Sunteți pe pagina 1din 10

Alunas: Janina Vanira Simone Resende ngela Maria Curso Tcnico de Segurana do Trabalho, turma03.

Disciplina de Ergonomia, Apresentada pelo Professor Fbio Viana.

Como vai sua coluna?

A coluna vertebral constituda pela superposio de uma srie de ossos isolados denominados vrtebras. A coluna vertebral serve de apoio para outras partes do esqueleto. A coluna vertebral suporta o peso do corpo, contm e protege a medula espinhal que conduz todos os estmulos nervosos do crebro para os membros superiores, tronco e membros inferiores, permitindo e controlando todas as funes musculoesquelticas, viscerais do abdmen e estrutural do trax (pulmo e corao).

A coluna vertebral formada por vrias vrtebras que so ligadas por articulaes, chamados discos intervertebrais. Esses discos so constitudos de material fibroso e gelatinoso que desempenham a funo de amortecedores e do mobilidade para nos locomover, correr ou mesmo quando saltamos e vrias outras atividades.

Qualquer doena que comprometa a coluna vertebral pode colocar em risco todas as estruturas e funes descritas. Na prtica, os principais problemas da coluna vertebral so os degenerativos (desgastes) dos discos e articulaes da coluna. Com o passar dos anos, o efeito da m postura, ganho de peso corporal, levantar e carregar pesos e/ou falta de condicionamento fsico podem desencadear problemas na coluna.

O conhecimento da anatomia da coluna, como ela funciona, a importncia de uma postura correta e de tcnicas adequadas para a realizao de esforos ou de levantar pesos, pode prevenir e proteger a coluna de leses.

O reforo muscular, atravs de exerccios adequados e condicionamento fsico, tambm so teis na preveno de desgastes e leses tanto no trabalho quanto fora dele.

A coluna vertebral o eixo central do corpo. exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos rgos e outras partes do corpo ao crebro.

Principais problemas da coluna vertebral:

Cifose: tambm um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa est de lado, pois as costas ficam arqueadas, o trax retrado e os ombros projetados para frente; Lordose: desvio da coluna caracterstico na regio da bacia, causando uma curvatura exagerada no local; Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade; surge por causa da m postura, ao se usar por tempo prolongado um s lado do corpo.

E outras duas que tambm fazem parte

Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, causada pelo atrito entre as vrtebras. Depois de algum tempo, surge uma espcie de calcificao, que pode comprimir alguns vasos sanguneos ou nervos.

Hrnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vrtebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e at mesmo paralisao dos movimentos;

Agora voc pode proteger sua coluna ,mudando alguns de seus hbitos!
1. A melhor maneira de se deitar de lado com um travesseiro entre a cabea e o ombro e outro entre as pernas. 2. Quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabea; 3. Evitar dormir de bruos, pois alm de forar a coluna, dificulta a respirao; 4. Ao levantar-se, vire-se de lado, apoie-se nos braos, levando as pernas para fora da cama; 5. Ao elevar um objeto pesado do cho, abaixar-se com as pernas flexionadas; 6. Usar um colcho ortopdico ou semi-ortopdico, de acordo com o peso e a altura de cada pessoa; 7. O travesseiro no deve ser muito fino nem muito macio, para no alterar a curvatura da coluna; o ideal que seja da altura entre a cabea e o ombro; 8. Ao ficar de p, contraia os msculos da barriga e das ndegas periodicamente; utilize esta tcnica de relaxamento quando quiser aliviar dores; 9. Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruz-las; 10. Ao realizar alguma atividade em p, repouse alternadamente um dos ps sobre um objeto; 11. Procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando;

12. Ao dirigir horas seguidas, importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto; 13. No carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um s lado. A mochila dever ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mos; 14. Ao caminhar, manter as costas retas, abdome contrado, olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e leve e no mximo 4 cm de altura; 15. Nas atividades domsticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado; 16. Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.
Fonte: Segurana do Trabalho

Aqui vai uma dica. Em que voc dorme? Como seu colcho? Qual a densidade dele? Qual seu material? Passamos em mdia 1/3 da nossa vida, e muitas das vezes no sabemos responder estes simples questionamento cuide bem de voc mesmo, so detalhes que podem fazer toda diferena, para acordar melhor, bem humorado, com mais estimulo para ir trabalhar. Sempre que for comprar colches, procure saber informaes sobre o mesmo, no compre somente porque a estampa do tecido lhe agrada ou por no ter mais opes, pesquise, v s cidades vizinhas. Os colches no devem ser duros demais nem mole demais, ao comprar um colcho muito importante que voc escolha um colcho adequado ao seu peso e altura, especificando assim uma Densidade, evite colches de gua que no deixa a coluna reta.

A tabela de densidade abaixo vai orientar sua compra:

Altura m Peso kg

at 1,50m

1,51m a 1,60m

1,61m a 1,70m

1,71m a 1,80m

1,81m a 1,90m

acima de 1,90m

At 50 kg 51 kg a 60 kg 61 kg a 70 kg 71 kg a 80 kg 81 kg a 90 kg 91 kg a 100 kg 101 kg a 120 kg 121 kg a 150 kg

D23 D26 D28

D23 D26 D28 D33

D23 D26 D28 D28*/33 D33 D45 D45

D23 D26 D28 D28*/33 D33*/28 D45*/33 D45 D45 D28 D28*/33 D33*/28 D45*/33 D45 D45 D28 D33 D45/33* D45

Fonte: http://meucolchao.com Fonte: Ergonomia ao Dormir: Colches e Travesseiros. | Preveno Online http://www.proverbioefrase.com/2012/11/coluna-vertebral-o-que-ela-sobre-suas.html

S-ar putea să vă placă și