enesidemo, cujo perodo de vida no muito bem determinado, porm sua obra muito conhecida. A partir da aparecem com destaque os nomes de Agripa, Sexto Emprico e Antoco de Laodicia. At que chega ao fim o perodo do chamado Ceticismo Antigo.

O ceticismo costuma ser dividido em duas correntes:

Ceticismo filosfico - uma postura filosfica em que pessoas escolhem examinar de forma crtica se o conhecimento e percepo que possuem so realmente verdadeiros, e se algum pode ou no dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro; exatamente esse que comea com a escola de Pirro e
que se expandiu pela chamada Nova Academia que ampliou as perspectivas tericas, refutando verdades absolutas e mentiras. Seus seguidores alegavam a impossibilidade de alcanar o total conhecimento e adotaram mtodos empricos para afirmar seus conhecimentos. Assim, o Ceticismo Filosfico se dedicou a examinar criticamente o conhecimento e a percepo sobre a verdade.

Ceticismo cientfico - postura cientfica e prtica, em que se questiona de forma constante e contumaz a veracidade de qualquer alegao; procurando de forma permanente por argumentos que possam corrobor-las ou invalid-las, fazendo-o sempre em acordo com o mtodo cientfico.Tem, naturalmente,
ligao com o Ceticismo Filosfico, que a base de tudo. Porm no so idnticos e muitos dos praticantes do Ceticismo Cientfico no concordam as proposies da corrente filosfica. A corrente cientfica a contempornea, as pessoas que se identificam como cticas so aquelas que apresentam uma posio crtica geralmente baseando-se no pensamento crtico e nos mtodos cientficos para constatar a validade das coisas. Assim, ganha muita importncia a evidncia emprica, o que no quer dizer que os cticos faam seu uso constantemente. A necessidade de evidncias cientficas mais recorrente na rea da sade, onde os experimentosno podem colocar em risco a vida das pessoas.

Obs: Entre os cticos h os chamados desenganadores que dedicam-se ao combate contra o charlatanismo, expondo suasprticas falsas e no-cientficas. Os religiosos afetados por esses indivduos, quando chamados a provar suas convices, preferem atingir pessoalmente os cticos e no discutir suas prticas. Por outro lado, h tambm o pseudo-ceticismo, que, invs de manter o perfil de questionamento, partem logo para a negao. Assim, o Ceticismo pode levar a um ciclo vicioso e tornar seu praticante em um fantico tecnolgico.

Continuaao

Ceticismo filosfico
O Ceticismo filosfico originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita por Pirro de lis (360-275 a.C.), que viajou at a ndia numa das campanhas de Alexandre, o Grande para aprofundar seus estudos, e props a adoo do ceticismo "prtico" (ver tambm Pirronismo). Subseqentemente, na "Nova Academia", Arcesilau (315-241 a.C.) e Carnades (213-129 a.C.) desenvolveram mais perspectivas tericas, que refutavam concepes absolutas de verdade e mentira. Carneades criticou as vises dos dogmatistas, especialmente os defensores do estoicismo, alegando que a certeza absoluta do conhecimento impossvel. Sexto Emprico (200 d.C.), a maior autoridade do ceticismo grego, desenvolveu ainda mais a corrente, incorporando aspectos do empirismo em sua base para afirmar o conhecimento. Ou seja,o ceticismo filosfico procurar saber, no se contentando com a ignorncia fornecida atualmente pelos meios pblicos, por meio da dvida. Opem-se ao dogmatismo, em que possvel conhecer a verdade.

