Sunteți pe pagina 1din 11

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 31-39 JUN.

2006

O CAMPONS E A FOTOGRAFIA1
Pierre Bourdieu
RESUMO
Recorrendo a uma etnografia da aldeia do Sudoeste francs onde o autor passou sua infncia, este artigo analisa os usos sociais e o sentido das fotografias e da prtica fotogrfica na sociedade camponesa do Barn nos incios de 1960. A fotografia surgiu ali, pela primeira vez, durante as grandes cerimnias da vida familiar e coletiva, como os casamentos, em que preenchia a funo de afirmar a unidade, posio e fronteiras das linhagens envolvidas. Tais cerimnias podiam ser fotografadas porque estavam fora da rotina diria, e deviam ser fotografadas para solenizar e materializar a imagem que o grupo pretendia apresentar de si prprio. Por isso, as fotografias so vistas e apreciadas no em si mesmas e por si mesmas, isto , em termos das suas qualidades tcnicas ou estticas, mas como sociogramas leigos que possibilitam um registro visual das relaes e papis sociais existentes. PALAVRAS-CHAVE: fotografia; campesinato; tecnologia; parentesco; esttica; cultura local; Barn.
A fotografia um objeto que me interessou. Considerei, naturalmente, o fato desta ser a nica prtica com uma dimenso artstica acessvel a todos e de ser o nico bem cultural universalmente consumido. Achei, assim, que, por meio desse desvio, conseguiria desenvolver uma teoria geral da esttica. Era algo, ao mesmo tempo, muito modesto e muito ambicioso. corrente dizer que as fotografias populares so horrveis etc. Eu queria, em primeiro lugar, entender por que razo isso assim e, em segundo, tentar explicar, por exemplo, a frontalidade dessas imagens e o fato de nelas revelarem-se relaes entre pessoas e uma srie de coisas que indicam a medida de sua necessidade e que, por isso, tm o efeito de reabilit-las. E ento decidi analisar uma coleo de fotografias que pertenciam a Jeannot, um amigo de infncia: examinei-as uma a uma e embrenhei-me nelas. Parece que encontrei muita coisa nesta caixa de sapatos. Pierre Bourdieu

Marie-Claire Bourdieu

I. INTRODUO O que explica que a fotografia e, mais precisamente, a prtica fotogrfica ocupe um lugar to
1 O presente artigo uma traduo de The peasant and

photography (BOURDIEU & BOURDIEU, 2004). A verso e a adaptao para o ingls ficaram a cargo de Loc Wacquant e Richard Nice. A traduo portuguesa do texto publicado na Ethnography no deixou de recorrer, sempre que surgiram dvidas, verso francesa (BOURDIEU & BOURDIEU, 1965). Traduo para o portugus de Helena Pinto e Jos Madureira Pinto. Reviso e adaptao para o portugus falado no Brasil: Fbia Berlatto e Bruna Gisi. Reviso tcnica da traduo: Adriano Codato, Renato Perissinotto e Jos Szwako. Os ttulos das sees so da edio de Ethnography. A verso brasileira diferente da verso portuguesa.
Recebido em 25 de outubro de 2005 Aprovado em 19 de novembro de 2005

limitado entre os camponeses2 ? Ter isso a ver com ignorncia, ligada a falta de informao sobre as tecnologias modernas, ou com uma vontade de as ignorar, isto , com uma escolha cultural genuna que deve ser entendida tendo em conta os valores prprios da sociedade camponesa? Se esta ltima hiptese for sustentvel, no poderia a histria de uma tecnologia, que contradiz estes valores naquilo que lhes mais essencial, revelar o ncleo principal da tica camponesa?

2 Este artigo apresenta uma primeira verso das informa-

es e dos documentos tambm usados, em parte, num livro publicado simultaneamente, Un art moyen. Essais sur les usages sociaux de la photographie (BOURDIEU, 1965b).
Rev. Sociol. Polt., Curitiba, 26, p. 31-39, jun. 2006

