Sunteți pe pagina 1din 76

Mensagem do Presidente

Ao lanar a presente cartilha, o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, por meio do Projeto Justia Comunitria, refora seu empenho em participar dos novos rumos que a justia brasileira vem trilhando em direo a sua plena democratizao. Mais do que proporcionar o conhecimento dos direitos dos(as) cidados(s), este material tem por objetivo estimular a comunicao entre seres humanos em conito. Isto porque, medida que se conhece o prprio direito, surge a possibilidade de compreender o direito do outro envolvido no conito. Este exerccio de alteridade, promovido pelo dilogo, pode proporcionar ao() cidado() e comunidade a capacidade de resoluo de seus conitos com autonomia e emancipao. O Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, atravs da presente cartilha, convida a todos os leitores a desenvolver debates sobre os temas aqui veiculados. Esta nova prtica cidad, exercida na esfera comunitria, resgata a justia como instrumento de promoo da paz e da solidariedade.

Des. Jos Jeronymo Bezerra de Souza Presidente do TJDFT

Carta do Projeto Comunidade

Ao () cidado()

Direito de saber, todos ns temos! E por isso que o TJDFT, por meio do Projeto Justia Comunitria, est oferecendo voc e a toda a comunidade do Distrito Federal esta cartilha sobre Direito de Famlia, na forma de uma fotonovela. Os personagens das estrias a seguir so interpretados pelos Agentes Comunitrios de Justia e Cidadania que, utilizando uma linguagem simples e agradvel, buscam facilitar o aprendizado dos(as) leitores(as) quanto aos seus direitos. Ns esperamos que esta cartilha possa ajud-lo a tirar todas as suas dvidas, servindo de instrumento na defesa dos direitos com cidadania e dignidade.

Equipe do Projeto Justia Comunitria

Direito de Saber
Uma fotonovela cheia de emoo sobre Direito de Famlia. Seu Nicanor o patriarca da famlia Pereira. Vivo h sete anos, teve trs lhas com sua nada esposa, Dona Hortncia.As lhas Margarida, Gardnia e Violeta tentam ser felizes com seus maridos e lhos; cada uma tem um problemaaresolvere,paratanto,precisamdaJustia.ParaafamliaPereira, o conhecimento da Lei e a vontade de exercer a cidadania pode ajud-los a conquistar a to sonhada felicidade. E a voc, a Justia pode ajudar em algo? Acompanhe a saga da Famlia Pereira na busca de seu Direito de Saber e divirta-seaprendendocomoscaptulosemocionantesdestafotonovelasobre Direito de Famlia.

Sumrio
O Dilema de Margarida Unio Estvel ..............................................................09 Meu Filho, Meu Herdeiro Inventrio, Partilha, Sucesso e Herana .................................... 20 O Casamento do Perdo Casamento, Regime de Bens ......................................30 Procura-se um Pai Investigao de Paternidade e Registro de Nascimento ......................... 37 O Po Nosso de Cada Dia Alimentos, Penso, Guarda......................................44 O Filho do Corao Adoo ...............................................................................48 Quando o Amor Acaba Separao e Divrcio....................................................................... 56 Quem Vai Cuidar de Mim? Poder Familiar, Tutela e Curatela ..........................67 Glossrio ...............................................................................................................75

Projeto Justia Comunitria

argarida, a lha mais velha de seu Nicanor, mora com Camilo h 10 anos. No so casados compapelpassado.DaunionasceramClara,hoje com8anos,eGabriel,com5.Ocasalestemcrise. O romantismo anda em baixa e Margarida teme uma separao. Por no ser casada em cartrio, est preocupada com o futuro das crianas, caso se separe de Camilo. Ela no trabalha e depende do salrio do companheiro para viver. Tem mil dvidas na cabea...

Meu Deus, estou preocupada... E se Camilo for embora? E se Deus no permita! ele morrer?

Margarida
(Unio Estvel)
No temos nada registrado em cartrio... O que ser de mim e das crianas?

O Dilema de

Mame, estou com fome. A comida j est pronta?

Ainda no, lha. Estou esperando seu pai trazer alguma coisa da rua. S tem arroz e feijo. Onde est seu irmo?

No grite, menina! S quero saber onde est seu irmo!

Gabriel!!!! Mame est chamando!!!

Desculpe, mame! Entendi mal!


Direito de Saber

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Estou aqui. O que quer comigo, mame?

Alguns minutos depois, a campainha toca.

V tomar seu banho. Estamos esperando seu pai para o jantar. V voc tambm, Clara, e ajude seu irmo.

Oi, voc, tia Violeta?

Oi, Clara, tudo bem? Sua me est?

Oi, Margarida. Vim ver como voc est. Anda meio sumida. Est tudo bem? Sim, est na cozinha. Entre.

Ah, Violeta, nem sei. Ando meio preocupada... mas antes diga-me, como est Rui, seu marido? Voc tem visto o papai? o Camilo... no estamos muito bem, para dizer a verdade... E como no somos casados no cartrio, co sem saber como car minha situao e das crianas, caso a gente se separe...

Esto todos bem, mas diga-me, est preocupada com o qu?

10 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Ora, Margarida! Pelo que tenho aprendido em minhas aulas na Faculdade de Direito, qualquer convivncia pblica, contnua e duradoura entre um homem e uma mulher, com o objetivo de constiturem uma famlia considerada Unio Estvel.

Como assim?

No precisa perder o sono. Anal, voc e Camilo vivem uma Unio Estvel. So companheiros!

Nossa, Violeta! Como voc fala difcil! O que isso? No entendo nada!

Calma, no nada complicado.

Direito de Saber

11

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

E o que mais voc sabe sobre isso?

Deixe-me ver... aqui est o Cdigo Civil. A gente pode ler juntas!

Claro! Vamos ver o que diz a sobre minha situao.

Unio estvel... aqui!

quando uma mulher e um homem, solteiros, separados judicialmente ou divorciados, juntam-se para constituir uma famlia. Passam a viver sob o mesmo teto sem esconder esta relao. Embora no sejam casados, a lei os considera companheiros e tm direitos e deveres uma para com o outro e para com os lhos que tiveram juntos ou adotaram. Se houver briga e for necessrio provar a Unio Estvel, quem decide se o tempo que passaram juntos foi ou no suciente para caracterizar a unio, o juiz. Mas, se tiverem lhos ou a mulher estiver grvida do companheiro, est caracterizada a unio estvel, independente do tempo que estiveram juntos. Vale lembrar que o art. 1521 do Novo Cdigo Civil prev alguns impedimentos para considerar uma Unio Estvel. Por exemplo, tio no pode casar-se com sobrinha ou adotante com o lho que adotou.

12 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Olha! E eu me preocupando toa! Camilo e eu estamos juntos h 10 anos!

So direitos e deveres dos companheiros:


lealdade; demonstrar

tuos; dar assistncia moral e material um ao outro; cuidar, sustentar e educar os lhos que tm juntos.

respeito e considerao m-

Durante os anos de vida em comum, Camilo comprou uma casa, que Margarida ajudou a mobiliar. A quem pertence este patrimnio? Os bens mveis e imveis adquiridos pelos companheiros durante a unio estvel so considerados fruto do trabalho e da colaborao comum. Devem ser administrados pelos dois. Quer tenham sido comprados por um deles sozinho ou por ambos, passam a pertencer ao casal, e em partes iguais. Os companheiros podem fazer, no entanto, um contrato, por escrito, deixando claro que so contrrios a esta interpretao. Se a administrao dos bens for motivo de briga, quem decide sobre isso o Juiz. Antes de comearem a morar juntos, Margarida recebeu uma casa de herana da av e j possua um carro, e Camilo tinha um terreninho doado por um amigo. Esses bens tambm passam a pertencer aos dois? No. Os bens adquiridos por compra, doao ou herana antes do incio da unio continuam a pertencer apenas a quem os comprou ou os recebeu. E se um dos companheiros morrer? Se um dos companheiros morre, o outro tem direito a herdar os bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas seguintes condies: a) se tiveram lhos juntos, ter direito a uma quota equivalente que por lei for dada a cada lho; b) se o/a companheiro/a que morreu tiver lhos com outra pessoa, o/a companheiro/a sobrevivente ter direito a metade do que couber a cada um desses lhos; c) se o/a companheiro/a que morreu tiver parentes com direito sua herana, o/a companheiro/a sobrevivente ter direito a um tero da herana; d) no havendo parentes com direito herana do/a companheiro/a que morreu, o/a companheiro/a sobrevivente ter direito totalidade da herana. Como passar de companheiros a casados? A Lei facilita o casamento dos companheiros. Se ambos estiverem de acordo, basta requerer ao juiz(a) e registrar no Cartrio do Registro Civil mais prximo de sua residncia.

Direito de Saber

13

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Viu s, Margarida! A lei protege sua unio com o Camilo!

Pois , Violeta! Quanta coisa boa que eu desconhecia! Muito obrigada por sua ajuda!

No foi nada, Margarida. Agora tenho que ir.

Oi, cunhando! J estava de sada! Bom ver vocs.

Claro, Violeta! Camilo deve estar chegando para o jantar. Vamos, eu te levo at a porta.

O que foi Violeta, por que a pressa?.

14 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Esto no quarto, vendo TV. Devem estar famintas. Voc demorou a chegar!

Trouxe um frango para o jantar. Onde esto as crianas?

Voc sabe que, s vezes, co no trabalho at tarde! No entendo por que reclama!

Certo, Camilo, no vamos brigar agora. hora do jantar. Vou chamar as crianas.

