Sunteți pe pagina 1din 22

Captulo II Educar para a Diversidade: viver diferenas e tensionar desigualdades na escola Clia Elizabete Caregnato1 Carla Beatriz Meinerz2

A escola ocupa um lugar central na instruo das pessoas a partir da modernidade. A Sociologia da Educao j mostrou h algum tempo que ela um lugar no qual passamos um tempo significativo de nossas vidas. Aprendemos contedos organizados a partir de propostas curriculares e aprendemos tambm a conviver com pares, tendo como base valores e comportamentos sociais adquiridos no ambiente, os quais cada um de ns assumimos claramente. Quando temos o desafio de pensar o tema da Educao para a Diversidade, tendo a escola brasileira como lugar de referncia, indispensvel recorrer a noes histricas sobre esta instituio e sobre os contextos que a envolvem. Paralelamente precisamos esclarecer a ideia de diversidade e sua relao com questes de diferenas e desigualdades. Nosso objetivo problematizar o ambiente escolar para enfrentar preconceitos e discriminaes existentes e muitas vezes tomados como naturais.3 A compreenso estabelecida requer que pensemos a escola como espao de sociabilidades e como ncleo de ao a partir dos novos aprendizados na relao com a comunidade. Assim, familiares, grupos e comunidades esto tambm no foco do trabalho desenvolvido no sentido da Educao para a Diversidade. Esse o propsito dos elementos que propomos nas trs unidades desse captulo. A primeira unidade aborda a escola como espao de composio mais ou menos integrado de diversas culturas. Discute a noo de cultura, procurando situar relaes de poder e desigualdades reproduzidas e tambm produzidas, afirmadas no espao escolar. Mostra a escola como espao pblico, lcus na sociedade, lugar de promoo de pensamento crtico, de trocas culturais, portanto, com capacidade para propulso de outros tipos de relaes sociais, para alm daqueles que reproduzem desigualdades, preconceitos e discriminaes. Tambm a ressalta como espao para a valorizao das
1

Clia Elizabete Caregnato, mestre em Cincia Poltica e doutora em Educao, docente na FACED/UFRGS. E-mail: celia.caregnato@gmail.com. 2 Doutora e mestre em Educao, docente na FACED/UFRGS, coordenadora do PIBID/UFRGS. E-mail: carlameinerz@gmail.com. 3 Este texto vincula-se aos estudos no mbito da pesquisa intitulada Diversidade cultural e polticas do estado brasileiro junto ao sistema de escolarizao , coordenado pela profa. dra. Clia Elizabete Caregnato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na qual a profa. Carla Beatriz Meinerz pesquisadora.

experincias sociais (Dubet, 1994) e para experimentao de novas prticas na relao com comunidades, onde o plural e o intercultural acontecem. A segunda unidade conduz a uma reflexo de natureza histrica, analisando a escola como instituio moderna, constituda dentro de contextos socioeconmicos e objetivos socioeducativos especficos, instigada a transformar-se a partir da contemporaneidade que incorpora a diversidade e a desigualdade. A histria da educao escolar no Brasil pensada na relao com a pobreza e a desigualdade socioeconmica que caracteriza essa sociedade, assim como a partir das prticas sociais que se vinculam ao reconhecimento ou negao da diferena e da diversidade numa sociedade marcada pelas trocas culturais intensas evidenciadas no sincretismo e na miscigenao. Na terceira unidade refletimos sobre possibilidades para a construo da convivncia tica baseada na diversidade presente na sociedade e na escola brasileira. Pensamos, alm da instruo, um tipo de formao comprometida com relaes sociais que promovam a dignidade humana, reconhecendo os anseios dos alunos e de suas comunidades. Conhecer a comunidade de origem destes sujeitos um primeiro e importante passo nessa proposio, que deseja fazer da escola um observatrio do seu entorno, incidindo em aes capazes de enfrentar preconceitos e discriminaes presentes nas relaes cotidianas dentro e fora da escola.

1 Educao escolar, trocas culturais e enfrentamento de preconceitos e discriminaes

A educao escolar surgiu com o propsito universalista (Sacristn, 2000), constitudo a partir do perodo entendido como modernidade (Hall, 1997; Santos, 1989; Santom, 1998; Martins, 2000). Entretanto, a escola, a modernidade e seus valores mostraram limites importantes para a efetivao do sentido universalista da educao escolar, especialmente na sua dimenso contempornea de direito social. A desigualdade social e os valores e comportamentos tradicionais so marcas que se mantm e com as quais nos deparamos quando analisamos o tema da educao para a diversidade. A escola como espao social e educacional pode ser base para superao de relaes discriminatrias que impedem o reconhecimento da diversidade e a construo de relaes sociais mais democrticas.

