Sunteți pe pagina 1din 12

As concupiscncias que o mundo oferece

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

No ameis o mundo, nem o que h no mundo. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. Porque tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no vm do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscncia; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.( 1 Jo 2.15,16)

A palavra de Deus define como mundo o sistema que contrrio a Deus, como o comportamento, o jeito de se vestir, o jeito de falar, o estilo de vida e os estilos musicais dos que so infiis a Deus. O esprito do mundo, que Satans, quem est por trs do modo de pensar e de agir das pessoas que no aceitaram a Cristo, ou no aceitaram verdadeiramente a Cristo, como seu salvador. Deus atravs da sua palavra nos aconselha a no seguir o rumo desse mundo, no copiar o comportamento, o estilo de vida, o jeito de pensar, de falar e de se vestir dos que esto sob o domnio do esprito desse mundo. A batalha entre as trevas e a luz pelo corao do ser humano, a pergunta : Vamos amar mais a luz, ou as trevas?

Se seguirmos o rumo desse mundo amaremos mais as trevas. Porm se seguirmos o rumo que palavra de Deus nos d, amaremos mais a luz. A palavra de Deus nos diz: (I Jo 2.15) - No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. (I Jo 2.16) - Porque tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no do Pai, mas do mundo. (I Jo 2.17) - E o mundo passa, e a sua concupiscncia; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amar as coisas do mundo um perigo constante que cerca os cristos. Isso significa, que o cristo no pode amar o sistema moralmente corrupto desse mundo, ou seja: gostar, querer, praticar, se igualar e fazer o que a sociedade, que est sob o domnio do esprito do mundo faz. (Ef 2.1) - E VOS vivificou, estando vs mortos em ofensas e pecados, (Ef 2.2) - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia. (Efsios 2:3) - Entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como os outros tambm. Nos andvamos nos desejos da carne e dos pensamentos, agora no fazemos mais isso, porque no somos mais filhos da ira, e no somos mais filhos da desobedincia. Todos os que amam esse sistema esto fora do amor de Deus, porque no filho de Deus, e sim filho da desobedincia.

Ado no foi enganado - Enquanto Eva foi enganada pelo Diabo [2 Co 11.3] e levada pelos seus desejos, Ado pecou com toda conscincia ou conhecimento daquilo que ele estava fazendo [I Tm 2.14]. A culpa do pecado de Ado - O homem tende a tratar o pecado de Ado como um assunto banal. Na verdade isto foi muito mais que "comer da ma". Ado tinha uma ordem simples e clara. Ele no possua uma natureza pecadora para to facilmente ser inflamada pelo pecado. Deus havia sido bom para ele, e todas as suas necessidades e desejos haviam sido supridos. A conseqncia do pecado tinha sido deixado bem claro. A

atitude foi orgulhosa, um total ato de rebelio contra o Deus Todo Poderoso. A queda do homem - Ado foi o representante de toda a raa humana. Ns no somente herdamos a sua natureza pecadora, mas em virtude de ele ser nosso representante, a Bblia nos diz que ns pecamos em Ado. Neste sentido Ado foi o primeiro tipo de Cristo [Rm 5.14; I Co 15.22 e 45]. Pois assim como ns pecamos e morremos em Ado, da mesma maneira nossos pecados so pagos e ns vivemos em Cristo [Rm 5.12-19]. Vejamos as trs reas em que a concupiscncia atua:

1. A concupiscncia da carne - "a rvore boa para comer". A concupiscncia da carne refere-se a qualquer desejo que incita algum a alimentar a natureza sensual da carne (imoralidade, embriaguez, glutonaria, etc.). O fruto deu "gua na boca" de Eva, mesmo sendo ele um fruto proibido. A concupiscncia dos olhos diz respeito quelas tentaes que apelam para os desejos ambiciosos dos homens de obter e possuir (roubo, avareza, etc.). A soberba da vida refere-se a todas as tentaes que apelam para o orgulho pessoal do homem e seu desejo por aplauso ou grandeza. A concupiscncia da carne nos incita a procurarmos satisfao no prazer do pecado, e no no Senhor [Gl 6.7-8]. Isto : "os maus desejos da natureza humana". Esses desejos da carne so marcados por prticas desvirtuadas em busca de satisfao do apetite sexual. Essa "cobia da carne", que o verso fala, essa "concupiscncia da carne", so imoralidades de toda espcie de perverses que se possa imaginar. Aprenda isto: a referncia que esse verso 16 faz a de uma vida sexual realmente desregrada, sem limites. O indivduo passa a ser escravo de si mesmo. como se houvesse um monstro dentro dele, mais forte do que ele, convencendo-o constantemente a continuar satisfazendo seus apetites carnais que no possuem fronteiras.

H quatro reas de "desejos carnais" identificadas neste texto: A. os desejos e as prticas sexuais pecaminosas, junto com aquilo que tende a nos incitar; B. Atividades religiosas falsas; C. Posturas e aes contra o prximo; D. E prticas que destroem o domnio prprio da pessoa. Nos termos fornicao, impureza e dissoluo todo tipo de ato e desejo sexual pecaminoso condenado, junto com aquilo que tende a produzir esse tipo de concupiscncia. No era necessrio nomear cada objeto sexual ilcito para que todos fossem condenados. A fornicao abrangente o bastante para englobar tudo. De modo semelhante, cada ato, palavra e pensamento que incitasse a concupiscncia sexual ilcita no homem e na mulher condenado pelos termos usados. Nos termos idolatria e feitiaria, podem se identificar vrios tipos de religio falsa. Menciona s duas formas especficas de rejeitar a Jeov em nossa fidelidade e lealdade. Qualquer ato que causasse a subverso de nossa lealdade ao Senhor e exaltasse qualquer pessoa ou coisa acima dele condenado por esses termos e coisas assim. Todos os termos especificamente mencionados no (v. 20), e as invejas do (v. 21), mostram os pecados de atitude e prtica contra o prximo. Outras palavras de outros lugares podem ser citadas para realar essa questo o amor uma lei de ao para com o outro, e qualquer ato ou pensamento que tendesse a transformar essa lei de ao pecaminoso. (Rm 13.10). Os termos embriaguez e folias tm relao com a falta de domnio prprio. Muitas coisas condenam a embriaguez, mas uma das mais evidentes a perda do controle em todas as reas da razo, da emoo e do fsico; somos, entretanto, ensinados de muitas formas a ter autocontrole. As folias so definidas como a entrega e a conseqncia da embriaguez. Qualquer coisa em que nos metamos que resulte em no exercitar o domnio prprio algo que devemos evitar.

aquela carne que Paulo diz militar contra o Esprito (Gl 5.17). Essa carne, na luta contra o Esprito, aspira pelo que lhe natural adultrio, prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas (Gl 5.19-21). J o Esprito deseja a manifestao do seu fruto que amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio (Gl 5.22-23).

2. A concupiscncia dos olhos - "a rvore agradvel aos olhos". desejo intenso de aquisio de bens materiais, de desfrutar do gozo material. o desejo de possuir, desejo de adquirir coisas, de acumular. Surgem mediante a contemplao das vantagens terrenas, como riquezas, famas e prazeres. O indivduo corre desenfreadamente atrs daquilo que ele no trouxe para este mundo. (1 Tm 6. 7).

