Sunteți pe pagina 1din 28

AMBIENTAL

Mestrado e Especializaes

FORMAO

A distncia e com Campus Virtual Programa de Bolsas

Universidad Europea Miguel de Cervantes

Instituto Politcnico Nacional

Universidad Internacional Iberoamericana

Universidad de Santiago de Chile

Universidad Tecnolgica de Panam

Centro Panamericano de Estudios Speriores

Especializaes:

www.funiber.org.br www.funiber.pt

Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI

APRESENTAO
A crescente aplicao do conceito de desenvolvimento sustentvel em todos os mbitos responde necessidade de preservar o ambiente para assegurar o futuro da humanidade. Para que este objetivo seja alcanado, fundamental que se parta de um conhecimento especfico sobre os problemas ambientais e de uma boa formao para solucion-los. A natureza interdisciplinar dos processos de estudo no campo ambiental, aliada diversidade de tcnicas de gesto, condio que requer constantes inovaes e atualizaes. Sob esta perspectiva e patrocnio da Fundao Universitria Iberoamericana, uniram-se universidades, instituies pblicas, organismos internacionais e cmaras de comrcio e indstria, visando a criao de um conjunto de Programas Ambientais, orientados a proporcionar uma formao completa, contemplando os diferentes aspectos que afetam o ambiente, de forma prtica e com aplicaes concretas em diversos campos profissionais. Estes Programas so ministrados a distncia e de forma presencial e semipresencial. Este guia traz informaes detalhadas quanto aos aspectos relativos estrutura dos Programas e aos requisitos necessrios matrcula.

NDICE
06 08 Consultoria Ambiental Especializaes - Aplicao das Energias Renovveis - Gesto Integral da gua - Minerao e Meio Ambiente - Poluio Marinha - Gesto e Conservao de Espaos Naturais - Gesto de Resduos - Avaliao do Impacto Ambiental - Engenharia Ambiental: Valorizao Energtica de Resduos - Engenharia Ambiental: Tratamento de Efluentes Gasosos - Cincia e Tecnologia Marinha - Engenharia Ambiental: Tratamento de guas Residurias Industriais - Recuperao de Solos Contaminados - Educao Ambiental - Engenharia Ambiental: Tratamento de Resduos Slidos - ISO 14001 14 16 18 Mestrado em Gesto e Auditorias Ambientais Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental Cincias do Mar - Oceanografia e Recursos Marinhos - Mestrado em Cincia e Tecnologia Marinha 22 24 26 Mestrado em Mudanas Climticas Mestrado em Energias Renovveis Formao SOB MEDIDA para Empresas e Instituies

Informao Geral

VANTAGENS DA FORMAO A DISTNCIA Por nossa experincia institucional, sabemos ser cada vez mais difcil encontrar horrios flexveis que se adaptem s diversas possibilidades e necessidades dos alunos. A falta de tempo e a dificuldade de conciliar diferentes atividades obrigam muitas pessoas a adiar a formao acadmica. A distncia entre o lugar de residncia ou de trabalho e os Centros de Formao continuada e de qualidade tambm um problema crucial que limita ou impede o acesso de muitas pessoas formao e educao universitria. Por tudo isso, a educao a distncia uma modalidade de formao que est se impondo por suas facilidades e por apresentar as seguintes vantagens : - Permite eliminar os problemas de incompatibilidade entre horrios. - Desaparecem os inconvenientes dos deslocamentos. - Cada aluno ajusta seu ritmo de estudo s suas possibilidades. - Os conhecimentos adquiridos so de imediata aplicao no mbito profissional. As principais caractersticas que diferenciam estes Programas a distncia, comparados aos presenciais: - A estrutura e o contedo dos cursos so especialmente concebidos para aplicao ao ensino a distncia, partindo de um projeto visual, com estilo de redao claro e objetivo, com a apresentao de frequentes quadros explicativos e dando destaque aos pontos mais importantes de cada tema. - O material de estudo segue uma ordem lgica, mantendo-se todos os contedos coordenados, introduzindo-se gradualmente os conceitos mais complexos. - H possibilidade de acesso a uma grande variedade de especializaes. - A tutoria personalizada permite o esclarecimento de dvidas e questes referentes a qualquer ponto do contedo.

VANTAGENS DA FORMAO INTERUNIVERSITRIA - O contedo geral comum. - H acesso a informaes sobre as caractersticas especficas de cada pas, ao mesmo tempo em que se conhecem os aspectos particulares dos demais. - Permite estabelecer contato com professores e especialistas de diversos pases e universidades. - Os certificados e os ttulos tm reconhecimento internacional por parte das universidades conveniadas. - Pode-se participar de fruns nacionais e internacionais. - Possibilidade de realizao de trabalhos conjuntos com alunos de outros pases. TUTORIA PERSONALIZADA Cada aluno/a dispe de um Professor/Tutor designado que se encarrega do acompanhamento pedaggico no transcorrer do Curso, devendo ser consultado a respeito de dvidas e sugestes que porventura vierem a surgir durante seus estudos. Dependendo das especializaes escolhidas, o aluno pode contatar professores especialistas em cada uma das temticas ambientais correspondentes. O contato com o professor/tutor pode ser realizado pelo Campus Virtual (correio eletrnico do aluno, quadro de anncios e salas de bate-papo), por via telefnica, fax, correio postal ou correio eletrnico, alm da forma presencial. PROGRAMA DE BOLSAS Com o patrocnio da Fundao Universitria Iberoamericana (www.funiber.org.br), e num trabalho conjunto com Universidades, outras Fundaes e Instituies a ela associadas, so oferecidos periodicamente fundos visando a concesso de Bolsas em Formao Ambiental .

CAMPUS VIRTUAL
Os Programas contam com um suporte pedaggico baseado no emprego das novas tecnologias: o Campus Virtual. Esta ferramenta de ensino se complementa com o estudo do material impresso e sua utilizao permitida a todos os alunos. Por que estudar com o Campus Virtual? O Campus Virtual permite: - compartilhar opinies, experincias e conhecimentos entre alunos e professores; - a rpida busca de contedos; - o acesso base de dados de perguntas e respostas mais frequentes; - consultar fruns de notcias e novidades nas diferentes reas ambientais; - a correo de exames tipo teste automaticamente; - acesso a perguntas de autoavaliao com solues e justificativas; - conexes a pginas web recomendadas com uma pequena explicao de seus contedos; - o acesso a um glossrio terminolgico; - conhecer eventos a se realizarem em diversos lugares do mundo; - visualizar o material de estudo com uma excelente estrutura grfica; e - a atualizao do material imediatamente disponibilizada aos alunos. APRESENTAO E ENVIO DOS CONTEDOS Com o objetivo de facilitar a aprendizagem e garantir a sua atualizao, os estudantes recebem de forma gradual o contedo impresso, podendo consult-lo igualmente atravs do Campus Virtual. SERVIO DE FORMAO CONTNUA O servio de formao contnua oferece ao aluno a oportunidade de incorporar a seu material as ltimas novidades da rea ambiental, permitindo uma formao permanente, alm de mant-lo com acesso ao Campus Virtual, no qual poder continuar a participar de fruns de discusso, receber notcias, adquirir novos contedos, verificar a agenda de eventos ambientais e ter acesso a uma seleo de Teses Ambientais, etc. BOLSA DE PROMOO PROFISSIONAL Ao trmino do Curso, os alunos que assim desejarem podero ingressar na Bolsa de Promoo Profissional. Desta forma, mantm-se informados quanto s ofertas de trabalho que surgirem e que se ajustem a seus perfis profissionais. O Campus Virtual uma ferramenta que permite recriar virtualmente os espaos de um campus presencial, permitindo a avaliao do estudante e sua interao, a partir de qualquer terminal, com uma equipe de professores e estudantes de outros pases.

Durao: 500 horas

CONSULTORIA
A QUEM DIRIGIDO O campo ambiental engloba uma diversidade de disciplinas, afetando o desempenho das pessoas de diferentes procedncias profissionais. Muitas destas pessoas no possuem titulao universitria, mas, por suas caractersticas pessoais ou experincia, desejam obter uma formao de qualidade na rea ambiental. Neste caso em particular, podem cursar o Programa de Extenso Universitria de Capacitao Tcnica em Consultoria Ambiental. Por outro lado, h um elevado nmero de graduados que, alm da formao de base, deseja uma especializao prtica no campo ambiental a fim de ampliar suas perspectivas profissionais. Neste caso, podem cursar a Especializao em Consultoria Ambiental e, uma vez concluda, se desejarem, optar por estudar um ano a mais para a obteno do ttulo de Mestre em Gesto e Auditorias Ambientais . OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Capacitao Tcnica/Extenso Universitria), o estudante ser capaz de: - Identificar os aspectos ambientais determinantes ao correto funcionamento de qualquer atividade e aqueles que estabelecem o estado natural dos ecossistemas. - Efetuar a avaliao de impacto ambiental na maioria das atividades industriais. - Aplicar o conceito de desenvolvimento sustentvel em qualquer mbito da sociedade. - Efetuar uma avaliao interna da situao ambiental da empresa e propor uma poltica de respeito para com o ambiente que, alm disso, seja economicamente vivel. - Adaptar um Sistema de Gesto Ambiental em conformidade com a norma ISO 9001 a qualquer tipo de empresa. - Conhecer o funcionamento bsico de uma Estao de Tratamento de guas Residurias. - Propor medidas corretivas visando a reduo e a minimizao dos impactos provocados por qualquer atividade contaminante. - Aplicar a legislao vigente em conformidade com cada uma das disciplinas que estuda o ambiente.
6

