Sunteți pe pagina 1din 2

1 RESENHA

1.1 Direito Natural (jusnaturalismo)

O conceito de Direito Natural ou Jusnaturalismo decorre da diferenciao natural do bem e do mal, bem como do ideal abstrato que permeia a classificao do justo e do injusto, cravejado na essncia do ser humano. Trata-se de uma lei universal, correspondente natureza do ser, , portanto espontnea. So regras gerais, imutveis e atemporais, que se aplicam a todas as sociedades, independente de cultura, classe, etnia, ou qualquer outra forma de classificao. Segundo Ccero (Repblica, Livro III, 17), define:
Existe uma verdadeira lei, conforme natureza, gravada em todos os coraes, imutvel, eterna; sua voz ensina e preserva o bem; suas proibies afastam o mal [...]. No uma a lei em Roma, e outra em Atenas, uma agora, e outra depois, seno uma lei nica, eterna e imutvel, que obriga entre todos os povos e em todos os tempos.

O Direito Natural, diferente do Direito Positivo que veremos a seguir, est acima da vontade humana ou de qualquer imposio do Estado e assim sendo, no se faz necessria a existncia da figura do legislador.

1.2 Direito Positivo (positivismo jurdico)

O Direito Positivo se d pela existncia de um conjunto de normas que ordenam o mundo jurdico, a cincia do direito propriamente dita. Diferente do Direito Natural, o Direito Positivo , por fato, uma manifestao da sociedade, imposto pelo Estado de forma coercitiva, ou seja, fora. Tais normas tm carter obrigatrio e restrio demogrfica, variando de regio a regio conforme a cultura de cada povo, bem como vigncia, permitindo sua eventual revogao e tornando-as temporais. Por se tratar do resultado de um ato de vontade da sociedade, ainda que regulado pelo Estado e por ser a sociedade mutvel, o Direito Positivo tambm assim o , adaptando-se e inspirando-se nas diferentes esferas socioculturais e seus anseios. Podemos entender que, em linhas gerais, enquanto o Direito Natural abrange os ideais de convivncia da sociedade, o Direito Positivo regula tais ideais. Ou ainda conforme exemplificado por Thomas Hobbes:
As leis da natureza probem o furto, o homicdio, o adultrio e todas as espcies de injria. Mas deve-se determinar por meio da lei civil, e no da natural, o que se deve entender, entre os cidados, por furto,

homicdio, adultrio e injria. Com efeito, no furto qualquer subtrao daquilo que o outro possui, mas somente daquilo que sua propriedade. Mas determinar o que nosso e o que do outro cabe precisamente lei civil. Assim, tampouco todo assassinato um homicdio; homicdio apenas matar pessoas que a lei civil nos probe de matar.

E partindo deste raciocnio que o Positivismo entende que a lei escrita, soberana e seu conjunto de comandos, a nica forma de qualificao do direito.

2 CONCLUSO

Com base no exposto acima, podemos ento dizer que o Direito Positivo antagnico ao Direito Natural? No em sua totalidade. H de se convencionar que enquanto o Direito Positivo busca a estabilidade e ordem da sociedade por meios coercitivos, com validade, aplicados pelo Estado, o Direito Natural desempenha o mesmo papel partindo dos ideais de racionalidade do ser humano, englobando idias universais de moral e justia. Ou seja, olhos diferentes que vislumbram um mesmo objetivo, a convivncia harmoniosa entre os seres humanos. So claras as divergncias entre as duas filosofias no que se diz respeito abrangncia de aplicao das leis, da sua mutabilidade, vigncia e legislao (ou ausncia de), entretanto tambm observvel que o Direito Positivo busca, ou pelo menos respeita os princpios do Direito Natural para legitimar suas leis, tais como o direito vida ou liberdade, positivados na Constituio Federal, por exemplo. Ou ainda podemos tomar como exemplo a positivao do Direito Natural atravs das declaraes de direitos, tornando tais ideais incontestveis. Ou seja, se por conta de alguns pontos j expostos acima, o Direito Natural e o Direito Positivo divergem entre si, ambos se complementam quando visualizamos o propsito comum de reger as relaes interpessoais.

S-ar putea să vă placă și