Sunteți pe pagina 1din 7

Cap.

7 - O c o n h e c i m e n t o filosfico

85 aquilo que e no outra (identidade) e deve sempre ser do mesmo modo (permanncia). Ora, nenhum desses princpios pode se aplicar s coisas concretas que existem no mundo sensvel, pois elas so mltiplas (h muitas casas e uma casa no igual outra) e no permanentes (esta casa no existia h dez anos e pode deixar de existir no prximo ano). Plato pensa, ento, na existncia do mundo das idias, o mundo dos seres verdadeiros, unos, idnticos a si mesmos e permanentes porque no esto sujeitos a mudanas. O mundo sensvel acessvel aos sentidos, mas, sendo o mundo da multiplicidade e do movimento, ilusrio, sombra, cpia do verdadeiro mundo.Acima dele, o mundo das idias gerais e das essncias imutveis pode ser atingido atravs da contemplao e ^ da depurao dos enganos dos sentidos. O mundo dos sentidos regido pela opinio e o mundo das idias regido pela cincia. Nosso esprito se eleva das coisas mltiplas e sensveis para as idias unas e imutveis por meio de um movimento dialtico, que consiste no vencer a crena nos dados do mundo sensvel e na utilizao sistemtica do discurso para chegar ordem da verdade.

Scrates,entretanto, no define o prprio ser humano. Por qu? Porque, ao contrrio da natureza, o ser humano no pode ser definido em termos de propriedades objetivas, s em termos da sua conscincia. E para alcanarmos uma viso clara do seu carter, para comprccnd-lo, precisamos examin-lo, frente a frente, atravs do dilogo. O mtodo socrtico, que um mtodo indutivo, envolve duas fases.A primeira, chamada ironia, consiste em fazer perguntas ao interlocutor que o obriguem a justificar, sempre com maior profundidade, seu ponto de vista, at que ele perceba que tipo de falha ou equvoco pode estar contido em seus argumentos. Esta a fase destrutiva, pois leva as pessoas a admitirem a prpria ignorncia respeito de um assunto. So destrudas as opinies do senso comum e do conhecimento espontneo, muitas vezes baseados em esteretipos e preconceitos. A segunda parte, chamada maiutica (parto), a construo de novos conceitos baseados em argumentao racional. Assim, Scrates, com suas perguntas, aniquila o saber constitudo para, depois, ainda atravs de perguntas e da contraposio de idias, reconstru-lo a partir de uma base mais slida e de um raciocnio coerente e rigoroso. Plato (428-347 a.C), discpulo de Scrates, dando continuidade ao processo de compreenso do real, faz distino

PROF.
CURSO-.

V A L O R IRES.: g g f e L ^ m Q j

SEGUNDA

PARTE -A teoria

conhecimento

1. A teoria do conhecimento na Antigidade Scrates, Plato e Aristteles


Scrates (c 470-399 a.C.) colocou a reflexo filosfica, iniciada pelos pr-socraticos,na via da verdade que havia sido abandonada por alguns sofistas deslumbrados pela retrica, o bem falar ou o bem expor suas opinies. Segundo Aristteles, ele contribuiu para a teoria do conhecimento com a definio de universal e com o uso do raciocnio indutivo.

Definir marcar limites, dizer o que uma coisa , ou seja, descobrir a essncia das coisas. Portanto, a procura da verdade empreendida por Scrates est centrada no ponto de vista do ser. Voltando sua ateno para o problema do homem,Scrates faz uma anlise detalhada das qualidades individuais e das virtudes humanas, determinando e definindo essas qualidades como sendo a bondade, a justia, a temperana, a coragem etc. Quando pergunta o que cada uma das virtudes, est querendo defini-la, saber qual sua essncia.

entre o mundo sensvel e o mundo inteligvel


ou das idias. Retomando a questo da definio, Plato descobre que, para dizer o que uma coisa , necessrio afirmar dois princpios fundamentais: o da identidade e o da permanncia,

A& c o / a

&

A t e r a s( a f r e s C

o,

1511), do pintor renascentista italiano Rafael Sanzio, presta uma ho-

OU seja, uma COisa menagem ao saber grego e filosofia, representando o encontro de Plato e Aristteles.

Unidade H - O conhecimento

Cap. 7 - O c o n h e c i m e n t o f i l o s f i c o

87

Aristteles (384-322 a.C.) critica a teoria das idias de Plato, principalmente a diviso entre um mundo sensvel c um mundo inteligvel. Ao retomar a problemtica do conhecimento, distingue trs tipos de saber:

O conhecimento, para Aristteles, uma somatria de todos esses modos de conhecer, sem haver ruptura ou descontinuidade entre eles. Na verdade, um no invalida o outro. Ao contrrio, enriquece-o e, neste ponto, contradiz Plato.

