Sunteți pe pagina 1din 15

A MSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANA NA EDUCAO INFANTIL

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon RESUMO


A importncia da msica no desenvolvimento da criana na educao infantil o tema deste artigo.

Integram esta pesquisa bibliogrfica os devidos referenciais tericos sobre a histria da educao infantil, sobre a msica e o desenvolvimento infantil atravs de educadores musicais; sobre a musicalizao na prtica pedaggica do docente da educao infantil; um breve relato sobre a histria da Educao Infantil relacionando com a prtica pedaggica, com a musicalizao e com o desenvolvimento da criana. Estudar os pensadores da Pedagogia e associar seus trabalhos aos pedagogos musicais faz parte desta pesquisa a fim de averiguar tais concepes e centrar-se a respeito da criana no mundo diferenciado do adulto, pois a msica pode ser uma das disciplinas e um recurso didtico pedaggico de ensino e aprendizagem da criana de forma ldica, possibilitando o desenvolvimento dos aspectos fsico, cognitivo, emocional e propiciando a interao social. A Pedagogia e a Msica podem ser de grande importncia para o desenvolvimento infantil. Palavras-chave: Msica; Educao Infantil; Desenvolvimento Infantil. 1 INTRODUO Este artigo o resultado da pesquisa bibliogrfica, tendo como objetivo identificar a importncia da msica no desenvolvimento da criana no processo da Educao Infantil. Os objetivos especficos buscam pesquisar referencias tericos sobre a msica e o desenvolvimento infantil, atravs de educadores e musicalizadores ou pedagogos musicais; escrever sobre a musicalizao na prtica pedaggica no processo da Educao Infantil; fazer um breve relato sobre a histria da Educao Infantil e relacionar a prtica pedaggica com a musicalizao e o desenvolvimento infantil. A Educao Infantil e a infncia esto intrinsecamente ligadas. Conhecer o processo histrico da Educao Infantil remete-se a pesquisar o comportamento da criana nos aspectos social, cultural, econmico, psquico, familiar, entre tantos outros, sendo fundamental para o trabalho do pedagogo. Saber de teorias cientficas da educao implica neste conhecimento tambm, assim como os das leis que gerem este processo. Refletir sobre as instituies sejam particulares ou pblicas, sobre o pensamento assistencialista ou educacional faz parte deste estudo. Disciplinas como a msica desde a antiguidade relacionada com a Educao Infantil

e com o desenvolvimento da criana. Atualmente sabe-se de estudos cientficos que comprovam a relao da msica com desenvolvimento lgico, sensrio-motor e emocional da criana. Segundo CARVALHO (1997) a musicalizao infantil desenvolve na criana os campos: fsico, mental, cognitivo e emocional. A msica como linguagem pode expressar idias e sentimentos. A infncia se caracteriza pela ao e pelo ato concreto. Ao pensar ou expressar verbalmente uma idia, a criana se encontra num processo de representao. A msica pode proporcionar a vivncia da linguagem musical como um destes meios de representao, interagir com o meio ambiente, incluindo os sons, as canes e outras manifestaes, tambm um excelente meio no desenvolvimento da aptido criativa e ldica, que parte integrante da infncia. Outro fator que desde a aprovao da lei 11.769 (em 18/08/2008), sobre a obrigatoriedade da msica na escola, muito se tem comentado sobre quais so os profissionais que iro atuar, qual ser o currculo, que formao se dar, entre outras questes. Segundo a biblioteca digital, Srgio Figueiredo (2008) ex-presidente da ABEM (Associao Brasileira de Educao Musical) muitas pessoas esto desapontadas em razo do veto ao pargrafo que inclua a necessidade de professores com formao especfica em msica. Figueiredo afirma que:
O segundo pargrafo do veto parece lgico, na medida em que nenhuma rea tem esta indicao na LDB, o que seria um precedente dentro do que diz a lei para todas as reas do currculo. O problema foi o primeiro pargrafo do veto que estabelece uma grande confuso, j que menciona o artigo 62 da LDB, que trata da formao em nvel superior em curso de licenciatura para atuao na educao bsica, e ao mesmo tempo considera a possibilidade de pessoas sem titulao poderem atuar na escola com a rea de msica.

