Sunteți pe pagina 1din 3

Crculo Bblico da Comunidade Cristo Rei

Parquia/Santurio So Judas Tadeu So Paulo, 14 de fevereiro de 2013

Estudo da Carta aos Hebreus 2 Encontro

Jesus est acima dos anjos


1. Acolhida
Todos: Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm! Animador: J nos cumprimentamos e nos demos as boas vindas ao chegar. Vamos nos unir em uma roda apertada e nos darmos um abrao coletivo, desejando a paz de Deus a cada um dos presentes.
(colocar a msica abaixo para tocar enquanto as pessoas se abraam)

Canto: Jardim do den disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=7Q9jXdWZeV8 Um coqueiro ali, Uh, uh, uh, uh, uh, uh uh... Um coqueiro l, Uh, uh, uh, uh, uh, uh uh... Um caminho de pegadas para o mar. E eu, Uma onda vai, Pensando em voc, Uma onda vem, Sonhando um lugar pra ns, Uma sombra voa, outra sombra cai. Invento a verdade e muito mais. Ento vem, Pra perto de mim, Pro lado de c ficar, Qual o luar Sobre a praia para ficar bem. Ao lado do mar, beira de quem te quer Bem feliz, Pra poder agir naturalmente. Xanadu, Shangri-l, Jardim do den, Paraispolis...
(Repete tudo)

duas vezes

Porque voc no vem?

2. Orao inicial
Deus! Mais uma vez estamos aqui reunidos em Seu nome para buscarmos conhecer-Te um pouco mais, por meio do estudo de Sua Palavra. Como diz a letra da msica, estamos aqui ao lado de quem nos quer bem. Ajude-nos a agirmos naturalmente para realizarmos um bom encontro, entendermos melhor o que o Senhor quer nos transmitir por meio dos textos que vamos estudar hoje e, em nosso cotidiano, colocar em prtica Vossos ensinamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Amm! Orao ao Esprito Santo Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Esprito e tudo ser criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instrustes os coraes de Vossos fiis com a Luz do Esprito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Esprito, e possamos gozar sempre de sua consolao. Por Cristo, Senhor Nosso. Amm!

3. Recordao
Animador: No encontro passado tivemos uma viso geral da Carta aos Hebreus. Hoje, vamos tentar nos aprofundar um pouco mais para conhecermos mais detalhes da Carta aos Hebreus. Mas, antes, para no perdermos o fio da meada, uma pessoa poderia nos ajudar a relembrar alguns pontos importantes do que dissemos no encontro passado? Algum se voluntaria para fazer a recordao?
(tempo para que uma pessoa relembre alguns pontos comentados durante a reunio passada)

4. Deus nos fala pela Bblia


Animador: No encontro passado, tambm nos dada uma lio de casa. Como sugesto, poderamos ler a introduo que a Bblia faz Carta aos Hebreus e mo tarefa, deveramos ler Hb 1, 5-2,18. Antes de entrarmos na leitura e estudo em grupo, vamos ver o que entendemos individualmente sobre o que lemos em casa e tambm sobre o que estudamos no encontro passado. Antes disso, porm, vamos cantar. Canto: Sabes, Senhor Sabes, Senhor, o que temos to pouco pra dar. Mas este pouco ns queremos com os irmos compartilhar. Queremos nesta hora, diante dos irmos, comprometer a vida, buscando a unio. Sabemos que difcil, os bens compartilhar, mas com a Tua graa, Senhor podemos dar. Olhando Teu exemplo, Senhor vamos seguir, fazendo o bem a todos, sem nada exigir. Animador: Agora, sem entramos em debate ainda, vamos ver o que temos para compartilhar sobre o que aprendemos com nossas leituras em casa. Em poucas palavras, o que mais lhe chamou a ateno nos versculos lidos?
(tempo para aqueles que se sentirem vontade partilhem seus aprendizados)

