Sunteți pe pagina 1din 19

INDICE

Introduo- Segurana do Trabalho Capitulo I Acidentes de Trabalho Conceito Riscos, Acidentes e Leso Causas de Acidentes de Trabalho Classificao dos Acidentes de Trabalho Tipos de Acidentes Previstos

Capitulo II Estatsticas Relativas a Acidentes de Trabalho

Capitulo III Consequncias dos Acidentes de trabalho

Capitulo IV Formao na rea de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho Porque se Expem os Trabalhadores ao Risco Legislao Aplicvel nos Acidentes de Trabalho Concluso Bibliografia

INTRODUO

Este trabalho est a ser realizado no mbito do mdulo de Fundamentos Gerais de Segurana do Trabalho. O objectivo principal deste trabalho identificar os conceitos, causas e consequncias de segurana dos acidentes de trabalho. Este trabalho explica fundamentalmente o que um acidente de trabalho, as causas que leva a haver um acidente de trabalho e o que no est a ser aplicado nos nossos postos de trabalho relativamente s medidas que devamos tomar enquanto trabalhadores e empregadores para prevenir esses mesmos acidentes. Tem como principal objectivo, fazer uma avaliao sobre os mais diversos tipos de Acidentes de Trabalho e fazer uma reflexo sobre como diminuir os riscos de um Trabalhador. Faz-nos uma apresentao de estatsticas relativamente acidentes de trabalho e qual a rea onde isso mais acontece. Tambm nos esclarece qual a diferena entre um Risco ou um Perigo nos Acidentes de Trabalho.

CAPITULO I Segurana no Trabalho Conceito

A Segurana no trabalho defende a luta contra os acidentes de trabalho, quer eliminando ou diminuindo as condies inseguras que se vivem nos postos de trabalho, quer sensibilizando os trabalhadores quer os empregadores para a utilizao de medidas preventivas para evitar esses mesmos acidentes.

No h palavras nem frases que nos mantenham seguros Apenas aces

considerado um acidente de trabalho sempre que existam causas e efeitos negativos para o trabalhador dentro do local de trabalho e que perturbem a nvel fsico ou mental o trabalhador e faam com que o rendimento do trabalhador seja reduzido. Incluem se os casos de intoxicao aguda e os actos voluntrios de terceiros, assim como acidentes durante o trabalho, embora no exterior das instalaes da empresa, mesmo que provocados por terceiros. A expresso durante o tempo de trabalho entendida como no decorrer da actividade profissional ou durante o perodo em servio, o que inclui os acidentes de viao durante o tempo de trabalho. Neste mbito tambm h outros factores envolvidos nos acidentes de trabalho, tais como ferramentas, mquinas equipamentos e tempo. Tambm se considera um acidente de trabalho, quando existe algum acidente ou danos sofridos durante o trajecto casa/local de trabalho, ou mesmo

que a entidade patronal pea ao trabalhador para se deslocar para outro sitio que no o local habitual de trabalho, isto , reunies, visitas fora da empresa, entregas, manutenes fora da empresa, etc. A preveno de Acidentes de Trabalho deve visar eliminao da pratica de actos inseguros e a eliminao das condies inseguras.

Riscos, Acidentes e leso

Todos os riscos ou acidentes aos quais se encontra exposto o trabalhador tm se ser tomados em considerao e indemnizados sempre que a lei o exija. A diferena entre o risco e o perigo. Risco- a exposio do trabalhador a produtos qumicos ou outros factores considerados perigosos, dependendo das medidas preventivas existentes, do tempo de exposio e da concentrao do produto, no qual existe ou no uma maior probabilidade de sofrer uma leso. Perigo- a consequncia ou leso propriamente sofrida, com um grau de intensidade elevado que a partida causam danos irreparveis no Trabalhador. Em alguns casos, ainda existe uma m compreenso entre um Acidente de Trabalho. O termo de Acidente pequeno ou Acidente grande torna se relativo e confuso. Em muitos dos casos, estes termos so erradamente empregados quando queremos verdadeiramente dizer que afinal o que ocorreu foi uma Leso. Quando Acidente e leso so facilmente confundidos, alm de se partir do princpio que no se deve dar importncia ao prprio acidente, somos tambm conduzidos ao mau reconhecimento das causas do mesmo. O reconhecimento e a caracterizao das causas podem ser simples, como no caso de um degrau de uma escada partido, ou podem ser complexos quando se trata de determinar a causa ou causas de uma sequncia, em cadeia, que do origem ao acidente, cada uma delas relacionada com a outra. De uma maneira geral pode se dizer que na maioria dos casos, os acidentes so ocasionados por mais que uma causa.

