Sunteți pe pagina 1din 13

Construtora

Perfil
Possuir um perfil empreendedor fundamental para comear seu prprio negcio. Se voc no v a hora de se tornar dono de seu prprio nariz e fazer parte da lista de empreendedores que do certo, confira com ateno se voc possui as seguintes caractersticas: Capacidade para assumir riscos: arriscar conscientemente, no ter medo de desafios. Calcular detalhadamente as chances do empreendedor ser bem-sucedido. Senso de oportunidade: enxergar oportunidades onde outros s vem ameaas. Conhecimento do ramo: conhecer bem o ramo empresarial escolhido ou, melhor ainda, trabalhar no setor. Organizao: ter senso de organizao e compreender que s se obtm resultados positivos com aplicao dos recursos disponveis de forma lgica, racional e funcional. Definir metas, garantir a execuo conforme o planejamento e corrigir erros de forma rpida para obter o sucesso desejado. Iniciativa e garra: gostar de inovaes. No esperar pelos outros (parentes, scios, governo, etc). Apresentar proposta sem se intimidar. Liderana: ter capacidade de induzir as pessoas, de influenci-las, arrastando-as em direo s suas idias ou solues de problemas. Ter grande habilidade para definir tarefas, orientar, delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcanar seus objetivos. Ser algum que todos confiam. Manter-se atualizado: buscar sempre novas informaes, aprender tudo que for relacionado com seu negcio (clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc). Ser otimista: vontade de que d certo: A motivao aumenta as chances de sucesso. Tino empresarial: saber abrir seus prprios caminhos, para o sucesso e para materializao de sonhos profissionais.

Nem sempre uma pessoa rene todas as caractersticas que marcam a responsabilidade de um empreendedor de sucesso. No entanto, se voc se identificou com a maioria dessas caractersticas, ter grandes chances. Mas se descobriu pouca afinidade com sua vida profissional, reflita sobre o assunto e procure trabalhar, desenvolver (informe-se em centros tecnolgicos, cursos disponveis, livros, revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na rea), e mudar seu estilo evitando futuros aborrecimentos

Mercado
Um dos pontos chave para o sucesso de qualquer empreendimento (seja para quem est iniciando ou para aqueles que j montaram seu negcio) conhecer bem o mercado relativo ao ramo de atividade em que pretende atuar. Para estudar o mercado, vamos dividi-lo em trs grandes grupos: Mercado consumidor: representa o conjunto ou grupo de consumidores (homens, mulheres, adultos ou crianas, empresas pblicas ou privadas), que demandam (procuram ou podem vir a comprar) um determinado tipo de produto ou servio que sua empresa vende. O processo mais utilizado para identificar os clientes por consumidores a pesquisa de mercado. Se voc j tem idia da atividade e do ramo especfico a que pretende se dedicar, precisa, agora, descobris seu Mercado Consumidor, para obter informaes que lhe ajudem a enxergar mais claramente isto, faa as seguintes perguntas: Quem so os meus clientes? Para quem produzir mercadorias? Para quem vender mercadorias? Para quem prestar servios? O que os meus clientes potenciais pensam de meus produtos e/ou servios? Ser que tenho clientes suficientes para que meu negcio d lucro?

Mercado Concorrente: procure descobrir que fabrica ou comercializa o mesmo produto ou servio, ou produtos/servios substitutos que concorram direta e indiretamente com seu negcio. Procure informar-se o mximo possvel sobre os concorrentes: tamanho, localizao, tecnologia de produo e de vendas, pontos fracos e fortes. A concorrncia pode ser estimulante, ao invs de ameaadora, se completamente pesquisada e estudada. Voc pode comear a observar o Mercado Concorrente atravs das mercadorias ou dos servios que ele oferece. Preste ateno e faa perguntas do tipo: Quem produz e vende mercadorias idnticas ou similares as que eu pretendo oferecer? Quem presta servios idnticos ou similares aos que eu pretendo oferecer?

