Sunteți pe pagina 1din 14

P

Introduo
C a p t u l o 1 Introduo Teoria da
Personalidade 2

CC

AA

PP

TT

UU

LL

OO

Introduo Teoria da Personalidade


O que Personalidade? O que uma Teoria?

Denio de Teoria Teoria e Termos de Natureza Similar Por que Existem Diferentes Teorias? Tericos da Personalidade e suas Teorias O que Torna uma Teoria til?
Dimenses para um conceito de Humanidade Pesquisa sobre Teoria da Personalidade Termos e Conceitos Essenciais

Captulo 1

Introduo Teoria da Personalidade

que leva as pessoas a se comportar da forma como o fazem? Ser que as pessoas tm algum poder de escolha no processo de moldagem de sua prpria personalidade? O que responde pelas semelhanas e diferenas entre as pessoas? O que faz os indivduos agirem de formas previsveis? Por que so imprevisveis? Existem foras ocultas, inconscientes, que controlam o comportamento das pessoas? O que causa os distrbios mentais? O comportamento humano moldado mais pela hereditariedade ou pelo ambiente? Durante sculos, lsofos, telogos e outros pensadores tm se feito essas perguntas medida que ponderam acerca da natureza humana ou mesmo sobre os homens possurem uma natureza bsica. At um perodo relativamente recente, grandes pensadores haviam conseguido poucos avanos na descoberta de respostas satisfatrias para estas questes. H pouco mais de 100 anos, no entanto, Sigmund Freud comeou a combinar especulaes loscas com um mtodo cientco primitivo. Como um neurologista interessado em fatos empricos, Freud passou a ouvir os pacientes a m de descobrir quais con itos ocultos escondiam-se por trs do leque de sintomas. Ouvir tornou-se, para Freud, mais do que uma arte: tornou-se um mtodo, uma estrada privilegiada para o conhecimento que seus pacientes haviam mapeado para ele (Gay, 1988, p. 70). O mtodo de Freud tornou-se gradualmente mais cientco medida que ele formulava hipteses e vericava sua viabilidade, comparando-as s suas experincias clnicas. Da combinao entre especulao e evidncia clnica, Freud desenvolveu a primeira teoria moderna da personalidade. Posteriormente, um grande nmero de homens e mulheres formulou teorias da personalidade algumas baseadas essencialmente em especulaes loscas; outras, principalmente, em evidncia emprica, mas todas utilizaram alguma combinao de ambas. Na verdade, este captulo demonstra que uma teoria til pode ser baseada tanto em evidncia cientca quanto em uma especulao intuitiva controlada.

O que Personalidade?
Os psiclogos discordam acerca do signicado da personalidade. A maior parte concorda que a palavra personalidade teria se originado do latim persona, que se refere a uma mscara teatral utilizada pelos atores romanos na encenao de dramas gregos. Os antigos atores romanos usavam uma mscara ( persona) para desempenhar um papel ou obter uma falsa aparncia. Esse ponto de vista super cial obviamente no uma denio aceitvel. Quando os psiclogos usam o termo personalidade, esto se referindo a algo alm dos papis desempenhados pelas pessoas. Contudo, os tericos da personalidade no concordaram a respeito de uma denio nica de personalidade. De fato, desenvolveram teorias exclusivas e vitais porque no conseguiam alcanar um consenso com relao natureza da humanidade e porque cada um via a personalidade de acordo com um ponto de referncia individual. Os tericos discutidos neste livro so de diversas origens. Alguns nasceram e viveram na Europa por toda a vida; outros nasceram na Europa, mas migraram para outras partes do mundo, especialmente para os Estados Unidos; outros, nasceram na Amrica do Norte e l permaneceram. Muitos foram in uenciados por experincias religiosas na juventude. A maioria formada em psiquiatria ou psicologia. Vrios deles utilizaram suas experincias como psicoterapeutas; outros se basearam mais na pesquisa emprica para coletar dados sobre a personalidade humana. Embora todos tenham lidado de alguma forma com aquilo que chamamos personalidade, cada um abordou esse conceito global com base em uma perspectiva diferente. Alguns tentaram construir uma teoria abrangente; outros foram menos ambiciosos e se ativeram apenas a alguns aspectos da personalidade. Poucos tericos da personalidade a deniram formalmente, embora todos possussem seu prprio conceito sobre ela.

Parte I

Introduo

No existem duas pessoas, nem mesmo gmeos idnticos, que tenham exatamente a mesma personalidade.

