Sunteți pe pagina 1din 8

Substncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja

ON

END

OPEN

Lavandarias a seco e limpezas


www.campanhaquimicos.eu
Avaliao de riscos na utilizao de substncias perigosas
Campanha Europeia
CARIT Comit dos Altos Responsveis da Inspeco do Trabalho

Projecto financiado pela Comisso Europeia

Neste folheto pode encontrar informao sobre os riscos de exposio a substncias perigosas em lavandarias de limpeza a seco e outras operaes de limpeza (por exemplo, limpeza domstica). Nas operaes de limpeza, os trabalhadores podem estar expostos a vrias substncias perigosas. Algumas delas tm um risco elevado, como o caso de um solvente orgnico, o percloroetileno, que pode entrar no corpo humano atravs da inalao dos seus vapores e por contacto directo com a pele. Os sintomas da exposio incluem: Falhas de memria Tonturas  Dor de cabea Irritao dos olhos e das vias respiratrias Para avaliar o risco para a sade e segurana dos trabalhadores expostos e decidir sobre as medidas preventivas necessrias o que deve o empregador fazer? 1 I dentificar os perigos e avaliar os tipos de risco das operaes que desenvolve nos seus postos de trabalho; 2 S  eleccionar quais as medidas de preveno ou controlo do risco que deve utilizar; 3 R  eexaminar sempre se as medidas permanecem adequadas ou se h novos riscos.

QUE MEDIDAS SO ESSAS?

Podem ser medidas de proteco colectiva, de organizao do trabalho e de utilizao de EPI (Equipamentos de Proteco Individual). Como pode implementar medidas de proteco colectiva? Atravs de dispositivos adaptados aos equipamentos de trabalho ou s instalaes.

ATENO

 uando projecta uma instalao ou quando compra um equipamento, deve garantir Q que j traz segurana integrada Como pode organizar o trabalho de forma a eliminar ou reduzir o risco? P  or exemplo, diminuindo o tempo de exposio de cada trabalhador, expondo menos trabalhadores ao risco, afastando os riscos dos locais onde os trabalhadores permanecem ou armazenando adequadamente os produtos e materiais. Que Equipamentos de Proteco Individual devem ser utilizados? D  eve ter em ateno que os EPI so sempre residuais ou complementares. As melhores solues so as que optam pela segurana integrada, proteco colectiva ou medidas de organizao do trabalho.  Os EPI podem ser de vrios tipos: mscara, luvas, culos, avental, botas. Para saber quais deve utilizar deve consultar o rtulo ou a ficha de dados de segurana (veja ltima pgina)

H algum documento onde possa consultar informao sobre as substncias que so utilizadas? S  im. Encontra esta informao detalhada nas fichas de dados de segurana. Por outro lado, os rtulos que constam das embalagens de cada produto tm informao que deve ler com ateno. Leia-os com ateno! Como reduzir a exposio s substncias perigosas nas lavandarias a seco? H tecnologias que permitem reduzir a exposio ao percloroetileno, como a utilizao de processo de limpeza hmida, quando possvel.

OS EQUIPAMENTOS DE LIMPEZA A SECO


Os equipamentos de limpeza a seco devem, na medida do possvel, ser afastados dos trabalhadores, de modo a que estes apenas permaneam durante curtos perodos junto dos mesmos.

No. Porqu? No h separao entre os equipamentos e os locais onde os trabalhadores permanecem, os quais esto sempre expostos aos vapores.

Sim. Porqu? O equipamento de limpeza a seco est numa zona em que os trabalhadores se deslocam por curtos espaos de tempo.

A carga e descarga das mquinas de limpeza a seco so as maiores fontes de exposio dos trabalhadores. Quando se adquirem mquinas novas deve preferir-se as que tm refrigerao e absoro de carbono. A manuteno dos equipamentos muito importante, porque no s aumenta a sua vida e rendimento, como tambm reduz a exposio dos trabalhadores, uma vez que a degradao da mquina leva a maior exposio a solventes. Durante a manuteno, preste muita ateno aos sistemas de recuperao de vapor e verifique se h fugas de lquidos e vapores nas tubagens e condutas ou no prprio equipamento. Enquanto fazem a manuteno, os trabalhadores devem usar equipamento de proteco individual (luvas, culos e mscara).

Sector da Limpeza a Seco

No. Porqu? A conduta no foi devidamente instalada e o equipamento no costuma ser verificado. O vapor que se liberta para o ambiente de trabalho prejudicial para os trabalhadores.

Sim. Porqu? O equipamento tem isolamento, a conduta liga directamente ao exterior e no apresenta danos. A manuteno eficaz. O trabalhador est protegido.

