Sunteți pe pagina 1din 12

A TEORIA DA ENUNCIAO NO FILME ESTAMOS JUNTOS

Anderson Lopes Raquel Lima Faculdade So Bernardo Do Campo, So Paulo Brasil

Resumo

O trabalho a seguir apresenta uma discusso sobre os processos de enunciaoobservando as teorias de Ducrot, Van Dijk e Ingedore Koch. utilizando como objeto de anlise um dilogo retirado do filme Estamos Juntos VENTURI, T. (2011) Palavras chave:EnunciaoDilogo Estamos Juntos

Resumen

El trabajo seguinte presenta una discusin a cerca de los procesos de enunciacin. Donde se utilizan las teorias de Ducrot,Van Dijk y Ingedore Koch . El objeto de anlisis es un dialogo retirado de la pelcula brasilea Estamos JuntosVENTURI, T. (2011) Palabras llave :Enunciacin- Dilogo Estamos Juntos

Introduo
Para entendermos as teorias da enunciao necessrio entender um pouco da histria da linguagem e como ela foi concebida atravs dos tempos. Koch em A inter-ao pela linguagem (2010)elabora alguns conceitos. A partir destes podemos discorrer sobre as noes de enunciador, enunciatrio e

enunciado. A linguagem foi conceituada de diferentes maneiras, dentre elas esto a Representao, o Instrumento e a Forma.

A Representao se d quando o indivduo espelha o mundo atravs da linguagem, refletindo seu pensamento e seu conhecimento de mundo.J na segunda, o Instrumento, temos a ideia de ferramenta, na qual a lngua age como um cdigo de comunicao. A principal funo da linguagem a transmisso de informaes. Na terceira concepo, a Forma, a linguagem ao e interao; as palavras esto no nosso paradigma e s passam a existir quando produzidas pelo enunciador.

Bakhtin, com a teoria da enunciao, introduz um novo conceito nos processos de enunciao. Essa tem como principais componentes o enunciador, o enunciatrio e o enunciado. Mas, a teoria s ganhou impulso atravs de Benveniste e de Ducrot.

Ducrotaponta nessa teoria estruturalista as noes de signo, relao, lngua e fala, dizendo que a palavra s tem significado dentro de uma frase como contexto.

J Van Dijk(1992) apresenta a o frame, introduzindo uma nova noo de contextualizao e de conhecimentos prvios de mundo.

No trabalho que se segue sero apresentadas as teorias j citadas enfatizando o conceito de enunciao e a noo de frame. As teorias sero exemplificadas atravs de um dilogo retirado do filme brasileiro Estamos Juntos, produzido e dirigido por Venturi no ano de 2011.

1- A lingustica do discurso

As condies propcias para o surgimento da lingustica do discurso

nascem da viso de alguns linguistas (principalmente da Europa) de linguagem como atividade e o pensamento sobre as relaes entre lngua e usurios. Ingedore Koch(2010) em seu livro A Inter-ao pela linguagem diz que a Lingustica do discurso :
uma lingustica que se ocupa das manifestaes lingusticas produzidas por indivduos concretos em situaes concretas, sob determinadas condies de produo(KOCH,p. 9).

A autora ainda apresenta alguns tipos de interao que podem ser concebidas de trs formas: atravs de uma s palavra, de uma sequncia de duas ou mais palavras ou de sequncias lingusticas que tomam propores maiores que a frase. Baseando-se nisso podemos ultrapassar a frase e tomar como objeto de estudo as combinaes frasais, de sequncias textuais ou de textos inteiros. Segundo Koch, o objetivo da lingustica do discurso descrever a interao humana e explic-la utilizando a linguagem, como a capacidade do ser humano de interagir de diversas formas.

Para explicar essa interao, essa ao subjetiva pela linguagem, temos duas teorias: a teoria da enunciao e a teoria dos atos de fala.

1.1 As teorias da enunciao e dos atos de fala A teoria da enunciao tem como precursor o terico Bakhtin (1981) que estabelece uma relao entre enunciador, enunciatrio e enunciao. A teoria ganhou impulso na Frana com o linguista Benveniste(1966)que estuda a subjetividade na lngua e o aparelho formal da enunciao. Na teoria da enunciao se estuda principalmente os pronomes e os tempos verbais. A teoria dos atos de fala entende a linguagem como um fazer, todo d izer um fazer. Nela se estudam as aes humanas atravs da linguagem: os atos de fala, atos de discurso ou atos de linguagem. H a distino de trs tipos de atos de fala. O ato locucionrio aquele que estuda as emisses do som e as marcas extralingusticas. O ato ilocucionrio o ato de fala, de pergunta, de ordem, de promessa etc. O ato perlocucionrio o ato de convencer,

assustar ou agradar o interlocutor.

