Sunteți pe pagina 1din 30

A INDETERMINAO DO SIGNIFICADO NOS ESTUDOS SCIOPRAGMTICOS: DIVERGNCIAS TERICO-METODOLGICAS*

(Meaning Indeterminacy in Socio-Pragmatic Studies: Theoretical and Methodological Divergence) Carla MARTINS
(Fundao Oswaldo Cruz)

ABSTRACT: This paper aims at identifying theoretical and methodological divergences


on meaning indeterminacy in socio-pragmatic studies. The first part discusses two different approaches on the notions of context, communication and meaning, by opposing, on one side, Grices and Searles pragmatics, and, on the other side, socio-interactional discourse analysis, originated from Batesons and Goffmans works and represented by Gumperzs studies. The second part establishes the theoretical and methodological implications on the analysis of indeterminacy, showing that the approaches mentioned poses different sets of motivations and phenomena. KEY-WORDS: discoursive indeterminacy; socio-pragmatic discourse theories.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo identificar, nos estudos scio-pragmticos, divergncias terico-metodolgicas na abordagem da indeterminao. A primeira parte discute, nestes estudos, diferentes perspectivas sobre as noes de contexto, comunicao e significado, contrapondo, de um lado, a pragmtica de Grice e Searle e, de outro lado, a anlise do discurso scio-interacional derivada dos trabalhos de Bateson e Goffman e representada pela obra de Gumperz. A segunda parte do artigo estabelece as implicaes terico-metodolgicas dessas duas perspectivas para a anlise da indeterminao, demonstrando que estas divergem quanto ao escopo das motivaes e dos fenmenos relaci onados indeterminao. PALAVRAS-CHAVE: indeterminao discursiva; teorias scio-pragmticas do discurso.

* Este artigo se baseia na Tese de Doutorado intitulada A indeterminao pragmtica: processos de enquadre em um debate poltico-eleitoral televisionado, defendida no Programa de Ps-Graduao em Lingstica da UFRJ, em abril de 2001.

D.E.L.T.A., 18:1, 2002 (87-116)

88

D.E.L.T.A., 18:1

1 . Introduo
A literatura scio-pragmtica do discurso 1 vem indicando a indeterminao do significado como inerente interao e lngua em uso. Nas reas referidas, o fenmeno da indeterminao se relaciona com termos como ambigidade (Goffman, 1974, 1981; Schegloff, 1984; Blum-Kulka e Weizman, 1988; Green, 1996), polissemia (Green, 1996), indiretividade (Labov e Fanshell, 1977; Tannen, 1981, 1986; Brown e Levinson, 1986; Blum-Kulka, 1987), sub-especificao (Green, 1996), vagueza (Goffman, 1974), mal-entendido (Tannen, 1981, 1986; BlumKulka e Weizman, 1988; Dascal, 1999; Weigand, 1999), ambivalncia (Wajnryb, 1998), comunicao paradoxal (Bateson, 1972) e, inclusive, indeterminao (Green, 1996, Chang, 1999). A profuso de termos nos revela o quanto a indeterminao pragmtica, embora de forma no sistematizada, vem sendo tratada como um fenmeno central lngua em uso, ao discurso e interao. O destaque dado indeterminao, inclusive, no exclusivo s linhas scio-pragmticas de anlise do discurso. Duas outras tradies de estudos lingsticos, o funcionalismo e a anlise de discurso de linha francesa (AD), figuram no relevo dado ao fenmeno. A linha funcionalista de estudos sobre os processos de gramaticalizao considera a impreciso contextual intrnseca lngua em uso, sendo tal impreciso um dos fatores que desencadeiam mudanas gramaticais (Heine, Claudi e Hnnemeyer, 1991; Hopper, 1991; Traugott e Heine, 1991; Bybee, Perkins e Pagliuca, 1994; entre outros). Para a AD, no equvoco e no silncio que se situaria o prprio processo de constituio do ato de linguagem (Orlandi, 1997; Ferreira, 1994). Neste panorama de valorizao da indeterminao, tericos chegam a afirmar que a (possibilidade de) compreenso mtua quase um milagre, o que torna bastante irracionais as teorias que defendem a comunicao em termos de codificao e decodificao de idias (Green, 1996: 10-1). Tal o destaque dado aos fenmenos vinculados indeterminao
1

Por scio-pragmtica do discurso, compreendemos as abordagens descritas no trabalho de Schiffrin (1994): a anlise da conversa etnometodolgica, a pragmtica (de Grice), a teoria dos atos de fala (de Searle e Austin), a sociolingstica variacionista, a etnografia da comunicao e a sociolingstica interacional.

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

89

que j se apontaram os riscos de um no-literalismo ou contextualismo exarcebado (Dascal, 1987) e os perigos da pluralidade absoluta (Ferreira, 1994). No se observam, na literatura scio-pragmtica, estudos que identifiquem ou estabeleam divergncias terico-metodolgicas sobre o fenmeno. Ora os estudos se limitam a descrever instncias de ocorrncia da indeterminao, ora se ocupam de defender a centralidade do fenmeno no discurso, ora se restringem a estabelecer oposies a um campo externo s abordagens discursivas. Neste ltimo caso, localizamos especificamente o estudo de Green (1996), que discute ambigidade pragmtica em funo do conceito de ambigidade semntica, no se referindo polmicas entre as abordagens scio-pragmticas. Contudo, deve-se registrar que h efetivamente divergncias entre as abordagens scio-pragmticas de anlise do discurso, identificadas por Schiffrin (1994), no tocante, entre outros aspectos, s noes de contexto e comunicao. de se supor, portanto, que tais divergncias tragam implicaes na abordagem da indeterminao do significado. Assim, o objetivo deste artigo explorar as divergncias entre duas teorias scio-pragmticas do discurso no tocante indeterminao do significado. Para tal, na primeira parte do trabalho, contrapomos as pragmticas (de Grice e de Searle) com a tradio scio-interacional de anlise do discurso (resultante dos trabalhos de Bateson e Goffman e representada pela obra de Gumperz). Na segunda parte, relacionamos tais oposies com o tratamento da indeterminao, no que diz respeito s divergncias sobre as motivaes e sobre o escopo do fenmeno.

2. Abordagens scio-pragmticas do discurso:


Em linhas gerais, a sociolingstica interacional coloca o conhecimento scio-cultural-cognitivo que se constri e se expressa nas interaes face a face como foco central de anlise. Tal conhecimento est na base das interpretaes sobre a situao comunicativa, dos papis desempenhados e dos enunciados produzidos pelos participantes. A questo bsica desta tradio de anlise sociolingstica o quo bem sucedida a comunicao e como este sucesso est relacionado ao conhecimento sociolingstico. Assim, so focos centrais da sociolingstica interacional a forma como os

90

D.E.L.T.A., 18:1

membros de uma comunidade identificam os eventos de fala, como o input social varia no curso da interao e como o conhecimento social produz a interpretao das mensagens. O significado , portanto, construdo por um processo complexo de sinais lingsticos e no lingsticos ancorados no contexto (Schiffrin, 1994). Grice desenvolveu um modelo de significado baseado na noo de cooperao e nos mecanismos racionais de deduo de significados. J Searle, a partir dos estudos de Austin, aprofundou a teoria dos atos de fala, que parte do princpio que a funo da lngua executar aes, tais como pedidos2 . Assim, o trabalho de Searle focaliza as formas pelas quais significado e ao so desenvolvidos atravs da lngua. Analisaremos estas duas abordagens do discurso a partir das noes de contexto, de comunicao e de significado, sendo as duas primeiras adotadas a partir de Schiffrin (1994). Contudo, antes de estabelecermos a distino entre estas abordagens, duas observaes se fazem necessrias, para justificar o recorte de autores analisados neste item. Em primeiro lugar, observamos que dois autores apontados como sociolingistas interacionais Goffman e Bateson no se auto-denominaram como tal. Os estudos de Goffman, por exemplo, no almejam, em ltima instncia, a formular uma teoria a respeito da estrutura da lngua, e sim uma perspectiva a respeito da organizao da experincia social, na qual se inclui a comunicao via lngua3 . A considerao destes autores se deve, entretanto, a sua contribuio para a construo de uma perspectiva scio-interacional do discurso. Uma restrio semelhante vale para os estudos de Grice e Searle; estes no podem ser definido como tericos do discurso, e sim como filsofos da linguagem interessados na questo do significado dos enunciados lingsticos. Assim, reiteramos que nossa discusso parte de perspectivas discursivas derivadas das obras destes autores, no necessariamente tratadas de forma direta nos originais.
2

A continuidade entre o trabalho de Searle e Austin vem sendo discutida na literatura (Levinson, 1983; Ottoni, 1998). Contudo, no presente artigo, desconsideramos as eventuais aproximaes e oposies entre ambos, pois ao tomarmos Searle como central a nossa anlise, partimos apenas do fato que este vem sendo legitimado como o porta-voz da obra de Austin (para uma anlise deste processo de legitimao, referir-se a Rajagopalan, 2000). 3 Na obra de Goffman, dois escritos tratam diretamente da fala: The frame analysis of talk, captulo componente do livro Frame analysis (1974) e os artigos compilados em Forms of Talk (1981) (para um levantamento da produo de Goffman, referir-se a Malufe, 1992).