AMBIENTAL
PROGRAMA ACADMICO O Programa em Consultoria Ambiental estrutura-se em 14 disciplinas, de acordo com uma lgica ordem pedaggica, que versam sobre as diferentes reas ambientais mais exigidas na atualidade. As disciplinas que fazem parte do Programa so: Introduo ao Desenvolvimento Sustentvel Ecologia Tratamento de guas Gesto de Resduos Poluio Atmosfrica Climatologia e Ambiente Poluio Sonora Recursos Naturais Contaminao de Solos Gesto Ambiental na Empresa - ISO 14001 Auditorias Ambientais Avaliao de Impacto Ambiental Economia e Ambiente Direito Ambiental

TITULAO
O Diploma, Ttulo de Especializao e Ttulo de Capacitao Tcnica em CONSULTORIA AMBIENTAL sero outorgados pela Universidade na qual o aluno tenha se inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

Estrutura do Curso
1. INTRODUO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL - Conceitos Bsicos - O que o Desenvolvimento Sustentvel - Problemtica Ambiental Global - O Meio Ambiente na Unio Europeia - O Desenvolvimento Sustentvel na Amrica Latina e Caribe - Realidade Ambiental em Diferentes Pases 2. ECOLOGIA - Ecologia e Autoecologia - Ecologia de Populaes - Ecologia de Comunidades - Ecologia de Ecossistemas - Ciclo Hidrolgico e Ciclos Biogeoqumicos - Ecossistemas Aquticos - Ecossistemas Terrestres - Biogeografia 3. TRATAMENTO DE GUAS RESIDURIAS - A Gesto da gua como Recurso - Caracterizao das guas Residurias - Tratamento preliminar - Tratamento Primrio - Tratamento Secundrio - Tratamento de Lodos - Tratamentos Avanados de Despoluio - Casos Prticos 4. GESTO DE RESDUOS - Gesto Integral dos Resduos - Os Resduos Slidos Urbanos (RSU) - Tratamento dos RSU - Resduos Industriais - Resduos Rurais - Casos Prticos 5. POLUIO ATMOSFRICA - Descrio da Poluio Atmosfrica - Natureza dos Poluentes Atmosfricos - Fontes e Processos Poluentes - Controle da Poluio Atmosfrica - Amostras e Anlise da Poluio Atmosfrica - Casos Prticos 6. CLIMATOLOGIA E AMBIENTE - Introduo Climatologia - Fatores e Elementos do Clima - Classificao dos Climas - Microclimatologia - A Mudana Climtica e seus Efeitos 7. POLUIO SONORA - Fundamentos do Som - O Rudo - Medidas Corretivas da Poluio Sonora 8. RECURSOS NATURAIS - A Biodiversidade como Recurso - A gua - Caa e Pesca - Os Pastos - Os Recursos Florestais - O Ordenamento do Territrio - Casos Prticos 9. CONTAMINAO DE SOLOS - O Estudo do Solo - Caractersticas Geoqumicas dos Solos - Propriedades do Solo - Degradao e Contaminao do Solo - Casos Prticos 10. GESTO AMBIENTAL DA EMPRESA- ISO 14001 - Empresa e Ambiente - Os Sistemas de Gesto Ambiental na Empresa (SGA) - A norma ISO 14001 - Casos Prticos 11. AUDITORIAS AMBIENTAIS - Introduo - Processo de uma Auditoria Ambiental (AA) - Caso Prtico: Auditoria de uma Empresa Alimentar - Manual de Auditoria 12. AVALIAO DO IMPACTO AMBIENTAL - Definies e Conceitos Bsicos - Tipologia e Caracterizao de Impactos - Contedo e Metodologia Geral da AIA - Outros Mtodos de Identificao e Avaliao de Impactos - AIA na Europa, Espanha e Amrica Latina - Casos Prticos 13. ECONOMIA E AMBIENTE - Introduo Economia - Economia e Ambiente - Falhas de Mercado e Externalidades - Instrumentos Econmicos de Poltica Ambiental - Avaliao Econmica do Ambiente 14. DIREITO AMBIENTAL - A Problemtica Ambiental no mbito do Direito - Direito Ambiental na Unio Europeia - Legislao e Polticas Ambientais na Amrica Latina - Direito Ambiental em Diversos Pases
Nota: O contedo do programa acadmico pode estar submetido a ligeiras modificaes, em funo das atualizaes, das melhorias efetuadas ou de requisitos locais especficos.

ESPECIALIZAES
As Especializaes (Graduados/Extenso Universitria) permitem ao aluno aprofundar-se naquelas disciplinas do setor ambiental que, tanto profissional como particular, se mostrem mais interessantes. Convm destacar o carter prtico das disciplinas, baseado no desenvolvimento de metodologias e anlise de casos reais. possvel curs-las durante o segundo ano do Mestrado em Gesto e Auditorias Ambientais, como rea de concentrao, ou de forma independente, embora seja recomendvel ter uma formao ambiental prvia para o estudo de algumas delas. A QUEM SO DIRIGIDAS - Aos Profissionais sem prvia titulao universitria e que queiram consolidar seus conhecimentos na rea ambiental graas ao Curso ou Programa de Extenso Universitria - Capacitao Tcnica. - Aos Titulados universitrios que desejam ampliar sua formao para aplicao dos conhecimentos no setor profissional Especializao.

TITULAO
O Diploma, Ttulo de Especializao (Capacitao Tcnica/Extenso Universitria) ser outorgado pela Universidade na qual o aluno tenha se inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

Durao: 300 horas

Aplicao das Energias Renovveis


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Interpretar o marco energtico atual e futuro em nvel mundial, mediante a visualizao de tcnicas de amostragem de dados. - Diagnosticar as implicaes ambientais e socioeconmicas dos impactos globais e locais provocados pelas atividades antropognicas. - Projetar uma instalao de AQS mediante o mtodo F-CHART. - Projetar um sistema de calefao solar mediante o mtodo F-CHART. - Projetar o equipamento fotovoltaico de uma casa solar permanente ou de fim de semana. - Projetar o rotor de uma turbina Francis e de uma roda Pelton. - Elaborar o estudo de impacto ambiental de uma central hidrulica ou de um parque elico. - Projetar um aerogerador elico em funo de diversas variveis. - Relacionar as tecnologias de aproveitamento do vapor de uma jazida geopressurizada com a produo de calor e/ou eletricidade. - Diferenciar entre os diversos aproveitamentos da biomassa, para fins materiais ou energticos. - Conhecer os diferentes aproveitamentos energticos do mar, em funo do potencial e da viabilidade econmica.
8

CONTEDOS 1. Introduo 2. Energia Solar Trmica e Fotovoltaica 3. Energia Hidrulica 4. Energia Elica 5. Energia Geotrmica 6. Energia da Biomassa 7. Energia do Mar 8. Casos Prticos

Durao: 300 horas

Gesto Integral da gua


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Descrever os usos consuntivos e no consuntivos da gua. - Relacionar os fatores que intervm no balano da gua no planeta, com base nos conceitos gerais sobre o ciclo hidrolgico. - Propor medidas de economia da gua no mbito domstico e industrial. - Utilizar a legislao para analisar a qualidade da gua e verificar os parmetros de despejo. - Projetar uma estao de tratamento de guas residurias urbanas com a ajuda de exemplos e casos prticos. - Compreender a importncia da educao ambiental como ferramenta para difundir uma cultura da gua dentro da educao formal. CONTEDOS 1. Introduo 2. O Ciclo da gua 3. Gesto da gua 4. Anlise e Caracterizao das guas 5. Instalaes para o Tratamento da gua 6. Educao Ambiental 7. Legislao 8. Casos Prticos

Durao: 200 horas

Minerao e Ambiente
OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Conhecer as implicaes sociais e econmicas das exploraes mineiras. - Avaliar os diferentes impactos ambientais das atividades mineiras. - Selecionar a tcnica mais adequada para descontaminar um solo com atividades mineiras, em funo da origem da fonte contaminante. Com a ajuda de definies e exemplos especficos, o estudante ser capaz de elaborar: - um estudo de impacto ambiental em uma pedreira; - um plano de monitoramento de uma mina; - um plano de fechamento de uma mina; e - a documentao necessria para implantar um SGA baseado na norma ISO 14001 na mina. CONTEDOS 1. A Minerao como Atividade, Indstria e Negcio 2. Prospeco, Explorao e Explotao de Jazidas 3. Recursos Minerais Marinhos 4. Impacto Ambiental na Atividade Mineira 5. Tcnicas de Saneamento e/ou Recuperao de Solos Contaminados 6. Monitoramento e Tecnologias de Controle Ambiental 7. Fechamento e Restaurao de Explotaes Mineiras 8. Minerao e ISO 14001 9. Casos Prticos

Durao: 100 horas

Poluio Marinha
OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Citar os organismos mais importantes que residem no litoral marinho e interpretar as relaes entre eles. - Identificar os fatores ambientais que condicionam a presena e concentrao de poluidores antrpicos. - Descrever as principais fontes de poluio e seus efeitos sobre o meio marinho. CONTEDOS 1. Ecossistemas Marinhos Potencialmente Poluidores 2. Fatores Ambientais que interferem na Qualidade da gua 3. Agentes Poluidores 4. Toxicologia 5. Casos Prticos

Durao: 300 horas

Gesto e Conservao dos Espaos Naturais


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Conscientizar-se da importncia dos principais tratados e polticas para a conservao da natureza. - Conhecer os principais modelos de aproveitamento territorial existentes na atualidade. - Conhecer o papel do gestor e as implicaes sociais no ordenamento territorial. - Elaborar a gesto e conservao de um espao natural. - Executar um plano para a restaurao e recuperao sustentvel de um ambiente perturbado. CONTEDOS 1. As reas Naturais no Contexto das Sociedades 2. Biodiversidade 3. Os Espaos Naturais. Tipos e Processos 4. Usos dos Espaos Naturais 5. A Conservao de Espcies e de reas Naturais 6. A Gesto dos Espaos Naturais 7. Restaurao Ecolgica 8. Casos Prticos de Gesto e Conservao de Espaos Naturais