A aprovao da nova legislao em Educao Musical que obriga as escolas no ensino de sries iniciais e fundamental a ministrarem aulas curriculares de Msica no prazo de trs anos a partir da referida promulgao (Agosto de 2011) e ainda sabendo-se da falta desse professor licenciado em msica se faz necessrias publicaes de materiais para divulgao e propagao de como trabalhar a msica no currculo escolar; em razo destes pressupostos, resulta esta pesquisa. 2 UMA BREVE HISTRIA DA EDUCAO INFANTIL

Conhecer a criana no seu desenvolvimento humano parte fundamental no processo educacional da mesma. Alinhar as concepes da Educao Infantil desde que a mesma foi construda essencial para se trabalhar com a criana no contexto atual e globalizado do sculo XXI, entretanto, importante saber a origem deste processo histrico. Segundo Wolff (2008) a criana necessita de algum que dela cuide e a ensine [...] ela passa a aprender e desenvolver o seu potencial individual com a concivncia social, a partir dos cuidados e ensinamentos que recebe. Plato j preocupava-se com a escolaridade da criana em 390 a.C. No sculo XVII, num contexto social de trabalho humano forado na produo agrcola, onde pedagogos marginalizavam tal reflexo, Comnius ( 1592-1657) de nacionalidade tcheca, considerado o maior educador; pois se preocupou com a formao infantil at seis anos de idade criando o Plano da Escola Materna. Em seu trabalho fez referencias pontuais a responsabilidade dos pais em relao as crianas, que para a poca foi um avano. Alm disso, ampliou sua contribuio nas reas cientficas como: a Metafsica, Cincias Fsicas, ptica, Astronomia, Geografia, Cronologia, Histria, [...] Poesia, Msica, Economia Domstica, Poltica Moral, Religio e da Piedade. (WOLFF, 2008, p. 5) A sociedade burguesa do sculo XVIII exigiu o aumento de produo com a atuao da mulher e da criana no mercado de trabalho. Refere-se aqui especfica e essencialmente o trabalho na fbrica. Ao mesmo tempo que a criana se integrava numa famlia trabalhadora e era envolvida na produo econmica como adulto, os estudiosos fundamentaram teorias da criana quanto a sua natureza infantil. Lima (2009) cita que:
[...] a era pr-industrial e industrial necessitava das massas com um mnimo de estabilidade e, para isso, famlia estvel seria um instrumento til para a sujeio. Assim surge uma nova organizao social da famlia, e essa fruto da evoluo poltica e econmica da poca moderna. Dessa forma, percebe-se que esse sentimento surgiu quando a sociedade passou a ter conscincia da particularidade infantil, particularidade essa que distingue essencialmente a criana do adulto.

Nomes como o filsofo Rousseau (1712-1772) e o pedagogo Pestalozzi (1746-1827 desenvolveram seus ideais sobre educao e incluindo a educao infantil sendo como um perodo distinto e especfico no desenvolvimento humano, em que se v, se pensa e se sente o mundo de uma maneira talvez nica e prpria. Para Pestalozzi a educao estaria baseada no amor e na bondade, mas com disciplina, onde o aluno estaria numa posio ativa no processo para poder observar, investigar, coletar materiais e experimentar. Talvez por esta razo

psicologizou a educao mesmo com pouqussimo conhecimento desta rea que at o momento no era cincia, entretanto, foi o suficiente para faz-lo definir as funes e necessidades do desenvolvimento da criana. De acordo com Oliveira (2002, p.14) citado por Lima (2009):
Pestalozzi em 1774, criou um orfanato para crianas pobres em Stanz, e defendia que a educao deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possvel, sob um clima de disciplina estrita mas amorosa, o que contribuiria para o desenvolvimento do carter infantil. [...] Para Pestalozzi a organizao da escola era feita da seguinte maneira: uma classe com os que tinham menos de oito anos, outra com os meninos de oito a onze anos e a terceira com os alunos de doze a dezoito anos.

As contribuioes de Pestalozzi no se retringiram apenas ao processo pedaggigo do passado, atualmente estuda-se suas teorias, inclusive referente ao conhecimento musical. Segundo Wolff (2008) no sculo XIX, Frebel (1782-1852) o educador alemo que criou os Kindergartens ( jardins de infncia) que tinha a compreenso do brinquedo e atividades ldicas como um processo para o educao infantil. Criou um rico material pedaggico para trabalhar o sensrio motor ( pintura, colagens, recortes, entre outros) e o jogo ( educao fsica e dramatizao) como fator de expresso para a criana. A educao infantil no sculo XX foi reformulada por pedagogos, pensadores, psiclogos, mdicos como: Dewey (1859-1952); Montessori (1870-1952); Decroly (18711932); Claparde (1873-1940); Freinet (1896-1966); Wallon (1879-1962); Piaget (18961980); Vygotsky (1896-1934) e Ferreiro (1936) os quais, so referncias no processo de desenvolvimento da criana at noso sculo. O americano Dewey renovou a prtica pedaggica com foco maior no ato de aprender do que para o ensinar. conhecido por contribuir com o mtodo de projetos; pois trabalhava com as crianas de forma que tivessem conhecimento experimentando e convivendo socialmente. deveria subsidiar o trabalho em sala de aula, de tal maneira que o conhecimento fosse trabalhado de forma experimental, socialmente, desde a infncia, com o intuito de torn-la um bem comum. (WOLFF, 2008, p. 10) A escola Montessoriana biolgico, isto , baseia todas as informaes cientficas sobre o desenvolvimento infantil. Segundo a metodologia, a evoluo mental da criana acompanha seu crescimento biolgico e pode ser identificada claramente por fases bem definidas. Tem material especifico para o trabalho pedaggico. (Muller, 2008)