A Patrstica
Os primeiros sculos da era crist so os da constituio dos dogmas cristos, isto , das verdades reveladas que exigem a aceitao incondicional por parte dos fiis. Ora, alguns desses dogmas desafiam a razo como, por exemplo, o daTrindade de Deus: Deus , ao mesmo tempo, um s e trs: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. A tarefa da filosofia desenvolvida pelos Padres da Igreja (donde o nome Patrstica) o de encontrar justificativas racionais para as verdades reveladas, ou seja, conciliar razo e f. O cristianismo introduziu a noo de pecado original, em funo do qual o ser humano, imperfeito, finito e pervertido, se separa radicalmente de Deus, ser perfeito e infinito. Como, pois, a razo humana pode compreender a verdade divina? Santo Agostinho ( 3 5 4 4 3 0 ) , principal representante da Patrstica, retoma o pensamento platnico, adaptando-o s suas necessidades: utiliza a dicotomia [separao] entre mundo sensvel e mundo das idias, afirmando que as idias esto na mente de Deus, como modelos exemplares a partir dos quais Ele cria as coisas. Em vez de partir das coisas concretas, como Plato, Santo Agostinho parte da alma, da realidade ntima do homem, que se eleva razo e, por fim, a Deus, que a ilumina, dando-lhe o conhecimento das verdades eternas e permitindo-lhe que pense corretamente. Desse modo, a razo fica subordinada f e verdade revelada. A necessidade da revelao e da intermediao de Deus para que o homem possa conhecer indica que aquela harmonia entre natureza e homem, postulada pela filosofia grega, desapareceu. O homem, sem f, sem a iluminao divina, est condenado ao erro e iluso; o conhecimento da verdade s se d por meio da f que ilumina o intelecto e guia a vontade, de modo que a razo chegue ao conhecimento do que est ao seu alcance e a alma receba a revelao do que no est ao alcance da razo.

A Escolstica
Durante quatro sculos, do V ao IX, praticamente no h filosofia, com a exceo de alguns enciclopedistas influenciados pelas obras dos Padres da Igreja. Outros pensadores se dedicam a salvar o que resta da cultura daAntiguidade das invases brbaras que afligem a Europa, compilando os textos do melhor jeito possvel. A partir do sculo D,surgem as escolas que cultivam o saber teolgico e filosfico, inserido num trabalho cooperativo coletivo. O ensino se faz por meio da leitura e comentrio dos textos de telogos e filsofos, relacionando problemas, argumentos e solues. As snteses doutrinais do final da Idade Mdia so chamadas de sumas e a mais famosa dentre elas a

A experincia ou conhecimento sensvel, dado pelo contato direto com a prpria coisa, um conhecimento que se forma por familiaridade com cada coisa, imediato e concreto e s nos permite chegar ao conhecimento do individual. No transmissvel; s se podem oferecer as condies para que as pessoas adquiram a mesma experincia, ou tenham as mesmas sensaes. Portanto, o conhecimento sensvel o conhecimento do particular.

A contribuio dos filsofos gregos


Os filsofos gregos deixaram um importante legado para a teoria do conhecimento, que exerceu grande influncia na construo posterior do pensamento ocidental. Esses filsofos: estabeleceram a diferena entre conhecimento sensvel e conhecimento intelectual; estabeleceram a diferena entre aparncia e essncia; estabeleceram a diferena entre opinio e saber; deram as regras da lgica, ou seja.de como passar de um juzo para outro de forma coerente e correta para se chegar verdade. Para esses filsofos, no existe oposio entre homem e natureza.Ao contrrio, ele parte integrante da natureza, feito dos mesmos elementos, o que lhe permite conhec-la como ela . A inteligncia humana reconhece e compreende a inteligibilidade do real.

A tcnica ou o saber fazer o conhecimento dos meios a serem usados para se chegar aos fins desejados. A tcnica no mais o conhecimento do particular, pois j encerra uma idia das coisas, participando do universal. Uma vez que encerra uma idia, pode ser ensinada. A tcnica d o qu e o

Suma Teolgica de Santo Toms deAquino.


A filosofia continua mantendo relao com a religio: so ainda os problemas teolgicos que levam a questes filosficas. No perodo pr-tomista, o principal problema tratado o dos universais, isto , do valor dos conceitos, das idias para o conhecimento. Constitui-se em uma retomada do problema da unidade e da multiplicidade. So trs as solues oferecidas:

porqu das coisas.


A sabedoria (sofia) o nico tipo de conhecimento a determinar as causas e princpios primeiros; a nica a poder dizer o qu

as coisas so, por que so e demonstr-las.


As noes universais, pertencentes ao mbito da sabedoria, so as mais difceis de se adquirir porque esto muito longe da sensao. Quem escolhe o saber por si mesmo escolhe a cincia dos primeiros princpios e das causas, pois isso que d a finalidade a todo o trabalho. A sabedoria inclui as cincias particulares que se circunscrevem ao estudo de um certo ser (de um gnero), demonstrando pelo raciocnio indutivo ou dedutivo as propriedades inerentes ao gnero do qual se ocupa e a filosofia primeira, posteriormente chamada de metafsica, que considera o ser em geral, livre de toda determinao particular, buscando as causas e os princpios universais.

