Sunteți pe pagina 1din 4

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2011/12 CAPS 5. MOEDA E POLTICA MONETRIA E 6.

6. MOEDA, PREOS E TAXA DE CMBIO NO LONGO PRAZO EXERCCIOS DE APLICAO

ENUNCIADOS 1. Considere os seguintes dados, relativos economia A: Produto real: Y = 10 000; Custos de transaco: b = 0,5; Taxa de juro nominal: i = 10%; Taxa de reserva (total): rr = 25%. Sabendo que o Banco Central vai manter a taxa de inflao num valor estvel, igual a 3%, os agentes, que procuram moeda de acordo com o modelo de Baumol-Tobin, sabem que o nvel geral de preos do prximo perodo ser igual a 2,06.

i. Nestas circunstncias determine, para o perodo atual: a) o nvel geral de preos b) a procura mdia real de moeda c) a oferta nominal de moeda d) a base monetria e) a velocidade de circulao da moeda ii. Imagine agora que a economia A se encontra numa situao de equilbrio de longo prazo, com uma taxa de inflao de 3% e uma taxa de crescimento do produto natural de 2%. Sabendo que esta economia adoptou um regime de cmbios flexveis face ao seu nico parceiro comercial, a economia Exterior, e que a oferta nominal de moeda por parte do Banco Central do Exterior cresce a uma taxa de 4% enquanto o produto natural do Exterior cresce a 3%, determine a variao esperada das taxas de cmbio nominal e real entre as moedas destas duas economias.

2. O Banco Central da FEPlndia tem como objetivo de longo prazo uma taxa de inflao mdia anual de 3%. Sabendo que a taxa de variao anual da velocidade de circulao da moeda est estimada em 0,5% e a taxa de crescimento anual do produto potencial em 4%: a) Determine as taxas de crescimento de referncia de longo prazo da massa monetria, da base monetria e da procura real de moeda. b) Se o Banco Central da economia da NOVAlndia tiver como objetivo de longo prazo uma taxa de inflao anual de 2%, determine a evoluo esperada de longo prazo da taxa de cmbio nominal entre as moedas da FEPlndia e da NOVAlndia.

3. So conhecidos os seguintes elementos relativos ao funcionamento da economia A: A procura de moeda verifica o comportamento previsto pelo modelo de BaumolTobin Objectivo da poltica monetria do banco central para a taxa de inflao: 2%/ano Taxa de crescimento anual do produto (natural): yN = 3% Velocidade de circulao da moeda estvel Oferta nominal de moeda: 10 000 milhes de u.m. (unidades monetrias) Nvel de preos: P=1 Taxa de juro de equilbrio do mercado monetrio: i = 3% Custo real de converso de activos financeiros no lquidos em moeda: b = 25 u.m. por transaco

a) Determine a taxa de crescimento da base monetria da economia A que compatvel com a concretizao do objectivo de poltica monetria. b) Determine o nvel de produto real da economia A. c) Sabendo que a taxa de inflao no externa igual a 4% indique, justificando devidamente, a variao esperada da taxa de cmbio nominal da moeda nacional.

4. Considere os seguintes elementos relativos ao funcionamento de uma dada economia: A procura de moeda decorre exclusivamente por motivo transaces de acordo com o previsto pelo modelo de Baumol-Tobin Base monetria: 5000 milhes de u.m. (unidades monetrias) Produto real: 1 250 000 milhes de u.m. Custo real de converso de activos financeiros no lquidos em moeda: b = 30 u.m. por transaco Taxa de juro de equilbrio do mercado monetrio: i = 3% Nvel geral de preos: P = 1 Apreciao esperada da taxa de cmbio nominal da moeda nacional: 3% Taxa de inflao esperada no exterior: 4%

a) Determine o valor da taxa de reservas bancrias obrigatrias. b) Qual a taxa de inflao objectivo do Banco Central?

RESOLUES 1. i. a) P0(1+0,03)=2,06 P0 = 2 b) =
, ,

= 1000;

= 500

c) Em equilbrio no mercado monetrio, MS = 1000. d) MS = (1/rr)BM

1000 = 4*BM, BM = 250

e) MV=PY

1000V=2*10000, V=20.

ii. Por PPPCR + TQM:

S/S = (m*-yN*) (m-yN)=(4% - 3%) 3% = -2%


Pelo PPPCR:

/ = 0

2. a) De acordo com a equao quantitativa da moeda: = m + v yN 3% = m 0,5% 4% m = M/M = BM/BM = 7,5% (MD/P)/(MD/P) = 7,5% - 3% = 4,5% b) S/S = (* - ) = 2% - 3% = -1% => expectativas de depreciao nominal da moeda da FEPlndia.

3. a) A taxa de crescimento da base monetria da economia A que compatvel com a concretizao do objectivo de poltica monetria de 5%. b) Nvel de produto real da economia A: Y = 240 000 milhes de u.m. c) * - = S/S da economia A. 4% 2% = 2% => expectativas de apreciao nominal da moeda

4. a) =

= 25000

1 1 = = >=< 25000 = 5000 => = 0,2


b) Pelo PPPCR, * - = S/S 4% - = 3% => = 1%.

S-ar putea să vă placă și