Embora nenhuma denio seja consenso entre todos os tericos, podemos dizer que a personalidade um padro de traos relativamente permanentes e de caractersticas singulares, que confere, ao mesmo tempo, consistncia e individualidade ao comportamento de uma pessoa. Os traos contribuem para a existncia das diferenas de comportamento, de consistncia comportamental ao longo do tempo e de estabilidade de comportamento em meio s situaes. Os traos podem ser nicos, comuns para alguns grupos ou compartilhados por espcies inteiras, mas seu padro diferente para cada indivduo. Dessa forma, cada pessoa, embora semelhante a outras em muitos aspectos, possui uma personalidade exclusiva. As caractersticas so qualidades singulares de um indivduo, que incluem atributos como temperamento, psique e inteligncia.

O que uma Teoria?


A palavra teoria apresenta a particularidade ambgua de ser um dos termos mais malutilizados e mal compreendidos da nossa lngua. Algumas pessoas crem que a teoria se ope a uma verdade ou a um fato, mas essa anttese demonstra a total falta de compreenso acerca dos trs termos. Em cincia, as teorias so instrumentos utilizados para produzir pesquisa e organizar observaes, mas nem verdade ou fato tem lugar na terminologia cientca.

Denio de Teoria
Uma teoria cientca um conjunto de pressupostos relacionados que permite aos cientistas utilizar o raciocnio lgico-dedutivo para a formulao de hipteses testveis. Esta denio necessita de mais esclarecimentos. Em primeiro lugar, uma teoria um conjunto

Captulo 1

Introduo Teoria da Personalidade

de pressupostos. Um simples pressuposto nunca poder preencher todos os requisitos de uma teoria adequadamente. Um pressuposto, por exemplo, pode no servir para agrupar diversas observaes, algo que uma teoria til deveria fazer. Em segundo lugar, uma teoria um conjunto de pressupostos relacionados. Pressupostos isolados no so capazes de gerar hipteses signicativas e tampouco apresentam consistncia interna dois critrios imprescindveis para uma teoria til. Uma terceira palavra-chave na denio pressupostos. Os componentes de uma teoria no so fatos provados, no sentido de que sua validade foi absolutamente estabelecida. So, no entanto, aceitos como se fossem verdadeiros. Essa uma etapa prtica, denida para que os cientistas possam conduzir pesquisas teis, cujos resultados continuaro a elaborar e a alterar a teoria original. Em quarto lugar, o raciocnio lgico-dedutivo utilizado pelo pesquisador para formular hipteses. Os fundamentos de uma teoria devem ser armados com preciso e consistncia lgica sucientes para permitir aos cientistas deduzir e estabelecer hipteses de forma clara. As hipteses no so componentes da teoria, mas decorrem dela. funo de um cientista criativo iniciar com uma teoria geral e, por meio de raciocnio dedutivo, chegar a uma hiptese particular que possa ser testada. Se as proposies tericas gerais forem ilgicas, permanecero estreis e incapazes de produzir hipteses. Alm disso, se um pesquisador utilizar uma lgica falha na deduo de hipteses, a pesquisa resultante ser desprovida de sentido e no dar nenhuma contribuio ao processo contnuo de construo de teorias. A parte nal da denio inclui a caracterstica testvel. Uma hiptese s ter valor se puder ser testada. Ela no precisa ser testada imediatamente, mas deve sugerir a possibilidade de que os pesquisadores, no futuro, possam desenvolver os meios necessrios para tal.

Teoria e Termos de Natureza Similar


As pessoas, algumas vezes, confundem teoria com losoa, especulao, hiptese ou taxonomia. Embora o termo teoria esteja relacionado a cada um destes conceitos, ela no pode ser tomada como um deles.

Filosoa
Em primeiro lugar, a teoria est relacionada losoa, mas trata-se de um termo muito mais restrito. Filosoa signica amor pela sabedoria, e os lsofos so pessoas que buscam a sabedoria por meio do pensamento e do raciocnio. Os lsofos no so cientistas; eles no costumam conduzir estudos cientcos controlados na sua busca por sabedoria. A losoa abrange diversos ramos, um dos quais a epistemologia, ou a natureza do conhecimento. A teoria relaciona-se mais intimamente a este ramo da losoa, pois um instrumento utilizado por cientistas em sua procura por conhecimento. As teorias no lidam com o modo como as coisas poderiam ou deveriam ser. Desta forma, um conjunto de princpios sobre a forma pela qual um indivduo deveria viver no pode ser uma teoria. Tais princpios envolvem valores e constituem o objeto de preocupao da losoa. Embora as teorias no estejam isentas de valores, elas so construdas sobre evidncia cientca obtida de maneira relativamente neutra. Sendo assim, no h teorias sobre as razes pelas quais as sociedades deveriam auxiliar seus moradores de rua ou sobre os elementos que caracterizariam uma obra de arte. A losoa lida com a forma como as coisas poderiam ou deveriam ser; a teoria no. A teoria lida com um amplo conjunto de armaes sobre causa e conseqncia, mas um

Parte I

Introduo

juzo de valor positivo ou negativo sobre os resultados desta teoria situa-se alm de seu escopo. Uma teoria, por exemplo, poder nos dizer que, na eventualidade de as crianas serem criadas em um ambiente de isolamento, completamente separadas do contato humano, ento no desenvolvero linguagem humana, exibiro os comportamentos daqueles que os criaram e assim por diante. Contudo, essa constatao nada arma sobre a moralidade desta forma de criar crianas.

