Sunteți pe pagina 1din 17

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros

Relatrio de Estgio Supervisionado

Felipe Soares da Silva

Barreiros 2012

Felipe Soares da Silva

Acompanhamento e Monitoramento dos Agricultores do Municpio de Sirinham.

Relatrio apresentado ao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros para informar sobre as atividades realizadas no estgio supervisionado de Felipe Soares da Silva no Instituto Agronmico de Pernambuco (IPA), escritrio localizado no municpio de Sirinham, na referente data de 09 de janeiro a 09 de abril de 2012.

Barreiros 2012

Dedicatria

Dedico este relatrio especialmente a minha me, Maria de Ftima da Silva Arruda por nunca medir esforos para me educar e dar apoio aos meus estudos, mesmo com nossas necessidades e problemas, ela sempre me incentivou a estudar, ter foras e nunca desistir para poder alcanar e realizar os meus objetivos e ter a minha to sonhada formao profissional.

Agradecimentos

Agradeo ao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros por me oferecer uma educao tanto para formao profissional quanto para formao tcnica. Agradeo a todos os meus professores do ensino mdio e tcnico por ensinarem e ministrarem timas aulas. Agradeo tambm a todos os meus amigos e colegas que me acompanharam nesses trs anos de estudo no IFPE Campus Barreiros. Agradeo ao Instituto Agronmico de Pernambuco (IPA) por me conceder o estagio, em especial ao senhor Aminadable Moreira da Silva, responsvel pelo escritrio IPA Sirinham e supervisor do meu estgio.

Sumrio

Introduo ............................................................................................................................................... 1 1. 1.1 1.2 2. 2.1 2.2 2.3 3. 4. Conselho de Desenvolvimento do Municpio de Sirinham (CODEMUS) .................................... 2 Formao ..................................................................................................................................... 2 Reunies ...................................................................................................................................... 2 Distribuio de Sementes ................................................................................................................ 3 Levantamento .............................................................................................................................. 3 Sementes ..................................................................................................................................... 3 Distribuio ................................................................................................................................. 3 Declarao de Aptido ao Pronaf (DAP) ........................................................................................ 4 Diagnostico da Cadeia Produtiva da Mandioca .............................................................................. 5

4.1 Objetivo e Levantamento .................................................................................................................. 5 4.2 Principais Produtores......................................................................................................................... 5 4.3 Produo............................................................................................................................................ 6 Concluso ................................................................................................................................................ 7 Anexos..................................................................................................................................................... 8 Anexo A .................................................................................................................................................. 8 Anexo B .................................................................................................................................................. 8 Anexo C .................................................................................................................................................. 9 Anexo D ................................................................................................................................................ 10 Anexo E................................................................................................................................................. 10 Anexo F ................................................................................................................................................. 16 Anexo G ................................................................................................................................................ 17

Introduo

Ao desenvolver este estagio no ramo da agricultura familiar, tive uma grande oportunidade de desenvolver meus conhecimentos tericos e prticos que foram adquiridos durante todo o curso de tcnico em agropecuria. Alm de adquirir novos conhecimentos atravs da troca de saberes com os agricultores e agricultoras rurais.

1. Conselho de Desenvolvimento do Municpio de Sirinham (CODEMUS)

1.1 Formao

formado por associaes de moradores do municpio de Sirinham, instituies e rgos governamentais e no-governamentais visando o desenvolvimento da rea rural do municpio de Sirinham. As principais associaes, instituies e rgos so associao dos trabalhadores rurais de Sirinham, associao mangue verde, associao dos moradores e produtores rurais do engenho So Vicente, associao dos moradores da vila dos pescadores Aver-o-mar, associao dos pequenos produtores rurais do engenho Conceio e So Jos, associao dos feirantes de Sirinham, associao terra prometida, Ncleo de Articulao e Fomento (NAF), Instituto Agronmico de Pernambuco (IPA), Secretaria de Agricultura do municpio de Sirinham, Centro de Desenvolvimento Agroecolgico Sabi e o Prorural.

1.2 Reunies
As reunies so feitas no IPA Escritrio Sirinham na primeira segunda-feira de cada ms. Nessas reunies so realizados levantamentos dos principais problemas do ms que passou e suas respectivas solues para o melhor desempenho das atividades produtivas dos agricultores e agricultoras em suas respectivas associaes. Assim como questionamentos sobre a propriedade e sua produo, apresentao de lucros e despesas feitos pela associao ou pelos associados e requerimentos de assistncia tcnica na propriedade. So trazidas tambm articulaes de projetos pelas instituies e pelos rgos em especial pelo Prorural. Por fim, so discutidos preos dos produtos a serem comercializados para se manter um padro de venda em todo municpio sem que nenhum associado tenha perda de capital.