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

91

Em segundo lugar, relevante apontar que nossas observaes sobre as teorias de Grice e de Searle no se estendem totalidade dos estudos intitulados pragmticos. A fronteira entre a pragmtica e a sciointeracional no clara e definida, pois muitas das tradies incorporadas pelos dois campos so comuns (cf. Levinson, 1983; Figueroa, 1984). Em trabalho mais recente, Verschueren (1999) discute, sob o rtulo pragmtica, conceitos relativos a vrias tradies de anlise do discurso funo, intencionalidade, cooperao, polidez, contexto, cultura, estilo, conversa e intertextualidade o que confirma, na ltima dcada, a falta de nitidez entre as fronteiras nos estudos scio-pragmticos do discurso, apesar das divergncias entre os trabalhos seminais.

2.1. A noo de contexto:


Apesar de a considerao de contexto ser comum aos trabalhos de Grice e Searle e perspectiva scio-interacional, podemos afirmar que o tratamento dado a esta noo diferenciado. Segundo Schiffrin (1994: 378), a teoria dos atos de fala de Searle e a pragmtica griceana vem o contexto como conhecimento, enquanto a scio-interacional considera contexto como conhecimento e situao. Grice estabelece uma distino entre dois tipos de significado, o significado do falante de carter pragmtico e o significado convencional de natureza semntica. Na proposta de Grice, o primeiro est relativamente desvinculado do segundo, ou seja, o que o falante intenciona comunicar no est necessariamente relacionado ao significado convencional (Grice, 1957). O significado do falante, no estando totalmente subordinado ao cdigo, pode ser inferido por processos diferenciados da decodificao gramatical e lexical. Neste sentido, central o conceito de implicatura: uma inferncia sobre a inteno do falante, que resulta da decodificao de significados e da aplicao de princpios conversacionais. Ou seja, as implicaturas do tipo conversacional so inferncias no convencionais e no marcadas discursivamente por conectivos como portanto, sendo fruto da capacidade racional dos falantes (Grice, 1980). Nas palavras de Grice:

92

D.E.L.T.A., 18:1
Para deduzir que uma implicatura conversacional determinada se faz presente, o ouvinte operar com os seguintes dados: (1) o significado convencional das palavras usadas, juntamente com a identidade de quaisquer referentes pertinentes; (2) o princpio da cooperao e suas mximas; (3) o contexto, lingstico ou extralingstico, da enunciao; (4) outros itens de seu conhecimento anterior; e (5) o fato (ou fato suposto) de que todos os itens relevantes cobertos por (1) (4) so acessveis a ambos os participantes e ambos sabem ou supe que isto ocorra.

(Grice, 1957: 93).

Apesar do destaque dado ao contexto, conforme se verifica no trecho acima, podemos afirmar que um limite da pragmtica griceana exatamente o no tratamento desta noo. Embora Grice se refira aos contextos extra-lingsticos e ao conhecimento de mundo dos falantes (respectivamente nos itens (3) e (4) do trecho destacado), ele no oferece elementos para analis-los. Esta limitao assumida pelo prprio autor, ao apontar que no foram tratadas por ele
questes a propsito de que tipos de focos de relevncia podem existir, como se modificam no curso da conversao, como dar conta do fato de que os assuntos da conversao so legitimamente mudados, e assim por diante. Considero o tratamento de tais questes excessivamente difcil e espero retornar a elas em um trabalho . pos terior (Grice, 1980: 87)

Portanto, Grice considera o contexto fundamental anlise do significado. Contudo, este autor entende contexto como conhecimento de mundo; alm disso, Grice no investigou em que consiste este conhecimento, limitando-se a apontar mecanismos dedutivos racionais, independentes da situao de fala especfica. Estes fatores resultam na idealizao da categoria contexto. Observe-se que duas crticas apontadas pela literatura perspectiva de Grice referem-se exatamente a esta idealizao: sua excluso de fatores scio-culturais e seu carter etnocntrico (apud Attardo, 1998). A teoria de Searle (1969; 1995) tambm carece de uma anlise mais aprofundada do contexto compreendido como situao. Passemos, portanto, a uma breve exposio dos pressupostos deste estudioso. Conforme j apontado, Searle prope o ato de fala como a unidade bsica da comunicao. O objetivo final estabelecer uma teoria geral do significado, identificando de quantas formas diferentes a lngua pode ser usada. Uma questo bsica consiste em explorar as relaes entre o significado da sentena e o significado do falante, j que uma mesma emisso pode desempenhar diferentes atos de fala.

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

93

Para identificar e distinguir tais atos, Searle prope doze aspectos, dentre os quais destacamos o propsito do ato, o status do falante e do ouvinte, as relaes com o resto do discurso, e o contedo proposicional. A partir destas consideraes, o autor estabelece cinco tipos de atos de fala diretos (assertivos, diretivos, compromissivos, expressivos e declarativos) e suas respectivas estruturas sintticas. Nos atos de fala diretos, portanto, no h tenso entre significado literal e no literal, sendo o primeiro um dos aspectos que define o significado comunicativo do enunciado. Mais complexos so os atos de fala indiretos, isto , aqueles em que o significado da emisso do falante e o significado da sentena divergem. Um ato de fala indireto , portanto, um ato ilocucionrio realizado indiretamente atravs de outro. Por exemplo, no enunciado Voc quer abrir a porta?, o propsito do falante no requerer uma informao do ouvinte, e sim criar no mesmo um efeito que o leve a executar a ao em questo. Searle levanta quatro aspectos para a anlise dos atos de fala indiretos:
Para ser mais especfico, o aparato necessrio para explicar a parte indireta dos atos de fala indiretos inclui uma teoria dos atos de fala, alguns princpios gerais de conversao cooperativa (alguns dos quais foram discutidos por Grice (1975)) e a informao factual prvia compartilhada pelo falante e pelo ouvinte, alm da habilidade para o ouvinte fazer inferncias . . ( Searle,

1995: 50)

Searle compreende a habilidade para fazer inferncias como uma estratgia que consiste em estabelecer, primeiramente, que o propsito ilocucionrio diverge do literal e, em segundo lugar, qual o propsito ilocucionrio. Apesar de mencionar os elementos contextuais acima apontados, para Searle, nas obras referidas, o ouvinte toma a deciso que o propsito ilocucionrio primrio diverge do literal a partir do conceito de inteno (do falante). No est claro, em Searle, como se operacionalizam, em interao reais, as habilidades do ouvinte para inferir (a inteno). Esta perspectiva resulta, assim como em Grice, em uma viso idealizada do contexto. Portanto, Grice e de Searle no incorporam efetivamente fatores scio-culturais especficos noo de contexto, limitando esse conceito a um conhecimento de mundo idealizado. Neste sentido, estes autores criam uma teoria reificadora do contexto. Esta perspectiva sobre o contexto se origina, assim, de trs limites nos modelos destes dois autores.

