Sunteți pe pagina 1din 10

Decreto n 57.

690

ASSOCIAO BRASILEIRA DE AGNCIAS DE PUBLICIDADE


1

Decreto n 57.690 1 de fevereiro de 1966 Regulamenta a execuo da Lei n 4.680.

Captulo I Dos Publicitrios Art. 1 - A profisso de Publicitrio, criada pela Lei n 4.680, de 18 de junho de 1965, e organizada na forma do presente Regulamento, compreende as atividades daqueles que, em carter regular e permanente, exercem funes artsticas e tcnicas atravs das quais estuda-se, concebe-se, executa-se e distribui-se propaganda. CAPTULO I Seo 1. Seo 2. Seo 3. Seo 4. CAPTULO II CAPTULO III Seo 1. Seo 2. CAPTULO IV Dos Publicitrios Da Agncia de Propaganda Do Veculo de Divulgao Da tica Profissional Da Remunerao, do Registro da Profisso e do Imposto Sindical Dos Agenciadores de Propaganda Disposies Gerais Da Fiscalizao Das Penalidades Disposies Finais e Transitrias Art. 3 - As atividades previstas no Art. 1 deste Regulamento sero exercidas nas Agncias de Propaganda, nos Veculos de Divulgao ou em qualquer empresa nas quais se produz a propaganda. 1 - Os auxiliares que, nas Agncias de Propaganda e noutras organizaes congneres, no colaborarem, diretamente, no planejamento, execuo, produo e distribuio da propaganda, tero a designao profissional correspondente s suas funes especficas. 2 - Os profissionais de outras categorias, que exeram funes nas Agncias de Propaganda, conservaro os privilgios que a Lei lhes concede em suas respectivas categorias profissionais. Art. 4 - Consideram-se atividades artsticas, para os efeitos deste Regulamento, as que se relacionam com trabalhos grficos, plsticos e outros, tambm de expresses estticas, destinados a exaltar e difundir pela imagem, pela palavra ou pelo som as qualidades e convenincias de uso ou de consumo das mercadorias, produtos e servios a que visa a propaganda. Art. 5 - So atividades tcnicas, para os fins do presente Regulamento, as que promovam a combinao harmoniosa dos conhecimentos cientficos com os artsticos, tendo em vista dar mensagem publicitria o mximo de rendimento e impacto.
4 5

Art. 2 - Considera-se propaganda qualquer forma remunerada de difuso de idias, mercadorias, produtos ou servios, por parte de um anunciante identificado.

Seo 1. Da Agncia de Propaganda Art. 6 - Agncia de Propaganda a pessoa jurdica especializada nos mtodos, na arte e na tcnica publicitrios, que, atravs de profissionais a seu servio, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos Veculos de Divulgao, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de mercadorias, produtos e servios, difundir idias ou informar o pblico a respeito de organizaes ou instituies a que servem. Art. 7 - Os servios de propaganda sero prestados pela Agncia mediante contratao, verbal ou escrita, de honorrios e reembolso das despesas previamente autorizadas (nova redao dada pelo Decreto n 2.262 de 26/6/97). Art. 8 - Considera-se Cliente ou Anunciante a entidade ou indivduo que utiliza a propaganda. Art. 9 - Nas relaes entre a Agncia e o cliente sero observados os seguintes princpios bsicos: I - A Agncia assegurar exclusividade ao Cliente, obrigando-se a no assumir encargo de propaganda de mercadoria, produto ou servio concorrente, salvo por explcita concordncia de seu Chefe. II - A Agncia no executar qualquer plano de propaganda, que represente despesa para o Cliente, sem que este lhe tenha dado sua prvia autorizao. III - A Agncia obrigar-se- a apresentar ao Cliente, nos primeiros dias de cada ms, uma demonstrao dos dispndios do ms anterior, acompanhada dos respectivos comprovantes, salvo atraso por parte dos Veculos de Divulgao, na sua remessa. IV - O Cliente comprometer-se- a liquidar a vista, ou no prazo mximo de trinta (30) dias, as notas de honorrios e de despesas apresentadas pela Agncia.

