Sunteți pe pagina 1din 16

A consolidao do Estado Punitivo no Brasil

Debora Regina Pastana Professora adjunta do Instituto de Cincias Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlndia (UFU). Email: deborarepastana@bol.com.br

Introduo Atualmente as atenes desta pesquisadora concentram-se nas mudanas da poltica criminal nacional ocorridas nas ltimas duas dcadas e que se ajustam poltica econmica global. cada vez mais evidente a preocupao estatal com o controle penal. O intuito dessa comunicao, portanto, analisar criticamente a ampliao do controle ao crime no Brasil contemporneo. Tal ampliao cada vez mais emblemtica nas sociedades democrticas contemporneas, refletindo um novo paradigma de controle social traduzido no apenas em um exerccio autoritrio, mas, acima de tudo, numa atuao antidemocrtica hegemonicamente reconhecida como necessria. Nesse sentido, essa proposta de trabalho apresenta anlises relacionadas ao fortalecimento do Estado punitivo no Brasil, voltado para a eleio do sistema penal como forma principal de controle social. Inserido nas recentes reflexes sociolgicas de Loc Wacquant (2001a, 2001b), David Garland (1999 e 2001), Nils Christie (1998, 2002) e Zygmunt Bauman (1999 e 2003), entre outros, esse tema ainda desprezado pela comunidade acadmica nacional. De fato, a expanso do controle penal, neste perodo democrtico, carece de anlises crticas associadas ao projeto liberal implementado atualmente em praticamente todo o ocidente capitalista.

Apesar da relativa abundncia de pesquisas retratando criminalidade e seus temas correlatos, no se destaca no Brasil, como objeto especfico de reflexo, o real significado das atuais posturas polticas sobre a punio. A maioria dos trabalhos relativos segurana pblica produzidos atualmente preocupa-se em discutir a eficcia, ou na maioria das vezes, a ineficcia, das instituies de controle. Contudo, nesse momento obsessivo por segurana fundamental questionarmos o que h de simblico nas polticas penais atuais, para associ-las ao novo projeto liberal em curso no pas desde o final do sculo XX. Recentemente parte considervel da humanidade se v inserida na tendncia homognea de obsesso securitria. De acordo com Loc Wacquant (2001a, p 136), propaga-se na Europa:
(...) um novo senso comum penal neoliberal sobre o qual vimos precedentemente como atravessou o Atlntico pelo vis de uma rede de geradores de idias neoconservadoras e de seus aliados nos campos burocrtico, jornalstico e acadmico , articulado em torno da maior represso dos delitos menores e das simples infraes (com o slogan, to sonoro como oco, da tolerncia zero), o agravamento das penas, a eroso da especificidade do tratamento da delinqncia juvenil, a vigilncia em cima das populaes e dos territrios considerados de risco, a desregulamentao da administrao penitenciria e a redefinio da diviso do trabalho entre pblico e privado, em perfeita harmonia com o senso comum neoliberal em matria econmica e social, que ele completa e conforta desdenhando qualquer considerao de ordem poltica e cvica para estender a linha de raciocnio economicista, o imperativo da responsabilidade individual cujo avesso a irresponsabilidade coletiva e o dogma da eficincia do mercado ao domnio do crime e do castigo (sic)

O controle do crime nas democracias liberais do Ocidente realmente pretende-se absoluto. Para tanto, os Estados, com punho de ferro, organizam, de maneira autoritria e simblica, suas polticas penais, implementadas para reforar a funo essencial do Estado burgus: a garantia do sono tranqilo do proprietrio de Adam Smith e a reduo do risco da morte violenta que atemorizava Thomas Hobbes (Paixo e Beato, 1997, p 02). Ainda de acordo com o autor (Wacquant, 2001a, p. 7), a penalidade neoliberal apresenta o seguinte paradoxo: pretende remediar com um mais Estado policial e penitencirio o menos Estado econmico e social que a prpria causa da escalada generalizada da insegurana objetiva e subjetiva em todos os pases.

Essa penalidade reafirma a onipotncia do Leviat no que se refere manuteno da ordem pblica, simbolizada pela guerra contra o crime, reforando a legitimidade de posturas autoritrias comprometidas com o sucesso do atual empreendimento liberal.
Tornar a luta contra a delinqncia urbana um perptuo espetculo moral como querem policiais e polticos vidos por explorar o problema permite reafirmar simbolicamente a autoridade do Estado, justamente no momento em que se manifesta sua impotncia na frente de batalha econmica e social (Wacquant, 2004).

