Sunteți pe pagina 1din 10

ERA DO IMPERIALISMO 1- Defina Imperialismo:

2- Os pases imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A poltica imperialista provocou muitos conflitos, quais foram esses conflitos?

3- Quais os pases que adotaram o Imperialismo?

4- Basicamente, os pases imperialistas buscavam trs coisas, quais seriam:

ESCREVA AS RESPOSTAS NA CRUZADINHA 1) Centralizou o poder na figura do Imperador no Japo. 2) Descobriu que a injeo de um jato de ar no minrio de ferro em fuso reduzia a taxa de carbono, transformando este em ao. 3) Combustvel da Segunda Revoluo Industrial. 4) Fonte de energia na Segunda Revoluo Industrial. 5) As mquinas na Primeira Revoluo Industrial eram movidas a: 6) A Primeira Revoluo Industrial ocorreu na: 7) Combustvel usado na Primeira Revoluo Industrial. 8) Este pas entrou tarde na disputa colonial, pois at a dcada de 1870, o pas no estava unificado. 9) A segunda fase do capitalismo : 10) Maior potncia industrial do continente americano e do mundo. 11) Uma nica empresa domina a oferta de determinado produtos ou servios. 12) Segunda maior potncia industrial do mundo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

I M P E R I A L I S M
O

SEGUNDA REVOLUO INDUSTRIAL 1- Quando foi iniciada a Segunda Revoluo Industrial?

2- Qual pas foi o centro dos avanos industriais?

3- Quais as medidas usadas para proteger a indstria e a agricultura alem?

4- Quais as principais invenes tecnolgicas deste perodo?

5- Qual os motivos para que houvesse grande investimento nas escolas nesse perodo?

6- A expanso capitalista estava ligada ao enorme desenvolvimento tcnico e cientfico entre os anos de 1860 a 1900. Esse desenvolvimento costuma ser chamado: a) Nova revoluo industrial b) Revoluo tcnico cientifico c) Segunda revoluo industrial. d) Nova revoluo tcnico cientifico e) Expanso revolucionria dos 40 anos 7- No representa um marco na Segunda revoluo industrial: a) Novas fontes de energia b) Inveno da locomotiva c) Inveno do telgrafo d) Produo de Ao e) Inveno da energia solar. 8- Esse termo significa a nova maneira de dominao de regies realizadas pelas ricas naes consideradas capitalistas, ou seja, uma maneira de dominao diferente da que ocorreu no sculo XVI, porem o fim era semelhante: explorar a nao dominada. Estamos falado do: a) Neocolonialismo. b) Imperialismo c) Novo imperialismo d) Cartel e) Novo protecionismo 9-A desculpa principal da ideologia do Neocolonialismo era a misso civilizadora das maiores potncias que tinha por obrigao: a) Expandir o imperialismo social b) Aumentar o territrio de comrcio mundial c) Explorar reas ainda no comercializadas d) Fazer emprstimo para as naes pobres e) Difundir o progresso pelo mundo.

