Sunteți pe pagina 1din 4

Universidade Federal de Cincias da Sade de Porto Alegre Curso de Biomedicina Disciplina de Hematologia Professoras Liane Rotta e Sandrine Wagner

Membrana e Metabolismo Eritrocitrios


Jssica Niederauer Leote da Silva 1- Qual a funo da membrana eritrocitria? Permitir a separao entre o fludo intracelular e o lquido extracelular; sustentar antgenos de superfcie; selecionar nutrientes, gases e ons; e, principalmente, dar resistncia e maleabilidade ao eritrcito, permitindo a sua deformabilidade quando necessrio. 2- Quais so os componentes proteicos da membrana eritrocitria e faa uma descrio das mesmas (funo, localizao...)? O componente proteico da membrana formado por duas pores: as protenas que atravessam a dupla camada de lipdeos, chamadas de integrais ou transmembranosas, e as protenas interiores ou perifricas, que se situam na base da camada lipdica. - Perifricas: Espectrina ( e ): Protena mais abundante que forma um arcabouo (citoesqueleto) sendo responsvel pela integridade e forma da membrana. Forma uma molcula longa, semelhante fibra, constituda por duas cadeias enroladas sobre si. Anquirina: possui trs domnios estruturais: domnio que se liga espectrina, um segundo domnio que interage com a banda 3 e um domnio regulador que controla a funo dos dois precedentes. Banda 4.1: interage com a actina e auxilia na ligao da espectrina com a membrana - Integrais: Glicoforina A: Possui carboidratos na poro externa da molcula, o que confere uma carga negativa aos eritrcitos, impedindo que eles se aglutinem. Apresenta Ag do grupo sanguneo M e N e pode servir de receptor para P.falciparum. Trs outras glicoforinas identificadas por B, C, D e E tambm fazem parte da membrana, porm em baixssimas concentraes. Banda 3: Serve como um "canal" para a troca passiva de nions e gua atravs da membrana, aumentando a capacidade sangunea de transporte de CO2, garantindo a homeostase e o equilbrio acidobsico. Mantm ligao com a anquirina e a espectrina, fixando a membrana ao citoesqueleto. 3- Cite e explique as alteraes morfolgicas causadas por alteraes na composio da membrana eritrocitria, indicando a base para as mesmas (gentica ou adquirida).

Alteraes das protenas integrais podem causar instabilidade da camada bilipdica da membrana, resultando em modificaes da forma dos eritrcitos, que se tornam esfricos (esfercitos). Ocorre nas Anemias Hemolticas Esferocticas Hereditrias e Adquiridas. Alteraes na estrutura de outras protenas, especialmente da espectrina, podem levar instabilidade do citoesqueleto, com formao de eritrcitos de forma elptica (eliptcitos ou ovalcitos). uma anormalidade gentica, caracterstica da anemia megaloblstica, da anemia hemoltica hereditria ovaloctica e da mielofibrose idioptica. Defeitos genticos na espectrina, anquirina, banda 3 e banda 4.1 podem resultar em esferocitose. Defeitos genticos na espectrina e na banda 4.1 tambm podem resultar em eliptocitose. Acmulo de colesterol na membrana (adquirido) podem gerar clulas em alvo (Codcito ou Target cells). O acmulo de colesterol tambm pode levar a abetalipoproteinemia e deficincia de LCAT, gerando acantcitos e hemcias fragmentadas, respectivamente. A hemcia estomatoctica geralmente apresenta a hemoglobina distribuda de tal forma que o halo claro central toma um aspecto elptico, isto se deve ao formato do eritrcito e caracteriza um tipo de anemia hemoltica hereditria rara, onde h extrema hipermeabilidade da membrana a ctions monovalentes. J os leptcitos so eritrcitos delgados com excesso de membrana. Ao distender-se na lmina coram-se mais no centro e na periferia, por este motivo so tambm chamadas target cells (hemceas em alvo). O excesso de membrana pode ocorrer nas hemoglobinopatias C e S, na talassemia, asplenia e alteraes da composio lipdica do plasma que esto em contnua troca com as molculas de colesterol e lecitina da membrana, como nas ictercias obstrutivas e no tratamento com L-asparaginase. 4- Qual a relao das protenas da membrana eritrocitria com os grupos sanguneos? As protenas da superfcie externa da membrana dos eritrcitos funcionam como antgenos, sendo conhecidos mais de 250 tipos diferentes. Essa composio antignica caracterstica e varivel de um indivduo para o outro, pois os antgenos so transmitidos hereditariamente e independente uns dos outros, segundo as leis de Mendel. Da resulta a diferenciao em tipos sanguneos, bastante complexa, incluindo 29 sistemas tais como o ABO, MNS e o Rh, cujo aparecimento se d durante a maturao celular. 5- Descreva o metabolismo eritrocitrio, enfocando as vias metablicas de gerao de energia. Aps a eritropoese, os eritrcitos passam a circular na corrente sangunea por aproximadamente 120 dias de vida, tempo em que percorrem de grandes a pequenos vasos, sofrendo agresses de todo tipo. medida que envelhecem, sua membrana vai tornando-se mais rgida, menos deformvel, at que ao chegar aos capilares sinusides do bao, acabam retidos e fagocitados por macrfagos. A hemcia desprovida de ncleo e no possui mitocndrias no

