Sunteți pe pagina 1din 5

1.

Com relao obra de Guimares Rosa, podemos afirmar corretamente: a b c d e Promoveu uma literatura politizada que mostrava as mazelas do sistema poltico denominado coronelismo. Prendeu-se corrente modernista do regionalismo romntico que idealizava o sertanejo como o heri brasileiro. Combateu a ditadura militar atravs de vrios escritos polticos que denunciavam a falta de liberdade de expresso e a opresso dos rgos de segurana.

literatura

Sua obra marcada pela influncia das vanguardas europias do incio do sculo XX, especialmente o surrealismo, da um certo carter onrico de sua narrativ

Introduziu vrias inovaes lingsticas explorando de forma criativa as transformaes sofridas pela lngua portuguesa destituda de seu contedo essencialm

2. Considere as afirmaes abaixo sobre a poesia do perodo Romntico no Brasil. I. A primeira gerao tem como seu maior representante Gonalves de Magalhes que notabilizou-se como poeta indianista. II. O Mal-do-Sculo configurou a segunda gerao, tambm denominada de gerao Ultra-Romntica. III. A terceira gerao foi marcada por uma poesia de carter social, tendo em Castro Alves seu maior divulgador. Podemos afirmar que: a b c d e todas as proposies so corretas. apenas as proposies I e II so corretas. apenas as proposies I e III so corretas. apenas as proposies II e III so corretas. todas as proposies so incorretas.

3. As obras O Cortio, Triste fim de Policarpo Quaresma e Dom Casmurro marcaram no Brasil, respectivamente, os perodos literrios do: a b c d e Realismo, Naturalismo, Barroco; Naturalismo, Pr-Modernismo, Realismo; Romantismo, Naturalismo, Realismo; Romantismo, Parnasianismo, Naturalismo; Naturalismo, Realismo, Romantismo.

4. Os anos 60 e incio dos 70 no Brasil foram marcados por uma ebulio no cinema, teatro e na msica que procuravam traduzir o protesto e a insatisfao perante a di supresso da liberdade de expresso. So exemplos marcantes no cinema e na msica desse perodo, respectivamente, as obras de:

a b c d e

Nlson Pereira dos Santos e Tom Jobim Roberto Farias e Vincius de Morais Glauber Rocha e Chico Buarque Bruno Barreto e Caetano Veloso Walter Salles e Gilberto Gil

5. A obra de Manuel Antnio de Almeida, ?Memrias de um Sargento de Milcias?, no contexto da literatura brasileira, uma: a b c d e Novela de tom humorstico, que faz a crnica dos costumes do Rio de Janeiro ao final do perodo Colonial; Obra escrita para narrar a origem da provncia do Rio de Janeiro no sculo XVI; Obra romntica em que o protagonista, advindo da classe social inferior, luta pela melhoria das condies do povo; Autobiografia em que o narrador conta, em primeira pessoa, suas reminiscncias do Rio de Janeiro Colonial; Obra do Pr-Modernismo brasileiro de cunho nacionalista e anti-republicano.

6. Qual das caractersticas abaixo no pertence ao Simbolismo: a b c d e Maisculas alegorizantes. Rompimento com o passado. Musicalidade. Emprego de sinestesias. Espiritualismo.

7. Assinale a alternativa em que se encontram apenas caractersticas do movimento literrio denominado Romantismo: a b c d e predomnio da razo; contedo mais importante que a forma; reao anti-clssica; Rebuscamento do contedo e de forma; preocupao com a realidade; erotismo; arte pela arte; culto do locus amoenus, reao anti-clssica; busca de temas nacionais; sentimentalismo; desejo de expressar a realidade objetiva; fuga da realidade; idealizao da mulher; reao ao classicismo;

8. considerado por muitos estudiosos como o nosso maior romancista moderno. Em sua literatura, encontramos ao extremo a tenso entre o Homem, a Natureza e a S temas de suas obras envolvem a seca, o latifndio, o drama dos retirantes, a caatinga. Da o seu estilo seco, mesmo quando retrata a violncia, a morte, a tragdia da existncia humana decorrente de uma situao impraticvel e irreconcilivel para os ho Estamos nos referindo : a b c d e Jos Lins do Rego Guimares Rosa Jorge Amado Graciliano Ramos Jos Amrico de Almeida

9. Em 1897, Canudos estava destruda. Segundo relatos da poca, no sobrou pedra sobre pedra e o Exrcito completou as ordens vindas do Rio de Janeiro ao p da letr completamente o acampamento dos camponeses pobres que se aglomeravam no serto da Bahia. Mas, a Guerra de Canudos acabou imortalizada nas mos de um gran modernismo brasileiro. A obra e o Autor a que estamos nos referindo so: a b c d e A Bagaceira de Jos Amrico de Almeida. Terras do sem fim de Jorge Amado. Os Sertes de Euclides da Cunha. Morte e Vida Severina de Joo Cabral de Mello Neto. Cidade Mortas de Monteiro Lobato.