10- Grupo de enormes empresas que estabelecem entre si um acordo com a meta de controlar os preos ou o mercado de certo setor: a) Imperialismo b) Truste c) Cartel. d) Holding e) Protecionista 11- A Segunda Revoluo Industrial foi simbolizada pelo: a) Ferro, carvo e energia a vapor. b) Ferro, carvo e eletricidade. c) Ao e novas fontes de energia (carvo e energia a vapor). d) Ao e novas fontes de energia (eletricidade e petrleo).. 12- Quais pases ou continentes fizeram parte da Segunda Revoluo Industrial? a) Inglaterra, Estados Unidos, Itlia e URSS b) Inglaterra, Estados Unidos, URSS e sia c) Estados Unidos, Japo e Europa. d) Itlia, Estados Unidos, Japo e sia 13- (UERJ) Na Revoluo Industrial, o pioneirismo ingls resultou de uma srie de fatores, entre os quais sua hegemonia martimo-comercial. A concretizao dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida: a) Decretou os Atos de Navegao.. b) Extinguiu o trfico de escravos negros. c) Assinou o Tratado de Methuen com Portugal. d) Abriu os portos chineses aos navios ingleses. e) Redefiniu o comrcio com o Oriente, graas Paz de Haia. 14- O capitalismo, com base na transformao tcnica, atinge seu processo especfico de produo, caracterizado pela produo em larga escala, onde h uma radical separao entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa est tratando: a) da separao entre capitalismo e socialismo. b) da Revoluo Industrial.. c) do advento do Mercantilismo. d) da Revoluo comunista na Rssia. e) do plano Marshall aps a Segunda Guerra Mundial. 15- Na segunda etapa da Revoluo Industrial, iniciada por volta de 1860, caracterizou-se um(a): a) fortalecimento das corporaes de mercadores. b) aumento da utilizao da mo-de-obra servil. c) supremacia do capitalismo financeiro.. d) intensificao das trocas comerciais atravs das feiras. e) predominncia do sistema familiar de produo. 16- A Revoluo Industrial Inglesa s foi possvel pelo processo histrico de acumulao primitiva criador tanto do CAPITAL quanto do TRABALHO. A liberao da mo-de-obra e formao do proletariado ocorreu com: a) os cercamentos dos campos e a expulso dos camponeses das terras comuns.. b) o intenso cultivo de algodo nos campos ingleses. c) o processo de reforma agrria na Inglaterra. d) o intenso proceso de imigrao de trabalhadores de outras naes europias para as indstrias inglesas. e) a produo agrcola organizada em tcnicas feudais.

17- Podem ser apontadas como caractersticas da Revoluo Industrial: a) A substituio da manufatura pela indstria, a inveno da mquina-ferramenta, a progressiva diviso do trabalho e a submisso do trabalhador disciplina fabril.. b) O aprimoramento do artesanato, a crescente diviso do trabalho, um forte xodo urbano e o aumento da produo. c) A substituio do artesanato pela manufatura e o conseqente aumento da produo acompanhado pelo recrudescimento da servido. d) A total substituio do homem pela mquina e o aumento do nvel de vida da classe trabalhadora. e) A modernizao da produo agrcola, o xodo rural e uma diminuio do nvel geral da produo. 18- Dentre as realizaes da Era Meiji (Era das Luzes), desencadeada pelo imperador MitsuHito objetivando modernizar o Japo para competir em condies de igualdade com os pases industrializados do Ocidente, destacamos: a) abolio da servido, proclamao da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino pblico, das comunicaes e da economia.. b) fortalecimento do poder do Xogunato e abertura dos portos aos produtos estrangeiros, objetivando assimilar a tecnologia ocidental. c) criao de Daimios independentes, coordenados por um Xogum imperial encarregado de estimular as atividades dos centros urbanos de produo industrial. d) poltica de incentivos financeiros burguesia nacional, formao de um bloco econmico supranacional regional (os Tigres Asiticos), ampliando as relaes entre Oriente e Ocidente. e) reforma econmica, criao do Iene, instituio da servido nas indstrias, e cesso da ilha de Hong Kong Inglaterra, em troca de emprstimos financeiros. 19- Em relao Segunda Revoluo Industrial (a partir de 1860) pode-se afirmar que a forma de produo em srie (fordismo e taylorismo) propiciou a) o surgimento de grandes indstrias e a gerao de grandes concentraes econmicas que culminaram nos "holdings", trustes e cartis.. b) a mecanizao do setor metalrgico, impulsionando a produo automotiva e a modernizao e expanso dos transportes. c) o desaparecimento dos pequenos proprietrios rurais e a integrao do trabalho do campo ao sistema capitalista desenvolvido. d) a implantao definitiva das relaes capitalistas ao desviar a acumulao de capitais da atividade comercial para o setor de produo. e) o aparecimento de associaes de operrios em organizaes trabalhistas com o fim de promover a destruio das mquinas. 20- A Revoluo Industrial trouxe como resultado social a) uma melhoria das condies de trabalho nas fbricas, com a reduo da jornada de trabalho. b) a garantia de emprego a todos os assalariados. c) a constituio de uma classe de assalariados que possua como fonte de subsistncia a venda de seu trabalho.. d) uma camada social assalariada, tendo como suporte s suas necessidades, uma forte legislao sindical. e) uma melhoria nas condies de habitao e criao de saneamento bsico nas cidades.