31

O CAMPONS E A FOTOGRAFIA
Devido dualidade da sua estrutura, a aldeia de Lesquire, no Barn3, propiciava uma autntica situao experimental, permitindo tanto estudar a difuso de uma tecnologia moderna em um meio social campons, quanto analisar as provveis relaes entre citadinizao [citadinization], a induo de hbitos urbanos, e o aparecimento e o aumento da prtica fotogrfica. A oposio entre a vila (bourg) (com 264 habitantes em 1954) e os hameaux circundantes (agrupamentos dispersos de fazendas, somando 1 090 habitantes) muito marcada em termos de ecologia e morfologia (a dimenso das famlias nas pequenas aldeias muito superior) e domina todos os aspectos da vida local. Em primeiro lugar, organiza a vida econmica, j que o bourg foi monopolizando gradualmente todas as funes urbanas desde 1918: o lugar onde moram aposentados, funcionrios civis e profissionais liberais (que no conjunto formam 44,2% dos chefes de famlia), artesos e comerciantes (36,6%); os trabalhadores agrcolas, operrios e proprietrios das terras no so mais do que uma pequena minoria da populao (11,5%), ao mesmo tempo que constituem a quase totalidade da populao (88,8%) das pequenas aldeias. Entre as ltimas casas do bourg, onde se fala francs, e as primeiras propriedades agrcolas, a menos de cem metros de distncia, onde as pessoas falam barnais, uma lngua que os habitantes da vila consideram inferior e vulgar, passa uma verdadeira fronteira: a que separa esses mesmos habitantes com pretenses urbanas dos camponeses das aldeias, agarrados ou acorrentados s suas tradies e, por isso, frequentemente julgados como retrgrados4. II.RELAES SOLENIZADAS: A FOTOGRAFIA COMO SOCIOGRAMA As imagens fotogrficas entraram cedo na sociedade camponesa, muito antes da prtica de tirar fotografias. Foram introduzidas pelas pessoas do bourg, em tudo predispostas a assumir o papel de intermedirios entre os camponeses das aldeias e a cidade. O seu uso tornou-se rapidamente obrigatrio, especialmente em casamentos, uma vez que vieram preencher funes pr-existentes sua introduo. De fato, a fotografia surge, desde o incio, como o acompanhamento necessrio das grandes cerimnias da vida familiar e coletiva. Se se aceitar, com Durkheim (1995), que as cerimnias tm por funo reanimar o grupo, percebe-se por que a fotografia deve estar associada a elas, j que prov os meios para eternizar e solenizar estes momentos intensos da vida social, em que o grupo reafirma a sua unidade. No caso dos casamentos, por exemplo, a imagem que fixa para sempre o grupo reunido, ou melhor, a reunio de dois grupos, inscreve-se de forma necessria num ritual cuja funo a de consagrar, ou seja, sancionar e santificar a unio entre dois grupos atravs da unio de dois indivduos. No por acaso que a ordem em que a fotografia foi introduzida no ritual das cerimnias corresponde importncia social de cada uma delas. A mais antiga e a mais tradicional fotografia, como explica J.-P. A. (nascido em Lesquire em 1885), a fotografia de casamento5:
A primeira vez que fui num casamento onde foram tiradas fotografias em frente da igreja deve ter sido em 1903. Era o casamento de algum do campo que tinha parentes na cidade, esse tipo de coisa. O fotgrafo mandou que as pessoas se colocassem nos degraus da igreja, e alguns estavam sentados e outros estavam de p atrs deles. Tinha montado tudo, com bancos, com tapetes para ningum se sujar. Ainda no havia carros naquele tempo, mas ele [o fotgrafo] tinha vindo de carro. As pessoas falavam muito disso. O noivo era um americano [um emigrante local na Amrica], L., da famlia Ju., uma grande famlia, que casou com a herdeira da famlia R. Foi um grande casamento, ele vinha da Amrica. Andava com um pequeno rabo-de-cavalo, uma corrente de ouro no colete. Essa foi a primeira ocasio de que me lembro, talvez tenham tido outras antes, mas essa foi impressionante! Os camponeses mais antigos nunca tinham visto uma coisa daquele tipo []. Mais tarde os fotgrafos apareciam por conta prpria quando sabiam que um casamento estava
5 J.-P. A., de 85 anos, vivo, com escolaridade at o prim-

3 Lesquire o pseudnimo da aldeia isolada nesta regio

montanhosa do sudoeste francs, perto da fronteira da Espanha, onde Pierre Bourdieu passou a sua infncia. o local onde ele realizou o trabalho de campo sobre as relaes de gnero e de parentesco entre os camponeses, em 1959-1961 e nos anos seguintes, em paralelo com um trabalho semelhante entre os cabilas, na Arglia [Nota de Loc Wacquant e Richard Nice].
4 Para uma anlise mais aprofundada sobre essa oposio,

cf. BOURDIEU, 1962; BOURDIEU, 2002.

rio, vivia no bourg no perodo desta pesquisa, mas tinha passado toda a sua juventude num hameau. Nas entrevistas com ele alternava-se entre o francs e o barnais.

32

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 31-39 JUN. 2006


para acontecer []. Eram eles que se apresentavam, as famlias no precisavam perguntar nada. Hoje em dia so as pessoas que os chamam. Mas isso deu, de fato, um grande salto com o fim da Guerra Mundial, em 1919. O hbito de ir a Pau tirar uma fotografia vem tambm deste tempo []. Era o fotgrafo que aparecia, oferecia os seus servios. Seno, talvez eles nunca o chamariam. Mas, uma vez que ele estava l, no se atreviam a dizer que no. Nada era muito caro naquele tempo.

A fotografia de casamento s se imps to rapidamente porque encontrou as suas condies sociais de existncia: os gastos e o desperdcio so parte dos comportamentos festivos, particularmente as despesas ostentatrias que ningum podia evitar sem ver diminuda a sua honra.
No comeo, o fotgrafo andava com as fotografias, para ver quem as queria. Recolhia os nomes e mais tarde as enviava. Tinha que pagar adiantado. Oh! No era assim, to caro. Dois francos por pessoa. E ningum ousava recusar. E ento ficavam contentes ao v-las em casa depois do casamento. O cavalheiro pagava a fotografia para a dama. Era o que devia ser feito num dia como aquele (J.-P. A.). A fotografia de grupo era obrigatria. Algum que no a comprasse era visto como um miservel (picheprim). Isso era considerado um insulto para aqueles que os tinham convidado. Significaria falta de considerao. mesa, vista de todos, impossvel dizer no (J. B.).