A Leso em si, ou o tipo de leso o ponto de partida para descobrir o tipo de Acidente que ocorreu. Todas as pessoas esto expostas a estas trs modalidades, que so agravadas pelas condies de trabalho e por outras determinadas

circunstncias nomeadamente algumas que partem do prprio trabalhador.

CAPITULO II Causas e estatsticas relativas a acidentes de trabalho

Est estudado e comprovado que as principais causas para a existncia de acidentes de trabalho so: -Ausncia de equipamentos protectores tanto colectivos, como individuais que se identificam pelas siglas EPIS -O no fornecimento de proteco pela parte da entidade patronal -A falta de formao e informao relativamente ao uso dos mesmos - A exposio e o tempo da mesma relativamente ao tipo de perigo (fumos, poeiras, fibras, txicos, etc.) -O facilitismo que se mantem pela opo de no usar proteco -Falta de manuteno nas mquinas e o mau manuseamento das mesmas -E tantas outras que seguidamente poderamos numerar, pois no que toca a perigos o campo de informao torna-se infelizmente demasiado alargado. Toda a informao fornecida nas alneas anteriores so alguns dos principais motivos que levam a existir acidentes de trabalho que nos podem causar diversas leses a nvel fsico, psicolgico ou at mesmo nos retirar a vida. Como a sade humana muito valorizada, d se muito mais importncias aos acidentes dos quais resultam uma leso, mas por ns prprios devemos evitar os acidentes sem leso, pois se conseguirmos evitar estes, automaticamente os que tm a morte como consequncia vo ser diminudos. Os acidentes no so inevitveis, no surgem isoladamente, podem depender da falha material, mas como na maioria das vezes so falhas ou descuidos humanos temos que ter uma maior ateno para a sua preveno.

Na anlise dos Acidentes de Trabalho devem ser tidas em conta todas as causas, desde a mais remota, o que permitira um adequado estudo e posterior neutralizao ou eliminao dos riscos. Sob o ponto de vista de preveno, a causa de acidente qualquer factor que, se removido ou diminudo a tempo, teria evitado o acidente. Os Acidentes no so inevitveis e na maioria das vezes so causados, logo possvel a preveno. Para o registo de dados relativos a Acidentes de trabalho devem existir determinadas informaes relativas ao acidentado, tais como: -Identificao da vtima -Profisso da mesma -Idade -local do Acidente - Descrio do Acidente e a sua derivao -Etc. A classificao do Acidente em si tambm varia mediante a gravidade da leso ou membro do corpo humano lesado. Relativamente aos membros demonstro a percentagem que atribuda a cada membro do corpo humano -Cabea-6,6% -Olhos-12,7% -Membros superiores-9,2% -Tronco-12,% -Mos-27,6% -Membros inferiores-11,1%

-Ps-11,7%

Img2-google-grafico anurio gde gift

O grfico apresentado da na uma pequena imagem da quantidade de acidentes ocorridos e as reas de trabalho onde se verificam mais acidentes de trabalho, provando a rea da construo civil como a que mais se destaca com 48%. Tambm segundo as estatsticas correntes a maioria dos acidentes de trabalho so provenientes do prprio trabalhador, da os actos inseguros no trabalho provocarem inmeros acidentes, no raro que que o trabalhador se sirva de ferramentas inadequadas por estarem mais prximas, ou procura limpar mquinas em movimento por ter preguia de ir desliga las, por vezes tambm se distra e desvia a ateno que deveria estar a ter no trabalho, para outra situao qualquer. Existe uma diferena entre Acto Inseguro e Condio Insegura.