FRICA 01- Considerando o processo histrico africano, assinale V nas caractersticas verdadeiras ou F nas falsas. ( ) A frica adquiriu grande importncia para a Europa no sculo XIX, devido s matriasprimas e alimentos que podia fornecer. ( ) Muitos exploradores contriburam para a expanso do poder europeu na frica, ao efetivarem o que eles entendiam como misso civilizadora nas terras africanas. ( ) A expanso do cristianismo na frica contribuiu para humanizar o colonialismo europeu e proteger os povos nativos da ganncia dos empresrios. ( ) A partilha da frica em 1884-1885 representou um pacto das potencias europias para a preservao da integridade dos povos e das culturas nativas. A seqncia correta: a) F-V-F-V b) V-F-V-F c) F-F-V-V d) F-V-V-F e) V-V-F-F.

PROCLAMAO 1. A poltica do caf com leite foi uma poltica de revezamento do poder nacional executada na Repblica Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrrio de dois estados, um mais poderoso economicamente, principalmente devido produo de caf, e outro era o maior plo eleitoral do pas da poca e produtor de leite. Que estados controlavam a chamada repblica do caf com leite? (A) So Paulo e Rio de Janeiro (B) So Paulo e Minas Gerais (C) So Paulo e Bahia (D) Rio de Janeiro e Minas Gerais 2- A Constituio Brasileira de 1934, promulgada em 16 de julho pela Assembleia Nacional Constituinte, foi redigida "para organizar um regime democrtico, que assegure Nao, a unidade, a liberdade, a justia e o bem-estar social e econmico", segundo o prprio prembulo. Ela foi a que menos durou em toda a Histria Brasileira: durante apenas trs anos, mas vigorou oficialmente apenas um ano (suspensa pela Lei de Segurana Nacional). A nova Constituio de 1934 previa, dentre outras: (A) o voto secreto e universal. (B) o voto aberto com participao das mulheres. (C) a extino do salrio mnimo. (D) a jornada de 10 horas dirias de trabalho.

3- (Faap 96) A poltica financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro: a) Campos Sales b) Quintino Bocaiva c) Benjamim Constant d) Rui Barbosa e) Aristides Lobo 4- (Pucsp 2005) A Constituio brasileira de 1891 a) permitiu a plena democratizao do pas, com a superao do regime militar. b) criou um quarto poder, o Moderador, que atribua plenos poderes ao Imperador. c) separou o Estado, agora republicano, da Igreja Catlica.. d) manteve a permisso para a existncia de mo-de-obra escrava. e) eliminou os resqucios autoritrios do varguismo. 5- (Faap 97) Nome que se d aos resultados da poltica financeira do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, caracterizada pela facilitao do crdito, que levou a um crescimento da atividade econmica seguida de inflao, especulao na bolsa de valores, falncias e desemprego. a) Capitalizao b) Abolio c) Encilhamento. d) Lei de Responsabilidades e) Revoluo Federalista do Rio Grande do Sul 6- (Faap 97) Seu texto, bastante inspirado na Constituio dos Estados Unidos, adotava os princpios liberais tradicionais: maior equilbrio entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, maior autonomia para os Estados (as antigas provncias), separao entre o Estado e a Igreja. O direito de voto foi estendido a todos os homens maiores de 21 anos. No votavam os analfabetos, os soldados, nem as mulheres. Estamos falando da Constituio de a) 1822 b) 1824 c) 1891. d) 1934 e) 1937 7- (Faap 96) Artigo Primeiro: "A Nao Brasileira adota como forma de governo, sob o regime representativo, a Repblica Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por unio perptua e indissolvel das suas antigas provncias, em Estados."Texto constitucional extrado da Carta Magna de: a) 1824 b) 1891. c) 1934 d) 1937 e) 1946

