Sunteți pe pagina 1din 12

<"Classe do processo#Classe do processo=2@PROC"> n. <"Nmero do processo#Nmero do processo no segundo grau=1@PROC"> e 2009.

010983-1, <"Foro de origem com preposio#Foro de origem com preposio=67@PROC"> Relator: Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

APELAO CVEL AO COMINATRIA CUMULADA COM ANTECIPAO DE TUTELA CONCURSO PBLICO CANDIDATA PORTADORA DE DEFICINCIA GARANTIA ASSEGURADA NO INCISO VIII DO ART. 37 DA CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. AGRAVO RETIDO AO CAUTELAR PEDIDO ANTECIPATRIO APLICAO DO PRINCPIO DA FUNGIBILIDADE EXEGESE DO ART. 273, 7, DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL CARNCIA DE AO NO VERIFICADA AGRAVO CONHECIDO E DESPROVIDO. MRITO EDITAL QUE DESTINOU DEZ POR CENTO DAS VAGAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E SE SUBMETEU S DISPOSIES DO DECRETO FEDERAL N. 3.298/99 APLICAO DO DISPOSTO NO PARGRAFO SEGUNDO DO ART. 37 DESTE DIPLOMA POSSIBILIDADE NMERO DE VAGAS EM VALOR FRACIONADO ELEVAO AO PRIMEIRO NMERO INTEIRO SUBSEQUENTE PRETERIO DO ATO DE NOMEAO DA APELADA VERIFICADA DIREITO VAGA RECONHECIDO SENTENA MANTIDA RECURSO DESPROVIDO. "De ter-se, em face da obrigatoriedade de reserva de vagas para portadores de deficincias, que a frao, a exemplo do disposto no Decreto n 3.298/99, seja elevada ao primeiro nmero inteiro subsequente, no caso 1 (um), como medida necessria a emprestar-se eficcia ao texto constitucional, que, no caso contrrio, sofreria ofensa." (Recurso Extraordinrio n. 227.299-1, de Minas Gerais, Rel. Min. Ilmar Galvo, DO de 06.10.2000)

Vistos, relatados e discutidos estes autos de <"Classe do

processo#Classe do processo=2@PROC"> n. <"Nmero do processo#Nmero do processo no segundo grau=1@PROC"> e 2009.010983-1, da comarca <"Foro de origem com preposio#Foro de origem com preposio=67@PROC"> (<"Var a de origem#Vara de origem=5@PROC">), em que <"Participao da principal parte ativa#Participao da principal parte ativa=22@ATPT"> CELESC Distribuio S/A, e <"Participao da principal parte passiva#Participao da principal parte passiva=24@PAPT"> <"Partes Passivas#Apresenta a principal parte passiva seguida da expresso 'e outro' ou 'e outros' se necessrio=48@SIST">:

ACORDAM, em <"rgo julgador atual do processo#rgo julgador atual do processo=9@PROC">, <"Deciso do processo#Deciso do processo informada pelo secretrio de cmara pelo menu Julgamento do SG=41@SIST"> RELATRIO Regiane Marlene Dias aforou ao cautelar (autos n.

023.04.698058-2) contra Centrais Eltricas de Santa Catarina S.A, alegando, em sntese, que: participou do concurso pblico promovido pela r na condio de deficiente fsico, nos termos do Edital n. 01/2004; foi aprovada em 1 lugar para o cargo de administrador; o regulamento do certame reservou dez por cento das vagas aos portadores de deficincia; a r nomeou cinco pessoas da lista geral; deveria ter sido a quinta nomeada, pois o 2 do art. 37 do Decreto-Lei n. 3.298/99 determina que se da aplicao do percentual resultar nmero fracionado, este dever ser elevado at o primeiro nmero inteiro subsequente. Requereu a concesso de liminar para possibilitar a sua nomeao e posse no cargo (fls. 02/10). Documentos s fls. 15/100. Citada, a r apresentou contestao (fls. 103/118), aduzindo, em resumo, que: no foram demonstrados os requisitos para a concesso da liminar; a pretenso resume-se antecipao dos efeitos da deciso de mrito; a autora tem direito dcima vaga; o eventual acolhimento do pedido resultar em leso grave ou de difcil reparao (periculum in mora reverso), porque a ordem classificatria do concurso seria desrespeitada. Pugnou pelo indeferimento da
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