Acto inseguro a maneira pela qual o trabalhador se expe, consciente ou no a riscos de acidentes, ou seja o comportamento que leva o trabalhador a ter o acidente. Condio Insegura a as condies inseguras que existem no local de trabalho, falhas, defeitos, irregularidades tcnicas, carncias de dispositivos de segurana, entre outros.

CAPITULO III Consequncias dos Acidentes de Trabalho

No mbito de Acidentes de Trabalho a expresso do mesmo define a maneira de como as pessoas sofrem a leso, ou seja como se d o contacto entre a pessoa e o agente lesivo que pode ser violento ou no. A compreenso que uma pessoa tem do acidente facilita a identificao dos actos inseguros (que deriva do trabalhador) ou das condies inseguras (que varia dos equipamentos e instalaes) As consequncias de um acidente de trabalho podem ser diversas tais como: -Fracturas -Cortes -Quedas -Perdas de viso -Doenas respiratrias -Queimaduras Alm dos aqui mencionados existem outros tipos de Acidentes de Trabalho, menos comuns e mais diversos, que pela menor incidncia no requerem uma classificao to acentuada, mas so de igual modo importantes. Dos Acidentes de Trabalho normalmente resultam: Incapacidade permanente, acidente de que resulte para a vitima, com carcter permanente, ou seja, deficincia fsica ou mental ou diminuio da capacidade de trabalho.

Incapacidade temporria, acidentes de que resulte para a vitima incapacidade de, pelo menos, um dia completo alm do dia em que ocorreu o acidente, quer se trate de dias durante os quais a vitima teria trabalhado, quer no. Neste ultimo caso temos o que se designa por acidente com baixa ou incapacidade temporria absoluta (ITA).

Imag3-cidadesaopaulo.olx.com.br-google

A imagem anterior visualiza algumas das proteces necessrias e indispensveis para evitar Acidentes de trabalho. As luvas, culos, mascara, botas, capacete, os tampes para os ouvidos, os cintos caso tenha que estar a trabalhar em alturas. Tudo isto importante, tudo isto no para esquecer nem evitar.

CAPITULO IV

Formao na rea de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho Porque se Expem os Trabalhadores ao Risco Legislao Aplicvel nos Acidentes de Trabalho

deveras importante a formao e informao dentro ou fora das empresas, relativamente a rea de Segurana e Higiene e Sade no trabalho, pois estando constantemente os trabalhadores expostos a Acidentes devem

conter a informao necessria para se poderem proteger. Na maioria das vezes os trabalhadores esto expostos ao risco devido a esse mesmo desconhecimento, descuido ou facilitismo ao executarem a sua funo no posto de trabalho, outra vezes porque esto a trabalhar clandestinamente e para terem um ordenado que lhes ponha comida na mesa, sujeitam se a trabalhar sob condies degradantes. A obrigao de fornecimento de informao deveria ser obrigatria por parte da entidade patronal de cada empresa ou estabelecimento, seja para manuseamento das mquinas seja para a qualquer utilizao de outros materiais. Neste mbito cada empresa, deveria ter um ou mais Tcnicos de Segurana e Higiene no trabalho, conforme o nmero de trabalhadores e a dimenso da empresa. Tambm deveriam dar e reciclar formaes para os prprios trabalhadores, assim como os devidos equipamentos de trabalhos adequados para cada tipo de funo. Com a reduo dos acidentes de trabalho podero ser eliminados problemas que afectam o homem e a produo. Para que isso acontea, necessrio que tantos os empresrios (que tm obrigao de fornecer boas condies de trabalho e higiene, maquinaria segura e equipamentos adequados), como os trabalhadores (aos quais cabe a

responsabilidade de desempenhar as suas funes com o menor perigo possvel para si e para os outros) estejam comprometidos com uma mentalidade de Preveno de Acidentes. Nas sociedades mais antigas, o homem j sofria de Acidentes de trabalho, todavia esses acidentes s chamaram a ateno dos governantes, pois comearam a atingir um nmero elevado e isso veio se a reflectir em meio social. Pouco a pouco a legislao foi se modificando at chegar teoria do risco social (o Acidente de Trabalho um risco inerente prpria actividade profissional exercida em beneficio de toda a comunidade, devendo esta, por conseguinte, amparar a vtima do acidente). Rpidas transformaes se deram, relativamente ao enquadramento jurdico dos Acidentes de Trabalho na Responsabilidade Civil, onde os trabalhadores passaram a ser protegidos e indemnizados, se neste caso a culpa fosse da parte da entidade patronal ou do no fornecimento de proteco no meio laboral por parte do mesmo. Existe a obrigatoriedade de existir sempre um seguro de trabalho onde o trabalhador se possa agarrar e precaver, caso haja um acidente de trabalho. Passo a citar algumas leis presentes no cdigo do trabalho.