De acordo com Wolff (2008) a psiquiatra italiana Maria Montessori criou um mtodo em que busca a educao da vontade,da ateno e do auto-controle. Realizou vrias experincias na chamda casa-escola que criou, dando enfoque a concepo biolgica de crescimento e desenvolvimento, alm do aspecto psicolgico e social da criana. Wallon mdico grego teorizou sobre a passagem do orgnico ao psquico, individual e social que se interligam a emoo, a motricidade, a imitao e a relao social. A teoria de Wallon diz que:
O sujeito como pessoa completa e integrada, em que os aspectos motor, afetivo e cognitivo se constituem como conjuntos funcionais vinculados entre si, cujas intenes esto em constante movimento. [...] Portanto, o desenvolvimento da pessoa se d pela maturidade biolgica e pela influncia do meio em que vive. (Wallon apud Sugahara, 2006)

Suas preocupaes concentram-se em focar o confronto do individuo com a sociedade, que segundo ele, o levar construa da inteligncia. A teoria de Piaget designada como desenvolvimento intelecutal. Segundo Wolff (2008) para Piaget, o desenvolviemnto um processo progressivo e contnuo, o qual consiste na passagem de um estgio de menor equilbrio para outro de equilbrio maior [...] O individuo est em constante enterao com o meio que o cerca. A educao infantil que segue esta teoria propicia um ambiente rico em estimulao e acomodao do exerccio de suas capacidades mentais. Vygotsky dedicou seus estudos a Pedologia cincia da criana, voltada para o estudo do desenvolvimento humano, articulando aspectos psicolgicos, antropolgicos e biolgicos. (WOLFF, 2008, p. 17) Seus estudos e preocupaes estavam voltadas para a interao social do indivduo, para a compreenso das origens sociais e das bases culturais para o desenvolvimento individual do ser humano. Seu trabalhado atualmente extremamente valorizado. muito importante para o educador compreender a criana como ser biolgico, social, cultural intelectual, suas fases, suas demandas, suas dificuldades e os seus anseios, alm do meio em que se encontra, para tanto necessrio que se conhea as origens da educao infantil e as teorias cientficas da mesma.

3 A EDUCAO INFANTIL E A CONCEPO DA EDUCAO MUSICAL

Sabe-se que a msica fator importantssimo na educao infantil, mas a sociedade e neste contexto a prpria escola, ainda vem a msica como meio de entretenimento e lazer, e no como uma fonte de formao aos indivduos. Musicalizar refere-se ao sentido de educar pela msica, com o objetivo de contribuir na formao e desenvolvimento da personalidade do indivduo, pela ampliao da cultura, pelo enriquecimento da inteligncia e pela vibrao da sensibilidade musical. (CARVALHO, 1997) As primeiras informaes sobre o ensino formal da msica vieram da Europa. Porm, mais recentemente, um dos pases que exerceram grande influncia sobre o campo do ensino musical no Brasil foram os Estados Unidos, principalmente no que diz respeito a mtodos e processos, bem como na melhor compreenso do papel da msica na educao em geral. Esse pas, entretanto, tambm recebeu influncia de origem europia a comear por Lowell Mason, que pioneiramente aplicou, em 1829, o mtodo pedaggico de Pestalozzi ao ensino da msica, onde o professor deveria sistematizar o trabalho de incitar a curiosidade para os novos elementos apresentados a cada melodia e o aluno aprenderia fazendo ou experimentando. O fato de as melodias serem apresentadas sem claves, sem compassos, sem diviso rtmica, apoiava-se nas premissas de que as informaes deveriam ser acrescentadas passo a passo, de acordo com que o aluno pudesse perceber. E medida que as percebesse, compreenderia a razo de utiliz-las e a sua lgica de uso na escrita musical. O ensino musical, at ento, tinha como finalidade a arte do canto, do instrumento e introduo de harmonia e contraponto. Os pedagogos impunham aos seus alunos exerccios de tcnica instrumental, sem procurar desenvolver a sensibilidade e gosto, e afirmar a personalidade. Assim, as escolas de msica s serviam aos dotados, com vozes afinadas e bons de ouvido. Foi neste contexto que o suo Emile Jacques-Dalcroze (1865-1950) criou seu mtodo eurtmico. Percebeu que os alunos tocavam, mas no compreendiam, usou ento o corpo para trabalhar o ritmo e posteriormente aplic-lo ao instrumento musical. A biblioteca virtual Wikipdia (2010) diz que transformar o corpo em um instrumento musical bem afinado, Dalcroze sentia, era o melhor caminho para gerar uma slida base musical vibrante. Na Amrica do Sul, dois pases se destacaram no movimento da Educao Musical: a Argentina, onde a notvel figura de Alberto Williams (1862 1952) se sobrepe s demais,