liminar e pela total improcedncia da demanda. Em deciso interlocutria, o MM. Juiz a quo aplicou o princpio da fungibilidade e concedeu a antecipao dos efeitos da tutela pretendida, determinando a nomeao da autora no prazo de trinta dias, sob pena de multa diria de R$ 10.000,00 (dez mil reais) (fls. 128/136). Rplica s fls. 139/142. A autora interps a ao principal (cominatria), a qual foi recebida sob o n. 023.05.008895-8, a fim de que a liminar concedida seja confirmada e a posse tornada vlida e definitiva, alm da condenao da r: 1) ao pagamento das remuneraes vencidas e benefcios concedidos aos demais aprovados, desde a data em que foram contratados, devidamente corrigidos e acrescidos de juros de mora; 2) ao ressarcimento dos danos morais advindos do ato ilcito praticado (fls. 02/18). Trouxe documentos s fls. 21/98. fl. 77, a autora desistiu do pedido relativo aos danos morais. Citada, a r contestou s fls. 79/86, asseverando, preliminarmente, a ausncia de interesse processual. No mrito, prefacialmente, alegou que em maro a autora seria admitida, em consonncia ordem classificatria. No restante, repisou os argumentos expendidos na ao cautelar. Ao final, requereu a improcedncia dos pedidos exordiais. Juntou documentos s fls. 89/99. Rplica s fls. 103/105. Em interlocutria, o Togado singular afastou a preliminar e a prejudicial de mrito, determinando autora a juntada dos comprovantes de rendimento referentes ao perodo de 02 de agosto de 2004 at a data da sua admisso (fl. 106). O ru interps agravo retido s fls. 108/116, que foi contrarrazoado s fls. 123/129. Sentenciando conjuntamente a cautelar e a principal, o magistrado julgou procedente o pedido cominatrio, bem como o cautelar, condenando a r indenizar a autora no valor correspondente a diferena de salrio recebido,
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

consoante comprovantes de fls. 133/136, e o que deveria receber como administradora, relativo ao perodo de 02.08.2004 a 20.02.2005, o qual dever ser acrescido de juros de mora de um por cento ao ms e correo monetria a partir do vencimento. Ato contnuo, condenou a r ao pagamento das custas processuais e dos honorrios advocatcios, fixados em dez por cento sobre o valor da condenao (fls. 138/142). Insatisfeita, a r apelou, requerendo, preambularmente, a apreciao do agravo retido e a modificao do polo passivo para Celesc Distribuio S.A. No mrito, aduziu a impossibilidade de aplicao da lei federal mencionada na sentena, porque o caso encontra-se sob a gide da Lei estadual n. 9.899/95, reforando a tese do no cabimento de indenizao autora (fls. 146/163). Contrarrazes s fls. 225/232. VOTO Trata-se de apelao cvel perpetrada por Celesc Distribuio S.A em face da sentena que julgou procedente a ao cautelar n. 023.04.698058-2 e a ao cominatria n. 023.05.008895-8, condenando-a a tornar definitivos o ato de nomeao e de posse da servidora Regiane Marlene Dias para a quinta vaga do cargo de administrador, consoante o concurso pblico realizado atravs do Edital n. 001/2004. Do agravo retido Inicialmente, a apelante requer a anlise do agravo retido interposto s fls. 108/116. Prestou-se o aludido recurso ao pedido de reforma da deciso interlocutria que afastou a preliminar e a prejudicial de mrito formuladas no momento da apresentao da defesa. Aduz, o recorrente, que a cautelar ajuizada teve carter satisfativo, de modo que o pleito cominatrio apenas repetiu o que j havia sido requerido na
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