Quantos so meus concorrentes? Onde esto localizados? Como trabalham e o que posso fazer melhor que os meus concorrentes? Mercado Fornecedor: conhea primeiro de quem e de onde voc pode adquirir os equipamento, ferramentas, instalaes, matrias-primas ou mercadorias necessrias ao funcionamento de seu negcio. Verifique tambm, o nmero de fornecedores, a localizao (distncia), as condies para compra (prazos de entrega, volume de compras, preos e prazos de pagamentos). Essas informaes lhe ajudaro bastante, na abertura do negcio. Lembre-se tambm, que os FORNECEDORES so um elemento importante para o sucesso ou no do seu empreendimento, por isto, procure saber: Quem oferece mquinas / equipamentos? Quem oferece matria primas? Quem oferece embalagens e outros materiais que voc necessita? Como trabalham seus fornecedores? ( preos, prazos praticados, formas de pagamento, pontualidade na entrega do produto, qualidade oferecida).

Implantao
Localizao: De um modo geral, a maioria das atividades prestadoras de servios no depende de "ponto nobre" para o sucesso do negcio. O importante da localizao consiste em ter um ponto de fcil acesso e localizao, numa regio que apresente demanda para o servio. Espao Fsico: necessrio que se tenha espao fsico para a recepo e atendimento dos clientes, rea de trabalho e de escritrio Tecnologia: Certifique se voc tem conhecimentos e tecnologias necessrias ao desenvolvimento do negcio. Pense em qualidade, produtividade e reduo de custos. Pense, tambm, no sistema de garantias e/ou certificao de qualidade oferecidos aos clientes. Mo - de - obra: Defina o perfil e a qualificao das pessoas a serem contratadas. Lembre-se que este ramo utiliza mo - de - obra intensiva e pouco qualificada, sendo que o emprego dessas pessoas tem carter eventual e suas possibilidades de promoo so escassas, o que gera baixa motivao no trabalho. Mercado:

preciso pesquisar as necessidades de seu pblico-alvo e estar sempre em busca de novos clientes. Uma boa dica pode ser formar com antigos clientes um consrcio de investidores para tocar as obras. Pode-se atender a parcela de menor poder aquisitivo da populao construindo obras (principalmente casas) populares. H tambm brechas a serem exploradas tambm junto ao pblico de alta renda (renda familiar superior a 20 salrios) exigindo maior padro de qualidade e fino acabamento. O setor de construo pode se dedicar as seguintes reas: - Segmento habitacional - A grande estrela da construo civil na atualidade - Obras comerciais - Investimentos vultosos na construo de obras grandes como hotis, Shoppings, etc. - Obras pblicas - Beneficiado em pocas de eleio Uma boa pesquisa de mercado permitir avaliar o que o cliente mais valoriza em sua moradia (espao, conforto, comodidade, decorao, Peculiaridades da construo: uma indstria de carter nmade; Cria produtos nicos e no seriados; uma indstria muito tradicional, com grande inrcia s alteraes; Realiza seus trabalhos sob intempries; O produto nico ou quase nico na vida do usurio; As responsabilidades so dispersas e poucos definidas; O grau de preciso com que se trabalha na construo , em geral, muito menor do que em outras indstrias; Cadeia Produtiva: importante ressaltar que a cadeia produtiva que forma o setor da construo civil bastante complexa e heterognea. Ela conta com uma grande diversidade de agentes intervenientes e produtos parciais gerados ao longo do processo de produo, produtos estes que incorporam diferentes nveis de qualidade e que iro afetar a qualidade do produto final. So diversos os agentes intervenientes no processo ao longo das etapas do processo: 1- Os usurios, que variam de acordo com o poder aquisitivo, as regies do pas e a especificidade das obras (habitaes, escolas, hospitais, edifcios comerciais e de lazer, rodovias, etc.). 2- Os agentes responsveis pelo planejamento do empreendimento, que podem ser agentes financeiros e promotores, rgos pblicos, clientes privados e incorporadores, alm dos rgos legais e normativos envolvidos, dependendo do tipo de obra a ser construda. 3- Os agentes responsveis pela etapa de projeto: empresas responsveis por estudos preliminares (sondagens, topografia, demografia, etc.), urbanistas, projetistas de

