Sunteți pe pagina 1din 4

O Monge e o Executivo

O monge e o executivo de James C. Hunter o livro fala sobre a importncia da liderana e do bom relacionamento entre lder e empregados. James C. Hunter consultor-chefe da J.D uma empresa de consultoria de relaes de trabalho e treinamento, tem mais de 20 anos de experincia, e muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas reas de liderana funcional e organizao de grupos comunitrios.
Ele e sua famlia pertencem Primeira Igreja Batista, de onde deve vir as citaes da Bblia feitas em seu livro. Sua esposa Denise apoiou seu empenho em escrever este livro e Hunter usa o nome de sua filha Rachel como sendo esposa de John Daily na histria. Atravs da histria desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderana e o convvio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro. O livro conta a historia de John Daily, gerente-geral de uma grande indstria de vidros planos, tcnico voluntrio de um time de beisebol. Ele era casado h dezoito anos com Rachel. Ela sofria de infertilidade e por isso adotaram um menino chamado John Junior. Depois de dois anos inesperadamente Rachel ficou grvida de uma menina que deram o nome de Sara. Simeo era um nome que o perseguia desde a infncia. A vida de John parecia equilibrada em todos os sentidos, mas de repente ele percebeu que sua famlia estava se desestruturando. Os negcios no estavam indo bem, o relacionamento com os filhos e com a esposa tambm no. John estava fracassando como chefe, marido e pai. O pastor de sua igreja sugeriu que ele participasse de um retiro num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de So Bento, que viviam numa vida de orao, trabalho e silncio. Um dos frades era Leornad Hoffman, um ex executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida, isso o animou. Quando chegou ao mosteiro John ficou sabendo que o nome do lendrio Leonard Hoffman era Simeo, o que provocou uma grande surpresa. Um fator interessante que h uma preocupao constante em cumprir as ordens, tais como horrio e o dever que os frades tem que fazerem juntos. Dessa forma, fcil perceber que no mosteiro, alm de um local extremamente calmo, todos trabalham e vivem entusiasticamente e em equipe. No retiro John e outros participantes assistiam reunies dirias onde Simeo as presidia. Havia no retiro seis participantes com suas vidas bem diferentes umas das outras:

O pregador - Lee O jovem sargento do exercito Greg (era sempre do contra, sua participao importante pois no fundo as suas perguntas ou argumentos so a base para as explicaes sobre como ser um Lder Servidor). A diretora de uma escola publica Teresa A treinadora de um time de basquete Chris A enfermeira chefe Kim E o proprio John Daily (Gerente Geral de uma empresa renomada Nas reunies, a diferena entre a autoridade e o poder abordada. O Lder conquista a autoridade atravs da compaixo, exemplo, experincia, entre outras coisas. A Liderana no somenteaplicada numa empresa ou organizao, mas na vida pessoal em relao a famlia e as pessoas que se convive. Um lder no deve ser carrasco, mas algum com autoridade baseada no amor e na confiana. citado que o amor que se deve demonstrar o amor gape: O amor baseado em princpios. O ato de se por disposio dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior. O autor cita as caractersticas que satisfazem mutuamente liderana e o amor, e que um lder deve ter para se encaixar ao modelo de liderana baseado: no amor, a pacincia, a bondade, humildade, respeito, abnegao, perdo, honestidade e compromisso. Para finalizar sua obra o autor cita recompensas que o lder ter em aplicar todos os princpios para obter a satisfao e dedicao mtua de todos que convivem ao seu redor. Em resumo, a alegria entre todos a maior recompensa. O verdadeiro lder aquele que conquista as pessoas, aquele que consegue com que todos faam o que tem de ser feito, mas faam com muita vontade e dedicao. aquele que extrai o que cada um tem de melhor.

Eloi Natan Siqueira Curso: Assistente do Controle de Qualidade Prof: Adriana Sartorte

S-ar putea să vă placă și