2. Distribuio de Sementes

2.1 Levantamento
O levantamento foi realizado em 8 engenhos de Sirinham e foram cadastradas mais de 170 famlias. Para receber os agricultores precisam fazer parte de grupos de agricultores familiares ou fazer parte de alguma associao vinculada ao conselho de desenvolvimento do municpio de Sirinham (CODEMUS) ou serem assistenciados por algum tcnico do IPA. O levantamento feito com a planilha de levantamento de distribuio de sementes e nela constam os dados do agricultor como o nome, a associao na qual o agricultor associado, o nmero do DAP, a quantidade em quilos ao qual o agricultor ir receber de cada semente.

2.2 Sementes
As sementes foram criadas pelo Laboratrio de Analise de Sementes (LAS - IPA). O LAS o nico laboratrio do estado de Pernambuco credenciado pelo Ministrio da Agricultura capacitado para o atendimento da demanda dos agricultores de Pernambuco e de outros estados. As aes do laboratrio proporcionam aos agricultores, a certeza de utilizar sementes de alto padro, para que os agricultores possam produzir para o seu sustento e para a comercializao. Foram utilizadas sementes adaptadas e tolerantes ao clima semi-rido. As sementes utilizadas foram feijo Phaseolus, feijo Vigna e milho.

2.3 Distribuio
Foram enviados pelo IPA Sede ao IPA Escritrio Sirinham cerca de 3 toneladas de sementes, 1 tonelada de milho, 1 tonelada de feijo Phaseolus e 1 tonelada de feijo Vigna. Essas sementes possuem um maior rendimento de gros, colheita rpida e resistncia s adversidades ambientais. As distribuies foram feitas de 19 a 23 e de 26 a 30 de maro e todos os oito engenhos no qual o IPA fez o levantamento receberam sementes e se beneficiaram. Cada pessoa cadastrada recebeu uma mdia de 9 quilos de sementes, 3 quilos de feijo Vigna, 3 quilos de feijo Phaseolus e 3 quilos de milho. Algumas famlias receberam sementes apenas para fazer um banco de sementes, ou seja, eles armazenam e estocam as sementes, para ter garantia quando os agricultores forem plantar. Os sacos de sementes que sobraram foram

enviados ao sindicato dos trabalhadores rurais de Sirinham e para as associaes rurais vinculadas ao conselho de desenvolvimento do municpio de Sirinham. Estima-se que cerca de 80 hectares foram plantados de milho, feijo Vigna e feijo Phaseolus em todo municpio. A distribuio de sementes tem acontecido no municpio anualmente pelo programa Terra Pronta e tem reforado ainda mais o cultivo.

3. Declarao de Aptido ao Pronaf (DAP)

A DAP foi criada pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. utilizada como instrumento de identificao do agricultor familiar para acessar polticas pblicas como o Pronaf, o programa de aquisio de alimentos e Merenda escolar. Para obter a declarao, o agricultor familiar deve dirigir-se a um rgo ou entidade credenciada pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, de posse do CPF e dados acerca de seu estabelecimento rural de produo como rea, pessoas residentes, endereo completo e renda bruta. A renda bruta deve ser encarada pelo emissor da DAP como o item mais importante para o enquadramento. a partir dessa renda que o produtor poder ou no ter acesso aos recursos do Pronaf. Deve ser considerada a renda de todas as atividades, conduzidas por todos os membros da famlia. Durante a entrevista, deve haver pacincia e auxlio ao agricultor para ele resgatar todas as informaes relativas s rendas. Os documentos mais simples para se levantar essas informaes, so as notas fiscais de produtor rural no perodo de 12 meses imediatamente anterior data da emisso da DAP. A renda bruta anual familiar deve ser acima de R$ 6 mil e at R$ 110 mil nos ltimos 12 meses que antecedem a solicitao da DAP, includa a renda proveniente de atividades desenvolvidas no estabelecimento e fora dele, por qualquer componente da famlia. As vantagens de ter a DAP so que o agricultor reconhecido como agricultor familiar, podendo acessar a diversos programas do governo federal para desenvolvimento da agricultura como financiamentos com baixas taxas de juros, comercializao, programa de habitao rural, alm de ter um documento comprovando as atividades agrcolas do agricultor para a aposentadoria.