arquitetura, calculistas estruturais, projetistas de instalaes e redes de infra - estrutura, alm dos rgos pblicos ou privados responsveis pela coordenao do projeto. 4- Os fabricantes de materiais de construo, constitudos pelos segmentos industriais produtores de insumos envolvendo a extrao e o beneficiamento de minerais, a indstria de produtos minerais no metlicos (cermica, vidro, cimento, cal), de ao para construo e outros produtos metalrgicos, de condutores eltricos, de madeira, de produtos qumicos e de plsticos para a construo. 5- Os agentes envolvidos na etapa de execuo das obras: empresas construtoras, subempreiteiros, profissionais autnomos, autoconstrutores, laboratrios, empresas gerenciadoras e rgo pblicos ou privados responsveis pelo controle e fiscalizao das obras. 6- Os agentes responsveis pela operao e manuteno das obras ao longo da sua fase de uso: proprietrios, usurios e empresas especializadas em operao e manuteno. Elevar os padres de qualidade do setor da construo significa articular esses diversos agentes do processo e compromet-los com a qualidade de seus processos e produtos parciais e com a qualidade do produto final, cujo objetivo satisfazer s necessidades do usurio. Desperdcio: Total de desperdcio na construo do edifcio em torno de 30%. ** ENTULHO: Desperdcio de 5% do valor total da obra. * Quebra de alvenaria para instalao eltricas e hidrulicas * Carga e descarga de materiais * Aplicao dos revestimentos, etc. ** ENTULHO QUE FICA: Desperdcio de 6% do valor total da obra. * Causas: excesso de argamassa na espessura das paredes, para corrigir defeitos da estrutura ou alvenaria mal feita. * Entulho que fica: 17% da argamassa projetada. ** CIMENTO: Desperdcio de 1,2% do valor total da obra. * Causas: - Consumo em excesso nos traos de argamassa e concretos - Falta de controle tecnolgico - Estocagem e manuseio do material - Controle da gua na mistura. ** PINTURA: Desperdcio de 2% do valor total da obra. * Causas: - Retoques e repinturas

** IMPERMEABILIZANTES, ESQUADRIAS, ARTEFATOS DE MADEIRA E INSTALAES(Alterao de projeto) Desperdcio de 2% do valor total da obra. ** PROJETOS NO OTIMIZADOS: desperdcios de 4% do custo total da obra . * Estruturas, fundaes, arquitetura e instalaes.

** OUTROS: Desperdcio em torno de 7%, 10% e 15% do total da obra. Perdas de produtividade devido problemas de qualidade Controle de qualidade dos materiais Custos devidos a atrasos Multas contratuais Custos financeiros Custos administrativos Reparos em obras entregues clientes. PONTOS A SEREM OBSERVADOS: Desperdcios: * Produo: Entulho que sai da obra Entulho que fica na obra Retrabalho Tempo ocioso da mo de obra e equipamento. Falhas na empresa: Falhas de gesto e organizao Falhas humanas Falhas na fase de Ps Ocupao: Patologia e recuperao Altos custos de operao e manuteno * Causas: Consumo em excesso nos traos de argamassa e concretos. Falta de controle tecnolgico Estocagem e manuseio do material Controle da gua na mistura. Possibilidades de captao de recursos: No caso de desejar recursos financeiros de terceiros, o que no muito recomendvel, procure consegu-los junto bancos, preferencialmente com gerentes conhecidos. Ajuda de prefeituras mais difcil, porm as chances de consegu-las podem ser um pouco maiores em cidades pouco povoadas e freqentadas. Em ambos os casos se deve ter o projeto pronto e orado. Assim ser possvel uma negociao, caso fiquem comprovados