Comprar as fotografias um tributo prestado queles que fizeram o convite. A fotografia objeto de trocas reguladas; pertence ao circuito dos dons e contra-dons obrigatrios a que os casamentos e outras cerimnias do lugar. Sendo um celebrador, cuja presena confirma a solenidade do ritual, o fotgrafo oficial pode ser secundado pelo fotgrafo amador, mas nunca poder ser substitudo por esse ltimo6. s por volta de 1930 que fotografias da primeira comunho comeam a surgir, enquanto que as fotografias de batizados so ainda mais recentes e raras. Durante os ltimos anos, alguns camponeses tiraram proveito da presena dos fotgrafos em feiras agrcolas para tirarem uma fotografia com o gado, embora sejam raros esses ca-

sos. Nos batizados, que nunca deram lugar a grandes cerimnias, e onde estavam presentes apenas os parentes mais prximos, a fotografia permanece excepcional. Mas a primeira comunho d a muitas mes a oportunidade de ter uma fotografia dos seus filhos7: s se pode aplaudir uma me que age assim, e tanto mais quanto maior for a importncia da criana na sociedade. Na antiga sociedade camponesa, uma criana nunca era o centro das atenes, como acontece hoje em dia. As grandes festas e cerimnias da aldeia eram sobretudo eventos para os adultos, e foi apenas a partir de 1945 que as celebraes destinadas s crianas (por exemplo, o Natal e a Primeira Comunho) se tornaram importantes. medida que a sociedade dedica mais ateno s crianas e, dessa forma, s mulheres enquanto mes, o hbito de tirar fotografias de crianas aumenta. Num lbum de fotografias de um pequeno proprietrio das aldeias (B. M.), os retratos de crianas tiradas depois de 1945 somavam mais da metade, enquanto que nos anos anteriores a 1939 no h quase nenhuma (trs, para ser mais preciso). Nessa poca, fotografava-se sobretudo os adultos. Em segundo lugar, grupos familiares, pais e filhos juntos, e s excepcionalmente crianas sozinhas. Agora, acontece exatamente o contrrio. Mas fotografar crianas em si mesmo aceito, em grande medida, por ter uma funo social. A diviso do trabalho entre sexos atribui mulher a tarefa de manter relaes sociais com os membros do grupo que se encontram longe, comeando pela sua prpria famlia. Assim como as cartas, e bem melhor do que elas, as fotografias assumem um importante papel na atualizao contnua do reconhecimento mtuo8. costume levar as crianas para visitar os parentes (pelo menos uma vez e, se for possvel, periodicamente) que vivem fora da aldeia e, em primeiro lugar, a me da esposa, quando esta vem de fora. a mulher que toma a iniciativa destas viagens, e que as faz, por vezes, sem a presena do marido. Enviar uma fotografia tem a mesma funo: atravs da imagem, apre7 Tal como nas festas de casamento, a fotografia insere-se

no circuito das trocas ritualmente impostas. acrescentada imagem-recordao que a criana traz aos parentes e vizinhos em troca de um presente.
8 O envio das fotografias aps o casamento provoca,

6 A fotografia marca a transio do ritual religioso para o

ritual secular: a festa de casamento. Ela tirada nos degraus da igreja.

geralmente, um ressurgimento da correspondncia: Os exilados pedem para que os casais que aparecem na foto sejam identificados, particularmente os jovens de quem apenas conhecem os pais (A. B.).

33

O CAMPONS E A FOTOGRAFIA
senta-se o novo descendente a todo o grupo que deve reconhec-lo. Nessa perspectiva, compreensvel que as fotografias devam ser objeto de uma leitura sociolgica; e que nunca sejam consideradas em si mesmas e por si mesmas em termos das suas qualidades tcnicas e estticas. Parte-se do princpio de que o fotgrafo sabe fazer o seu trabalho e no se tem qualquer base para fazer comparaes. A fotografia deve apenas possibilitar uma representao suficientemente crvel e precisa para permitir o reconhecimento. metodicamente inspecionada e observada, distncia, de acordo com a lgica que governa o conhecimento dos outros no quotidiano. Atravs do confronto de conhecimentos e experincias, situa-se cada pessoa por referncia linhagem a que pertence e, frequentemente, a leitura de fotografias antigas assume a forma de uma conferncia sobre cincia genealgica, quando a me, a especialista no assunto, ensina criana as relaes que a unem a cada uma das pessoas na imagem. Mas, acima de tudo, averigua-se quem participou da cerimnia; como eram constitudos os casais; o campo de relaes sociais de cada famlia analisado; repara-se em quem falta, indicador de discrdias, e as presenas que conferem honra. Para cada convidado, a fotografia uma espcie de trofu, um sinal e uma fonte de importncia social (tem-se orgulho em poder mostrar que se esteve no casamento, diz J. L.). Para as famlias dos recmcasados, e para o prprio casal, a foto testemunha a posio hierrquica da famlia, ao relembrar o nmero e a qualidade dos convidados. Os convidados de B. M., filho de uma pequena famlia da aldeia, so sobretudo parentes e vizinhos, predominando o princpio da seleo tradicional. J na fotografia de casamento de J. B., um habitante da vila, com posses, pode-se ver, ao lado dos convidados ilustres, os amigos do trabalho e da escola do noivo, e at mesmo os da noiva. Em suma, a fotografia de casamento um verdadeiro sociograma, e visto como tal. Fotografar grandes cerimnias possvel porque e apenas porque essas imagens captam comportamentos que so socialmente aceitos e socialmente regulados, ou seja, j solenizados. Nada alm do que deve ser fotografado pode ser fotografado9. A cerimnia pode ser fotografada
9 No, o fotgrafo nunca tira fotografias do baile. Isso