O conjunto de estudos sociolgicos da educao, dos anos 1980 no Brasil, mostrou que a desigualdade da sociedade est presente na escola. Com eles, aprendemos a ver que a desigualdade na escola no se limitava a refletir de maneira passiva aquilo que tinha origem externa, ao contrrio, os estudos explicitaram seu papel ativo como instituio social que dava continuidade a desigualdades. Seja por meio da noo de Aparelho ideolgico do Estado (Althusser, 1985), seja da noo de Capital Cultural (Bourdieu e Passeron, 1975), esses estudos mostraram que a instituio escolar cumpre papel ativo na reproduo da sociedade e de suas hierarquias. Os professores so sujeitos importantes nesse cenrio, pois atuando nos processos pedaggicos, utilizam como referenciais, para alm da sua formao profissional, seus parmetros sociais constitudos subjetivamente. Estes se manifestam, por exemplo, em momentos de classificar ou estabelecer juzo sobre atividades dos estudantes (Bourdieu e Saint-Martin, 2005). Para alm das suas contribuies, as teorias crtico-reprodutivistas revelaram-se insuficientes para dar conta da complexa realidade que cerca a escola, suas comunidades e seus sujeitos. A contribuio analtica que destacamos aqui o questionamento ideia de educao universal. Vimos que em perodo histrico anterior nem todos tinham acesso escola e que, na atualidade, o acesso no significa incluso ou participao com base em condies similares queles que j compunham os quadros escolares desde um primeiro momento. Pierre Bourdieu, no livro A misria do mundo (1997), mostra que os indivduos e camadas sociais marginalizadas, mesmo estando no interior da escola e percorrendo todos os anos escolares, no participam com as mesmas condies e no obtm os mesmos benefcios da escola. Ele afirma que a escola mantm no prprio mago aqueles que ela exclui, simplesmente marginalizando-os nas ramificaes mais ou menos desvalorizadas (Bourdieu, 1997, p. 485). No dia a dia da escola possvel verificar vrios tipos de excluses ou marginalizaes formas de discriminar , as quais so praticadas a partir de diversos critrios sociais e culturais. O critrio socioeconmico recorrente, mas outras distines associadas a essa fazem parte dos processos de excluso praticados na/pela vida escolar das crianas, jovens e adultos. A ampliao do ingresso escola um fator importante e insuficiente do ponto de vista da qualificao do trabalho escolar e do desenvolvimento das pessoas e da sociedade. No caso da sociedade brasileira, com seu histrico de escolarizao desigual e excludente, possvel verificar a ampliao de ingresso, por meio da ampliao de vagas vinculadas a polticas estatais nos diversos nveis educacionais.
3

Anos4 1991 1995 2000 2009

MATRCULAS EDUCAO BSICA DA REDE PBLICA Ensino Fundamental Ensino Mdio Total 25.585.712 2.753.324 28.339.036 28.870.418 4.210.346 33.080.764 32.528.707 7.039.529 39.568.236 27.927.139 7.023.940 34.951.079

Fonte: Censo Escolar e Censo da Educao Superior, MEC/INEP/SEEC, 1991 a 2009.

O aumento do ingresso na escola ocorre no contexto de situaes complexas, seja na educao bsica, seja na universidade e/ou ensino superior.
MATRCULAS ENSINO SUPERIOR REDE PBLICA REDE PRIVADA 887.026 1.807.219 1.351.168 3.764.728

2000 2009

TOTAL 2.694.245 5.115.896

Fonte: Censo Escolar e Censo da Educao Superior, MEC/INEP/SEEC, 2000 e 2009.