Especulao
Em segundo lugar, as teorias baseiam-se em especulao, mas so muito mais do que mera especulao. No surgem da mente de um grande pensador independentemente de observaes empricas. Elas esto profundamente ligadas coleta emprica de dados e cincia. Qual a relao entre teoria e cincia? A cincia o ramo de estudos relacionados observao e classicao de dados e vericao de leis gerais por meio do teste das hipteses. As teorias so ferramentas teis empregadas por cientistas para dar sentido e ordem s observaes. Alm disso, as teorias proporcionam um campo frtil para a produo de hipteses testveis. Sem nenhum tipo de teoria para agrupar as observaes e para apontar direes a possveis pesquisas, a cincia caria extremamente prejudicada. As teorias no so fantasias inteis criadas por acadmicos sem senso prtico, com receio de se comprometer com os mecanismos da investigao cientca. De fato, as prprias teorias so bastante prticas e essenciais para o avano de qualquer cincia. A especulao e a observao emprica so dois pilares essenciais para a construo de teorias, mas a especulao no deve vagar indiscriminadamente, adiantando-se observao controlada.

Hiptese
Embora a teoria seja um conceito mais restrito do que a losoa, ela mais ampla do que a hiptese. Uma boa teoria capaz de produzir muitas hipteses. Uma hiptese uma suposio ou uma predio sucientemente especca para que sua validade seja testada pela utilizao do mtodo cientco. Uma teoria muito geral para prestar-se a uma vericao direta, mas uma nica teoria abrangente capaz de gerar milhares de hipteses. As hipteses, portanto, so mais especcas do que as teorias que as ensejam. A criao, contudo, no deve ser confundida com o criador. Obviamente, h uma relao estreita entre uma teoria e uma hiptese. Utilizando o raciocnio dedutivo (partindo-se do ponto mais geral para o mais especco), um pesquisador cientco pode derivar hipteses testveis com base em uma teoria til e, ento, testar essas hipteses. Os resultados dos testes caso reforcem ou refutem a hiptese realimentam a teoria. Utilizando o raciocnio indutivo (partindo-se do ponto mais especco na direo do mais geral), o pesquisador altera a teoria para reetir estes resultados. medida que uma teoria cresce e se modica, outras hipteses podem ser obtidas com base nela e, quando testadas, estas hipteses, por sua vez, modicaro a teoria.

Taxonomia
A taxonomia a classicao das coisas de acordo com suas relaes naturais. parte essencial ao desenvolvimento das cincias porque, sem a classicao de dados, a cincia no poderia desenvolver-se. A simples classicao, no entanto, no constitui uma teoria.

Captulo 1

Introduo Teoria da Personalidade

Contudo, as taxonomias podem transformar-se em teorias quando comeam a produzir hipteses testveis e a explicar os resultados de pesquisas. Robert McCrae e Paul Costa por exemplo, iniciaram sua pesquisa pela classicao das pessoas em cinco traos permanentes de personalidade. Posteriormente, essa pesquisa sobre a taxonomia dos Cinco Grandes Fatores foi alm de uma mera classicao; tornou-se uma teoria, capaz de sugerir hipteses e de oferecer explicaes para os resultados de pesquisas.

Por Que Existem Diferentes Teorias?


Se as teorias da personalidade so verdadeiramente cientcas, por que existem tantas teorias diferentes? Existem porque a prpria natureza da teoria permite ao terico que realize especulaes de acordo com um ponto de vista particular. Os tericos devem manter a maior objetividade possvel na coleta de dados, mas decidir que tipo de dados coletar e qual a forma de interpret-los so decises pessoais. As teorias no so leis imutveis; elas so construdas, no sobre fatos provados, mas sobre pressupostos sujeitos a uma interpretao individual. Todas as teorias so o reexo de seus autores: de sua histria pessoal, das experincias da infncia, da losoa de vida, dos relacionamentos interpessoais e da maneira singular de olhar para o mundo. Uma vez que essas interpretaes sejam matizadas pela perspectiva do indivduo observador, percebe-se que h muitas e variadas teorias. Apesar disso, a existncia de teorias divergentes pode ser til. A utilidade de uma teoria no depende apenas de seu valor de senso comum ou da sua concordncia com outras teorias; ao contrrio, depende de sua capacidade de produzir pesquisa e de explicar os dados da pesquisa, bem como outras observaes.