Ceticismo cientfico
O ceticismo cientfico tem relao com ceticismo filosfico, mas eles no so idnticos. Muitos praticantes do ceticismo cientfico no so adeptos do ceticismo filosfico clssico. Quando crticos de controvrsias cientficas, terapias alternativas ou paranormalidades so ditos cticos, isto se refere apenas postura ctica cientfica adotada. O termo ctico usado atualmente para se referir a uma pessoa que tem uma posio crtica em determinada situao, geralmente por empregar princpios do pensamento crtico e mtodos cientficos (ou seja, ceticismo cientfico) para verificar a validade de idias. Os cticos vem a evidncia emprica como importante, j que ela prov provavelmente o melhor modo de se determinar a validade de uma idia. Apesar de o ceticismo envolver o uso do mtodo cientfico e do pensamento crtico, isto no necessariamente significa que os cticos usem estas ferramentas constantemente. Os cticos so freqentemente confundidos com, ou at mesmo apontados como, cnicos. Porm, o criticismo ctico vlido (em oposio a dvidas arbitrrias ou subjetivas sobre uma idia) origina-se de um exame objetivo e metodolgico que geralmente consenso entre os cticos. Note tambm que o cinismo geralmente tido como um ponto de vista que mantm uma atitude negativa desnecessria acerca dos motivos humanos e da sinceridade. Apesar de as duas posies no serem mutuamente exclusivas, cticos tambm podem ser cnicos, cada um deles representa uma afirmao fundamentalmente diferente sobre a natureza do mundo. Os cticos cientficos constantemente recebem tambm, acusaes de terem a "mente fechada" ou de inibirem o progresso cientfico devido s suas exigncias de evidncias cientificamentevlidas. Os cticos, por sua vez, argumentam que tais crticas so, em sua maioria, provenientes de adeptos de disciplinas pseudocientficas, tais como homeopatia, reiki, paranormalidade eespiritualismo, cujas vises no so adotadas ou suportadas pela cincia convencional. Segundo Carl Sagan, ctico e astrnomo, "voc deve manter sua mente aberta, mas no to aberta que o crebro caia". A necessidade de evidncias cientificamente adequadas como suporte a teorias mais evidente na rea da sade, onde utilizar uma tcnica sem a avaliao cientfica dos seus riscos e benefcios pode levar a piora da doena, gastos financeiros desnecessrios e abandono de tcnicas comprovadamente eficazes.

Por esse motivo, no Brasil vedado aos mdicos a utilizao de prticas teraputicas no reconhecidas pela comunidade cientfica.

Desenganadores
Um desenganador (em ingls: debunker) um ctico engajado no combate a charlates e idias que, na sua viso, so falsas e no-cientficas. Alguns dos mais famosos so: James Randi, Basava Premanand, Penn e Teller e Harry Houdini. Religiosos contrrios aos grupos de cticos desenganadores dizem que suas concluses esto cheias de interesse prprio e que nada mais so que novos movimentos de cruzadas de crentes com a necessidade de assim se afirmarem. Entretanto, quando esses mesmos crticos so chamados a comprovar cientificamente suas teorias e alegaes, a maioria dos religiosos refugam qualquer tipo de discusso preferindo partir para ataques pessoais contra os cticos (segundo randi.org, um portal auto-denominado ctico).

Pseudo-ceticismo
O termo pseudo-ceticismo ou ceticismo patolgico usado para denotar as formas de ceticismo que se desviam da objetividade. A anlise mais conhecida do termo foi conduzida porMarcello Truzzi que, em 1987, elaborou a seguinte conceituao: Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere dvida ao invs da negao - descrdito ao invs de crena crticos que assumem uma posio negativa ao invs de uma posio agnstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "cticos" so, na verdade, "pseudo-cticos". Em sua anlise, Marcello Truzzi argumentou que os pseudo-cticos apresentam a seguinte conduta:

A tendncia de negar, ao invs de duvidar. A realizao de julgamentos sem uma investigao completa e conclusiva. Uso de ataques pessoais. A apresentao de evidncias insuficientes. A tentativa de desqualificar proponentes de novas idias taxando-os pejorativamente de 'pseudocientistas', 'promotores' ou 'praticantes de cincia patolgica'. A apresentao de contra-provas no fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invs de se basearem em evidncias. A sugesto de que evidncias inconvincentes so suficientes para se assumir que uma teoria falsa. A tendncia de desqualificar 'toda e qualquer' evidncia.