ao preparatria, levando a recorrida a carecer de interesse processual, motivo pelo qual pugnou pela extino do processo sem resoluo de mrito. Entretanto, a assertiva no merece ser acolhida. O princpio da fungibilidade, insculpido do 7 do art. 273 do Cdigo de Processo Civil, foi adequadamente aplicado pelo Togado singular na deciso que deferiu o pedido de antecipao de tutela, conforme se depreende da anlise de fls. 128/136 dos autos n. 023.04.698058-2. Trata-se da possibilidade de aceitao de uma medida cautelar como pedido antecipatrio, desde que analisados os requisitos para a concesso desta ltima, uma vez que ambas as tutelas integram um s gnero, o das tutelas de urgncia. Neste diapaso, Humberto Theodoro Jnior esclarece:
Ora, tanto na tutela cautelar como na antecipatria, a parte pede uma providncia urgente para fugir das consequencias indesejveis do pedido de dano enquanto pende o processo de soluo de mrito. E o que distingue o procedimento de um e outro pedido de tutela de urgncia a circunstncia formal de que o pedido cautelar deve ser processado parte do feito principal enquanto o pedido antecipatrio se d dentro do prprio processo de mrito. Formular, portanto, um pedido de natureza antecipatria ou outro de natureza cautelar em desacordo com o procedimento traado pela lei processual, como, por exemplo, uma medida antecipatria em petio separada, sob o rtulo de medida cautelar atpica, no passa de simples equvoco formal ou procedimental. (In: Curso de Direito Processual Civil volume II. 44 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009, p. 657).

E, em comentrio ao aludido dispositivo legal, Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero explicam:
Em uma interpretao literal pode ser dito que o art. 273, 7, CPC, pretende somente viabilizar a concesso no bojo do processo de conhecimento da tutela cautelar que foi chamada inadequada de tutela antecipatria. Se a tutela foi batizada de antecipatria, mas a sua substncia cautelar, ela pode ser deferida dentro do processo de conhecimento, desde que haja dvida fundada e razovel quanto sua natureza. J se decidiu, a propsito, que a "fungibilidade entre as medidas cautelares e as antecipatrias dos efeitos da tutela confere interesse processual para se pleitear a providncia de natureza cautelar, a ttulo de antecipao dos efeitos da tutela" (STJ, 3 Turma, Resp 653.381/RJ, rel. Min. Nancy Andrighi, j. Em 21.02.2006, DJ 20.03.2006, p. 268). (In: Cdigo de Processo Civil Comentado Artigo por Artigo. 4 tiragem. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 275-276).
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Desta maneira, no caso em comento, a ao cautelar inominada se prestou, exclusivamente, ao resguardo da vaga da apelada no concurso pblico realizado pela apelante, a fim de que fosse nomeada e empossada no cargo para o qual foi aprovada, desde que preenchidos os demais requisitos editalcios para os atos de investidura. O pleito da ao cominatria, todavia, foi mais abrangente, porque a apelada requereu a definitividade da liminar concedida e, tambm, a indenizao do decesso remuneratrio do perodo entre a nomeao do candidato que ocupou a vaga que lhe era destinada e o dia em que iniciou as suas atividades na empresa. Assim, no h o que se falar em ausncia de interesse processual, muito menos em existncia de fato extintivo do direito da autora, pois, antes de analisado o mrito do pedido efetuado na ao principal, no se poderia dizer que a apelada realmente tinha o direito quinta vaga, ainda que a ora apelante j tivesse reconhecido o seu direito dcima vaga. Nestes termos, conheo do agravo retido, mas lhe nego provimento. Do direito ocupao da quinta vaga Versa o apelo sobre necessidade de reforma da sentena que, alm de confirmar a tutela antecipada que determinou apelante a nomeao e a posse da candidata Regiane Marlene Dias, ora apelada, condenou-a ao ressarcimento da diferena salarial do perodo de 02.08.2004 a 20.02.2005, decorrente da preterio da sua nomeao para ocupar a quinta vaga do cargo de administrador, na condio de deficiente fsico. Para tanto, alega que o Decreto n. 3.298/99, que embasou a justificativa do Togado singular para a concesso do pleito exordial, inaplicvel aos servidores estaduais, os quais so regidos por leis prprias, quais sejam, a Lei estadual n. 9.899/95 e a Lei estadual n. 12.870/2004, normas estas que foram respeitadas pela apelante em todas as etapas do concurso, tornando-se, neste diapaso, incabvel qualquer tipo de indenizao da apelada, motivo pelo qual
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

pugnou pela improcedncia dos pedidos formulados na inicial. Do compulsar dos autos, verifica-se que razo no lhe assiste. Sobre a reserva de vagas em cargos e empregos pblicos no mbito da administrao em todas as suas esferas de atuao (federal, estadual, distrital e municipal), a Constituio da Repblica Federativa do Brasil assim determinou:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: [...] VIII - a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso;