Voc que sempre procura encrenca! Enquanto trabalho duro, voc ca a, de conversa com sua irm!

Margaridasentequearelao comCamiloestdesgastada. Podem vir a se separar a qualquermomento.Nofundo, ama-omuito,nogostariaque issoacontecesse.Resolvevoltar a conversar com sua irm Violeta.

Direito de Saber

15

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

No dia seguinte...

Violeta? Acho que acabou-se o que era doce. Eu e Camilo estamos brigando muito.

Calma nessa hora, Margarida. Vocs precisam conversar, ver o que est acontecendo.

Eu sei, Violeta. Mas voc sabe como o Camilo impaciente; No gosta muito de conversa. No queria me separar dele, no. Mas se for preciso, queria saber como casais como ns, no casados, separam-se?

Eu li sobre isso no Cdigo tambm. No basta dizer adeus e ir embora. Pessoas que vivem em unio estvel e resolvem se separar podem faz-lo por uma Ao de Reconhecimento e Dissoluo de Unio Estvel.

E vou precisar de um advogado?

16 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Direitos dos Companheiros


assistncia material ao companheiro que dela necessitar, a ttulo de Alimentos (Veja p. 45) partilha dos bens mveis e imveis adquiridos pelos companheiros durante a unio estvel, se no tiver um contrato escrito dizendo diferente; os lhos dos companheiros tm os mesmos direitos dos lhos nascidos no casamento.

Como no casamento, a separao na unio estvel tambm pode ser amigvel ou litigiosa. Os motivos e a forma tambm so os mesmos (Veja p. 64).
Sim. Mas existe uma outra opo: voc pode procurar um Agente Comunitrio de Justia1. Assim, todas as suas dvidas com relao aos seus direitos sero sanadas:

porque minha vizinha uma Agente Comunitria muito entusiasmada com seu trabalho e, num cafezinho na cozinha, contoume toda a histria.

E como voc sabe disso tudo?

Se eu quiser me separar, por onde comeo?

Direito de Saber

17

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Caso haja consenso, ou seja, voc faa um acordo com Camilo sobre a separao, podem procurar o PJC que os encaminhar a algum Ncleo de Atendimento da Defensoria Pblica2 para que seja formalizada a petio ao juiz que decretar a separao.

E se Camilo no concordar com a separao?

Nesse caso, voc pode procurar os Ncleo de Atendimento da Defensoria Pblica2, para que seja proposta uma Ao Judicial em uma Vara de Famlia de sua cidade. Se no houver Vara de Famlia, possvel recorrer Vara Cvel. Essas questes so segredo de Justia, e s os advogados que tenham procurao dos companheiros e as partes envolvidas podem ver o processo.

18 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Entendi... bem, vou tentar conversar com Camilo. Espero no precisar passar por nada disso. Quero manter meu relacionamento. E, quem sabe, at casar de papel passado!

Tente conversar com ele, com jeito, Margarida. Qualquer coisa, estou aqui.

At mais. A gente se fala.

Margarida, l no fundo, deseja salvar seu relacionamento,masnosabeporondecomear.Sente umprofundoamorporCamilo,paideseuslhose seucompanheiroportantotempo.Comoresgatar o romantismo?

Fim

Direito de Saber

19

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Como ser o dia hoje, Camilo? As coisas l no trabalho melhoraram?

Meu lho, meu herdeiro...


(Inventrio, Partilha, Sucesso, e Herana)

Tudo na mesma, e o dia ser como todos os outros... cansativo.

e o inventrio de Dona Hortncia, a nada esposa de Seu Nicanor, estivesse pronto, bem provvel que parte dos problemas nanceiros da famliaPereiranoexistiriamais.Quemsabeno seriaessaacausadairritaodeCamiloedaansiedade e preocupao de Margarida?

No h nada que possa ser feito?

Camilo est mesmo frio e distante. Acho que nada me resta a no ser ir embora. J no posso suportar a situao. No h dilogo entre ns...

No muito. As coisas esto difceis para todo mundo. S resta esperar. Bem, j vou indo. Bom dia para voc.

E o papai, mame, no vem com a gente?

Clara, Gabriel, vamos logo que o vov est nos esperando em casa!

mesmo, e o papai?

Margarida cria coragem, arruma as malas e resolve partir com as crianas para a casa do pai, Seu Nicanor.

No, no vem. A gente vai se falar depois. Vamos, estamos atrasados para o nibus.

20 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Na casa de Seu Nicanor...

Seja bem vinda, lha! Como esto as coisas?

Papai! Quanto tempo! Fico feliz em v-lo. Camilo e eu no estamos bem. Dinheiro curto e falta de conversa entre ns... acho que vamos nos separar.

Pense bem, lha. Parece que voc ainda o ama.

Sim, verdade, mas no consigo conversar com ele! No sei o que fazer para recuperar o romantismo... para piorar, no tenho emprego e temo pela estabilidade das crianas.

Por isso que preciso ver logo a questo do Inventrio e da Herana de sua me. Ela j faleceu faz tempo, j est na hora...

Veja isso com calma, papai. Essas coisas costumam ser delicadas e demoradas.

Talvez no. Preciso consultar um advogado... Mas to caro...


Direito de Saber

21

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Ora, a Violeta pode ver isso para o senhor. Esqueceu que tem uma filha quase advogada? Oh, mesmo! Ah, mas s vezes esqueo o que minhas lhas fazem. Vocs demoram tanto para me visitar!

So os problemas, papai. Gardnia e Oscar, faz um bom tempo que no os vejo. Como devem estar passando? E as meninas? Tambm devem estar crescidas.

, sua irm do meio sempre foi mesmo muito calada. Sua me, a falecida, costumava dizer que Gardnia era a or fechada.

Surgeumsupostofregusnobalco.

Boa tarde, em que posso ajud-lo?

Boa tarde. Na verdade, no vim comprar nada. Vim apenas apresentar um trabalho a vocs, desenvolvido pela Justia da cidade. o Projeto Justia Comunitria3, e eu sou um Agente Comunitrio de Justia e Cidadania1.

E o que voc faz?

Presto orientaes sobre os direitos dos cidados e vim aqui para divulgar o Projeto. Posso colar esse cartaz na parede?

22 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Sim, claro!

Olha, papai! Que bom! Estvamos mesmo falando de encontrar algum que nos orientasse sobre a herana e partilha dos bens da mame, no foi mesmo? Claro, lha! Que sorte!

Ento, em que posso ajud-los?

Entre, sente-se, tome um caf conosco

Papai, vou ver como esto as crianas.

Seu Nicanor comea a tirar suas dvidas com o Agente Comunitrio.

Minha esposa faleceu h 7 anos, deixando a mim e minhas trs lhas. Como herana, deixou duas casas, um carro, um telefone e algum dinheiro na caderneta de poupana.
Direito de Saber

23

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

No caso da herana da mulher de seu Nicanor, ele e as lhas esto de acordo com a diviso dos bens deixados por ela. Assim mesmo, precisam entrar com processo de inventrio na Justia? Sim. Quando uma pessoa morre, os bens deixados por ela precisam ser inventariados antes de ser entregues aos herdeiros. Isso feito por meio de um processo judicial que se chama inventrio. Esse processo pode demorar de um a dois meses, podendo estender-se a prazos maiores, dependendo do acmulo de trabalho das Varas de Famlia, rfos e Sucesses. Logo aps a morte da pessoa da famlia, os herdeiros devem procurar um advogado. Caso no tenham condies nanceiras, podem se dirigir ao Ncleo de Atendimento da Defensoria Pblica do frum da cidade em que morava a pessoa falecida. H um prazo para entrar com o processo de inventrio? H. A lei estabelece o prazo de 30 dias a partir do dia do falecimento para que seja dada entrada no processo. Entretanto, a maioria das pessoas no conhece a lei e termina tendo que pagar uma multa. Alm da multa, surgem vrios outros problemas, como este que est acontecendo com a famlia do Sr. Nicanor. Quais so os documentos necessrios para se entrar com o processo de inventrio? Cpia da Certido de bito Cpia de todos os documentos do falecido (identidade, CPF, etc) Cpia da certido de casamento Cpia da certido de nascimento ou de casamento dos lhos Cpia da carteira de identidade da esposa ou do marido e dos lhos (se tiverem) Cpia do CPF da esposa ou do marido e dos lhos (se tiverem) Cpia do comprovante de residncia Cpia da escritura da casa (se tiver) Cpia do documento do carro (se tiver) Nome e endereo completo de todos os herdeiros Certido negativa da pessoa falecida na Receita Federal Certido negativa da pessoa falecida e dos bens deixados, na Secretaria de Fazenda Distrital (nos Postos de todas as cidades) O que um inventrio litigioso? aquele em que os herdeiros no se entendem quanto partilha dos bens e passam a vida inteira brigando e dilapidando a herana. E quando os herdeiros so maiores e esto de acordo quanto diviso dos bens, o que acontece? Nesse caso, os herdeiros s precisam contratar um advogado. Se no tiverem condies nanceiras, podem procurar a justia gratuita na Defensoria Pblica. O defensor/advogado apresenta ao juiz uma petio com a relao dos herdeiros e dos bens deixados pela falecida. Nessa petio tambm apresentada a partilha amigvel dos bens que cada um deve receber como herana. O juiz, ento, 24 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

d o seu OK na partilha feita pelos herdeiros. Em seguida, manda entregar ao inventariante um documento que se chama formal de partilha, e o inventrio est encerrado. O que formal de partilha? o ttulo de aquisio dos bens pelos herdeiros. Esse documento especica o que cada um deles recebeu como herana. Quando existem bens imveis, o formal de partilha deve ser registrado no Cartrio do Registro de Imveis.