Essa nova configurao penal evidencia o investimento cada vez maior dos Estados em aes repressivas e severas, e explicita ntidos contornos de um Estado punitivo que se ajustam ao atual panorama econmico e social externado pelo recente modelo capitalista de desenvolvimento. justamente essa associao que ir determinar um novo enfoque nas reflexes sobre o controle social em nvel global e nacional. , portanto, essencial poder identificar posturas ordinariamente punitivas que caracterizam o Estado policial e a conseqente criminalizao da misria. Mas o que torna uma poltica criminal unicamente punitiva? Na busca por esclarecimento, e utilizando a perspectiva de Garland (1999), o que que poderia justificar a descrio de uma trajetria de um Estado como punitivo?
A resposta mais complexa do que parece. A punitividade, de fato, em parte um juzo comparativo acerca da severidade das penas com relao s medidas penais precedentes, em parte depende dos objetivos e das justificativas das medidas penais, assim como tambm da maneira pela qual a medida apresentada ao pblico. As novas medidas que aumentam o nvel das penas, reduzem os tratamentos penitencirios, ou impem condies mais restritivas aos delinqentes colocados em liberdade condicional ou vigiada (...) podem ser consideradas punitivas, pois aumentam com relao a um ponto de referncia anterior. (Garland, 1999, p. 60)

Assim, a maior parte das medidas penais recentes, engajadas em um modo de ao que expressa a necessidade constante de punio severa, traduzindo o sentimento pblico de intranqilidade e insegurana e insistindo nos objetivos punitivos ou denunciadores; atestam, ao mesmo tempo, seu carter inequivocamente punitivo. Esse modelo poltico ainda mais sedutor e mais funesto quando aplicado em pases com fortes desigualdades sociais e desprovidos de tradio democrtica como o caso brasileiro.

De fato, tambm no Brasil ocorre paulatinamente o abandono do ideal de bem-estar social cuja poltica penal de carter preventivo e a adoo, cada vez maior, de um modelo meramente punitivo e repressor. Uma vez diminudo o setor assistencial do Estado, sua instituies iro se dedicar promoo do seu setor repressivo. Por certo, mesmo no Brasil podemos visualizar o que Garland (1999) chamou de obsesso securitria que direciona as polticas criminais para um maior rigor em relao s penas e maior intolerncia com o criminoso. O controle absoluto desse modelo de Estado, de forma ambgua, passa a ser simultaneamente bombeiro e incendirio. No mesmo movimento ele incentiva a desconfiana, desqualifica qualquer soluo que no seja a jurdica e apresenta seu nico remdio: mais segregao e restrio de liberdade. Tal modelo tambm tem como conseqncia imediata aumentar o nmero de detentos em propores inquietantes, fenmeno percebido em vrias democracias contemporneas. Segundo pesquisa do International Centre for Prisions Studies, do Kings College London (Walmsley, 2009), existia no mundo, em dezembro de 2008, cerca de 9,8 milhes de pessoas presas. De fato, as populaes prisionais crescem em muitas partes do globo. De acordo com a Lista Mundial da Populao Prisional (Walmsley, 2009), a populao carcerria aumentou em 71% dos pases pesquisados (em 64% dos pases da frica, 83% dos pases das Amricas, 76% dos pases da sia, 68% dos pases da Europa e 60% dos pases da Oceania).

Populao Carcerria Mundial (alguns pases) - 2008 Pas EUA Rssia China Brasil ndia Mxico Japo Inglaterra Espanha Total de Presos 2.293.157 891.738 1.565,771 440.013 373.271 222.671 81.255 83.392 73.687 Por 100 mil hab. 756 629 119 237 33 207 63 153 160

Alemanha 73.203 89 Colmbia 69.689 149 Argentina 60.621 154 Chile 51.244 305 Frana 59.655 96 Itlia 55.057 92 Canad 38.348 116 Portugal 11.017 104 Fonte: International Centre for Prisions Studies, do Kings College London

