Sunteți pe pagina 1din 13

ABRACOM CDIGO DE TICA

Porque um Cdigo de tica

A maior parte dos cdigos que conhecemos de moral. A moral exatamente o conjunto de normas, regras, leis que orienta a vida dos indivduos e grupos na sociedade, configurando o que se chama ethos, a marca da sociedade, o jeito de viver e se relacionar, baseado em determinados valores. A tica um olhar crtico sobre o ethos, uma reflexo que pergunta pelo fundamento e pela coerncia dos valores. no espao da tica que se encontram os princpios que devem sustentar as normas e as leis. Podemos perceber, ento, que a moral tem um carter particular, na medida em que o ethos - os costumes, as leis, as normas varia de uma sociedade para outra, de uma poca para outra. J a tica guarda um carter universal seus princpios tm como referncia ltima a dignidade humana, o bem comum. Portanto, ao buscarmos um cdigo de tica, devemos contemplar nele a perspectiva reflexiva. A devem ser explicitados os princpios, que sero referncia para as aes. Na medida em que no se pode deixar de lado a prtica do cotidiano, o cdigo trar indicaes para a realizao adequada dessas aes, servindo como recurso para avali-las. As normas e regras que uma organizao estabelece para o trabalho de seus diretores e funcionrios se explicitam de forma especfica em um Regimento ou um Cdigo de Regulao . Esse regimento ter tanto mais possibilidade de ser aceito quanto mais estiver sustentado em princpios ticos. Da o significado de se construir um Cdigo de

tica, no qual se apresentem os princpios norteadores das aes da organizao, que se querem vlidos no apenas em seu interior, mas no contexto global da sociedade. Assim como a vida social, qual se refere, o cdigo no algo esttico, estabelecido de uma vez por todas. O olhar crtico sobre a prtica e sobre o prprio cdigo permitir que se faam, ao longo do tempo, revises e transformaes na direo dos objetivos desejados.

Quando o outro entra em cena, nasce a tica. Umberto Eco

Apresentao A Abracom uma entidade que rene empresas com sede no territrio nacional, definidas como agncias de comunicao corporativa, que prestam servios integrados nas reas de diagnstico, planejamento e implementao de programas de comunicao, treinamento, mensurao e avaliao de resultados. As empresas associadas a esta entidade prestam servios e confeccionam produtos como: relaes com a imprensa, relaes com investidores, relaes governamentais, relaes com o pblico interno, relaes com a comunidade, gerenciamento de crises, propaganda institucional, edio de publicaes, comunicao interativa, programao visual, vdeos empresariais, pesquisas de mercado e de opinio pblica, auditoria de imagem e organizao de eventos. Em virtude da diversidade e da complexidade dos servios que oferece, assim como da pluralidade de relaes que estabelece com clientes e pblicos de diferentes naturezas, julgamos importante explicitar os princpios que devem nortear o trabalho e as relaes na Associao. Partimos do pressuposto de que a conduta tica dos profissionais das empresas de comunicao importante para o aprimoramento da qualidade de seus servios, para o desenvolvimento das organizaes para as quais prestam servios e, conseqentemente, para a construo da sociedade brasileira. O contexto mundial contemporneo tem sido marcado por questes que envolvem as inter-relaes entre indivduos, grupos e naes. A ausncia de reconhecimento das diferenas, da pluralidade, gera desigualdades e atitudes preconceituosas e discriminadoras, que permitem a instalao da violncia e da crueldade.