Tericos da Personalidade e suas Teorias


Considerando-se que as teorias da personalidade desenvolvem-se a partir das personalidades de seus criadores, um estudo delas parece apropriado. Nos ltimos anos uma subdisciplina da psicologia, chamada psicologia da cincia, comeou a investigar os traos pessoais dos cientistas. A psicologia da cincia estuda tanto a cincia quanto o comportamento dos cientistas, ou seja, ela investiga o impacto dos processos psicolgicos e das caractersticas pessoais de um cientista, em termos do desenvolvimento de suas teorias e pesquisas cientcas (Feist, 1993, 1994; Feist e Gorman, 1988; Gholson, Shadish, Neumyer e Hoults, 1989). Em outras palavras, a psicologia da cincia examina a forma pela qual as personalidades, os processos cognitivos, o histrico de desenvolvimento e as experincias sociais dos cientistas afetam o tipo de cincia que realizam e as teorias que criam. De fato, diversos investigadores (Hart, 1982; Johnson, Germer, Efran e Overton, 1988; Simonton, 2000; Zachar e Leong, 1992) demonstraram que as diferenas de personalidade in uenciam a orientao terica dos indivduos, bem como a sua propenso para um lado mais fcil ou difcil de uma disciplina. Uma compreenso das teorias da personalidade baseia-se nas informaes referentes aos mundos histrico, social e psicolgico de cada terico na poca em que desenvolveram suas teorias. Uma vez que acreditamos que as teorias da personalidade reetem a personalidade do terico, inclumos uma quantidade substancial de informaes sobre cada um deles. As diferenas de personalidade entre eles, de fato, respondem por diferenas fundamentais entre aqueles que se inclinam na direo da psicologia quantitativa (behavioristas, tericos do aprendizado social e tericos de traos)

Parte I

Introduo

e aqueles voltados aos aspectos clnicos e qualitativos da psicologia (psicanalistas, humanistas e existencialistas). Embora a personalidade de um terico molde parcialmente sua teoria, ela no deveria ser o seu nico determinante. Do mesmo modo, sua aceitao de uma ou de outra teoria no deveria basear-se somente em seus valores e em suas predilees pessoais. Ao avaliar e escolher uma teoria, voc deve reconhecer o impacto da histria pessoal do terico, mas dever avali-la, em ltima instncia, com base em critrios cientcos independentes desta histria pessoal. Alguns observadores (Feist, 2005; Feist e Gorman, 1998) estabeleceram uma distino entre cincia como processo e cincia como produto. O processo cientco pode ser in uenciado pelas caractersticas pessoais do cientista, mas a utilidade nal do produto cientco e deve ser avaliada independentemente do processo. Assim, sua avaliao de cada uma das teorias apresentadas neste livro deve basear-se mais em critrios objetivos do que em suas preferncias subjetivas.

O que Torna uma Teoria til?


Uma teoria til apresenta uma interao dinmica com os dados de pesquisa. Primeiro, uma teoria produz inmeras hipteses que podem ser investigadas por meio de pesquisa, fornecendo, assim, novos dados. Este uxo de dados retorna teoria e a modica. A partir desta nova teoria, remanejada, os cientistas podem extrair outras hipteses, o que leva a mais pesquisas e a dados adicionais, os quais, por sua vez, tornaro a modicar novamente e a ampliar a teoria ainda mais. Este relacionamento cclico mantm-se enquanto a teoria continuar a se mostrar til. Em segundo lugar, uma teoria til organiza os dados de pesquisa em uma estrutura signicativa e proporciona uma explicao para os resultados de pesquisas cientcas. O relacionamento entre teoria e dados de pesquisa mostrado na Figura 1.1. Quando uma teoria no mais capaz de produzir pesquisa adicional ou de explicar dados de pesquisa a ela relacionados, perde sua utilidade e descartada em favor de uma teoria mais til. Alm de fomentar a pesquisa e explicar seus dados, uma teoria til deve prestar-se con rmao ou refutao, oferecer ao prossional um guia para ao, ser consistente consigo mesma e ser o mais simples possvel. Dessa forma, avaliamos cada uma das teorias apresentadas neste livro com base em seis critrios. Uma teoria til deve: (1) produzir pesquisa, (2) ser refutvel, (3) organizar dados, (4) direcionar aes, (5) ser consistente em seu contedo e (6) ser parcimoniosa.

