Sunteți pe pagina 1din 19

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

ESCALAS

Os desenhos, especialmente os detalhes, devem sempre que possvel ser feitos em tamanho natural, isto , ter suas medidas iguais as das peas e objetos que representam, pois desta maneira do melhor idia sobre essas peas e objetos. Entretanto, quando devem ser representados peas ou objetos de dimenses muito grandes, os desenhos so feitos em tamanhos menores. Da mesma forma, quando devem ser representados peas ou objetos de dimenses muito pequenas, os desenhos so feitos em tamanhos maiores. Essa modificao do tamanho dos objetos nos desenhos permite que se represente desde mapas e aeronaves at pequenas peas como as de um relgio, de modo a representar o objeto, seja ele qual for, de forma compreensvel e precisa. Outra situao que pode ser encontrada a vontade de adaptar as peas e objetos a serem representados em relao ao tamanho do papel a ser utilizado, o que pode tornar necessrio diminuir ou aumentar o tamanho das medidas dos desenhos, em relao s medidas que as peas e objetos apresentam na realidade. Esse processo de mudana das dimenses reais de medidas para outras medidas no desenho feito pela utilizao de escalas. Definio de escala : a proporo existente entre uma medida real e a medida de sua representao no desenho. NECESSIDADE DAS ESCALAS representao de medidas reais em tamanhos de desenhos maiores ou menores que os tamanhos reais.

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

Definio da NBR 8196 (Emprego de escalas em desenho tcnico: procedimentos) : Escala : relao da dimenso linear de um elemento e/ou um objeto apresentado no desenho original para a dimenso real do mesmo e/ou do prprio objeto. ESCALA = MEDIDA DO DESENHO MEDIDA REAL

CLASSIFICAO DAS ESCALAS


As escalas podem ser classificadas em : escalas de reduo, escalas de ampliao e escalas naturais. ESCALA DE REDUO : A representao do desenho menor que a dimenso real. Consiste em representar as dimenses da pea no desenho em valores menores que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne menor que o objeto representado, cabendo totalmente dentro dos padres do papel. utilizada na maior parte dos desenhos, em plantas, mapas, fotografias. ESCALA DE AMPLIAO : A representao do desenho maior que a dimenso real. Consiste em representar as dimenses da pea no desenho em valores maiores, que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne maior que o objeto representado, compreensveis. utilizada para a representao de detalhes de peas muito pequenas. e apresente detalhes mais

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

ESCALA NATURAL :

A representao do desenho igual dimenso real. As medidas so transportadas para o desenho sem alteraes. utilizada para a representao de pequenas peas e objetos.

TIPOS DE ESCALAS : numricas e grficas ESCALAS NUMRICAS : A representao informada pela proporo entre as dimenses reais e as dimenses do desenho, atravs da razo entre as medidas. utilizada principalmente em desenhos, projetos e representaes de figuras. ESCALAS GRFICAS : A representao informada por meio de uma figura que indica o tamanho que uma determinada medida do desenho corresponde medida real. utilizada basicamente em mapas e tambm em figuras.

REPRESENTAO DAS ESCALAS NUMRICAS : A proporo entre as medidas reais e as medidas representadas no desenho indicada por meio de um fator X , que um nmero que expressa essa relao. Fator X : proporo entre a dimenso do desenho e a dimenso real, comparando quantas vezes as medidas do desenho so menores ou maiores que as medidas reais. Como a proporo que indica o valor da escala uma relao entre duas medidas de comprimento, a grandeza da escala adimensional, ou seja, no tem unidade.