Que medidas de preveno devem ser implementadas? O  s locais de trabalho devem ser ventilados e mantidos a uma temperatura constante; A  ventilao deve ser colocada de modo a impedir os vapores de chegar s vias respiratrias dos trabalhadores; A  ventilao deve ser complementada com a captao e eliminao dos vapores junto do local onde se produzem ou so libertados (exausto local) ou com sistemas de diluio da concentrao de vapor (exausto geral); Os equipamentos de trabalho no devem permitir a libertao de vapores. A exausto integrada na mquina a melhor soluo e que o empregador deve preferir quando adquirir novos equipamentos. Para as mquinas mais antigas pode ser utilizado um sistema de captao junto da porta, que capte os vapores sempre que a mesma aberta ou que no permita a abertura se a concentrao de vapores estiver acima de 300 ppm dentro do tambor.

ATENO 

Mantenha os locais de trabalho ventilados e a temperaturas adequadas fisiologia dos trabalhadores. Exponha o menor nmero possvel de pessoas aos vapores.

AS BOAS PRTICAS DE TRABALHO

No. Porqu? A porta da mquina apenas devia estar aberta pelo tempo minimamente necessrio.

Sim. Porqu? O trabalhador est espera que a mquina termine a limpeza e s abrir a porta quando o sinal o avisar.

A preveno da exposio aos vapores tambm passa pela adopo de boas prticas. Cabe ao empregador informar e formar o trabalhador sobre os riscos a que est exposto e as prticas de trabalho que deve utilizar para evitar a exposio. So exemplo de boas prticas: No abrir a porta da mquina enquanto est em funcionamento; No reduzir o tempo de secagem; Manter a porta fechada, sempre que no se est a carregar ou descarregar roupa; E  nquanto se est a carregar ou descarregar roupa, manter a cabea to afastada da porta quanto possvel; N  unca meter a cabea na mquina. Se alguma pea de roupa ficar retida no tambor, utilizar uma ferramenta que permita retir-la para fora.

Como reduzir a exposio s substncias perigosas em outras operaes de limpeza?


Quando utilizam tcnicas de limpeza , os trabalhadores podem estar expostos a: Percloroetileno, quando limpam roupas; C  ompostos amonacos, quando limpam pavimentos, vidros e sanitrios ou quando enceram; Izopropanol e cidos, quando limpam vidros e sanitrios. Os surfactantes, que so considerados o principal componente activo da maioria dos agentes de limpeza, podem causar problemas de pele. Os produtos de limpeza utilizados para as operaes mais comuns so habitualmente misturas de diferentes qumicos, inclundo irritantes respiratrios e dermatolgicos e sensibilizadores. O uso de lixvia diluda, ambientadores e aerossis por trabalhadores domsticos com asma ou bronquite crnica tem sido associado ao agravamento de doenas pulmonares. Champos para tapetes ou detergentes para pavimentos com etanolamina como substncia activa so a principal causa de doenas respiratrias. 5

Sector da Limpeza a Seco

O risco de inalao de substncias perigosas pode ser classificado como baixo,mdio ou elevado conforme as tarefas. Os riscos de exposio da pele so mais elevados nas operaes de limpeza de janelas, sanitrios e bacias, uma vez que so utilizados produtos em spray que podem penetrar na pele, a qual se pode apresentar sem as suas barreiras normais pelo contacto frequente com estes produtos e com a gua. As operaes de polimento e enceramento so as mais perigosas, porque causam poeiras que podem ser inaladas. Nunca misture substncias que no conhece! Misturar lixvia com amonaco ou cidos, por exemplo, pode produzir fumos perigosos que causam infeces respiratrias agudas e que necessitam de cuidados mdicos imediatos.

Quais so as medidas de preveno adequadas?


Eliminar ou reduzir o perigo, no usando substncias perigosas. Exemplo: Substituir produtos com spray. Afastar o perigo dos trabalhadores atravs da seleco de um processo de baixa emisso de gases, vapores ou fumos (por exemplo, usando sistemas fechados, em que o contacto com a pele eliminado). Para este fim necessrio escolher os equipamentos adequados e mant-los em boas condies de utilizao. Extrair as substncias no local em que se formam ou so libertadas. Se no for possvel, utilizar os produtos apenas em locais bem ventilados (Exemplo: com portas ou janelas abertas).

Manter os locais arejados. Utilizar equipamentos de proteco individual (por exemplo, luvas, roupas de proteco e equipamento de proteco respiratria). No usar as luvas ou outros EPI alm do seu perodo de validade. Usar cremes que protejam as barreiras naturais da pele.