no s como educador, mas principalmente como compositor. O Chile, com os pioneiros Humberto Allende e Domingo Santa Cruz. O desenvolvimento musical no Brasil no que se refere ao ensino da msica verifica-se que Jos de Anchieta utilizava a msica como veculo de educao geral e sempre houve um divrcio entre educao e msica. Quando muito, o estudo da arte musical era informativo, profissional, com finalidade em si prpria. Com o progresso da cincia psicolgica e dos novos conceitos sobre Educao, evidenciou-se o grande papel que as artes desempenham na formao da personalidade dos indivduos e em seu amadurecimento emocional. A atividade musical e as demais artes unidas ao jogo recreativo formam o alicerce sobre o qual se apiam as escolas infantis. A prtica e utilizao da msica so oportunssimas na passagem de um estgio para outro do desenvolvimento do ser humano desde seu nascimento. Outra expresso de um grande educador musical o japons Shi-ichi Suzuki (18981998) que estudou violino no Japo e na Alemanha. Em 1946, ele lanou o Movimento de Educao para o Talento no Japo: a sua premissa que todo indivduo possui talentos que podem ser desenvolvidos pela educao. O Mtodo Suzuki para o ensino de violino criado por ele mesmo nos anos 40, pouco depois da segunda guerra mundial, inspira-se na observao da maneira como as crianas aprendem sua lngua materna na primeira infncia, atravs da habilidade de comunicao entre os pais e a criana. Toda criana japonesa fala japons!, constata Suzuki. Este o exemplo mais bem-sucedido de processo de aprendizagem, pois tem cem por cento de eficincia: no h quem no aprenda (exceto raros casos excepcionalmente patolgicos). Segundo a biblioteca virtual, Suzuki apud Goulart (2008) afirma, referindo-se ao seu mtodo, que no fez nada mais do que uma adaptao dos princpios de aprendizagem da lngua materna educao musical. Alguns dos princpios como a motivao, as crianas ficam fascinadas ao aprender; a alegria e a auto-confiana proposta pelo ambiente da escola e familiar; a aprendizagem dentro do ritmo de cada um, respeitando as dificuldades; o aprendizado com o objetivo de usar no dia-a-dia estes conhecimentos e habilidades; a imitao dos modelos, que esto sempre disponveis; a identificao com os mestres e afeto so essenciais em seu mtodo.