Durao: 300 horas

Gesto de Resduos
OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Selecionar a via de gesto mais adequada de um determinado RSU, segundo a hierarquia de atuao. - Formular um plano para a adoo de boas prticas na empresa, com a ajuda de definies e exemplos especficos. - Distinguir entre um resduo agrcola e outro pecuarista. - Estabelecer um protocolo para a correta gesto dos resduos de laboratrio. - Compreender a importncia da educao ambiental como ferramenta para difundir uma cultura de minimizao de resduos dentro da educao formal. - Utilizar a legislao para caracterizar um resduo e propor seu destino final. CONTEDOS 1. Resduos Slidos Urbanos (RSU) 2. Resduos Industriais 3. Resduos Rurais 4. Resduos Sanitrios 5. Educao Ambiental 6. Legislao 7. Casos Prticos

Durao: 100 horas

Avaliao de Impacto Ambiental


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Conhecer as definies necessrias para relacionar e quantificar os diferentes impactos provocados por uma atividade sobre o ambiente de acordo com a legislao vigente. - Classificar os impactos sobre o ambiente em funo de vrios critrios e das variveis que o caracterizam. - Implantar as metodologias mais comuns para a realizao do estudo das possveis alteraes ambientais. - Conhecer as referncias aos trmites administrativos a seguir para a declarao de impacto ambiental. CONTEDOS 1. Definies e Conceitos Bsicos 2. Tipos e Caracterizao de Impactos 3. Contedo e Metodologia Geral da AIA 4. Outros Mtodos de Identificao e Avaliao de Impactos 5. AIA na Europa, Espanha e Amrica Latina 6. Casos Prticos

10

Durao: 100 horas

Engenharia Ambiental: Valorizao Energtica de Resduos


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Selecionar a via mais adequada para a valorizao energtica de um resduo orgnico. - Relacionar as diferentes tecnologias de valorizao energtica da matria orgnica no fermentvel dos resduos: incinerao, pirlise e gaseificao. - Descrever a metanizao como uma tecnologia para a produo de biogs a partir de matria orgnica fermentvel. - Esquematizar um processo de produo simultnea de calor e eletricidade (cogerao). CONTEDOS 1. Composio e Capacidade Energtica dos Combustveis 2. Combusto e Destruio Trmica de Resduos 3. Valorizao Energtica dos RSU: a Incinerao 4. Outros Processos de Converso Energtica da Frao Orgnica dos Resduos 5. Cogerao 6. Casos Prticos Anexo I: Sistemas de Tratamento de Efluentes Atmosfricos Poludos Anexo II: Marco Energtico Mundial Atual e Futuro

Durao: 100 horas

Engenharia Ambiental: Tratamento de Efluentes Gasosos


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Descrever os poluentes atmosfricos derivados do emprego de combustveis fsseis. - Conhecer as leis de disperso dos poluentes na atmosfera. - Identificar a legislao atmosfrica que de aplicao na empresa. - Adotar medidas de controle preventivo e de final de linha na empresa. - Conhecer as tcnicas de monitoramento de gases e partculas. - Realizar anlises de amostras, de acordo com as especificaes registradas na legislao. CONTEDOS 1. Natureza dos Poluentes Atmosfricos 2. Disperso dos Poluentes na Atmosfera 3. Controle da Poluio Atmosfrica 4. Amostragem de Poluentes Atmosfricos 5. Anlises de Poluentes Atmosfricos 6. Casos Prticos

Durao: 300 horas

Cincia e Tecnologia Marinha


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Gerir a contaminao de uma zona litoral potencialmente contaminada e apresentar medidas corretivas e preventivas. - Aplicar a metodologia atualmente empregada para a gesto sustentvel de pesqueiros, estimar e corrigir os possveis impactos derivados do setor aqucola. - Fazer o plano de gesto de um espao marinho protegido e discutir a validade, tanto de sua localizao como de seus objetivos de conservao. CONTEDOS 1. Tecnologia em Aquicultura Marinha: Para uma Aquicultura Sustentvel 2. Gesto de locais de Pesca 3. Gesto de reas Naturais Marinhas Protegidas 4. Gesto da Contaminao Biolgica

11

Durao: 200 horas

Engenharia Ambiental: Tratamento de guas Residurias Industriais


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria), o estudante ser capaz de: - Aplicar a tcnica adequada de tratamento (fsico-qumica ou biolgica), segundo as caractersticas da gua residuria industrial a tratar. - Projetar, com a ajuda de exemplos especficos, uma instalao de lodos ativados para tratamento biolgico. - Descrever os processos de filtrao por membranas, com especial nfase na osmose inversa. - Propor modelos de reutilizao da gua na indstria, tomando como base os j existentes. - Adotar exemplos de boas prticas de utilizao da gua nas empresas atravs da consulta de casos reais. - Identificar a legislao sobre guas aplicada s empresas. CONTEDOS 1. Tratamento de guas Residurias Industriais 2. Processos Fsicos de Tratamento: a Filtrao 3. Processos Qumicos de Tratamento: Coagulao e Floculao 4. Processos Biolgicos de Tratamento das guas Residurias 5. Tratamento por Osmose Inversa 6. Processos de Intercmbio Inico 7. Reutilizao de guas Residurias Industriais 8. Potabilizao da gua 9. Boas Prticas na Indstria 10. Casos Prticos Anexo I: Dimensionamento de uma Instalao de Lodos Ativados Anexo II: Modelizao de Processos Biolgicos no Tratamento de guas Residurias

Durao: 100 horas

Recuperao de Solos Contaminados


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Descrever os contaminantes presentes no solo ocasionados pela atividade natural ou antropognica. - Interpretar as relaes entre os diferentes tipos de contaminantes e seus modos de difuso atravs do solo. - Selecionar a tcnica mais adequada para descontaminar um solo, em funo da origem da fonte contaminante. - Conhecer as tcnicas de monitoramento e controle dos contaminantes no solo. CONTEDOS 1. Introduo 2. Fase de Pesquisa do Local Potencialmente Contaminado 3. Fase do Projeto e Implantao de Tcnicas de Saneamento e/ou Recuperao 4. Fase de Controle e Acompanhamento 5. Casos Prticos

Durao: 200 horas

Educao Ambiental
OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Conhecer a importncia da educao ambiental no mbito da sustentabilidade. - Adquirir conscincia do papel que a educao ambiental desempenha na gesto ambiental em espaos urbanos e rurais. - Conhecer os instrumentos de aplicao da gesto sustentvel no mbito municipal. - Impedir a conotao negativa do desenvolvimento. - Desenvolver uma metodologia para a introduo da educao ambiental nos programas educativos formais, mediante um guia para a elaborao de projetos. CONTEDOS 1. Evoluo Conceitual do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentvel 2. Evoluo Histrica da Educao Ambiental 3. Conceitos Gerais Bsicos da Educao Ambiental 4. Educao Formal 5. Gesto Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel 6. Gesto de Riscos

12

Durao: 200 horas

Engenharia Ambiental: Tratamento de Resduos Slidos


OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Justificar a aplicabilidade da reciclagem de resduos industriais na construo, mediante a ajuda de definies e exemplos especficos. - Selecionar a via de gesto mais adequada de um determinado RSU, segundo uma hierarquia de atuao. - Projetar um sistema para a eliminao de resduos que combine tcnicas de valorizao material e energtica. - Descrever a tcnica da vitrificao e suas aplicaes na construo. - Comparar diferentes tcnicas de valorizao energtica: incinerao, pirlise e gaseificao. - Descrever a tcnica da compostagem segundo sua origem. - Descrever o funcionamento de um aterro controlado de resduos urbanos ou industriais. - Identificar a legislao sobre resduos aplicados empresa. CONTEDOS 1. A Gesto Integral dos Resduos Slidos 2. Os Resduos Slidos Urbanos Anexo I: Gesto de Lixiviados em Aterro Anexo II: Desgaseificao de Aterros Anexo III: Explorao de um Aterro 3. Os Resduos Industriais Anexo IV: Disposio dos Rejeitos de Resduos Industriais 4. Fabricao de Materiais de Construo a partir de Resduos 5. Vitrificao: uma Tecnologia para a Valorizao de Resduos 6. Valorizao de Resduos Qumicos 7. Casos Prticos

Durao: 100 horas

ISO 14001
OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Conscientizar-se do compromisso de melhoria contnua que adquire a empresa com um SGA. - Conhecer as fases a serem seguidas na implantao de um Sistema de Gesto Ambiental na empresa (SGA). - Aplicar os conhecimentos tericos e prticos necessrios implantao e obteno do mximo aproveitamento dos Sistemas de Gesto Ambiental (SGA) e, especificamente, dos determinados pelas Normas ISO 14000. - Redigir suas prprias planilhas para a elaborao de procedimentos referentes a aspectos ambientais especficos. - Realizar uma avaliao ambiental inicial da empresa, identificando a natureza, o alcance e a magnitude dos impactos mais significativos. - Elaborar um manual de gesto ambiental. CONTEDOS 1. Empresa e Ambiente 2. Os Sistemas de Gesto Ambiental na Empresa (SGA) 3. A Norma ISO 14001 4. Documentao do SGA ISO 14001 5. Auditorias Ambientais 6. Manual de Auditoria 7. Casos Prticos

13

Durao: 900 horas

MESTRADO EM

GESTO E AUDITORIAS

AMBIENTAIS
OBJETIVOS DO MESTRADO

Ao finalizar o Mestrado, o estudante ser capaz de: - Conscientizar-se das implicaes econmicas, sociais e ambientais do desenvolvimento sustentvel, observando a importncia do conceito em sua realidade. - Interessar-se pela importncia dos ecossistemas aquticos e terrestres, propondo a melhor forma de preserv-los. - Implantar, com a ajuda de casos prticos, um sistema de gesto ambiental na empresa de acordo com a norma ISO 14001. - Projetar, com a ajuda de exemplos e casos prticos, barreiras acsticas para isolar reas de lazer ou estradas. - Diagnosticar, mediante o uso do manual de auditoria, o bom funcionamento do sistema de gesto ambiental de qualquer empresa. - Traar um sistema de tratamento de guas residurias e avaliar as diferentes alternativas de tratamento, para alcanar um menor impacto no ambiente dentro do marco da legislao vigente. - Identificar a legislao ambiental aplicada s empresas. - Utilizar corretamente os recursos naturais locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel. - Refletir sobre as externalidades produzidas na regio em que reside e a forma de internaliz-las.