No municpio o IPA Escritrio Sirinham a nica entidade credenciada a emitir DAPs para os agricultores. No IPA as emisses so feitas via internet pelo site do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio por meio do aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar, o Dapweb. Para emitir as DAPs por via eletrnica, requer cadastramento do emissor e da entidade. O IPA Escritrio Sirinham chega a emitir de 20 a 30 DAPs por ms. Aps o preenchimento dos dados, o documento emitido de forma eletrnica e fica disponvel para ser acessado pelos bancos. A emisso de DAP no pode ser cobrada. A DAP deve ser fornecida gratuitamente a todos os agricultores. A cobrana em qualquer espcie crime e deve ser denunciada ao Ministrio Pblico. As DAPs inseridas no sistema do ministrio do Desenvolvimento Agrrio so monitoradas e as irregularidades identificadas traro descredenciamento da entidade emissora e os responsveis identificados podero responder por processo civil.

4. Diagnostico da Cadeia Produtiva da Mandioca

4.1 Objetivo e Levantamento

O objetivo do diagnostico da cadeia produtiva da mandioca no municpio de Sirinham feito para saber as diversas condies no cultivo da mandioca e para que ocorra um melhoramento do uso e da conservao do solo, aprimorao das tcnicas de plantio e manejo e para dar acesso a novas tecnologias aos agricultores com assistncia tcnica do IPA. Para poder fazer o diagnostico, primeiramente fizemos o levantamento de todos os engenhos e propriedades que produzem mandioca. Aps o levantamento, encontramos 96 famlias produtoras de mandioca em uma rea estimada de 110 hectares. Boa parte da mandioca produzida para o consumo da famlias dos agricultores, outra parte comercializada em feiras livres e uma pequena parte beneficiada nas casas de farinha e so transformadas em farinha e fcula de mandioca.

4.2 Principais Produtores


So cerca de 120 casas de farinha no municpio, das quais apenas 48 esto ativas e produzindo farinha e fcula que so comercializadas nas feiras livres. Os principais

produtores encontram-se no distrito de Ibiratinga que se localiza na rea rural e tm 17 casas de farinha, o engenho So Vicente com 15 casas de farinha, o engenho Conceio com 6 casas de farinha e o engenho Santo Elias com 10 casas de farinha.

4.3 Produo
So produzidas anualmente no municpio aproximadamente 15 toneladas de mandioca das quais cerca de 3 toneladas so destinadas para fazer farinha e fcula de mandioca. O rendimento da mandioca para ser utilizada para o beneficiamento em farinha e fcula de 25 a 30%. O ndice tecnolgico utilizado no municpio baixo assim resultando em uma baixa produtividade. A poca do plantio de maro a agosto, onde as chuvas so mais intensas no municpio assim favorecendo a brotao e o enraizamento. Os restos da planta como as raspas das mandiocas e as folhas da parte area so utilizadas para a alimentao animal. De maneira geral, o cultivo da mandioca realizado em pequenas propriedades, com mo-de-obra familiar, baixa utilizao de insumos e pequena disponibilidade de capital.

Concluso
Ao final do estagio foi possvel entender o quanto agricultura familiar, ou seja, a agricultura dos pequenos e mdios produtores rurais de grande importncia para a economia de um municpio, uma regio ou at um pas, visto que ela representa a maioria dos produtores rurais. Tambm se tornou significativo atuar nessa rea, pois pude perceber que este um ramo prospero que gera muito lucro aos agricultores e agricultoras mesmo tendo uma necessidade maior de tecnologia e de incentivo governamental e privado. Pois a tecnologia disponvel quando bem usada tem se mostrado adequada e vivel. Portanto preciso que haja um grande incentivo em pesquisa voltado para este setor para aumentar a produtividade dos mais variados arranjos produtivos dessas comunidades. Contudo o desafio da agricultura familiar estar em superar obstculos como melhoria de renda, qualificao de mo-de-obra, crdito rural, aquisio de insumos, agregao de valor nos produtos e o emprego de tecnologias em todas as aes feitas para ter um melhor desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar em todo o pas. Embora haja um esforo importante do Governo Federal com programas como o Pronaf, programas estaduais de assistncia tcnica ainda h um imenso desafio a se vencer. Assim como tambm desenvolver e adaptar o uso de tecnologias para promover a eficincia dos produtos agropecurios da propriedade rural, exercitar a transferncia de informaes entre agricultor e extensionista rural, realizar obras para infraestrutura hdrica, prestar assistncia tcnica e extenso rural para os agricultores rurais so algumas aes de pessoas especializadas para o desenvolvimento sustentvel da agricultura familiar

Anexos
Anexo A

Sacos de sementes empilhados

Anexo B

Saco de sementes aberto de feijo Phaseolus

Anexo C

Modelo de DAP

10

Anexo D

Forno no engenho Conceio Anexo E

Forno no engenho So Vicente

11

Anexo F

Planilha de Distribuio de sementes de 2012

12

Anexo G

Tabela de produo das associaes

S-ar putea să vă placă și