Realismo transcendente o universal,


ou idia de uma realidade, tem existncia fora da mente e do objete (existe antes das coisas). Esta a posio-platnica, incorporada pelos primeiros pensadores escolasticos. A forma branda do realismo o realismo moderado, para o qual o universal tem uma realidade objetiva, fora da mente, mas imanente nos objetos singulares do qual essncia, forma ou princpio ativo (existe no objeto). Corresponde posio aristotlica, que ser a adotada por Santo Toms. .

2. A teoria do conhecimento na Idade Mdia


Se os filsofos gregos se preocuparam em resolver os problemas do ser e do no-ser, da permanncia e do movimento, da unidade da idia e da multiplicidade das coisas, para o pensador medieval o problema principal era o da conciliao entre f e razo. Embora o cristianismo no seja uma filosofia, ele afeta de forma profunda o pensamento filosfico da poca, uma vez que o filsofo cristo se depara com o problema da sua realidade diante da de Deus.

Nominalismo o universal no tem


existncia objetiva, s nominal, o seja, existe s como nome do objeto, como palavra (existe depois da coisa).

Conceptualismo o universal o c inceito, entidade mental, sem existncia objeti-

Unidade [I - O conhc-imcn'

Cap. 7 - O conhecimento filosfico

89 fundamento de toda cincia. Para conheclas basta que nos voltemos para ns mesmos, por meio da reflexo. Dentre as idias inatas, encontramos as de um Deus Perfeito e Infinito (substncia infinita), da substncia pensante e da matria extensa. O ponto de partida de Descartes , pois, o pensamento, abstraindo toda e qualquer relao entre este e a realidade. Como passar, porm, do pensamento para a substncia extensa, ou seja, a matria dos corpos? Exatamente porque pensamos, podemos pensar a idia de infinito, ou seja, de Deus, com todos os seus atributos, dentre os quais est a perfeio. Ora, para ser perfeito, Deus deve existir. Da idia de Deus, passamos a poder afirmar sua existncia c o m o ser. Continuando o raciocnio, esse ser perfeito no nos engana e,se nos faz ter idias sobre o mundo exterior, inclusive sobre nossos corpos, porque criou esse mesmo mundo exterior e sensvel. Assim, a partir de uma idia inata, podemos deduzir a idia da existncia da matria dos corpos, ou seja, da matria extensa. Devemos notar, entretanto, que a razo no afeta nem afetada pelos objetos. A razo s lida com as representaes, isto ,com as imagens mentais, idias ou conceitos que correspondem aos objetos exteriores. nesse ponto qijie se coloca, c o m maior nitidez, a necessidade do m t o d o para garantir que a representao corresponda ao objeto representado. O mtodo deve garantir que: as coisas sejam representadas corretamente, sem risco de erro; haja controle de todas as etapas das operaes intelectuais; haja possibilidade de serem feitas"dedues que levem ao progresso do conhecimento. A questo do mtodo de pensamento,torna-se crucial para o conhecimento filosfico

va. Esta .seria uma posio que se poderia considerar intermediria entre as duas primeiras. Santo Toms deAquino, no sc.XII, adapta a filosofia de Aristteles ao pensamento cristo da Escolstica. Admite o conhecimento sensvel c o intelectual, sendo que o intelectual pressupe o sensvel. O objeto, que est fora de ns, deixa uma impresso ou uma forma na nossa alma, que chamada conhecimento sensvel. O conhecimento intelectual abstrai [separa, isola] as suas caractersticas individuais, para considerar apenas o que comum, e assim elabora o conceito, o julgamento, o raciocnio. O nosso intelecto capaz de conhecer as coisas e no as idias sobre as coisas. Por isso mesmo, dentro dessa concepo realista, a verdade lgica est

| 3. A teoria do conhecimento na Idade Moderna


Como vimos, da Antigidade at o incio do Renascimento, embora tenham surgido vrias teorias a respeito de como se efetua o conhecimento, no h discordncia sobre a possibilidade de o homem conhecer o real. Do ponto de vista epistemolgico, esta a posio realista, em que os objetos correspondem plenamente ao contedo da per' cepo. ; i | I i j O Renascimento, entretanto, vai trazer ; grandes modificaes, dentre as quais vale \ destacar: a separao entre f e razo, que leva ao | desenvolvimento do mtodo cientfico para j o estudo das cincias naturais; o antropocentrismo, que estabelece a , razo humana como fundamento do saber; o interesse pelo saber ativo, em oposio ao saber contemplativo, que leva transformao da natureza e ao desenvolvimento das tcnicas. No rastro dessas mudanas, os pensadores do sculo XVII abordam a temtica do conhecimento de modo inteiramente novo, colocando em questo a prpria possibilidade do conhecimento. No se trata mais de saber qual o objeto conhecido. Deve-se, agora, indagar sobre o sujeito do conhecimento: Quais as possibilidades de engano e acerto? Quais os mtodos que podemos utilizar para garantir que o conhecimento seja verdadeiro? As respostas a essas indagaes do origem a duas correntes filosficas diametralmente opostas, a saber, o racionalismo e o empirismo.

roso: duvida de tudo que lhe chega atravs dos sentidos, duvida de todas as idias da tradio que se apresentam como verdadeiras. medida que duvida, porm, descobre que mantm a capacidade de pensar. Por essa via, estabelece a primeira verdade que no pode ser colocada em dvida: se duvido, penso; se penso, existo embora esse existir no seja fsico. Existo c o m o ser pensante (sujeito ou conscincia) que capaz de duvidar. Descartes formula esta descoberta em uma frase que se tornou muito

conhecida: Penso, logo existo.

na adequao entre a coisa e o intelecto.


