Sunteți pe pagina 1din 6

TC DE FSICA No 03 3 SRIE / ENSINO MDIO PROFESSOR Edney Melo

ALUNO(A): TURMA: COLGIO: TURNO: N DATA: / /

OSG 4476/05

Campo Magntico no Centro de uma Espira Circular Quando uma espira circular condutora, de raio R, percorrida por uma corrente eltrica de intensidade i, verifica-se o aparecimento de um campo de induo magntica B (efeito Oersted) no centro da espira. Esse campo magntico tem, conforme mostra a figura abaixo: Quando essa bobina percorrida por uma corrente eltrica de intensidade i, gera no centro um campo de induo magntica B que tem como caractersticas: Direo: perpendicular ao plano das espiras. Sentido: dado pela regra da mo direita. .i Intensidade: B = n . 2.R

F I G H J K

Direo: perpendicular ao plano da espira Sentido: dado pela regra da mo direita, podendo-se inverter a correspondncia entre os dedos da mo e os elementos i e B . Intensidade: calculada pela expresso: B = .i em que a permeabilidade magntica do 2.R meio. A figura abaixo retrata as linhas de induo em torno da espira.

Campo Magntico no Interior de um Solenide O enrolamento de um fio condutor em torno de um cilindro, formando espiras circulares de mesmo raio e justapostas, denominado bobina ou solenide. Fazendo-se circular uma corrente eltrica de intensidade i pelo fio, origina-se, no interior do solenide, um campo magntico que pode ser considerado uniforme quando o nmero n de espiras for muito grande e o comprimento d for muito maior que o raio R das espiras.

Campo Magntico no Centro de uma Bobina Chata Justapondo n espiras circulares de mesmo raio R, obtemos o que chamamos de bobina chata, de modo que o comprimento d desprezvel em relao ao raio da bobina (d<<<<R).

O campo magntico no exterior do solenide assemelha-se ao de um m em forma de barra. No interior do solenide, o vetor B constante e tem: Direo: a mesma do eixo do solenide. Sentido: dado pela regra da mo direita, como se segurando um basto. A ponta dos dedos indicando o sentido da corrente e o polegar indicando o sentido do campo.
Ari Aldeota
(Em construo)

Da 7 Srie ao Pr-Vestibular 1655 Av. Duque de Caxias, 519 - Centro - Fone: (85) 3255.2900 (Praa do Carmo)

Ari Duque de Caxias

Sede Hildete de S Cavalcante (da Educao Infantil ao Pr-Vestibular) Av. Washington Soares, 3737 - Edson Queiroz - Fone: (85) 3477.2000 Clubinho do Ari - Av. Edlson Brasil Soares, 525 - Fone:(85) 3278.4264

Ari Washington Soares

Rua Monsenhor Cato,

TC DE FSICA No 3
3 SRIE / ENSINO MDIO
.n.i d Em que n o nmero de espiras do solenide e a permeabilidade magntica do material no interior do solenide. n Observao A razo denominada d densidade linear de espiras, e quanto maior for seu valor, mais intenso ser o campo no interior do solenide.
Intensidade: B= Resumo Intensidade do vetor induo magntica B : No centro de uma espira circular: B = em que R o raio da espira. (Dados: 0 1,26 . 106 T . m/A.)

.i 2.R

a) b) c) d) e)

mdulo de B (tesla) plano em que se situa 1,26 . 103 (x, z) 6,3 . 104 (x, y) 8,9 . 104 (y, z) 2,53 . 103 (y, z) 4,45 . 104 (x, y)

F .i I em que n o nmero de espiras de raio R. G 2.R J H K


No interior de um solenide: B =

No centro de uma bobina chata:

B = n .

3. (U. F. SO CARLOS-SP) Um fio condutor dividido em dois, que logo se juntam novamente, formando uma espira circular de raio r, conforme a figura.

.n.i d em que n o nmero de espiras e d o comprimento do solenide.

Exerccios Bsicos
1. (FAAP-SP) O condutor retilneo muito longo indicado na figura percorrido pela corrente I = 62,8A. O valor da corrente I na espira circular de raio R, a fim de que seja nulo o campo magntico resultante no centro O da mesma, ser igual a:

Se uma corrente i circula pelo fio, o mdulo do campo magntico B no centro da espira : a) proporcional corrente i. b) zero. i c) proporcional a . r 1 d) proporcional a . r e) proporcional a i . r

4. (UNICAMP-SP) Um condutor homogneo de resistncia 8 tem a forma de uma circunferncia. Uma corrente I = 4A chega por um fio retilneo ao ponto A e sai pelo ponto B por outro fio retilneo perpendicular, conforme a figura. As resistncias dos fios retilneos podem ser consideradas desprezveis.