No Brasil, por exemplo, a poltica de encarceramento tem aumentado vertiginosamente1 nos ltimos anos, tendo ultrapassado, no ano de 2010, a marca dos 496.000 presos2. Segundo Lengruber (2007) o Brasil j havia atingido, no ano de 2006, o quarto lugar no ranking dos pases com a maior populao prisional, s perdendo para os Estados Unidos, China e Rssia. O sistema penitencirio brasileiro, por sua vez, ocupa, de acordo com dados do Departamento Penitencirio Nacional, (DEPEN)3, 1857 estabelecimentos com um total de 298.275 vagas (homens: 279.499 e mulheres: 18.776), e, portanto, dficit de quase 198.000 vagas. Tal aumento, lgico, no exclusividade nacional, dada caracterstica liberal de sua adoo. Wacquant (2001b), ao analisar o inchao das penitencirias norteamericanas, comentou que se fosse uma cidade, o sistema penitencirio americano seria a quarta metrpole do pas. Esse encarceramento em massa reflete, de fato, uma estrutura de dominao contempornea que mascara uma excluso capitalista ainda mais perversa, o isolamento e a neutralizao dos miserveis em praticamente todo o globo. Essa penalizao liberal, denominada por Wacquant (2001b, p.10) de ditadura sobre os pobres procura reprimir com severidade as desordens suscitadas
1 Segundo dados do Departamento Penitencirio Nacional, a populao carcerria, que em 1988 era de 88.041 presos, o que representava taxa de encarceramento de 65.2 por cem mil habitantes, atingiu, em dezembro de 2010, espantosos 496.251 presos, elevando a taxa de encarceramento para 259,17 por cem mil habitantes. O aumento foi da ordem de 563%%, o que representa 408.210 presos a mais no sistema. In. Relatrio Estatstico de 2010, disponvel em: http://portal.mj.gov.br/depen/data/Pages/MJD574E9CEITEMIDC37B2AE94C6840068B1624D28407509 CPTBRIE.htm. Acesso em 05 de maio de 2011. 2 Se todos os mandados de priso expedidos pela Justia fossem cumpridos, estima-se que o nmero de detentos aumentaria em 550 mil (Barbiere, 2008). 3 Dados retirados do Relatrio Estatstico de 2010 do Departamento Penitencirio Nacional disponvel em:http://portal.mj.gov.br/depen/data/Pages/MJD574E9CEITEMIDC37B2AE94C6840068B1624D28407 509CPTBRIE.htm. Acesso em 05 de maio de 2011.

pela desregulamentao da economia, pela dessocializao do trabalho assalariado e pela pauperizao relativa e absoluta de amplos contingentes do proletariado urbano, aumentando os meios, a amplitude e a intensidade da interveno do aparelho policial e judicirio. A esse respeito, Bauman (1998, p. 57) adverte que nesse novo contexto, marcado pela intensificao das relaes de consumo, as classes perigosas so assim redefinidas como classes de criminosos. Como bem assevera Christie (2002, p. 93), so as decises polticoculturais que determinam a estatstica carcerria e no o nvel ou evoluo da criminalidade. O maior encarceramento no tem, portanto, relao direta com o aumento das prticas criminosas, mas sim com o aumento dos miserveis, totalmente excludos do universo do trabalho. Essa massa excluda do trabalho e, conseqentemente, do consumo, fica submetida a um gigantesco sistema penal responsvel no mais por disciplinar os desviantes, mas sim por conter o refugo social produzido pelo recente contexto liberal. Ironicamente Wacquant considera tal fenmeno como uma espcie de nico programa pblico habitacional do capitalismo tardio (Batista, 2003a). Enfim, no Brasil observa-se tambm que o Estado Providncia sucumbe frente ao Estado Punitivo, onde a assistncia social d lugar atuao policial e carcerria. Esse novo paradigma altera a imagem das classes populares carentes de polticas sociais e os configura como inaptos, quando no simples parasitas do Estado. (Sallas; Gauto; Alvarez, 2006, p. 334). Segundo Wacquant (2001b) essa transio entre o que ele denomina de Estado Providncia para o Estado-Penitncia destina-se aos miserveis, aos inteis e aos insubordinados ordem econmica e tnica que se segue ao abandono do compromisso fordista-keynesiano e crise do gueto. Wacquant (2004) tambm observa que na Europa o encarceramento em massa funciona como um aspirador social que limpa a escria resultante das transformaes econmicas em andamento e elimina do espao pblico o refugo da sociedade de mercado:

(...) pequenos delinqentes ocasionais, desempregados, indigentes, moradores de rua, estrangeiros clandestinos, toxicmanos, deficientes fsicos e mentais deixados deriva pelo enfraquecimento da rede de proteo sanitria e social, bem como jovens de origem modesta, condenados, para (sobre) viver, a se virarem como puderem por meios lcitos ou ilcitos, em razo da propagao de empregos precrios.