94

D.E.L.T.A., 18:1

Uma primeira restrio das teorias de Grice e Searle est na excessiva nfase no conceito de intencionalidade. Embora o conceito de inteno, por um lado, tenha auxiliado a resgatar a dimenso de uso da lngua, por outro lado, limitou esta mesma dimenso, ao colocar a inteno do falante como o critrio definitivo do significado (Verschueren, 1999). Um segundo limite da abordagem de Grice e Searle a idealizao do ouvinte. Este, apesar de estar presente nas representaes dos atos de fala, constitui apenas uma projeo das atitudes e intenes dos falantes, e no um participante atuante no evento. Ou seja, o ouvinte existe como uma ordem internalizada, mas no como um participante com a possibilidade de guiar a interao em uma direo no intencionada ou prevista pelo falante (Duranti e Goodwin, 1992). Uma terceira limitao destas tradies se encontra nos tipos de dados utilizados nas anlises: sentenas e contextos criados pelo prprio analista, para ilustrar os argumentos em foco. Ou seja, os processos de interao entre os participantes no so efetivamente examinados (Labov e Fanshel, 1977; Duranti e Goodwin, 1992). Os estudos scio-interacionais buscam exatamente investigar a forma como os participantes focalizam, constroem e manipulam aspectos do contexto, sendo tais aes constitutivas das atividades nas quais estes participantes esto engajados. Na tradio dos estudos interacionais, o contexto uma forma de prxis interacionalmente constituda. Por esta razo, na scio-interacional, o contexto conhecimento e situao. Os conceitos de enquadre (Bateson, 1972; Goffman, 1974) e de atividade de fala (Gumperz, 1982b) so centrais discusso do contexto compreendido nestes termos. Embora revisemos, numa linha cronolgica, todos os autores mencionados, daremos destaque a Goffman, dada a nfase de sua obra na definio do contexto como categoria socialmente situada. Bateson (1972) demonstrou que qualquer situao comunicativa s pode ser entendida luz de uma metamensagem sobre como categorizar e interpretar a situao e as aes componentes. A esta metamensagem, Bateson denominou enquadre (frame ). O enquadre define o conjunto de mensagens includas no mesmo e fornece instrues ao receptor sobre como entend-las.

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

95

Na mesma linha de Bateson, Goffman (1974: 10) afirma que o significado das aes sociais definido em funo de princpios os enquadres que governam e organizam os eventos sociais. Os enquadres so macrorepresentaes sociais, expressas na organizao ritualizada das interaes. Neste sentido, a anlise do contexto em Goffman se ancora em uma preocupao bsica: o processo pelo qual o conhecimento social produz a interpretao das aes em situaes de fala. O enquadre expressa o contexto tanto como situao como quanto conhecimento. Por esta razo, para Goffman, necessrio analisar o enquadre nestas duas dimenses. Nas palavras do autor:
Minha perspectiva situacional, significando uma preocupao com aquilo a que o indivduo est vinculado em um momento especfico; esta vinculao freqentemente envolve outros indivduos especficos, no estando necessariamente restrita arena dos encontros face a face (...)

(Goffman, 1974: 8)

Ao ampliar o conceito de contexto, o programa terico proposto por Goffman busca


(...) isolar algumas das estruturas de enquadres de significado bsicas, disponveis em nossa sociedade para imprimir significado aos eventos e analisar as vulnerabilidades especficas s quais estes enquadres esto sujeitos (Goffman, 1974: 10)

Estas consideraes exigem a construo de uma teoria consistente sobre a relao entre contexto e significado, a partir da anlise do esquema social dos enquadres que compem dada cultura ou sociedade. Tais estruturas so sistematizveis e finitas, o que possibilita a construo de uma teoria consistente sobre o contexto. Nas palavras de Goffman:
Digamos que, em dada cultura, h um conjunto limitado de esquemas bsicos de interpretao (cada um, evidentemente, realizado num nmero infinito de formas), de tal forma que o conjunto como um todo potencialmente aplicvel ao mesmo evento. Suponha, tambm, que estes enquadres fundamentais formam, por sua vez, um enquadre um enquadre dos enquadres. A partir, portanto, de um nico evento em nossa cultura, neste caso, um enunciado, devemos ser capazes de mostrar que uma mirade de significados possvel, que estes se identificam com classes distintas e limitadas em nmero, (...) fornecendo no um mero catlogo infinito, mas uma perspectiva da estrutura da experincia. (...)

96

D.E.L.T.A., 18:1
este enquadre dos enquadres que ns devemos buscar; um meta esquema desta natureza que ir permitir que ns acumulemos um conhecimento sistemtico sobre os contextos, e no meras advertncias de que, em outro contexto, o significado poderia ser di ferent e (Goffman, 1974: 68-70)

A considerao destes macro-enquadres sociais fundamental para analisar o significado de enunciados especficos. O significado de um enunciado como o qu? se organiza em vrias camadas o sinal de que algo no foi decodificado, de que h uma inteno do falante em recuper-lo e, talvez, de que o falante esteja discordando do que foi dito. Esta discordncia, por sua vez, pode ser irnica ou respeitosa. A deciso entre um e outro significado s pode ser implementada a partir de uma anlise do contexto, em funo de estruturas mais amplas de significado os enquadres. Assim, tal programa terico no tem sua raiz em meras preocupaes sociolgicas adicionais. O contexto social como, por exemplo, os papis interacionais desempenhados pelos participantes em dado evento no est, para este autor, apenas circundando a interao. Para Goffman, sem a anlise de enquadres, no possvel explicar o quanto o significado de um ato se aproxima do significado literal; no possvel explicar, inclusive, por que um ouvinte opta por interpretar um ato de fala como direto ou indireto4 . Gumperz (1982a) toma como base dos estudos interacionais o conceito de atividade de fala (speech activity )e as pistas de contextualizao (contextualization cues). Gumperz define atividade de fala como a unidade bsica da interao, socialmente significativa, em termos da qual o significado avaliado. As pistas de contextualizao constituem qualquer marca lingstica, paralingstica e no-verbal que contribua para a sinalizao de pressuposies contextuais. Assim, de maneira semelhante a Bateson e Goffman, Gumperz enfoca a conversa no como um evento coeso, mas como uma sucesso de atividades contextualizadas ou enquadradas5 .
4

Esta observao retomada em Goffman (1983), ao elaborar uma crtica direta s teorias pragmticas que do destaque aos mecanismos dedutivos baseados nas pressuposies. O autor afirma que no h polmica a respeito da existncia destes mecanismos: a questo a anlise deste conhecimento. Ou seja, o objetivo do analista deve ser identificar quais so os enquadres sociais que definem a racionalidade em dada situao: quem pode interagir com quem, em que circunstncias, com que prembulos, e com que forma lingstica, sem ser considerado insano (p. 48). Com esta observao, o autor reafirma uma oposio perspectiva racionalista de Grice. 5 Uma forma de sinalizar a mudana de enquadre o code switching (Gumperz, 1982a: 59): a justaposio de passagens de fala pertencentes a dois sistemas ou subsistemas gramaticais distintos.

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

97

Em suma, a partir dos estudos mencionados, podemos definir enquadre como uma metacomunicao sobre o que est acontecendo numa interao ou sobre o que est sendo feito pelos participantes, sob o ponto de vista dos mesmos. O enquadre est associado s mas no determinado pelas expectativas dos participantes a respeito de qual atividade est sendo construda e de como interpretar e produzir significado nos enunciados. O conceito de enquadre como definidor do contexto diferencia a sociolingstica interacional dos estudos de Grice e Searle, pois, para a primeira tradio, analisar o contexto e o significado das aes verbais implica em investigar a construo social de ambos na situao. Logo, a scio-interacional aponta a necessidade de no limitar a anlise do discurso a um conhecimento de mundo apriorstico e reificado: o analista deve descrever como inclusive os enquadres primrios so indicados pelo contexto.

2.2.Anoodecomunicao:
Segundo Schiffrin (1994:386), tanto os estudos de Grice e de Searle quanto a scio-interacional so teorias que relacionam discurso e comunicao. Entretanto, o tratamento dado noo de comunicao varia entre as abordagens. Esta diferena leva Schiffrin a estabelecer trs modelos comunicativos distintos: o de cdigo, o de inferncia, e o interacional. A partir destes modelos comunicativos, a autora aponta que a pragmtica de Grice e Searle baseada nas noes de cdigo e de inferncia, enquanto a scio-interacional, como a prpria denominao indica, no se funda unicamente nestas duas noes. Tal distino entre os modelos comunicativos, por sua vez, est vinculada a uma menor ou maior nfase no princpio da harmonia conversacional. O modelo de cdigo parte de uma noo bsica: a do emissor. O emissor apresenta trs papis: ser portador de uma proposio representada internamente a ser enviada para outro indivduo; transformar esta mensagem em um conjunto de sinais acessveis ao receptor; e transmiti-la a um receptor. A este ltimo, cabem exatamente os mesmos procedimentos para decodificar o sinal, reconhecer a mensagem e acessar outro pensamento. Ainda segundo Schiffrin (1994), este modelo comunicativo central na cultura ocidental, tendo sido aprofundado na lingstica pelo paradigma saussuriano: a lngua um sistema de cdigos em que os significantes