A respeito das relaes entre filosofia e teologia, entre razo e revelao, Santo Toms distingue essas duas ordens de conhecimento, afirmando que a filosofia conhecimento e demonstrao racionais, que parte de princpios evidentes e chega a concluses inteligveis: e a teologia fundada sobre a revelao divina, da qual no se pode duvidar. So, portanto, ordens diferentes do saber. Entretanto, a revelao continua sendo o critrio de verdade: se houver contradio entre revelao e filosofia, esta ser falsa, fruto de uma razo que perdeu o caminho. Caber ao filsofo reencontrar o caminho racional para chegar verdade. Enfim, v-se que a filosofia crist desenvolveu-se durante a Idade Mdia e seu principal objetivo era reconciliar a f, a verdade revelada por Deus, com a razo humana. A reflexo filosfica era alimentada pelos problemas teolgicos. Mesmo assim, o problema do um e do mltiplo, ou seja, da unidade dada pelo conceito e da multiplicidade das coisas reais, continua sendo discutido, levando questo dos universais. Durante esse perodo, embora a harmonia entre natureza e ser humano tenha sido quebrada, no se coloca em dvida a possibilidade do conhecimento.

Penso, logo existo.


O humor est em instaurar a dvida sobre quem pensa: o homem ou o personasem Papai Noel?

O racionalismo
O principal representante do racionalismo no sculo XVII o francs Ren Descartes, que, descontente com os erros e iluses dos sentidos, procura o fundamento do verdadeiro conhecimento. Estabelece a dvida como mtodo de pensamento rigo-

A partir dessa primeira verdade intuda, isto , concebida "por um esprito puro e atento, to fcil e distinta, que nenhuma dvida resta sobre o que compreendemos", Descartes diferencia dois^tipos de idias: algumas claras e distintas; outras confusas e duvidosas. Afirma, ento, que as idia claras e distintas, que so idias gerais, no derivam do particular, mas j se encontram no esprito, como instrumentos com que Deus nos dotou para fundamentar a apreenso de outras verdades. Essas so as idias inatas, que no esto sujeitas a erro e que so o

a partir do sculo XVII. modelo c o ideal matemtico, no porque lide com nmeros ou grandezas matemticas, mas porque visa o conhecimento completo, perfeito e inteiramente racional.

O empirismo
Em reao ao racionalismo cartesiano,principalmcnte teoria das idias inatas, John

Locke escreve, em 1690, o Ensaio sobre o entendimento humano,no qual defende que
todas as idias tm origem na experincia sensvel. a partir dos dados da experincia que, por abstrao, o entendimento, ou intelecto, produz idias. A razo humana vista como uma folha em branco sobre a qual os objetos vo deixar sua impresso sensvel que ser elaborada, atravs de certos procedimentos mentais, em idias particulares e idias gerais. Entretanto, o mecanismo ntimo do real ultrapassa os limites de toda experincia possvel, isto ,podemos observar os fenmenos, mas no suas causas ou suas relaes. Para Locke, todas as nossas idias provm

sempre ferve a I ()0C. Ou, vendo o Sol nascer todos os dias, assumimos que amanh ele tambm nascer. O que observamos, no entanto, uma seqncia de eventos,sem nexo causal. O que nos faz ultrapassar o dado e afirmar mais do que pode ser alcanado pela experincia o hbito criado atravs da observao de casos semelhantes, a partir do que imaginamos que este caso se comporte da mesma forma que os outros. Assim, a nica base para as idias ditas gerais a crena, que, do ponto de vista do entendimento.faz uma extenso ilegtima do conceito.

o exame das condies de conhecimento e dos fundamentos da cincia e da experincia em geral. Feita a reflexo crtica, chega concluso de que h duas fontes de conhecimento: a

sensibilidade, que nos d os objetos, e o entendimento, que pensa esses objetos. S pela conjugao das duas fontes possvel ter a experincia do real. a partir desses dados que Kant faz a revoluo na teoria do conhecimento: em vez de admitir que nosso conhecimento se regula pelo objeto, inverte a hiptese: so os objetos que devem regular-se pelo nosso modo de conhecer. O sujeito cognoscente tem formas (ou modos prprios) a partir das quais recebe os objetos.