porque est situada fora daquilo que a rotina diria, e deve ser fotografada porque materializa a imagem que o grupo, qua grupo, pretende apresentar de si prprio. O que fotografado, e apreendido pelo leitor da fotografia, no so propriamente indivduos na sua particularidade singular, mas sim papis sociais o marido, o rapaz na primeira comunho, o militar ou relaes sociais o tio da Amrica ou a tia de Sauvagnon. Por exemplo, a coleo de B. M. inclui uma fotografia que ilustra, de forma perfeita, o primeiro tipo. a imagem do cunhado do pai vestido como carteiro da cidade: com o bon de pala na cabea, uma camisa branca de gola alta, uma gravata com quadrados brancos, uma sobrecasaca de corte arredondado, sem lapelas, ao peito o distintivo com o nmero 471, um colete alto adornado com botes dourados e uma corrente de relgio pendurada. Ele posa de p, com a mo direita repousada numa mesinha de estilo oriental. O que a filha emigrante enviou para a famlia no foi a imagem do seu marido, mas o smbolo do seu sucesso social10. O segundo tipo ilustrado por uma fotografia tirada no perodo de uma estadia do cunhado de B. M. em Lesquire. Ela soleniza o encontro das duas famlias juntando tios e sobrinhas, tias e sobrinhos. Como se a inteno fosse a de manifestar que o verdadeiro objeto da fotografia no so os indivduos, mas as relaes entre eles. Os pais de uma famlia seguram nos braos os filhos da outra famlia11.
no tem valor aos olhos das pessoas. Nunca vi nenhuma (J. L.).
10 De maneira anloga, entre as fotografias expostas nas

casas, v-se freqentemente a foto anual da equipe de rgbi, alinhada numa pose formal; e s muito raramente fotografias representando fases do jogo, que so relegadas para a caixa das fotografias.
11 A maioria das fotografias recentes no lbum de B. M.

foram tiradas por amadores. Algumas das fotografias da esposa e da filha de B. M. foram tiradas durante as visitas cunhada (que vive em Oloron, uma pequena cidade a 80 quilmetros de distncia), no mercado ou na feira. As crianas esto alinhadas frente, e os adultos atrs delas. Estas outras fotos amadoras, como a agora descrita, foram tiradas durante a visita do cunhado, que mora em Paris. primeira vista, h quatro delas que se distinguem: aquelas que mostram B. M. em frente ao gado, com o aguilho ao ombro, e o sobrinho com a mesma postura. Sero, de fato, instantneos da vida quotidiana? Na realidade, elas so encenadas e alegricas: por um lado, o pequeno parisiense, fingindo ser um campons; por outro, no B. M. como uma pessoa singular, mas como uma fotografia-postal do Barn,

34

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 31-39 JUN. 2006


Na maioria das casas camponesas, as fotografias so mantidas fechadas numa caixa, com exceo da fotografia do casamento e de certos retratos. Seria indecente, ou ostentatrio, mostrar imagens de membros da famlia a qualquer um que pudesse aparecer. As fotos das cerimnias so demasiado solenes ou ntimas para serem exibidas no espao da vida quotidiana12; o local prprio para elas ou o compartimento nobre, a sala de estar, ou, para as mais ntimas, como as fotografias de parentes falecidos, o quarto, junto s imagens religiosas, como o crucifixo e o ramo benzido. As fotografias amadoras so guardadas em gavetas. De maneira oposta, em casas da pequena burguesia da aldeia elas adquirem um valor decorativo ou afetivo: ampliadas e enquadradas, decoram as paredes da sala de estar, juntamente com as recordaes de viagens. Chegam mesmo a invadir o altar at ento apropriado aos valores de famlia, a chamin do fogo da sala, tirando o lugar das medalhas, prmios e diplomas da escola primria que antigamente costumavam ali estar expostos, mas que a jovem esposa da aldeia relegou, discretamente, considerando-os um pouco ridculos, para o canto mais obscuro, atrs da porta, de modo a no chocar os mais velhos. III. UMA INOVAO SUSPEITA: A PRTICA FOTOGRFICA E O ETHOS DOS CAMPONESES Enquanto as imagens fotogrficas, e especialmente as fotografias de casamentos, foram adotadas pela comunidade inteira desde o incio, sem qualquer resistncia, como um momento obrigatrio do ritual social, a prtica fotogrfica foi inicialmente restringida a alguns fotgrafos amadores isolados, todos pertencentes burguesia da aldeia.
No meu tempo, s os fidalgos das aldeias e alguns emplegats (empregados, isto , trabalhadores de colarinho branco e profissionais liberais) tiravam fotos: os cobradores, os inspetores, os professores e o doutor Co (J.-P. A.).