98

D.E.L.T.A., 18:1

esto associados, de forma estvel, aos significados6 . Assim, a viso da comunicao baseada em cdigo est relacionada a uma noo de mensagem como uma proposio interna e a uma noo de cdigo como um algo fixo e estvel. Os participantes se traduzem pelos rtulos emissor e receptor. A harmonia central neste modelo comunicativo: no s o objetivo da comunicao compartilhar uma mensagem, mas tambm todo o processo se baseia na existncia, a priori, de um cdigo compartilhado. A viso de comunicao baseada na inferncia se diferencia da baseada em cdigo. Para a primeira, as mensagens no se restringem a representaes, podendo manifestar intenes ou aes. Ao ouvinte, cabe deduzir tais intenes e aes. As tradies tericas de Grice e Searle constituem-se como modelos de cdigo. Para Grice, o significado convencional figura no processo de clculo das implicaturas; para Searle, a comunicao ocorre exatamente quando os indivduos combinam o conhecimento de certos mecanismos lingsticos com seu conhecimento das intenes e do contexto, identificando o ato de fala em questo. Estas tradies se apresentam, tambm, como modelos inferenciais, porque a deduo do significado do falante central teoria, conforme j apontado tanto em Grice quanto em Searle. As teorias de Grice e Searle indicam uma crena na harmonia como uma noo central comunicao, tanto na dimenso do cdigo quanto na dos mecanismos inferenciais. Tal fato se verifica especificamente em Grice no princpio da cooperao, base da implicatura conversacional: faa sua contribuio conversacional tal como requerida, no momento em que ocorre, pelo propsito ou direo do intercmbio conversacional em que voc est engajado (Grice, 1980: 86). Sustentado por este princpio, Grice estabelece ainda uma lista de mximas conversacionais: quantidade , o ), qualidade (no diga o que voc acredita ser falso (seja informativo como requerid
e no diga seno aquilo para que voc possa fornecer evidncia adequada), relao (seja relevante ) e modo (seja claro ) (Grice, 1980: 86-7).

importante reiterar que Grice deriva este princpio da suposio que a conversa uma variedade da conduta racional. A conduta racional supe
6

Reddy (2000) tambm aponta o predomnio desta perspectiva da comunicao, a partir da anlise das metforas do ingls sobre a lngua. Segundo este autor, a maior parte destas metforas remeteriam viso da lngua como um conduto.

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

99

que o participante conduz uma conversa de forma efetiva e cooperativa. Neste sentido, as implicaturas se baseiam na crena, compartilhada por falantes e ouvintes, de que as mximas no so, em geral, burladas durante a conversa; se esta burla ocorre, produz-se uma implicatura. A burla das mximas, portanto, na verdade mostra que estas so efetivamente operacionais. Por exemplo, uma sentena como Voc o acar do meu caf, que contm uma falsidade categorial, quebraria a mxima da qualidade. Esta quebra implica na interpretao pelo ouvinte que o propsito do falante no definir o referente voc nos termos da sentena, e sim remeter a outro significado (Grice, 1980). Em Searle (1969; 1995), tambm verificamos a crena na harmonia como fundamental comunicao, tanto na dimenso do cdigo quanto na dos mecanismos inferenciais. Em primeiro lugar, o objetivo da comunicao alcanar o reconhecimento das intenes de outro (o falante); em segundo lugar, os procedimentos do ouvinte (para o reconhecimento das intenes) so meramente um espelho dos procedimentos do falante (para apresent-las). Portanto, em Grice e Searle observamos uma crena na harmonia como base da comunicao. Esta nfase se observa em trs diferentes aspectos: a nfase na inteno (do falante); a desconsiderao do ouvinte como participante ativo na produo dos significados e das aes; e o destaque dado ao conhecimento prvio comum, tanto no que se refere ao cdigo quanto no que diz respeito aos mecanismos inferenciais (mesmo cdigo lingstico, mesmos princpios comunicativos). O modelo interacional de comunicao, representado pela perspectiva scio-interacional, diverge de Grice e de Searle nestes trs aspectos. Em primeiro lugar, a scio-interacional no coloca tanta nfase na inteno do falante: este modelo supe que a comunicao comportamento, desconsiderando se este intencional ou no7 . Tanto a informao emitida intencionalmente quanto a no emitida nestes termos constituem comunicao.
7

O uso da palavra comportamento em referncia lngua mereceria uma discusso mais aprofundada. Tal palavra no parece ser compatvel com a viso da lngua como uma ao social dinmica, que predomina nos estudos scio-interacionais revisados. A lngua como prxis de construo de significados remete a uma noo de falante como um agente desta construo. A palavra comportamento, contudo, est tradicionalmente vinculada a tradio behaviorista, que tende a desconsiderar o falante na perspectiva apontada.

100

D.E.L.T.A., 18:1

Por conseqncia, esta suposio diminui o foco analtico do falante e aumenta a relevncia no ouvinte, apontando para a noo de negociao. O ouvinte, no modelo interacional, desempenha um papel mais ativo, pois busca encontrar significado no comportamento de outro participante, desenvolvendo interpretaes baseadas em mltiplas dimenses (social, emocional, referencial)8 . Uma terceira diferena diz respeito nfase no conhecimento prvio comum. O modelo interacional considera a noo de informao situada e, por esta razo, menos dependente do cdigo e mais dependente do contexto. Em outras palavras, embora o conhecimento lingstico compartilhado contribua para a interpretao da mensagem, esta sempre situada. Alm disso, para o modelo interacional de comunicao, os procedimentos de interpretao no espelham necessariamente os de produo; ou seja, os mecanismos inferenciais no so necessariamente comuns aos participantes na situao de fala. Neste sentido, podemos afirmar que Grice e Searle apresentam uma viso idealizada e harmnica de comunicao, enquanto a scio-interacional admite uma viso conflituosa do fenmeno comunicativo. Na verdade, para os estudos scio-interacionais, a harmonia conversacional no apriorstica, e sim uma construo possvel dos participantes da interao (Schiffrin, 1990).

2.3.Anoodesignificado
Uma ltima questo relativa diferena entre os modelos de discurso e noo de indeterminao est na natureza do significado. Neste item, trataremos de uma questo central ao significado e, portanto, indeterminao: a literalidade. Apesar de considerarem uma viso de lngua em uso, as teorias de Grice e Searle mantm uma crena na estabilidade dos significados. A
8

A scio-interacional prope ainda uma complexificao dos papis interacionais, ao se considerar a situao social na qual ocorre a comunicao. Em Grice e Searle, os participantes so identificados simplesmente como falante e ouvinte, rtulos coerentes com a noo de que as regras conversacionais se aplicam a vrias situaes e identidades. A diviso ditica entre falante e ouvinte expressa, assim, uma desconsiderao de que a comunicao pode apresentar diversos status de participao, como ouvintes principais e secundrios (Goffman, 1974; 1981).

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

101

pragmtica de Grice e Searle so, assim, teorias da literalidade. Tanto Grice quanto Searle incorporam a noo de significado literal a seu aparato terico, mesmo ao criticarem tais noes. Segundo Rajagopalan e Arrojo (1992:113), observa-se, em Searle, um desejo subliminar de encontrar um valor constante, um elemento qualquer que pudesse ser estvel e irredutvel, atravs do qual se tornasse possvel a compreenso desse fenmeno to volvel que chamamos de linguagem. Este fato pode ser identificado em inmeras instncias da obra de Searle, dentre as quais destacamos a defesa de que o contedo proposicional de um enunciado pode permanecer constante, apesar da variao do ato ilocucionrio (apud Rajagopalan e Arrojo, 1992.). Tambm em Grice encontramos a crena na existncia de significados estveis e irredutveis: conforme j apontado no item 1.1, Grice afirma que o significado literal constitui uma categoria independente do significado do falante. Alguns tipos de implicatura, inclusive, so desencadeadas exatamente pela no-adequao do significado convencional ao contexto (cf. item 1.2), o que indica que este significado anterior constituio do discurso. Assim, encontramos em Grice e Searle uma crena na existncia de enunciados que sejam completamente independentes do emissor ou da situao de emisso e, portanto, impermeveis ao discurso. Searle e Grice rebatizam esta possibilidade, respectivamente, de significado da sentena e significado convencional. Os autores no colocam o significado literal como uma questo de anlise, tomando-o como um dado apriorstico. A tradio da scio-interacional tambm opera, em certa medida, com a noo de literalidade. Gumperz (1982a) e Goffman (1974) incorporam parcialmente esta noo, pois no descartam a existncia de significados estveis, anteriores a dada negociao discursiva. Contudo, o estvel no impermevel negociao discursiva, ou seja, este significado sinalizado na interao, a partir do relevo dado ao mesmo pelos participantes. Assim, os significados estveis devem ser objeto de anlise, pois so fruto de negociao interacional. Para Gumperz (1982a.), o significado social negociado a partir do relevo dado, pelos participantes, a aspectos presentes no evento. As pistas de contextualizao no determinam o significado, e sim limitam a inter-

