Sunteți pe pagina 1din 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO _ VARA CVEL DA COMARCA DE PELOTAS RS

Carlota Joaquina Machado, brasileira, viva, aposentada, inscrita no CPF n 001.002.003-00, no RG 0102030405, residente e domiciliada, nesta cidade, na Avenida Cidade de Rio Grande, 481, Casa, Bairro Porto, por seu procurador que esta subscreve (procurao em anexo), vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor a presente AO INDENIZATRIA POR DANOS MORAIS Contra Petrolino de Oliveira, brasileiro, casado, servidor pblico federal, inscrito no CPF 004.005.006-00, no RG 0607080910, com sede Avenida Olavo Afonso Alves, 166, Casa, Bairro Porto, nesta cidade, o que faz pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I Dos Fatos No dia 06 de janeiro de 2013, a requerente deslocou-se de sua residncia para colocar o seu lixo na calada para o servio de coleta recolher. Entretanto, Petrolino de Oliveira observou a atitude imposta por Carlota, e ficou incomodado com tal atitude imposta por ela, pois naquele dia, segundo o requerido, na presente data o servio de coleta no funcionava. Carlota Joaquina, tambm se sentiu incomoda com a atitude de Petrolino, eis que ela uma pessoa independente e no faltou com respeito a ele, e o rebateu com a seguinte expresso v cuidar de sua vida. Logo, o requerido descontrolou -se e desaforou a requerente, referindo-se que esta fosse uma pessoa de mau cheiro e de nenhuma higiene corporal. No dia do acontecido, estavam presentes vrios vizinhos, dentre eles Setembrino da Silva e Cacilda Barbosa. Carlota sentiu-se extremamente ofendida e intimidade, eis que teve sua honra e imagem atingidas publicamente.

A requerente viu-se abalada com a atitude de Petrolino, razo pela qual vem a presena de Vossa Excelncia requerer a aplicao de danos morais para ver seus danos reparados, bem como a punio do requerido. II Dos Fundamentos Em decorrncia desta desavena, o requerente experimento situao constrangedora, tendo sua moral abalada, face as indevidas ofensas, sendo suficiente a ensejar danos morais, at porque, ela no o ofendeu em hiptese alguma. A conduta do requerido, sem dvida, causou danos imagem, honra da requerente. A Constituio Federal de 1988 preceitua em seu artigo 5, inciso X, que: Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: ( ...) X - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;" Dessa forma, Petrolino de Oliveira ao cometer tal ato, afrontou o texto constitucional acima transcrito, devendo, por isso, ser condenado respectiva indenizao pelo dano moral sofrido pela requerente. luz do artigo 186 do Cdigo Civil, aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Para que se caracterize o dano moral, imprescindvel que haja: a) ato ilcito, causado pelo agente, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia; b) ocorrncia de um dano, seja ele de ordem patrimonial ou moral; c) nexo de causalidade entre o dano e o comportamento do agente. Preconiza o Artigo 927 do Cdigo Civil: Art. 927. Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar- lo. Bem se v, saciedade, ser indiscutvel a prtica de ato ilcito por parte do requerido, configurador da responsabilidade de reparao dos danos morais suportados pela requerente.

III Do Pedido Em razo do exposto, requer: a) A procedncia da ao para condenar o ru ao pagamento da indenizao a que Vossa Excelncia julgar cabvel; b) A citao do ru no endereo supra mencionado; c) A condenao do ru ao pagamento das custas e honorrios de sucumbncia; d) A concesso do benefcio da gratuidade de justia, conforme a Lei n 1.060/50.

Termos em que, Pede e espera deferimento.

Pelotas, 16 de maro de 2013.

________________________ Roberto Machado de Oliveira OAB/RS 00.000

S-ar putea să vă placă și