mais abaixo, direita ou esquerda de outros objetos que tomamos como referncia. Tambm classificamos essa percepo como anterior, posterior ou simultnea a outras. Essa atividade relacional s possvel atravs das formas a priori da sensibilidade. Do mesmo modo, relacionamos algumas percepes sucessivas como pertencendo categoria de causa e efeito. A experincia, portanto, uma unidade sinttica, ou seja, no s a combinao de matria ("aquilo que no fenmeno corresponde sensao") e forma ("aquilo que faz com que a diversidade do fenmeno seja ordenada na intuio, atravs de certas relaes"), mas, tambm, a combinao das formas da intuio e do entendimento e suas relaes funcionais. Com isso, Kant conclui pela impossibilidade do conhecimento atravs do uso puramente e s p e c u l a t i v o da razo. A razo especulativa, entretanto, embora no possa conhecer o ser em si, abstrato, que no se oferece experincia e aos sentidos, pode pens-io e coloca problemas que s sero resolvidos no mbito da razo prtica, isto , no campo da ao e da moral. Ou seja, embora Deus, a liberdade e a imortalidade no possam ser conhecidos (agnosticismo) por no terem uma matria que se oferea experincia sensvel, nem por isso tm sua existncia negada. Se o conhecimento no nos leva at eles, devemos encontrar uma outra via de acesso, uma vez que a liberdade, por exemplo, o fundamento da vida moral.

O criticismo kantiano

Influenciado pela leitura de Hume, em I I e s p e c i a l pelas c r t i c a s que este faz ao | j dogmatismo racionalista, Kant (1724-1804) 2 I tenta encontrar uma soluo que supere a 1 dicotomia representada pelo c e t i c i s m o 3 l emprico e pelo racionalismo. | T e n d o c o m o p r e s s u p o s t o o ideal | Uuminista da razo autnoma capaz de cons| ? truir conhecimento, Kant v a necessidade 1 ; de proceder a anlise critica da prpria rajj s zo como meio de estabelecer seus limites e li suas possibilidades. Podemos sintetizar o pro| | blema kantiano na seguinte pergunta: pos1 1 svel conhecer o ser em si,o supra-sensvel '\ ou meta-fsico atravs de procedimentos rigorosos da razo? Por seres metafsicos ele entende Deus, a liberdade e a imortalidade.
m 1

; As formas ou conceitos a priori (anteriores experincia) so as condies universais e necessrias para o aparecimento de qualquer coisa percepo humana e para que esse aparecimento se torne progressivamente mais inteligvel ao entendimento. Assim, as formas so constitutivas de toda nossa experincia de mundo, de todo nosso conhecimento. Isto quer dizer que no somos folhas em branco, sobre as quais os objetos deixam suas impresses, mas, como sujeitos do conhecimento, ajudamos a constru-lo, colaboramos com nosso modo de perceber e entender o mundo. Como conseqncia, s conhecemos os fenmenos enquanto se relacionam a ns, sujeitos, e no realidade em si, tal qual , independentemente da relao de conhecimento. As formas a priori dividem-se em: formas a priori da sensibilidade espao e tempo; formas a priori do entendimento puro formas relacionais como causa e efeito, substncia e atributo. Exemplificando: a nossa percepo dos objetos sensveis sempre os relaciona a um espao, isto , esses objetos se posicionam mais para frente ou mais para trs, mais ao alto ou

de duas fontes: a sensao e a reflexo. A


sensao apreende impresses vindas do mundo externo. A reflexo o ato pelo qual o esprito conhece suas prprias operaes. As idias podem ser simples e complexas. As idias simples so aquelas que se impem conscincia na experincia sensvel e so irredutveis anlise. Ao correlacionar idias simples, o esprito constitui as idias complexas. David Hume, filsofo escocs, leva mais adiante o empirismo de Locke, afirmando que as relaes so exteriores aos seus termos. Explicando, as relaes no so observveis, portanto no esto nos objetos. Elas so modos que a natureza humana tem de passar de um termo a outro, de uma idia particular a outra. E esses modos so fruto do hbito ou da crena. Por exemplo, tendo observado a gua ferver a 100C, podemos dizer que toda gua

O primeiro passo para obter a resposta fazer a crtica da razo pura. Em suas palavras, a crtica um "convite feito razo para empreender de novo a mais difcil das tarefas, o conhecimento de si mesma, e para instituir um tribunal que a garanta nas suas pretenses legtimas e que possa, em contrapartida, condenar todas as usurpaes sem fundamento". Para empreender essa tarefa, Kant prope o"mtodo transcendental",mtodo analtico com o qual empreender a decomposio