102

D.E.L.T.A., 18:1

pretao, destacando alguns aspectos do conhecimento de mundo e minimizando outros. Ou seja, existem, na interao, significados latentes, que no esto em destaque, mas esto presentes. Qual dos significados deve ser colocado em relevo exatamente o que est em negociao. Assim, apesar da considerao dos conflitos entre significados, podemos afirmar que Gumperz no descarta a existncia de significados literais ou, nos seus termos, latentes. Porm, estes so colocados em relevo a partir das pistas de contextualizao, que devem, portanto, ser estudadas. Conforme j apontado, Goffman (1974) defende a perspectiva da vida social como uma construo de base interpretativa: as situaes sociais so significativas apenas a partir do momento em que se aplica a esta situao um enquadre de referncia. Esta defesa no significa, no entanto, que tais interpretaes so criadas pelos participantes da interao. digno de nota que o autor, no trabalho referido, dedique um extenso captulo anlise dos misframings, o que aponta sua preocupao com as interpretaes socialmente ancoradas. Tal posio se explicita no trecho destacado a seguir:
Na maioria dos casos, uma definio da situao sempre encontrada mas aqueles envolvidos diretamente nela no criam esta definio, embora se possa dizer que eles faam parte da sociedade que as criou; no cotidiano, estes indivduos apenas acessam de forma adequada o que a situao deve significar para eles e, assim, agir de acordo. Na verdade, ns, pessoalmente, negociamos aspectos das circunstncias em que vivemos, mas, uma vez negociados estes aspectos, ns damos prosseguimento mecanicamente, como se a questo nunca tivesse sido problemtica. Portanto, tambm h ocasies em que ns temos que aguardar o trmino do evento para descobrir o que ocorreu. H tambm atividades nossas em que ns adiamos a deciso sobre o que, na verdade, estvamos fazendo. Mas certamente estes no so os nicos princpios de organizao [social]. A vida social j suficientemente dbia e absurda, mesmo sem a empurrarmos para o campo da irrealidade . (Goffman, 1974: 1-2)

Contudo, apesar da defesa deste forte arcabouo social, Goffman aponta tambm o carter negociado das interpretaes. Por esta razo, a anlise de enquadres de Goffman
(...) comea com o fato que, embora de um ponto de vista em particular algo momentaneamente possa parecer como real, na verdade, o que est acontecendo simplesmente uma piada, um sonho, um acidente, um erro, um mal-entendido, uma manipulao, uma apresentao teatral, e assim por diante. A nossa ateno deve estar direcionada para aquilo que acontece na nossa compreenso sobre o que est ocorrendo e que faz esta compreenso to vulnervel a estas releituras . (Goffman, 1974: 10)

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

103

Podemos concluir, a partir do trecho acima, que o objeto da anlise de Goffman so os processos e elementos discursivo-interacionais que servem de base s interpretaes dos participantes. Estas interpretaes, muitas vezes, esto em conflito, embora ancoradas no contexto. Goffman expressa estes princpios por meio de uma metfora: o problema para o analista no a foto, a cmera. Em termos lingsticos, o problema explicar como e por que determinados significados esto presentes em dada interao. Assim, para Goffman, existem significados socialmente definidos e existe uma indeterminao imanente ao discurso. Por um lado, os significados no so criados pelos participantes: h estabilidade de significados porque h social. Por outro lado, cabe aos participantes identificar, construir e negociar os significados socialmente estveis dentro dos inmeros representados na interao. As sinalizaes e interpretaes de significado so processos complexos, dadas as vulnerabilidades inerentes ao discurso. Por vulnerabilidades, o autor compreende questes tericas relativas complexidade de organizao dos enquadres em interaes espontneas, tais como onde termina e comea um enquadre?; o enquadre em foco o mesmo para todos os participantes envolvidos?; e que enquadres esto em disputa?. Podemos concluir que Goffman e Gumperz, embora considerem a existncia de significados simultneos, no descartam o conceito de significado literal. Contudo, o conceito de significado literal, nestes autores, no idntico ao de Grice e Searle, pois Goffman e Gumperz apontam a necessidade de investigar como os significados so socialmente criados ou sinalizados nas interaes. Ou seja, a scio-interacional desloca a questo: o problema no identificar o significado literal e o no-literal, e sim os mecanismos que esto dinamicamente construindo o(s) significado(s) nas interaes cotidianas.

3. Implicaes terico-metodolgicas na abordagem da indeterminao


A partir da anlise apresentada no item anterior, podemos resumir as teorias de Grice e Searle em termos de trs limites: a viso reificada do contexto, a perspectiva harmoniosa da comunicao, e a viso idealizada e

104

D.E.L.T.A., 18:1

estvel do significado literal. A sociolingstica interacional, por sua vez, parte da necessidade de uma anlise emprica do contexto significativo aos participantes, no faz a equivalncia entre interao e harmonia e busca analisar o significado inclusive o literal como uma construo sciocultural. Neste item, sistematizamos como estas divergncias resultam em diferenas na abordagem da indeterminao, no tocante s motivaes e abrangncia do fenmeno. Em outras palavras, demonstraremos em que medida as divergncias implicam em diferentes concepes, recortes e construes do objeto em questo.

3.1.Motivaesdaindeterminao
Podemos identificar, na literatura, trs grandes motivaes da indeterminao: o carter indireto, o carter negociado e o carter metafrico do discurso. A perspectiva pragmtica definida anteriormente abre espao apenas para primeira; j a perspectiva scio-interacional do discurso abre a possibilidade tambm para as duas ltimas motivaes. O carter indireto do discurso9 tem sido apresentado como uma motivao da indeterminao. A indiretividade, por sua vez, se explica por duas razes: a primeira razo se vincula s estratgias de natureza sciocultural para preservar a face (Brown e Levinson, 1986; Tannen, 1981, 1986; Blum-Kulka e Weizman, 1988; Wajnryb, 1998) ou para criar cdigos excludentes de identificao social ou grupal (Gumperz, 1982a, 1982b; Tannen, 1986; Chang, 1999); a segunda razo est nos limites inerentes lngua como codificao (Tannen, 1986; Green, 1996). Portanto, o carter indireto do discurso explica a indeterminao como imanente ao discurso e lngua em uso, seja por conflitos entre diferentes marcas lingsticoculturais de significao, seja pelo fato de que nenhum enunciado codifica todas as informaes necessrias interpretao. O carter negociado do discurso tambm pode ser identificado, na literatura, como uma causa da indeterminao, que, neste caso, se origina
9

Por indiretividade, entendemos o modo como os indivduos sinalizam aquilo que eles no dizem exatamente (Tannen, 1986: 55).

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

105

da multiplicidade de contextos (enunciados, turnos, atos, aes, estrias, listas, descries, registros) construdos e interpretados pelos diversos participantes do evento comunicativo. Nesta dimenso, os estudos sciointeracionais tm destaque (Schiffrin, 1994, 1997), alm do trabalho de Labov e Fanshell (1977). Observe-se que estes estudos, ao contrrio dos que enfatizam apenas o carter indireto do discurso, consideram a multiplicidade de contextos e significados, e no apenas o carter indireto de um nico contexto. Outra diferena entre os estudos sobre o carter negociado do discurso e os do grupo anterior que os primeiros apontam que a negociao discursivo-interacional no est necessariamente vinculada a conflitos entre diferentes estratgias scio-culturais, pois interagir implica necessariamente em negociar significados. Por fim, o carter metafrico10 do discurso relaciona a indeterminao ao fato de a lngua ser um instrumento de construo de conhecimento scio-cultural. So centrais a este ponto os trabalhos de Goffman (1974) e Bateson (1972)11 . Esta motivao ser enfocada com mais profundidade em nossa anlise, dado o fato de ter sido pouco explorada, inclusive pelos estudos scio-interacionais. A indeterminao, para Bateson (1972), criada pelo carter de negao e permanncia no processo de contextualizao das mensagens. Tomando como exemplo o enquadre brincadeira, o estudioso observa que a dentada [de brincadeira] refere-se mordida, mas no representa aquilo que seria representado pela mesma (Bateson,1972:180). Ou seja, no (re)enquadre, marcas de identificao so simultaneamente neutralizadas e discriminadas. Assim, a discriminao entre as esferas de combate e brincadeira sempre passvel de se anular, pois os golpes usados na brincadeira podem ser confundidos com os golpes usados no combate. Acrescente10 Por metfora, entendemos o processo de compreender e experienciar X em termos de Y , seguindo Lakoff e Johnson (1980: 5). 11 relevante apontar que a vinculao entre indeterminao e natureza simblica da lngua no foi inaugurada por Bateson e Goffman. Ullman (1964), citando Urban (1939), relaciona a natureza simblica da lngua com as polissemias e ambigidades: o fato de um signo poder designar uma coisa sem deixar de ser outra, o fato de que, por ser um signo expressivo da segunda, tenha tambm de o ser para a primeira, precisamente o que faz da linguagem um instrumento de conhecimento. Esta tenso acumulada das palavras a origem fecunda da ambigidade, mas tambm a origem desta predicao analgica, causa nica do poder simblico da linguagem. (Urban, apud Ullman, p. 338).