10. Com relao vida e obra de Jos de Alencar, assinale a alternativa correta: a b c d Foi um poltico engajado durante o II Reinado, defendendo posies avanadas para a poca como o Abolicionismo e a Repblica. O indianismo de Alencar exalta os valores dos povos nativos desta terra e faz uma crtica forma de dominao empreendida pelos colonizadores. A sua fico dominada por uma racionalizao dos sentimentos dos personagens anunciando algumas das caractersticas do Realismo. O universo literrio de Alencar restrito cidade do Rio de Janeiro, ento a capital do Imprio.

e Alencar esforou-se em procurar uma identidade ao Brasil, mesmo que a exaltao ao ndio e Ptria fosse muito mais fruto de sua idealizao do que da pr pria realidade social.

1. Com relao obra de Guimares Rosa, podemos afirmar corretamente: e - Introduziu vrias inovaes lingsticas explorando de forma criativa as transformaes sofridas pela lngua portuguesa destituda de seu contedo essencialmente formal. 2. Considere as afirmaes abaixo sobre a poesia do perodo Romntico no Brasil. I. A primeira gerao tem como seu maior representante Gonalves de Magalhes que notabilizou-se como poeta indianista. II. O Mal-do-Sculo configurou a segunda gerao, tambm denominada de gerao Ultra-Romntica. III. A terceira gerao foi marcada por uma poesia de carter social, tendo em Castro Alves seu maior divulgador. Podemos afirmar que: d - apenas as proposies II e III so corretas.

3. As obras O Cortio, Triste fim de Policarpo Quaresma e Dom Casmurro marcaram no Brasil, respectivamente, os perodos literrios do: b - Naturalismo, Pr-Modernismo, Realismo; 4. Os anos 60 e incio dos 70 no Brasil foram marcados por uma ebulio no cinema, teatro e na msica que procuravam traduzir o protesto e a insatisfao perante a ditadura militar e a supresso da liberdade de expresso. So exemplos marcantes no cinema e na msica desse perodo, respectivamente, as obras de: c - Glauber Rocha e Chico Buarque 5. A obra de Manuel Antnio de Almeida, ?Memrias de um Sargento de Milcias?, no contexto da literatura brasileira, uma: a - Novela de tom humorstico, que faz a crnica dos costumes do Rio de Janeiro ao final do perodo Colonial; 6. Qual das caractersticas abaixo no pertence ao Simbolismo: b - Rompimento com o passado. 7. Assinale a alternativa em que se encontram apenas caractersticas do movimento literrio denominado Romantismo: e - fuga da realidade; idealizao da mulher; reao ao classicismo; 8. considerado por muitos estudiosos como o nosso maior romancista moderno. Em sua literatura, encontramos ao extremo a tenso entre o Homem, a Natureza e a Sociedade. Os temas de suas obras envolvem a seca, o latifndio, o drama dos retirantes, a caatinga. Da o seu estilo seco, mesmo quando retrata a violncia, a morte, a tragdia da existncia humana decorrente de uma situao impraticvel e irreconcilivel para os homens. Estamos nos referindo :

d - Graciliano Ramos 9. Em 1897, Canudos estava destruda. Segundo relatos da poca, no sobrou pedra sobre pedra e o Exrcito completou as ordens vindas do Rio de Janeiro ao p da letra: destruir completamente o acampamento dos camponeses pobres que se aglomeravam no serto da Bahia. Mas, a Guerra de Canudos acabou imortalizada nas mos de um grande nome do Pr-modernismo brasileiro. A obra e o Autor a que estamos nos referindo so: c - Os Sertes de Euclides da Cunha. 10. Com relao vida e obra de Jos de Alencar, assinale a alternativa correta: e - Alencar esforou-se em procurar uma identidade ao Brasil, mesmo que a exaltao ao ndio e Ptria fosse muito mais fruto de sua idealizao do que da prpria realidade social.

S-ar putea să vă placă și