E partindo do princpio de que linguagem interao, certamente h uma atividade social. Essa foi estudada mais afundo pela teoria da atividade verbal. Nessa teoria h diferentes tipos de atividades realizadas pelos interlocutores em uma interao. Porm a que ganhou destaque foi a atividade de composio textual. Entretanto nesse ramo no foi dada ateno suficiente ao papel do interlocutor, cuja importncia para se construir o sentido do enunciado fundamental.

Nesse sentido Ducrot (1980) realiza importantes pesquisas sobre a interao atravs da linguagem por meio do conceito das marcas lingusticas da argumentao. Mais adiante estudaremos um pouco de seu pensamento, assim como veremos tambm o pensamento de outro importante terico: Van Dijk,(1992) que analisa as funes do falante e as possveis interpretaes do ouvinte atravs do que ele chamar de frames.

2 A Teoria da Enunciao em Ducrot Oswald Ducrot na Teoria da Argumentao Da Lngua(1989) uma teoria estruturalista,ou seja, v a lngua como um conjunto de regras onde se analisada a noo de signo, de relao e de lngua.

Ducrot pontua que o signo a frase, uma estrutura abstrata partindo contra a teoria de Ferdinand Saussure que diz que o signo o elemento da lngua e pode ser definido a partir da relao com outros signos. Pois para Oswald uma palavra s no um signo,porque para ter significado necessita estar em uma frase.

Essa relao produzida entre signos ocorre no enunciado entendido pelo autor como um segmento do discurso. Onde o enunciado e o discurso tm um lugar, uma data um produtor e um ou mais ouvintes.

A enunciao definida entendida em Ducrot como uma representao, uma imagem de algo histrico que j no existe, puramente semntica, assim no traz nenhuma instncia de implicao fisiolgica ou psicolgica.

De acordo com a doutora em lingustica e fontica Leci Borges Barbisan em seu estudo, O conceito de Enunciao em Benveniste e em Ducrot,dizer que um enunciado produz uma enunciao dizer que ele se apresenta como produzido por um locutor, designado por marcos de primeira pessoa,para um elocutrio, designado pela segunda pessoa.

Essa concepo enunciativa trazida pelo terico de suma importncia para a anlise do discurso. Em seu livro Les Modes Du Discurs Ducrot diz que sempre que se fala se fala de sua fala, ou sejao dito denuncia o dizer(1980: 40). No qual o dito o produto da prpria fala do indivduo e do dizer aquilo que eu digo, porm, vem carregado de implcitos.

Para o terico o ato de se expressar ser responsvel por um ato de fala, quando se interpreta um enunciado se ouve no uma, mas sim vrias vozes que no a do locutor, gerando assim uma pluralidade de vozes.

Assim introduzido o conceito de polifonia, iniciando o surgimento da teoria da Polifonia da enunciao, e se deu basicamente por dois fatos.O primeiro deles foi o de que Ducrot afirmou que s existe um falante no enunciado. E o segundo que ele tambm afirma que o sentido presente em um enunciado a discrio de sua enunciao e nele est inserida esta pluralidade de vozes apresentadas pelo locutor.

Na teoria da Polifonia da enunciao, o enunciado possui algumas funes distintas. A primeira a de sujeito emprico onde ele o autor do que produzido. A segunda a do locutor que responsvel pelo enunciado, onde ele que formata a ideia, quando se torna o enunciador reproduz o ponto de vista.E o terceiro do enunciador que gera os pontos de vista que so apresentados pelo locutor. Vale ressaltar que para Ducrot o enunciador no so pessoas e sim pontos de vistas abstratos

Assim o locutor se identificava como um dos enunciadores afirmando seu ponto de vista ou se mantendo neutro dando sua aprovao a outro sem admitir seu ponto de vista, ou ainda pode ficar em posio contraria.

Ainda na Teoria Da Polifonia Da Enunciao, Ducrot pontua que a argumentao est na lngua se opondo assim a concepo tradicional, onde o sujeito falante aquele que produz o enunciado. A que vai indicar um fato F a ser verdadeiro ou falso como argumento para justificar o enunciado ser verdadeiro ou falso dependendo do fato F. Logo resultar como enunciado A logo C ou seja C j que A .

