Sunteți pe pagina 1din 2

-> Histrico das obrigaes

Dada a importncia do direito das obrigaes no campo do direito civil faz-se necessrio que se estude os importantes marcos histricos que influenciaram tal ramo do direito. Esse breve estudo contemplar a anlise das obrigaes desde o perodo romano at o sculo XXI. Avaliando a evoluo histrica do direito das obrigaes nota-se que o surgimento do direito obrigacional deu-se com as relaes comerciais entre as pessoas, pois foi a partir desse momento que se teve a necessidade de regulao de tais relaes. No direito romano a concepo de obrigao era bem diferente dos dias atuais. Para eles, a obrigao consistia em um vnculo pessoal de submisso, de sujeio do devedor perante o credor. O que h de mais prximo ao atual conceito de obrigao era o nexum, tipo de contrato por eles utilizado no qual o devedor ficava adstrito a cumprir prestao estabelecida, porm se no a cumprisse pagaria com o prprio corpo, isto , a garantia do credor era o corpo do devedor, sofrendo este castigos corporais, chegando at ser submetido a escravido. Por volta do sculo IV a. C. surgiu a Lexis Papiro, mudando as relaes obrigacionais romanas, fazendo com que o devedor no pagasse mais com o seu corpo as obrigaes, recaindo, pois, no patrimnio dele. Durante a Idade Mdia as obrigaes derivavam dos costumes germnicos. A responsabilidade pelo descumprimento de uma obrigao confundia-se com a vingana privada e com a responsabilidade penal. No Renascimento, a relao obrigacional passava a ser caracterizada por dar maior valor s palavras previstas nos contratos. Houve forte influncia da Igreja nos valores morais. A filosofia do iluminismo rejeitou os velhos dogmas e as tradies (especialmente religiosas) e colocou o homem e seu bem-estar no centro de suas preocupaes. Enfim, o centro de tudo passou a ser o indivduo, a propriedade e a aquisio de bens. Consideramos que o Cdigo Civil brasileiro de 1916 recebeu forte influncia da legislao francesa, inspirado no liberalismo, valorizando o indivduo, a liberdade e a propriedade. A base contratual que se pautou o diploma civil de 1916 observou caractersticas individualistas, observando apenas uma igualdade formal, fazendo lei entre as partes (pacta sunt servanda). Segundo tal diploma, ficava assegurada a imutabilidade contratual e os contraentes celebravam livremente um acordo que deveria ser absolutamente respeitado. Devido a relaes contratuais em desequilbrio, clusulas abusivas e m f, o novo cdigo de 2002 rompeu com essa concepo individualista, e passou a disciplinar um conjunto de interesses estruturados no princpio da socialidade, em que a fora obrigatria dos contratos mitigada para proteger o bem comum e a funo social do contrato. O Direito Obrigacional Moderno evoluiu para o campo social, assegurando o
princpio da ordem pblica. Cresce a interveno do Estado em detrimento da liberdade. Podese afirmar que hoje o que existe nas relaes obrigacionais uma subordinao do devedor prestao.

-> Os sujeitos, o objeto e o vnculo Os elementos constitutivos da obrigao jurdica so: elemento subjetivo, elemento objetivo e elemento abstrato. O elemento subjetivo constitudo pelos sujeitos ativo (credor) e sujeito passivo (devedor). Os sujeitos podem ser tanto pessoa natural quanto jurdica, de qualquer natureza, devem ser determinados ou, pelo menos, determinveis. Alm disso, qualquer pessoa seja ela menor ou maior, capaz ou incapaz podem ser sujeitos ativos ou passivos. O sujeito ativo o credor, o qual tem o direito de exigir a prestao do devedor, j o sujeito passivo aquele que dever cumprir a obrigao prestacional. Em caso de inadimplemento, o credor poder buscar no patrimnio do devedor recursos para satisfazer o seu direito de crdito. O elemento objeto diz respeito ao objeto da relao obrigacional que a prestao positiva ou negativa do devedor, que consiste em dar, fazer ou no fazer algo. Tal prestao para ser cumprida precisa ser lcita, isto , deve ser de acordo com a moral e os bons costumes; deve ser possvel fisicamente e juridicamente; deve ser determinada ou determinvel, isto , deve haver a individuao do objeto da prestao; deve ser ainda economicamente aprecivel. E, por ltimo, o elemento abstrato que trata do vnculo jurdico que o sujeita o devedor a cumprir uma prestao em favor do credor. Trs teorias buscam explicar o vnculo jurdico, quais sejam, a teoria monista, que defende a existncia de um s vnculo entre credor e devedor, o direito de exigir do credor estaria inserido no dever de prestar; a teoria dualista a qual defende a existncia de dois vnculos jurdicos, o do devedor de satisfazer a obrigao e do credor (debitum), diante do inadimplemento do devedor, de cobrar judicialmente o cumprimento da obrigao (obligatio); e a teoria ecltica que defende ser essencial os dois elementos debitum e obligatio, constituindo uma unidade.

S-ar putea să vă placă și