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

Escalas numricas de reduo : o fator X maior que 1

1:X

ou

1 X

L-se : HUM para X onde : X a proporo entre a dimenso do desenho e a dimenso real

Exemplos : 1 : 50 ou 1 50 L-se : HUM para CINQUENTA onde : Uma medida do desenho representa cinquenta vezes a medida da dimenso real L-se : HUM para CEM onde : Uma medida do desenho representa cem vezes a medida da dimenso real

1 : 100

ou

1 100

Escalas numricas de ampliao : o fator X menor que 1

Como o fator X menor que 1, a comparao entre as medidas do desenho e as medidas reais feita com o nmero 1 sendo expresso no denominador, ou no comeo da expresso numrica, indicando quantas vezes a dimenso real menor que o desenho. X:1 Ou X 1 L-se : X para HUM Onde : X a proporo entre a dimenso real e a dimenso do desenho

Exemplos : 1 : 0,5 Ou 1 0,5 = 2 1 Ou 2:1 Ou seja : HUM para MEIO a escala de DOIS para HUM

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

2:1

Ou

2 1

L-se : DOIS para HUM onde : duas medidas da dimenso real representam uma medida do desenho uma medida do desenho representa metade da medida da dimenso real

1 : 0,1 Ou

1 0,1 10 1

10 1

Ou 10 : 1 Ou seja : HUM para ZERO VRGULA HUM a escala de DEZ para HUM L-se : DEZ para HUM onde : dez medidas da dimenso real representam uma medida do desenho uma medida do desenho representa um dcimo da medida da dimenso real

10 : 1

ou

Escala numrica natural : o fator X igual a 1

1:1

ou

1 1

L-se : HUM para HUM onde : uma medida do desenho representa a mesma medida da dimenso real

REPRESENTAO DAS ESCALAS GRFICAS : Utilizada para facilitar a leitura de um mapa, consiste em um segmento de reta dividido de modo a mostrar graficamente a relao entre as dimenses de um objeto no desenho e no terreno. Esse segmento de reta pode ser representado por uma linha com uma pequena espessura, criando um retngulo, formado por uma linha graduada dividida em partes iguais, cada uma delas representando a unidade de comprimento escolhida para o terreno ou um dos seus mltiplos.

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

Para a construo de uma escala grfica a primeira coisa a fazer conhecer a escala do mapa. A seguir, arbitra-se uma determinada medida da dimenso real que ser utilizada como referncia no desenho, e verifica-se qual o tamanho do desenho necessrio para representar essa medida real desejada, procedimento que o mais correto e indicado. Outra maneira verificar qual o comprimento real que equivale a uma determinada medida do desenho a ser utilizada como referncia, procedimento que pode conduzir a divises no adequadas na escala grfica. Em seguida reproduz-se a medida do desenho quantas vezes forem possveis at o tamanho total do desenho da escala grfica, hachurando-se cada diviso alternadamente. recomendvel utilizar uma diviso com subdivises menores que as das medidas de referncia, chamada de talo, para permitir comparaes no desenho de medidas menores que as medidas de referncia. No desenho, o talo pode tanto ser feito sobre a primeira diviso da prpria escala ou a esquerda do ponto inicial da mesma, ou seja, da sua origem.

Exemplos de procedimentos para construo de uma escala grfica : 1 PROCEDIMENTO : Construo de uma escala grfica de 1 : 4000 1 passo : Utilizando o segundo procedimento, verifica-se qual a medida real correspondente a uma determinada medida do desenho, por exemplo 1 cm.

Aplicando os conhecimentos mostrados anteriormente :


ESCALA = MEDIDA DO DESENHO MEDIDA REAL MEDIDA REAL = MEDIDA DO DESENHO ESCALA

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

MEDIDA REAL =

1 cm 1 / 4.000

MEDIDA REAL =

1 cm x 4.000

= 4.000 cm = 40 m

Ento : 2 passo : Desenha-se um retngulo com 1 cm de comprimento, que ser a primeira diviso das medidas de referncia da escala grfica e corresponder a 40 m da medida real.

3 passo : Em seguida reproduz-se no desenho o comprimento das medidas de referncia quantas vezes forem necessrias at o tamanho total do comprimento desejado para o desenho da escala grfica, hachurando-se cada diviso alternadamente.

4 passo : Em seguida, recomendvel a execuo do talo, utilizando o comprimento da primeira medida de referncia com subdivises menores que as das medidas de referncia, tal como ser mostrado no exemplo do segundo procedimento.