Muito obrigado pelas informaes, mas tenho outras dvidas para tirar. A quem procuro?

O Sr. pode ligar para a sede do Projeto Justia Comunitria3. Muito obrigado, s e n h o r, p a s s e bem.

Aps a visita do agente, uma grata surpresa...

Veja quem chegou, papai!

Ora, ora, que bons ventos as trazem aqui?!

Direito de Saber

25

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Seja bem-vinda, Ana. Os ventos da saudade, papai. Esta Ana, minha vizinha, que Agente Comunitria.

Obrigada, seu Nicanor.

Pena Gardnia no estar aqui... Mas, j que vocs esto, um bom momento para falarmos sobre a partilha dos bens da me de vocs.

Claro! Qual a dvida? A Ana pode nos ajudar a esclarecer algumas dvidas, no ?

Como feita a diviso dos bens?

Vocs eram casados pelo regime de comunho universal de bens? Sim.

26 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Ento, em primeiro lugar, o senhor dono da metade dos bens do casal.

E depois?

preciso separar essa metade, j que, sendo casado pelo regime de comunho universal de bens, o senhor meeiro deles, mesmo se sua esposa no tivesse falecido.

A outra metade dividida em partes iguais para vocs, as lhas.

Nossos maridos tambm herdam?

No. S vocs. Mas necessrio que eles tambm assinem a petio inicial junto com as esposas.

Direito de Saber

27

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Quem so os herdeiros? Em primeiro lugar, so os lhos em igualdade de condies, sejam nascidos do casamento ou no, inclusive os adotivos, e o cnjuge sobrevivente. Na falta dos lhos, netos ou bisnetos, que so os descendentes, entram em cena os ascendentes, que so os pais, avs e bisavs do falecido. O cnjuge sobrevivente continua tendo direito herana. No havendo descendentes, nem ascendentes, a herana passa para o cnjuge sobrevivente, que herda tudo, mesmo que o casamento seja pelo regime de separao de bens. Cdigo Civil ............. Art. 1.829. A sucesso legtima defere-se na ordem seguinte: I - aos descendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunho universal, ou no da separao obrigatria de bens (art. 1.640, pargrafo nico); ou se, no regime da comunho parcial, o autor da herana no houver deixado bens particulares; II - aos ascendentes, em concorrncia com o cnjuge; III - ao cnjuge sobrevivente; IV - aos colaterais. Art. 1.830. Somente reconhecido direito sucessrio ao cnjuge sobrevivente se, ao tempo da morte do outro, no estavam separados judicialmente, nem separados de fato h mais de dois anos, salvo prova, neste caso, de que essa convivncia se tornara impossvel sem culpa do sobrevivente. Art. 1.831. Ao cnjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, ser assegurado, sem prejuzo da participao que lhe caiba na herana, o direito real de habitao relativamente ao imvel destinado residncia da famlia, desde que seja o nico daquela natureza a inventariar. E quando no existem nem descendentes nem ascendentes, e nem vivo ou viva? A herana passada para os parentes colaterais (irmos, sobrinhos, tios, primos, tio-av, sobrinho-neto). E o que acontece quando no existe nenhum herdeiro? Estamos diante de uma herana jacente, isto , herana que jaz sem dono. Nesse caso, o juiz manda entreg-la para o Estado, depois de se passarem cinco anos sem que nenhum herdeiro reivindique a herana.

No preciso fazer inventrio para receber: Salrio, Fundo de Garantia, Seguro de Vida, PIS-PASEP, Restituio do Imposto de Renda; Saldo no superior a R$ 3.500,00 de contas bancrias, cadernetas de poupana e fundos de investimentos.

28 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

A quem procurar? Os valores devem ser pagos aos dependentes (pais, mulher ou companheira) e aos herdeiros diretos (lhos). Esses devem tirar na Previdncia Social uma certido de dependncia e uma declarao de que no existem outros bens a inventariar. Com esses documentos, retiram-se os valores relacionados aos itens acima, mediante ordem judicial. Se os herdeiros ou dependentes forem menores, os valores caro depositados em caderneta de poupana, recebendo juros e correo monetria. S estaro disponveis aps o menor completar 18 anos. Porm, se houver a necessidade do dinheiro para aquisio de uma casa para o menor e sua famlia ou para gastos com educao e alimentao do menor, os valores podero ser retirados apenas com a autorizao do juiz.

Puxa, papai, ento podemos todos sair do sufoco!

Sim, vamos logo dar entrada no inventrio de mame. Gardnia car feliz, j que passa por srios problemas nanceiros.

Obrigado, Ana. Vamos j procurar a justia gratuita.

Estou a sua disposio, Seu Nicanor.

Entra na sala os lhos de Margarida.


Vai ter festa hoje?

No, porqu, Clara? Est todo mundo aqui na casa do vov!

E quando a famlia se rene sempre uma festa, no Clara?

Comanotciadoinventrio,afamliaPereiraca maisanimada.Cadalhatentaesquecerumpouco os seus problemas. Ser que vo conseguir? No perca as cenas dos prximos captulos...
Se festa, que tal comermos um bolo? Oba! Eu quero!

Direito de Saber

29

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

O Casamento do Perdo
(Casamento, Regime de Bens entre Cnjuges)

amilo, companheiro de Margarida, nalmente se d conta de que ama a mulher e no quer a separao. Desde que Margarida foi para casa de Seu Nicanor com as crianas, ele no tem sossego. Resolve, ento, ir atrs da amada e reconquistar o seu amor.

Margarida, reconheo que fui frio, no te dei ateno. Por favor, meu amor, volte para a casa.

Eu tambm te amo, Camilo. S tenho medo do que pode acontecer no futuro.

Como assim?

Temo que voc mude de idia e se recuse a conversar... quero ter uma famlia feliz, no importam os problemas!

30 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Voc quer uma prova do meu amor? Aqui est!

Voc est me pedindo em casamento?!

Sim!

De novo, quero que voc seja a mulher da minha vida. Case-se comigo!

Oh, Camilo... como eu te amo!

Direito de Saber

31

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Felizes foram logo contar a notcia aos lhos.

Oba!!! Papai est aqui! Que saudades! Vamos brincar papai!

Tudo volta s mil maravilhas com Margarida, Camiloeseuslhos.Comoprovadeseuamor,Camilo resolve formalizar a unio de 10 anos com Margarida, pelo casamento no cartrio.

Para tanto, tero que tomar as seguintes providncias: Ir ao Cartrio de Registro Civil mais prximo de sua residncia e apresentar certido de nascimento ou carteira de identidade que prove que o casal seja maior de 18 anos. Se for menor de 18 anos, h que apresentar autorizao para casar, dada pelos pais ou pelo juiz. Declarao de duas testemunhas maiores de idade armando que conhece o casal e que o mesmo no est impedido de casar. Declarao de residncia e sobre o estado civil dos nubentes e outras informaes sobre suas relaes familiares, que possam esclarecer no haver impedimento para o casamento. Em caso de vivo(a), certido de bito do ex-cnjuge; e se divorciado, certido do Cartrio de Registro Civil informando sobre o divrcio ou que o casamento foi anulado.

Depois que so tomadas as providncias acima, o ocial do cartrio faz a publicao do anncio do casamento e, aps 15 dias sem haver impugnao, os noivos so declarados habilitados para casar.

Violeta? Voc no sabe da ltima! Camilo e eu vamos nos casar!

mesmo?! Que boa notcia!

32 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Que bom! E como vo car os bens no casamento?

Sim, nosso amor voltou com tudo!

Essa uma dvida que gostaria de tirar.

Que sorte, a sua. A Ana, minha amiga Agente Comunitria, est bem aqui. Voc pode falar com ela.

Oi, Ana, e agora, como cam os bens no Casamento?

Vocs podem escolher um dos trs regimes: comunho universal de bens, comunho parcial de bens e separao de bens. Caso optem pelo regime de comunho parcial, basta informar ao escrivo do Cartrio de Registro de Casamento, durante o processo de habilitao de casamento. Caso queiram um dos outros regimes, tero que fazer um pacto antenupcial por escritura pblica, tambm no mesmo Cartrio.

Direito de Saber

33

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

E como funciona cada um deles?

Em comunho universal de bens, tudo aquilo que cada um dos cnjuges possua antes do casamento passa a pertencer ao casal, igualitariamente, aps o casamento.

Isso signica que se eu tivesse um carro, e o Camilo uma casa, comprados por ns antes do casamento, esses passariam a pertencer a ns dois depois do casamento?

Exatamente. E o que for comprado por voc ou por ele, aps o casamento, tambm pertencer a ambos.

E o regime de comunho parcial de bens, como funciona?

J esse, que o mais adotado atualmente, s passa a ser de propriedade do casal os bens adquiridos por ambos os cnjuges aps o casamento.

34 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Quer dizer que o Camilo no teria direito a um carro comprado por mim antes do casamento?

No. Nem voc, a qualquer bem que ele tivesse comprado antes de se casar.

Na prtica, signica: se, antes de se casar, o Camilo tivesse uma moto, e voc, dois carros, esses bens continuariam na mesma situao se o casamento acabasse no dia seguinte.

Entendo....Da mesma forma, se quisermos unir nossas vidas, mas no nossos negcios, devemos optar pelo regime de Separao de Bens?

Isso mesmo. Nesse regime, cada um dos cnjuges continua sendo dono exclusivo de seus bens.
Direito de Saber

Mas preciso lembrar que somente os bens comprados por cada um, individualmente, continuar pertencendo ao cnjuge que o comprou.