A pessoa s contempla as vantagens terrenas: riqueza, fama e prazer, isso tudo o que ela quer. No cobices no teu corao a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. Porque o preo da prostituta apenas um bocado de po, mas a adltera anda caa da prpria vida do homem. Pode algum tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andar sobre as brasas sem que se queimem os seus ps? Assim ser o que entrar mulher do seu prximo; no ficar inocente quem a tocar. Pv 6.25-29

A VONTADE DE TER O QUE AGRADA OS OLHOS. AS PORTAS, AS JANELAS DOS DESEJOS ILCITOS. OS OLHOS OBSERVAM O QUE AGRADVEL A

CARNE LEVANDO A MENTE A COBIA. Ec 1.8 Todas as coisas esto cheias de cansao; ningum o pode exprimir: os olhos no se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.( Tg 4.4 ) Cobiais e nada tendes; logo matais. Invejais, e no podeis alcanar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque no pedis. Pedis e no recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiis, no sabeis que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. A Cobia o Princpio da Queda Todo pecado consumado se principia na cobia. Mas cada um tentado, quando atrado e engodado pela sua prpria concupiscncia. Depois, havendo a concupiscncia concebido, d luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tg1.14-15. A cobia gera um incentivo prtica do pecado, ou seja, ela faz com que o homem peque mesmo sabendo que est ultrapassando o limite estabelecido por Deus. por isso que Salomo disse em Pv 1.19: Tal a sorte de todo ganancioso; e este esprito de ganncia tira a vida do que o possui.. Note que aquele que se entrega cobia sofre uma priso ocasionada por ela. A cobia como uma arapuca ou alapo. Se cair nela ficar preso e far a vontade dela. Batalhamos para no pecar, mas, pelo fato de termos valorizado a cobia, no encontramos foras perante a tentao e acabamos no resistindo ao pecado. Exemplos de Danos Causados Pela Cobia A cobia pode estar presente praticamente em todas as reas da vida do homem. Cada um ser tentado pela sua prpria cobia. Vejamos alguns exemplos bblicos: Vida sexual: Davi e Bate-seba 2 Sm 11.1-3. A cobia levou Davi a cometer dois grandes erros: adultrio e homicdio. Essa uma rea da nossa vida que exige muita ateno, pois, se valorizarmos a cobia nesta rea acabaremos sendo dominados pela atrao fsica e at mesmo pela obsesso emocional podendo acarretar srios problemas para a nossa vida. Podemos ver outros exemplos de erros cometidos por causa da cobia nesta rea atravs de: Amnom e Tamar 2 Sm13.1-2; Salomo e suas mulheres 1 Re11.1-4. Vale a penas acatar a orientao de Salomo em Pv 6.23-25. Vida material: Deus quer que prosperemos em tudo, mas o problema que o homem tende a aplicar o seu corao nas suas conquistas e riquezas

e isso tem trazido prejuzo a muita gente. Vivemos num mundo materialista onde se julga a vida crist pelo ter e no mais pelo ser e isso tem feito muitas pessoas se afastarem do verdadeiro sentido do Evangelho. Ser dominado pela cobia nesta rea material acarreta uma tremenda sequido espiritual e faz com que as pessoas sejam dominadas pela ganncia e avareza (que a idolatria). A Bblia nos diz que o amor ao dinheiro a raiz de toda espcie de males 1 Timteo 6.10. E por isso somos orientados a no colocarmos o nosso corao nas nossas riquezas e conquistas terrenas Sl 62.10. Vejamos alguns exemplos bblicos de pessoas que se deram mal por valorizar a cobia material em seu corao: Judas Iscariotes Mt 26.14-16 Geazi 2 Re 5.20 Ac Js 7.20-21 Fama e Status Pessoal e Religioso A cobia por vanglrias e reconhecimento humano nos traz uma viso errnea do reino de Deus. A cobia valorizada nesta rea acarretar certas dissenses e contendas em meio aos irmos e segundo a Bblia em Provrbios 6.19 o que Deus abomina. Analisemos algumas pessoas que agiram mal devido a esse erro de valorizar a cobia por algo pessoal envolvendo o reino de Deus: Cor Nm 16.1-3. Religiosos da poca de Jesus Mt 27.17-18. A cobia nesta rea trar consigo a soberba e que por sua vez trar a queda Pv 16.18. Relacionamento pessoal Caim e Abel Gn 4.6-7. Essa passagem bblica muito edificante para a nossa vida. Vemos que Deus advertiu Caim antes dele tomar sua desastrosa atitude de matar seu irmo. Tambm vemos em Pv 16.29-30. O homem violento persuade o seu companheiro e guia-o por caminho no bom. Fecha os olhos para imaginar perversidades; mordendo os lbios, efetua o mal. COMO PODEMOS VENCER A COBIA? Temos a orientao bblica de que no devemos cobiar - Romanos 13:9. Mas, fica uma pergunta a cada um de ns: como podemos vencer a