citoplasma; assim, para manter-se ao longo da sua vida, seu metabolismo energtico depende do uso da glicose e dos fosfatos presentes no citoplasma. Com exceo da funo de troca gasosa, os eritrcitos realizam diversos processos de manuteno dependentes de energia. A gerao de energia provm em grande parte (90 a 95%) da gliclise anaerbia, pela via de Emben-Meyerhoff. Os outros 5 a 10% so provenientes de vias secundrias auxiliares como o ciclo das pentoses (via hexose monofosfato), a via metahemoglobina redutase, e a via do 2,3-DPG (Rapaport Luebering). - Via Emben-Meyerhoff: Os eritrcitos possuem um sistema especial que permite a entrada da glicose para transform-la em lactato, formando, ao final, 4 molculas de ATP, que geram um saldo de 2 ATP para cada molcula de glicose utilizada. - Via hexose monofosfato: Utiliza a glicose-6-fosfato como ponto de partida, oxidando um carbono a dixido de carbono. Essa via fornece todo o NADPH da clula, importante para manter o glutation (pertencente ao sistema redutor de eritrcitos) em estado reduzido. Essa via no fornece energia clula e sua regulao provavelmente se d pelo excesso de NADP+. - Via Rapaport Luebering: a via necessria para produo de 2,3-DPG, composto que regula a absoro do oxignio pelos tecidos. Ela dependente do metabolismo da glicose, no ponto de ao da enzima fosfofrutoquinase. Quando aumenta a desoxi-hemoglobina no sangue, h um estmulo para a gliclise e forma-se mais 2,3-DPG, isso diminui a afinidade da hemoglobina pelo oxignio, que liberado para os tecidos independentemente da sua presso nesse nvel. - Via metahemoglobina redutase: Normalmente, parte da hemoglobina continuamente oxidada, formando a metahemoglobina. Isso oxida o ferro II em ferro III. Para manter o equilbrio redox da hemoglobina, a clula possui um sistema redutor mediado pela enzima metahemoglobina redutase. Essa enzima tambm participa do mecanismo redutor do glutation. Quando o sistema redutor perturbado, h excesso de oxidao, o que pode levar precipitao da hemoglobina sob a forma de pequenos grumos no citoplasma, denominados corpsculos de Heinz. Como resultado, pode se instalar uma anemia de tipo hemoltico. 6- Qual a relao da deficincia de G6PD e a malria? A G6PD catalisa o primeiro passo da via das pentoses fosfato, produzindo NADPH, que crucial para a proteo das clulas contra o stress oxidativo. Indivduos portadores de malria utilizam uma droga antimalrica chamada primaquina, que efetiva no combate s formas parasitrias que se instalam no fgado, mas que pode induzir a hemlise em indivduos com deficincia de G6PD. Isso ocorre porque a primaquina estimula a formao de perxidos, em um nvel que as clulas deficientes no conseguem suprir NADPH suficiente. Logo, a deficincia de G6PD produz o mesmo resultado que o uso da primaquina e, assim, os eritrcitos que so deficientes para esta enzima so tambm mais resistentes ao parasita da malria, indicando que esta deficincia pode conferir resistncia ao parasita Plasmodium falciparum.

7- Explique os processos de hemlise intra e extra vascular. Hemlise extra vascular: uma destruio rotineira de eritrcitos senis, produzida no tecido linfide, que representando 90% da sua degradao. Quando da circulao do eritrcito no bao, o ambiente sem glicose afeta ainda mais o eritrcito mais envelhecido, deixando-o vulnervel aos macrfagos localizados no labirinto arquitetnico do tecido esplnico. O macrfago fagocita a hemcia, e a degrada por ao enzimtica digestiva. Enquanto as molculas de hemoglobina se desmontam, o ferro une-se transferrina e transportado para o seu armazenamento nos hepatcitos. Os aminocidos se transferem para depsitos corporais de aminocidos. O carbono da protoporfirina separa-se como CO2. O anel tetrapirrol se converte em biliverdina e associa-se a albumina para ser transportado ao fgado, e l se conjuga com o glicurondeo, formando a bilirrubina, que segue para o intestino atravs da bile, onde excretada na forma de urobilinognio. Hemlise intravascular: Consiste na destruio normal de eritrcitos senis deteriorados, ocorrendo no sistema circulatrio. Representa 10% da hemlise normal dos eritrcitos. Quando a membrana do eritrcito lisada, seu contedo entra no sangue circulante, onde protenas de transporte especficas presentes no soro unem, eliminam e transportam essas substncias aos locais designados para armazenamento ou degradao. A combinao do soro sem haptoglobina e hemopexina com a formao de metahemoglobina e metahemalbumina, indica hemlise intravascular. Outras conseqncias so o aumento da bilirrubina indireta, incremento dos depsitos de ferro, elevao das isoenzimas lactato desidrogenase 1 e 2, aumento do nmero de reticulcitos e hiperplasia da medula ssea. Referncias LORENZI, T. F. Manual de Hematologia: propedutica e clnica. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. BEHRMAN, R. G.; KLIEGMAN, R. M.; JENSON, H. B. Nelson, Tratado de Pediatria. 17.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. RODAK, F. B. Hematologa: fundamentos y aplicaciones clnicas. 2.ed. Buenos Aires: Mdica Panamericana, 2004. CHAMCHOD, F.; BEIER, J. C. Modeling Plasmodium vivax: Relapses, treatment, seasonality, and G6PD deficiency. Journal of Theoretical Biology, v. 316, p. 2534, 2013. MURADOR, P. et al. Aspectos estruturais da membrana eritrocitria. Rev. Bras. Hematol. Hemoter., v. 29, n. 2, p. 168-178, 2007. KATSURAGAWA, T. H. et al. Avaliao da incidncia da deficincia de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD) e perfil hematolgico em indivduos de uma regio de Rondnia. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. V. 26, n. 4, p. 268-273, 2004.

S-ar putea să vă placă și