35

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Se meu marido e eu comprarmos algo em conjunto, a quem pertencer esse bem?

Ao casal. O bem far parte do patrimnio do casal.

Entendi tudo, Ana. Muito obrigada pela consulta!

Margaridacaradiantepelavoltadoromantismoaoseucasamentoe porconheceralei.Todaaexperinciaqueteveserviuparaensinar-lhe liesdecidadania.Conante,sabequeseufuturoedesuafamliaser mais feliz. Graas ao seu esforo e ao seu Direito de Saber da lei que aprotege.Sendomaiscidad,afamliadeMargaridaeCamiloforam mais felizes. Para sempre. 36 Direito de Saber

Fim

Projeto Justia Comunitria

(Investigao de Paternidade e Registro de Nasci-

Procura-se um pai
Violeta recebe a visita de sua irm Gardnia...

ioletaairmmaisnova dafamliaPereira.servidora pblica,estudantededireitoe tem uma vida nanceira razovel com Rui, seu marido h quatro anos.Antes do casamento, Violeta teve um longo relacionamento amoroso, em que nasceu Lucas, de gravidez no planejada. O pai do menino Fernando, umplayboy,lhodeumbem sucedido comerciante, proprietriodeumgrandesupermercadodacidade.Relutaem reconhecerolhoerecusa-se a pagar qualquer penso. J Rui,omarido,assumeolho de Violeta numa boa, pois adoracrianas.Infelizmente estril, no pode ter lhos.

No muito bem, mana. Ol, Gardnia, que surpresa! Vim trazer seu vestido. Quero ver se as medidas esto boas. Como vai, Violeta?

O que houve?

Lucas vai fazer seis anos e at hoje no foi reconhecido pelo pai... , o Fernando foi mesmo irresponsvel... e pensar que vocs namoraram por 5 anos!

Nem me fale. A gente ama um homem e pensa que ele vai estar do seu lado para o que der e vier. Mas na hora de assumir a responsabilidade de um lho, no tem histria de amor, no!

Como foi mesmo que voc resolveu a questo do registro do Lucas?

Direito de Saber

37

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Que documentos voc levou?

Depois que ele nasceu, eu tinha o prazo de 15 dias pra registr-lo. Mas se morasse em lugar distante mais de 30 km do cartrio, teria um prazo de at 3 meses.

Apenas o documento da maternidade. Registrei o beb s com o meu nome e coloquei Fernando como suposto pai.

Como a mulher solteira pode garantir que o nome do pai da criana conste da certido de nascimento? a) Se o homem assume a paternidade, no h problema: o casal pode ir ao cartrio registrar a criana em nome dos dois. b) A mulher solteira pode registrar seu lho sozinha, informando, no Cartrio, o nome do pai da criana. Este homem passa a ser considerado como suposto pai. O cartrio enviar ao Juiz um documento contendo nome completo, prosso, identidade e residncia do suposto pai, para que seja vericado se a informao falsa ou verdadeira. c) O Juiz, sempre que possvel, ouvir a me e mandar uma noticao ao suposto pai, independentemente de seu estado civil, para que ele se manifeste sobre a questo da paternidade. Quando o suposto pai conrma a paternidade por escrito, o Juiz autoriza o Cartrio a colocar o nome do pai, e tambm os dos avs paternos na certido de nascimento. O que acontece quando o suposto pai nega tudo e no assume a responsabilidade, ao receber a noticao do Juiz? Se o suposto pai no atende Noticao Judicial no prazo de 30 dias, ou nega ser o pai, o Juiz enviar o processo ao representante do Ministrio Pblico. Caso existam provas sucientes, ser iniciada uma Ao de Investigao de Paternidade4. Um homem casado pode reconhecer como seus os lhos que tiver fora do casamento? Sem dvida! Mesmo casado, um homem pode registrar como seus os lhos que teve fora do casamento. De que outras formas, alm do registro, os pais podem reconhecer os lhos nascidos fora do casamento? Depois da Constituio de 1988, no h mais diferena entre lhos nascidos dentro do casamento, fora dele ou adotados. So todos igualmente legtimos. Tm os mesmos direitos, como penso alimentcia e herana. Por isso, os pais sempre podem reconhecer lhos que nasceram fora do casamento e o registro de nascimento apenas um dos meios de se fazer isso. Mesmo antes de o lho nascer, ou depois da morte dos pais, o reconhecimento possvel. Veja como: Por escritura pblica ou por qualquer documento particular que deve ser arquivado em cartrio; Por testamento; Por manifestao dessa vontade diante do Juiz. 38 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

E agora, Violeta, o que voc pretende fazer?

Convenc-lo a reconhecer o lho. Vou entrar com uma Ao de Investigao de Paternidade4. xiii... essas coisas so to complicadas...

Nem tanto. Se ele reconhecer o Lucas de forma amigvel, sem necessidade de Ao Judicial e exame de DNA, poderemos procurar o Pro3 jeto Justia Comunitria para fazer um acordo de Reconhecimento de Paternidade, onde o Ministrio 5 Pblico, por meio da Promotoria PRCIDAD , assinar esse acordo e expedir um ofcio ao Cartrio onde foi feito o registro de nascimento da criana, para que conste o nome do pai e dos avs na nova Certido de Nascimento.

E se ele exigir o exame de DNA.

Neste caso o Agente comunitrio informar sobre a possibilidade de realizar este exame em laboratrios conveniados. A depender do resultado ir sugerir uma mediao.

E como isso funciona?

Direito de Saber

39

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Na mediao, ns poderemos resolver a questo da penso alimentcia

E simples, assim? Sem juiz, nem papelada?

O que car decidido na Mediao, ser encaminhado para a Promotoria de Defesa da Comunidade - PRCIDAD, no Ministrio Pblico do DF5. Assim, tenho a garantia de que o acordo ser cumprido.

E se ele no concordar com nada disso?

Ento, contrato um advogado particular ou, caso no tenha dinheiro para contratar um, procuro no Ministrio Pblico do DF, a Promotoria de Defesa da Filiao6 ou um Ncleo de Atendimento da Defensoria Pblica2 que encaminhar minha petio ao Cartrio de Distribuio, para ser enviada a uma Vara de Famlia.

40 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Puxa! Os tempos mudaram, hein? Antes era tudo to complicado na Justia...

, s espero que a cabea do Fernando tambm tenha mudado. Quero fazer de tudo para evitar problemas. Vou conversar com ele amanh.

Bem, ento te desejo boa sorte. O casaco cou timo. J vou indo. Fique com Deus.

O que Ao de Investigao de Paternidade? a ao destinada a fazer provas de que determinado homem o pai biolgico de algum, quando este no quer assumir a paternidade. Quem pode propor uma ao de investigao de paternidade? A investigao de paternidade um direito de todos. Deve ser requerida por uma advogada ou advogado. Quem no tem recursos pode consegui-la, sem pagar nada, por meio do Ministrio Pblico do DF, na Promotoria de Defesa da Filiao ou nos Ncleos de Atendimento da Defen2 4 soria Pblica . A Ao de Investigao de Paternidade pode ser requerida contra os herdeiros do suposto pai, mesmo depois de sua morte. O que teste de DNA? o meio mais eciente de se comprovar a paternidade. Consiste no exame da existncia de vnculo gentico entre as partes envolvidas, atravs do estudo do cdigo gentico extrado do sangue, saliva ou outras partes do corpo como ossos, unhas ou raiz do cabelo. O teste de DNA revela, quase com certeza absoluta, se a paternidade alegada real. Quando as partes no tm condies de pagar esse exame, sero encaminhadas pelo Juiz ao Departamento de DNA Forense da Polcia Civil. preciso ter pacincia, porque a procura muito grande, e o processo acaba sendo demorado.

Direito de Saber

41

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

No encontro com Fernando...

L vem voc de novo com essa histria! Espero que essa conversa seja curta, Violeta. O que voc quer? Falar sobre o reconhecimento da paternidade do Lucas pelo exame de DNA, Fernando. Alm disso, o Lucas precisa de penso alimentcia. Voc deve participar da criao de seu lho.

Voc sabe que Lucas seu lho.Voc era meu namorado! O que te faz pensar que estou mentindo?

Nunca se sabe. Eu no tenho e nem quero lho nenhum!

Ento, faa o exame de DNA e acabe com essa dvida de uma vez!

Nem morto!

Nesse caso, s me resta acionar a Justia. Quando voc, o suposto pai, se recusa a fazer o exame, na audincia, o Juiz pode entender que voc no o fez porque realmente o pai.

42 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

O qu?!!!

isso mesmo. Se voc se nega a fazer o exame, o juiz pode te considerar o pai, podendo dar sentena de reconhecimento de paternidade, decretando o pagamento da penso alimentcia.

Parece que no tenho escolha... Ok, vou fazer o exame.

No questo de escolha. A Justia s busca garantir criana seu direito paternidade.

O exame nalmente feito. O resultado, como esperado, d positivo.Aprxima pendncia a ser resolvida a guarda e o pagamento da penso alimentcia de Lucas. Fernando concorda em pag-la. Junto comVioleta, procura um Agente Comunitrio e percebe que as coisas so mais fceis do que ele imaginava...
Direito de Saber

43

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

O Po nosso de cada dia


(Alimentos/ Penso Alimentcia/Guarda)
Parabns pela atitude de vocs. Segundo a lei, obrigao dos pais suprir as necessidades dos filhos. Vamos tentar um acordo de alimentos, aqui mesmo no Projeto?

ernando e Violeta ProcuramoProjetoJustiaComunitriaedoincioaoprocesso quefardeLucasumacriana

Assim, estarei livre de um processo mais longo e demorado na Justia?

