Sunteți pe pagina 1din 4

ESTADO E DIREITO

O Estado a sociedade politicamente organizada, objetivando manter, pela aplicao do Direito, como uma tcnica social especfica de uma ordem da conduta humana as condies universais da ordem social em determinado territrio, povo e governo. O Estado, portanto, caracteriza-se pela Soberania, internamente representada pelo seu poder de imprio, ou seja, a faculdade de impor sua vontade, atravs da fora, se necessria, independente da vontade do cidado em particular. Com relao aos demais Estados a afirmao mxima da soberania a independncia absoluta, admitindo at que haja outro poder igual, nenhum, porm que lhe seja superior. A Cincia do Estado, preliminarmente, explicita atravs de vrias correntes doutrinrias sobre a natureza do fenmeno estatal, atravs das seguintes teorias mais eminentes:

TEORIA MONISTA
Tambm conhecida como do estatismo jurdico, segundo a qual o Estado e o Direito se confundem em uma nica realidade. Para os monistas s existe o direito estatal, pois no admitem a idia de qualquer regra jurdica fora do estado. E estado a fonte nica do Direito, porque quem d vida ao Direito o estado atravs da fora coativa de que s ele dispe. Logo, como s existe o Direito emanado do Estado, ambos se confundem em uma s realidade. Foram precursores do monismo jurdico: Hegel, Hobbes e Jean Bodin. Desenvolvida por Rudolf von Ihering e John Austin, alcanou esta teoria a sua mxima expresso com a escola tecnojurdica liderada por Jellinek e com a escola vienense da Hans Kelsen.

TEORIA DUALISTA
Tambm conhecida com pluralista, que sustenta serem o Estado e o Direito duas realidades distintas, independentes e inconfundveis. Para os dualistas o Estado no a nica fonte do Direito nem com este se confunde. O que provm do Estado apenas uma categoria especial do Direito: O Direito Positivo. Mas existem

tambm os princpios do Direito Natural, as normas do Direito Costumeiro e as regras que se firmam na conscincia coletiva, que tendem a adquirir positividade e que nos casos omissos, o estado as deve acolher para lhes dar jurisdicidade. Afirma esta corrente ser o Direito uma criao social e no estatal. O Direito assim, um fato social em contnua transformao. A funo do Estado positivar o Direito, isto , traduzir em normas escritas os princpios que se firmam na conscincia social. O dualismo ou pluralismo, partindo de Gierke e Gurvitch, ganhou terreno com a doutrina de Lon Duguit, o qual condenou formalmente a concepo monista, admitiu a pluralidade das fontes do Direito Positivo e demonstrou que as normas jurdicas tm a sua orgem no corpo social. Desdobrou-se o pluralismo nas correntes sindicalistas e corporativistas e, principalmente, no institucionalismo de Hauriou e Rennard, culminando, afinal, com a preponderante e vigorosa doutrina de Santi Romano, que lhe deu um alto teor de preciso cientfica.

TEORIA DO PARALELISMO
Segundo esta doutrina o Estado e o Direito so realidades distintas, porm, por natureza interdependentes. Esta terceira corrente, procurando solucionar a anttese monismo-pluralismo, adotou a concepo racional da graduao da positividade jurdica, defendida com raro brilhantismo pelo eminente mestre de Filosofia do Direito na Itlia, Giorgio Del Vecchio. Reconhece a teoria do pluralismo com a existncia do direito no estatal, sustentando que vrios centros de determinao jurdica surgem e se desenvolvem fora do Estado, obedecendo a uma graduao de positividade. Sobre todos estes centros particulares do ordenamento jurdico, prepondera o Estado como centro de irradiao da positividade. A teoria do paralelismo completa a teoria pluralista e ambas se contrapem com vantagem teoria monista. Efetivamente, Estado e Direito so duas realidades distintas que se completam na interdependncia. Como demonstra o Professor Miguel Reale, a teoria do sbio mestre da Universidade de Roma coloca em termos racionais e objetivos o problema das relaes entre o Estado e o Direito, que se apresenta como um dos pontos de partida para o desenvolvimento atual da Cincia Jurdica Estatal.