106

D.E.L.T.A., 18:1

se, ainda, a esta complexidade, a possibilidade de falsificar os sinais de enquadre, por exemplo, escondendo a hostilidade sob a capa de uma brincadeira (metafrica). Cabe frisar que, para Bateson, a necessidade de discriminar entre ordens de mensagens est presente em inmeras situaes de comunicao: na brincadeira, a no discriminao pode levar luta; no humor, para haver graa, necessrio entender que h diversos enquadres em jogo, com mudanas repentinas; na poesia, fundamental a decodificao de metforas; no ritual, imprescindvel lidar simultaneamente com o real e o simblico. Tambm em Goffman (1974) identificamos o carter metafrico do discurso como a base da indeterminao. Uma instncia de vulnerabilidade se encontra na relao entre enquadre primrio e key . Os enquadres primrios so aqueles que transformam situaes sem significado em situaes socialmente significativas. O key o conjunto de convenes pelo qual dada atividade, j significativa em termos de enquadre primrio, transformada em algo mais, embora nos moldes do enquadre primrio. Portanto, a representao de uma luta um enquadre primrio; a brincadeira de luta o key da luta. Encenar, analisar ou descrever uma luta so tambm exemplos de keys do enquadre primrio. A vulnerabilidade do key est, exatamente, no fato de este envolver elementos de um outro modelo significativo o enquadre primrio. Tal vulnerabilidade pode gerar um conflito na identificao do enquadre de referncia ou seja, uma indeterminao. Assim, as fronteiras entre enquadres so tnues, na medida que keys mantm elementos do enquadre original, muitas vezes alterando-o apenas superficialmente. Tal fato d margem a conflitos de interpretao entre os participantes da interao. A fala, como outros eventos sociais, est tambm sujeita s vulnerabilidades apontadas, e, por conseguinte, ao equvoco de enquadres (misframings ). Nas palavras do autor, da mesma forma que um murro pode ser conduzido na forma uma pilhria, uma ordem pode ser transmitida como uma brincadeira (1974: 496)12 .
Na verdade, para Goffman (1974), a fala a mais fluida das atividades, dado o fato que esta co-ocorre, com freqncia, com inmeras outras atividades, estando, assim, sujeita a interstcios. Ou seja, a mudana de enquadre na fala mais dinmica que nas outras atividades humanas.
12

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

107

A questo que se coloca, neste item, o fato de a perspectiva terica de Grice e Searle no possibilitar o tratamento do carter negociado e do carter metafrico do discurso como motivaes da indeterminao. Isso resulta da perspectiva reificada do contexto, da noo harmoniosa da comunicao, e da viso idealizada e estvel do significado literal, j discutidas. Ao partirem de uma viso reificada do contexto, Grice e Searle excluem a possibilidade de tratar os conflitos entre contextos enquadres que compartilham traos semelhantes. Na verdade, conforme j apontado, para estes dois autores, o ato de contextualizar no cria indeterminao, e sim a resolve. Portanto, a perspectiva de Grice e Searle exclui as indeterminaes que resultam do ato de dar significado experincia, e, portanto, o carter metafrico do discurso como uma das motivaes da indeterminao. A perspectiva harmoniosa de comunicao destes dois autores tambm leva a uma reduo das motivaes do fenmeno da indeterminao. Ao desconsiderar o ouvinte como participante ativo, por coerncia, Grice e Searle necessariamente fecham a possibilidade de considerar a negociao como um princpio interacional-discursivo e, por conseqncia, descartam o carter negociado do discurso como uma motivao da indeterminao. Por fim, a viso idealizada do significado literal tambm leva excluso do carter negociado e metafrico do discurso como motivaes da indeterminao. Para Grice e Searle, o significado s existe a priori, no sendo tambm um resultado discursivo, ou seja, um produto da negociao entre os participantes e do ato de dar significado e atuar sobre a interao. A indeterminao s um passo a ser superado para alcanar e esclarecer a inteno do falante, sinalizada de forma indireta. Assim, mais uma vez, a perspectiva de Grice e Searle reduzem a indeterminao a um resultado do carter indireto do discurso. Em suma, na teoria pragmtica de Grice e Searle, a indeterminao necessariamente se origina do carter indireto do discurso e/ou da lngua em uso. Embora abram a possibilidade de investigar algumas estratgias scio-cognitivas que, pela indiretividade, geram a indeterminao, as teorias de Grice e Searle tambm excluem a possibilidade de explorar a natureza dinmica destas estratgias. Portanto, na teoria de Grice e Searle, a indeterminao no resultante do prprio ato de interagir e de construir a experincia humana. J a perspectiva scio-interacional abre tambm a possibilidade de considerar estas duas motivao para o fenmeno da

108

D.E.L.T.A., 18:1

indeterminao, rotuladas, por ns, respectivamente, de carter negociado e metafrico do discurso.

3.2.Escopodosfenmenosrelacionadosindeterminao
As divergncias entre as abordagens discursivas em questo tambm implicam em diferenas no escopo de fenmenos analisados sob o rtulo indeterminao. Para nossa anlise, consideramos dois tipos de indeterminao: o mal-entendido e o duplo vnculo 13 . A perspectiva de Grice e Searle abrange apenas o primeiro, enquanto a perspectiva interacional abre a possibilidade de abordar os dois tipos de indeterminao. Observe-se que, nestes dois tipos de indeterminao, identificam-se divergncias. O mal-entendido se expressa em termos de uma disjuno absoluta (um ou outro significado" ), reclacionando-se concepo de falante como portador de uma nica inteno. J o duplo vnculo se realiza em uma conjuno (um e outro significado" ). A perspectiva de Grice e Searle resulta em uma concepo de indeterminao que se resume a dois papis: um fenmeno que desencadeia mecanismos inferenciais de interpretao das mensagens (implicatura) ou um fenmeno residual das falhas de tais mecanismos. Em ambos os casos, observa-se uma viso de indeterminao como algo a ser eliminado, para que o discurso, a comunicao e o significado do falante se realizem.
A literatura, inclusive da rea da semntica, vem tambm consolidando o termo ambigidade pragmtica ou ainda ambigidade discursiva. A maior parte destes estudos defende a ambigidade pragmtica ou discursiva enquanto um objeto especfico (Blum-Kulka e Weizman, 1988; Green, 1996; Illari, 1997; Fredsted, 1998; Wajnryb, 1998), diferenciado da ambigidade semntica. Em termos genricos, a ambigidade pragmtica relativa totalidade do discurso, e no a itens lexicais ou sentenas; por exemplo, itens lexicais polissmicos isolados de um contexto no configurariam esse tipo de ambigidade. No consideramos, contudo, este termo em nossa anlise, dada a impreciso de sua definio na literatura, ora sendo equivalente ao mal-entendido (Wajnryb, 1998), ora noo genrica de indeterminao adotada neste artigo. Outro termo recorrente na literatura ambivalncia, que poderia ser definida como uma indeterminao estratgica em que h a presena deliberada pelo falante de dois significados simultneos (Brown e Levinson, 1986; Wajnryb, 1998). Neste artigo, este termo tambm foi excludo de nossa anlise, pois ele no se vincula necessariamente a uma das duas tradies estudadas. Uma diversidade de tradies convergem para este fenmeno; por exemplo, no caso do estudo clssico de Brown e Levinson (1986) os autores trabalham com o conceito griceano de indivduo racional e com o conceito de face de Goffman.
13

