Sunteți pe pagina 1din 10

INFORMTICA PARA CONCURSOS Polcia Civil/SP Papiloscopista (24/03) Fernando Nishimura de Arago Data: 25/03/2013

Cargo de PAILOSCOPISTA edital em http://www.vunesp.com.br/pcsp1206/Edital_Abertura_3_1_12.pdf 5. Noes de Informtica 5.1. MS-Windows 7: instalao e configurao, conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos. 5.2. MS-Office 2010. 5.2.1. MSWord 2010: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, controle de quebras, numerao de pginas e insero de objetos. 5.2.2. MS-Excel 2010: definio, barra de ferramentas, estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, insero de objetos e classificao de dados. 5.2.3. Correio Eletrnico: uso de correio eletrnico, preparo e envio de mensagens, anexao de arquivos. 5.2.4. Internet: Conceito, provedores, protocolos, navegao na Internet, links, sites, buscas, vrus. Semelhante aos outros editais (Agente, Escrivo e Investigador), esta prova exigiu conhecimentos de Informtica. Acompanhe a resoluo das questes e comentrios. As questes foram especficas. Um termo na questo sobre grfico do Excel usado nas verses anteriores, no na 2010. Uma pegadinha na questo sobre Outlook, que induz ao erro achando ser anexao de arquivos, mas anexar Item do Outlook. Conforme previsto em sala de aula, a prova seria mais difcil que a prova de Agente... E foi. Em sequncia de provas da VUNESP, uma fcil, outra difcil, uma fcil, outra difcil, etc.
Fernando Nishimura de Arago Administrador de Redes e Instrutor de Informtica. Atua na rea de informtica desde 1992. Formado em Tcnico de Processamento de Dados, graduado em Gesto de Tecnologia da Informao, ps-graduando em Segurana da Informao, profissional 5 estrelas Microsoft e Microsoft Community Contributor. Trabalha na rea de Redes de Computadores desde 2002. Na rea de concursos pblicos desde 2010 na UNICURSOS So Jos dos Campos-SP. Endereo de e-mail = mediugorie@hotmail.com

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 1

Questes de Concursos
69. Considere os itens a seguir: I. Clock do processador II. Memria RAM III. Espao livre no disco rgido Com relao aos itens apresentados, assinale a alternativa que contm os requisitos mnimos necessrios do computador para se instalar e executar o MS-Windows 7, verso 64 bits. a) I. 2GHz; II. 1GB; III. 24GB. b) I. 2GHz; II. 2GB; III. 36GB. c) I. 1GHz; II. 1GB; III. 16GB. d) I. 1GHz; II. 2GB; III. 20GB. e) I. 3GHz; II. 1GB; III. 16GB. 70. No MS-Windows 7, quando se pressiona a tecla PrtScr ou similar, exemplos: PrtScrn, PrtSc, PrtScn, PrintScreen, Prt/Sysreq, entre outros, uma imagem da tela copiada para a _____________.Isso se chama captura de tela. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto. a) rea de transferncia b) Biblioteca Imagens c) Biblioteca Documentos d) rea de trabalho e) Biblioteca Downloads 71. Na figura a seguir, exibida uma janela do MS-Windows 7, na sua configurao original:

Com base nos objetos exibidos na janela e considerando que um dos objetos est selecionado, pode-se afirmar que a) ao pressionar CTRL+X e, em seguida, CTRL+V, ser criado o objeto Concursos Cpia. b) Agente e Escrivo so arquivos do WordPad. c) ao pressionar CTRL+X e, em seguida, CTRL+V, o objeto ser mantido com o mesmo nome, mesmo aps a exibio de uma janela de aviso. d) Provas uma pasta que possui arquivos. e) Aulas um arquivo que contm grficos e documentos. 72. Observe, na figura a seguir, os parmetros de impresso de um documento do MS-Word 2010, na sua configurao padro.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 2

Assinale a alternativa que contm o que ser impresso. a) Pginas 2, 3, 4 e 5. b) Pginas 2 e 5. c) Seo 2 e seo 5. d) Seo 2 ou seo 5. e) Seo 2 at seo 5.

73. Assinale a alternativa que contm o tipo de quebra indicado pelo cone Layout da Pgina do MS-Word 2010. a) Pgina. b) Coluna. c) Quebra Automtica de Texto. d) Prxima Pgina. e) Contnuo. 74. Observe o grfico construdo no MS-Excel 2010.

, encontrado no menu

Com relao ao grfico, assinale a alternativa correta. a) Trata-se de um grfico de superfcie. b) O valor do imvel est no eixo de categoria. c) Os rtulos esto visveis. d) Os tipos de imvel esto no eixo de categoria. e) Nesse tipo de grfico, a entrada de legenda considera o cabealho do eixo de categoria. 75. Observe o documento do MS-Word 2010, apresentado parcialmente na figura a seguir.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 3

A figura foi disposta no texto da seguinte forma:

a)

b)

c)

d)

e)

76. Observe a tela do MS-Excel 2010, apresentada na figura a seguir.

Assinale a alternativa que contm a quantidade de planilhas existentes na pasta de trabalho e o modo de exibio da planilha Oramento, respectivamente. a) 5 e Layout da Pgina. b) 1 e Normal. c) 4 e Normal. d) 4 e Layout da Pgina. e) 5 e Visualizao de Quebra de Pgina. 77. Considere a planilha do MS-Excel 2010, apresentada na figura a seguir.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 4