O termo pseudo-ceticismo parece ter suas origens na filosofia, na segunda metade do sculo 19.

Ceticismo como inrcia


A cincia moderna baseada no ceticismo. Por um lado, a cincia deve estar sempre aberta a novas idias (por mais estranhas que paream), desde que apoiadas em evidncias cientficas, mas deve faz-lo de forma que sejam sempre devidamente escrutinadas, de modo a assegurar a veracidade de suas implicaes e resultados. Sempre que uma nova hiptese formulada ou uma nova alegao realizada, toda a comunidade cientfica se mobiliza de modo a comprovar sua viabilidade terica e prtica. Como em qualquer outro plano, quanto mais incomuns forem as novas idias e invenes, mais resistncia tendem a enfrentar durante seu escrutnio por meio do mtodo cientfico. Uma conseqncia disso que vrios cientistas atravs da histria, ao apresentarem suas idias, foram inicialmente recebidos com alegaes de fraude por colegas que no desejavam ou no eram capazes de aceitar algo que requereria uma mudana em seus pontos de vista estabelecidos. Por exemplo, Michael Faraday foi chamado de charlato por seus contemporneos quando disse que podia gerar uma corrente eltrica simplesmente movendo umm por uma bobina de fio. Em Janeiro de 1905, mais de um ano aps Wilbur e Orville Wright terem feito o seu histrico primeiro vo em Kitty Hawk (em 17 de Dezembro de 1903), a revista Scientific American publicou um artigo

ridicularizando o vo dos Wright. Com assombrosa autoridade, a revista citou como principal razo para questionar os Wright o fato de a imprensa americana ter falhado em cobrir o vo. [17]Outros a se juntarem ao movimento ctico foram o New York Herald, o Exrcito Americano e inmeros cientistas americanos. Somente quando o presidente Theodore Roosevelt ordenou tentativas pblicas no Forte Mayers, em 1908, aps o voo do 14-bis de Alberto Santos Dumont, numa aeronave aprimorada, os irmos Wright comprovaram suas afirmaes e compeliram at os cticos mais zelosos a aceitarem a realidade das mquinas voadoras mais pesadas que o ar. Na verdade, os irmos Wright foram bem sucedidos em demonstraes pblicas do vo de sua mquina cinco anos antes do vo histrico .Nesse contexto, embora o voo dos irmos Wright, mesmo no calando os cticos, tenha sido talvez o primeiro onde uma nave mais pesada do que o ar alou voo, o primeiro voo de uma mquina capaz de alar voo totalmente por conta prpria, sem ajuda de catapultas, contudo corretamente creditado a Santos Dumont, esse devidamente registrado e documentado. A maioria das invenes revolucionrias modernas, como o microscpio de corrente de tunelamento, que foi inventado em 1981, ainda encontram intenso ceticismo e at mesmo ridculo quando so anunciados pela primeira vez. Como fsico, Max Planck observou em seu livro "The Philosophy of Physics" [A Filosofia da Fsica], de 1936: "uma importante inovao cientfica raramente faz seu caminho vencendo gradualmente e convertendo seus oponentes: raramente acontece que 'Saulo' se torne 'Paulo'. O que realmente acontece que os seus oponentes morrem gradualmente e a gerao que cresce est familiarizada com a idia desde o incio". importante que o ctico mantenha-se neutro, tenha conscincia de sua posio e evite um ceticismo descontrolado que possa vir a transformar-se num fanatismo tecnologico ou cientificista. Por exemplo, membros da Sociedade da Terra Plana acreditam que o planeta Terra no esfrico, e sim plano sendo que numa reviso mais recente descobriu assemelhar-se com um disco. Outro exemplo interessante diz respeito aos boatos referentes misso Apollo, em que uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup em 1999 constatou que 6% da populao norte-americana ainda no acreditava que o homem houvesse pousado na Lua.

S-ar putea să vă placă și