Situao atual
Vemos atualmente os Estados com uma espcie de soberania cada vez mais reduzida e dependente de outros Estados limtrofes formando por assim dizer Estados Regionais com a prevalncia de um Direito Comunitrio e comandados por tratados e cortes de justia supranacionais prevalecendo o critrio da arbitragem internacional, em pactos semiconfederativos. Realmente, sobretudo depois da Segunda guerra mundial os pases da Europa liderados pela Alemanha, sempre forte e tambm sob o princpio que mais fcil reconstruir um pas totalmente destroado que reformar um cheio de mazelas e culturas retardantes, iniciou a formao de um mercado comum que hoje j marcha para uma unidade econmica e monetria com previso para no prximo ano utilizar uma mesma moeda em Estados diferentes. Assim tivemos o primeiro exemplo bem sucedido de uma comunidade de pases que foi uma forma pacfica de enfrentar a grande economia americana e japonesa, com sucesso superior ao socialismo estatizante que findou rendendo-se a uma social Democracia. Todavia, percebemos um Estado Mnimo, com tendncia generalizada privatizao quando na realidade s os lucros so privatizados e os prejuzos Estatizados sobrando para a classe mdia irremediavelmente o pagamento das contas. Ficam os Estados outrora plenamente soberanos, na dependncia de Bolsas de Valores do outro lado do Hemisfrio fragilizados pela submisso a capitais volteis e sanha de especuladores internacionais, necessitando at de um Direito Penal Internacional, face a nova expectativa cada vez maior de delitos com resultados extra-territoriais inclusive atravs da utilizao da informtica e comunicao via satlites. Percebemos que est havendo uma poca que dada a influncia de determinadas polticas governamentais, o Estado levado a vender suas empresas e respectivo patrimnio proporcionando quela determinada administrao que implementa tal iniciativa uma grande simpatia e mobilizao imediata, devido aos recursos que carreia para os seus programas e as facilidade que apresenta aos investidores e at oportunistas que se aproveitam para se apropriarem de bens e iniciativas que o Estado, durante dcadas investiu os recursos do povo, at a fundo perdido.

Todavia, tempos depois, quando os recursos desaparecem e estas empresas concessionrias passam a desempenhar mal os servios pblicos e retirar o lucro que contiveram nas concorrncias, a a populao reclama e o governo fica em desgaste e levado a retomar o servio mal executado e retirar do mercado aquelas entidades estranhas que usufruram das benesses e deixam a desejar na execuo do munus pblico.

Ento o Estado sem recursos, apela para mais tributos, emprstimos externos ou compulsrios tendo que reassumir tarefas de transporte pblico, comunicao e outras atividades, num verdadeiro crculo vicioso como j tivemos com empresas internacionais explorando, energia eltrica, telefone e at ferrovias, aqui no Brasil e em outros pases como na Inglaterra em passado no muito distante. Por isso esta relao de Estado e Direito est cada vez mais a exigir entre os Estados um planejamento comunitrio de vrias naes e de forma que no resultem em insucessos nem quebra da soberania que a expresso mxima da liberdade dos Estados.

Deve o Estado, mesmo enxuto de todas as atividades que podem ser entregues iniciativa privada, exercer plenamente as funes essenciais que lhe foram outorgadas pelo povo como: legiferao, administrao e jurisdio, bem como proporcionar os meios indispensveis sobrevivncia dos cidados, quais sejam: educao, sade, habitao, alimentao, segurana saneamento e transporte e, de outro lado, fiscalizar rigorosamente os que exercem funes delegadas para o fiel cumprimento dos sagrados objetivos do Estado em perfeita consonncia com o Direito.

S-ar putea să vă placă și