Produzir Pesquisa
O critrio mais importante de uma teoria til sua capacidade de estimular e orientar pesquisas posteriores. Sem uma teoria adequada para apontar o caminho, grande parte das descobertas cientcas empricas da atualidade teria permanecido oculta. Em astronomia, por exemplo, o planeta Netuno foi descoberto porque a teoria do movimento gerou a hiptese de que a irregularidade na trajetria de Urano deveria ser causada pela presena de outro planeta. Uma teoria til proporcionou aos astrnomos um guia que os conduziu em sua busca e na descoberta do novo planeta. Uma teoria til deve produzir dois tipos diferentes de pesquisa: pesquisa descritiva e vericao de hipteses. A pesquisa descritiva, a qual pode expandir uma teoria existente, ocupa-se da mensurao, da conceituao e da classicao das unidades utilizadas na construo da teoria. A pesquisa descritiva tem uma relao simbitica com a teoria. Por um

Captulo 1

Introduo Teoria da Personalidade

FIGURA 1.1 Interao entre Teoria, Hiptese, Pesquisa e Dados de Pesquisa.

lado, ela oferece os elementos construtivos para a teoria; por outro, recebe o impulso de uma teoria dinmica e em expanso. Quanto mais til for a teoria, mais pesquisa ser produzida por ela; quanto maior a quantidade de pesquisa descritiva, mais completa ser a teoria. O segundo tipo de pesquisa produzida por uma teoria til, a vericao de hipteses, leva a um exame indireto da utilidade de uma teoria. De acordo com o que apontamos anteriormente, uma teoria til produzir muitas hipteses que, quando testadas, se somaro a uma base de dados que poder remodelar e ampliar a teoria (ver novamente a Figura 1.1).

Ser Refutvel
Uma teoria tambm pode ser avaliada pela sua capacidade de conrmao ou reticao, ou seja, deve ser refutvel. Para ser refutvel, uma teoria deve mostrar-se sucientemente precisa para sugerir uma pesquisa que possa tanto apoiar como deixar de apoiar suas bases de sustentao. Se uma teoria for to vaga e nebulosa de modo que os resultados de pesquisa, tanto positivos quanto negativos, passam a ser interpretados como se lhe prestassem apoio, a teoria no refutvel e deixa de ser til. A qualidade de ser refutvel, no entanto, no idntica qualidade de ser falsa; isto apenas signica que resultados de pesquisa negativos rejeitaro a teoria e obrigaro o terico a descart-la ou modic-la. Uma teoria refutvel responsabiliza-se por resultados experimentais. A Figura 1.1 descreve uma conexo circular e mutuamente motivadora existente entre teoria e pesquisa; cada uma delas refora a outra. A cincia distingue-se da no-cincia por sua habilidade de rejeitar idias que no tm base emprica, ainda que paream lgicas e racionais. Aristteles, por exemplo, utilizava a lgica para argumentar que corpos mais leves caam a uma velocidade mais baixa do que os corpos mais pesados. Embora seu argumento pudesse estar de acordo com o senso comum, ele tinha um problema: estava empiricamente errado. Teorias que tm base slida em transformaes no observveis no inconsciente so extremamente difceis de serem vericadas ou refutadas. A teoria de Freud, por

10

Parte I

Introduo

exemplo, sugere que muitas das emoes e dos comportamentos so motivados por tendncias inconscientes, que so diretamente opostas quelas que expressamos. O dio inconsciente, por exemplo, pode ser expresso como um amor consciente, ou o medo inconsciente de um indivduo pela prpria homossexualidade pode assumir a forma de uma hostilidade exagerada contra homossexuais. Como a teoria de Freud arma que estas transformaes ocorrem no interior do inconsciente, ela praticamente impossvel de ser vericada ou de ser provada como falsa. Uma teoria que no pode explicar tudo no explica coisa nenhuma.

Organizar Dados
Uma teoria til deve ser capaz de organizar dados de pesquisa que so compatveis entre si. Sem organizao ou classicao, as descobertas das pesquisas permanecero isoladas e sem sentido. A menos que os dados sejam organizados em uma estrutura inteligvel, os cientistas permanecero sem direo clara para seguir em sua busca de conhecimentos. Eles no podem formular questes inteligentes sem uma estrutura terica que organize tais informaes. Sem questes inteligentes, as pesquisas posteriores caro seriamente restritas. Uma teoria da personalidade til deve ser capaz de integrar o que se conhece atualmente sobre o comportamento humano e o desenvolvimento da personalidade. Ser capaz de moldar a maior quantidade de informao possvel em um todo signicativo. Se uma teoria da personalidade no oferecer uma explicao razovel para pelo menos alguns tipos de comportamento, ela deixa de ser til.