os benefcios a serem revertidos para outra parte. Qualquer apresentao sem planos concretos dificilmente ser bem recebida. Importante: A construtora um tipo de negcio que demanda um investimento inicial elevado. Para que a empresa no corra o risco de parar a construo antes mesmo de termin-la, necessrio estar certo de que realmente se tem recursos suficientes para abri-la fundamental a elaborao minuciosa do oramento. De preferncia procure elaborar um bem realista e outro pessimista, levando em conta possveis problemas que certamente vo ocorrer. O imvel pode ser posto venda ainda em construo, porm preciso lembrar que ele tem sempre preo inferior, principalmente devido ao risco que o comprador corre. No caso de ser uma construtora desconhecida, o preo ser ainda menor e as dificuldades maiores. No caso de desejar alugar o imvel depois de constru-lo, divida o aluguel praticado por imveis de mesmo porte e localizao (informao que pode ser obtida nas imobilirias da regio) pelo gasto total na construo do imvel, projetado por meio de oramento prvio. No caso de venda do imvel divida o valor de venda praticado por imveis de mesmo porte e localizao pelo orado na construo, lembrando sempre de incluir o lucro esperado. A melhor forma de divulgao possvel da pequena construtora aquela feita por meio de parcerias com as imobilirias da cidade. O retorno rpido do capital investido depende da localizao e da compatibilidade do imvel com o poder aquisitivo dos compradores potenciais, que pode ser determinado pela renda das pessoas que j possuem imvel na vizinhana. Sucesso: Para a construtora ser bem sucedida essencial que se direcione bem o mercado a ser atingido, e a partir de ento buscar formas de produo e administrao, procurando sempre racionalizar os processos para reduzir custos atravs de novas tecnologias e materiais.

Finanas

A anlise financeira uma parte fundamental para o planejamento da empresa. Para comear qualquer negcio, o empreendedor precisa de um capital (dinheiro), ou seja, precisa definir qual o investimento necessrio para a abertura da empresa. De um modo geral, o investimento inicial formado por trs grandes grupos: Investimentos fixos: so os recursos destinados a aquisio de mquinas e ferramentas, mveis e utenslios, veculos, computadores, linhas telefnicas, instalaes, terrenos e construes; Investimentos Pr-Operacionais: so os recursos necessrios preparao do negcio, como por exemplo: Reformas e instalaes, pagamentos de luvas pelo ponto comercial, gastos com projetos arquitetnicos, projetos de viabilidade do negcio, pesquisa de mercado; Gastos com a organizao da empresa (taxas de registro, livros fiscais e formulrios); Despesas diversas, pagas antes do funcionamento da empresa: aluguis, servios de vigilncia, treinamento de pessoal, despesas com viagens dos scios para visitas a negcios similares, etc. Capital de Giro: representa o capital de trabalho da empresa. So os recursos utilizados para o funcionamento de clientes, estoques e o pagamento da despesas operacionais; Sabendo o valor do investimento inicial, o empreendedor verifica se os seus recursos sero suficientes para a montagem do negcio, ou se ser necessrio tomar emprestado parte dos recursos. Havendo necessidade de emprstimos, preciso analisar o custo do emprstimo (valor das taxas de juros cobradas pelos bancos) e em quanto tempo o emprstimo poder ser pago (nmero de meses, tempo de carncia). O passo seguinte consiste em analisar a viabilidade econmico-financeira do negcio, ou seja: analisar se o negcio vivel e lucrativo e levantar em quanto tempo o capital investido retorna para os proprietrios. Recomendaes importantes: Quem inicia um negcio deve ser cauteloso com a imobilizao de recursos e os custos financeiros decorrentes. Sempre que possvel, alugue em vez de comprar. O suprfluo, se no contribui para a satisfao do cliente, deve ser evitado. No faa super estoques. Estoque alm do necessrio ocupa espao, no traz vantagens ao cliente e pode causar problemas de caixa para a empresa. Combata toda as formas possveis de desperdcio. Procure terceirizar todas as suas atividades de apoio, o que lhe permite ser parceiro de outras organizaes. Entre as atividades que podem ser terceirizadas esto: servios de limpeza e conservao, recrutamento e seleo, manuteno, servios contbeis, jurdicos, etc. Avalie sua possibilidade de endividamento. Busque recursos nos fornecedores e evite tomar dinheiro junto a bancos e instituies financeiras.