a) b) c) d) e)

nulo 1A 1.000A 100A 10A a) Calcule a intensidade das correntes nos dois arcos de circunferncia compreendidos entre A e B. b) Calcule o valor da intensidade do campo magntico B no centro O da circunferncia. 5. No interior de um solenide longo, as linhas de induo do campo magntico gerado pela corrente eltrica contnua que percorre suas espiras so, mais aproximadamente: a) circunferncias com centros no fio que constitui o solenide.
OSG 4476/05

2. (VUNESP-SP) Duas espiras circulares idnticas, de raio r 1,00cm, no ligadas eletricamente entre si, esto dispostas conforme a figura, em que uma delas est no plano x, y e a outra no plano x, z. A corrente eltrica que circula em cada uma das espiras i 10,0A, e os seus sentidos esto indicados na prpria figura. Nessas condies, o mdulo do campo de induo magntica ( B ) resultante no centro das duas espiras e o plano em que ele se situa so, respectivamente: 4

TC DE FSICA No 3
3 SRIE / ENSINO MDIO
b) circunferncias com centros no eixo do solenide. c) retas paralelas ao eixo do solenide. d) retas perpendiculares ao eixo do solenide. e) hlices cilndricas. 6. (UFPI) Considere o solenide A com corrente fluindo no sentido indicado e a agulha imantada B. A agulha est livre para ser girada ou transladada conforme a situao o exija. O solenide est fixo. A influncia da induo magntica sobre a agulha imantada a partir do instante em que iniciar a corrente: Figura I. Representa a distribuio da limalha de ferro na folha de papel, colocada sobre um m em forma de barra. Figura II. Representa a distribuio da limalha de ferro na folha de papel, colocada sobre um m em forma de ferradura. Figura III. Um fio, percorrido por corrente contnua, atravessa um pedao de papel e a limalha de ferro se arruma conforme a figura. Figura IV. Fazendo as espiras de um solenide, percorrido por corrente contnua, atravessarem o papel, v-se que a limalha de ferro forma linhas paralelas e eqidistantes dentro do solenide. Pode-se afirmar que so corretas APENAS a) I e II b) III e IV c) I, II e III d) I, II e IV e) II, III e IV 2. (UNISA-SP) Uma espira circular de 4cm de dimetro percorrida por uma corrente de 8,0 ampres (veja a figura).

a) somente deflete a agulha no sentido horrio. b) somente deflete a agulha no sentido antihorrio. c) deflete no sentido horrio ao mesmo tempo que a atrai. d) deflete no sentido anti-horrio enquanto a repele. e) repele sem defletir a agulha. 7. Um solenide de 15.000 espiras por metro percorrido por uma corrente de intensidade igual a 10A. Determine o mdulo da induo magntica em seu interior, onde a permeabilidade magntica Tm vale 4 . 107 . A 8. (UNICAMP-SP) Um solenide ideal, de 50cm de comprimento e 1,5cm de raio, contm 2000 espiras e percorrido por uma corrente de 3,0A. O campo de induo magntica B paralelo ao eixo do solenide e sua intensidade dada por B = 0 n I, onde n o nmero de espiras por unidade de comprimento e I a corrente. Dado: 0 = 4 . 107 N/A2. a) Qual o valor de B ao longo do eixo do solenide? b) Qual a acelerao de um eltron lanado no interior do solenide, paralelamente ao eixo?

O vetor campo magntico no centro da espira perpendicular ao plano da figura e orientado para: a) fora e de intensidade 8,0 . 105 T. b) dentro e de intensidade 8,0 . 105 T. c) fora e de intensidade 4,0 . 105 T. d) dentro e de intensidade 4,0 . 105 T. e) fora e de intensidade 2,0 . 105 T. 3. (FCMSC-SP) O campo magntico, produzido no centro de uma espira circular de raio R por uma corrente eltrica de intensidade I, diretamente proporcional a: 1 a) I . R d) R .I b) I R e) I R

Exerccios Propostos
1. (PUCCAMP-SP) Pode-se obter o aspecto das linhas de induo de uma regio de campo magntico, salpicando limalha de ferro sobre uma folha de papel colocada horizontalmente. As partculas de ferro, na regio do campo magntico, imantam-se e comportam-se como pequenos ms, alinhandose com o vetor induo magntica. Analise as afirmaes e as figuras a seguir.

