Sunteți pe pagina 1din 50

Revestimento

Ato ou efeito de revestir, de recobrir com material de melhor acabamento as superfcies nuas de paredes e pisos. Diz-se revestimento de ladrilhos, de azulejos, de tabua, etc. Servio de alvenaria que proteje e consolida os taludes de terra. Muro de arrimo.
(Dicionario da Arquitetura Brasileira Corona & Lemos)

Materiais para Revestimentos


Argamassa de revestimento Cermica Pedra Laminados melaminicos Metlicos Vidro etc

Tipo de Revestimentos

Internos

Externos

Revestimento em Argamassa
Argamassas so destinadas a proteger as paredes contra a umidade externa ou preparar superficies internas para receber a pintura ou os revestimentos.

Composio da argamassa
Argamassas obtida pela mistura de gua, areia e uma substncia de ligao qualquer, como cimento ou a cal. A argamassa de cal a mais empregada e geralmente com trao de 1:3 , isto , uma parte de cal para tres de areia. Chama-se argamassa magra aquela em que o aglutinante, a cal por exemplo, entra em pequena quantidade, no dando boa pega. Ao contrario, chama-se argamassa gorda aquela em que a cal abundante, chegando mesmo a grudar-se na propria colher do pedreiro.

Revestimento em Argamassa

Revestimento de Argamassa
As ferramentas empregadas nas operaes de sarrafeamento (A), desempeno (C e D) e camuramento (B) esto ilustradas na Figura

Revestimento de Argamassa

Equipamento para execuo das quinas e cantos

Argamassa
O frisador deve ser aplicado com uma certa presso, levantando-se levemente a parte de trs e comprimindo-se a argamassa, ainda fresca, com a parte da frente. Essa forma de aplicao proporciona a obteno de uma junta uniforme, compacta e regular.

Argamassa

Argamassa
BASES Alvenaria (diferentes componentes) Estrutura (concreto) CARACTERISTICAS Absoro de gua Porosidade Resistncia mecnica Movimentaes higroscpicas Rugosidade Homogeneidade

Caractersticas das bases de aplicao do revestimento

Argamassa
O taliscamento a etapa seguinte definio da espessura do revestimento, consistindo na fixao de cacos cermicos, com a mesma argamassa utilizada para o revestimento, em pontos especficos e respeitando a espessura definida. A Figura ilustra o taliscamento da fachada

Argamassa
Recomenda-se que a argamassa seja feita em revestimentos com espessura maior ou igual a 30 mm. A ponte de transmisso pode permitir uma espessura menor do revestimento, no mnimo, de 20 mm. Esses dois tipos de reforo so ilustrados na Figura.

Argamassa
O avano do peitoril para dentro da alvenaria ilustrado na Figura (caso A), evita que o fluxo de gua se concentre na laterais do peitoril, provocando o surgimento de manchas de umidade e de sujeira na fachada, conforme ilustrado na mesma figura (caso B).

Argamassa
Na face superior da faixa, necessrio fazer um acabamento em argamassa com inclinao de 45.A Figura (A) ilustra a pingadeira de argamassa e a faixa de cermica ou de pedra (B).

Argamassa

Argamassa

Argamassa

Argamassa

Cermica
Arte de fabricao de argila cozida, que recebe o nome de cermica artistica quando engloba as atividades artesanais, cujos produtos compreendem objetos de uso domsticos ou decorativos de barro, loua ou porcelana. Os locais de fabricao de peas de argila para construo como tijolos, telhas, mesmo nome que aquela arte. Assim, diz-se a cermica ou a olaria ou a fbrica de tijolos etc.

Pastilha Cermica

Pastilha Cermica

Pastilha Cermica

Revestimento Cermico
Com 46 lajes, o edifcio Terra Brasilis tem 130 metros de gabarito e fachadas revestidas por composio de cermica 7,50 x 7,50 cm e porcelanato no formato 30 x 30 cm. Projeto do arquiteto Bruno Ferraz construdo em Recife

Revestimento Cermico
As arquitetas Maria Fernanda Silveira e Ana Luza Carvalho do Amaral projetaram a nova sede do Clube XV, em Santos, SP. As duas torres, com 22 andares, e de frente para o mar, sero protegidas da ao do sol, vento e maresia por revestimentos de cermica (18 mil metros quadrados) e porcelanato (12 mil metros quadrados).