Em 25 de outubro de 1989, foi criada a Lei n. 7.853, dispondo sobre a integrao social das pessoas portadoras de deficincia fsica, a qual, em seu texto, preconizou:
Art. 2 Ao Poder Pblico e seus rgos cabe assegurar s pessoas portadoras de deficincia o pleno exerccio de seus direitos bsicos, inclusive dos direitos educao, sade, ao trabalho, ao lazer, previdncia social, ao amparo infncia e maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituio e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econmico. Pargrafo nico. Para o fim estabelecido no caput deste artigo, os rgos e entidades da administrao direta e indireta devem dispensar, no mbito de sua competncia e finalidade, aos assuntos objetos esta Lei, tratamento prioritrio e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuzo de outras, as seguintes medidas: [...] III - na rea da formao profissional e do trabalho: a) o apoio governamental formao profissional, e a garantia de acesso aos servios concernentes, inclusive aos cursos regulares voltados formao profissional; b) o empenho do Poder Pblico quanto ao surgimento e manuteno de empregos, inclusive de tempo parcial, destinados s pessoas portadoras de deficincia que no tenham acesso aos empregos comuns; c) a promoo de aes eficazes que propiciem a insero, nos setores pblicos e privado, de pessoas portadoras de deficincia; d) a adoo de legislao especfica que discipline a reserva de mercado de trabalho, em favor das pessoas portadoras de deficincia, nas entidades da Administrao Pblica e do setor privado, e que regulamente a organizao de oficinas e congneres integradas ao mercado de trabalho, e a situao, nelas, das pessoas portadoras de deficincia; (grifei)
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Em ateno a estas determinaes, o Presidente da Repblica, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelos incisos IV e VI do art. 84 da CRFB, editou o Decreto n. 3.298/1999, que em seu art. 37, estabelece:
Art. 37. Fica assegurado pessoa portadora de deficincia o direito de se inscrever em concurso pblico, em igualdade de condies com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que portador. 1o O candidato portador de deficincia, em razo da necessria igualdade de condies, concorrer a todas as vagas, sendo reservado no mnimo o percentual de cinco por cento em face da classificao obtida. 2o Caso a aplicao do percentual de que trata o pargrafo anterior resulte em nmero fracionado, este dever ser elevado at o primeiro nmero inteiro subseqente. (grifei)

No mbito estadual, foram promulgadas as Leis n. 9.899/95 e 12.870/04, que disciplinam, respectivamente:
Art. 1 Nos concursos pblicos para provimento de cargos e empregos da Administrao Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina, sero reservados 10% (dez por cento) das vagas preestabelecidas, aos portadores de deficincia. Art. 35. Fica assegurado pessoa portadora de necessidades especiais o direito de se inscrever em concurso pblico, processos seletivos ou quaisquer outros procedimentos de recrutamento de mo-de-obra, em igualdade de condies com os demais candidatos, para provimento de cargo ou emprego pblico cujas atribuies sejam compatveis com a necessidade especial de que portador. 1 O candidato portador de necessidades especiais, em razo da necessria igualdade de condies, concorrer a todas as vagas, sendo reservado no mnimo o percentual de cinco por cento em face da classificao obtida. 2 Caso a aplicao do percentual de que trata o pargrafo anterior resulte em nmero fracionado, este dever ser elevado at o primeiro nmero inteiro subseqente. (grifei)