Com certeza! Quem mora em outras cidades que no tenham o Projeto Justia Comunitria pode procurar a Promotoria de Defesa da Comunidade PRCIDAD5.

Como Lucas receber a penso alimentcia? O valor da penso ser calculada com base nas possibilidades do alimentante (aquele que paga a penso) e nas necessidades do alimentado (quem recebe a penso). Se o alimentante tiver renda xa, a penso ser xada em porcentagem no valor do salrio recebido, excluindo os descontos compulsrios (INSS e Imposto de Renda); caso trabalhe por conta prpria, o valor ser xado com base no salrio mnimo e com ele reajustado. Vale lembrar que o sustento da criana no obrigao s do pai ou s da me. Os dois devem contribuir. Por isso, a penso 44 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

dever ser uma complementao da renda e no sua nica fonte. Paga a penso aquele que no mora com a criana. Se esta mora com o pai, a me deve pagar a penso. verdade que quem no paga penso pode ser preso? Sim, verdade. Se o alimentante deixar de pagar a penso, mesmo que por um ms, o representante da criana pode propor uma Ao de Execuo de Alimentos7. O Juiz manda citar o devedor para, no prazo de trs dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justicar a impossibilidade de efetu-lo. Se o devedor no pagar, nem se explicar, o Juiz decretar a priso pelo prazo de at 60 dias. O Juiz no obrigado a concordar com a explicao dada pelo devedor e pode decretar a priso se achar que os motivos alegados no justiquem o descumprimento da obrigao. Caso ele pague, ser imediatamente solto. Mesmo preso, dever pagar as prestaes vencidas e as prximas. Depois de cumprir a pena e solto, se no tiver pago a dvida, continuar devendo, pois a priso no o libera do pagamento da penso. O valor da penso pode ser alterado? Pode. O valor xado inicialmente pode ser revisto a qualquer tempo, desde que a situao nanceira de quem recebe ou de quem fornece tenha mudado. Caso o valor pago se torne insuciente e o alimentante tenha condies de pagar um valor maior, pode ser ajuizada uma Ao de Reviso de Alimentos8. Nesta Ao, deve ser comprovada que as necessidades bsicas do alimentado no esto sendo supridas pela penso e que a situao do alimentante suporta um aumento. Da mesma forma, a penso pode ser reduzida se houver mudanas na situao nanceira do alimentante e seu valor esteja muito alto. At que idade meu lho poder receber a penso? Se o alimentado estiver cursando faculdade, o Juiz pode estender este prazo, a seu critrio. Geralmente at os 24 anos. Caso o alimentado seja maior incapaz, receber a penso pelo resto da vida ou enquanto a incapacidade perdurar. Existem outros tipos de penses/alimentos? Sim. As penses/alimentos tambm so devidas a familiares que no possuem nenhum bem nem capacidade de sobreviver com seu prprio trabalho. Por exemplo, pais ou avs que no tm condies nanceiras de se sustentarem, podem requerer na Justia, uma penso de seus lhos/ netos; o mesmo vale para o cnjuge ou companheiro/a, e os parentes na seguinte ordem: descendentes (lhos, netos... menores de 18 anos ou maiores quando incapazes) ascendentes (pais, avs...) irmos bilaterais e unilaterais (irmos de pai e me ou irmos s de pai ou s de me) O direito a Alimentos recproco entre os parentes e cnjuges: quem tem direito a receber, tem tambm o dever de oferecer, se a Roda da Fortuna girar e as posies se inverterem. Filhas e lhos tm direito a penso alimentcia do pai e da me. Cada um deve contribuir na medida de seus recursos. O que a lei exige, para algum ter direito a Alimentos? Provar que parente, cnjuge ou companheira/o, apresentando testemunhas quando no puder provar com documentos este parentesco; Provar que o alimentado (quem tem direito aos alimentos) no pode prover seu prprio sustento e necessita da penso. importante listar as suas despesas mensais xas obrigatrias;
Direito de Saber

45

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Provar que o alimentante (quem deve pagar) tem condies para cumprir a obrigao, sem ser prejudicado em seu prprio sustento, dizendo o quanto ele/ela ganha; Informar nome completo, residncia, local de trabalho e prosso do alimentante; Informar nome e endereo completos e lugar de nascimento do alimentado. E se a pessoa necessitada no tiver todas essas provas ao entrar com o pedido? A Lei de Alimentos uma lei de rito especial. Ou seja: mesmo que a pessoa, ao entrar com o pedido, tenha oferecido poucas provas, o Juiz xar um valor para os Alimentos Provisrios, que caro sendo devidos at sair sentena nal e denitiva da ao. Demora muito tempo entre o pedido de penso alimentcia e a deciso do Juiz? Em geral, no. E se existir acordo entre alimentante e alimentado, tanto por meio da Mediao , quanto por meio de Ao Judicial, o Juiz poder homologar 9 imediatamente a penso acertada.

E quanto guarda da criana, o que vocs resolveram?

Creio que j decidimos, desde quando Lucas nasceu, no Fernando?

Quanto a mim, ele continua com a me, sem problemas.

Mas precisamos arranjar as visitas. O reconhecimento de um lho no deve ser apenas nanceiro. O afeto tambm est previsto.

46 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Como armou a Agente Comunitria, os direitos e obrigaes entre pais e lhos no dependem de casamento. Fernando e Violeta so os pais de Lucas e, mesmo que no vivam juntos e sendo Violeta casada com outro homem, devem dar todo o amor, carinho e Vamos, ento, fazer um ajuda nanceira ao lho que tiveram juntos. acordo sobre isso? Lucas morar com a me. Quanto s visitas de Fernando ao menino, esta questo muito ntima. Ningum pode obrigar a outra pesClaro, com certeza! Quero ver soa a amar, como tambm ningum pode meu lho sempre que puder. ser obrigado a conviver. A Justia s pode obrigar na parte material que pagar. O que se pode procurar convencer o pai sobre sua responsabilidade paterna e mostrar a necessidade do lho em ter a companhia do pai verdadeiro. As visitas de Fernando a Lucas devem ser homologadas na Justia? Sim. As datas e horrios das visitas sero xadas pelo(a) juiz(a) e devero ser observadas pelas partes interessadas. Deve haver um acordo entre pai e me que no prejudique a criana, como por exemplo: lev-lo nos dias em que este deveria estar na escola, ou no mdico, dentista, etc. Caso haja divergncia entre as partes, ser xada pelo juiz. O que acontece se Fernando deixa de cumprir o acordo e parar de visitar o lho? Neste caso, nada pode ser feito. As visitas so atos de amor entre pais e lhos e amor no chega atravs de uma ordem judicial. As pessoas devem ser educadas, desde crianas, sobre a responsabilidade paterna e materna. Se Violeta resolve mudar de cidade, deve comunicar o fato a Fernando e vice-versa? No. Quem tem a guarda dos lhos pode mudar de cidade, ou pode mudar de um Estado para outro, mesmo sem autorizao do cnjuge ou companheiro de que esteja separado. Essa mudana s causar problemas para o cnjuge que est com a guarda dos lhos, se car claro que foi realizada com o interesse de magoar, de espezinhar ou causar prejuzo ao outro cnjuge ou companheiro. Nesse caso, poder haver a perda de guarda dos lhos. Mas, enquanto h motivo justo, no h problema. Apesar de no ser obrigada, como uma forma de evitar desavenas entre o casal e distanciar ainda mais o pai do lho, a mudana de cidade deve ser comunicada. Se l na frente Fernando decidir ter a guarda de Lucas, ele poder propor outra ao solicitando a transferncia da guarda de Lucas? Pode, entretanto dicilmente o juiz muda a guarda de lhos, sem um acordo prvio entre o pai e a me. Para que isto possa acontecer, quem quer car com a guarda tem que provar que a criana est sofrendo maus tratos, abuso de sua autoridade, no est freqentando a escola, etc. (para mais informaes, consultar art. 35 do Estatuto da Criana e do Adolescente).

Direito de Saber

47

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

O Filho do Corao
(Adoo)

ioletaestfelizporqueFernandonalmentereconheceuapaternidadedeLucaseaceitoupagarapenso alimentciadomenino.Agora,VioletadesejarepetiraexperinciadamaternidadecomRui,seuamoremarido atuais.Mas,coucomprovadonoServiodePlanejamentoFamiliardesuacidade,queRuiestril,nopode ter lhos e sofre muito com a situao. Violeta sugere adotar uma criana. Rui no tem certeza se isso que quer... O que fazer?

Voc j teve um lho, mas ns no conseguimos, em dois anos, depois de tantas tentativas... Mesmo no querendo admitir, eu j imaginava que o problema era comigo...

Como assim?

Mas, mesmo assim, ns podemos ainda ser felizes, temos o Lucas...

Claro, mas eu gostaria de poder ter um lho nosso, com a nossa cara, com o nosso jeito.

Voc sabe que eu amo o Lucas como se fosse meu lho, mas ainda assim, me sinto incompleto...

48 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Passaram-seosmeses.Violetaassiste natvumaentrevistacomochefeda Seo de adoo da VIJ - Vara da Infncia e Juventude10. Ela tem uma idia: Porque no adotar uma criana? Naquela noite comenta a idia com o marido.

Mas como, adotar uma criana? Ser que voc cou louca? O que as pessoas vo dizer?

Mas Rui, a adoo uma outra forma de receber uma criana, no pela gravidez, mas de maneira to verdadeira como se fosse... uma escolha, uma opo.