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

109

O primeiro tipo de fenmeno pode ser deduzido a partir da noo de contexto da pragmtica de Grice e Searle. Se, para estes autores, os ouvintes deduzem racionalmente as intenes do falante a partir do contexto, este tem o papel de resolver os enunciados indeterminados. A indeterminao seria um fenmeno limitado dvida sobre qual das intenes a mais plausvel em dado contexto. Neste sentido, as burlas s mximas conversacionais no levam, a rigor, indeterminao, e sim operao de mecanismos dedutivos (a implicatura). Assim, a indeterminao se torna algo a ser eliminado, dentro dos parmetros da racionalidade pragmtica. O segundo tipo de fenmeno indeterminao como um fenmeno residual se relaciona com a noo de harmonia conversacional caractersticas da pragmtica de Grice e Searle. Observe-se que todas as mximas conversacionais de Grice, discutidas no item anterior, referem-se ao conceito de clareza; note-se tambm que a quebra destas mximas apenas indica a no equivalncia entre significado intencionado e proposicional, mantendo-se a crena na harmonia como necessria comunicao. A partir destas noes, a indeterminao se torna, mais uma vez, algo a ser eliminado, para que a comunicao ocorra. Neste caso, a indeterminao assume, portanto, um papel marginal prtica discursivo-interacional. Portanto, a noo de indeterminao de Grice e Searle se traduz, na literatura, no conceito de mal-entendido. O mal-entendido se originaria em problemas de decodificao ou de deduo do significado por parte dos ouvintes. Se o falante tem uma nica inteno ao emitir determinado enunciado, a indeterminao ocorre exatamente quando o ouvinte falha em decodificar ou deduzir essa inteno (para um panorama deste conceito na literatura, referir-se a Dascal, 1999). Embora inerente aos mecanismos de interpretao da lngua em uso, a indeterminao apresenta, nesta perspectiva, um papel restrito, seja porque se limita funo de desencadeador dos mecanismos interpretativos da inteno do falante, seja porque constitui-se como um fenmeno marginal comunicao. Ou seja, a pragmtica de Grice e de Searle, ao considerar o contexto como estvel e resolutivo e a conversa como um evento harmnico, leva excluso do duplo vnculo como um fenmeno relevante anlise lingstico-discursiva, restringindo a indeterminao ao fenmeno do mal-entendido. J na sociolingstica interacional, o contexto pode criar a indeterminao, pois no algo reificado. Embora a scio-interacional no

110

D.E.L.T.A., 18:1

negue a existncia de significados sociais pr-estabelecidos, esta perspectiva aponta que a situao tambm cria conhecimento. Por esta razo, para os estudos da linha scio-interacional, o contexto um dado para solucionar a indeterminao, mas tambm gerador de indeterminao, pois qualquer ato de tornar significativo um enunciado est sujeito vulnerabilidade. Assim, ambivalncias e paradoxos so inerentes lngua como um instrumento simblico-metafrico. Observamos ainda, mais uma vez, que a tradio scio-interacional no faz a equivalncia entre comunicao e harmonia, considerando a multiplicidade de objetivos do falante e do ouvinte e a diversidade de contextos. Esta tradio considera a comunicao como uma negociao: ouvintes e falantes apresentam interesses diversos, pois estes no so indivduos ideais e racionais, e sim social e culturalmente situados, atuando sobre os contextos disponveis nas interaes. Por esta razo, negociao envolve no s consenso, mas tambm conflitos no campo da definio dos contextos e dos significados. A indeterminao seria resultado destes processos de construo do conflito, seja porque o prprio falante apresenta objetivos diversificados, seja porque o ouvinte tambm tem um papel ativo no processo discursivo-interacional. Portanto, observa-se que a indeterminao no sinnimo de ausncia de comunicao. Na verdade, a perspectiva scio-interacional abre a possibilidade de colocar a indeterminao como equivalente ao prprio ato de comunicao. Bateson (1972) aponta uma indeterminao paradoxal o duplo vnculo como uma forma caracterstica de inmeras instncias comunicativas. Ou seja, a indeterminao, alm de no impedir a comunicao, essencial para que esta ocorra, em determinados contextos. Assim, a resoluo da indeterminao no fundamental comunicao e, no caso do duplo vnculo, a comunicao pode ocorrer exatamente pelo fenmeno da indeterminao. Portanto, a abordagem scio-interacional possibilita considerar o duplo vnculo como um fenmeno associado indeterminao. No duplo vnculo, ocorre um entrelaamento de contextos e de metamensagens associadas a contextos, gerando um paradoxo que inclui os seguintes elementos (Bateson, 1972: 206-7): (a) um paradoxo contendo (1) uma injuno primria do tipo no faa isso ou ser punido, ou faa isso, seno ser punido;

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

111

(2) uma injuno secundria que entra em conflito com a primeira em um nvel mais abstrato, sendo comunicada para a criana por meios no verbais e tendo como um de seus elementos quaisquer das partes da primeira, como em isso no uma punio, no me identifique como punidor ou no se submeta a minha punico; no questione o meu amor por voc; no pense naquilo que voc no deve fazer; (b) uma injuno terciria negativa que probe o sujeito de escapar da situao paradoxal: esta ltima injuno elimina a possibilidade de a vtima fazer qualquer afirmao metacomunicativa: ela no pode comentar sobre a situao, de forma a ajudar a corrigir a interpretao sobre as mensagens e decidir a qual delas responder. Em suma, na tradio scio-interacional, a indeterminao no se restringe a um fenmeno impeditivo da comunicao nem dvida sobre a inteno do falante em dado contexto, como ocorre na perspectiva pragmtica em foco. A scio-interacional possibilita abranger um escopo mais amplo de fenmenos, inerentes aos prprios processos de construo e negociao dos contextos, dos significados e das situaes comunicativas.

4. Consideraes Finais
A literatura vem demonstrando a centralidade da indeterminao no mbito dos estudos discursivos. Podemos afirmar que a indeterminao se apresenta como um problema terico relevante, por revelar processos inerentes interao, ao discurso ou ao uso da lngua. Portanto, neste artigo, buscamos dimensionar a indeterminao como um objeto das tradies de anlise do discurso, identificando oposies terico-metodolgicas em seu tratamento. Na primeira parte, a partir da contraposio de modelos de discurso as teorias de Grice e Searle, de um lado, e os estudos socio-interacionais, de outro estabelecemos diferentes concepes de contexto, comunicao e significado. Resumidamente, conclumos que a sociolingstica interacional, ao partir da necessidade de uma anlise emprica do contexto significativo aos participantes, apresenta uma viso mais dinmica de contexto, de comunicao e de significado.

112

D.E.L.T.A., 18:1

Na segunda parte do artigo, buscamos demonstrar as implicaes metodolgicas das perspectivas analisadas na primeira parte. Derivamos estas implicaes em termos das motivaes e dos fenmenos relacionados indeterminao. Quanto s motivaes da indeterminao, demonstramos que a pragmtica de Grice e Searle abrem a possibilidade de considerar apenas a natureza indireta do discurso como pertinente ao objeto indeterminao. Por no possibilitar investigar o significado discursivo relativo negociao dos diversos contextos interacionais, nem o prprio processo de enquadrar a experincia, as teorias de Grice e Searle resumem-se a estudar a indeterminao gerada pelas dificuldades de interpretao das pistas indiretas de significao. Assim, so excludos, como motivaes da indeterminao, o carter negociado e o carter metafrico do discurso, indicados pela perspectiva scio-interacional. Quanto ao escopo de fenmenos relacionados indeterminao, consideramos os conceitos de mal-entendido e de duplo vnculo. Definimos o mal-entendido em termos de uma disjuno e o duplo vnculo em termos de uma conjuno. Demonstramos que estes dois conceitos expressam diferentes vises do fenmeno: o mal-entendido relaciona-se viso apriorstica e resolutiva do contexto, perspectiva harmoniosa de comunicao e noo de significado como uma entidade estvel. O duplo vnculo aponta para uma noo complexa (e paradoxal) de contexto, para a no necessidade de uma comunicao harmoniosa e para a noo de significado como construo interacional. Por definio, portanto, as teorias de Grice e Searle necessariamente desconsideram o duplo vnculo como um fenmeno discursivo. Em suma, neste artigo, demonstramos que as duas perspectivas analisadas implicam em diferentes recortes e abordagens do fenmeno em questo. Em outras palavras, as diferentes perspectivas abrem espao para a construo de diferentes objetos, vinculados a diferentes abordagens terico-metodolgicas. No caso da perspectiva scio-interacional, a abordagem pode se resumir a quatro pontos: a indeterminao no se restringe a uma falha na codificao, por parte do falante, tampouco a uma falha na decodificao por parte do ouvinte; h a possibilidade da simultaneidade efetiva de significados (um e outro" ); em determinadas circunstncias, a comunicao pode se dar exatamente pela no-resoluo da indeterminao;