Tambm Bauman (1999) atenta para o fato de que a punio para as aes mais provveis de serem cometidas por pessoas excludas da ordem atual, pelos pobres diabos tiranizados, tem a melhor chance de aparecer no Cdigo criminal.
Roubar os recursos de naes inteiras chamado de promoo do livre comrcio; roubar famlias e comunidades inteiras de seu meio de subsistncia chamado enxugamento ou simplesmente racionalizao. Nenhum desses feitos jamais foi includo entre os atos criminosos passveis de punio. (...) S em casos raros e extremos os crimes empresariais so levados aos tribunais e aos olhos do pblico. Fraudadores do fisco e autores de desfalques tm uma oportunidade infinitamente maior de acordo fora dos tribunais do que os batedores de carteira ou assaltantes (Bauman, 1999, p 131-132).

provvel que um s golpe sofisticado, arquitetado por criminosos de colarinho branco, renda prejuzo maior para a sociedade e para o Estado do que a soma de todos os roubos e furtos cometidos pelos miserveis que se embrutecem nos crceres (Athayde, [et.al.], 2005, p 188). Entretanto, os focos usuais da nossa Justia penal ainda so os flagrantes do estigma social, aqueles que pem em risco a ordem classista e o distanciamento seguro da elite. Por certo, a punio e mesmo a perseguio policial se manifestam mais fortemente contra certos tipos de crimes cometidos, em sua maioria, por atores sociais marginalizados. Tal fato denota claramente que a pobreza no est associada diretamente criminalidade, mas sim reproduz a vitimizao4 e a criminalizao dos pobres, o desrespeito aos seus direitos e a sua falta de acesso justia (Caldeira, 2000, p. 134).

4 Uma das expresses mais dramticas dessa realidade representada pelos altos ndices de homicdios que vitimizam predominantemente as populaes mais carentes. De acordo com a Organizao Mundial da Sade, em seu ltimo relatrio sobre violncia, a Amrica Latina possui o pior registro de ndices de homicdio no planeta. O Brasil, um dos pases mais violentos da regio, acumulou mais de 800.000 mortes por homicdio doloso nas ltimas duas dcadas. Mais pessoas se tornam vtimas de homicdio a cada ano no Brasil do que na Guerra do Iraque. importante dizer que uma ampla maioria dos mortos economicamente desfavorecida, pouco instruda, jovem, masculina, negra e residente na periferia social brasileira (Vieira, 2007, p. 43).

Encarcerando cada vez mais e por mais tempo as classes populares, via de regra por pequenos delitos contra o patrimnio ou por condutas ligadas ao pequeno comrcio de entorpecentes, desvia-se, de forma estratgica, a ateno dos inmeros crimes contra a ordem econmica e financeira praticados pela elite poltica. Segundo Wacquant (2001b, p. 37):
A gesto policial e carcerria da insegurana social tem certamente como efeito o controle dos membros da gentalha infamante, mas tem tambm o efeito de confirmar seu status e recompor suas fileiras. [...] a campanha de mortificao penal da misria nos espaos pblicos contribui para agravar o sentimento de insegurana e de impunidade ao embaralhar a distino entre o verdadeiro crime e os comportamentos que so apenas incmodos e chocantes. Ela feita realmente para desviar a ateno pblica da criminalidade organizada, cujos estragos humanos e custos econmicos so bem mais importantes e mais insidiosos que os da delinqncia de rua

Reforando essa tese, Bauman (1999, p 128-129) assevera que atualmente, os governos detm pouco mais que o papel de distritos policiais superdimensionados, varrendo os mendigos, perturbadores e ladres das ruas, e garantindo, com a firmeza dos muros das prises, a confiana dos investidores.
Fazer o melhor policial possvel a melhor coisa (talvez a nica) que o Estado possa fazer para atrair o capital nmade a investir no bem-estar dos seus sditos; e assim o caminho mais curto para a prosperidade econmica da nao e, supe-se, para a sensao de bem-estar dos eleitores, a da pblica exibio de competncia policial e destreza do Estado (Bauman, 1999, p. 129).