Direcionar Aes
O quarto critrio de uma teoria til sua capacidade de orientar os prossionais ao longo dos difceis caminhos do dia-a-dia. Pais, professores, gerentes de negcios e psicoterapeutas, por exemplo, so confrontados continuamente com uma avalanche de questes para as quais tentam encontrar respostas plausveis. Uma boa teoria proporciona uma estrutura para que sejam encontradas muitas dessas respostas. Sem uma teoria til, os prossionais tropeariam na escurido das tcnicas de tentativa-e-erro; com uma slida orientao terica, podem identicar um curso de ao adequado. Para o psicanalista freudiano e para o orientador rogeriano, as respostas para as mesmas questes podem ser diferentes. Para a pergunta Qual a melhor maneira de tratar este paciente?, o terapeuta psicanaltico poderia responder com as seguintes armaes: Se as psiconeuroses so causadas por con itos sexuais da infncia que se tornaram inconscientes, ento, a melhor forma pela qual eu poderia ajudar esse paciente seria aprofundar-me nessas represses e permitir ao paciente que se liberte dessas experincias sem a presena de con ito. Para essa mesma questo, um orientador rogeriano responderia: Se, para crescer psicologicamente, as pessoas necessitam de empatia, de validao positiva incondicional e de um relacionamento com um terapeuta congruente, ento, a melhor forma de ajudar o paciente proporcionar uma atmosfera de aceitao no ameaadora. Perceba que os dois terapeutas construram suas respostas de acordo com uma estrutura de causa e conseqncia (se, ento), ainda que as duas respostas invoquem cursos de ao muito diferentes. Tambm inclusa nesse critrio est uma abrangncia segundo a qual uma teoria estimula o pensamento e a ao em outras disciplinas, tais como arte, literatura (incluindo cinema e novela), direito, sociologia, losoa, religio, ensino, administrao de empresas e psicoterapia. A maior parte das teorias discutidas neste livro possui algum tipo de inuncia em reas que no a psicologia. A teoria de Freud, por exemplo, deagrou pesquisas

Captulo 1

Introduo Teoria da Personalidade

11

sobre memrias recuperadas, um tpico muito importante para os prossionais do direito. Da mesma forma, a teoria de Carl Jung de grande interesse para muitos telogos e atraiu a ateno de escritores populares como Joseph Campbell e outros. As idias de Alfred Adler, Erik Erikson, B. F. Skinner, Abraham Maslow, Carl Rogers, Rollo May e outros tericos da personalidade tambm despertaram o interesse em vrias reas do conhecimento.

Ser Consistente com seu Contedo


Uma teoria til no precisa ser consistente com outras, mas consigo mesma. Uma teoria consistente com seu contedo apresenta componentes logicamente compatveis. As limitaes de seu alcance so cuidadosamente denidas e ela no oferece explicaes que se encontrem alm dele. Da mesma forma, uma teoria consistente com seu contedo usa a linguagem de forma coerente, ou seja, no utiliza dois termos diferentes para referir-se ao mesmo conceito. Uma boa teoria usar conceitos e termos que foram denidos de forma clara e operacional. Uma denio operacional aquela que dene unidades em termos de eventos observveis ou comportamentos que podem ser mensurados. Uma pessoa extrovertida, por exemplo, pode ser denida operacionalmente como qualquer indivduo que obtenha uma pontuao predeterminada em um inventrio especco de personalidade.

Ser Parcimoniosa
Quando duas teorias so iguais quanto capacidade de produzir pesquisa, de ser refutvel, de oferecer sentido aos dados, de orientar prossionais e de ser autoconsistente, a teoria mais simples a preferida. Esta a lei da parcimnia. De fato, obviamente, duas teorias nunca sero exatamente iguais quanto a estas capacidades; mas, em geral, teorias mais simples e diretas so preferveis quelas excessivamente carregadas de conceitos complicados e envoltas em linguagem esotrica. Na construo de uma teoria da personalidade, os psiclogos devem comear por uma escala limitada e evitar grandes generalizaes que busquem explicar todos os comportamentos humanos. Este curso de ao foi seguido pela maior parte dos tericos discutidos neste livro. Freud, por exemplo, comeou com uma teoria baseada essencialmente em neuroses histricas e, ao longo de um perodo de muitos anos, a expandiu gradualmente para incluir cada vez mais aspectos da personalidade como um todo.

Dimenses para um Conceito de Humanidade


As teorias da personalidade distinguem-se com relao a conceitos bsicos referentes natureza da humanidade. Cada uma dessas teorias reetem os pressupostos de seu autor sobre humanidade. Esses pressupostos baseiam-se em amplas dimenses que distinguem os vrios estudiosos. Utilizamos seis dessas dimenses para formar uma estrutura e demonstrar os conceitos de humanidade de cada um dos tericos. A primeira dimenso o determinismo versus o livre-arbtrio. O comportamento das pessoas seria determinado por foras sobre as quais no tm nenhum controle ou as pessoas podem escolher aquilo que desejam ser? O comportamento pode ser parcialmente