A herana iluminista
Esse impulso crtico nascido com a Ilustrao, cujos principais representantes, na Frana, foram Diderot e Voltaire e, na Alemanha, Kant, no se esgotou com ela. Devemos, neste ponto, diferenciar o conceito de Ilustrao e Iluminismo. D-se o nome de Ilustrao s idias que floresceram no sculo XVIII: defesa da cincia e da

racionalidade crtica contra a f, a superstio e o dogma religioso; defesa das liberdades individuais e dos direitos do cidado contra o autoritarismo e o abuso do poder, e cujo principal representante foi Kant. O Iluminismo, considerado como tendncia intelectual no-limitada a nenhuma poca, combate o mito e o poder a partir da razo. Entendido dessa forma, o Iluminismo apresenta-se como processo que coloca a razo sempre a servio da crtica do presente, de suas estruturas e realizaes histricas. Segundo o filsofo brasileiro Rouanet,"a Ilustrao foi, apesar de tudo, a proposta mais generosa de emancipao jamais oferecida ao gnero humano. Ela acenou ao homem com a possibilidade de construir racionalmente o seu destino, livre da tirania e da superstio. Props ideais de paz e tolerncia, que at hoje no se realizaram. Mostrou o caminho para que nos libertssemos do reino da necessidade, atravs do desenvolvimento das foras produtivas. Seu ideal de cincia era o de um saber posto a servio do homem, e no o de um saber cego, seguindo uma lgica desvinculada de fins humanos. Sua moral era livre e visava uma liberdade concreta, valorizando, como nenhum outro perodo, a vida das paixes e pregando uma ordem em que o cidado no fosse oprimido pelo Estado, o fiel no fosse oprimido pela religio e a mulher no fosse oprimida pelo homem. Sua doutrina dos direitos humanos era abstrata, mas por isso mesmo universal, transcendendo os limites do tempo e do espao, suscetvel de apropriaes sempre novas, e gerando continuamente novos objetivos polticos". A tarefa iniciada por Kant, de superao da incapacidade humana de se servir do seu prprio entendimento e ousar servir-se da prpria razo, no poder jamais ser completada. tarefa que precisa ser refeita a cada momento, a partir das duas condies neces-

4. A crise da razo
No final do sculo XX, estamos testemunhando o despertar de um movimento irracionalista que critica o uso da razo como arma do poder e agente da represso, em vez de ser instrumento da liberdade humana,como proclamado pelo Iluminismo do sculo XVIII. Seguindo esta corrente, vemos florescer o individualismo exacerbado, o narcisismo, o vale-tudo, a des-razo que leva ao aniquilamento de todos os princpios e valores. Mas ser que podemos atribuir a culpa pelos descaminhos ao uso da razo? Na verdade, os conceitos de razo e de crtica devem ser reexaminados. Quando falamos em razo, no mais acreditamos ingenuamente que, s pelo fato de sermos humanos, sejamos automaticamente racionais. Devemos, a partir dos estudos de

Marx e Freud, admitir que a razo pode tambm ser deturpadora e pervertida, ou seja, admitir que tanto a ideologia (ou falsa conscincia) quanto os impulsos do inconsciente so responsveis por distores que colocam a razo a servio da mentira e do poder. Exemplificando,quando a racionalidade assume as vestes de razo dc Estado ou de razo econmica, estamos lidando com uma viso parcial e instrumental da razo que tenta adequar meios a fins. a razo que observa e normaliza, razo que calcula, classifica e domina, em funo de interesses de classes e no dos interesses da sociedade como um todo. E, se o poder que oprime fala em n o m e da r a c i o n a l i d a d e , para combat-lo parece necessrio contestar a prpria razo. Esse tipo de racionalidade deve ser contestado, mas no por meio do irracionalismo e, sim, pela atividade crtica da razo mais completa e mais rica, que dialoga e se exerce na intersubjetividade.

Assim, a nova razo crtica precisa: fazer a crtica dos limites internos e externos da razo, consciente de sua vulnerabilidade ao irracional; estabelecer os princpios ticos que fundamentam sua funo normativa; vincular essa construo a razes sociais contemporneas, submetendo-a prova de realidade. Esse solo social aparece no processo comunicativo, dentro do qual os sujeitos propem e criticam argumentos, criticam as motivaes subjacentes e desenvolvem as capacidades humanas de saber, de busca da verdade, da justia e da autonomia.

5. Concluso
As teorias do conhecimento que se desenvolveram tanto naAntiguidade quanto na Idade Mdia no colocavam em dvida a possibilidade de conhecer a realidade tal qual . A separao entre f e razo, o antropoeentrismo e o interesse pelo saber ativo na poca do Renascimento levaram os filsofos a partir do sc.XVII a questionar a possibilidade do conhecimento, dando origem s teorias racionalista e empirista. Kant supera essa dicotomia tendo c o m o premissa o idteal iluminista da razo autnoma e procede anlise crtica da prpria razo, concluindo que o conhecimento sej possvel pela conjuno de duas fontesa sensibilidade e o entendimento. A sensibilidade d a matria e o entendimento d as formas do conhecimento. No fim do sc. XX, exacerba-se a crtica ao uso da razo em prol do poder e da represso. Marx e Freud mostraram que a razo pode ser deturpadora em vez de iluminadora. S a atividade crtica da razo que dialoga, que aspira compreenso mtua pode combater a viso instrumental da racionalidade. A construo do conhecimento fundado sobre o uso crtico da razo, vinculado a princpios ticos e a razes sociais tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim.