Em suma, os processos de criminalizao e encarceramento so determinados a partir de mecanismos econmicos e polticos, cumprindo eficazmente os interesses especficos de classe: a eliminao de indivduos socialmente dispensveis, perigosos, imprprios ao trabalho e disciplina, figurando tais processos como os principais vetores para a realizao do escoamento de mo-de-obra excedente e desqualificada, e para a consolidao do padro moral de perseguio pobreza. (Rusche; Kirchheimer, 1999). justamente dessa forma, vale dizer, voltado preferencialmente para as classes populares, que o aparato penal se articula no Brasil. Entre ns ficam cada vez mais evidentes as posturas autoritrias que, atreladas ao liberalismo contemporneo, vm sendo incorporadas pelo Estado brasileiro.

Segundo estudos realizados pelo Ilanud (Jacobs, 2004), o perfil para o presidirio brasileiro de algum majoritariamente pobre, do sexo masculino, de at 35 anos, com baixa escolaridade e baixa capacidade de insero no mercado de trabalho. Isso demonstra claramente que tambm no Brasil se opera a criminalizao da misria apontada por Wacquant, na Europa. Ideologia mais do que consolidada, essa postura liberal frente ao delito, alm de radicalizar o controle penal, intensificando a atuao dos rgos de controle, tambm restringe a liberdade e o exerccio cvico das classes populares. Tal configurao poltica, denominada aqui de Estado Punitivo, centralizada na atuao punitiva, e evidencia-se na recorrncia cada vez maior ao Direito Penal como soluo em prima ratio de praticamente todos os conflitos sociais. Sua funo, eminentemente simblica, atuar como mecanismo tranqilizador da opinio pblica que, hegemonicamente, busca proteo ao invs de cidadania. Essa onipresena penal demanda reformas institucionais apresentadas como tentativas de dar conta do suposto aumento da criminalidade violenta e do sentimento de insegurana que se verifica no mago da sociedade civil. A presso da opinio pblica, amplificada pelos meios de comunicao de massa, aponta para o aumento do controle penal, tendo como paradigma preferencial o fortalecimento e a severidade no trato com o crime e o encarceramento em massa das classes populares. Como destaca Nilo Batista (2003a):
(...) o empreendimento neoliberal, capaz de destruir parques industriais nacionais inteiros, com conseqentes taxas alarmantes de desemprego; capaz de flexibilizar direitos trabalhistas, com a inevitvel criao de subempregos; capaz de, tomando a insegurana econmica como princpio doutrinrio, restringir aposentadoria e auxlios previdencirios (...); esse empreendimento neoliberal precisa de um poder punitivo onipresente e capilarizado, para o controle penal dos contingentes humanos que ele mesmo marginaliza. (sic)

Certamente, a essa altura no cabe mais a ingenuidade de supor que a legitimidade dessa postura penal no passa pela conjuntura econmica e poltica que vivenciamos. Ao contrrio, em tempos de Estado Mnimo, parece que a nica poltica

pblica que verdadeiramente se manteve a poltica criminal (Batista, 2003a). Ainda segundo o autor:
A criminalizao, assim entendida, mais do que um ato de governo do prncipe no Estado mnimo: muitas vezes o nico ato de governo do qual dispe ele para administrar, da maneira mais drstica, os prprios conflitos que criou. Prover mediante criminalizao quase a nica medida de que o governante neoliberal dispe. (Batista, 2003b, p.04) (sic)