cobia? Podemos adquirir na Bblia alguns procedimentos que podem nos ajudar e muito a vencer esta grande incentivadora do pecado: a) No devemos ser ignorantes. Muitos caem nos laos da cobia simplesmente pela ignorncia a respeito dela. Somos advertidos constantemente a respeito dos perigos espirituais que enfrentamos no nosso dia a dia e no podemos ignor-los dizendo que isso nunca acontecer conosco ou que seja um exagero da parte da ministrao e ensino da Palavra de Deus. Devemos encarar com seriedade este assunto na nossa vida. A cobia como uma bola neve, ou seja, comea como algo muito pequeno e termina como uma grande avalanche, algo que pode causar grande destruio. Ainda que seja algo muito insignificante no devemos ser ignorante. A Bblia nos diz em Ef 4.26 No deis lugar ao diabo..., ou seja, no d espao ou brechas para ele atrapalhar a sua comunho com Deus. b) Devemos guardar nosso corao Pv 4.23. Segundo as palavras do Senhor Jesus em Mt12.35 o homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas ms. do contedo do nosso corao que se deriva as nossas aes. Se valorizarmos no nosso corao a cobia, com certeza estaremos propensos a tomar atitudes que valorizam a carne e que desagradam a Deus.E para isso precisaremos consagrar a Deus os canais de recepo da nossa vida, ou seja, teremos que santificar o nosso olhar, ouvir e meditar Provrbios 19:14 / Salmos 101:3 . de fundamental importncia saturarmos o nosso corao com a Palavra de Deus para que possamos estar firmes contra a cobia Sl 119.11. c) Aniquilando as fontes que estejam gerando a cobia. Para se vencer a cobia no basta conhecer a Bblia, orarmos e jejuarmos com toda a intensidade (ainda que tudo isso seja necessrio). Para vencermos a cobia precisamos cessar com toda fonte de alimentao da mesma. Precisamos mortificar as obras da nossa natureza decada Colossenses 3.5. Enquanto a alimentamos, ela ter fora suficiente para nos conduzir prtica do pecado e estaremos sempre vulnerveis ao erro porque estamos dando brechas para a nossa velha natureza.

Com esta anlise ns podemos entender melhor a vitria de Cristo sobre suas tentaes [Lucas 4:1-13]. Satans aproximou-se de nosso Salvador

pelas trs vias, mas ainda assim o Senhor no cometeu pecado. Ele foi bem sucedido aonde o primeiro Ado falhou.

Mas tolice correr desenfreadamente atrs daquilo que no trouxemos para este mundo. Numa das cartas do NT est escrito (1 Tm 6.7): "O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que que vamos levar do mundo? Nada!". H pessoas que perdem a sade para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro que juntaram para recuperar a sade. Tolice. No compensa. Que contraste com Jesus, o Eterno Filho de Deus! A vida de Jesus na terra comeou num estbulo emprestado e terminou num tmulo emprestado... Nada era dEle! Mas esse desejo excessivo por adquirir coisas tambm conhecido como "avareza". E essa pessoa que se apega demasiadamente s coisas materiais, inevitavelmente, algum que acaba se esquecendo de Deus. Os olhos dessa pessoa no conseguem ver o vertical, de onde vem a salvao; ela somente v o horizontal, o mundo e as coisas que nele existem. Mas o primeiro grande mandamento de Deus j estabelece: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o corao, com toda a alma, com toda a mente e com todas as foras" (Mc 12.30). Quem deseja possuir, quem deseja adquirir os bens desta vida, est incapacitado de amar a Deus. Porque os olhos de uma pessoa assim ficam saturados, voltados to somente para as coisas terrenas: a riqueza, a economia... Ento, ela no consegue mais ver Deus em seu caminho. Essa pessoa de olho gordo, no faz a entrega do dzimo, porque no entende o princpio do "da e ser-vos- dado", que Jesus ensinou... na casa dessa pessoa, se algum bater porta e disser: "Uma esmolinha, por