Na coluna Emergncia, aparecer o texto Pronto Socorro quando os indicadores Sstole e Diastlico forem superiores a 120 e 80, respectivamente. Assinale a alternativa com a frmula aplicada na clula G16 e que atende aos requisitos descritos. a) =SE(OU(D16>120;E16>80);"No";"Pronto Socorro") b) =SE(E(D16>120;E16>80);"Pronto Socorro";"No") c) =SE(OU(D16<=120;E16>=80);"Pronto Socorro";"No") d) =SE(E(D16>=120;E16>80);"No";"Pronto Socorro") e) =SE(OU(D16<120;E16>80);"No";"Pronto Socorro") 78. Observe o correio eletrnico do MS-Outlook, parcialmente ilustrado na figura a seguir.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 5

Ao clicar no cone , encontrado no grupo Incluir da barra de ferramentas, o usurio pretende a) salvar a mensagem na pasta Rascunhos. b) anexar documento que se encontra na biblioteca Documentos do computador. c) verificar a ortografia e gramtica do texto. d) anexar outro e-mail que se encontra na Caixa de Entrada. e) adicionar destinatrios copiados existentes na lista de contatos do usurio. 79. Observe o URL a seguir. http://www.vunesp.com.br/PCSP1206/status.html Assinale a alternativa que identifica corretamente um componente do URL, conforme as normas descritas na RFC 1738. a) Servidor: status.html b) Caminho: /PCSP1206/status.html c) Recurso: www.vunesp.com.br d) Caminho: http:// e) Protocolo: //WWW 80. Observe a figura, que mostra parte do Internet Explorer 9.

O bloqueador de pop-ups encontra-se em a) Exibir. b) Arquivo. c) Pgina.

d) Segurana.

e) Ferramentas.

Gabarito comentado
69. Letra D. Segundo os requisitos mnimos para instalao do Windows 7, temos: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits) 16 GB de espao em disco disponvel (32 bits) ou 20 GB (64 bits) 70. Letra A. Quando acionamos a tecla PrintScreen, a tela capturada, e armazenada temporariamente na rea de Transferncia do Windows. 71. Letra B. A letra A est errada, porque Recortar (Ctrl+X) e a seguir Colar (Ctrl+V) no mesmo local, gera erro, no sendo permitida esta operao.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 6

A letra C est errada, pelo mesmo motivo da letra A, porque a caixa de dilogo no oferece opo para continuar aps o erro. A letra D est errada porque Provas uma pasta vazia, sem contedo. E a letra E tambm est errada, porque Aulas uma pasta, no um arquivo. O WordPad, acessrio do Windows 7, edita arquivos DOCX (igual ao Word 2010, at no cone) e arquivos RTF. 72. Letra C. A imagem j tem a dica... seo, diviso de formatao no documento. Sero impressas as pginas da seo 2 e seo 5. 73. Letra B. Conforme comentado em sala de aula (e ilustrado na pgina 8 de Word 2010), as quebras de seo precisam ser decoradas. O cone representa a quebra de Coluna.

74. Letra D. O grfico um grfico de rea 3D (linhas com preenchimento) (letra A errada). O valor do imvel est no eixo vertical, conhecido como eixo de valores (letra B errada). Os rtulos no esto visveis (letra C errada). E a entrada de legenda no considera o cabealho do eixo de categorias, apenas Srie de valores. Esta questo poderia ser questionada em recurso, porque Eixo de Categoria uma terminologia usada no Microsoft Excel verso pr-2007, sendo no Excel 2010 o nome Eixo Horizontal. Imagem Office pr-2007

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 7

Imagem do Office 2010

75. Letra C. A letra A Superior e Inferior, a letra B Atravs. A letra D Quadrado. E a letra E o padro Alinhado com o Texto.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 8

76. Letra E. Olhando para a rea inferior da imagem, observamos que ela tem 5 planilhas (Pena, Oramento, Demonstrativo, Carto de Ponto, Grfico) e est selecionado o 3 cone no modo de visualizao.

77. Letra B. Questo semelhante a aplicada no concurso CETESB 2013 h algumas semanas atrs. Excel (funo dentro de funo), com raciocnio lgico e matemtica bsica. =SE(E(D16>120;E16>80);"Pronto Socorro";"No") identificando as partes da funo SE Teste =SE(E(D16>120;E16>80);"Pronto Socorro";"No") =SE(E(D16>120;E16>80);"Pronto Socorro";"No") Verdadeiro =SE(E(D16>120;E16>80);"Pronto Socorro";"No") Falso E(D16>120;E16>80) Realizando o teste. D16 maior que 120 E ao mesmo tempo E16 maior que 80 ? Se os dois testes forem verdadeiros, ou seja D16 for maior que 120 E tambm E16 for maior que 80, mostre Pronto Socorro, se no for (D16 no maior que 120 ou E16 no maior que 80), exiba No.

78. Letra D. Questo semelhante a aplicada na prefeitura de Suzano em 2012.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 9

79. Letra B. A menos errada. RFC Request for Comments: 1738 CERN, e esta foi definida em 1994. A letra A aponta para o recurso especfico que acessado. A letra C mostra o host/mquina que est sendo acessada. A letra D mostra o protocolo. A letra E o servio WWW (World Wide Web). Esta questo, apesar de estar relacionada ao edital, no seria Noes de Informtica, dada a especificidade dos documentos RFC disponveis na Internet. 80. Letra E. A opo de Bloquear popups est no menu Ferramentas desde a verso 7 do Internet Explorer.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 10

S-ar putea să vă placă și