Em outras palavras, no Estado de Santa Catarina os concursos pblicos devem reservar dez por cento de suas vagas preestabelecidas aos portadores de necessidades especiais e, resultando a aplicao deste percentual em nmero fracionado, este dever ser elevado ao primeiro nmero inteiro subsequente. Desta forma, preciso reconhecer que, diferente do que alegou a apelante em suas razes recursais (fls. 146/163), a Lei estadual n. 12.870/04
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

previu, no 2 do art. 35, a possibilidade de elevao do resultado fracionado da aplicao do percentual das vagas previstas no edital, para a apurao do nmero de vagas destinadas aos portadores de deficincia, repetindo o comando do decreto federal e, mais do que isso, no se pode afastar a sua aplicabilidade ao caso sob anlise, porquanto o prprio edital se submeteu s suas disposies, conforme percebe-se da simples leitura do item 2.1 (fl. 64):
Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, na Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, no Decreto Federal n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e na Lei Estadual n 9.899, de 21 de julho de 1995, fica reservado aos candidatos inscritos como portadores de deficincia, o percentual de 10% (dez por cento) das vagas prestabelecidas, desde que as atribuies do cargo pretendido sejam compatveis com a deficincia de que so portadores. (grifei)

Nestes termos, inegvel a possibilidade de aplicao do Decreto n. 3.298/99, motivo pela qual a sentena singular no apresenta qualquer irregularidade neste ponto, merecendo, inclusive, ser parcialmente transcrita:
Reproduzo, como razo de decidir, o teor da deciso que concedeu a medida liminar (fls.132 daqueles autos): Ora, sendo cinco (05) o nmero de vagas previstas para nomeao dos possveis candidatos aprovados e, sendo destinadas 10% aos portadores de deficincia, verifica-se que o percentual corresponde a 0,5 de uma vaga. De acordo com o Dec. Lei n 3298/99, art. 37 e seus pargrafos 1 e 2, sendo o percentual fracionado, o mesmo deve ser elevado ao primeiro nmero inteiro subsequente. Assim, fica o deficiente com direito a uma (1) vaga no caso concreto. Ou seja, de cada cinco (5) candidatos chamados, um deve ser deficiente fsico, aprovado no concurso e apto nomeao, de acordo com as demais regras do Edital. Diante da realidade dos fatos, verifica-se desnecessria maiores delongas acerca das razes de mrito, haja vista a autora estar trabalhando no cargo pleiteado desde 21/02/2005 (fl. 92). Concluo pois, que a autora preencheu os requisitos necessrios para ocupao do cargo, devendo passar a ocupar o mesmo em carter definitivo. (fl. 141 dos autos principais) (grifos do original)

A interpretao do 2 supra, tambm no deixa dvidas quanto ao direito da apelante ocupar a quinta vaga que, matematicamente, representa vinte por cento do total de vagas previstos no edital, percentual este que est em consonncia garantia constitucional do inciso VIII do art. 37 da CRFB e aos princpios da razoabilidade e proporcionalidade.
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Ademais, a Lei n. 8.112/90, que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, prev exatamente o percentual de vinte por cento como sendo o mximo permitido no mbito federal, consoante 2 do art. 5, in verbis:
s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

Neste norte, tambm decidiu o Supremo Tribunal Federal, por ocasio do julgamento do Recurso Extraordinrio n. 227.299-1, de Minas Gerais, relatado pelo ilustre Ministro Ilmar Galvo, publicado no Dirio Oficial no dia 06.10.2000:
A Administrao Pblica municipal de Divinpolis, por meio da Lei Complementar n 09/92, estabeleceu uma reserva de 5% das vagas oferecidas nos concursos pblicos aos portadores de deficincia, sem regular, entretanto, a situao dos resultados fracionados. De ter-se, em face da obrigatoriedade de reserva de vagas para portadores de deficincias, que a frao, a exemplo do disposto no Decreto n 3.298/99, seja elevada ao primeiro nmero inteiro subsequente, no caso 1 (um), como medida necessria a emprestar-se eficcia ao texto constitucional, que, no caso contrrio, sofreria ofensa. Registre-se, por fim, que o artigo 37, inc. VIII, da Carta Magna assegura aos portadores de deficincias percentual de cargos e empregos pblicos na Administrao, sendo, dessa forma, o nmero total de cargos e empregos o dado a ser considerado quando da abertura de concursos pblicos, para a reserva de vagas a deficientes fsicos. (grifei)