Em tempos liberais como o atual, o que caracteriza a atuao penal a noo de emergncia, entendida como um momento excepcional a exigir uma resposta pronta e imediata, que deve durar enquanto o estado emergencial perdure. (Beck, 2004, p. 95). Essa noo de emergncia, alimentada pelo medo social constante e estrategicamente introjetado, transforma os conflitos em ameaas e torna fcil desviar o cerne dos problemas, que no de natureza conjuntural, mas social. Sob essa lgica, o Estado punitivo busca sua legitimidade exatamente lanando mo dos mecanismos de punio capazes de gerenciar a pobreza e disseminar o medo. Outro aspecto importante que a principal conseqncia do atual modelo capitalista de punio a de aumentar ainda mais a faixa de excluso social, com uma grande agravante: o excludo no contado, no existe mais, um descartvel que no serva para nada, apenas molesta (Franco, 2000, p. 116). manifesta, desde o sculo XIX, a convenincia da viso durkeimiana de controle para os interesses liberais. Sob essa tica, o delito seria um enfrentamento direto entre indivduo e coletividade e a punio, teria, portanto, a funo de educar e reeducar para assegurar a coeso social. Atualmente, entretanto, tal serventia j no se sustenta. Mesmo o modelo disciplinar de Foucault (1987), que atribuiu punio um carter estratgico de dominao, assente no domnio da alma e na produo da docilidade e da domesticao foi, de certa forma, suplantado. Essa mais uma faceta perversa da poltica criminal em curso, ou seja, o abandono do discurso jurdico ressocializador5 da pena permitindo, cada vez mais, a considerao da punio como simples instrumento de encerramento de uma
5 Figura criada no contexto iluminista para ilustrar a regenerao do infrator disciplinado pelo sistema jurdico burgus.

populao considerada tanto desviante e perigosa como suprflua, no plano econmico (Wacquant, 2001a, p 98).
Durante uma boa parte do sculo XX, a expresso abertamente confessada do sentimento de vingana foi virtualmente tabu, pelo menos da parte dos representantes do Estado, mas, nesses ltimos anos, tentativas explcitas de expressar a clera e o ressentimento do pblico tornaram-se um tema recorrente da retrica que acompanha a legislao penal e a tomada de decises. Os sentimentos da vtima, ou da famlia da vtima, ou um pblico temeroso, ultrajado, so agora constantemente invocados em apoio a novas leis e polticas penais. O castigo no sentido de uma sano significativa que apela para o sentimento do pblico uma vez mais um objetivo penal respeitvel, abertamente reivindicado (Garland, 1999, p. 62).

Sobre esse aspecto, Garland (2001) tambm destaca que ao contrrio da poltica criminal dos anos 50 ou 70, cuja concepo bsica era a reforma e a interveno social para prevenir e combater o crime, a atual forma de conceber as polticas de combate criminalidade abandona a perspectiva humanista de reinsero do criminoso para focalizar a simples imposio de mecanismos de controle.
O crime e seu controle ingressam na agenda poltica e fortalecem o que se denomina de populismo, com as solues fceis, mas estimulando os receios e as inquietaes da populao. Como concluso, o crime passou a ser visto no mais dentro de uma agenda de solidariedade e direitos, mas como quebra da ordem (Salla; Gauto; Alvarez, 2006, p.348).

De fato, como assevera Guindani (2005, p. 8) o conceito de reabilitao foi totalmente desmistificado, nos anos 80, e as teorias que assumiam a punio como forma de tratamento e ressocializao foram desmascaradas (...) diante de argumentos ambguos sobre a execuo penal. O que deveria ser um dos pilares para a construo de um Estado Democrtico de Direito, passou a ser ilegtimo e irracional. Por certo, no h como sustentar a idia de ressocializao da punio em um ambiente onde as instituies de ordem (polcia, tribunais e prises) adquirem legitimidade somente quando atuam de forma violenta e destrutiva. Uma sociedade determinada pelo individualismo e pela excluso social sequer v sentido em associar punio com recuperao. Cada vez mais impregnada pelos valores liberais, presentes no mundo atual, que naturalizam a excluso semelhana do darwinismo social, essa sociedade condena sumariamente o infrator, desejando imediatamente seu descarte.