E a questo do sangue, da continuidade? Voc no acha importante?

O amor, o carinho, o afeto so muito mais importantes...

Direito de Saber

49

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Voc acha que capaz de amar uma pessoa estranha?

E por acaso eu no te amo?

Sim, mas diferente...

No, a convivncia que nos ensina amar...

E a criana, no vai querer nos abandonar quando crescer? Este mundo est cheio de ingratido, violncia...

Isto besteira, a gente est cansado de ver que a violncia tambm acontece dentro de casa, com famlias de mesmo sangue, no tem diferena...

50 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Acho que voc enlouqueceu, preciso de tempo pra pensar...

Muitotempoemuitasconversasdepois,Ruiseconvence de que a adoo pode ser a soluo de seu problema. Resolvem procurar o Projeto Justia Comunitria3.

Boa tarde, estamos interessados em adotar uma criana.

Muito bem. Sentem-se, por favor.

E podemos adotar criana de qualquer idade? Somos casados e gostaramos de saber se podemos adotar... Sim. Qualquer adulto maior de 18 anos, casado, solteiro, vivo, desquitado ou divorciado pode adotar.
Direito de Saber

preciso ser pelo menos 16 anos mais velho que a criana a quem pretende adotar.

51

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Gostaria de adotar um beb...

Para adotar recm nascidos ou crianas de at 1 ano de idade vocs devero fazer inscrio na Vara da Infncia e Juventude, Seo de Adoo.

E qual a documentao necessria?

Vocs devem apresentar os seguintes documentos:

1. Carteira de Identidade do(s) requerente(s) - cpia autenticada. 2. CPF do(s) requerente(s) - cpia autenticada. 3. Certido de Casamento (no caso de casal requerente) - cpia autenticada - ou Declarao de vida em comum, assinada por duas testemunhas, com rma reconhecida em cartrio. 4. Comprovante de Renda do(s) requerente(s) - cpia. 5. Atestado de Sade Fsica e Mental do(s) requerente(s). 6. Atestado de bons antecedentes (Nada Consta) do(s) requerente(s) (esse documento pode ser obtido no trreo do Tribunal de Justia do DF). 7. Foto da famlia (individual ou em conjunto). 8. Comprovante de residncia.

52 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

E depois?

O que acontece durante essa entrevista? Ser feito um estudo tcnico e vocs sero preparados para adotar a criana escolhida.

Vocs devem ligar para a Vara da Infncia10 e marcar uma entrevista.

E como esse preparo? Onde podemos obter mais informaes sobre adoo? Entrevistas individuais e familiares, visitas de psiclogos e assistentes sociais casa de vocs, participao em grupos de preparao para a adoo...

O lugar ideal na prpria VIJ que ca na SGAN 909, Bloco B, na Asa Norte, Braslia - DF.

E na internet, tambm possvel?

Sim, a VIJ possui um endereo eletrnico, que :

http://www.tjdf.gov.br/vij/Inicial.htx

Direito de Saber

53

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Muito obrigada pelas informaes, at logo. At logo.

Mesesdepois,RuieVioletarecebem uma inesperada ligao daVara da Infncia e Juventude. Um beb, com as caractersticas pedidas pelo casal, estava na la para ser adotado.

Seu irmozinho est chegando, lho!

E ser menino ou menina, mame?

Ainda no sabemos, surpresa!

Oba! Vou querer brincar muito com ele!

Que bom, a famlia reunida para o grande dia!

Que bom, lho!

Pois , estou um pouco nervosa...

54 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Vamos!

Ento vamos logo ao hospital buscar meu irmozinho, estou curioso!

Assim, a famlia de Rui e Violeta secompleta,comachegadadeuma linda menina. Fernando, o pai de Lucas, reforou seus laos paternos com o lho, dando-lhe auxlio nanceiro e muito amor. Todos, conscientesdeseusdireitosedeveres, foram felizes para sempre.

Fim
Direito de Saber

55

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

ardnia, a segunda lha de Seu Nicanor, casada com Oscar h 19 anos. O casal tem duas lhas: Bruna, de 14 anos e Laura, de 10. GardniacostureiraeOscar estdesempregado.Afamlia passaporsriosproblemaspor causadodesempregodeOscar que, ainda por cima, sofre de alcoolismo.Diantedestetristequadro,Gardniapensaem se separar e dar a volta por cima.Mascomofazer,seainda tem duas lhas para criar, sozinha?

Quando o amor acaba...


(Separao e Divrcio)
O que foi me?

O que vou fazer pra comprar comida esse ms? Oscar no consegue emprego, s quer saber de bebida. Estou to cansada... Se resolvesse aquela situao dos bens da mame...

Nada, lha. S estava pensando na vida...

Mas voc est chorando. Foi o papai? Ele brigou de novo?

Acho que vou procurar um emprego pra ajudar aqui em casa.

No, ele saiu. Deve estar bebendo. O dinheiro est curto e ainda no paguei o aluguel.

No, voc precisa estudar, o seu pai que tem que trabalhar.

56 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Mas ele j procurou em vrios lugares. Emprego est difcil.

Se ele no bebesse, ele encontraria um emprego.

Mas ele precisa de ajuda.

Me, no fale assim do papai, no.

Que ajuda?! Ele no est doente, no tem vergonha...

Mas verdade, lha. So muitos anos de sofrimento, voc sabe....

, eu sei.

Quantas vezes ele me bateu e eu no z nada, pois achava que um dia as coisas iriam melhorar.

Direito de Saber

57

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Mas vo melhorar, vamos buscar ajuda.

Como assim, me? Separar?

Aonde? J pensei at em me separar...

Pois filha! Pra mim casamento sagrado, mas no agento mais.

No, me, isso no.

Calma mame, encontraremos uma soluo...

Eu s ainda no o z porque penso em vocs, no seu pai e no que as pessoas vo falar...

Gardnia se sente desanimada e encontra consolo no abrao da lha.

58 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Oscar chega...
O que tem para comer?

Ainda no preparei nada.

Como assim? Eu estou morrendo de fome!

Que histria essa? Voc que sempre cuidou da comida?!

Veja se tem algo na cozinha e coma.

Agora estou muito ocupada.

Pai, v tomar um banho. Eu vou preparar comida para voc. Olha aqui, mulher, eu quero comer agora!

E assim acontece todos os dias com Gardnia e Oscar.


Direito de Saber

59

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Violeta vai visitar a irm.


Oi, Gardnia! Vim te ver e saber se minha roupa j est pronta.

Oi Violeta! Ainda no.

O que voc tem?

Eu e o Oscar brigamos de novo.

Agora so todos os dias. Ele bebeu?

60 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Te bateu?

No, j faz um tempo que no faz mais isso.

J no era sem tempo.

Mas todo dia discutimos na frente das meninas.

preciso dar um jeito nessa situao.

Perdi o nimo at para costurar.

E voc, que sempre gostou de costura!

Essa uma deciso sua.

Sabe que eu at j pensei em me separar? O que voc acha?


Direito de Saber

Estou sem saber o que fazer...

61

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Eu no admito essa histria de violncia em casa.

Se no for para car bem, ento melhor se separar

E eu no aguento mais!

Eu queria me informar, saber o que fao.

Por que voc no procura o Projeto Justia Comunitria3?

O que isso?

um Projeto do Tribunal de Justia.

Pessoas da comunidade so treinadas para ajudar os seus vizinhos, so os Agentes Comunitrios de Justia e Cidadania1. E o que eles fazem?

E como funciona?

62 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Nossa! Como voc sabe de tudo isso?

Eu resolvi a situao do reconhecimento de paternidade do Lucas com a ajuda deles.

Bem, ento vou procur-los. Quem sabe, assim, no fico mais tranqila?

Orientam a populao sobre os seus direitos e deveres, onde buscar ajuda e tambm fazem mediao de pessoas que esto em conito.

Faa isso e boa sorte. Fique com Deus.

Trs dias depois, Gardnia e aAgente Comunitria se encontram...

Bom dia, Gardnia! Eu sou Ana, Agente Comunitria de Justia. Em que posso ajud-la?

Bom dia, Ana! Depois de muito pensar e vrias tentativas de conversa com meu marido, resolvi pedir a separao e procurar ser feliz.
Direito de Saber

63

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Mas... d pra divorciar, sem primeiro separar? O que fazer, antes da separao, para proteger os lhos e o patrimnio da famlia?

Vamos por partes.

O que Separao? o ato praticado por um homem e/ou uma mulher que esto casados e que, por algum motivo, no querem mais viver juntos. Pode ser separao de fato (homem e mulher deixam de morar juntos, mas no tomam nenhuma providncia legal a respeito) ou separao judicial, antigo desquite (a separao solicitada por meio de advogado ou da Defensoria Pblica)2. Depois de quanto tempo de casados possvel pedir a separao? H dois tipos de separao judicial: amigvel ou consensual, quando os dois concordam que foi bom enquanto durou e melhor cada um seguir seu rumo em paz; ou litigiosa, quando h briga entre os interessados. A separao litigiosa pode ser pedida a qualquer tempo. J a consensual somente aps um ano de casamento (Novo Cdigo Civil Arts. 1572 e 1574). Depois de quanto tempo de separao possvel pedir o divrcio? Para entrar com o pedido de divrcio (veja item divrcio), necessrio ter dois anos de separao de fato, ou um de separao judicial. Homem e mulher esto de acordo com a separao. O que fazer? Quando o marido e a mulher concordam em se separar e j obedeceram ao prazo (um ano de casamento), podem propor a Ao de Separao Judicial Consensual, por meio de um s advogado ou advogada ou da Justia Gratuita no Ncleo de Atendimento da Defensoria Pblica2 ou pelo Projeto Justia Comunitria3 que encaminhar o casal a um Ncleo de Assistncia Jurdica. Ser feita uma petio chamada Ao de Separao Consensual. E quando os dois brigam, como no caso de Gardnia e Oscar: um quer se separar e o outro no? Quando existe litgio (briga) entre as partes, s uma delas requerer ao Juiz a Separao Judicial Litigiosa contra a outra parte. Para isto tem que explicar os motivos.