2 PROCEDIMENTO : Construo de uma escala grfica de 1 : 4000 Como as medidas de referncia nesse procedimento na maioria das vezes no so medidas adequadas para a representao, mais conveniente adotar o procedimento de se escolher uma medida de referncia da dimenso real mais adequada, e a partir dessa medida verificar qual o tamanho de desenho necessrio para representar essa medida. 1 passo : Utilizando o segundo procedimento, verifica-se qual a medida do desenho correspondente a uma determinada medida real, por exemplo 100 m. Aplicando os conhecimentos mostrados anteriormente :

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO ESCALA = MEDIDA DO DESENHO MEDIDA REAL MEDIDA DO DESENHO = MEDIDA REAL x ESCALA

MEDIDA DO DESENHO = 100 m x ( 1 / 4.000 ) =

100 m 4.000

= 0,025 m = 2,5 cm = 25 mm

2 passo : Desenha-se um retngulo com 25 mm de comprimento, que ser a primeira diviso das medidas de referncia da escala grfica e corresponder a 100 m da medida real.

3 passo : Em seguida reproduz-se no desenho o comprimento das medidas de referncia quantas vezes forem necessrias at o tamanho total do comprimento desejado para o desenho da escala grfica, hachurando-se cada diviso alternadamente.

4 passo : Em seguida, recomendvel a execuo do talo, utilizando o comprimento da primeira medida de referncia ou uma outra subdiviso esquerda com subdivises menores que as das medidas de referncia.

A unidade das medidas de cada diviso no precisa ser representada em todos os valores indicados, bastando ser colocada no final do comprimento da escala.

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

Escalas grficas de reduo :


1m 2 3 4 5m

ESCALA 1 : 25

1m

10 m

ESCALA 1 : 50

1m

10

15

20 m

ESCALA 1 : 100

100 m

200

300

400

500

600

700

800

900

1000

1100

1200 m

ESCALA 1 : 6000

Escalas grficas de ampliao :

1 cm

6,67 cm

ESCALA 3 : 1

0,5 cm

1,5

2,5

3,5

4 cm

ESCALA 5 : 1

Escala grfica natural :

0,01 m 1 cm 2 5 10 15

0,02 m 20 cm

ESCALA 1 : 1

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

RELAO ENTRE ESCALAS Considerando que escala a proporo existente entre as medidas do desenho e as medidas reais, a proporo existente entre dois valores de escalas a proporo que uma mesma medida do desenho representa entre as duas medidas reais de cada uma das escalas. Assim, ao se multiplicar ou se dividir uma determinada escala por um valor para se obter outra escala, as medidas reais da primeira escala para um determinado comprimento de desenho devero tambm ser multiplicadas ou divididas pelo mesmo valor para se obter as medidas reais da segunda escala correspondentes quele mesmo comprimento de desenho determinado. EXEMPLO 1 : A partir da escala de 1 : 1 , podem ser obtidas as escalas mltiplas ou submltiplas do fator X = 1

0,01 m 1 cm 2 5 10 15

0,02 m 20 cm

ESCALA 1 : 1
10 cm 0,1 m 0,2 0,5 1 1,5 2m 2m

ESCALA 1 : 10
1m 1m 2 5 10 15 20 m 20 m

ESCALA 1 : 100

10 m 10 m 20 50 100 150

200 m 200 m

ESCALA 1 : 1.000
0,1 km 100 m 200 5.000 1.000 1.500 2 km 2.000 m

ESCALA 1 : 10.000

1 km 1.000 m 5.000 10.000 15.000

20 km 20.000 m

ESCALA 1 : 100.000

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

1 mm 0,1 cm 0,5 1 1,5

20 mm 2 cm

ESCALA 1 : 0,1

1 mm 0,1 cm 1

20 mm 2 cm

ESCALA 1 : 0,1
0,01 m 1 cm 10 0,02 m 20 cm

ESCALA 1 : 1
10 cm 0,1 m 1 2m 2m

ESCALA 1 : 10
1m 1m 10 20 m 20 m

ESCALA 1 : 100
10 m 10 m 100 200 m 200 m

ESCALA 1 : 1.000
0,1 km 100 m 1.000 2 km 2.000 m

ESCALA 1 : 10.000
1 km 1.000 m 10.000 20 km 20.000 m

ESCALA 1 : 100.000

EXEMPLO 2 :