V - Para resciso ou suspenso da propaganda, a parte interessada avisar a outra do seu propsito, com a antecedncia mnima de sessenta (60) dias, sob pena de responder por perdas e danos, ficando o Cliente impedido de utilizar-se de quaisquer anncios ou trabalhos criados pela Agncia, e esta, por sua vez, proibida, durante sessenta (60) dias, de aceitar propaganda de mercadoria, produto ou servio semelhantes rescindida ou suspensa. VI - Sempre que trabalhos ou anncios criados pela Agncia, com aprovao do Cliente, no sejam utilizados ou forem cancelados, aps curto perodo de divulgao, embora sem resciso ou suspenso do contrato, caber Agncia uma remunerao especial, a ttulo de ressarcimento das despesas que efetuou. VII - Para dirimir as dvidas surgidas na fixao do valor de honorrios, de reembolso de despesas e indenizaes por perdas e danos, podero as partes instituir comisso de rbitros, a cargo de trs profissionais, indicados de comum acordo, ou por associao de classe com existncia legal. VIII - A idia utilizada na propaganda , presumidamente, da Agncia, no podendo ser explorada por outrem, sem que aquela, pela explorao, receba a remunerao justa, ressalvado o disposto no art. 454 da Consolidao das Leis do Trabalho. IX - Nenhum elemento de pesquisa ou estilstico poder ser deturpado pela Agncia ou apresentado na forma capciosa, e sempre que for utilizado como fator fundamental de persuaso, ser mencionada a fonte de sua procedncia.

Seo 2. Do Veculo de Divulgao Art. 10 - Veculo de Divulgao, para os efeitos deste Regulamento, qualquer meio de divulgao visual, auditiva ou audiovisual ao pblico, desde que reconhecido pelas entidades sindicais ou associaes civis representativas de classe, legalmente registradas. Art. 11 - O Veculo de Divulgao fixar, em Tabela, a comisso devida aos Agenciadores, bem como o desconto atribudo s Agncias de Propaganda. 1 - Comisso a retribuio, pelo Veculo de Divulgao, do trabalho profissional do Agenciador de Propaganda, sendo vedada sua transferncia, mesmo parcial, para o anunciante (revogado pelo Decreto n 2.262 de 26/6/97). 2 - Desconto o abatimento concedido pelo Veculo de Divulgao como estmulo Agncia de Propaganda, que dele no poder utilizar-se para rebaixa dos preos de tabela (revogado pelo Decreto n 2.262 de 26/6/97). 3 - Nenhuma Comisso ou desconto ser concedido sobre a propaganda encaminhada diretamente ao Veculo de Divulgao, por qualquer pessoa fsica ou jurdica que no se classifique como Agenciador de Propaganda ou Agncia, definidos no presente Regulamento (revogado pelo Decreto n 2.262 de 26/6/97). Art. 12 - Ao veculo de Divulgao no ser permitido descontar da remunerao dos Agenciadores de Propaganda, mesmo parcialmente, os dbitos no liquidados por Anunciantes, desde que a propaganda tenha sido formal e previamente aceita por sua direo comercial. Art. 13 - O Veculo de Divulgao poder manter a seu servio Representantes (Contatos) junto aos Anunciantes e Agentes de Propaganda, mediante contrato de trabalho.

nico - A funo de Representante s poder ser exercida por Agenciador de Propaganda, sem prejuzo do pagamento das comisses a este devidas se assim convier s partes. Art. 14 - O preo dos servios prestados pelo Veculo de Divulgao ser por este fixado em Tabela pblica aplicvel a todos os compradores, em igualdade de condies, incumbindo ao Veculo respeit-la e fazer com que seja respeitada por seus Representantes. Art. 15 - O faturamento da divulgao ser feito em nome do Anunciante, devendo o Veculo de Divulgao remet-lo Agncia responsvel pela propaganda. Art. 16 - O Veculo de Divulgao ficar obrigado, perante o Anunciante, a divulgar a matria autorizada, no espao ou no tempo contratado, de acordo com as especificaes estabelecidas, no podendo o Anunciante, em qualquer caso, pretender influir na liberdade de sua opinio editorial.