Recursos Humanos
Uma empresa que pretende fazer diferena, satisfazer clientes e conquistar mercado no pode abrir mo da qualificao e do envolvimento de seus empregados. Em empresas modernas, o funcionrio um colaborador fundamental. Para desenvolver uma equipe dinmica e eficiente, o empreendedor precisa definir alguns pontos, tais como: O nmero de pessoas que a empresa precisa para iniciar suas atividades; Para cada cargo ou funo, pense no perfil das pessoas a sem contratadas: grau de instruo, qualificaes e habilidade, experincia anterior, idade, sexo: Remunerao: pesquise no mercado (junto aos concorrentes) o que oferecido aos empregados. Identifique valores de salrios, comisses, prmios e participaes nos resultados, bem como quais so os benefcios oferecidos, tais como: vale-alimentao, vale-transporte, assistncia mdica, treinamentos; Funes claras para seus colaboradores. Sempre deixe claro o que a empresa espera deles, suas atribuies e responsabilidades, perspectivas de crescimento, as crenas, princpios e valores da empresa. Os scios Sociedade mais complicada que casamento. Conflitos entre os scios podem acarretar srios prejuzos e at levar ao fechamento da empresa. Em se tratando de uma sociedade, para evitar dvidas futuras, alm dos aspectos legais do contrato social, os scios devem formalizar documento interno que estabelea: O papel e funo de cada um na empresa (rea administrativa, financeira, comercial, produo, etc); Os valores, expectativas e interesses de cada um com a criao da empresa. O tempo e horrio de trabalho de cada um na empresa (isto evita uma srie de problemas, principalmente, quando um dos scios tem outra atividade fora da sociedade); O valor das retiradas e outras despesas pessoais ou familiares que sero pagos pela empresa. Ateno: No misture amizades e parentesco com negcios. Defina claramente as regras de convivncia e atribuies de cada um.

Legislao
Aspectos jurdicos Para que a empresa comece a funcionar necessrio registr-la junto aos rgos competentes, a parte burocrtica deve ser legalizada e organizada, bem como os controles e procedimentos internos devem estar preparados para a sua operao. Devido a complexidade dos aspectos legais, trabalhistas e fiscais, o empreendedor deve buscar informaes e orientaes sobre: o regime jurdico da empresa; o modelo de sociedade; os procedimentos necessrios ao registro da empresa; o modelo de contrato social; os aspectos fiscais, trabalhistas e previdencirios, relativos empresa e sua atividade.

Enfim, oriente-se, e verifique a maneira mais prtica de legalizar seu negcio. Busque informaes sobre os benefcios fiscais para as empresas de pequeno porte. Aspectos Organizacionais Para colocar uma empresa em funcionamento e necessrio pensar na forma organizacional que a mesma ter inicialmente. Seja qual for o porte do negcio, sempre deve partir das atividades principais de gesto, ou seja, de suas funes de direo e administrao. Controles Internos Defina os controles bsicos e necessrios ao acompanhamento, controle e avaliao do negcio. Exemplo de alguns controles bsicos: controles financeiros, de vendas, de produo, de estoque, compras, de custos, etc. CREA-MG - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia O profissional que decidir abrir uma empresa, antes de procurar um contador- para elaborar o contrato social, deve dirigir-se ao CREA-MG para verificar se suas atribuies so compatveis com as atividades que constaro no objetivo social da empresa. Esse procedimento fundamental para evitar impedimentos de registros, que acarretam mais