Mesmo hoje, enquanto entre os camponeses das aldeias freqente haver apenas um homem, ainda jovem e solteiro, que tira fotografias, na vila existe um pequeno nmero de amadores que as tira de forma mais ou menos regular. Dependendo fortemente da renda, a prtica da fotografia est manifestamente ligada ao local de residncia, pela mediao do grau com que se aspira ou se adere aos valores urbanos. De fato, nada seria mais errado do que tentar explicar a raridade da prtica fotogrfica, na sociedade camponesa, atravs de simples determinismos negativos. Nem as barreiras econmicas, tais como o elevado custo do equipamento, nem as barreiras tecnolgicas, e nem mesmo o baixo nvel de informao podem explicar esse fenmeno. Os camponeses usam a fotografia, e podem us-la, estritamente como consumidores; e usam, pois, de forma seletiva porque o sistema de valores que partilham, cujo ponto central uma determinada imagem do campons perfeito, os impede de se tornarem produtores. Se a fotografia vista como um luxo, primeiramente porque o ethos campons exige que os gastos dedicados ao aumento do patrimnio, ou da modernizao do equipamento agrcola, tenham prioridade sobre os gastos com o consumo. De uma forma geral, qualquer despesa que no seja sancionada pela tradio considerada um desperdcio. Mas isso no tudo: a inovao sempre suspeita aos olhos do grupo, e no s em si mesma, isto , enquanto negao da tradio. As pessoas esto acostumadas a ver nela uma forma de se distingir, de se sobressair, de fascinar ou de desmerecer os outros. E isso uma afronta ao princpio que domina toda a existncia social, e que nada tem a ver com igualitarismo. De fato, a ironia, a gozao e a fofoca tm como funo trazer de volta ordem, isto , conformidade e uniformidade, algum que, pelo seu comportamento inovador, parece querer dar uma lio ou desafiar toda a comunidade. Seja esta ou no a sua inteno, no h como escapar suspeita. Ao invocar experincias passadas e chamar os outros para testemunharem, pretende-se negar que a inovao corresponda a uma necessidade real. Da, ela s pode ser ostentatria. Mas a desaprovao coletiva varia de acordo com a natureza da inovao e da rea em que introduzida. Quando diz respeito s tcnicas agrcolas e formas de colheita, nunca provoca a total e brutal condenao porque, apesar de tudo, dado o benefcio da dvida ao inovador: que, no

representando um campons frente do gado, com o corpo direito, a boina inclinada por cima da orelha, o aguilho ao ombro.
12 O grande cmodo comum, ou seja, a cozinha, possui

somente uma decorao impessoal, igual em todo lugar: o calendrio dos correios ou dos bombeiros, postais comprados em Pau (a cidade mais prxima, a doze quilmetros de distncia) ou trazidos de uma ida a Lourdes.

35

O CAMPONS E A FOTOGRAFIA
obstante as aparncias, o seu comportamento pode estar repleto dos mais louvveis motivos, isto , a vontade de aumentar o valor do patrimnio. Nesses casos, ele trai a tradio camponesa mas permanece um campons. Alm disso, a condenao moral pode adotar uma aparncia de ceticismo do tcnico e do homem experiente: a sano da iniciativa [tcnica] depender dos resultados. De qualquer forma, como corre o risco de falhar ou de se sujeitar ao ridculo, o inovador inspira respeito. Pelo contrrio, a comunidade vive inovaes que suspeita serem desprovidas de qualquer justificao racional ou razovel como um desafio e uma desaprovao. Isso acontece porque, maneira de um dom que exclui um contra-dom, o comportamento ostentatrio, ou o comportamento percebido enquanto tal, coloca o grupo numa situao de inferioridade, e s pode ser entendido como uma afronta, em que todos se sentem atingidos na sua auto-estima. Nesse caso, a reprovao e a represso so imediatas e impiedosas. Com quem que ele pensa que est brincando? Quem que ele pensa que ? Como sinal de status, a prtica fotogrfica no pode seno exprimir um esforo para algum se elevar socialmente. Essa vontade de distino contrariada pela lembrana das razes comuns: Ns sabemos de onde ele veio. O pai dele usava tamancos!13. Considerado um luxo ftil, a prtica fotogrfica seria considerada para um campons uma barbaridade; entregar-se a tal fantasia seria mais ou menos como um homem dar um passeio com a mulher numa noite de vero, como fazem os aposentados da vila:
Isso bom para os que esto de frias. Isso so coisas da cidade. Um campons que andasse com uma mquina dependurada no ombro no seria mais que um cavalheiro fracassado (u moussu manquat). necessrio mos delicadas para mexer naquelas coisas. E o dinheiro ento? caro. Toda aquela parafernlia custa uma fortuna! (F. M.).

Associada vida urbana, a prtica da fotografia vista como uma manifestao do desejo de parecer urbano, de se armar como um cavalheiro (moussureya). E ento vista como uma traio de novo-rico. Sen-monsieurer (literalmente, encavalheirar-se, en-moussuris em Barnais) uma dupla ofensa aos imperativos fundamentais da tica camponesa. Na verdade, isso significa sobressair-se renegando a sua existncia como membro do grupo e como campons14. Ao verdadeiro morador da cidade, totalmente estranho ao grupo, admite-se que tire fotografias porque isso faz parte da imagem estereotipada que o campons tem dele. A mquina fotogrfica um dos atributos distintivos do veranista (vacancier lou bacanci). Os camponeses aceitam suas fantasias, com uma certa ironia, e fazem a pose esperada, diante da junta de bois, pensando: Esta gente tem tempo para desperdiar, e dinheiro para esbanjar. H muito menos tolerncia com os nativos da aldeia que regressam da cidade, e menos ainda com os habitantes da vila que so suspeitos de tirarem fotografia para se parecerem com gente da cidade. Em outras palavras: no a prtica fotogrfica em si que recusada. Como um capricho e uma futilidade de gente da cidade, ela convm perfeitamente aos outsiders mas s a eles. Nesse aspecto, o comportamento inovador dos habitantes da cidade no pode inspirar imitao [por parte do campons] porque a tolerncia de que goza no mais que a expresso da vontade de ignor-lo, ou da recusa em identificar-se com ele15. No entanto, assim como varia de acordo com a natureza da inovao, a reprovao tambm varia segundo a posio social e o status do inova-