Aderindo fielmente a esse paradigma punitivo, o Estado brasileiro tambm descobriu que criminalizar expediente fcil para garantir o sucesso das polticas liberais adotadas. Diante do medo hegemnico crescente, muitas vezes ampliado pelos meios de comunicao de massa, o sistema de justia cumpre sua funo orgnica de proteger as relaes de produo vigentes. Os valores expressos nessa lgica liberal delimitam o mbito de atuao da nossa Justia penal atravs de demandas sobre o sistema que devem absurdamente articular dois planos antagnicos: de um lado, a atividade se d num contexto democrtico; de outro, sua eficincia julgada pelo grau de arbitrariedade e severidade com que responde ao delito. Nosso prprio ordenamento penal6 est impregnado de valores burgueses que refletem exatamente essa dominao autoritria e excludente. Composto, em sua maioria, por penas que importam encarceramentos longos e degradantes, inclusive para menores, e que so associados em grande medida aos crimes tradicionais (praticados principalmente contra o patrimnio ou associados ao pequeno trfico de entorpecentes), nosso corpo de leis est longe de representar um instrumento democrtico de controle. Ainda assim, considerado pelo prprio operador do Direito como incuo, pois ainda no aniquila totalmente o infrator. Isso ficou evidente na pesquisa7 realizada pelo Ncleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais (IBCCrim), entre maro de 2006 e agosto de 2007, no Frum Criminal da Barra Funda, em So Paulo. Durante a pesquisa 61,9% dos juzes entrevistados concordaram, no todo ou em parte, que a legislao penal brasileira era excessivamente branda e 85,4% declararam acreditar que o Direito Penal
6 Apenas para ilustrar, nossa legislao penal prev uma pena de oito a quinze anos de recluso para aquele que, por menos de vinte e quatro horas, seqestrar pessoa com o fim de obter qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate (art. 159 do Cdigo penal). Absurdamente, nosso mesmo ordenamento estabelece uma pena bem inferior (recluso de um a trs anos) para aquele que, sem exigem qualquer vantagem, mantm algum, indefinidamente, em crcere privado (art. 148). Outro absurdo, que escancara tal dominao classista presente em nossa legislao, a pena prevista para quem reduz algum condio anloga de escravo. Segundo o Cdigo penal (art. 149), reduzir algum a condio anloga de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condies degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto; sujeita o criminoso a uma pena de recluso de dois a oito anos. 7 Participaram da pesquisa 111 juzes e 27 defensores pblicos que atuavam no Frum Criminal da Barra Funda. Para mais informaes confira: Vises de poltica criminal entre os operadores da Justia Criminal de So Paulo. Relatrio de pesquisa realizados pelo Ncleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais (IBCCrim) em setembro de 2007.

deveria expandir seu campo de abrangncia, apostando na Justia Criminal como forma de combater a criminalidade. Questionados sobre os efeitos estigmatizantes da pena de priso sobre o indivduo, 51,2% dos juzes discordaram da crtica, no todo ou em parte. (Matsuura, 2007). Outro dado constatado pela pesquisa foi que a maior parte dos juzes concordaram com a afirmao de que a pequena criminalidade deveria ser reprimida da mesma forma que aquela considerada mais grave, uma vez que os dois tipos esto associados. A idia de punir crimes leves com medidas civis ou administrativas tambm foi descartada por mais de 50% dos juzes pesquisados (Matsuura, 2007). Tal violncia institucional conduzida por essa ideologia de tranqilizao da vida social , efetivamente, o estratagema encontrado por uma classe para camuflar a desigualdade e sufocar os anseios daqueles que contrastam com seus interesses. Nesse enredo socioeconmico, cada vez mais evidente no Brasil, vem a constatao de que essa poltica punitiva til apenas para retirar da sociedade os indesejados, para gerar empregos e para estimular uma recente e perversa poltica econmica. Nosso Estado Punitivo, inserido no discurso hegemnico liberal, produz a expanso do confinamento e a transformao da inrcia marginal em insumo para uma nova acumulao de capital Assim, esta comunicao pretende aprofundar essa discusso explicitando as inmeras faces do Estado Punitivo brasileiro que contribuem para criminalizar os problemas sociais causados pelo sistema econmico em vigor. Merece, portanto, extrema ateno por parte da cincia a adoo, pelos recentes governos democrticos brasileiros, de uma poltica penal de exceo, contrria s noes de democracia e cidadania e que coloca novamente a questo social como um caso de polcia. Refletir criticamente sobre o assunto essencial para o aprimoramento de uma sociedade civil crtica, participativa e capaz de exercer sua cidadania de forma coerente. justamente essa competncia cvica que o Estado punitivo atual procura evitar.