64 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

O fato de Oscar ser violento e sofrer de alcoolismo motivo para a separao judicial litigiosa? Se sim, h outros? Sim, se um dos cnjuges causa ao outro situaes insuportveis vida em comum: trai, vive bbado/a, agressivo/a e violento/a, abandona o outro do ponto de vista material ou sexual, tudo isso motivo para requerer a separao judicial litigiosa. Outros motivos: abandono do lar por mais de 1 (um) ano consecutivo; condenao por crime difamante ou conduta desonrosa. O juiz poder tambm considerar outros fatos que tornem evidente a impossibilidade de vida em comum. O que ca decidido na separao? Em qualquer dos tipos de separao (consensual ou litigiosa) de pessoas casadas ou vivendo em unio estvel, so resolvidas da mesma forma as questes: diviso dos bens (partilha); guarda dos lhos menores; regulamentao das visitas aos lhos menores (dias e horrios de visita aos lhos); quem ser responsvel por oferecer penso alimentcia aos lhos menores e/ou cnjuge ou companheiro. Como ca o nome do cnjuge que adotou o sobrenome do outro? O art. 1578 do Novo Cdigo Civil prev que o cnjuge em questo, mesmo culpado, pode continuar a usar o nome de casado, caso assim o queira. Contudo, pode perder esse direito se o cnjuge inocente expressamente assim o requerer. De qualquer maneira, o juiz observar se essa alterao no acarreta prejuzos previstos em lei, ao outro cnjuge (ver art. 1578, Novo Cdigo Civil). Se a situao do casal estiver muito complicada, o que fazer antes da separao judicial, para evitar maiores problemas? Podem ser requeridas ao Juiz, antes da ao de separao, Medidas Cautelares como: Separao de Corpos declara que os cnjuges no tm mais entre si o dever de delidade. Afastamento do Lar determina que um dos cnjuges/companheiros saia de casa. Pode ser o cnjuge que pediu a Cautelar (auto-afastamento) ou o outro, se este estiver colocando em perigo a vida da famlia. Guarda e Regulamentao de Visitas determina quem vai car com a guarda dos lhos e em que dias e em que horrios os lhos podero ser visitados. Tambm regulamenta com quem os lhos menores passaro suas frias escolares, as datas festivas como Natal e Ano Novo, os seus aniversrios e os dos pais, os feriados prolongados, etc. Busca e Apreenso determina a apreenso judicial de um lho menor mantido irregularmente por um dos pais, ou de algum bem comum que o outro cnjuge/ companheiro no queira entregar. Arrolamento de Bens se um dos cnjuges/ companheiros verica que existe perigo de o outro vender ou fazer desaparecer um determinado bem, como linha telefnica, terreno, automvel ou aes, o Juiz declara que at o nal da separao do casal, o bem ou os bens no podem ser vendidos, emprestados, doados, modicados, etc. Quando possvel requerer o divrcio e que tipos de divrcio h? O casal que estiver separado de fato, sem morar junto h mais de dois anos sem interrupo, 65

Direito de Saber

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

pode requerer o Divrcio Direto, com o auxlio de advogado ou da Defensoria Pblica ou Ncleos de Assistncia Judiciria. Se houve Separao Judicial, um ano depois ex-marido e ex-mulher podem, de comum acordo, requerer no mesmo juzo que os separou a Converso da Separao em Divrcio. No momento do divrcio, o homem ou a mulher podem alterar qualquer das clusulas estabelecidas na ao de separao. a sua ltima oportunidade, exceto com relao aos Alimentos, que podem ser alterados a qualquer momento. Em caso de divrcio direto devem ser respeitadas as mesmas condies obrigatrias para a separao. O novo Cdigo Civil determina que o divrcio pode ser concedido sem que haja prvia partilha de bens. (art.1578, Novo Cdigo Civil). Se o interesse do divrcio ou da converso da separao em divrcio for s de uma das partes, ela poder requerer sozinha. Como na separao, o divrcio pode acontecer com ou sem briga. Caso exista discordncia entre as partes, ser judicial. Se houver acordo, ser consensual. Quais as principais conseqncias do divrcio?

O divrcio acaba com os deveres de um cnjuge para com o outro. As partes podem casar-se novamente.

Se Oscar e Gardnia se arrependem do divrcio e querem voltar? Eles podem voltar a viver junto como companheiros ou se casar novamente. Depois de decretado o divrcio, no h mais volta.

Mas quanta coisa, hein?!

Alguma dvida mais?

No, obrigada. verdade! Ento, agora reetir sobre o que realmente voc quer.

Quando decidir o que fazer, me ligue.

Tudo bem.

66 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Quem vai cuidar de mim?


(Poder Familiar, Tutela e Curatela)
Venham almoar, meninas!

ardnia nalmente encontracoragemedecideseseparar de Oscar. Este, bbado, reageviolentamentedeciso damulher.AgrideGardniana frente das lhas, que choram incontrolavelmente. Seu terrvel vcio pode custar-lhe a perda das prprias lhas. A cada dia, Gardnia torna-se mais infeliz...

Estou aqui, lhota!

Oscar! Bebendo a essa hora?!

E o papai?

Direito de Saber

67

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Eu bebo na hora que eu quiser! !

Papai, por favor!

Est vendo? Como posso ficar casada com um homem assim?

Voc no vai me largar, no!!! Pare, Oscar!!! Vou chamar a polcia!!!

Isso para voc aprender a me obedecer!!!

O ambiente de violncia em que vivemaslhasdeGardniaeOscar preocupa a av das meninas, Dona Anita. Seu desejo criar, ela mesma,suasnetascommaisdignidade. Mas pais tm poder sobre os lhos. ALeipoderiaajud-la?DonaAnita resolveconversarcomanorasobreo assunto.

68 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Oh, minha lha... Oscar te agrediu novamente?

Sim, Da. Anita. E j fui polcia registrar a ocorrncia. Graas a Deus, vou me separar o quanto antes.

Ento, minha filha, como far para criar as meninas? Seu salrio de costureira to pequeno...

Meu pai tambm me ajudar.

Direito de Saber

69

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Ah, sim. Seu Nicanor tem aquele armarinho, no ?

Gostaria muito que Laura e Bruna pudessem morar comigo. Voc sabe que tenho condies. Pobre papai, trabalha duro todos os dias... Mas vou dar a volta por cima. Acho que no conseguiria viver longe delas, Da. Anita.

Mas toda ajuda seria muito bem-vinda.

Gostaria de saber o que diz a lei sobre Poder familiar...

O que Poder Familiar? um conjunto de poderes e obrigaes que os pais tm para com seus lhos menores de 18 anos. Esses so obrigados a obedecer e a acatar as ordens dos pais. Em contrapartida, os pais tm obrigao de mant-los quanto s necessidades bsicas como alimentao, sade, vesturio, escola e diverses. Alm disso, os pais tm a obrigao de falar em nome dos lhos menores e de assist-los nas questes que envolvam polcia, justia e demais autoridades. Cabe, ainda, aos pais, administrar os bens pertencentes aos lhos. E quando os pais so separados, como exercido o Poder Familiar? Ainda assim, o poder pertence aos dois. Em uma separao, aquele (o pai ou a me) que no tem a posse e a guarda dos lhos continua tendo o poder familiar, ou seja, pode interferir em todos os assuntos relativos conduta e aos direitos dos lhos. Em caso de divergncia, o pai ou a me poder recorrer ao Juiz para decidir a questo.

70 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Em que situaes se perde o Poder Familiar? Quando um pai ou me, a pretexto de exercer o seu poder, bate em um lho a ponto de causar-lhe ferimento, ou castiga o lho de forma exagerada, como o caso de pais que prendem os lhos em casa por muito tempo. Pais que expem os lhos bebedeira, a jogos proibidos, a drogas e prostituio, ou deixam os lhos passar fome ou perigo de vida, trabalhar antes da idade permitida ou exercitar trabalho alm de suas foras ou capacidade, tambm podem perder o poder familiar. Quando abandonam os lhos (o abandono no s material. tambm moral e educacional). Portanto, deixar de promover o acesso escola um tipo de abandono. A cassao desse poder o castigo que a Justia aplica aos maus pais.

Uma vez perdido o Poder familiar, possvel recuper-lo? Se, diante de um caso de abuso praticado por um pai ou por uma me, a Justia vericar que o caso no muito grave e que os pais podem melhorar a sua conduta, o poder familiar no ser cassado denitivamente, sendo apenas suspenso durante algum tempo. E caso os pais voltem a cometer abusos, a, sim, poder haver a perda denitiva do poder familiar. Vale lembrar que, alm da perda ou da suspenso do poder familiar, os pais desequilibrados ou perversos tero de pagar uma multa, que varia de trs a 20 salrios de referncia, podendo a multa ser elevada ao dobro em caso de reincidncia. Quem pode pedir Justia a perda do Poder Familiar de pais acusados de abuso? O prprio menor, algum parente e at vizinhos, podem se dirigir ao frum e procurar o promotor responsvel pelo atendimento de menores, que dever atender o caso e requerer ao Juiz o processo para a suspenso ou a perda do poder familiar do pai ou da me. As reclamaes de abusos praticados pelos pais podem ainda ser feitas junto ao Conselho Tutelar do Menor. Se um professor perceber que seu aluno sofre maus-tratos em casa, como ele deve proceder? Professores, mdicos e outros funcionrios que atendam ou trabalhem com problemas de menores (creches, pr-escolas, etc) so obrigados a comunicar ao Conselho Tutelar qualquer caso de maus-tratos ou suspeita de maus-tratos praticados contra um menor pelos pais dele ou por qualquer outra pessoa. Se esse comunicado no for feito ao Conselho Tutelar, ou ao Juiz, ou ao Promotor de Justia que cuida da proteo do menor, o professor ou prossional omisso car sujeito a uma multa que varia de trs a 20 salrios de referncia, dobrando-se o valor da multa.

