Sunteți pe pagina 1din 3

O que Psicologia

Psicologia a cincia que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensao, emoo, percepo, aprendizagem, inteligncia...

A histria da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razo ou conhecimento), se confunde com a Filosofia at meados do sculo XIX. Scrates, Plato e Aristteles deram o pontap inicial na instigante investigao da alma humana:

Para Scrates (469/ 399 a C.) a principal caracterstica do ser humano era a razo aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

Plato (427/ 347 a C.) discpulo de Scrates, conclui que o lugar da razo no corpo humano era a cabea, representando fisicamente a psique, e a medula tria como funo a ligao entre mente e corpo.

J Aristteles (387/322 a C.) discpulo de Plato entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psiqu como o princpio ativo da vida.

Durante a era crist quando todo conhecimento era produzido e mantido a sete chaves pela Igreja, Santo Agostinho e So Tomas de Aquino partem dos posicionamentos de Plato e Aristteles respectivamente.

Em 1649, Ren Descartes filsofo francs publica Paixes da Alma, reafirmando a separao entre corpo e mente. Pensamento que dominou o cenrio cientfico at o sculo XX. Alguns pesquisadores alegam que essa hiptese assumida por Descartes foi um subterfgio encontrado para continuar suas pesquisas , desenvolvidas a partir da dissecao de cadveres, com o apoio da Igreja e protegido contra a Inquisio.

O fato que no final do sculo XIX, os acadmicos da poca resolvem

distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Os comportamentos observveis passam a fazer parte da investigao cientfica em laboratrios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse sentido, os tericos objetivam suas aes na tentativa construir um corpo terico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como cincia.

neste cenrio investigativo que surgem trs correntes tericas: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo.

O Funcionalismo foi elaborado por William James(1842/1910) que teve a conscincia como sua grande preocupao como funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se ao meio. No Estruturalismo Edward Titchener(1867/1927) tambm se preocupava com a conscincia, mas com seus aspectos estruturais percebiam a conscincia , isto , seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central. O Associacionismo foi apresentado por Edward Thorndike(1874/1949). Seu ponto de vista era que o homem aprende por um processo de associao de ideias da mais simples para a mais complexa. No incio do sculo XX, surgem mais trs correntes principais,que, por sua vez originaram a diversidade de correntes psicolgicas, que conhecemos hoje:

Behaviorismo surgiu nos EUA com John Watson(1878/1958). Foi conhecida pela teoria S-R, ou seja, para cada resposta comportamental existe um estmulo. Gestaltismo surgiu na Europa, mais precisamente na Alemanha, com Wertheimer, Khler e Koffka, entre 1910 e 1912 e nega a fragmentao das aes e processos humanos, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, resgatando as relaes da Psicologia com a Filosofia. Psicanlise teoria elaborada por Sigmund Freud(1856/1939) recupera a mportncia da afetividade e tem como seu objeto de estudo o inconsciente. Hoje, sculo XXI os conhecimentos produzidos pela Psicologia e a complexidade e capacidade de transformao do ser humano, acabaram por

ampliar em grande medida sua rea de atuao.

Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em vrias reas de conhecimento, possibilitando cada rea uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relaes.

So elas:

Psicologia Experimental Psicologia da Personalidade Psicologia Clnica Psicologia do Desenvolvimento Psicologia Organizacional Psicologia da Educao Psicologia da Aprendizagem Psicologia Esportiva Psicologia Forense Neuropsicologia

S-ar putea să vă placă și