14 Isso explica a atitude ambgua do campons em relao

ao funcionrio do bourg. Por um lado, como representante da administrao central e depositrio da autoridade governamental, suscita respeito e considerao. Mas, por outro lado, o homem do bourg , de fato, o burgus, algum que abandonou a terra e rompeu ou renegou os laos que o prendiam ao seu ambiente social original.
15 A maioria dos camponeses entrevistados mencionaram

13 Ele quer tirar fotografias! Est se tornando um verda-

deiro senhor (sen-monsieure), no est? Daqui a pouco vai estar tirando fotografias dos porcos e do chiqueiro. Seria melhor se trocasse o arado e aquele miservel par de vacas que tem para lavrar! Um aparelho daqueles, e com aquele terno horrvel!

parentes que adotaram a fotografia desde que deixaram a aldeia. Mas um campons que v a irm ou o primo, o filho ou o irmo, que saiu para ir trabalhar na indstria, regressar com uma mquina, levado a associar a fotografia adoo de modos de vida urbanos. Assim sendo, esses exemplos, em vez de o seduzirem, mesmo quando dizem respeito a parentes prximos, apenas vm confirmar a convico de que a fotografia no para ns.

36

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 31-39 JUN. 2006


dor. A lgica da seleo que preside os emprstimos e, da mesma forma, os valores que comandam esta seleo, podem ser apreendidos no apenas nas defesas que o ethos campons ope a tudo aquilo que o ameaa, mas tambm, e sobretudo, nas excees que admite. Se a fotografia pode ser permitida s mulheres, ou melhor, s mes de famlia, porque serve a propsitos socialmente aceitos; e se, como atividade ftil, tolerada na adolescncia, o perodo ftil da vida, estas so transaes e compromissos com a regra que provm dos prprios valores de que a regra participa. Assim, os adolescentes sempre tiveram um direito estatutrio frivolidade lcita, ou seja, simblica e onrica; o mesmo verdade, ento, para a fotografia como para a dana e, de uma forma mais geral, para todas as tcnicas de cortejo e de festejar: Eles tiram fotografias quando esto apaixonados (cuan samourouseyen), nos dias de baile.
No campo, assim que um casal se casa, h outras coisas em que pensar. Be., o campons mais rico, tirou fotografias do seu noivado e, posteriormente, do casamento. Agora vivem sem dinheiro (ils tirent la guignorre), pior do que pequenos proprietrios como ns. Pequenos caprichos como esses so rapidamente esquecidos quando as necessidades da famlia surgem, como acontece, alis, com o gosto por danar. E, na minha opinio, isso normal. E depois, quanto a fotografias, os profissionais esto l para isso, pelo menos nas grandes ocasies (R. M., de Debat, uma aldeia no vale Gave, a 10 quilmetros de Lacq).

IV. POSTURA FOTOGRFICA E SENTIMENTO DE HONRA At a postura que o campons adota em frente mquina parece expressar os valores camponeses e, mais precisamente, o sistema de modelos que governa as relaes com os outros na sociedade camponesa. Os indivduos apresentam-se, geralmente, de frente, no centro da fotografia, de p e em corpo inteiro, o que quer dizer que ficam colocados a uma distncia respeitvel. Em fotografias de grupo, eles ficam perto uns dos outros, muitas vezes abraados. Seus olhares convergem para a lente de modo que toda a imagem indique o seu centro ausente. Quando um casal fotografado, seguram-se pela cintura numa pose inteiramente convencional. As normas de conduta frente cmera s vezes se tornam conscientes, de uma forma positiva ou negativa. Por exemplo: um membro de um grupo reunido para uma ocasio solene, como um casamento, que adote uma postura relaxada, ou que deixe de olhar direto para a mquina ou fazer pose, objeto de reprovao. Como costume dizer, ele no est realmente l. Fazer parte de uma fotografia garantir o testemunho da presena, o que a contrapartida obrigatria da homenagem recebida ao ter sido convidado; expressar que se valoriza esta honra e que se est presente para retribu-la16. Como poderia a disposio e a postura dos participantes deixar de ser marcadas pela solenidade? Ningum pensa em infringir as instrues dadas pelo fotgrafo, falando com o vizinho ou olhando para outro lado. Isso seria uma indecncia e, sobretudo, uma afronta ao grupo e, ainda mais, queles que so homenageados naquele dia: os recm-casados. A posio correta e digna consiste em ficar de p, direito, olhando em frente com a gravidade que convm a uma ocasio solene. No deixa de ser razovel admitir que a busca espontnea de frontalidade est ligada aos valores culturais mais enraizados17. Nesta sociedade que
16 Se voc assistir ao casamento de algum e no estiver na fotografia, as pessoas vo reparar. No estava no grupo, eles disseram que M. no estava na foto. Eles acham que voc escapou, e isso cai mal (J. L., dirigindo-se ao marido, durante uma entrevista). 17 Entre os cablas, um homem de honra aquele que d a cara, que olha de cabea erguida, que olha os outros na cara, mostrando a cara (BOURDIEU, 1965a).

Estas prticas, aceitveis para os mais novos, so de qualquer forma abandonadas a partir do momento do casamento, que marca uma acentuada ruptura na existncia. De um dia para o outro, acabaram-se os bailes da aldeia ou as sadas e, por conseguinte, a fotografia que muitas vezes lhes estava associada. Parei logo depois da minha lua-de-mel, diz J. B. [] Agora tenho muitas outras coisas com que me preocupar. E a mulher intervm: Oh!, de fato, agora ele tem outras coisas com que se preocupar. Esse homem, que antigamente relatava com orgulho as suas frias em Biarritz, ou as visitas a Paris; que afirma no ter o prazer de tirar fotografias, embora gaste muito do seu tempo na caa ao pombo selvagem, fala agora apenas de trabalho, a nica atividade digna de um adulto responsvel.

