Sunteți pe pagina 1din 2

STF muda vigncia da lei do piso dos professores

Em nova apreciao de embargos jurdicos Lei do Piso Nacional dos Professores da rede pblica, de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem anular os primeiros trs anos de vigncia da legislao. Os magistrados definiram que a legislao s pode ser considerada a partir de abril de 2011, quando a prpria corte confirmou sua legalidade. Outro destaque da deciso que o valor do piso deve ser composto apenas do vencimento bsico do docente e no da soma do salrio-base com gratificaes, frmula adotada por vrios governos estaduais e prefeituras.

O piso foi institudo em 2008 pela Lei 11.738. Na poca, ele instituia um valor de vencimento bsico de R$ 950,00, reajuste anual baseado na atualizao do Fundo de Valorizao do Magistrio da Educao Bsica (Fundeb) e liberao dos docentes com jornada de trabalho semanal de 40 horas a pelo menos um tero da carga horria para atividades extraclasse. Na ocasio da sano da lei pelo ento presidente Luiz Incio Lula da Silva, seis Estados impetraram uma ao direta de inconstitucionalidade (Adin) no STF contra as novas regras, pois elas aumentariam os seus custos com pessoal.

A ao ficou em tramitao de dezembro de 2008 a 27 de abril de 2011, o que deu margens para governos estaduais e prefeituras descumprirem as regras, alegando que pagavam o piso somando vencimento bsico e gratificaes. H dois anos, o STF declarou que o piso constitucional, mas logo depois disso, em setembro de 2011, outros seis Estados recorreram novamente corte, desta vez questionando a metodologia de reajuste anual da lei.

Com a deciso de ontem, o Supremo acaba com a discusso referente aos primeiros trs anos da lei e obriga Estados e municpios a pagar o valor atual do piso, de R$ 1.567, para professores com titulao mnima de ensino mdio e jornada semanal de 40 horas. Ainda no est claro, nem para autoridades nem para trabalhadores, se o no cumprimento da legislao de 2011 para c ser cobrado retroativamente.

"A deciso reitera o que j deveria estar acontecendo: pagamento como salrio-base e organizao da carreira do magistrio. O que muda? Quem no cumpriu, deveria ter pago a partir de abril de 2011, mas ainda no sabemos se prefeituras faro esses pagamentos de forma retroativa", diz Cleusa Repulho, secretria municipal de Educao de So Bernardo do Campo e presidente da Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime).

1/2

STF muda vigncia da lei do piso dos professores

Na avaliao de Marta Vanelli, dirigente da Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao (CNTE-CUT), a deciso de hoje tambm cancela o pedido de mais tempo para Estados se adequarem lei, feito pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT). A sindicalista diz que a entidade divulgar hoje nota tcnica sobre o assunto, mas adiantou que orientar os professores que no receberam o piso regularmente desde abril de 2011 a buscar ganhos retroativos, inclusive via ao judicial.

"Devem pagar retroativamente os governos e prefeituras que vm pagando o piso complementado com gratificaes. Sabemos que dificilmente os governos aceitaro, ento a orientao via Justia ou via muita presso, ou melhor, greve", diz Marta. (Valor Econmico)

2/2

S-ar putea să vă placă și