Referncias Bibliogrficas ATHAYDE, Celso. [et. al.]. Cabea de Porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. __________. O mal-estar da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. __________. Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. BARBIERI, Cristiane. PPPs de prises movimentam empresas. In. Folha de So Paulo. Reportagem Local. So Paulo, edio do dia 07/02/2008. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0702200822.htm. BATISTA, Nilo. Novas tendncias do direito penal. Palestra proferida no Centro de estudos Judicirios em 8 de maio de 2003a. ___________. Mdia e sistema penal no capitalismo tardio. Revista Brasileira de Cincias Criminais. Ano 11, n.42 (nmero especial), jan./mar. 2003b. BECK, Francis Rafael. Perspectivas de controle ao crime organizado e crticas flexibilizao de garantias. So Paulo: IBCCRIM, 2004. CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: Crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo: Edusp e Ed. 34, 2000. CHRISTIE, Nils. A industria do controle do crime. Rio de Janeiro: Forense, 1998. __________. Elementos de geografia penal. In. Discursos sediciosos. Crime, direito e sociedade. Rio de Janeiro, Ano 7, N. 11, 1 semestre de 2002. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. 12 ed. Traduo de Lgia Vassallo. Petrpolis: Vozes, 1987. FRANCO, Alberto Silva. Globalizao e criminalidade dos poderosos. In. Revista Brasileira de Cincias Criminais. So Paulo: RT, N. 31, 2000. GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia: o guardio das promessas. 2 ed. Traduo de Maria Luiza de Carvalho. Rio de Janeiro: Revan, 2001, p. 53 GARLAND, David. As contradies da sociedade punitiva: o caso britnico. In. Revista de Sociologia e Poltica, N13, 59-80, nov., Curitiba, 1999. __________. The culture of control: crime and social order in contemporary society. Chicago, University of Chicago Press, 2001.

GUINDANI, Miriam. Sistemas de Poltica Criminal: retrica garantista, intervenes simblicas e controle social punitivo. In. Series Cadernos CEDES/IUPERJ. Rio de Janeiro, N. 02, 2005. JACOBS, Claudia Silva. Para rgo da ONU, situao no sistema prisional grave. In. BBC Brasil.COM. Braslia, edio do dia 05/05/2004. Disponvel em www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004. KARAM, Maria Lcia. Expanso do poder punitivo e violao de direitos fundamentais. In. Mundo Jurdico. Nov. 2006. Disponvel em: http://www.mundojuridico.adv.br. Acesso em 03 de fevereiro de 2007. LENGRUBER, Julita. Falta de poltica: Brasil tem a quarta maior populao prisional do mundo. In Consultor Jurdico. Edio do dia 03 de novembro de 2007. Disponvel em: http://conjur.estadao.com.br/static/text/61024,1. MATSUURA, Lilian. Mo pesada: Para 61% dos juzes, legislao penal no Brasil branda. In Revista Consultor Jurdico. So Paulo, edio do dia 12 de outubro de 2007. Disponvel em : http://conjur.estadao.com.br/static/text/60343,1. PAIXO, Antonio Luiz; BEATO, Claudio C. Crimes, Vtimas e Policiais In. Revista de Sociologia da USP. Vol. 9, N.1, Maio, 1997. RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punio e estrutura social. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999. SALLA Fernando; GAUTO Mait; ALVAREZ Marcos Csar. A contribuio de David Garland: a sociologia da punio. In Revista Tempo Social. Vol. 18 N.1 So Paulo, Junho, 2006. VIEIRA, Oscar Vilhena. A desigualdade e a subverso do Estado de Direito. In Sur Revista Internacional de direitos Humanos. So Paulo: Ed. Prol, N 6, Ano 4, 2007. WACQUANT, Loc. As Prises da Misria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001a. __________. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos EUA. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 2001b. WACQUANT, Loc. As Prises da Misria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001a. __________. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos EUA. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 2001b

_________. A aberrao carcerria. In Le Monde Diplomatique Brasil. Instituto Paulo Freire. Edio mensal de setembro de 2004. Disponvel em: http://diplo.uol.com.br/2007-08,a1327 . WALMSLEY, Roy. World Prison Population List. (eighth edition). London: Centre for Prison Studies, King's College London, January 2009.

S-ar putea să vă placă și