O tema da diversidade na educao e na escola nos faz questionar quem so esses novos ingressantes e como eles convivem no ambiente escolar. A democratizao do acesso com a presena desse expressivo contingente de pessoas, historicamente alijado das instituies escolares brasileiras, evidencia a composio de novas questes para a educao escolar e especialmente para o ensino pblico em nosso pas. Esse acesso ampliado intensifica as trocas culturais no interior do espao escolar e torna necessrio o reconhecimento de identidades e culturas, antes invisveis, hoje explicitadas em novas sociabilidades. nesse contexto escolar que aparecem mais intensamente os temas da diversidade cultural e do tipo de relaes que ocorrem na escola. Quando se diz que a escola exclui estudantes que a frequentam, se est chamando ateno para o papel ativo dessa instituio na manuteno de relaes de poder e de desigualdades. No se trata de um processo maquinado por atores sociais do seu interior, entretanto, esses atores, dos quais como professores fazemos parte, atuam colaborando para a existncia desse tipo de relaes discriminatrias. A tabela a seguir mostra uma situao de desigualdade que certamente no tem origem na escola, porm diante da qual a mesma no consegue oferecer condies de igualdade entre crianas e jovens separados por questes tnicas e de gnero.
4

As matrculas no Ensino Fundamental Pblico em 2000 tiveram aumento de 27% em relao a 1991 e aumento de 13% em relao a 1995. Em 2009 houve reduo de 12% nas matrculas do Ensino Fundamental; houve aumento no nmero de matrculas em instituies privadas no Ensino Fundamental (+19%); e houve reduo nas matrculas no Ensino Mdio privado maior que na rede pblica (18% contra menos de 0,22%). Fonte dos dados: Censo Escolar e Censo da Educao Superior, MEC/INEP/SEEC, 1990, 1995, 2000 e 2009.

Fonte: Paixo (2012, p. 238).

Os dados da tabela anterior registram o desempenho dos alunos com base nas provas aplicadas pelo Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB) do Ministrio da Educao para o ano de 2005. Certamente h uma variedade de fatores que determinam o fato. O estudo de Paul Willis (1991), realizado na Inglaterra entre alunos trabalhadores, nos aproxima de um dos fatores que auxilia na interpretao. Ele mostra que a escola refratria cultura de origem dos alunos marginalizados pela sociedade, e diante disso os alunos criam alternativas de sobrevivncia, desvalorizando conhecimentos que so objeto de trabalho da escola, por exemplo. Nesses casos, os estudantes so vistos pelos professores como alunos no tpicos e so objeto de averso pela gesto escolar. Evidentemente que os estudantes localizados socialmente margem de condies de vida dignas, ou mesmo aqueles que precisam trabalhar, enfrentam condies de estudo que em geral determinam desempenhos inferiores. Porm, alm disso, as suas histrias de vida, seus modos de lazer, seus gostos e comportamentos muitas vezes so vistos como no desejveis pela escola e por seus integrantes. H a marca da condio social, assim como h a marca tnico-racial e/ou de opo sexual. Nesse sentido, Grignon (1995, p. 180) afirma que a escola conduz espontaneamente ao monoculturalismo, reforando valores de culturas dominantes e sendo incapaz de levar em considerao diferenas entre seus estudantes. A pretenso universalista tem como referncia aquilo que a sociedade passou a considerar vlido e,

desse modo, aquilo que sai do comportamento e dos cdigos dominantes historicamente passa a ser considerado como no vlido. O exemplo claro o do uso da lngua: o sentimento hierrquico da lngua escrita repercute sobre a lngua oral: o sotaque dominante percebido, ou melhor, no percebido, sotaque zero, o sotaque em relao ao qual outros sotaques, populares e regionais, se fazem ouvir [...] (Grignon, 1995, p. 180). A escola possui importantes limites para o reconhecimento da diversidade cultural e social em suas prticas curriculares e para a integrao equilibrada da diversidade existente no seu interior. Ela pratica discriminao por meio de suas prticas cotidianas. Os seus atores ou sujeitos professores, funcionrios e alunos so agentes nesse processo. No interior da escola e da educao escolar h relaes de poder relativas, no s quanto origem socioeconmica, mas tambm quanto condio de origem tnica, faixa de idade, gnero, sexualidade, entre outras. Assim, indispensvel pensar a escola nos seus aspectos de reproduo daquilo que existe na sociedade. Tambm necessrio pens-la como espao de produo de relaes diante da desigualdade e de diferenas culturais.