Por causa da bebedeira, Oscar pode perder a guarda das filhas...

E eu, que estou to deprimida, gostaria de sumir, me internar em uma clnica teraputica para ver se supero toda a dor desses maus tratos...
Direito de Saber

71

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Nesse caso, ser que eu poderia pedir a tutela das crianas?

Ser, Da. Anita?

No, dona Anita no pode pedir a tutela das netas, pois tutela presume a morte, ausncia ou perda do poder familiar dos pais, o que no o caso. A av teria que retirar o poder familiar de ambos os pais, provando a incompetncia deles para cuidar dos lhos. A me, Gardnia, quer s se tratar. O caso seria melhor solucionado com uma autorizao da me ou uma ao de guarda e responsabilidade. Mais informaes podem ser solicitadas junto Vara de Famlia e Vara da Infncia e Juventude de sua cidade; em caso de menores em situao irregular. Quem pode ser o tutor? Se os pais no disserem em testamento ou documento autntico, a tutela dada aos parentes do mesmo sangue. Esses parentes so: Os ascendentes, preferindo o de grau mais prximo ao mais remoto; Os colaterais at o terceiro grau, preferindo os mais prximos aos mais remotos, e, no mesmo grau, os mais velhos aos mais moos. Em qualquer dos casos, o juiz escolher entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefcio do menor. E quem no pode ser tutor?
Aqueles que no tiverem a livre administrao de seus bens; Aqueles, que no momento de lhes ser deferida a tutela, se acharem constitudos em obrigao

para com o menor, ou tiverem que fazer valer direitos contra este, e aqueles cujos pais, lhos ou cnjuges tiverem demanda contra o menor; 72 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Os inimigos do menor, ou de seus pais, ou que tiverem sido por estes expressamente excludos

da tutela; Os condenados por crime de furto, roubo, estelionato, falsidade, contra a famlia ou os costumes, tenham ou no cumprido pena; As pessoas de mau procedimento, ou falhas em probidade, e as culpadas de abuso em tutorias anteriores; Aqueles que exercerem funo pblica incompatvel com a boa administrao da tutela. E quem pode se escusar da tutela?
Mulheres casadas; Maiores de 60 (sessenta) anos; Aqueles que tiverem sob sua autoridade mais de trs lhos; Os impossibilitados por enfermidade; Aqueles que habitarem longe do lugar onde se haja de exercer Aqueles que j exerceram tutela ou curatela;

a tutela;

Militares em servio. Quem no for parente do menor no poder ser obrigado a aceitar a tutela, se houver no lugar parente idneo, consanguneo ou am, em condies de exerc-la. O que CURATELA? a responsabilidade que o juiz d a uma pessoa, para responder e tomar conta de uma outra pessoa, maior de idade, que esteja em uma das seguintes situaes: a) enferma ou doente mental que no tiver o necessrio discernimento para os atos da vida civil; b) quem, por outra causa duradoura, no pode exprimir a sua vontade; c) decientes mentais, brios habituais e viciados em txicos; d) excepcionais sem completo desenvolvimento mental; e) prdigos. Como se adquire a curatela? Atravs de uma medida judicial onde se pede ao juiz que decrete a incapacidade civil de determinada pessoa. O interdito no pode administrar seus bens nem sua vida. Quem pode pedir a interdio de uma pessoa?

Pais ou tutores; Cnjuge ou qualquer parente; Ministrio Pblico.

Interdio de prdigo Prdigo a pessoa que esbanja tudo o que tem; destri desordenadamente seus bens, reduzindo-se misria. A pessoa prdiga pode destruir o patrimnio da famlia, nos bares, nas mesas de jogo, emprestando dinheiro a falsos amigos, comprando compulsivamente, entre outros atos que prejudicam toda a famlia. Com a interdio, o prdigo ca impedido de, sem anuncia do curador, emprestar, dar aval, ceder, dar quitao, alienar, hipotecar, mover ao ou ser ru. 73

Direito de Saber

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

Apsaseparao,Oscarfoiprocurar ajuda em uma instituio especializada, para parar de beber. Com perseverana, conseguiu superar seuvcio,arrumouempregoereaproximou-se das lhas.

Gardnia buscou ajuda em uma clnica teraputica; recuperou sua auto-estima, voltou a costurar e, aos poucos, saiu do sufoco nanceiro, podendo dar mais ateno as lhas, amparadas pela av.

As meninas encontraram paz na casa da av, que, com carinho, deulhes amor, proteo e ajudou-as a superar o drama de conviver com o alcoolismo em famlia.

Mais uma vez, o conhecimento da lei foi fundamental para o resgate da auto-estima da famlia de Gardnia e Oscar. Eles descobriram que tinham o Direito de Saber e de serem felizes para sempre. FIM 74 Direito de Saber

Projeto Justia Comunitria

Glossrio
1. Agente Comunitrio de Justia e Cidadania? Os Agentes Comunitrios de Justia e Cidadania so pessoas da prpria comunidade, formados na Escola de Justia e Cidadania do TJDFT, para a orientao dos direitos dos cidados, a prtica da mediao e a promoo de caminhos voltados auto-sustentabilidade da comunidade. Todas as atividades desenvolvidas pelos agentes comunitrios so completamente gratuitas. Ncleo Endereo Braslia ..................................TJDFT 1 Andar Bloco B Brazlandia .............................AE 04 Rua 10 - Frum Ceilndia ...............................QNM 11 AE Frum Central Criminal....................S. Com. Norte Q 02 Bl E Ed. Juizado ...............................................Criminal Defesa do Consumidor..........SCS Q 04 Bl A Ed. Zare Gama .....................................Quadra 01 AE 01 Setor Norte Guar ....................................AE N. 08 Lote F Guar II Ncleo Bandeirante...............Av. do Contorno AE 13 Lote 1 2 Grau ..................................TJDFT sala 809 Bloco A Infncia e Juventude .............SGAN Q 909 BL D/E Asa Norte Parano..................................QI 05 conj. D Lote 01 Frum Planaltina...............................WL 02 Bl 420 Frum Samambaia ............................Q 302 rea Urbana 01 Frum Santa Maria ...........................Av. do Contorno Q. Central S/N Taguatinga .............................AE 23 Setor C Frum Posto na Hora ........................Subsolo da Estao Rodoviria ...............................................de Braslia 3.Projeto Justia Comunitria? O Projeto Justia Comunitria um projeto que estimula a comunidade a escolher os melhores caminhos para a resoluo de seus conitos, por meio do dilogo promovido por pessoas da prpria comunidade, que so os Agentes Comunitrios de Justia e Cidadania. Voc pode conseguir mais informaes sobre esse projeto pelo telefone (61) 3538014 / 3710000 - Ramal 598. a ao judicial pela qual o(a) lho(a) no reconhecido(a) voluntariamente requer a declarao judicial da paternidade, aps a devida investigao. Os efeitos da sentena que declara a paternidade comeam a valer a partir da data do nascimento do lho(a).

2. Ncleos de atendimento da Defensoria Pblica:

4. Ao de Investigaao de Paternidade

Direito de Saber

75

Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios

5. End. tel. da PRCIDAD Promotoria de Justia de Defesa da Comunidade do MPDF 6. End. e tel. da Promotoria de Defesa da Filiao 7. Ao de Execuo de Alimentos.

Edifcio Xerox, Qd. 01 SIG lotes 525 a 575, 1 andar, salas 206 a 208 Braslia-DF. Telefone: 3439372.

Edifcio sede do MPDFT, Praa do Buriti, sala 102 - Braslia DF Telefone 3439843. a ao judicial que possibilita ao alimentando cobrar os alimentos em atraso daquele que est obrigado s prestaes em virtude de sentena judicial ou ttulo executivo extrajudicial. Esta ao deve, de regra, ser ajuizada no foro do domiclio do alimentando. Se for seguido o rito dos atrs. 732 e 733 do Cdigo de Processo Civil, h possibilidade de priso civil do devedor caso este no faa o pagamento em trs dias ou no justique a impossibilidade de faz-lo Esta ao pode ser ajuizada tanto pelo credor como pelo devedor de alimentos quando houver alterao em suas condies nanceiras, gerando a necessidade de adequar a obrigao ou o direito nova situao. O foro competente o do domiclio do alimentando, podendo este optar tambm pelo foro do domiclio do ru. um processo no qual uma terceira pessoa neutra atua no sentido de favorecer a gesto dos conitos e de contribuir para que os envolvidos do litgio encontrem, por si, as bases de um acordo mutuamente aceitvel.

8. Ao de Reviso de Alimentos.

9. Mediao

10. Tel. da Seo de Adoo da VIJ

348-6713 ou 348 6730

76 Direito de Saber

S-ar putea să vă placă și