A observao visual e auditiva de modelos preferida explicao verbal. Depois que a criana j adquiriu as habilidades mais bsicas no instrumento que se introduz, de forma criativa e adequada idade e maturidade de cada um, a teoria musical e a leitura. A participao dos pais fundamental nesta metodologia: os pais freqentam as aulas junto com os filhos, recebem tarefas e instrues para melhorar sua atuao como professores em casa. As instituies que usam o mtodo publicam livros e apostilas com instrues para os pais, onde descrevem minuciosamente atitudes e estratgias a serem adotadas. A educao musical segundo Edgar Willens voltava-se ao estudo da psicologia como fundamento bsico de seu mtodo. O livro As bases psicolgicas da Educao Musical, de Edgard Willens, mostra a importncia primeira natureza dos elementos fundamentais da msica e s suas relaes com a natureza humana, tais como eles aparecem nas experincias musicais, particularmente no campo da educao. (WILLENS, 29, p.12) Nesta obra Willens relata o seguinte: Existem os rudimentos, que so os princpios do ensino musical, sem discriminao do seu valor psicolgico. As bases, por sua vez, referem-se educao, e dizem respeito ao comeo de seus princpios fundamentais, vlidos desde o comeo at o fim dos estudos. Muitos professores podem dar os primeiros rudimentos da msica s crianas, porm, poucos possuem condies de enraizar as bases na vida musical. A idade de 3 ou 4 anos da criana, ideal para que um professor de msica faa um trabalho de preparao musical. Antes disso, o papel de atrair a ateno das crianas aos fenmenos sonoros e rtmicos e ensinar as primeiras canes da me. O ouvido musical, a imaginao sonora e a conseqncia directa dos dois a melodia - devem constituir os elementos de base, o centro do desenvolvimento musical. (WILLENS, 1929, p.28). A melodia o elemento musical que permanecer sempre, essencial e o mais caracterstico da msica para as crianas. Ritmo e som, por sua vez, estaro unidos no canto. Os pauzinhos de madeira so eficazes e devem ser apresentados s crianas como instrumentos rtmicos para que elas exercitem, com este auxlio, os movimentos e os ritmos. Podem ser associados posteriormente ao canto, nas canes. muito importante que a criana viva os factos musicais antes de tomar conscincia deles (WILLENS, 1929, p.20). O canto precisa impreterivelmente estar presente na iniciao musical das crianas. Ele contribui para o desenvolvimento da audio interior e, na metodologia de Willens, o papel mais importante nesta fase da educao musical do canto. O canto em cnone, por exemplo, prepara para o estudo da harmonia e o canto a duas vozes. O desenvolvimento da

musicalidade infantil muito se deve ao canto. Segundo Willens (1929) as canes populares sero instrumentos de aprendizagem musical infantil, visto que so originadas da sua raa. preciso, porm, ter um cuidado posterior com a escolha do repertrio de canes populares do ponto de vista musical, ou seja, a questo do ritmo, intervalos, acordes ou modos. O instrumento eficaz que deve ser o ponto de partida na educao musical e que acompanhar o aluno em seu desenvolvimento mesmo em seu estudo instrumental e de harmonia na perspectiva de Willens, o canto, pois este, a expresso mais natural da msica.

4 A MSICA E A PRTICA PEDAGGICA NA EDUCAO INFANTIL Dizer que a criana tem potencialidades e aptides musicais principalmente na primeira infncia no errneo, entretanto as pesquisas em universidades comprovam este fato, pois neste perodo que os esquemas de aprendizagem esto abertos a aprender a arte, a segunda lngua, a msica ou o que se pretenda ensinar criana. Silva apud Pires (2008) faz um comentrio sobre as experincias de Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha) citando que:
Estas experincias revelaram que, ao comparar crebros de msicos e no msicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regies responsveis pela audio, viso e controle motor. Esses pesquisadores [...] afirmaram que tocar um instrumento exige muito da audio e da motricidade fina das pessoas, e que a prtica musical faz com que o crebro funcione em rede. Ter um crebro funcionando em rede significa que o indivduo, ao ler determinado sinal na partitura, necessita passar essa informao (visual) ao crebro, que em seguida transmitir mo o movimento necessrio (tato) e, ao final disso, o ouvido acusar se o movimento feito foi o correto ( audio).

Outras pesquisas realizadas sob o aspecto de apreciao musical tambm acusam estmulos cerebrais intensos e ao corpo humano. Tais estimulaes geram assimilao de novas informaes, conseqentemente, nova aprendizagem. Segundo Jannibelli (1971) as atividades na prtica pedaggica musical na escola so exercidas por dois tipos de professores: o professor de classe ou o professor especializado. O professor de classe tem atribuies de desenvolver as capacidades de seus alunos, para tanto utilizam a Msica como disciplina educativa e por vezes como recurso pedaggico. Jannibelli (1971, p. 35) cita que:
O professor de classe utiliza-se da Msica para educar e, conseqentemente, acaba por ensinar Msica. Desprende-se da que, em sua formao, h lugar para seu preparo neste

10
terreno, no s como contedo prprio, musical artstico, mas principalmente, como metodologia especial. [...]Na vida prtica da rotina escolar, nem sempre os que deviam, entendem o que na realidade pode o Professor de Classe fazer em materia de ensino e utilizao da msica. Ou se lhe exige o que est alm das possibilidades de seu preparo real e competncia, ou ento se considera que a atividade musical no deva nem mesmo ser travada em classe, sem a presena do Professor Especializado.