OSG 4476/05

TC DE FSICA No 3
3 SRIE / ENSINO MDIO
c) R I c) 15 . 108 T d) 19 . 106 T 7. (U. F. UBERLNDIA-MG) Considerando o eltron, em um tomo de hidrognio, uma massa pontual, girando no plano da folha em uma rbita circular, como mostra a figura, o vetor campo magntico criado no centro do crculo por esse eltron representado por:

4. (FUND. CARLOS CHAGAS-SP) Uma espira circular percorrida por uma corrente eltrica contnua e constante. Devido somente ao campo magntico dessa corrente, uma agulha magntica, suspensa pelo seu centro de massa e colocada no centro da espira, tenderia a ficar: a) oscilando regularmente. b) em equilbrio indiferente. c) girando em torno de seu eixo. d) paralela ao plano da espira. e) perpendicular ao plano da espira. 5. (VUNESP-SP) A figura representa uma espira condutora por onde circula uma corrente i constante, no sentido indicado. O plano da espira coincide com o plano x, y, e o seu centro est na origem do referencial cartesiano. Um fio condutor, retilneo e muito longo, por onde passa tambm uma corrente i constante, paralelo ao eixo z, furando o plano da espira no ponto P. Escolha a seguir a opo que melhor representa o vetor induo magntica resultante no ponto O.

a)

d) e)

b) c)

8. (UNISA-SP) Duas espiras circulares, concntricas e coplanares, de raios 3 m e 5 m, so percorridas por correntes de 3A e 4A, como mostra a figura.

a)

d) O mdulo do vetor campo magntico no centro das espiras : a) 0,1 . 107 tesla b) 0,2 . 107 tesla c) 0,3 . 107 tesla d) 0,4 . 107 tesla e) 3,6 . 107 tesla

b)

e)

c)

9. (UF-BA) Duas espiras circulares, concntricas e coplanares, de raios R1 e R2, sendo R1 = 0,4 . R2, so percorridas respectivamente pelas correntes i1 e i2; o campo magntico resultante no centro da espira nulo. A razo entre as correntes i1 e i2 igual a: a) 0,4 b) 1,0 c) 2,0 d) 2,5 e) 4,0 10. (ITA-SP) Uma espira circular de raio R percorrida por uma corrente i. A uma distncia 2R de seu centro encontra-se um condutor retilneo muito longo que percorrido por uma corrente i1 (conforme a figura). As condies que permitem que se anule o campo de induo magntica no centro da espira, so, respectivamente

6. (UNISA-SP) Uma bobina chata formada de 50 espiras circulares de raio 0,1m. Sabendo que as espiras so percorridas por uma corrente de 3A, a intensidade do vetor campo magntico no seu centro ser de ( = 4 . 107 T . m/A): a) 3 . 104 T b) 60 . 107 T 4

OSG 4476/05

TC DE FSICA No 3
3 SRIE / ENSINO MDIO
de um ncleo de ferro e um solenide com 1000 espiras/metro, percorrido por uma corrente eltrica i = 5A. (Dado: 0 = 4 . 107 T . m/A.) a) (i1/i) = 2 e a corrente na espira no sentido horrio. b) (i1/i) = 2 e a corrente na espira no sentido antihorrio. c) (i1/i) = e a corrente na espira no sentido horrio. d) (i1/i) = e a corrente na espira no sentido antihorrio. e) (i1/i) = 2 e a corrente na espira no sentido horrio. 11. (ESAL-MG) Um condutor enrolado em forma helicoidal percorrido por corrente contnua no sentido indicado na figura a seguir.

Considerando que a presena do ncleo de ferro aumenta de 1000 (mil) vezes o campo magntico no interior do solenide, em relao ao campo que ele produziria no ar, calcule, em teslas, o campo no eixo do solenide da figura. 14. (MACKENZIE-SP) Colocando-se uma pequena bssola no ponto P do eixo de um solenide como indica a figura, a posio de equilbrio da agulha ser:

A configurao que mais se aproxima do campo magntico no interior da bobina :

e) O campo no interior da bobina nulo.

12. (U. F. VIOSA-MG) A figura a seguir representa um eletrom e um pndulo cujo corpo C, preso extremidade, um m.

15. (UE-MG) O campo magntico no interior de um solenide tem intensidade B = 8 . 102 T, o comprimento do solenide = 0,5 m e a corrente que o atravessa tem intensidade i = 4A. Sabendo-se que 0 = 4 . 107 T . m/A, o nmero de espiras do solenide ser igual a: a) 6000 d) 4800 b) 2500 e) 25000 c) 10000 16. (UNB-DF) A figura mostra um solenide muito longo com seus terminais ligados aos plos de uma bateria, como indicado.

Ao fecharmos a chave K, podemos afirmar que: a) o m do pndulo ser repelido pelo eletrom. b) o m do pndulo ser atrado pelo eletrom. c) o m do pndulo ir girar em torno do fio que o suporta. d) o plo sul do eletrom estar sua direita. e) o campo magntico no ncleo do eletrom nulo. 13. (UF-PA) Eletroms so largamente utilizados como guindastes para transporte de cargas metlicas pesadas (ferro). Na figura, representase esquematicamente um eletrom constitudo

Uma agulha magntica, dentro do solenide e sobre o ponto mdio do eixo XX', orienta-se da seguinte forma:

OSG 4476/05

TC DE FSICA No 3
3 SRIE / ENSINO MDIO

say260805/rev.:AL

OSG 4476/05

S-ar putea să vă placă și