37

O CAMPONS E A FOTOGRAFIA
exalta o sentimento de honra, dignidade e responsabilidade; neste mundo fechado em que se sente a cada momento, e sem escapatria possvel, os olhares constantes dos outros, importante apresentar aos outros a imagem de si o mais honrosa possvel: a postura fixa, rgida, que tem na posio de sentido dos soldados a expresso mxima, parece ser a expresso dessa inteno inconsciente. A imagem axial, em conformidade com o princpio de frontalidade, fornece uma impresso to claramente legvel quanto possvel, como se se quisesse evitar qualquer mal-entendido ou confuso. A mesma inteno se manifesta no embarao sentido pelo sujeito fotografado, na preocupao de corrigir a postura e vestir as melhores roupas, na recusa instintiva em ser apanhado com as roupas do dia-a-dia, fazendo as coisas do cotidiano. Assumir a postura correta uma forma de respeitar a si prprio e de exigir respeito. O personagem oferece ao espectador um ato de reverncia, de cortesia, que governado por convenes, e demanda que o espectador obedea s mesmas convenes e s mesmas normas. Ele encara e pede para ser olhado frontalmente e distncia. Essa exigncia de deferncia recproca constitui a essncia da frontalidade. O retrato fotogrfico leva a cabo, assim, a objetivao da imagem de si. Enquanto tal, ele simplesmente o caso limite da relao com os outros18. Tudo se passa como se, obedecendo ao princpio da frontalidade e adotando a postura mais convencional, se procurasse assumir tanto quanto possvel o controle da objetivao da sua prpria imagem. Olhar os outros sem ser visto; sem ser visto olhando e sem ser olhado; roubar um olhar, como se diz, e, acima de tudo, fotograflos desta maneira roubar a imagem dos outros. Ao olhar para a pessoa que olha para mim (ou que me fotografa), ao preparar a minha postura, doume para ser visto como quero ser visto; dou a imagem de mim prprio que quero dar e, muito simplesmente, dou a minha imagem. Em suma, confrontado com um olhar que fixa e imobiliza aparncias, adotar a mais digna das atitudes, a mais sbria e a mais cerimonial, colocar-se de forma rgida e imvel, com os ps juntos, os braos estendidos, como um soldado em sentido, reduzir o risco de parecer desajeitado e inconveniente, apresentar aos outros uma imagem controlada, preparada, aprimorada de si. Dar uma imagem controlada de si uma forma de impor regras prpria percepo de si. A convencionalidade da postura e da roupa adotada para as fotografias parece derivar do estilo das relaes sociais promovidas por uma sociedade ao mesmo tempo hierrquica e esttica, na qual a linhagem e a casa tm mais realidade do que os indivduos particulares que a compem, definidos essencialmente pelo grupo a que pertencem19; grupo em que as regras sociais de comportamento e o cdigo moral esto mais presentes do que os sentimentos, as vontades ou os pensamentos dos indivduos singulares, onde as trocas sociais, rigidamente reguladas por convenes consagradas, so cumpridas sob a ameaa do julgamento dos outros, sob o olhar de uma opinio coletiva pronta a condenar em nome de normas incontestveis e incontestadas, e que so sempre dominadas pela preocupao em apresentar a melhor imagem de si, aquela que melhor se conforma com o ideal de dignidade e de honra20. A solenizao, o comportamento hiertico e a eternizao so inseparveis. Na linguagem de todas as estticas, a frontalidade exprime o eterno, por oposio ao profundo, atravs do qual a temporalidade reintroduzida. Na pintura, o plano exprime ser ou essncia; numa palavra, o intemporal (cf. BONNEFOY, 1959). Se uma ao representada na pintura, ela sempre um movimento essencial, imvel e fora do tempo; o equilbrio ou o aplomb de um gesto eterno, tal como a norma tica ou social que incorpora: os

19 No raro para um filho mais novo que casa com uma 18 A fotografia a situao na qual a conscincia do pr-

prio corpo perante os outros atinge a mxima acuidade. Cada um sente-se sob o olhar e sob um olhar que fixa e imobiliza as aparncias. [Nota de Loc Wacquant e Richard Nice: sobre os fundamentos sociais das dificuldades de relao com o corpo entre os camponeses e suas respectivas consequncias estruturais, cf. BOURDIEU, 1962 e, neste nmero da] Revista de Sociologia e Poltica, o artigo O campons e seu corpo.

filha mais velha e vai viver com os pais dela, perder o seu apelido, e, desse modo, ser designado apenas pelo nome da sua nova casa. [Nota de Loc Wacquant e Richard Nice: as relaes de parentesco e a reproduo da hierarquia de linhagem no Barn so debatidas em profundidade em BOURDIEU, 1990, p. 147-161].
20 HAUSENSTEIN (1913, p. 759-760) elucida as liga-

es entre a viso frontal e a estrutura social de sociedades feudais e hierticas.