Neste contexto preciso enfatizar que a educao musical deveria ser comum a qualquer indivduo, entretanto, fato que se o professor de classe no possui tal formao, o mesmo pode realizar cursos e programas de educao continuada, a fim de que venha compreender o valor real da msica na formao e na personalidade das crianas, podendo assim estabelecer sua pratica docente com a devida competncia. De outro lado o professor especializado como profissional em Msica necessita dominar com excelncia os mtodos e processos de ensino da msica, pois existe um preconceito em relao ao artista-msico e professor de msica. Outra dificuldade perceber que a Msica uma disciplina que compreende conceitos e contedos a serem explicados, vivenciados, explorados e compreendidos com os alunos, principalmente na educao infantil, alm do valor esttico musical. Jannibelli (1971, p. 35) declara que:
A dificuldade est em que, nem sempre estas exigncias do trabalho escolar se equilibram. H uma ideia generalizada de que o artista-musicista forosamente no um bom professor. Julgam-no, sempre, com seus interesses e energias voltados ao seu trabalho pessoal e que , somente um Artista, com qualidades excepcionais de comunicao e de magistrio, pode descer at os interesses dos alunos, compreendendo-os devidamente.

Outro fato relevante que o professor de Educao Musical, de classe ou especializado, deve procurar incutir na criana a conscincia do som atravs das propriedades sonoras: timbre, altura, intensidade e durao, assim como os elementos musicais: melodia, ritmo e harmonia, atravs de atividades ldicas envolvendo escutar, cantar e tocar instrumentos de altura indefinida. Por esta razo, importante que os professores da educao infantil possam fazer cursos de capacitao em Musicalizao que trata deste contedo, entre outros. Alguns autores escrevem livros com planos de aula especficos dando ao professor de classe ideias e contedos prontos com cd gravado, a fim de propiciar o canto para geralmente atender as festas comemorativas da escola. Porm, no fazer aluso ao contedo de msica, ao sensrio e motor, ao cognitivo e ao emocional geram apenas o trabalho esttico musical, o

11

qual pode ser experimentado apenas com apreciao musical e no o fazer artstico-musical das crianas. ZAMBRIN apud YOGI (2003) faz a seguinte citao:
[...] independente das condies em que a criana vive, brincar natural dela. A atividade ldica fundamental, pois contribui para sua vida afetiva e intelectual. [...] teremos adultos equilibrados. A presena de momentos ldicos na vida escolar da criana leva-a a grandes descobertas, auto-suficincia, ao crescimento e ao desenvolvimento cognitivo, construo de julgamentos tico-morais, ao aprendizado de fazer escolhas. [...] Educao Musical uma proposta de socializao em grupo no apenas de formadora de contedos.

Um exemplo de material didtico destinado ao pedagogo em formato de projetos e trabalho inter disciplinar, utilizando a msica como recurso didtico e ldico o trabalho de Chizuko Yogi, pois alm das festas escolares trabalha a msica nos conceitos e disciplinas da Educao Infantil e Sries Iniciais. Entretanto, o mais interessante em sua obra possibilidade de trabalhar a formao de crianas autnomas e no com respostas automatizadas. Relacionando os pensadores e educadores ao longo da histria da Educao Infantil e associando aos pensadores e musicalizadores, pode-se chegar a fatos como o registro de Comenius utilizar a msica no perodo medieval como formao. Pestalozzi com o mtodo aprender fazendo, Propiciava criana adquirir os primeiros elementos do saber de forma natural, assim na msica o professor atual poderia ensinar os sons antes dos sinais visuais, e fazer com que a criana aprenda a cantar antes de aprender as notas na pauta, ou os seus nomes. Frebel tinha a compreenso do brinquedo e das atividades ldicas como um processo para o educao infantil, trabalhando com o jogo e o sensrio motor. Pode-se constatar que Dalcroze como educador musical tambm associou este fatores com seu mtodo rtmico usando o corpo como expresso. Jogos musicais envolvendo a sonoridade e o ritmo so fontes de expresso, de execuo sensria e motora, pois os movimentos refletem a msica atravs da melodia e do ritmo. Segundo Sugahara (2006) o beb quando nasce encontra-se num estgio de sincretismo com a me, Wallon apud Sugahara diz que este estgio chama-se impulsivoemocional, cuja predominncia motora e afetiva. medida que os movimentos da criana tornam-se intencionais, o seu interesse pelo mundo exterior passando a investigar e explorlo, este o estgio sensrio-motor e projetivo, o qual ocorre a aquisio da marcha e da linguagem e a cognio predominante. No estgio do personalismo, a criana adquire a