0,1 m

0,2

0,3

0,4

0,5

1m

ESCALA 1 : 5

1m

10 m

ESCALA 1 : 50

10 m

20

30

40

50

100 m

ESCALA 1 : 500

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

100 m

200

300

400

500

1.000 m

ESCALA 1 : 5.000

1.000 m

2.000

3.000

4.000

5.000

10.000 m

ESCALA 1 : 50.000

10 mm 1 cm 2 3 4 5

100 mm 10 cm

ESCALA 1 : 0,5

1 mm 0,1 cm 0,2 0,3 0,4 0,5

10 mm 1 cm

ESCALA 1 : 0,05

1 mm 0,1 cm 0,5

10 mm 1 cm

ESCALA 1 : 0,05
10 mm 1 cm 5 100 mm 10 cm

ESCALA 1 : 0,5
0,1 m 0,5 1m

ESCALA 1 : 5
1m 5 10 m

ESCALA 1 : 50
10 m 50 100 m

ESCALA 1 : 500
100 m 500 1.000 m

ESCALA 1 : 5.000
1.000 m 5.000 10.000 m

ESCALA 1 : 50.000

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

PRINCIPAIS ESCALAS E SUAS APLICAES Escala de Reduo : As escalas de reduo mais comumente usadas so : 1 : 50 1 : 75 1 : 100 1 : 200 Escala de Ampliao As escalas de ampliao mais comumente usadas so : 20 : 1 100 : 1 2:1 5:1 10 : 1

Aplicao
Detalhes de terrenos urbanos Planta de pequenos lotes e edifcios Planta de arruamentos e loteamentos urbanos Planta de propriedades rurais

Escala
1:50 1:100 e 1:200 1:500 e 1:1000 1:1000 1:2000 1:5000

Planta cadastral de cidades e grandes propriedades rurais ou industriais

1:5000 1:10 000 1:25 000

Cartas de municpios

1:50 000 1:100 000

Mapas de estados, pases, continentes ,etc.

1:200 000 a 1:10 000 000

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

REGRAS PARA UTILIZAO DE ESCALAS 1 : Qualquer que seja a escala usada, ela deve ser anotada de modo evidente no desenho 2 : Quando o desenho for feito com mais de uma escala ,todas devem constar de modo a no deixar dvidas. 3 : Nas escalas escritas sob a forma x:y, o primeiro nmero x se refere s dimenses do desenho e o segundo , y as dimenses do objeto representado. 4 : Os valores indicados nas cotas, qualquer que seja a escala, devem ser aqueles que representem a medida real do objeto. O que deve mudar so as dimenses do desenho e no as do objeto. 5 : No mudam para desenho em escala os valores de ngulos. 6 : Os valores das escalas devem ser preferencialmente os indicados na pgina anterior , quando das definies de escala de reduo e ampliao ,outros valores devem ser evitados.

Tabela 1 Mltiplos e submltiplos da unidade de medidas de comprimento Nome Deca Hecto Kilo Mega Giga Tera Valor Numrico 101 102 103 10
6

Smbolo da H K M G T

Nome deci centi mili micro nano pico

Valor Numrico 10-1 10-2 10-3 10


-6

Smbolo d c m n p

109 1012

10-9 10-12

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

O ESCALMETRO

O escalmetro um instrumento de desenho tcnico utilizado para desenhar objetos em escala ou facilitar a leitura das medidas de desenhos representados em escala. Podem ser planos ou triangulares.

