Sunteți pe pagina 1din 2

LEI N. 10.

520/02 - PREGO PREGO OBJETO: aquisio de bens e servios comuns; VALOR: qualquer valor de aquisio; FORMAS DE PREGO: so duas: A forma presencial e a forma eletrnica; REGULAMENTAO DO PREGO PRESENCIAL: ver Decreto n. 3.555/00; REGULAMENTAAO DO PREGO ELETRNICO: ver Decreto 5.450/05;
Art. 1o A modalidade de licitao prego, na forma eletrnica, de acordo com o disposto no 1o do art. 2o da Lei no 10.520, de 17 de julho de 2002, destina-se aquisio de bens e servios comuns, no mbito da Unio, e submete-se ao regulamento estabelecido neste Decreto.

A. Justificar: a necessidade de contratao; B. Definir: o objeto do certame, as exigncias de habilitao, os critrios de aceitao das propostas, as sanes por inadimplemento e as clausulas do contrato; C. Fixar: os prazos para fornecimento; D. Designar: o pregoeiro e a respectiva equipe de apoio. 2. Composio da equipe de apoio: dever ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administrao, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do rgo ou entidade promotora do evento. 3. Atribuies do pregoeiro e equipe de apoio: A. O recebimento das propostas e lances; B. A anlise de sua aceitabilidade e sua classificao; C. A habilitao; D. A adjudicao do objeto do certame ao licitante vitorioso. Obs.: no mbito do Ministrio da Defesa, as funes de pregoeiro e de membro da equipe de apoio podero se desempenhadas por militares. II. FASE EXTERNA: 1. iniciada com a convocao dos interessados por meio de: A. Publicao do aviso em D.O. do respectivo ente federado (U,E,DF,M); B. No existindo o D.O, em jornal de circulao local; C. Facultativamente, por meios eletrnicos; D. Conforme o vulto da licitao, em jornal de grande circulao. 2. Contedo do aviso: A. Definio do objeto da licitao; B. Indicao do local, dias e horrios em que poder se lida ou obtida a integra do edital. 3. Contedo do edital: A. As exigncias do inciso I do art. 3 da Lei do prego; B. As normas que disciplinam o procedimento; C. A minuta do contrato, quando for o caso. 4. Cpias do Edital e Aviso: disponvel a qualquer pessoa;

LEGISLAO CORRELATA: Decreto n. 3.555/00 e Decreto 5.450/05; O QUE SO BENS E SERVIOS COMUNS? Aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. EXEMPLOS DE BENS E SERVIOS COMUNS: ver anexo II do Decreto 3.555/00 ANEXO II (revogado) PREGO ELETRNICO: a forma mais moderna e de uso preferencial. CONCEITO: a modalidade de licitao, trazida pela Lei n. 10.520/02, onde o seu objeto a aquisio de bens e servios comuns por meio de propostas escritas e lances verbais e sucessivos comandados pelo pregoeiro e sua equipe de apoio Durante uma sesso pblica. PRINCPIOS: 1. ORALIDADE o que o diferencia das modalidades de licitao da Lei n. 8.666/93. Permite que os participantes (licitantes) ofeream lances verbais na sesso pblica e a interposio de recursos de forma oral, desde que enviem suas razoes por escrito em at 3 (trs)dias. 2. INFORMALIDADE a adoo de uma formalidade moderada, e no, a total ausncia de formalidade. Ou seja, a forma estabelecida beneficiou uma estrutura mais simples, mais clere, se a compararmos com as modalidades trazidas pela Lei n. 8.666/93. FASES DO PREGO: so duas: fase preparatria e fase externa. Vamos analis-las separadamente. I. FASE PREPATRIA: 1. A autoridade competente dever:

5. Prazo para apresentao das propostas: no


ser inferior a 8 (oito) dias teis, contados a partir da publicao do aviso;

6. Realizao da sesso pblica: incisos VI e VII


do art. 4. 7. Lances verbais e sucessivos: incisos VIII e IX;

www.jesusvalentini.com.br

LEI N. 10.520/02 - PREGO


VI - no dia, hora e local designados, ser realizada sesso pblica para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existncia dos necessrios poderes para formulao de propostas e para a prtica de todos os demais atos inerentes ao certame; VII - aberta a sesso, os interessados ou seus representantes, apresentaro declarao dando cincia de que cumprem plenamente os requisitos de habilitao e entregaro os envelopes contendo a indicao do objeto e do preo oferecidos, procedendose sua imediata abertura e verificao da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatrio; VIII - no curso da sesso, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at 10% (dez por cento) superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor; IX - no havendo pelo menos 3 (trs) ofertas nas condies definidas no inciso anterior, podero os autores das melhores propostas, at o mximo de 3 (trs), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preos oferecidos;

10. Interposio de recursos: qualquer licitante de forma imediata e motivadamente. Prazo de 3 dias para as razoes do recurso. 11. Disposies finais: incisos XXII e XXIII.
XXII - homologada a licitao pela autoridade competente, o adjudicatrio ser convocado para assinar o contrato no prazo definido em edital; e XXIII - se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, no celebrar o contrato, aplicar-se- o disposto no inciso XVI.

VEDAO DE EXIGENCIAS DE:


Art. 5 vedada a exigncia de: I - garantia de proposta; II - aquisio do edital pelos licitantes, como condio para participao no certame; e III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que no sero superiores ao custo de sua reproduo grfica, e aos custos de utilizao de recursos de tecnologia da informao, quando for o caso.

PRAZO DE VALIDADE DAS PROPOSTAS: 60 (sessenta) dias, se outro no estiver fixado no edital; IRREGULARIDADES E SUAS PENALIDADES:
Art. 7 Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, no celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentao falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execuo de seu objeto, no mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execuo do contrato, comportar-se de modo inidneo ou cometer fraude fiscal, ficar impedido de licitar e contratar com a Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios e, ser descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de at 5 (cinco) anos, sem prejuzo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominaes legais.

8. Tipo de licitao nico e obrigatrio: menor preo; 9. Inverso de fases: a classificao vem primeiro que a habilitao. Ver incisos XII e XII do art. 4.
XII encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro proceder abertura do invlucro contendo os documentos de habilitao do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital; XIII - a habilitao far-se- com a verificao de que o licitante est em situao regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovao de que atende s exigncias do edital quanto habilitao jurdica e qualificaes tcnica e econmico-financeira;

APLICAO DA LEI N. 8.666/93 NO PREGO: apenas subsidiariamente.

FIM

www.jesusvalentini.com.br

S-ar putea să vă placă și