12

conscincia corporal e est desenvolvendo a capacidade simblica (adquirida nas fases anteriores) neste estgio ocorre a formao da pessoa e a construo da personalidade, voltase a predominncia afetiva. Apesar de um ou outro aspecto (afetivo, cognitivo e motor) ficar em evidncia em cada estgio do desenvolvimento, eles se interligam e vinculam-se entre si formando um conjunto funcional. Vem da a importncia da afetividade e da motricidade no desenvolvimento da cognio. A educao da criana, no aspecto musical, pode ser realizada escolhendo repertrio e atividades de acordo com as necessidades e interesses de cada momento e do seu meio cultural, respeitando assim o seu processo de desenvolvimento e imitativo. E pode-se ainda afirmar que a msica um importante elemento na constituio da pessoa completa e integrada a que se refere Wallon. De acordo com a teoria de Piaget o cognitivo propiciado atravs de um ambiente rico em estimulao e acomadao dos exerccios das capacidades mentais das crianas. Poderia ser associado nesta linha o musicalizador Suzuki. Quanto mais estimulado o ambiente, motivarem a criana, ela aprender mais facilmente desenvolvendo duas aptides congnitivas, como falar uma nova lngua. Assim, a nova lngua seria a msica num processo de compreenso aps a imitao, como aprender a lngua materna. Afetividade e imitao podeira se correlacionado com Wallon. Vygotsky e Willens se encontram na cincia da Psicologia, no desenvolvimento humano. Os estudos de Vygotsky estavam voltados para a interao social do individuo, para a compreenso das origens sociais e para bases culturais do desenvolvimento individual do ser humano. Willens na educao musical props o canto como fonte de reconhecer culturalmente o indivduo e por ser natural ao ser humano, ao cantar ele pode de forma expontnea, interagir socialmente. O canto vir de dentro para fora, pois o ouvir interior desenvolvido pelo ato de cantar, antes de falar ou cantar, ocorre o pensamento. Ao realizar as relaes da histria da educao infantil e da educao musical pode-se constatar que os principios educacionais so praticamente os mesmos: desenvolvimento do ser humano, dos zero aos 6 anos neste recorte. O foco a individualidade, a personalidade, a congnio, a formao e a interao social da criana, seja em ambiente familiar,escolar ou social. Na atualidade marcada por transformaes tecnolgicas, cientficas e tico-sociais, a educao da criana vive um desafiador momento que a reviso de valores, crenas, princpios e ideais. A escola quer ser mais parceira da famlia e da comunidade, como anteriormente no foi.

13

A ao criadora prpria do ser humano como resultado de uma ao cognitiva, ou seja, da aquisio de algum conhecimento. A msica deve ser um dos meios para se alcanar esta ao; pode-se oferecer criana, atravs de recursos pedaggicos vivos e adequados, para que ela possa expressar sua criatividade, desenvolver sua personalidade, suas emoes, seu pensamento lgico e interagir no meio em que se situa. E a partir deste pressuposto utiliz-la para em programas festivos e educacionais nas escolas. As crianas so o maior bem que a humanidade possui. muito importante que os governantes do pas possam dar ateno a este fato, disponibilizar verbas para a Educao e polticas adequadas no que se refere a educao continuada para professores. Entretanto, os profissionais da educao, principalmente os da Educao Infantil devem aprofundar temas relacionados a esta etapa da educao bsica, podendo assim, com este conhecimento, desempenhar seu trabalho com excelncia e contribuir para a qualidade desta educao. Para tanto, tambm necessrio o aprofundamento das diversas teorias pedaggicas aplicadas no decorrer da Histria da Educao, uma vez que as mesmas j foram devidamente comprovadas; alm das novas possibilidades atuais. A atividade musical um dos meios para se educar e interagir com a criana nas suas distintas fases. Assim como o educador deveria estudar os pensadores da educao, deveria tambm conhecer os diversos educadores musicais e as reas que atuaram complementando assim o currculo do mesmo e aplicando na sua prtica docente, independente de estar a Msica como disciplina obrigatria a partir de 2011.