Seo 3. Da tica Profissional

b) atestar, apenas, procedncias exatas e anunciar ou fazer anunciar preos e condies de pagamento verdadeiros; c) elaborar a matria de propaganda sem qualquer alterao,

Art. 17 - A Agncia de Propaganda, o Veculo de Divulgao e o Publicitrio em geral, sem prejuzo de outros deveres e proibies previstos neste Regulamento, ficam sujeitos, no que couber, aos seguintes preceitos, genericamente ditados pelo Cdigo de tica dos Profissionais da Propaganda a que se refere o art. 17, da Lei n 4.680, de 18 de junho de 1965:

grfica ou literria, dos pormenores do produto, servio ou mercadorias; d) negar comisses ou quaisquer compensaes a pessoas relacionadas, direta ou indiretamente, com o Cliente; e) comprovar as despesas efetuadas;

I - No permitido: f) envidar esforos para conseguir, em benefcio do Cliente, as a) publicar textos ou ilustraes que atentem contra a ordem pblica, a moral e os bons costumes; g) representar, perante a autoridade competente, contra os atos b) divulgar informaes confidenciais relativas a negcios ou planos de Clientes-Anunciantes; c) reproduzir temas publicitrios, axiomas, marcas, msicas, ilustraes, enredos de rdio, televiso e cinema, salvo por consentimento prvio de seus proprietrios ou autores; d) difamar concorrentes e depreciar seus mritos tcnicos; e) atribuir defeitos ou falhas a mercadorias, produtos ou servios concorrentes; f) contratar propaganda em condies anti-econmicas ou que importem em concorrncia desleal; g) utilizar presso econmica, com o nimo de influenciar os Veculos de Divulgao a alterarem tratamento, decises e condies especiais para a propaganda; II - dever: a) fazer divulgar somente acontecimentos verdicos e qualidades ou testemunhos comprovados; infringentes das disposies deste Regulamento. melhores condies de eficincia e economia para sua propaganda;

10

11

Seo 4. Da Remunerao, do Registro da Profisso e do Recolhimento do Imposto Sindica l

Captulo II Dos Agenciadores de Propaganda Art. 21 - A profisso de Agenciador de Propaganda instituda

Art. 18 - Aplicam-se ao Publicitrio as disposies da Legislao do Trabalho e da Previdncia Social. Art. 19 - Ser obrigatrio o registro da profisso de Publicitrio perante o Servio de Identificao Profissional, do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. nico - Sero exigidos, para o registro, os seguintes documentos: a) diploma ou atestado de freqncia (na qualidade de estudante), expedido por estabelecimento que ministre o ensino da propaganda, ou atestado de habilitao profissional fornecido por empregador publicitrio; b) carteira profissional e prova do pagamento do imposto sindical, se j no exerccio da profisso. Art. 20 - Para efeito de recolhimento do imposto sindical, os jornalistas registrados como redatores, revisores e desenhistas, que exeram suas funes em Agncias de Propaganda e outras empresas, nas quais executem propaganda, podero optar pelo desconto para a entidade representativa de sua categoria profissional ou para a dos Publicitrios.