TITULAO
Uma vez finalizado o Mestrado, e aps ter superado todas as suas fases, o aluno recebe o ttulo de MESTRE EM GESTO E AUDITORIAS AMBIENTAIS pela universidade na qual foi inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

14

Estrutura do Mestrado
CONSULTORIA AMBIENTAL
A primeira parte do Mestrado, cuja carga letiva de 40 crditos, consta de 14 disciplinas comuns e obrigatrias para todos os alunos (tema desenvolvido na pgina 7): - Introduo ao Desenvolvimento Sustentvel - Ecologia - Tratamento de guas - Gesto de Resduos - Poluio Atmosfrica - Climatologia e Ambiente - Poluio Sonora - Recursos Naturais - Contaminao de Solos - Gesto Ambiental da Empresa - ISO 14001 - Auditorias Ambientais - Avaliao do Impacto Ambiental - Economia e Ambiente - Direito Ambiental

ESPECIALIZAES
A segunda parte do Mestrado de carter optativo. O aluno deve selecionar um mnimo de 30 e um mximo de 40 crditos, entre as diferentes especializaes, conforme suas preferncias ou necessidades. O enfoque das especializaes claramente prtico, compilando as ltimas novidades tecnolgicas e as tendncias de cada rea. A constante atualizao dos textos e a possibilidade de imediata incorporao ao Campus Virtual permitem ao aluno dispor de todas as novidades apresentadas no setor. As especializaes so as seguintes (tema desenvolvido nas pgs. 8 a 13): - Gesto Integral da gua (30 crditos) - Minerao e Ambiente (20 crditos) - Poluio Marinha (10 crditos) - Gesto e Conservao dos Espaos Naturais (30 crditos) - Gesto de Resduos (30 crditos) - Engenharia Ambiental: Tratamento de Efluentes Gasosos (10 crditos) - Cincia e Tecnologia Marinha (30 crditos) - Engenharia Ambiental: Tratamento de guas Residurias Industriais (20 crditos) - Recuperao de Solos Contaminados (10 crditos) - Educao Ambiental (20 crditos) - Engenharia Ambiental: Tratamento de Resduos Slidos (20 crditos)

DISSERTAO DE MESTRADO
A Dissertao de Mestrado , cuja carga letiva de 10 crditos, apresenta duas modalidades: - A DISTNCIA: O ttulo do projeto ser proposto em funo dos interesses e motivao do aluno por um tema ambiental determinado. Recomenda-se que o tema selecionado esteja diretamente relacionado s especializaes cursadas. - PRESENCIAL: A Dissertao de Mestrado poder ser realizada obedecendo-se forma presencial, optando o aluno por qualquer dos locais oferecidos pelas universidades participantes (Espanha e Amrica Latina), ministrios, empresas e organismos internacionais de cooperao. Isto permitir aos alunos selecionados desenvolver seu projeto com grupos de trabalho e pesquisa. Os custos de deslocamento e alojamento correro a cargo do aluno ou conforme a bolsa concedida.

15

Durao: 900 horas

MESTRADO EM

ENGENHARIA E TECNOLOGIA

AMBIENTAL

OBJETIVOS DO MESTRADO Ao trmino do Mestrado, o estudante ser capaz de: - Incidir na busca de solues alternativas para uma correta gesto ambiental dos principais vetores contaminantes. - Adquirir uma viso global da gesto integral da gua e, mais especificamente, dos efluentes residurios gerados por diferentes atividades industriais (txtil, alimentar, papeleira, etc.). - Entender a importncia da hierarquia estabelecida para a gesto de resduos slidos: preveno, reutilizao, valorizao material, valorizao energtica e eliminao ou disposio em aterros controlados. - Adquirir os conhecimentos necessrios para preparar e realizar trabalhos de descontaminao de solos em locais potencialmente contaminados. - Assentar as bases para a implementao de um SGA em qualquer tipo de empresa.

TITULAO
Uma vez finalizado o Mestrado, e aps ter superado todas as suas fases, o aluno recebe o ttulo de MESTRADO EM GESTO E AUDITORIAS AMBIENTAIS especializao em ENGENHARIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL pela universidade na qual foi inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

16

A QUEM DIRIGIDO Titulados graduados ou Ps-graduados com estudos ou conhecimentos ambientais prvios que desejam se especializar em temas de Engenharia Ambiental, visando melhorar suas expectativas de trabalho e ampliar conhecimentos. DURAO DO MESTRADO A durao estimada do Mestrado de 900 horas. Por ser um curso de Mestrado a distncia, no est condicionado a um calendrio especfico para as atividades, sendo que cada aluno distribui o tempo de dedicao conforme sua disponibilidade. O aluno tem 24 meses como perodo mximo para realizar o Mestrado.

Estrutura do Mestrado
1. Fundamentos da Engenharia Ambiental: Conceitos bsicos da engenharia ambiental. A normativa ambiental como motor da tecnologia. Impacto ambiental associado ao emprego da tecnologia. Ferramentas de gesto ambiental. 2. Engenharia de Valorizao e Tratamento de Resduos: Gesto integral dos resduos slidos. Resduos slidos urbanos. Gesto de lixiviados em aterros. Desgaseificao de aterros. Explorao de um aterro. Resduos industriais. Disposio de rejeitos dos resduos industriais. Fabricao de materiais de construo a partir de resduos. Vitrificao: uma tecnologia para a valorizao de resduos. Valorizao de resduos qumicos. Casos prticos. 3. Tratamento de guas Residurias Industriais: Tratamento de guas residurias industriais. Processos fsicos de tratamento: filtrao. Processos qumicos de tratamento: coagulao e floculao. Processos biolgicos de tratamento das guas residurias. Tratamento por osmose inversa. Processos de intercmbio inico. Reutilizao das guas residurias industriais. Potabilizao da gua. Boas prticas na indstria. Casos prticos. Dimensionamento de uma instalao de lodos ativados. Modelizao de processos biolgicos no tratamento das guas residurias. 4. Tratamento de Efluentes Gasosos: Natureza dos poluentes atmosfricos. Disperso dos poluentes na atmosfera. Controle da poluio atmosfrica. Amostragem de poluentes atmosfricos. Anlise dos poluentes atmosfricos. Casos prticos. 5. Valorizao Energtica de Resduos: Composio e capacidade energtica dos combustveis. Combusto e destruio trmica de resduos. Valorizao energtica dos RSU: incinerao. Outros processos de converso energtica da frao orgnica dos resduos. Cogerao. Casos prticos. Sistemas de tratamento de efluentes atmosfricos poludos. mbito energtico mundial atual e futuro. 6. Recuperao de Solos Contaminados: Conceitos e definies gerais. Fase de pesquisa no local potencialmente contaminado. Fase de criao e implantao de tcnicas de saneamento e/ou recuperao. Fase final de controle e acompanhamento. 7. Gesto e Auditorias Ambientais na Empresa. ISO 14001: Empresa e ambiente. Os Sistemas de Gesto Ambiental na empresa (SGA). A norma ISO 14001. Documentao do SGA ISO 14001. Auditorias ambientais. Manual de auditoria. Casos prticos. 8. Dissertao de Mestrado

17

CINCIAS
Durao: 500 horas

OCEANOGRAFIA E

RECURSOS MARINHOS
OBJETIVOS Ao trmino da Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica), o estudante ser capaz de: - Ter uma ideia geral de todas as disciplinas que integram a oceanografia. - Analisar os processos geomorfolgicos que modelam o litoral e propor medidas de estabilizao para a linha costeira. - Descrever as interaes ecolgicas que ocorrem nos ecossistemas marinhos e suas relaes com as caractersticas fsicoqumicas da gua. - Fixar as bases de estudo dos mecanismos que regem as correntes ocenicas e estabelecer relaes entre estes mecanismos e os locais de pesca no mundo. - Identificar as diferentes massas de gua por meio de suas propriedades fsico-qumicas. - Conhecer as particularidades do setor pesqueiro na atualidade e as futuras tendncias. - Selecionar o tipo de cultivo mais adequado a cada caso e conhecer detalhes da atual aquicultura. - Ter uma ideia geral da navegao tanto na atualidade como em pocas passadas. - Identificar as principais reservas de recursos marinhos, tanto minerais como energticas, e conhecer os mtodos de aproveitamento. - Descrever os poluentes mais habituais que exercem impactos sobre o meio marinho e analisar suas dinmicas nos ecossistemas marinhos.