Animador: Sabemos que qualquer texto, inclusive a Bblia, pode gerar vrios tipos de interpretao. Quando lemos sozinhos podemos entender de uma forma, mas, quando fazemos a leitura em grupo, surgem outros pontos de vista que nos ajudam a entender melhor o que o texto nos diz. Feita a partilha de nossos pontos de vista individuais, hora de ampliarmos nossa viso, iluminados, claro, pela Palavra de Deus. Antes de iniciarmos nossa leitura, vamos cantar. Tua palavra lmpada para os meus ps Senhor! Lmpada para os meus ps Senhor! Luz para o meu caminho! Leitura: Carta aos Hebreus 1, 5-2, 18.
(Antes de iniciar a leitura, dar tempo para que cada um abra a Bblia e encontre o texto. Instruir aqueles que no acharem). (Um dos presentes l em voz alta enquanto os demais apenas o escutam. Depois, d mais um tempo para que cada um faa a leitura em silncio).

2 vezes

Animador: Com leitura feita em casa, cada um entendeu de sua forma o texto que lemos hoje. Com a partilha dos pontos de vista individuais, algo pode nos ter sido acrescentado. Agora, pudemos ler o mesmo texto com outros olhos. Algo mudou na forma de seu prprio entendimento? O que o fez mudar, ou por que seu ponto de vista permanece o mesmo?
(tempo para exposio voluntria)

5. Tempo de converso
Animador: Estamos na Quaresma. tempo de converso! Diante do que vimos nestes dois primeiros encontros, algo pode te levar converso? Algo pode te levar a mudar sua forma de ver a comunidade, o mundo? Voc pode fazer algo para colocar em prtica seus aprendizados?
(Tempo para reflexo pessoal em silncio. Caso algum queira, pode expor suas reflexes)

6. Preparando o prximo encontro


Animador: Neste Ano da F, somos chamados a refletir e aprofundar nossa f crist. Para isso, temos que conhecer um pouco mais sobre Jesus Cristo. Nestes dois primeiros encontros pudemos refletir sobre alguns pontos que podem nos ajudar a aprofundar nossa f. No prximo encontro, vamos refletirmos um pouco mais sobre o porqu de sermos cristos. Assim como fizemos para nos preparar para o encontro de hoje, vamos ler em casa os versculos 3, 1-4, 14 (captulo 3 versculo 1 at o versculo 14 do captulo 4). Quem quiser, pode anotar suas dvidas e/ou aquilo que mais lhe chamou a ateno para partilhar na prxima reunio.

8. Encerramento
Animador: Neste Ano da F, a Igreja nos pede para, sempre que pudermos, rezarmos o texto do Creio Nicenoconstantinopolitano. Ele a Declarao de nossa f catlica. Ento, em comunho com toda a Igreja, professemos agora a nossa f: Todos: Creio em um s Deus, Pai todo-poderoso,/ criador do cu e da terra,/ de todas as coisas visveis e invisveis./ Creio em um s Senhor, Jesus Cristo,/ Filho Unignito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os sculos:/ Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,/ gerado, no criado, consubstancial ao Pai./ Por ele todas as coisas foram feitas./ E por ns, homens, e para a nossa salvao, desceu dos cus:/ e se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem./ Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras,/ e subiu aos cus, onde est sentado direita do Pai./ E de novo h de vir, em sua glria,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e o seu reino no ter fim./ Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida,/ que procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho adorado e glorificado:/ ele, que falou pelos profetas./ Creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica./ Professo um s batismo para a remisso dos pecados./ E espero a ressurreio dos mortos/ e a vida do mundo que h de vir./ Amm. Animador: Esta a f, que da Igreja recebemos e alegremente professamos, motivo de nossa esperana e alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor! Todos: Amm! Animador: Vamos concluir nosso encontro com um Pai-Nosso e uma Ave Maria e nossas oraes de costume e, ao final, lembrar que estivemos e continuaremos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.
(enquanto os presentes arrumam o ambiente da forma como o encontraram e se despedem, o animador coloca a msica Jardim do den para tocar) Este roteiro foi preparado pelo Crculo Bblico da Comunidade Eclesial Cristo Rei (http://cebcristorei.blogspot.com.br/). Desde que no haja finalidades comerciais, pode ser reproduzido livremente.

S-ar putea să vă placă și