12

Parte I II

Introduo Teorias Psicodinmicas

livre e parcialmente determinado ao mesmo tempo? Embora a dimenso do determinismo versus livre-arbtrio seja mais losca do que cientca, a posio que os tericos assumem sobre esta questo molda sua forma de ver as pessoas e inuencia em seu conceito de humanidade. Uma segunda questo a do pessimismo versus otimismo. Estariam as pessoas condenadas a uma vida miservel, conituosa e problemtica, ou podem mudar e crescer como seres humanos psicologicamente saudveis, felizes e plenamente realizados? Em geral, os tericos da personalidade que acreditam em determinismo tendem a ser pessimistas (Skinner era uma exceo notvel), enquanto aqueles que acreditam no livre-arbtrio geralmente so otimistas. Uma terceira dimenso para analisarmos o conceito de humanidade de um terico a da causalidade versus teleologia. Resumidamente, a causalidade sustenta que todo comportamento o resultado de experincias passadas, enquanto a teleologia a explicao do comportamento em termos de metas ou propsitos futuros. Ser que as pessoas agem da forma como o fazem em conseqncia daquilo que lhes ocorreu no passado ou por que tm certas expectativas sobre o que acontecer no futuro? Uma quarta considerao que divide os tericos da personalidade sua atitude com relao aos determinantes conscientes do comportamento versus determinantes inconscientes. Ser que as pessoas normalmente esto cientes das suas aes e das justicativas para elas, ou h foras inconscientes que lhes so impostas e que orientam suas aes sem que elas estejam conscientes dessas foras subjacentes? A quinta questo a das inuncias biolgicas versus inuncias sociais sobre a personalidade. Seriam os indivduos, em essncia, portadores de caractersticas inatas ou suas personalidades so, na maior parte, moldadas pelas relaes sociais? Um elemento mais especco desta questo hereditariedade versus ambiente, ou seja, as caractersticas pessoais resultariam mais da hereditariedade ou seriam determinadas pelo ambiente? A sexta questo a da singularidade versus similaridades. Qual o elemento do indivduo em maior destaque: sua individualidade ou suas caractersticas comuns? O estudo da personalidade deveria concentrar-se sobre os traos que tornam as pessoas parecidas ou naqueles que as diferenciam? Essas e outras questes bsicas que separam os tericos da personalidade resultaram em teorias da personalidade bastante distintas, e no apenas em diferenas de terminologia. No poderamos eliminar as diferenas entre as teorias da personalidade ao adotarmos uma linguagem comum. As diferenas so loscas e muito arraigadas. Cada teoria reete a personalidade individual de seu criador, e cada um deles apresenta uma orientao losca exclusiva, moldada, em parte, pelas primeiras experincias da infncia, por liao, por classe social, por gnero, por grau de instruo e por padres de relacionamentos interpessoais. Essas diferenas ajudam a estabelecer se um terico ser determinista ou um adepto do livre-arbtrio, pessimista ou otimista, se aceitar uma explicao causal ou ter uma viso teleolgica. Elas tambm ajudam a determinar se um terico enfatiza conscincia ou inconscincia, fatores biolgicos ou sociais, singularidade ou semelhanas entre as pessoas. Essas diferenas, no entanto, no negam a possibilidade de que dois tericos com conceitos de humanidade opostos possam ser igualmente cientcos em sua coleta de dados e na construo de sua teoria.