TITULAO
O Ttulo de Especializao (Especializao/Extenso Universitria-Capacitao Tcnica) em OCEANOGRAFIA E RECURSOS MARINHOS ser outorgado pela Universidade na qual o aluno tenha se inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

18

DO MAR
A QUEM DIRIGIDO - Pessoas no graduadas que desejam adquirir uma formao bsica na rea das cincias marinhas. - Profissionais da indstria, da administrao pblica ou de consultorias que queiram consolidar seus conhecimentos para aplic-los ao setor de trabalho. - Graduados que desejam se especializar em temas marinhos visando melhorar suas expectativas de trabalho.

Programa Acadmico
1. A Terra Dinmica: O planeta azul. Deriva continental e tectnica de placas. Nascimento e morte dos oceanos. Vulcanismo e tectonismo de placas. Magnetismo terrestre. 2. O Litoral e a Eroso Marinha: O litoral. Eroso marinha. Dinmica sedimentar do litoral. 3. Sedimentos Marinhos e Influncia Glacial dos Mares: Sedimentos marinhos. Influncia glacial nos mares. 4. Ecologia Marinha Bsica, Organismos Marinhos e Comunidades Marinhas: Conceitos bsicos. Ecologia trfica. Dinmica de populaes. Interaes entre organismos. Plncton. Ncton. Bentos. Comunidades bentnicas costeiras. Comunidades bentnicas submareais. Mesofauna. Esturios e marismas. Comunidades costeiras tropicais. As profundezas marinhas. 5. A gua do Mar: A gua do mar. Composio qumica da gua do mar. Temperatura. Salinidade. Densidade. 6. Circulao das guas: Ciclo hidrolgico. Dinmica marinha. Movimentos de alta frequncia. 7. Qumica da gua do Mar: Gases dissolvidos na gua. Elementos nutritivos. 8. Explorao Pesqueira: Recursos pesqueiros. Sistemas de pesca. Embarcaes de pesca. Outras atividades relacionadas pesca. 9. Cultivos Marinhos: Introduo aquicultura marinha. Seleo do cultivo. Principais cultivos marinhos. Reproduo e crescimento em ambiente controlado. Descrio tcnica dos sistemas de cultivo. Engenharia e sistemas de cultivo. 10. Navegao e Transporte Marinho: Histria da navegao. A navegao atual. A conquista do mar. 11. Recursos Minerais e Energticos: Recursos minerais do mar. Recursos energticos marinhos. Energias renovveis. 12. Poluio Marinha: Poluio por metais pesados. Poluio por hidrocarbonetos. Compostos organoclorados. Contaminao radioativa. Contaminao por guas residurias urbanas. Contaminao trmica e por espcies exticas. 13. Outras Interaes entre o Homem e o Mar: O litoral. Uso e gesto. Dessalinizao da gua marinha. Lei do mar. Extrao de produtos naturais. Mudana climtica global.
19

Durao: 900 horas

MESTRADO EM

CINCIA E TECNOLOGIA

MARINHA
OBJETIVOS DO MESTRADO Ao final do Mestrado, o estudante ser capaz de: - Avaliar os processos dinmicos de gnese e evoluo da geomorfologia terrestre. - Compreender a importncia de determinados elementos do relevo submarino frente dinmica sedimentar marinha. - Analisar o efeito que tais interaes tm sobre a estrutura e a composio das comunidades marinhas. - Avaliar o efeito dos sais dissolvidos nas propriedades fsicas da gua. - Interpretar os fundamentos da circulao profunda dos mares. - Relacionar as caractersticas prprias dos gases e os fatores que afetam a sua concentrao na gua do mar. - Apresentar os diferentes tipos de cultivo de algumas das espcies de peixes mais importantes. - Relatar a histria e explicar as caractersticas dos tipos de navios mais importantes utilizados na navegao martima. - Apresentar os aspectos mais destacados na evoluo da tecnologia naval at nossos dias. - Compreender os mtodos de explorao de jazidas e interpret-los (perfis ssmicos). - Estabelecer medidas de reduo da poluio por guas quentes. - Identificar as etapas pelas quais passa uma espcie colonizadora at sua integrao definitiva no novo habitat. - Determinar os mtodos mais comuns de dessalinizao, compreendendo as vantagens e inconvenientes que possuem. - Administrar a contaminao de uma zona litornea potencialmente atingida e propor medidas corretivas e preventivas. - Aplicar a metodologia atual para a gesto sustentvel de pesca e estimar e corrigir os possveis impactos derivados do setor aqucola. - Elaborar um plano de gesto de um espao marinho protegido e discutir a validade tanto de sua localizao como de seus objetivos de conservao.

A QUEM DIRIGIDO O Mestrado dirigido a graduados universitrios que desejam uma formao de qualidade na rea de oceanografia e gesto do litoral para aplic-la em seu setor de trabalho. DURAO DO MESTRADO A durao estimada do Mestrado de 900 horas. Por ser um Mestrado a distncia, no h datas fixas para a sua finalizao, sendo que cada aluno distribui o tempo de dedicao conforme sua disponibilidade. O aluno dispe de uma durao mxima de 24 meses para realizar o Mestrado.

TITULAO
Uma vez finalizado o Mestrado, e aps ter sido aprovado em todas as suas fases, o aluno recebe o ttulo de MESTRE EM GESTO E AUDITORIAS AMBIENTAIS, especializao em CINCIA E TECNOLOGIA MARINHA, outorgado pela universidade na qual foi inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

20

Estrutura do Mestrado
PRIMEIRA PARTE A primeira parte do Mestrado consta de 13 disciplinas comuns e obrigatrias para todos os estudantes (tema desenvolvido na pgina 19): - A Terra Dinmica - O Litoral e a Eroso Marinha - Sedimentos Marinhos e Influncia Glacial dos Mares - Ecologia Marinha Bsica, Organismos Marinhos e Comunidades Marinhas - A gua do Mar - Circulao das guas - Qumica da gua do Mar - Explorao Pesqueira - Cultivos Marinhos - Navegao e Transporte Martimo - Recursos Minerais e Energticos Marinhos - Poluio Marinha - Outras Interaes entre o Homem e o Mar

Hylke Visser de www.openphoto.net - CC:Attribution-ShareAlike.

SEGUNDA PARTE A segunda parte do Mestrado, tambm de carter obrigatrio, est formada integralmente por: Gesto dos Poluentes Aquticos: Gesto Integral da gua: Generalidades. A gua e os seres humanos. Qualidade das guas. guas litorneas. Ferramentas de gesto e controle da qualidade. guas potveis. Tratamento de guas para consumo humano. Sistemas de tratamento da gua. Tecnologia em Aquicultura Marinha: Para uma Aquicultura Sustentvel: A tecnologia em aquicultura. Gesto ambiental em aquicultura. Patologia em produo aqucola. Nutrio em aquicultura. Produo de novas espcies de interesse comercial na Espanha. A produo de enguia europeia. Gesto da Atividade Pesqueira: O barco de pesca. As pescarias mundiais. Produo pesqueira. Dinmica de populaes. Estimativa da abundncia pesqueira. Gesto e controle da atividade pesqueira. Controle e inspeo da pesca. Organismos internacionais. Gesto de reas Naturais Marinhas Protegidas: Introduo. Economia e Natureza. Processos ecolgicos nos espaos naturais. A conservao de espcies. A conservao dos espaos marinhos protegidos. O processo de seleo e delimitao das reas protegidas. A gesto da conservao. Agentes e instituies na gesto dos espaos naturais. Instrumentos para a gesto dos espaos naturais. Estrutura e desenvolvimento de um plano de gesto. Monitoramento e avaliao da gesto. Gesto da Contaminao Biolgica: Proliferaes de algas nocivas. Macroalgas. Invertebrados. Vrus, bactrias e fungos. Anexos. Gesto e Auditorias Ambientais na Empresa (ISO 14001): Empresa e ambiente. Os Sistemas de Gesto Ambiental na empresa (SGA). A norma ISO 14001. Processo de uma Auditoria Ambiental (AA). TERCEIRA PARTE A terceira parte do Mestrado consiste na realizao da Dissertao de Mestrado.

21

Durao: 920 horas

MESTRADO EM

MUDANAS CLIMTICAS
TITULAO
Uma vez finalizado o Mestrado, e aps ter superado todas as suas fases, o aluno recebe o ttulo de MESTRE EM MUDANAS CLIMTICAS outorgado pela universidade na qual foi inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa. Em colaborao com:
Fundacin Empresa & Clima

APRESENTAO A assinatura, em 1992, da Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas representou o incio de um conjunto de iniciativas tendentes a frear a despreocupao que, at ento, existia sobre as emisses de determinados gases atmosfera, principalmente dixido de carbono e metano, causadores do aumento de temperatura terrestre. Mais tarde, com a assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997, e sua posterior entrada em vigor, deu-se o apoio definitivo incluso, com mais ou menos xito, do fenmeno nas agendas governamentais dos pases desenvolvidos, no investimento privado e, definitivamente, no dia a dia e na percepo da sociedade civil. No entanto, margem de interesses particulares, ainda existe um grande desconhecimento sobre os mecanismos das mudanas climticas e suas repercusses sobre a biodiversidade, sistemas de produo e populao em geral. Surge, ento, a necessidade de dispor de pessoal qualificado para realizar aes e tomar decises na luta contra o aquecimento global. O Mestrado em Mudanas Climticas apresentado aqui responde necessidade de formar profissionais crticos em diferentes setores que saibam procurar alternativas e aproveitar as oportunidades de negcio derivadas deste fenmeno visando formular planos de adaptao e mitigao em projetos de P+D+i (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao). Por esse motivo, considera-se fundamental preparar o estudante com uma base ambiental prvia que lhe permita entender os temas fundamentais das mudanas climticas e, assim, conseguir, depois do estudo da segunda parte, uma viso integradora do problema em mbitos ambiental, poltico-social e econmico. OBJETIVOS DO MESTRADO Ao finalizar o Mestrado, o aluno ser capaz de: - Compreender a perspectiva do desenvolvimento sustentvel em suas dimenses natural, poltica, territorial e socioeconmica.
22