Na sociedade brasileira e em nosso ambiente de trabalho, vimos tambm enfrentando situaes conflitivas, principalmente no mbito das relaes scio-econmicas, em especial as afeitas ao mercado de trabalho e de prestao de servios. Ao lado do discurso sobre a necessidade de respeito e de solidariedade, convivemos com a prtica da concorrncia desleal e da desconfiana nos relacionamentos. Fazemos parte desse cenrio como analistas e como agentes participantes do processo de criao e divulgao de idias, influenciando decises e formando opinies. Temos, portanto, necessidade de exercer nossas atividades com responsabilidade. Somente com vigilncia perante nossas prprias aes poderemos desempenhar o papel de empresas-cidads e contribuir com nosso trabalho para a transformao da sociedade na direo do bem comum. Este Cdigo define e explicita nossa postura profissional a todos com quem nos relacionamos: concorrncia, clientes, comunidade, imprensa, funcionrios. Ele se aplica a todas as empresas associadas Abracom, das quais se espera a coerncia com os princpios que aqui so apresentados. Princpios As agncias de comunicao corporativa tm suas aes norteadas pelos seguintes princpios: O respeito como base de todos os relacionamentos. Isso implica o reconhecimento existncia do outro e a defesa da dignidade da pessoa humana.

A justia, cujo significado igualdade na diferena, defesa do exerccio dos direitos de todas as naturezas por todos os indivduos e segmentos da sociedade. A solidariedade, sinnimo de empenho na promoo de aes favorecedoras do crescimento e realizao de todos e cada um. O dilogo, como partilha e confronto de idias, na perspectiva da ampliao do conhecimento e do enriquecimento coletivo da cultura. Esses princpios, estreitamente articulados entre si, podem ser reconhecidos pela presena dos seguintes valores nas atitudes de nossos profissionais: A honestidade e a retido na conduo de nossos negcios. A responsabilidade na realizao de aes de efetivo benefcio coletivo. A busca da excelncia, expressa na qualidade social de nossos produtos e servios. O compromisso com a busca da verdade e a defesa rigorosa de sua presena nas relaes internas e externas de trabalho. A humildade e a coragem no enfrentamento dos desafios.

A integridade na construo e preservao do nosso patrimnio e de nossa imagem na sociedade. A clareza e a preciso na divulgao de informaes, sem prejuzo da confidencialidade, o empenho na criao de estruturas e canais de comunicao que favoream e promovam a livre circulao de informaes.

Relacionamentos 1. Concorrncia Todo o trabalho da Abracom feito com base no respeito s leis que regulam a concorrncia. Nossa competitividade deve se sustentar em nossa capacidade de gesto empresarial e de negociao junto aos clientes. No sentido de negar a concorrncia predatria e desleal, exige-se das empresas de comunicao: a. No prospectar clientes j atendidos por outras agncias de comunicao em servios semelhantes. b. No utilizar recursos viciosos para recrutar profissionais em empresas concorrentes, prejudicando-as ou obtendo informaes privilegiadas. c. No copiar projetos de concorrentes.

d. Defender ativamente a prtica de concorrncias transparentes e isentas de artifcios que impliquem o favorecimento ilcito de algum participante. e. No oferecer vantagens escusas para se beneficiar nos resultados de concorrncias. f. No praticar preos aviltantes e/ou dumping. g. Colaborar com empresas concorrentes quando a realizao de um trabalho assim exigir, procurando obter acordo quanto a conceitos e critrios. h. Em situaes de conflito, assumir posio aberta negociao e ao entendimento. 2. Clientes A atuao competente das empresas de comunicao revela-se na observncia dos seguintes preceitos: a. Dar ao cliente todas as informaes concernentes ao trabalho a ser realizado, explicitando as atribuies especficas das agncias de comunicao e dos profissionais com que elas se relacionam, definindo a qualidade e a abrangncia do servio e os compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que o cliente possa decidir-se sobre a sua aceitao ou recusa. b. No aceitar contratos que firam a dignidade das agncias de comunicao e se contraponham aos princpios deste cdigo.

c. Guardar sigilo das informaes que forem confiadas s agncias em funo do trabalho e no revelar assuntos que possam ser lesivos ao seu cliente, a no ser quando se tratar de delitos. d. No utilizar informaes estratgicas obtidas junto ao seu cliente em benefcio prprio ou como forma de barganhar vantagens ou benefcios pessoais ou empresariais. . e. No compactuar com o briefing mentiroso. f. Em casos de conflitos de interesses, atuar com transparncia perante o cliente, esclarecendo-o sobre os dilemas em questo. g. No admitir discriminao relativa a idade, sexo, cor, raa, credo religioso, ascendncia, etc. no atendimento ao cliente. h. Respeitar a estrutura da organizao do cliente e o profissional que ele destaca para atendimento agncia. i. No se apresentar autorizao para tal. como representante do cliente sem ter