ESCALMETRO TRIANGULAR um instrumento na forma de um prisma triangular que possui 6 rguas com diferentes escalas. utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzidas

ESCALMETRO PLANO um instrumento com vrias lminas com diferentes rguas de graduao em cada um dos lados das lminas, sendo essas lminas presas por uma das extremidades, que permite a movimentao de cada uma delas separadamente, de forma a poder ser utilizada independente das demais. utilizado principalmente para medir desenhos, em escalas ampliadas ou reduzidas

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

O USO DO ESCALMETRO O escalmetro, escala ou rgua triangular, dividido em trs faces, cada qual com duas escalas distintas. Pode-se, nesse caso, atravs da utilizao de mltiplos ou submltiplos dessas seis escalas, extrair um grande nmero de outras escalas

Cada unidade marcada nas escalas do escalmetro corresponde a um metro. Isto significa que aquela dada medida corresponde ao tamanho de um metro na escala adotada

ESCALMETROS COMERCIAIS : MARCA TRIDENT Escala Triangular No 1 Escala Triangular No 2 Escala Triangular No 3 Escala Triangular No 4 Escala Triangular No 5 Mini-escalmetro Plano com 5 Lminas e 10 Escalas - 15cm 1:15 1:50 1:20 1:100 1:20 1:500 1:25 1:200 1:25 1:1000 1:50 1:250 1:33 1/3 1:1250 1:75 1:300 1:50 1:1500 1:100 1:400 1:75 1:2000 1:125 1:500 1:100 1:2500

ESCALAS EM POLEGADAS 1:20 1:100 1:25 1:125 1:30 1:175 1:33 1/3 1:40

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

O escalmetro convencional utilizado na engenharia e na arquitetura aquele que possui as seguintes escalas 1:20; 1:25; 1:50; 1:75; 1:100; 1:125, ou seja, o escalmetro N 1. Todos os tipos de escalmetros possuem as principais escalas representadas, de maneira direta ou indireta, atravs de mltiplos ou submltiplos de cada valor de escala, conforme pode ser visto no quadro abaixo. Escala Triangular No 1 Escala Triangular No 2 Escala Triangular N 3 Escala Triangular No 4
o o

1:100 1:100 1:100 1:1000

1:50 1:500 1:50 1:500

1:20 1:200 1:20 1:2000

1:25 1:250 1:25 1:2500

1:75 1:300 1:75 1:1500

1:125 1:400 1:33 1/3 1:1250

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

BIBLIOGRAFIA

01. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR-10067: Princpios gerais de representao em desenho tcnico. 14 p. ABNT. Rio de Janeiro. 1995. 02. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR-10647: Desenho tcnico. 2 p. ABNT. Rio de Janeiro. 1989. 03. CUIABANO, Joo Luiz da Silva Pereira. Apostilas de Desenho TcnicoBsico. Anotaes de aulas. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiab. 2006. 04. CUIABANO, Joo Luiz da Silva Pereira. Apostilas de Exerccios de Desenho TcnicoBsico. Anotaes de aulas. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiab. 2006. 05. MONTENEGRO, Gildo A. Desenho Arquitetnico. Editora Edgard Blcher Ltda. So Paulo. 1978. 06. PEREIRA, Aldemar. Desenho Tcnico Bsico. 128 p. Editora Livraria Francisco Alves. Rio de Janeiro. 1976. 07. SILVA, Sylvio F. da. Linguagem do desenho tcnico (A). 151 p. Editora Livraria Tcnica e Cientfica Ltda. Rio de Janeiro. 1984. 08. Tesch, Nilson. Elementos e Normas para Desenhos e Projetos de Arquitetura. 65 p. Livraria Tecnoprint Ltda. 1979. 09. Veiga, Luis Augusto Koenig ; Zanetti, Maria Aparecida Z. ; Faggion, Pedro Luis. Fundamentos de Topografia. 2007.

DESENHO TCNICO Material didtico de referncia para aulas Profo M Sc JOO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO

ESCALAS

Escala: Conceito objetivos escalas numricas e grficas uso da rgua uso do escalmetro.

Procedimentos Metodolgicos: Aulas expositivas; Aulas prticas de desenho;

S-ar putea să vă placă și