Revestimento Cermico
Localizado em Belo Horizonte, o edifcio residencial Stanza dOro tem 22 andares e projeto do escritrio Dvila Arquitetura. O revestimento das fachadas emprega cermica esmaltada no formato 9,80 x 9,80 cm, assentada com argamassa colante do tipo ACII. Tambm foram usados aproximadamente 1 600 metros quadrados de granito fixado por inserts metlicos, formando fachadas ventiladas (com um vazio entre o revestimento e a alvenaria de vedao).

Resistncia do revestimento cermico

Resistncia do revestimento cermico


Escolha da cermica

Pedra
No linguajar arquitetnico, nome de qualquer fragmento de rocha, irregular ou aparelhado, empregvel em construes, tanto como alvenaria como material de sobre-revestimento.
(Dicionario da Arquitetura Brasileira Corona & Lemos)

Revestimento em Pedra

Edifcio Castelo 2770, em Belo Horizonte, da Castelo Engenharia Edifcio BHBC, em Belo Horizonte, da Canopus

Revestimento em Granito
Hilton So Paulo Morumbi, fachada revestida com granito Kashimir Bahia. Projeto Botti Rubin, construo Hochtief

Revestimento Metlico
Durabilidade, resistncia e facilidade de conformao so algumas caractersticas dos painis de alumnio composto, cujo desempenho na ltima dcada impulsionou a entrada de outros produtos no mercado. Chapas ou painis compostos de cobre, zinco e ao inoxidvel j podem ser encontrados nas fachadas de alguns edifcios. Planicidade, facilidade de conformao e leveza so alguns dos atributos dos revestimentos metlicos, que passaram a ser utilizados em fachadas e coberturas. Entre eles esto as chapas de material puro - como cobre, zinco, ao inoxidvel e alumnio - e os painis compostos, que chegaram ao mercado, inicialmente, na verso alumnio e, mais recentemente, tambm em zinco, cobre e ao inoxidvel.
Holiday Inn Anhembi, So Paulo (2004): chapas de ao galvanizado com ncleo de espuma rgida de poliuretano. Projeto de Miguel Juliano

Hotel Unique, So Paulo (2004): placas de cobre revestem 4 600 metros quadrados da fachada. Projeto de Ruy Ohtake

Revestimento Metlico
Passarela com esteiras rolantes em Curitiba (2003): painis de alumnio composto. Projeto de Adolfo Sakaguti Edifcio Ceridean Corporation, em Minneapolis, Estados Unidos: fachada com painel composto de cobre.

Detalhes de revestimento metalico

Revestimento Metlico
em 1995, o edifcio Plaza Centenrio, localizado em So Paulo Obra pioneira no pas, o edifcio recebeu cerca de 40 mil metros quadrados de painis de alumnio composto

Revestimento

Projetada na dcada de 1970 por Telsforo Giorgio Cristofani, a torre de concreto aparente, com grelha e janelas chanfradas a 45 graus, transformou-se em uma edificao high tech com a utilizao de painis de alumnio composto na cor champanhe metallic e vidro laminado refletivo verde em sua fachada. Na poca da construo do prdio, o excesso de concreto aparente utilizado em tcnicas artesanais de frmas, para um gabarito muito alto, ocasionou imperfeies, problemas de alinhamento, distores e desnveis. Um levantamento topogrfico acusou diferenas de profundidade de prumos de at 300 milmetros. O revestimento com painel de alumnio composto permitiu a correo do desalinhamento, sem mudar a linguagem original do projeto

Revestimento
Painis planos e faixas verticais curvas de ao inoxidvel polido e lixado criam movimento e reflexos na fachada

sede da Vivo, em So Paulo

construda parte em concreto armado, revestido com ao inox lixado, e parte em estrutura metlica, formando anis que remetem idia dos sistemas de comunicao de telefonia mvel.

Revestimento Metlico
Processo de aplicao da tinta a p

Medio da espessura de tinta (NBR 12 610/1999)

Revestimento Metlico
Teste de dobramento feito com mandril cnico (NBR 14 615/2000)

Teste de aderncia seca, corte cruzado (NBR 14 622/2000)

Mquinas para Estrutura Metlica


Entrada dos perfis no tnel de prtratamento (cromatizao)

Equipamento para levantamento dos perfis (pintura vertical)

Tnel de tratamento de pintura vertical

Revestimento em Vidro

Fachada em Brises de Vidro Vista interna

Vidro

Oscar Niemeyer Sede da Procuradoria Geral da Repblica, Braslia-DF

Pastilha de Vidro

Pastilha de Vidro

S-ar putea să vă placă și