38

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 31-39 JUN. 2006


esposos com os braos volta um do outro exprimem, em outra postura, o mesmo significado que as mos dadas dos bustos de Cato e Prcia, no Vaticano. A fotografia popular elimina o acidental ou o aspecto que, como imagem efmera, dissolve o real temporalizando-o. O instantneo, a fotografia tirada ao vivo que uma expresso de uma viso do mundo nascido no Quattrocento, com a perspectiva opera um corte instantneo no mundo visvel e, ao petrificar o gesto humano, imobiliza um estado nico da relao recproca entre as coisas, e prende o olhar num momento imperceptvel de uma trajetria nunca completa. J a fotografia em pose, que apenas agarra e fixa personagens instaladas, imveis, na imutabilidade do plano, perde o seu poder de corroso21. Desse modo, ao adotarem espontaneamente a organizao e as posturas das figuras dos mosaicos de Bizncio, os camponeses do Barn que posam para uma fotografia de casamento parecem querer escapar ao poder que a fotografia tem para des-realizar o mundo temporalizando-o.

21 Mais uma vez, abre-se uma exceo para as crianas, talvez porque mudar est na sua prpria natureza: onde o objetivo captar o efmero e o acidental, a fotografia apropriada, j que no pode captar o aspecto fugaz ao desaparecimento irreversvel, sem o constituir como tal.

Pierre Bourdieu ocupou a cadeira de Sociologia no Collge de France, onde dirigiu tambm o Centro de Sociologia Europia e editou a revista Actes de la recherche en sciences sociales at sua morte em 2002. Ele autor de vrios livros clssicos em Sociologia e Antropologia, incluindo La Reproduction: lments dune thorie du systme denseignement (com Jean-Claude Passeron; 1970), Esquisse dune theorie de la pratique (1972), La Distinction: critique sociale du jugement (1979), Homo Academicus (1984) e Les rgles de lart: gense et structure du champ littraire (1992). Dentre seus estudos etnogrficos esto: Le dracinement: la crise de lagriculture traditionnelle en Algrie (com Adbelmalek Sayad, 1964), Algrie 60: structures conomiques et structures temporelles (1977), La misre du monde (1993) e Le Bal des clibataires: crise de la societ em Barn (2002). Marie-Claire Bourdieu historiadora de arte.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BONNEFOY, Y. 1959. Le temps et lintemporel dans la peinture du Quattrocento. In : _____. LImprobable et autres essais. Paris : Mercure de France. BOURDIEU , P. 1962. Clibat et condition paysanne. tudes rurales, n. 5-6, p. 32-136, avr. _____. 1965a. The Sentiment of Honour in Kabyle Society. In : PERISTIANY, J. G. (ed.) Honour and Shame : The Values of Mediterranean Society. Londres : Weidenfeld and Nicolson. _____. 1965b. Un art moyen. Essais sur les usages sociaux de la photographie. Paris : Minuit _____. 1990. The Logic of Practice. Cambridge : Cambridge University Press; Stanford : Stanford University Press. _____. 2002. Le bal des clibataires. La crise de la socit paysanne en Barn. Paris : Points/ Seuil. BOURDIEU, P. & BOURDIEU, M.-C. 1965. Le paysan et la photographie. Revue franaise de sociologie, v. 6, n. 2, p. 164-174, avr.-juin. _____. 2004. The peasant and photography. Ethnography, v. 5, n. 4, p. 601-616, Dec. DURKHEIM, E. 1995 (1912). The Elementary Forms of Religious Life. New York : Free Press. HAUSENSTEIN , W. 1913. Archiv fr Sozialwissenschaft und Sozialpolitik, v. 36, Feb.

39

ABSTRACTS

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 133-135 JUN. 2006

THE PEASANT AND PHOTOGRAPHY Pierre Bourdieu (Collge de France) and Marie-Claire Bourdieu Drawing on an ethnography of the authors childhood village in southwestern France, this article analyses the social uses and meaning of photographs and photographic practice in the peasant society of Barn in the early 1960s. Photography was first introduced on the occasion of the great ceremonies of familial and collective life, such as weddings, in which it fulfills the function of affirming the unity, standing, and boundaries of the lineages involved. Such ceremonies can be photographed because they lie outside the everyday routine and they must be photographed to solemnize and materialize the image that the group intends to present of itself. Thus photos are read and appreciated not in themselves and for themselves, in terms of their technical or aesthetic qualities, but as lay sociograms providing a visual record of extant social roles and relations. KEYWORDS: photography; peasantry; technology; kinship; aesthetics; village culture; Barn, France. * * *

133

RSUMS

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 26: 139-141 JUN. 2006

LE PAYSAN ET LA PHOTOGRAPHIE Pierre Bourdieu (Collge de France) et Marie-Claire Bourdieu Sappuyant sur lethnographie du village du sud-ouest franais o lauteur a pass son enfance, cet article analyse les usages sociaux et le sens de la photographie et de la pratique photographique au sein de la socit paysanne du Barn, au dbut des annes 1960. La photograhie y survient pour la premire fois loccasion de cremonies importantes de la vie familiale et collective, comme les mariages, o elle jouait le rle daffirmer lunit, la position et les frontires des lignes. Ces crimonies pouvaient tre photographies parce quelles ne sinsraient pas dans le quotidien, et devraient tre photographies pour clbrer et matrialiser limage que le groupe voulait rendre de lui-mme. Les photos ne sont donc pas vues et apprcies en tant que telles, cest--dire par leurs qualits techniques ou esthtiques, mais comme des sociogrammes non professionnels qui permettent dy inscrire visuellement les relations et les rles sociaux. MOTS-CLS : photographie; paysannat; technologie; parentle; esthtique; culture locale; Barn. * * *

139

S-ar putea să vă placă și