J em seu livro Polifonia y Argumentacon (1988) Ducrot apresenta a Teoria Da Argumentao da lngua. O terico pontua que a argumentao est na lngua e no nos fatos, gerando assim pela relao locutor e interlocutor. De modo que o locutor age verbalmente sobre o interlocutor, assim apresentando um ponto de vista argumentativo, onde esse tema vira a se tornar parte do seu discurso e com base em sua argumentao ganham sentido argumentativo.

A argumentao uma marca que o locutor transfere para seu discurso, onde essa fala vir cheia de subjetividade.

3 - A teoria de Van Dijk Van Dijk em seu livro Cognio, discurso e interao apresenta a expanso da semntica do discurso que, segundo a doutora em Lingustica Edwiges Maria Morato, traz a representao cognitiva categorizada sob a forma de esquemas ou frames gerais estruturados em vrios sub esquemas.

Para Van Dijk frame (conhecido tambm como script) o que se caracteriza como representao do conhecimento de mundo. Ele se apresenta em um dado contexto que por sua vez detm certas estruturas que sero pontuadas mais adiante. Vale enfatizar que os frames atuam na compreenso da informao.

Em primeiro lugar Van Djik apresenta o contexto inicial em relao ao qual um processo de fala deve ser analisado. Esse contexto contm trs tipos de informao:

1-Informaes semnticas gerais (memrias, frames) 2-Informaes de estados finais derivados de eventos/atos imediatamente precedentes. 3-(MACRO) Informao global sobre todas as estruturas/ processos interativos prvios.

Van Djik tambm enfatiza que algumas propriedades sociais podem ser socialmente irrelevantes, se elas no conduzem alguma forma de interao pelos membros sociais.
O que eu penso irrelevante, a no ser que eu demonstre meu pensamento atravs do meu comportamento,assim como irrelevante o que eu levo no meu carro,se isso no tem significado interacional. interao, 1992) (DIJK, Van. Cognio, discurso e

O contexto social pode ser dividido nas seguintes categorias: 1-Privado 2-Pblico 3-Institucional /Formal 4-Informal

Os contextos sociais caracterizados de forma formal so colocados nas seguintes categorias: 1-Posies (papis, status) 2-Propriedades (sexo, idade)

3-Relaes (dominao, autoridade) 4-Funes (Pai, Garonete e juiz )

As relaes do falante podem ser analisadas especificamente, se voltando para comportamentos prvios, assim como podemos fazer inferncias sobre a estrutura do falante. Usamos os termos: 1-Conhecimento,crenas 2-Desejos, preferncias 3-Atitudes 4-Sentimentos,Emoes O ouvinte ento deve comparar o que os falantes podem supor do indivduo.

4 Processo interacional Abaixo estudaremos o dilogo retirado do filme brasileiro Estamos Juntos. Resumidamente, o filme conta a histria de uma jovem mdica, interpr etada por Leandra Leal, que adoece. A jovem mantinha uma relao misteriosa com um amigo, que mais tarde descoberto como imaginrio.

A:Voc acha que eu nunca tive amigos ? Amigos de verdade? B:Claro que no. Voc no deixa. Quantas vezes seus amigos vo na sua casa? Qual a necessidade que voc tem de encontrar com eles.Voc um pouco tacanha com a vida. Voc ainda acha que o medo deixa as pessoas egostas? A: Eu nunca disse isso. B: que voc no se lembra. A: Acho. Mas tem cura.

A cena se passa em um jardim isolado do mundo exterior. De acordo com o contexto do filme o jardim pode se referir mente da personagem principal. O jardim completamente silencioso. As duas personagens esto em uma rvore, aparentemente a nica no local. H barulhos de tesoura, pois a personagem 2 est cortando o cabelo da personagem 1. H um rio ao fundo, porm no se houve barulho da gua.

O dilogo foi transcrito atravs do sistema de Ducrot estudado por Ingedore Koch no livro A inter-ao pela linguagem.

((silncio)) ((barulhos de tesoura)) P1: voC acha que eu nunca tive amigos?... amigos de verdade? P2: CLAro que no... ((barulhos de tesoura)) ce num deixa... quantas vezes seus amigos vo na sua casa?... ((barulhos de tesoura)) qual a necessidade que voc tem de::...encontrar com eles...voc um pouco tacanha com a vida...((barulhos de tesoura))... voCAINda acha que o medo deixa as pessoas egostas?... P1: eu nunca disse ISso. P2: que voc no se lembra. P1: acho...mas tem cura.