Recepo de produtos Qumicos


A recepo constitui a primeira etapa da manipulao dos produtos qumicos. Deve ter em ateno o seguinte: Identificar, registar e controlar a entrada dos produtos V  erificar o estado da embalagem (ver se tem possveis danos ou eventual ausncia de rtulos) Verificar os dados do rtulo Verificar as fichas de dados de segurana dos produtos 6

O que contm os rtulos?


Todos os recipientes que contenham produtos ou preparaes perigosas, devem estar devidamente rotulados/etiquetados. Os rtulos devem estar legveis e possuir a seguinte informao: Nome do produto Identificao do fabricante Importador ou distribuidor Frases de risco Frases de segurana Pictogramas ou smbolos de perigosidade

Como se l um rtulo?
IDENTIFICAO DOS PERIGOS (Conforme anexo II da Directiva 67/548/CEE) IDENTIFICAO DO PRODUTO (Substncia ou preparao)
NOTA: Acompanhados dos smbolos txico nocivo e irritante podem encontrar-se productos sensibilizantes cancergenos mutagnicos ou txicos para a reproduo identificados por meio de uma frase R caracterstica

T
DESCRIO DO RISCO
(Frases R)

F
ABCDE-33 Contm...

COMPOSIO (Lista de substncias perigosas presentes na preparao, consoante a conc e a toxicidade)

Txico

(Conforme anexo III da Directiva 67/548/CEE)

Facilmente inflamvel

R 11-23/25 Txico por inalao e ingesto Fecilmente inflamvel

XXX S.A. Av.ABY... Tel...


NOME DO RESPONSVEL PELA COMERCIALIZAO (Nome, morada e telefone)

MEDIDAS PREVENTIVAS
(Frases S)

(Conforme anexo IV da Directiva 67/548/CEE)

S7-16-24-45 Manter o recipiente bem fechado Manter afastado de qualquer chama ou fonte de ignio. No fumar Evitar o contacto com a pele Em caso de acidente ou indisposio, consultar imediatamente o mdico (se possvel, mostrar-lhe o rtulo)

Que smbolos so utilizados nos rtulos?


Na Europa utilizada a identificao de perigos conforme anexo II da Directiva 67/548/CEE

1 Facilmente inflamvel (F) e Extremamente inflamvel (F+) 2 Txico (T) e muito Txico (T+) 3 Corrosivo (C) 4 Comburente (O)

5 Nocivo (Xn) 6 Irritante (Xi) 7 Explosivo (E) 8 Perigoso para o ambiente

Sector da Limpeza a Seco

A nova classificao de smbolos de perigo, que pode ver a seguir, desenvolvida para que exista um Sistema Mundial Harmonizado de Classificao e Rotulagem, pode j constar de alguns rtulos.

Perigos fsicos
1 - Explosivo/ Auto-reactivo/ Perxidos Orgnicos 2- Inflamvel/ Auto-reactivo/ Pirofrico/ Auto-aquecimento/ Emite gs inflamvel/ Perxidos Orgnicos 3 - Oxidante 4 - Gs sob presso 5 - Corrosivo

Perigos para a sade


1 - Altamente txico 2- Irritante/ Sensibilizador dermatolgico/ Altamente txico/ Efeitos narcticos/ Irritao do tracto respiratrio 3 - Cancergeno/ Sensibilizador respiratrio/ Txico para a reproduo/ Txico para alguns orgos/ Mutagnico/ Txico por aspirao 4 - Corrosivo

Perigos para o ambiente


1 - Txico para o ambiente

Exemplificativo. Para melhor informao consulte os rtulos.

O que so as fichas de dados de segurana?


As fichas de dados de segurana permitem identificar se existem agentes qumicos perigosos nos produtos utilizados e ajudam a avaliar os riscos para a segurana e a sade dos trabalhadores decorrentes da utilizao desses agentes. Todo e qualquer fabricante, importador e/ou distribuidor, aquando da entrega de uma substancia perigosa ou mesmo antes, deve enviar ao utilizador uma ficha de dados de segurana, contendo as informaes necessrias proteco do homem e do ambiente. As informaes constantes da ficha de dados de segurana devem estar redigidas na lngua oficial do Estado Membro em que se situa o local de trabalho. Se assim no acontecer, exija-o ao seu fabricante ou fornecedor.
Para qualquer informao adicional, queira contactar: Av. Casal Ribeiro, 18-A 1000-092 Lisboa tel.: 213 308 700 fax: 213 308 710 e-mail: chemicals.campaign@act.gov.pt

O contedo desta publicao da exclusiva responsabilidade da ACT

S-ar putea să vă placă și