pela Lei n 4.680, de 18 de junho de 1965 e disciplinada pelas disposies deste Regulamento, abrange a atividade dos que, vinculados aos Veculos de Divulgao, a eles encaminham propaganda, por conta de terceiros. Art. 22 - O exerccio da profisso de Agenciador de Propaganda privativo dos que estiverem, nesta categoria, inscritos e identificados no Servio de Identificao Profissional do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. Art. 23 - So exigidos para o registro referido no artigo anterior: a) prova, atravs de anotaes da carteira profissional, do exerccio efetivo da profisso, durante doze (12) meses, no mnimo, ou do recebimento, mediante documento hbil, de remunerao por agendamento de propaganda, pelo mesmo perodo; b) atestado de capacidade profissional fornecido por associao ou entidade de classe; c) prova de pagamento do imposto sindical. Art. 24 - Estendem-se ao Agenciador de Propaganda, registrado em qualquer Veculo de Divulgao, todos os direitos e vantagens assegurados nas leis trabalhistas e previdencirias. nico - Para os efeitos da legislao de previdncia social, o Agente de Propaganda, sem subordinao empregatcia, ser equiparado ao trabalhador autnomo.

12

13

Captulo III Disposies Gerais Seo 1 Da Fiscalizao Art. 25 - A Fiscalizao dos dispositivos da Lei n 4.680, de 18 de junho de 1965, e do presente Regulamento ser exercida pelo Departamento Nacional do Trabalho, pelas Delegacias Regionais do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, e pelas entidades sindicais e associaes civis de classes representativas das categorias interessadas, que devero denunciar s autoridades competentes as infraes verificadas.

Seo 2 Das Penalidades Art. 26 - As infraes ao disposto na Lei n 4.680, de 18 de junho de 1965, e no presente Regulamento, sero punidas com as penalidades abaixo, pelo Diretor Geral do Departamento Nacional do Trabalho ou pelos Delegados Regionais do Trabalho, e, se de natureza tica, em consonncia com o art. 17 daquela Lei, por proposta do rgo disciplinar competente da associao de classe a que pertencer o infrator: a) multa de um dcimo do salrio-mnimo vigente na regio a dez vezes o seu valor; b) multa, de dez a cinqenta por cento do valor do negcio publicitrio realizado, se a disposio violada for a do 3 do art. 11 deste Regulamento. Art. 27 - A graduao da multa atender natureza da infrao e s condies sociais e econmicas do infrator. Art. 28 - Nenhuma pena ser imposta sem que seja assegurada ampla defesa ao acusado. Art. 29 - Poder o infrator recorrer, dentro de dez (10) dias, a partir da intimao ou da publicao, no rgo oficial, do ato punitivo, para o Ministro do Trabalho e Previdncia Social, ou para o Diretor Geral do Departamento Nacional do Trabalho, se a deciso foi proferida, respectivamente, por este ltimo, ou por Delegado Regional do Trabalho. Art. 30 - O recurso, em qualquer caso, ter somente efeito devolutivo.

14

15

Captulo IV Disposies Finais e Transitrias Art. 31 - O registro dos Publicitrios e Agenciadores de Propaganda, que j se encontrem no exerccio de sua profisso, dever ser obrigatoriamente efetuado dentro de 120 dias, contados da data da publicao do presente Regulamento. Art. 32 - Para os fins de comprovao do exerccio profissional, a que se refere a alnea a, do art. 25 do presente Regulamento, aos Agenciadores de Propaganda, ainda no registrados, ser permitido encaminharem propaganda aos Veculos de Divulgao pelo prazo improrrogvel de doze (12) meses, contado da publicao deste Regulamento, desde que provem sua filiao a entidade de classe sindical representativa. nico - A entidade sindical manter um registro especial para controle de estgio de doze (12) meses previsto neste artigo. Art. 33 - O Ministro do Trabalho e Previdncia Social elaborar e exigir os modelos e instrues que se fizerem necessrios execuo do presente Regulamento e dirimir as dvidas surgidas na sua aplicao. Art. 34 - Este Regulamento entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

16

17

Associao Brasileira de Agncias de Publicidade Rua Pedroso Alvarenga, 1.208 - 8 andar - So Paulo - SP 04531-004 - Tel.: (55 11) 3079-6966 - Fax: (55 11) 3167-6503 e-mail: abap@abap.com.br - Site: www.abap.com.br
18

S-ar putea să vă placă și