8- (Enem 2009) - A figura de coronel era muito comum durante os anos iniciais da Repblica, principalmente nas regies do interior do Brasil. Normalmente, tratava-se de grandes fazendeiros que utilizavam seu poder para formar uma rede de clientes polticos e garantir resultados de eleies. Era usado o voto de cabresto, por meio do qual o coronel obrigava os eleitores de seu curral eleitoral a votarem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas, para que votassem de acordo com os interesses do coronel. Mas recorria-se tambm a outras estratgias, como compra de votos, eleitores-fantasma, troca de favores, fraudes na apurao dos escrutnios e violncia. Com relao ao processo democrtico do perodo registrado no texto, possvel afirmar que: (A) o coronel se servia de todo tipo de recursos para atingir seus objetivos polticos.. (B) o eleitor no podia eleger o presidente da Repblica. (C) o coronel aprimorou o processo democrtico ao instituir o voto secreto. (D) o eleitor era soberano em sua relao com o coronel. (E) os coronis tinham influncia maior nos centros urbanos. 9- Mesmo vencendo as eleies, Deodoro da Fonseca no contava com o apoio poltico para governar com tranquilidade. Ele sempre estava sofrendo oposio. a) Da classe mais pobre da sociedade b) Do clero religioso c) Dos coronis e fazendeiros ricos d) Dos jovens estudantes universitrios e) Da oligarquia cafeeira.. 10- Em 15 de novembro de 1889 formou-se o governo provisrio da repblica brasileira, chefiado pelo: a) D.Pedro II b) Marechal Deodoro da Fonseca. c) Feudos d) que representavam a elite e) Clero religioso
11- A crise financeira conhecida como encilhamento, tem como caractersticas:

a) a restrio da liberdade dos bancos e da moeda circulante e o combate inflao desenfreada; b) a facilidade de crdito, a liberdade aos bancos para emitir em grande quantidade e a inflao desenfreada;. c) a poltica de Rui Barbosa, Ministro da Fazenda, que tinha como meta fundamental, o combate inflao; d) a poltica de Joaquim Murtinho, Ministro da Fazenda, incentivando a transferncia de capitais da agricultura para a indstria; e) a elevao de 30 a 60% das taxas alfandegrias de alguns produtos, encarecendo-os e a aplicao de capitais no trfico de escravos.

12- A poltica financeira adotada no Governo Provisrio de Deodoro da Fonseca pelo Ministro Rui Barbosa desencadeou a crise conhecida como encilhamento que ocasionou: (Assinale V. para Verdadeiro e F: para Falso): ( ( ( ( ( ( ) Ampliao do meio circulante. ) Valorizao da moeda e diminuio do custo de vida.. ) Grande especulao financeira.. ) Emisso de papel-moeda em larga escala. ) Facilidade de crdito que culminou com intensa onda de falncia. ) Reduzida atividade na Bolsa de Valores..

13- Proclamada a Repblica inicia-se um novo perodo na Histria poltica do Brasil: A


Repblica Velha ou Primeira Repblica. A respeito dos primrdios da Repblica correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da Repblica foram respectivamente: ( ) Repblica Oligrquica e Hermes da Fonseca ( ) Repblica da Espada e Deodoro da Fonseca.