O novo Iluminismo
Para Jrgen Habermas, filsofo contemporneo, o paradigma da conscincia encontra-se esgotado e deve ser substitudo pelo paradigma da compreenso mtua entre os sujeitos capazes de falar e agir. Esse paradigma tem por base a atitude performativa dos participantes da interao que coordenam seus planos de ao, por meio de um acordo entre si, sobre qualquer coisa no mundo. O exerccio da razo plena, ou seja, aquela que rene exigncias da verdade proposicional, justeza normativa (razo prtica ou moral), veracidade subjetiva e coerncia esttica, a tarefa do novo Iluminismo, que deve mostrar aos defensores do irracionalismo que a crtica no-racional leva ao conformismo, uma vez que, sem o trabalho conceituai, no h como sair da facticidade, ou seja, do vivido.

Cabea rdfadesc explodindo (leo sobre tela, 1951), de Salvador Dali, pintor surrealista espanhol. A pintura faz referncia ao mundo moderno (ao qual pertenceu Rafael Sanzio, pintor italiano renascentista) e contemporaneidade, que desnuda a crise da razo.

srias: o exerccio da razo crtica e da crtica racional.

1 [O mtodo]
' No sei se deva falar-vos das primeiras meditaes que a realizei; pois so to metafsicas e to pouco comuns, que no sero, talvez, do gosto de todo mundo. E, todavia, a fim de que se possa julgar se os fundamentos que escolhi so bastante firmes, vejo-me, de alguma forma, compelido a falar-vos delas. De h muito observara que, quanto aos costumes, necessrio s vezes seguir opinies, que sabemos serem muito incertas, tal como se fossem indubitveis, como j foi dito acima; mas, por desejar ento ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessrio agir exatamente ao contrrio, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dvida, a fim de ver se, aps isso, no restaria algo em meu crdito, que fosse inteiramente indubitvel. Assim, porque os nossos sentidos nos enganam s vezes, quis supor que no havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar. E, porque h homens que se equivocam ao raciocinar, mesmo no tocante s mais simples matrias de geometria, e cometem a paralogismos, rejeitei como falsas, julgando que estava sujeito a falhar como qualquer outro, todas as razes que eu tomara at ento por demonstraes. E enfim, considerando que todos os mesmos pensamentos que temos quando despertos nos podem tambm ocorrer quando dormimos, sem que haja nenhum, nesse .caso, que seja verdadeiro, resolvi fazer de conta que todas as coisas que at ento haviam entrado no meu esprito no eram mais verdadeiras que as iluses de meus sonhos. Mas, logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era to firme e to certa que todas as mais extravagantes suposies dos cticos no seriam capazes de a abalar, julguei que podia aceit-la, sem escrpulo, como o primeiro princpio da filosofia que procurava. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. So Paulo, Abril Cultural, 1973. p. 54. 2. (Col. Os Pensadores)

nas provocada por impresses sensveis) fornece de si mesma, cujo aditamento no distinguimos daquela matria-prima antes que um longo exerccio nos tenha chamado a ateno para ele e nos tenha tornado aptos a abstra-lo. Portanto, uma questo que requer pelo menos uma investigao mais pormenorizada e que no pode ser logo despachada devido aos ares que ostenta, a saber, se h um tal conhecimento independente da experincia e mesmo de todas as impresses dos sentidos. Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos empricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na experincia. [...] No que se segue, portanto, por conhecimentos a priori entenderemos no os que j f I f * | | | | | | | f

ocorrem independente desta ou daquela experincia, mas absolutamente independente de toda a experincia. Opem-se-lhes os conhecimentos empricos ou aqueles que so possveis apenas a posteriori, isto , por experincia. Dos conhecimentos a priori denominam-se puros aqueles aos quais nada de emprico est mesclado. Assim, por exemplo, a proposio: cada mudana tem sua causa, uma proposio a priori, s que no pura, pois mudana um conceito que s pode ser tirado da experincia. KANT, Immanuel. Critica da razo pura. So Paulo, Nova Cultural, 1991. p. 25-26. (Col. Os Pensadores)