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

113

a indeterminao tem uma de suas origens nos processos de construo dos contextos sociais especficos (os enquadres), sendo, portanto, resultante do ato concreto de emprestar significado a e de atuar sobre a experincia. Cabe observar, por fim, que a scio-interacional no plenamente coerente com estes princpios, ou ainda no explorou, em profundidade, a proposta de Goffman e de Bateson. Por exemplo, a prpria definio desta tradio aponta para uma viso harmoniosa da conversa, ao afirmar que sua questo bsica o quo bem sucedida a interao (Schiffrin, 1994). Tal sucesso est relacionado, em certa medida, ausncia ou escassez de mal-entendidos, gerados por conflitos scio-culturais, conforme indicam os estudos de Gumperz (1982a e 1982b). A perspectiva harmoniosa de conversa tambm se insinua em Goffman (1974), que rotula os fenmenos relacionados indeterminao como misframing , ou seja, como um erro (de enquadre). Contudo, apesar destas observaes, consideramos que a categoria enquadre possibilita uma anlise mais precisa da indeterminao como um fenmeno discursivo do que o conceito de inteno proposto por Searle e os princpios de cooperao propugnados por Grice. Ou seja, a perspectiva de que o contexto, a comunicao e o significado esto sujeitos vulnerabilidade e negociao coloca a indeterminao como inerente aos processos de construo de significados e prpria constituio do discurso. E-mail: cmartins@malaria.procc.fiocruz.br Recebido em agosto de 2001

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ATTARDO, S. 1998. Are socio-pragmatics and (neo)-Gricean pragmatics incompatible? Journal of Pragmatics , 30: 627-636. ALWOOD, J. 1980. On the distinction between semantics and pragmatics. In: KLEIN, W. e W. LEVELT (eds.) Crossing the boundaries in linguistics. Reidel Publishing Company. BATESON, G. 1972. Steps to an ecology of mind . New York: Ballentine. BLUM-KULKA, S. 1987. Indirectness and politeness in requests same or , 1 1 .2: 131-46. different. Journal of Pragmatics ______ e WEIZMAN, E. 1988. The inevitability of misunderstandings: discourse ambiguities. Text 8: 219-241.

114

D.E.L.T.A., 18:1

BROWN, P . & S. LEVINSON. 1986. Universals in language usage: politeness phenomena . Cambridge: Cambridge University Press. BYBEE, J., R. PERKINS & W. PAGLIUCA. 1994. Theoretical background. In:
The evolution of grammar: tense, aspect, and modality in the languages of the
world. Chicago: University of Chicago Press. ______ e TRAUGOTT, E. 1993. Some preliminaries. In: Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press. CHANG, H. 1999. The well-defined is ambiguous indeterminacy in chinese conversation. Journal of Pragmatics , 31 : 535-556. CRYSTAL, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language . Cambridge: Cambridge University Press. DASCAL, M. 1999. Introduction: some questions about misunderstanding. Journal of Pragmatics, 31 : 753-762. ______. 1987. Defending literal meaning. Cognitive Science, 1 1 : 259-281. ______. 1980. Fundamentos Metodolgicos da Lingstica:Pragmtica. So Paulo: Ed. do autor. DURANTI, A. e GOODWIN, C. 1992. Rethinking context: language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press. FERREIRA, M. C. L. 1994. A resistncia da lngua nos limites da sintaxe e do . Tese de discurso : da ambigidade ao equvoco. Campinas: UNICAMP Doutorado. FIGUEROA, E. 1984. Sociolinguistic metatheory. Pergamon Press. FREDSTED, E. 1998. On semantic and pragmatic ambiguity. Journal of pragmatics , 30: 527-541. GOFFMAN, E. 1983. Felicitys condition. American Journal of Sociology , 89.1 : 1-53. ______. 1981. Forms of talk . Philadelphia: University of Pennsylvania Press. ______. 1974. Frame analysis: an essay on the organization of experience. New York: Harper and Row. GREEN, G. 1996. Ambiguity resolution and discourse interpretation. In: K. Van DEEMTER e S. PETERS. Semantic ambiguity and underspecification. California: CSLI. GRICE, H. P . 1980. Lgica e conversao. In: M. DASCAL (org.), M. Fundamentos Metodolgicos da Ling stica: Pragmtica. So Paulo: Ed. do autor. ______ Meaning. 1957. Philosophical Review, 67: 377-88. GUMPERZ, J. 1982a. Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press. ______. 1982b. Language and social identity . Cambridge: Cambridge University Press.

MARTINS: A INDETERM. DO SIGNIF. NOS ESTUDOS SCIO-PRAGMTICOS

115

HEINE, B., U. CLAUDI e F. HNNEMEYER. 1991. Introduction. In: Grammaticalization: a conceptual framework . Chicago: University of Chicago Press. HOPPER, P . 1991. On some principles of grammaticalization. In: _____ Approaches to grammaticalization Amsterdam: . John Benjamins Publishing Company. ILARI, R. 1997. A noo semntica de ambigidade. Veredas : Revista de Estudos Lingsticos, 1,1. Juiz de Fora: EDUFJF. LABOV, W. & D. FANSHEL. 1977. Therapeutic Discourse . New York: Academic Press. LAKOFF, G. JOHNSON, M. 1980. Metaphors we live by . Chicago: University of Chicago Press. LEVINSON, S. 1983. Pragmatics . Cambridge: Cambridge University Press. MALUFE, J. R. 1992. A Retrica da Cincia : Uma Leitura de Goffman. So Paulo: EDUC. ORLANDI, E. P . 1997. As Formas do Silncio: No Movimento dos Sentidos . Campinas: Editora da UNICAMP . OTTONI, P . 1998. Viso performtica da linguagem . Campinas: Editora da UNICAMP . RAJAGOPALAN, K. On Searle [on Austin] on language. Language & Communication, 20.4: 347-391. RAJAGOPALAN, K. & R. ARROJO. 1992. Searle e a noo de literalidade. In: O Signo Desconstrudo : implicaes para a traduo, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes. SEARLE, J. 1995. Expresso e Significado : estudos da teoria dos atos de fala. So Paulo: Martins Fontes. ______. 1969. Speech Acts. Cambridge: Cambridge University Press. SCHEGLOFF, E. 1984. On some questions and ambiguities in conversation. In: ATKINSON, J. & J. HERITAGE. Structures of Social Action: studies in conversation analysis. Cambridge: Cambridge University Press. SCHIFFRIN, D. 1997. Theory and method in discourse analysis: what context for what unit? Language & Communication, 1 7. 2: 75-92. ______. 1994. Approaches to discourse. Massachusetts: Blackwell Publishers. ______. 1990. The management of a co-operative self during argument: the role of opinions and stories. In: A. D. GRIMSHAW (ed.) Conflict Talk: sociolinguistic investigations of arguments in conversation. Cambridge: Cambridge University Press. TANNEN, D. (ed.) 1986. Thats not what I meant ! How conversational style makes and breaks relationships. New York: Ballantine Books.

116

D.E.L.T.A., 18:1

______. 1981. Indirectness in discourse ethnicity as conversational style. Discourse Processes, 4.3: 221-238. TRAUGOTT, E. & B. HEINE. 1991. Approaches to Grammaticalization. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company. ULLMANN, S. 1964. Semntica: uma introduo cincia do significado. Lisboa: Fundao Calouste Gulbekian. VERSCHUEREN, J. 1999. Whose discipline? Some critical reflections on linguistic pragmatics. Journal of Pragmatics, 3 1 : 869-879. WAJNRYB, R. 1998. Telling it like it isnt exploring an instance of pragmatic ambivalence in supervisionary discourse. Journal of Pragmatics, 29: 531-544. WEIGANG, E. 1999. Misunderstanding: the standard case. Journal of Pragmatics , 31 : 763-785.

S-ar putea să vă placă și