trabalho, tempo e custos para o profissional que ser obrigado a voltar Junta Comercial para fazer alteraes contratuais. De cada 10 processos de registros de empresas de engenharia que so encaminhados ao CREA-MG, oito no so aprovados devido a problemas no contrato social, por no atenderem s determinaes da Lei Federal n 5194, de 1966, que regulamenta o exerccio profissional. A maioria dos registros impedida por que os servios que se pretende oferecer no esto de acordo com a habilitao do profissional. o que ocorre, por exemplo, quando o objetivo social de uma empresa de engenharia muito amplo, seguindo orientao do contador. Nesse caso, a exigncia da Lei que no quadro da empresa haja responsveis tcnicos por todas as modalidades de engenharia ou que se especifique os servios que sero prestados. Ao invs de generalizar que trata-se de uma empresa de engenharia, acrescentar em qual rea ir atuar: mecnica, eltrica, civil, etc... Outra exigncia com relao ao nome da empresa. Se constar a palavra "engenharia", a maioria dos seus dirigentes, necessariamente, precisa ser engenheiro, caso contrrio, dever denomin-la de outra maneira. "Por isso, importante que o profissional procure as entidades de representao de sua categoria para evitar conflitos com a Lei".

Endereos teis
SINDUSCON - Sindicato da Indstria de Construo Civil O SINDUSCON-MG uma entidade privada, sem fins lucrativos, organizada para fins de estudo, defesa e coordenao dos interesses profissionais e/ou econmicos da categoria da construo civil. Servios Oferecidos: assessoria jurdica e de relaes trabalhistas; assessoria econmica; assessoria tcnica; organizao de cursos, palestras e seminrios com temas de interesse do setor; entre outros. Endereo: Rua Marlia de Dirceu, 226, 3 e 4 andares Belo Horizonte/MG Fone: (31) 275-1666 Home Page: http://www.mg.sinduscon.org.br E-mail: sindusco@mg.sinduscon.org.br

SICEPOT Sindicato da Indstria da Construo Pesada no Estado de Minas Gerais Endereo: Rua Santos Barreto, 45 Belo Horizonte/MG Fone: (31) 2121-0400 HomePage: www.sicepot-mg.com.br

SME - Sociedade Mineira dos Engenheiros A Sociedade Mineira de Engenheiros uma entidade de classe que congrega engenheiros, arquitetos e agrnomos de todo o Estado e tem como misso integrar, desenvolver e valorizar a engenharia e seus profissionais. A entidade tem hoje, atuando, 16 comisses tcnicas: de Arquitetura, Agronomia, Construo Civil, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico, Estruturas, Eletroeletrnica, Energia, Florestas, Informtica, Minerao e Metais no ferrosos, Recursos Hdircos, Saneamento e Meio Ambiente, Siderurgia, Segurana e Seguros, Transportes e Telecomunicaes. Servios Oferecidos: Alm da promoo de diversos cursos, palestras, seminrios e workshops, a entidade oferece aos associados a "Sala de Encontro do Scio", que dispe de computador multimdia com acesso Internet, TV a cabo, jornais dirios, peridicos, sendo tambm um espao para reunies. Endereo: Rua Timbiras, 1.514 - Funcionrios Fone: 274-4577 E-mail: sme@br. homeshopping.com.br Home Page: http://www.homeshopping.com.br/sme

SINAENCO Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva Endereo: Rua da Bahia, 504 salas 403/404 Belo Horizonte/MG Fone: (31) 3212-1332 HomePage: www.sinaenco-mg.org.br

ACMinas - Associao Comercial de Minas Gerais

A Associao Comercial de Minas Gerais tem por finalidade dar apoio institucional ao empresariado, somando numerosas aes no campo poltico e social, marcando o desenvolvimento de suas atividades econmicas. Servios Oferecidos: Centro de excelncia empresarial; Infra-estrutura e servios diversos; Estgios atravs de convnio com o CIEE/MG; Biblioteca especializada em assuntos jurdicos e econmicos; Rede de descontos; Assessoria jurdico-contbil gratuita. Endereo: Av. Afonso Pena, 372 Fone: 201-9566 E-mail: HomePage:

S-ar putea să vă placă și