Legislao Aplicvel nos Acidentes de Trabalho -Decreto-lei n360/71-Alterao da lei n 2127, de 3 de Agosto de 1965 e
as profundas alteraes nelas previstas relativamente ao anterior sistema de proteco das vtimas de Acidentes de Trabalho e doenas profissionais. -Decreto-lei n 341/93-Tabela Nacional de Incapacidade. -Decreto-lei n142/99-Criao de referindo fundo designado por Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT) que na sua essncia, substitui o Fundo de

Actuao de Penso de Acidentes de Trabalho (FUNDAP), assumindo novas competncias que lhe so cometidas pela lei n 100/97. -Decreto-lei n159/99-Visa regulamentar o seguro obrigatrio de Acidentes de Trabalho para os trabalhadores independentes. -etc. As presentes leis aplicam se a todos os ramos de actividade, nos sectores privados ou cooperativos e sociais. Estas leis tambm passaram a ser uma defesa para integridade fsica e moral dos trabalhadores.

Concluso

Com tudo o que anteriormente teve oportunidade de ler e aprender, fiquei com a ideia do que so Acidentes de Trabalho, as consequncias que os mesmos tm no corpo e na vida humana. Aprendi a tentar evitar da melhor forma os mesmos e a corrigir os erros mais comuns que levam a existir um Acidente de Trabalho. Reflecti tambm como fazer, para na maioria das vezes evit-los, principalmente se a tendncia para que ocorra um Acidente de Trabalho parta directamente de ns. Para que se entenda melhor o que realmente quero exprimir e divulgar como futura Tcnica de Segurana e Higiene no Trabalho esto aqui algumas frases que considero que se devem levar muito em considerao.

Segurana d trabalho. A falta dela, desemprego.

Preveno a Me da Segurana. Ensine isso aos seus filhos.

Segurana uma questo de f. evitar o acidente que nunca se viu.

Nenhum sucesso na Produo compensa o fracasso na Segurana.

Viva com Segurana. H mais vidas por trs da sua.

O Ministrio do Trabalho adverte: Segurana faz bem sade.

Quando um funcionrio trabalha com Segurana, os acidentes se afastam para deix-lo passar.

Ensina ao estagirio o caminho da Segurana, e at quando se aposentar, no se desviar dele.

Praticar a Segurana agarrar-se vida, e no deixar que nos escape entre os dedos.

Segurana um salto no escuro para os braos da Vida. Quem no tem f, no salta. Mas tambm no abraado.

Nunca deixe para amanh a Segurana que se pode praticar hoje.

Mais vale ter a Segurana na mo do que dois dedos voando.

Os ltimos a praticar a Segurana sero os primeiros a se acidentar.

Quem deixa a Segurana por ltimo, nem sempre fica pra contar a histria. O pior cego o que no pratica a Segurana. E talvez o prximo tambm

Quem pratica a Segurana, encontra a famlia no fim do dia.

Quem semeia Segurana, colhe Qualidade de Vida.

Para viver com Segurana, melhor no bater de frente. Nem de lado.

No toa que 'Segurana' rima com 'Esperana'!

Viver com Segurana: direito de todos, dever de cada um.

Segurana: Quem vivo, pratica. E continua vivo.


Citaes CharllesNunes.com - Desenvolvimento Pessoal ao Seu Alcance-Google

BIBLIOGRAFIA

Este trabalho foi realizado no mbito de pesquisa na internet e documentos fornecidos pela formadora e atravs do desenvolvimento e conhecimentos de informaes adquiridas no decorrer deste curso.

S-ar putea să vă placă și