Sunteți pe pagina 1din 3

Sociologia aplicada a Administrao

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sociologia-aplica...

02 de julho de 2009, s 12h59min

Por Carmenci Pedroso

SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAO Carmenci Pedroso dos Reis Professor: Juliano Machado de Magalhes Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Administrao (ADG0231) - Sociologia 07/04/2009

RESUMO Este trabalho tem o objetivo de relatar a importncia dos conhecimentos sociolgicos em relao atuao do profissional de administrao. Para a execuo do mesmo utilizaram-se consultas em sites da Internet tendo como resultado que ao longo dos tempos a sociologia vem aprimorando os estudos das relaes sociais do seres humanos sejam elas profissionais, sociais, polticas ou religiosas.

Palavras chaves: Sociologia; Administrao; Teorias.

1 INTRODUO A sociologia diferente de outras cincias que estudam o comportamento humano da cada indivduo preocupa-se com as pessoas dentro do seu mundo social e cultural. O homem est divido em grupos e classes sociais que influenciam no seu desenvolvimento familiar, social ou profissional. Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliogrfica em sites da Internet com base nas colocaes de autores e pensadores na rea da Sociologia. Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar as contribuies da Sociologia na administrao das organizaes.

2 SOCIOLOGIA A sociologia e uma cincia que estuda o comportamento social dos seres humanos, atravs de seus mtodos procuram entender a sociedade e sua cultura desde as relaes familiares at a

1 de 3

17/4/2012 07:49

Sociologia aplicada a Administrao

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sociologia-aplica...

organizao de grandes grupos empresariais, alm dos aspectos polticos e religiosos dos grupos sociais. A sociologia surgiu basicamente para resolver os problemas sociais resultantes da Revoluo Industrial e Francesa. O termo Sociologie foi criado Por Auguste Comte (1838) considerado o um dos fundadores da Sociologia e ultimo pensador clssico ou primeiro pensador moderno. Segundo Comte toda vida humana tinha atravessado as mesmas fases histricas distintas e que, as a pessoa pudesse compreender este progresso poderia prescrever os remdios para os problemas de ordem social.

3 TEORIAS SOCIOLGICAS Conforme Silva (2008) As principais teorias para analise cientfica dos problemas sociais so: a) Teorias Funcionalistas: Vem as sociedades como demasiadamente bem integradas e organizadas, ou seja, o funcionamento de cada elemento tem conseqncias sobre o funcionamento do todo. b) Teorias de Conflito: O Conflito e uma contingncia bsica da vida social. c) Teorias Interacionistas: A vida social est mediada por smbolos e gestos e atravs dos gestos simblicos demonstra-se o estado de esprito, intenes e sentido de ao; e contrariamente, pela leitura dos gestos dos outros, obtemos um sentido do que eles pensam e como eles comportam-se em certas situaes. d) Teorias Utilitaristas: Os homens so racionais at o ponto em que ele tem objetivos e finalidades, ou seja, calculam a relao custo e beneficio. 4 CONHECIMENTOS SOCIOLGICOS NA ADMINISTRAO O homem desde os primrdios da humanidade sempre viveu em associao, pois na antiguidade para obter melhores resultados na caa j se dividia em grupos como: os que assustavam os animais, os que corriam para as armadilhas e finalmente os que matavam os animais. Mas, medida que a sociedade humana desenvolvia-se houve a necessidade do esforo em grupo para atingir objetivo criando-se assim organizaes muito simples, mas com o passar dos tempos e com os desenvolvimentos progressivos, irregulares e desiguais foi surgindo a necessidades de organizaes mais complexas e bem administradas. Hoje as organizaes modernas so o fruto de longa experincia e de estudo cientifico, onde se aprendeu a unir a habilidade e o entusiasmo dos indivduos em grupos, dirigir as empresas interferir na capacidade criadora da pessoa, adaptar e estruturar a corporao para as mudanas e crescimento animando e inspirando confiana nos membros da organizao com seus lideres.

5 CONCLUSO Conclui-se que a sociologia desde as grandes revolues at os dias de hoje vem mostrando-se como essencial para o entendimento da sociedade mundial.

2 de 3

17/4/2012 07:49

Sociologia aplicada a Administrao

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sociologia-aplica...

O homem um ser social e precisa encontrar harmonia dentro do seu grupo seja ele familiar, social, poltico ou profissional. As organizaes atravs de seus lideres precisam cada vez mais considerar e respeitar os desejos e apelos de seus grupos de trabalho para obter melhores resultados em seu desenvolvimento e a satisfao de todos.

6 REFERNCIAS WIKIPEDIA. Sociologia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia. Acesso em: 06 de Abril de 2009. SILVA, C. 2008. Guia de Estudos de Sociologia. Disponvel em: http://www.vestibular1.com.br /revisao/sociologia_III.doc. Acesso

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sociologia-aplicada-a-administracao/31549/

3 de 3

17/4/2012 07:49

S-ar putea să vă placă și