- Conhecer os convnios e tratados existentes entre Estados que estabeleam as polticas de gesto orientadas sustentabilidade, destacando a preocupao por estes temas, principalmente as mudanas climticas nas polticas internacionais. - Compreender a magnitude e a importncia das transformaes que, em mbito global, afetam o funcionamento do planeta como consequncia das atividades antrpicas resultantes do desenvolvimento. - Analisar, do ponto de vista do desenvolvimento sustentvel, o panorama atual e os processos de transformao na Europa, na Amrica Latina e no Caribe. - Descrever os poluentes atmosfricos derivados do uso de combustveis fsseis, principalmente, as emisses de Gases de Efeito Estufa (GEE). - Identificar o mbito regulamentado em matria atmosfrica aplicvel empresa. - Conhecer as medidas preventivas de controle e de fim de linha dos processos industriais. - Entender as leis de disperso dos poluentes na atmosfera. - Reconhecer a importncia da minimizao como ferramenta preventiva na gesto e na incorporao de tecnologias limpas e a adoo de boas prticas nas atividades industriais. - Descrever os princpios da poltica de reciclagem e o estudo do composto e biometanizao, como caso particular de converso da matria orgnica fermentvel. - Analisar como as mudanas climticas incidem no balano do ciclo da gua. - Relacionar as causas que provocam a perda de biodiversidade e as formas de atuao ante as mudanas climticas. - Conhecer as principais particularidades das espcies ameaadas na atualidade, medidas a serem tomadas e relao de xitos obtidos. - Compreender o significado da gesto e explorao sustentvel da floresta e o seu papel como sumidouro de CO2.

- Analisar as alternativas da melhor tcnica a ser utilizada para a remediao do solo em cada caso, do ponto de vista de sua viabilidade tcnica e econmica. - Descrever as tcnicas de sequestro de carbono utilizadas no solo e outras de monitoramento e saneamento e/ou recuperao que se utilizam na atenuao de terrenos contaminados. - Implantar a ISO 14001 em qualquer tipo de empresa. - Elaborar um Estudo de Impacto Ambiental. - Relacionar o mercado dos direitos de emisso e as variveis que condicionam os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). - Calcular o a pegada de carbono em diferentes cenrios. - Enfatizar o papel que pode e deve cumprir a educao ambiental nas etapas de reconstruo e de desenvolvimento aps um desastre, visando garantir, mediante a incorporao da gesto do risco, a sustentabilidade dos processos a mdio e longo prazos. - Propor as caractersticas que a educao ambiental deve ter para que, efetivamente, converta-se em ferramenta para reduzir a vulnerabilidade individual e coletiva diante das dinmicas da natureza e da sociedade. A QUEM DIRIGIDO O Mestrado em Mudanas Climticas dirigido a titulados universitrios de graduao superior que, por suas caractersticas pessoais ou por sua experincia, desejem uma formao de qualidade nesse mbito, visando melhorar suas expectativas de trabalho e/ou ampliar conhecimentos. DURAO DO MESTRADO A durao estimada para a realizao do Mestrado de 920 horas. Por ser um Curso a distncia, no est condicionado a um calendrio especfico para as atividades, j que cada aluno distribui o tempo de dedicao segundo suas disponibilidades. O aluno possui, no mximo, 24 meses para realizar o Mestrado.

6. Contaminao dos solos. Estudo do solo. Caractersticas geoqumicas dos solos. Propriedades do solo. Degradao e contaminao do solo. Sequestro de CO2. Casos prticos. 7. Gesto ambiental da empresa. Empresa e ambiente. Sistemas de Gesto Ambiental (SGA) na empresa. A norma ISO 14001. Casos prticos. 8. Avaliao de impacto ambiental. Definies e conceitos bsicos. Tipo e caracterizao de impactos. Contedo e metodologia geral da AIA Outros mtodos de identificao e avaliao de impactos. 9. Anlise de Ciclo de Vida do produto e pegadas de carbono. Definio da ACV. Metodologia de uma ACV. Anlise dos impactos: os ecopontos. Exemplo: Aplicao da ACV nas embalagens. Aes no projeto das embalagens e produtos que favoream uma minimizao dos resduos. Estratgias de implantao no setor empresarial das melhorias ambientais nas embalagens. O Ecosselo Europeu. Certificao. O padro BS PS 2050:2008. Clculo de Pegadas de Carbono: associado s matrias-primas, aos fornecedores e relativo produo. 10. Gesto do risco e educao ambiental. Uma concepo dos desastres como reao da biosfera contra a ao da praga. O que um risco? O que um desastre? A gesto do risco como ferramenta para a coevoluo entre o ser humano e a biosfera. As etapas de um desastre e o papel da educao ambiental em cada uma delas. 2 PARTE: MUDANAS CLIMTICAS 1. Acordos, negociaes e instrumentos sobre mudanas climticas. Acordos globais existentes sobre as mudanas climticas. Negociaes internacionais sobre mudanas climticas. Instrumentos de flexibilidade do Protocolo de Quioto. Instrumentos de mercado e a colaborao do setor privado. Aspectos financeiros da mudana climtica. 2. Vulnerabilidade e adaptao mudana climtica. Vulnerabilidade territorial e humana. Os planos de adaptao nacionais, subnacionais e locais. As possveis fontes de financiamento dos planos de adaptao. Os fenmenos meteorolgicos extremos: inundaes, secas, incndios florestais, ciclones, temporais extremos e ondas extraordinrias de calor e frio. As polticas de adaptao leves e rigorosas e a possibilidade de estabelecer planos de seguros e resseguros de carter nacional ou internacional. A imigrao e as mudanas climticas: as afetaes sociais e econmicas e o efeito das mudanas climticas na alimentao e na sade humana em escala global. 3. Mitigao das mudanas climticas. Os planos nacionais, subnacionais e locais de mitigao: metodologia e exemplos prticos. As medidas de mitigao apropriadas para cada pas. MMAP. Polticas, estratgias e aes nos principais setores industriais. As polticas estratgicas e aes no setor da mobilidade. O setor residencial e a moradia. O setor agrcola e pecurio. O setor da gesto dos resduos. O setor energtico: situao atual, recursos, energias renovveis, polticas e estratgias. 4. Cincia e poltica das mudanas climticas. Poltica europeia nas mudanas climticas. Poltica dos EUA nas mudanas climticas. Poltica latino-americana e outros importantes agentes nas mudanas climticas. Pontos focais nacionais e oficinas de mudanas climticas. O fator tecnolgico e o capacity building. 3 PARTE: METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTFICA E PROJETO FINAL OU DISSERTAO DE MESTRADO O estudo da Metodologia de Pesquisa Cientfica e a elaborao do Projeto Final ou Dissertao de Mestrado constituem uma aplicao prtica das noes aprendidas pelo estudante nas etapas anteriores.

Estrutura do Mestrado
1 PARTE: MBITO TERICO E CONCEITUAL 1. Introduo ao desenvolvimento sustentvel. Conceitos bsicos. Desenvolvimento sustentvel. Problemtica ambiental global. Mudanas climticas e efeito estufa. O ambiente na Unio Europeia. O desenvolvimento sustentvel na Amrica Latina e no Caribe. 2. Tratamento de efluentes gasosos. Natureza dos poluentes atmosfricos. Disperso dos poluentes na atmosfera. Controle da poluio atmosfrica. Amostragem de poluentes atmosfricos. Anlise de poluentes atmosfricos. Casos prticos. 3. Gesto de resduos. Resduos Slidos Urbanos (RSU). Tratamento dos resduos slidos urbanos: aterro e incinerao. Resduos industriais. Resduos rurais: purinas, compostagem. Tratamento de guas residurias: digesto anaerbia. Casos prticos. 4. Ciclo da gua. Generalidades. A gua marinha. A gua na atmosfera. As guas continentais. 5. Recursos naturais. A biodiversidade como recurso. A gua. Caa e pesca. Os pastos. Os recursos florestais. O papel das florestas e do uso da terra e sua transformao com as mudanas climticas. Ordenamento territorial. Casos prticos.