favor", ela grita l de dentro: "timo! Deixe por debaixo da porta". Amado, se voc tem esse desejo excessivo por dinheiro, essa ambio de ter coisas, de adquirir coisas e comprar tudo, a Bblia diz isto: "...o amor ao dinheiro uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da f e encheram a sua vida de sofrimentos" (1Tm 6.10). Certa ocasio, Jesus perguntou aos discpulos: "O que adianta algum ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destrudo?" (Lc 9.25). Olhe, a verdadeira riqueza a presena de Deus em ns. Deseje Deus, busque a Deus... Somente assim voc estar seguro e ter salvao eterna! 3. A soberba da vida - "a rvore desejvel para dar entendimento".

Ela diz respeito a uma arrogncia ou vanglria relacionada com as circunstncias externas de algum, seja a riqueza ou a posio ou o vesturio. Que coisa feia e abominvel. Ostentar riqueza, poder e vesturio so coisas do mundo, no procede do Pai. E a coisa fica pior ainda quando essa ostentao fraudulenta, somente aparncia. A soberba o desejo de posio. querer estar acima de todos. E este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem: o orgulho, o egosmo. O orgulho uma flor que cresce no pntano de satans. Ele se encheu de soberba, ficou cheio de si e desejou ser maior do que Deus. A pessoa que faz de tudo s para se promover, que faz de tudo s para ser elogiada, que faz de tudo s para receber parabns, to orgulhosa quanto Satans, e tem se tornado "deus" de si mesma. Oua: esse desejo veneno mortfero! Uma garotinha de dez anos voltou da escola toda agitada. Tinha sido eleita "a menina mais bonita da turma". Estava mais agitada ainda,

quando voltou da escola no dia seguinte. A turma a elegera "a garota mais popular". Mas a, alguns dias depois, quando comunicou que havia ganhado um terceiro concurso, ela estava um tanto murcha. "Que foi que elegeram voc desta vez?", perguntou sua me. "A mais orgulhosa", disse a menina... O livro de Provrbios, na Bblia, diz que "O orgulho leva a pessoa destruio, e a vaidade faz cair na desgraa". Portanto, tenhamos cuidado: Gente grande e pequena passa vergonha e morre, por causa do orgulho. Agora, uma grande virtude em nossas vidas, quando sentimos que somos o maior de todos os pecadores e o menor de todos os santos. Quando temos o prximo sempre superior a ns, isto sim uma bno! Voc somente ser feliz, somente ser bem-aventurado, se for pobre de esprito. No Sermo da Montanha, Jesus declarou isto: "Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o Reino dos cus" (Mt 5.3). Ser "pobre de esprito" significa reconhecer que voc no possui em voc mesmo qualquer auto-suficincia, mas que depende do poder e do favor de Deus para poder entrar no Reino dos cus. Portanto, se voc orgulhoso, auto-suficiente, cheio de si mesmo, a Bblia diz: voc no herdar o Reino dos cus. Mas se voc abrir mo do seu orgulho, se voc descer do seu palanque de glria, se voc renunciar ao seu ego, e confessar com sua boca: Jesus o Senhor, o Reino de Deus ser seu.

A concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, so trs desejos peonhentos, venenosos... "no provm do Pai, mas do mundo... So desejos maus que nada tem a ver com Deus.

Se voc guard-los, voc no ser guardado... Se voc fortalecer esses desejos, voc ser enfraquecido... Se voc preservar esses desejos peonhentos no seu corao, voc no vai ser preservado. Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus. amm

S-ar putea să vă placă și