Sunteți pe pagina 1din 5

FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA CURSO DE FARMCIA DISCIPLINA: QUMICA ORGNICA II - 3 PERODO DOCENTE: GIANCARLO DA SILVA SOUSA

PROPRIEDADES FISICO-QUMICAS DE ALCANOS E ALCENOS


EDUARDA DOS SANTOS BARROS

TERESINA - PI, 2013

ALCANOS

So hidrocarbonetos parafnicos, de cadeias acclicas. Possuem somente cadeias abertas e normal e ligaes simples entre os carbonos saturadas. A cadeia principal homognea, apresentado apenas Carbono. Outra composio qumica evidente a presena ou no de ramificaes, as quais possuem somente hidrocarbonetos. Sua forma estrutural baseia-se na composio CnH2n+2. Sofrem poucas reaes qumicas como: adio de hidrognio, clorao, bromao, fluorao, alm de reagir com o cido ntrico. Todos os hidrocarbonetos queimam no ar, produzindo o CO2 e H2O. 25C e 1 ATM, os 4 primeiros representantes dos alcanos no ramificados so gases (metano ao butano), do composto com cinco at o heptadecano, o estado fsico lquido, j os representantes com mais de 18 carbonos no ramificados se apresentam em estado slido. Quanto ao ponto de Ebulio, alcanos no ramificados apresentam um aumento linear com o aumento da massa molecular do composto orgnico, com cadeia linear. Ramificaes decrescem o ponto de ebulio dos alcanos. Solomons (2012), cita como exemplo prtico, o hexano entra em ebulio a 68,7C, j o 2-metilpentano e o 3-metilpentano apresentam ebulio 60,3 C e 63,3 C, respectivamente, os compostos so ismeros, possuem o mesmo nmero de tomos de C e H, todavia por conta da ramificao, a tendncia que a ebulio decaia em relao ao composto sem ramificao. J o ponto de fuso no se comporta de maneira regular contrapondo a linearidade da ebulio destes compostos, com o aumento da massa molecular dos compostos orgnicos. Como demonstrado por Solomons (2012), o propano, possui ponto de fuso de -188C, j o etano, -183C, metano a 182C, butano a -138C. O autor sugere que a fuso de alcanos com nmero de carbonos pares e mpares sejam representados graficamente por curvas de fuso separadas, e com isso, pode evidenciar ento um aumento regular, como pode se observar na figura 01.

Figura 01: Representao grfica do ponto de ebulio e fuso de alcanos

* Fonte: Solomons (2012), pg, 158.

Massa especfica de alcanos e cicloalcanos so os de menor densidade em relao a todos os grupos de compostos orgnicos. Eles possuem massa especficas menores que 1,00 g mL-1, que se refere a massa especfica da gua a 4C. Por conta disso pode-se explicar que os hidrocarbonetos ricos em alcanos flutuam sobre a gua. Quanto a solubilidade so quase que totalmente insolveis em gua por conta da polaridade muito baixa e a incapacidade de formao das ligaes de hidrognio. Alcanos e cicloalcanos lquidos so solveis uns aos outros, e geralmente possuem esta mesma condio em relao aos solventes de baixa polaridade como pode-se citar o Benzeno, Tetracloreto de carbono, Clorofrmio e outros hidrocarbonetos.

ALCENOS

Os hidrocarbonetos Alquenos, olefinas so acclicos, e possuem uma dupla ligao entre dois carbonos, por conta disso, se tratam de compostos orgnicos insaturados. Tratam-se de compostos acclicos, que podem ter cadeia normal ou ramificada, de natureza homognea. A frmula estrutura destes compostos CnH2n. As principais reaes envolvendo alcenos a de adio, onde a ligao dupla entre carbonos, possuem as ligaes , atraem carboctions

(compostos com valncia -1), como o caso na clorao, como demonstrado na figura 02.

Figura 02: Reao de adio em alenos

* Fonte: Senese (2009), pg. 379.

Estes compostos orgnicos so parecidos com alcanos em quase todos seus aspectos fsicos, como exemplo compostos com at quatro Carbonos so gases temperatura ambiente e a 1 atm. Momentos di-polares da maioria deste grupo so bastante reduzidos. Tambm sofrem oxidao, onde a oxidao do tipo branda em meio levemente bsico, a presena de permanganato de potssio KMnO 4 ataca a dupla ligao, formando um dilcool, como evidenciado na figura 03.

Figura 03: Oxidao branda de alcenos

* Fonte: Feltre (2000), Qumica Orgnica. v. 3 pg 137.

Na enrgica h concentrado cido (H2SO4) de Permanganato de potssio. Outro composto oxidante pode ser o oznio, seguido de hidratao, e mesmo com a adio de O2 na reao de combusto.

REFERNCIAS

BRADY, James E. QUMICA: a matria e suas transformaes. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

FELTRE, Ricardo. Qumica Orgnica. 5 ed. V. 3, So Paulo: Moderna, 2003.

SOLOMONS, Qumica Orgnica v.1. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

S-ar putea să vă placă și