Destarte, importa sobrelevar que, de acordo com esta interpretao, no se poderia afirmar que se o edital previsse, to somente, uma vaga para o cargo de administrador, ela devesse ser ocupada pela apelada, isto porque, resultaria no percentual de cem por cento das vagas, o que, certamente, mostrarse-ia desarrazoado, diferentemente do que ocorreu no caso sub examine. O intuito da legislao (Lei n. 12.870/04 e Decreto federal n. 3.298/99), portanto, garantir que, no caso de a apelante nomear os candidatos para preencher as cinco vagas previstas no edital, uma delas dever ser destinada ao portador de necessidade especial, em cumprimento disposio constitucional e ao disposto no edital do certame.
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

Reconhece-se, nesta via, o direito de a apelada ocupar a quinta vaga do concurso pblico promovido. Do pedido indenizatrio Para ser indenizado, o dano material deve ser comprovado, a fim de que esteja caracterizada a diferena entre o que o indivduo tinha no momento do fato e o que passou a ter depois que este ocorreu. Colhe-se da lavra de Maria Helena Diniz:
O dano patrimonial vem a ser a leso concreta, que afeta um interesse relativo ao patrimnio da vtima, consistente na perda ou deteriorao, total ou parcial, dos bens materiais que lhe pertencem, sendo suscetvel de avaliao pecuniria e de indenizao pelo responsvel. (In: Curso de Direito Civil Brasileiro, volume 7: responsabilidade civil. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 70).

E, mais adiante, a doutrinadora complementa:


Para conceder indenizao o magistrado deveria, portanto, considerar se houve: 1) Dano positivo ou emergente, que consiste num deficit real e efetivo no patrimnio do lesado, isto , numa concreta diminuio em sua fortuna, seja porque se depreciou o ativo, seja porque aumentou o passivo, sendo, pois, imprescindvel que a vtima tenha, efetivamente, experimento real prejuzo, visto que no so passveis de indenizao danos eventuais ou potenciais [...]. (Ibidem, p. 71)

No caso em comento, a apelada trouxe no apenas o comprovante de pagamento do atual salrio (fls. 92/93), mas juntou o demonstrativo de rendimento do perodo em que deveria ter sido nomeada pela apelante, consoante fls. 133/136. Neste diapaso, o prejuzo material, restou caracterizado quando a apelante deixou de nomear a apelada para preencher do certame, descumprindo as disposies editalcias, ato este, portanto, eivado de ilegalidade e cujo nexo de causalidade evidente. Nestes termos, necessrio manter a condenao ao pagamento dos danos materiais atribudos pela deciso a quo, em consonncia regra estampada no 6 do art. 37 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, para que a apelada seja indenizada quanto aos valores que deixou de auferir, em virtude da sua preterio em detrimento do candidato convocado para ocupar o
Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

cargo a que tinha direito. Por estas razes, nego provimento ao recurso, mantendo-se inclume a sentena vergastada. DECISO Nos termos do voto do relator, a Quarta Cmara de Direito Pblico, a unanimidade de votos, conheceu e desproveu o recurso. Conforme disposto no Ato Regimental n. 80/2007-TJ, publicado no Dirio da Justia Eletrnico de 07.08.2007, registra-se que participaram, com voto, do julgamento realizado no dia <"Data da sesso com ms por extenso#Data da sesso com ms por extenso=804@SIST">, alm do Presidente/Relator, os Excelentssimos Senhores Desembargadores Jaime Ramos e Rodrigo Collao. Florianpolis, 09 de julho de 2010. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC"> PRESIDENTE/<"GNERO DO RELATOR ATUAL #DESIGNIO DO RELATOR ATUAL DO PROCESSO CONSIDERANDO SEU GNERO=70@PROC">

Gabinete Des. <"Relator atual do processo sem tratamento#Relator atual do processo sem tratamento=45@PROC">

S-ar putea să vă placă și