3. Imprensa No sentido de estabelecer relaes sustentadas pelos valores que defendemos, as agncias devero respeitar os cdigos de conduta dos veculos de imprensa, sendo vedado:

a. Admitir prticas ilcitas que possam levar a corromper ou a comprometer a integridade dos canais de comunicao ou o exerccio da profisso do jornalista, incluindo a presso e a compensao aos profissionais. b. Disseminar informaes falsas, enganosas ou que no possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstrveis. c. Praticar formas de abordagem dos jornalistas que comprometam a imagem das agncias.

4. Funcionrios e colaboradores Deve-se criar nas agncias um ambiente que permita aos funcionrios desenvolver o seu trabalho individualmente ou em equipe, com responsabilidade profissional, atravs do aperfeioamento de seus conhecimentos e atitudes, pela melhoria constante de sua competncia e bem-estar. O convvio no ambiente de trabalho deve se alicerar na conduta respeitosa e responsvel de todos os profissionais, independente da posio hierrquica, na busca de um objetivo comum. Deve, portanto, estar livre de ofensas, difamao, explorao de qualquer natureza, represso, intimidao, assdio sexual, violncia verbal ou no verbal, ou favorecimento, que possam ser vistos como obrigao ou compromisso pessoal, principalmente se advindos das relaes entre lderes e liderados. A preservao da sade e integridade fsica e psquica dos profissionais e a promoo da qualidade de vida so valores fundamentais. Para garantir condies de trabalho seguras e sadias

preciso tambm atitudes responsveis no cumprimento de leis e normas internas relativas a Medicina e Segurana do Trabalho. tambm recomendvel que os profissionais das agncias no trabalhem simultaneamente nessas e em veculos de comunicao.

5. Fornecedores A contratao de fornecedores deve se pautar pelos princpios aqui definidos, estabelecendo-se, portanto, a preferncia pelo trabalho com empresas-cidads, possuidoras de boa reputao e adeptas s prticas de responsabilidade social. Recomenda-se que as agncias de comunicao adotem polticas de contratao de servios em que se estimule a criatividade e se valorize a diversidade. As relaes com fornecedores devero pautar-se pela transparncia, pelo respeito aos contratos e pela preocupao com o desenvolvimento tcnico e equilbrio financeiro.

Concluso Esto explicitadas neste Cdigo as diretrizes do trabalho das agncias que constituem a Abracom. Elas revelam o ideal de uma atuao competente, de seriedade, sintonia e integrao em torno do objetivo de construo de uma sociedade democrtica e pluralista, de uma vida digna e feliz para todos. O Cdigo , alm disso, referncia para a elaborao de um Cdigo de Auto-Regulao ou de um Regimento, nos quais se apresentem indicaes normativas para a realizao do trabalho das agncias, considerando-se a peculiaridade de sua organizao e a especificidade das demandas com as quais lidam no cotidiano. Os casos de suspeita de violao a este cdigo devero ser julgados pelo Conselho de tica da Abracom, mediante representao de qualquer associado, de acordo com procedimento a ser criado pelo Conselho. Caber ao Conselho, ainda, promover a discusso e efetuar a reviso peridica deste Cdigo, luz do desenvolvimento de seus trabalhos e da interao das agncias associadas com a sociedade em geral.

Abracom Associao Brasileira das Agncias de Comunicao Grupo de tica

Coordenao Organizao Participantes

Maysa S. Penna Mauro Lopes Ana Regina Bicudo Brbara Hartz Bia Bansen Celia Romano Celina Monteiro de Barros Claudio Paiva Cleinaldo Simes Cristiane Mariotto Denise Barbosa Janine Saponara Orlando Maretti Paulo Figueiredo Sandra Sinicco Silvia Balzan Thelma Zamboni Valria Wilson Yara Peres

Consultoria tcnica

Profa. Terezinha Azerdo Rios Puc-SP

S-ar putea să vă placă și