Tipo de contexto social: Privado

Instituio: Subconsciente

Frame: Questionamento a cerca da amizade e medo A- Estrutura do frame

a) Cenrio: Jardim silencioso b) Funes: F(x) Personagem 2 G (y) Personagem 1

10

c) Propriedades: X tem funo clara de amigo, ao aparecer cortando o cabelo da personagem principal e induzindo questionamento sobre amizade e medo. Y demonstra ser uma pessoa solitria,apesar da presena de um amigo. d) Relao: F(x) tem autoridade sobre G(y)

e) Posies: X induz questionamentos em Y Y coagido psicologicamente por X

Segundo o estudo Cortesa y poder: Unacercamientosocio-semitico de Alexandra lvarez -Doutora em semitica membro do grupo de lingustica hispnica diz que Van Dijk prope uma concepo geral que conveniente aos nossos propsitos para que se possa situar o poder no mbito da inteno comunicativa,na qual o poder se concebe como controle .
Um grupo tem o poder sobre outro grupo,se tem sobre este grupo alguma forma de controle. Mais especificamente este controle pertence as aes do outro grupo ou de seus membros, controlamos os outros se fizermos eles atuarem como querermos . (DIJK,Van , Discourse as Interaction in Society. And Discourse as Social Interaction Discourse as Interaction in Society,pg 28)

Assim ao analisarmos as funes do frame podemos dizer que F(x) exerce uma relao de autoridade sobre G(y), pois faz com que ela seja induzida aos questionamentos propostos.

B - Convenes do frame (regras, normas, etc.) 1-Jardim silencioso representando a introspeco. 2-Lugar propcio a conversas de cunho ntimo

11

Desenvolvimento contextual da ao:

Macroestrutura: Y no tem amigos e busca saber sobre os amigos que nunca teve. Aes antecedentes: Y diz para X que o medo deixa as pessoas egostas.

Quando a personagem 1 pergunta em sua primeira frase: Voc acha que eu nunca tive amigos... essa primeira pausa, juntamente com a frase em si, determina do que se trata o assunto e a sua complexidade. Mesmo sem explicitar o fato de que a personagem 2 um amigo imaginrio, pode-se cogitar a ideia pela continuao da primeira frase da personagem 1: amigos de verdade. Nesse caso a pausa exerce uma funo de reflexo sobre sua amizade conservada at o momento com o amigo imaginrio.

Atravs dessas anlises de frame propostas por Van Dijk aplicadas no dilogo, infere-se que a personagem principal sofre de uma solido, apesar de estar junto a um amigo. Porm essa solido, que antecede o dilogo, est em processo de superao quando a personagem 1 diz que acha que o medo deixa as pessoas egostas, mas esse mesmo medo tem cura.

Concluso

Na teoria da enunciao de Benveniste, so focados o sujeito e suas marcas de discurso. Mais tarde a teoria aprimorada por Ducrot, na qual o foco deslocado e no se analisa mais o sujeito e sim o locutor, pois o terico pontua que toda enunciao marcada por subjetividade, que acontece na relao do locutor com o interlocutor.

12

Em Van Dijk a relao do interlocutor e do locutor analisada atravs do que o terico chama de frames. Elesso espaos que ocorrem dentro de um enunciado e que permitem inferncias de conhecimento de mundo prvio.

Podemos concluir, atravs de tericos distintos trabalhados aqui, que a teoria da enunciao torna-se muito importante nas anlises interacionais uma vez que prioriza tambm o papel do interlocutor e o conhecimento de mundo adquirido por ele.

Referncias

DIJK, V. (1992). Cognio, discurso e interao. So Paulo: Contexto.

LVAREZ, A. (2002). Cortesa y poder: Un acercamiento socio-semitico. Lengua Y Habla, 05-26.

BARBISAN, L. B. (2007). O conceito de enunciao em Benveniste e em Ducrot. Programa de Ps Graduao em Letras - PPGL/UFSM, 23-35. KOCH, I. V. (2010). A Inter-Ao Pela Linguaguem. So Paulo: Contexto.

MORATO, E. M. (2010). A Noo De Frame No Contexto Neurolinguistico : O que ela capaz de explicar. Cadernos de Letras da UFF Dossi: Letras e cognio, 93-113. VENTURI, T. (Produtor), & Venturi, T. (Diretor). (2011). [Filme

Cinematogrfico]. Brasil: Globo Filmes.

S-ar putea să vă placă și