23

Durao: 900 horas

MESTRADO EM

ENERGIAS RENOVVEIS
APRESENTAO O Mestrado em Energias Renovveis que aqui se apresenta contempla uma parte central, que constitui o ncleo do programa, e onde se detalham as especificidades das formas limpas de energia no contexto energtico atual e dos potenciais cenrios futuros, com um valor agregado em relao a outros programas deste tipo: por um lado, incorpora uma parte referente s ferramentas de gesto ambiental, imprescindvel para saber como realizar estudos de impacto e incorporar as tecnologias renovveis e de eficincia energtica dentro do sistema de gesto global da empresa; e, por outro lado, inclui uma parte dedicada ao fenmeno da mudana climtica e sua relao com as energias renovveis, respeitando a vulnerabilidade e a mitigao desta relao. OBJETIVOS DO MESTRADO Ao final do Mestrado, o aluno ser capaz de: - Conhecer as relaes econmicas, sociais e ambientais do desenvolvimento sustentvel, considerando a importncia deste conceito na realidade. - Justificar a necessidade de implantar um sistema de gesto ambiental na empresa. - Indicar as diferentes fases de implantao de um SGA. - Implantar a ISO 14001:2004 em qualquer tipo de empresa. - Conhecer as ferramentas e os instrumentos de gesto ambiental empregados nos processos de tomada de decises. - Analisar as fases e especificidades do Estudo de Impacto Ambiental como instrumento tcnico da AIA. - Interpretar as leis e os procedimentos administrativos contemplados na AIA em diversos pases. - Analisar o contexto energtico atual e os cenrios futuros em nvel mundial. - Diagnosticar as implicaes ambientais e os fatores socioeconmicos dos impactos globais e locais provocados pelas atividades antrpicas.
24

- Projetar uma instalao de AQS atravs do mtodo F-CHART. - Projetar um sistema de calefao solar atravs do mtodo F-CHART. - Projetar um sistema fotovoltaico solar de uma residncia permanente ou de fim de semana. - Projetar o rotor de uma turbina Francis e de uma roda Pelton. - Realizar um estudo de impacto ambiental de uma central hidrulica ou de um parque elico. - Projetar um aerogerador elico em funo de diversas variveis. - Relacionar as tecnologias de aproveitamento do vapor de jazidas geopressurizadas com a produo de calor e/ou eletricidade. - Diferenciar os aproveitamentos da biomassa, seja para fins materiais ou energticos. - Reconhecer os diferentes aproveitamentos energticos do mar, em funo do potencial e da viabilidade econmica. - Conhecer os acordos globais, as negociaes e as polticas existentes no campo das mudanas climticas. - Interpretar os conceitos de adaptao e mitigao das mudanas climticas. A QUEM DIRIGIDO O Mestrado em Energias Renovveis dirigido a estudantes que concluram o ensino superior e que, de acordo com suas necessidades pessoais ou profissionais, queiram uma formao de qualidade no mbito das energias renovveis para melhorar suas oportunidades de trabalho e/ou ampliar conhecimentos. DURAO DO MESTRADO A durao aproximada do Mestrado de 900 horas. Por se tratar de um Mestrado a distncia, no est condicionado a um calendrio especfico para as atividades, j que cada aluno distribui o tempo de dedicao segundo suas disponibilidades. No entanto, o aluno possui um prazo mximo de 24 meses para realizar o Mestrado.

Estrutura do Mestrado
1 PARTE: FERRAMENTAS DE GESTO AMBIENTAL 1. Introduo ao desenvolvimento sustentvel. O desenvolvimento sustentvel. Problemtica ambiental global. O ambiente na Unio Europeia. O desenvolvimento sustentvel na Amrica Latina e no Caribe. 2. Avaliao do impacto ambiental. Definies e conceitos bsicos. Tipologia e caracterizao de impactos. Contedo e metodologia geral da AIA. Outros mtodos de identificao e avaliao de impactos. 3. Gesto ambiental da empresa. Empresa e ambiente. Os Sistemas de Gesto Ambiental na empresa (SGA). A norma ISO 14001. Casos prticos. 2 PARTE: ENERGIAS RENOVVEIS 1. Introduo s energias renovveis. Breve histria do uso da energia. Energia. Recursos energticos. Cenrio energtico mundial atual e futuro. Impacto ambiental associado ao emprego de energia. Polticas e programas energticos. 2. Energia solar trmica. Conceitos bsicos sobre a radiao solar. Conceitos fundamentais de astronomia e posio solar. A arquitetura bioclimtica. Equipamentos utilizados na produo de gua quente sanitria. Projeto de instalao de gua quente sanitria. Execuo e manuteno de uma instalao de AQS. Caso prtico de dimensionamento de uma instalao de AQS. Aplicaes de calefao em edifcios. 3. Energia solar fotovoltaica. Introduo e situao atual. Fundamentos fsicos da transformao fotovoltaica. Componentes de uma instalao fotovoltaica. Instalaes isoladas e sistemas conectados rede eltrica. Elaborao e manuteno de uma instalao fotovoltaica. Casos prticos. 4. Energia hidrulica. Introduo. Hidrologia. Construo civil e cmara de turbinas. Critrios de projeto e clculo de custos. Instalao eltrica. Controle e manuteno. Impacto ambiental. Atualidade e futuro da energia hidrulica. 5. Energia elica. Introduo. Aerogeradores. Instalaes elicas e manuteno. Estudo tcnico e econmico de uma instalao elica. Impacto ambiental. Casos. 6. Energia geotrmica. Geotermalismo. Tipologias e explorao de jazidas. Outras aplicaes e experincias prticas. Atualidade, futuro e custos da energia geotrmica. 7. Energia de biomassa. Introduo e situao atual. Tipos de biomassa. Biomassa residual. Cultivos energticos. Biocombustvel. Processos de transformao da biomassa em energia. Aplicaes e experincias. Impacto ambiental. 8. Energia do mar. Energia maremotriz. Energia das ondas. Energia maremotrmica. Corroso de metais. 3 PARTE: MUDANAS CLIMTICAS 1. Acordos, negociaes e instrumentos sobre mudanas climticas. Acordos globais existentes- sobre mudanas climticas. Negociaes internacionais sobre mudanas climticas. Instrumentos de flexibilidade do Protocolo de Quioto. Instrumentos de mercado e a colaborao do setor privado. Aspectos financeiros da mudana climtica. 2. Vulnerabilidade e adaptao mudana climtica. Vulnerabilidade territorial e humana. Os planos de adaptao nacionais, subnacionais e locais. As possveis fontes de financiamento dos planos de adaptao. Os fenmenos meteorolgicos extremos: inundaes, secas, incndios florestais, tornados, tempestades extremas e ondas extraordinrias de calor e frio. As polticas de adaptao brandas e duras e a possibilidade de estabelecer planos de seguros e resseguros de carter nacional ou internacional. A imigrao e a mudana climtica: as afetaes sociais e econmicas, e o efeito da mudana climtica na alimentao e na sade humana em escala global. 3. Mitigao das mudanas climticas. Os planos nacionais, subnacionais e locais de mitigao: metodologia e exemplos prticos. As medidas de mitigao apropriadas para cada pas. MMAP. Polticas, estratgias e aes nos principais setores industriais. As polticas estratgicas e aes no setor da mobilidade. O setor residencial e a moradia. O setor agrcola e a pecuria. O setor da gesto dos resduos. 4 PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA E PROJETO FINAL DE MESTRADO OU DISSERTAO O estudo da Metodologia de Pesquisa Cientfica e a elaborao do Projeto Final ou Dissertao de Mestrado constituem uma aplicao prtica das noes aprendidas pelo estudante nas etapas anteriores.

TITULAO
Uma vez finalizado o Mestrado, e aps ter superado todas as suas fases, o aluno recebe o ttulo de MESTRE EM ENERGIAS RENOVVEIS, outorgado pela universidade na qual foi inscrito, dentre aquelas que ofeream este Programa.

25

Solues Formativas sob medida


Mtodo de Formao
As pessoas so os ativos mais valiosos das organizaes. O mercado de trabalho exige profissionais em contnua reciclagem. Na FUNIBER, estamos conscientes de que h uma crescente demanda por parte das empresas e das instituies visando a formao de seu pessoal. Em resposta a esta necessidade, a FUNIBER desenvolve Planos de Formao sob medida, analisando, planejando e executando programas voltados a profissionais de diferentes setores, tanto em nvel nacional como internacional, que se caracterizam por contemplarem:

ANLISE PRVIA DAS NECESSIDADES DE FORMAO

ELABORAO DE CONTEDOS

Analisamos juntamente com a empresa as necessidades especficas, de modo a garantir que tanto o projeto como a implementao de cada ao formativa se adapte estratgia exigida pela organizao, com o objetivo de planejar a soluo mais adequada. Trata-se, portanto, de estabelecer uma formao sob medida para a empresa e para as pessoas que a compem.

Elaboramos e estruturamos contedos para que a prpria organizao os mantenha em seu fundo documental, transmitindo a seus trabalhadores os conhecimentos de forma pedaggica e estruturada. Contempla-se a possibilidade, sempre que necessria, de elaborao de novos contedos adaptados plenamente necessidade formativa.

ESCOLHA DOS MEIOS

ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE FORMAO

Deve-se realizar uma escolha dos meios e dos recursos a utilizar no plano de formao que melhor se adaptem s necessidades estabelecidas, e que podem englobar a formao presencial, o uso de tecnologia educativa de diferentes naturezas ou a combinao de ambas. Apostamos em uma metodologia de formao mista, combinando a formao a distncia com a utilizao de suporte virtual e com aulas presenciais, obtendo-se, assim, a mxima rentabilidade na aplicao das aes formativas. Para cada empresa criado um Campus Virtual Prprio , por meio do qual ela consegue personalizar ao mximo a formao de seus funcionrios.

fundamental que a empresa conhea o grau de aproveitamento alcanado por cada um de seus funcionrios e colaboradores no plano de formao desenvolvido. Por este motivo, so elaborados relatrios pertinentes e enviados aos responsveis pela formao para conhecimento e melhoria da ao formativa. Este acompanhamento tem tambm como objetivo dirimir dvidas no intercmbio de conhecimentos e a atualizao dos contedos. Este servio estar disponvel uma vez que se tenha finalizado o programa de formao.