[O novo Iluminismo]
Assim, o novo Iluminismo proclama sua crena no pluralismo e na tolerncia e combate todos os fanatismos, sabendo que eles no se originam da manipulao consciente do clero e dos tiranos, como julgava a Ilustrao, e sim da ao de mecanismos sociais e psquicos muito mais profundos. Revive a crena no progresso, mas o dissocia de toda filosofia da histria, que o concebe como uma tendncia linear e automtica, e passa a v-lo como algo de contingente, probabilstico e dependente da ao consciente do homem. O nico progresso humanamente relevante o que contribui de fato para o bem-estar de todos, e os automatismos do crescimento econmico no bastam para assegur-lo. O progresso, nesse sentido, no uma doao espontnea da tcnica, mas uma construo intencional pela qual os homens decidem o que deve ser produzido, como e para quem, evitando ao mximo os custos sociais e ecolgicos de uma industrializao selvagem. Esse progresso no pode depender nem de decises empresariais isoladas nem das diretrizes burocrticas de um Estado centralizador, e sim de impulsos emanados da prpria sociedade. O Iluminismo mantm sua f na cincia, mas sabe que ela precisa ser controlada socialmente e que a pesquisa precisa obedecer a fins e vaores estabelecidos por consenso, para que ela no se converta numa fora cega, a servio da guerra e da dominao. Repe em circulao a noo kantiana da "paz perptua", com pleno conhecimento das foras scio-econmicas que conduzem guerra. Resgata o<deal do cosmopolitismo, do Weltbrgertum, sabendo que nas condies atuais a universalidade possvel no poder ir muito alm da esfera cultural. Assuriie como sua bandeira mais valiosa a doutrinafdos direitos humanos, sem ignorar que na maior parte da humanidade s profundas reformas sociais e polticas podem assegurar sua fruio efetiva. Combate o poder ilegtimo, consciente de que ele no se localiza apenas no Estado tirnico, mas tambm na sociedade, em que ele se tornou invisvel e total, molecular e difuso, aprisionando o indivduo em suas malhas to seguramente como na poca da monarquia absoluta. Luta pela liberdade, cnscio de que ela no pode ser apenas a do citoyen [cidado] rousseausta, mas tambm a de todos que se inserem em campos setoriais de opresso, regidos por verses "regionais" da dialtica hegeliana Jo senhor e do escravo', como

2 Da distino entre conhecimento puro e emprico


No h dvida de que todo o nosso conhecimento comea com a experincia; do contrrio, por meio do que a faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exerccio seno atravs de objetos que toquem nossos sentidos e em parte produzem por si prprios representaes, em parte pem em movimento a atividade do nosso entendimento para compar-las, conect-las ou separ-las e, desse modo, assimilar a matria bruta das impresses sensveis a um conhecimento dos objetos que se chama experincia? Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em ns precede a experincia, e todo o conhecimento comea com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento comece com a experincia, nem por isso todo ele se origina justamente da experincia. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experincia seja um composto daquilo que recebemos por impresses e daquilo que a nossa prpria faculdade de conhecimento (ape-

c;ip. i - u connocimeni.rj lOoslloo

97

a relao homem-mulher, heterossexual-homossexual, etnia dominante-etnias minoritrias. Advoga uma moral no-repressiva, derivada da moral da Ilustrao, que favoreceu a plena liberao das paixes, mas no a funda numa razo legiferante [capaz de estabelecer leis], que descobre por atos individuais de intuio normas vlidas para todos os homens, e sim num processo consensual que permite o trnsito de uma normatividade heternoma para uma normatividade autno-

ma. Sabe, enfim, que grande parte desses valores s podem ser realizados pela mudana das relaes sociais, mas no desconhece que as tentativas at hoje empreendidas para mud-las levaram a novas formas de tirania. [...]
ROUANET, Srgio Paulo. As razes do Iluminismo. So Paulo, Companhia das Letras, 1987. p. 32-33.

16. O que Hume quer dizer com "as relaes so exteriores a seus termos"? 17. O que a crtica da razo para Kant? 18. Que revoluo Kant faz na teoria do conhecimento? 19. O que so as formas a priori? 20. O que foi a Ilustrao? 21. O que o Iluminismo? 22. Que crtica se faz hoje noo de razo?

.,

4i^pq::^n^m:mxj<^w.>

23. O que prope o novo Iluminismo?

Questes gerais
1. Por que a definio das coisas importante para Scrates? 2. Quais so as etapas do mtodo socrtico? 3. Por que Plato afirma que no possvel aplicar os princpios de identidade e permanncia s coisas concretas? 4. O que o mundo sensvel para Plato? 5. O que o mundo das idias para o mesmo filsofo? 6. Quais os tipos de conhecimento para Aristteles? 7. Qual foi a contribuio dos filsofos gregos para a teoria do conhecimento? 8. Qual o principal problema colocado pelo cristianismo para os filsofos medievais? 9. Como Santo Agostinho adapta o pensamento piatnico s necessidades do cristianismo? 10. O que o problema dos universais? Quais so as solues dadas a ele na Idade Mdia? 11. Qual a relao entre conhecimento sensvel e intelectual para Santo Toms? 12. Por que se pode dizer que na Antiguidade e na Idade Mdia no h discordncia sobre a possibilidade de o homem conhecer o real? 13. O que a dvida metdica para Descartes? 14. O que so idias inatas? 15. O que Locke quer dizer com "tocas as idias tm origem na experincia sensvel"?
;

Questes sobre as leituras complementares


24. A partir do texto de leitura complementar de Descartes sobre o mtodo (texto 1), colha argumentos que justifiquem "a dvida metdica". 25. De acordo com o texto de leitura complementar 2, de Kant, responda: a) O que conhecimento a priori? b) O que conhecimento a posteriori? 26. Como o Iluminismo ainda est presente no mundo moderno?

Fichamento
27. Fiche as idias principais do texto de leitura complementar "O novo Iluminismo", de Rouanet (texto 3).

S-ar putea să vă placă și