Captulo 1

Introduo Teoria da Personalidade

13

Pesquisa sobre Teoria da Personalidade


Conforme j foi apontado, o critrio fundamental de uma teoria til sua capacidade de produzir pesquisa. Tambm ressaltamos que as teorias e os dados de pesquisa apresentam uma relao cclica: a teoria d signicado aos dados, e os dados resultam da pesquisa experimental, elaborada para testar as hipteses geradas pela teoria. Nem todos os dados, contudo, decorrem da pesquisa experimental. Boa parte deles se origina de observaes feitas por todos ns, todos os dias. Observar signica simplesmente perceber algo, prestar ateno. Voc vem observando personalidades humanas desde que nasceu. J notou que algumas pessoas so falantes e descontradas; outras so quietas e reservadas? Pode at mesmo ter classicado tais indivduos como extrovertidos ou introvertidos. Ser que essas classicaes so precisas? Uma pessoa extrovertida idntica outra? Uma pessoa extrovertida sempre age de modo loquaz e descontrado? Ser que todas as pessoas podem ser classicadas como introvertidas ou extrovertidas? Ao observar e formular questes, voc est fazendo uma das coisas que os psiclogos fazem, ou seja, examinar o comportamento humano e tentar dar um sentido a essas observaes. Contudo, os psiclogos, como outros cientistas, buscam ser sistemticos para que suas predies sejam consistentes e precisas. Para melhorar a habilidade de prever, os psiclogos da personalidade desenvolveram uma variedade de tcnicas de avaliao, entre elas inventrios de personalidade. Muitas das pesquisas relatadas nos captulos seguintes baseiam-se em vrios procedimentos de avaliao, os quais pretendem mensurar diferentes dimenses da personalidade. Para que esses instrumentos sejam teis, devem ser, ao mesmo tempo, con veis e vlidos. A conabilidade de um instrumento de mensurao sua capacidade de oferecer resultados consistentes. Os inventrios de personalidade podem ser conveis e, ainda assim, carecer de validade ou de preciso. Validade a que grau um instrumento consegue medir aquilo que deve mensurar. Os psiclogos da personalidade esto, em essncia, preocupados com dois tipos de validade: a validade de constructo e a validade preditiva. A validade de constructo a capacidade de um instrumento medir um constructo hipottico. Constructos como extroverso, agressividade, inteligncia e estabilidade emocional no tm uma existncia fsica; so constructos hipotticos, que devem estar relacionados ao comportamento observvel. Trs importantes tipos de validade de constructo so: convergente, divergente e discriminante. Um instrumento de mensurao tem validade de constructo convergente quando os resultados que obtm correlacionam-se (convergem), em grande medida, com os resultados obtidos em diversas outras medidas vlidas do mesmo constructo. Um inventrio de personalidade que busca mensurar extroverso, por exemplo, deveria correlacionarse a outras medidas de extroverso ou a outros fatores, como sociabilidade e armao, que so conhecidos por acompanhar a extroverso. Um inventrio apresenta validade de constructo divergente se tiver correlaes baixas ou insignicantes em relao a outros inventrios que no medem aquele constructo. Um inventrio que tem por objetivo medir a extroverso, por exemplo, no deve ter correlao elevada aceitao social, estabilidade emocional, honestidade ou auto-estima. Finalmente, um inventrio de personalidade tem uma validade discriminatria se zer uma distino entre dois grupos de pessoas notoriamente diferentes. Um inventrio de personalidade que mensure a extroverso, por exemplo, deve apresentar resultados mais elevados para pessoas sabidamente extrovertidas do que para pessoas conhecidas por serem introvertidas. Uma segunda dimenso da validade a validade preditiva, ou o grau de previso de um teste acerca de algum comportamento futuro. Um teste de extroverso, por exemplo,

14

Parte I

Introduo

tem validade preditiva caso se relacionem a comportamentos futuros, tais como fumar cigarros, obter bons resultados em testes de aproveitamento escolar, assumir riscos ou qualquer outro critrio dependente. O valor denitivo de qualquer instrumento de mensurao a que grau ele pode prever algum comportamento ou condio futuros. A maior parte dos primeiros tericos da personalidade no utilizava inventrios padronizados para avaliao. Embora Freud, Adler e Jung tenham desenvolvido uma certa forma de instrumento de projeo, nenhum deles utilizou a tcnica com suciente preciso para estabelecer sua conabilidade e validade. Contudo, as teorias de Freud, Adler e Jung ensejaram inmeros inventrios de personalidade, medida que pesquisadores e clnicos buscaram mensurar as unidades de personalidades propostas por estes tericos. Os tericos da personalidade que se seguiram, especialmente Julian Rotter, Hans Eysenck e os tericos dos Cinco Fatores desenvolveram e utilizaram diversas medidas de personalidade e basearam-se fortemente nelas para a construo de seus modelos tericos.

Termos e Conceitos Essenciais


O termo personalidade vem do latim persona, ou mscara, que as pessoas apresentam para o mundo exterior, embora os psiclogos vejam a personalidade como algo muito maior do que aparncias exteriores. Personalidade inclui todos os traos ou caractersticas relativamente permanentes que do consistncia ao comportamento de algum. Uma teoria um conjunto de pressupostos relacionados que permite aos cientistas formular hipteses testveis. A teoria no deve ser confundida com losoa, especulao, hiptese ou taxonomia, embora esteja relacionada a cada um destes termos. Seis critrios determinam a utilidade de uma teoria cientca. (1) A teoria gera pesquisa? (2) refutvel? (3) Ela organiza e explica o conhecimento? (4) Ela sugere solues prticas para problemas cotidianos? (5) Ela consistente com seu contedo? (6) Ela simples ou parcimoniosa? Cada terico da personalidade teve um conceito de humanidade explcito ou implcito. Os conceitos sobre a natureza humana podem ser discutidos de acordo com seis perspectivas diferentes: (1) determinismo versus livre-arbtrio; (2) pessimismo versus otimismo; (3) causalidade versus teleologia; (4) determinantes conscientes versus determinantes inconscientes; (5) fatores biolgicos versus fatores sociais; (6) singularidade versus similaridades nas pessoas.

S-ar putea să vă placă și