Formao em mbito Internacional


A globalizao da economia e a crescente presena de empresas espanholas e europeias na Amrica Latina e de corporaes internacionais ibero-americanas geram a necessidade de se criarem programas globais de formao, desde que se adaptem s realidades locais. A FUNIBER proporciona um servio de formao sob esta ptica, elaborando contedos formativos que contemplam uma viso global, ao mesmo tempo em que os singulariza de acordo com as necessidades especficas apresentadas pelas empresas em cada pas, atuando em colaborao com as universidades de maior prestgio e por intermdio de suas sedes na Amrica Latina. Deste modo, a FUNIBER oferece um servio de formao totalmente personalizado, sem descuidar em nenhum momento da coeso formativa requerida pelas organizaes para a transmisso da cultura corporativa.
26

Direo Acadmica
Dr. Antonio Maya Frades Prof. da Universidad de Len Dra. Norma P. Muoz Sevilla Diretora do CIIEMAD. Instituto Politcnico Nacional, Mxico Dra. Rosalba Guerrero Aslla Prof. da Universidad de Piura Dr. Eduardo Garca Villena Diretor da rea de Meio Ambiente Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI)

AUTORES E PROFESSORES
Dr. ngel M. lvarez Larena Prof. da Universidad Autnoma de Barcelona Dr. Roberto M. Alvarez Prof. da Universidad de Buenos Aires Dr. scar Arizpe Covarrubias Prof. da Universidad Autnoma de Baja California Sur, Mxico Dr. Isaac Azuz Adeath Prof. da Universidad Autnoma de Baja California Sur, Mxico Dr. David Barrera Gmez Doutor pela Universidad Politcnica de Catalua Dra. Brenda Bravo Daz Prof. da Universidad Autnoma Metropolitana, Mxico Dr. Rubn Caldern Iglesias Prof. da Universidad Europea Miguel de Cervantes Dra. Leonor Calvo Galvn Prof. da Universidad de Len. Espanha Dra. Olga Cap Iturrieta Prof. do Instituto de Investigaciones Agropecuarias, Chile Dra. Alina Celi Frugoni Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Jos Cortizo lvarez Prof. da Universidad de Len. Espanha Dr. Lzaro Cremades Oliver Prof. da Universidad Politcnica de Catalua Dr. Antoni Creus Sol Prof. da Universidad Politcnica de Catalua Dr. Juan Carlos Cubra Garca Prof. da Universidad de Len. Espanha Dra. Raquel Domnguez Fernndez Prof. da Universidad de Len Dr. Lus A. Dzul Lpez Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Xavier Elas Castells Diretor da Bolsa de Subproductos de Catalua Dra. Minerva Garca Vargas Prof. do Centro Panamericano de Estudios Superiores, Mxico Dra. Milena E. Gmez Yepes Prof. da Universidad del Quindo, Colmbia Dra. Margarita Gonzlez Bentez Prof. da Universidad Politcnica de Catalua Dr. Ramn Guardino Ferr Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Emilio Hernndez Chiva Centro Superior de Investigaciones Cientficas, CSIC Dra. Cristina Hidalgo Gonzlez Prof. da Universidad de Len Dr. Francisco Hidalgo Trujillo Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Agustn Iza Prof. da Universidad Cientfica del Sur. Peru Dr. Vctor Jimnez Arguelles Prof. da Universidad Autnoma Metropolitana. Mxico Dr. Miguel ngel Lpez Flores Prof. do Instituto Politcnico Nacional (CIIEMAD-IPN) Dra. Mirian Loureiro Fialho Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dra. Izel Mrez Lpez Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Carlos A. Martn Prof. da Universidad Nacional del Litoral, Argentina Dra. Isabel Joaquina Niembro Garca Prof. do Tecnolgico de Monterrey Dr. Csar Ordez Pascua Prof. da Universidad de Len Dr. Antonio Pantoja Vallejo Prof. da Universidad de Jan Dr. Jos Mara Redondo Vega Prof. da Universidad de Len. Espanha Dra. Gladys Rincn Polo Prof. da Universidad Simn Bolvar, Venezuela Dr. Jos U. Rodrguez Barboza Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Guillermo Rodrguez Navarrete Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Ramn San Martn Pramo Prof. da Universidad Politcnica de Catalua Dr. Ral Sardinha Prof. do Instituto Piaget, Portugal Dr. Hctor Solano Lamphar Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dra. Martha Velasco Becerra Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana Dr. Alberto Vera Prof. da Universidad Nacional de Lans, Argentina Dr. (c) Pablo Eisendecher Bertn Prof. do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER Dr. (c) Jorge Molina Beltrn Prof. del Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER Dra. (c) Ann Rodrguez Prof. del Departamento de Medio Ambiente da FUNIBER Dr. (c) Kilian Tutusaus Pifarr Prof. do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER Dra. (c) Karina Vilela Prof. do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER Ms. Omar Gallardo Gallardo Prof. da Universidad de Santiago de Chile Ms. Susana Guzmn Rodrguez Prof. da Universidad Central de Equador Ms. Icela Mrquez Rojas Prof. da Universidad Tecnolgica de Panam

27

EUROPA Espanha Paseo Garca Faria n 29 - 08005 Barcelona Tel. (34) 902 11 47 99 - funiber@funiber.org Itlia Universit Politecnica delle Marche Facolt di Medicina e Chirurgia Dipartimento di Biochimica, Biologia e Genetica Via Brecce Bianche - Monte Dago. 60131 Ancona Tel. (39) 071 2204160 - univpm@funiber.org Portugal Instituto Piaget - FUNIBER Av. Joo Paulo II, Lote 544, 2 1957-157 Lisboa Tel. 351 218 316 533 - portugal@funiber.org AMRICA Argentina Avda. Rivadavia 2206 2A - C1034ACO. CABA Tel. (54-11) 4000 1150 - argentina@funiber.org Bolvia Calle Bumberque Nro. 361. Santa Cruz Tel. (591-3) 339 8527 - bolivia@funiber.org Brasil Rua Vento Sul, 126. Campeche. Florianpolis/SC - Brasil - CEP: 88063-070 Fone/Fax: 55 (48) 3239 0000 - brasil@funiber.org Chile Arzobispo Larran Gandarillas, 70 ex.260 Comuna: Providencia. CP. 7500955 Santiago de Chile Tel. (56-02) 928 9700 - chile@funiber.org Colmbia Calle 39A N 19 -18 Bogot Tel. (571) 285 35 33 - colombia@funiber.org Costa Rica Curridabat del Indoor Club 25 oeste, 75 norte casa 4 A, Urbanizacin la Alameda. Tel. (506) 2 280 45 22 - costarica@funiber.org Equador Ciudadela Kennedy Norte Calle Jernimo Avils y Miguel H. Alcvar. Manzana 405. Solar 13. 1er piso. Guayaquil Tel. (593 4) 268 27 21 - ecuador@funiber.org El Salvador Colonia San Benito, Av. Las Palmas No.183, Interior del Edif. 2do. Nivel. Zona Rosa, San Salvador. Tel. (503) 2246 0173 / (503) 2246 0174 - elsalvador@funiber.org Guatemala 8a Avenida 28 20, Zona 11. Colonia Granai & Towson I. Guatemala, Ciudad. Tel. (502) 2476 2885 - guatemala@funiber.org Honduras Edificio Amrica, Local 1C, calle principal, Colonia Alameda, tres cuadras hacia abajo de Ashonplafa. Tegucigalpa. Tel. 00 (504) 239 8919 - honduras@funiber.org Mxico Wisconsin n 38 Colonia Npoles Delegacin Benito Jurez C.P 03810 Mxico D.F. Tel. (01 55) 5340 8370 - mexico@funiber.org

Nicargua Km. 5 Carretera a Masaya, del Colegio Teresiano 1C al este, casa No. 130. Planes de Altamira, Managua. Nicaragua Tel. (505) 227 026 46 - nicaragua@funiber.org Panam Albrook, Edificio No. 868 Piso 2, Consejo de Rectores de Panam. El Dorado Zona 6, 0819-11767 Panam, R.P. Tel. (507) 315 0696 - panama@funiber.org Paraguai Avda. Santa Teresa N 2629 c/ Denis Roa Barrio Ycu Sat. Asuncin, Paraguay C.P 1824 Telefax: (595) (21) 604 011 - paraguay@funiber.org Peru Calle Chimu Cpac n 163 Urbanizacin Los Rosales Surco - Lima 33 Tel. (511) 448 0200 - peru@funiber.org Porto Rico Carr. 658 Km 1.3 Bo. Arenalejos Sector Palaches Arecibo, PR 00613. P.O. Box 1304, Arecibo, PR 0613-1304 Tel. 1 787 878 2121 - puertorico@funiber.org Repblica Dominicana Av. Roberto Pastoriza No. 16, Edificio Diandy XIII, Local 4S-O. Ensanche Naco, Santo Domingo, Repblica Dominicana Tel. (809) 540 4720 - republica.dominicana@funiber.org Uruguai Cnel. Brandzen 1956 - Oficina 901 Edificio Cosmos. 11200 Montevideo, Uruguay Tel. (005982) 409 49 62 - uruguay@funiber.org Venezuela Av. Francisco de Miranda, Centro Lido Torre D, Piso 4, Local 41 HQ Caracas - Chacao, 1060. Venezuela Tel. (58) 212 952 94 09 - venezuela@funiber.org EUA Bryant Park. 1440 Broadway 23rd floor New York, NY-10018 Tel. (1) 646 383 72 91 / (1) 866 877 98 57 - usa@funiber.org FRICA Angola Universidade Jean Piaget de Angola - FUNIBER Campus Universitrio de Viana. Bairro Capalanka - Viana, 10365 Brito Godins Tel. 00 (351) 218 316 506 - angola@funiber.org Cabo Verde Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - FUNIBER Campus Universitrio Cidade da Praia. Caixa Postal 775 Palmarejo Grande - Cidade da Praia Tel. 00 (238) 260 9000 - caboverde@funiber.org Guin-Bissau Universidade Jean Piaget Guin-Bissau - FUNIBER Estrada de Antula. Antula Norte. Bissau Tel. (351) 218 316 506 - portugal@funiber.org Moambique Universidade Jean Piaget de Moambique - FUNIBER Campus Universitrio da Beira. Inhamzua Tel. 00 (258) 2334 6200 - mozambique@funiber.org

www.funiber.org.br www.funiber.pt
28

S-ar putea să vă placă și