( ) Repblica da Espada e Floriano Peixoto


( ) Repblica Oligrquica e Prudente de Morais

14- Aps a convocao de eleies a nova Assembleia aprovou o novo texto constitucional no incio de 1891. Alm de estabelecer a diviso da Repblica em trs poderes, a nova carta ainda destacou-se pela adoo do voto. Estavam exclusos do novo sistema de votao:

( ) Homens maiores de 21 anos


( ) Soldados, padres, mulheres e analfabetos ( ) Somente mulheres. ( ) Somente analfabetos 15- A dominao dos grandes proprietrios rurais durante a Repblica Velha deu origem

expresso popular "voto de cabresto", mecanismo eleitoral que resulta de: a) influncia poltica das oligarquias regionais. b) adaptao do campesinato realidade do mundo urbano c) inconformismo do eleitor nas pequenas cidades do interior d) submisso dos trabalhadores rurais aos valores soberanos das cidades

16- Analise o seguinte texto: " um fenmeno descrito como sendo o predomnio poltico exercido pelos fazendeiros nas reas sob a sua influncia econmica e social. Suas razes se encontram na estrutura fundiria brasileira, a partir da Repblica Velha, baseada no latinfndio e na concentrao da propriedade rural em mos de poucas famlias. Pode-se notar sua permanncia em grande parte no interior brasileiro, onde as populaes ainda seguem a

orientao dos polticos locais, geralmente identificados com a propriedade da terra." Esse texto faz referncia a qual fenmeno poltico? a) Messianismo. b) Coronelismo.. c) Agrarismo. d) Regionalismo. e) Provincianismo. 17- O coronel devia constantemente se esforar para no diminuir sua capacidade de arranjar empregos e atender reivindicaes. (...) O pequeno chefe precisava obedecer aos grandes oligarcas como condio bsica da manuteno de sua fora local. Maria de Lourdes M. Janotti O texto refere-se a um perodo histrico brasileiro que teve como caractersticas: a) Populismo e manipulao das massas urbanas. b) Repblica das oligarquias, clientelismo e voto de cabresto.. c) Estado Novo: sindicalismo paternalista, aparato policial, controle poltico pela censura e propaganda. d) Repblica da Espada: transformao pela viso populista. e) Nova Repblica: a sacralizao do mercado. 18-Eleio d despesa: registro de nascimento, que a crianada vai nascendo e s se registra quando chega a hora de votar, meia dzia de retratos, lanche, passagem. Fora a distribuio de mquinas de costura, emprstimos de vaca com cria pra quem t carecendo de leite, ainda tem matuto querendo ver direito o nome dos candidatos. Pode no, oxente! (...) (RIBEIRO, Marcus Vencio et alii. Brasil Vivo. Petrpolis, Ed. Vozes, 1992.) O mecanismo poltico existente na "Repblica oligrquica" no Brasil e caricaturado no trecho acima : a) Lei de Terras b) voto de cabresto. c) poltica dos governadores d) Comisso de Verificao de Poderes 19- A poltica do caf, durante a Primeira Repblica, a) chegou ao auge do protecionismo com o Convnio de Taubat passando depois a reger-se pelas leis do mercado. b) procurou atender aos interesses dos cafeicultores atravs de constantes medidas de proteo ao produto.. c) pode ser equiparada de outras produes agrcolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa. d) atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais, atravs dos Planos de Defesa. e) foi dirigida pelo governo do Estado de So Paulo, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra. 20- No Brasil, na denominada Repblica Velha, as oligarquias se eternizavam no poder graas ao controle a) das filiaes partidrias atravs do voto secreto. b) das eleies indiretas para os cargos majoritrios.

c) da poltica dos governadores e da mquina do coronelismo.. d) do poder moderador que privilegiava o poder regional. e) do voto universal que permitia a participao popular. 21- Primeiro Presidente civil da Repblica: a) Prudente de Morais. b) Afonso Pena c) Venceslau Brs d) Epitcio Pessoa e) Rodrigues Alves 22- "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleio a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" so expresses que lembram em nosso pas o: a) liberalismo. b) totalitarismo. c) messianismo. d) coronelismo.. e) comunismo.

S-ar putea să vă placă și