5 CONCLUSO Este artigo atingiu o objetivo geral proposto de identificar a importncia da msica no desenvolvimento da criana no processo da Educao Infantil. Os referenciais tericos pesquisados foram sobre os pensadores, pedagogos e filsofos num contexto da Historia da Educao focando a educao infantil. Foi escrito uma breve histria da educao infantil e no capitulo posterior foi descrito sobre as concepes da educao musical com enfoque na criana de zero a seis anos de idade. A prtica docente musical foi realizada num outro

14

capitulo, onde a elaborao entre a prtica pedaggica e a musicalizao com o desenvolvimento infantil foi realizada. Foi verificado que no processo histrico da Educao Infantil os estudiosos estiveram sempre preocupados com a pesquisar sobre o comportamento da criana nos aspectos social, cultural, econmico, psquico, familiar, os quais se julgam se relevante para o exerccio do pedagogo na escola. Assim como o estudo do comportamento humano e da formao formal da criana no decorrer da histria universal, a disciplina de msica desde a antiguidade tambm relacionada com o desenvolvimento da criana, e que os contedos e a aprendizagem musical esto relacionados aos estudos cientficos do desenvolvimento lgico, sensrio, emocional, cultural e social da mesma. A msica capaz de imprimir no crebro a compreenso da melodia das prprias palavras. A msica como linguagem pode expressar as idias e os sentimentos mais intrnsecos das crianas, trabalhando o emocional e afetivo. Efetivamente, o que se concluiu ainda, que a msica contribui muito se tratando do campo lgico, as pores cerebrais responsveis pela msica e pela matemtica esto prximas, no setor esquerdo do crebro, o que oferece uma percepo espacial e matemtica mais adequada realizando conexes cerebrais em rede, ou seja, a criana pode ler um smbolo musical, tocar um instrumento, cantar uma melodia, ouvir colegas potencializando sua aprendizagem cognitiva e ainda desenvolvimento o raciocnio abstrato. As percepes espaciais, auditivas e sociais se desenvolvem com as atividades prticas e coletivas de musicalizao. A pesquisa trouxe tambm a reflexo sobre o educador musical e o pedagogo, ou professor de classe e o especialista que mediante a aprovao da lei 11.769 (em 18/08/2008), sobre a obrigatoriedade da msica na escola, muito se tem comentado sobre quais so os profissionais que iro atuar, qual ser o currculo, que formao se dar, entre outras questes. A aprovao da nova legislao em Educao Musical que obriga as escolas no ensino de sries iniciais e fundamental a ministrarem aulas curriculares de Msica a partir de agosto de 2011, ainda no promove uma preocupao notria no professor, pois ele tambm no teve esta formao desde a pr-escola. Entretanto, fato que a msica voltou s escolas como disciplina e que muitos tero que lecionar talvez sem a devida competncia, uma vez que as faculdades de msica so poucas no pas e cursos como Pedagogia tem apenas uma disciplina de musicalizao no decorrer da formao do pedagogo. O questionamento aps esta pesquisa : Ser que os futuros professores que iro atuar na disciplina de Msica possuem o

15

conhecimento sobre o que a msica contribui para o desenvolvimento da criana na Educao Infantil?

6 REFERNCIAS CARVALHO, Mnica Fontanari de. Pr-escola da msica: musicalizao infantil. Curitiba: Martins Fontes, 1997. ESCHER, Ana Maria Macedo Lopes. Pedagogia e educao infantil. Disponvel em: <www.utp.br/mestradoemeducacao/pubonline/ana1art.htm> Acesso em: 25 Abr 2010. FIGUEIREDO, Srgio. Aprovao da lei 11.769, que estabelece a obrigatoriedade no ensino de msica na escola. Acesso em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/perguntas.html > Disponvel em: 05 Dez 2008. LIMA, Sandra Vaz de. A educao no mundo infantil. Publicado em: 29/05/2009. Disponvel em: <http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-educacao-infantil-nomundo-942990.html > Acesso em: 02 Mai 2010. MLLER, Ana Paula Pamplona da Silva. Pedagogia da educao infantil. Indaial: ASSELVI, 2008. PIRES, Gisele Brandelero Camargo. Ldico e musicalizao na educao infantil. Indaial: Ed. GRUPO UNIASSELVI, 2008. SUGAHARA, Leila. Cenrio musical: educao e comrcio. So Paulo: Marketing Editorial, 2006. VYGOTSKY, L. A formao social da mente: o desenvolvimento dos psicolgicos superiores. So Paulo: Martins Fontes, 1996. processos

WIKIPDIA, Biblioteca Virtual. Dalcroze. Disponvel em: <http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia .org/wiki/%25C3%2589mile_Jaques-Dalcroze > Acesso em: 02 Mai 2010. WILLENS, Edgar. As bases psicolgicas da educao musical. Sua: Edies Pr-Msica. WOLFF, Celi Terezinha. Organizao do Trabalho pedaggico na Educao Infantil. Indaial: ASSELVI, 2008.

S-ar putea să vă placă și