A desigualdade social na escola

No contexto escolar da rede pblica de ensino no Brasil tem sido comum o enfrentamento de situaes de grande dificuldade na execuo de projetos educativos qualificados, devido a vrios fatores, com destaque para a precariedade socioeconmica de grande parte das comunidades atendidas e do seu entorno. Diante disso, tem sido importante recorrer e valorizar modos de produo da subsistncia e alternativas de organizao domsticas e comunitrias, como recursos e temas que mobilizam o ensinoaprendizagem nas escolas. O problema da desigualdade continua presente na escola e tem ntima relao com as questes de diferena e diversidade. Conforme Jos de Souza Martins (2009), a desigualdade tende a estar presente em nossas conscincias como diferenas. Quando os baixos desempenhos evidenciam-se, e em geral so atribudos s incapacidades individuais, desconsideram-se as condies socioeconmicas e socioculturais

interconectadas a comportamentos de falta de concentrao, indisciplina ou dificuldades de aprendizagem entre crianas e jovens na escola. Conforme Martins (2009), as diferenas significativas de gnero, tnicas, geracionais, etc. tendem a chegar a ns
6

como diferenas superficiais, ou seja, so ignoradas na sua expressividade e percebidas apenas atravs de manifestaes exteriores. Nesses casos, elas so interpretadas a partir de valores morais predominantes. Isso pode ser visto por meio do exemplo de assdio ou abuso sofrido por mulheres. Muitas vezes elas so responsabilizadas por tais atos devido ao uso de vesturio considerado propcio a gerar o ato de violncia sobre si: foi ela quem provocou! Nas sociedades complexas, as desigualdades ficam muitas vezes veladas, mas no deixam de existir. Na situao de intensa pobreza, entretanto, a desigualdade social e a diversidade cultural aparecem como elementos indistintos. Franois Dubet (1994) mostra que as experincias sociais dos indivduos formam base no processo de criao de sentido e interpretao da vida em sociedade. O distanciamento da prpria experincia de socializao necessrio para elaborar significados e sentidos que conduzem os alunos a projetar-se nas relaes sociais como sujeitos. Em situao de extrema pobreza, as crianas e jovens, tornados alunos pela escola, encontram grandes dificuldades de distanciarem-se de suas experincias de vida como nica possibilidade de interpretar o real. Assim, tornam-se facilmente objeto de preconceitos e discriminaes variadas na escola, e tendem a reproduzir ao longo das suas vidas tais experincias. Freitas (2006), em estudos a partir de observaes da infncia e da juventude, analisa a situao de extrema pobreza e destaca a necessidade de aproximao dos locais de vida dessas pessoas, a fim de conhecer os modos que encontram para se organizarem e se distinguirem dos juzos que fazemos delas. O autor mostra que alunos classificados a partir de categorias sociais marginais podem ser mais bem visualizados e interpretados na medida em que nos aproximamos de seu cotidiano.
A proximidade comea a demonstrar que mesmo em locais muito pobres h um esforo contnuo por parte das pessoas visando distinguir-se dessas imagens que pairam sobre os lugares onde esto e que so redesenhados diariamente nos mais variados instrumentos de comunicao. O trabalho de campo conduz ao encontro com essas personagens que s ganham visibilidade quando associadas aos predicados da sua rua. o primeiro passo para conhecer alunos considerados em situao de risco ou em situao de vulnerabilidade (Freitas, 2006, p. 27).

Situaes de alta desigualdade exigem que conheamos e saibamos lidar com o modo de vida das crianas e jovens, alunos na escola, para explorar possibilidades de fortalecimento de relaes que valorizem a dignidade humana. Reconhecer a desigualdade e a diversidade, em algumas de suas nuanas e a partir do lugar onde as
7

pessoas extremamente pobres fazem sua vida, pode ser o primeiro passo para enfrentar preconceitos e discriminaes que ocorrem no cotidiano escolar. Discriminao e preconceito caminham juntos, embora se diferenciem entre si nas prticas sociais. O preconceito diz respeito s ideias e percepes que desvalorizam o sujeito diferente, enquanto a discriminao relaciona-se s aes que implicam segregao, negao ou excluso de outrem, considerado valorativamente inferior em funo de sua diferena. A partir de prticas desse tipo, alm do mote socioeconmico, a sociedade brasileira e a escola precisam enfrentar desigualdades afirmadas a partir de diferenas de etnia, gnero, religiosidade, entre outras, as quais negam a convivncia democrtica com a diversidade. Para tanto, um recurso importante a escola valorizar a interpretao das culturas e o seu reconhecimento no cotidiano escolar.

Diferenas e diversidade cultural como possibilidades para a educao escolar

Para explorar o tema da diversidade na escola e da educao para a diversidade, a partir das relaes comunitrias e do cotidiano dos alunos, indispensvel recorrer compreenso sobre o que seja a cultura e as relaes entre distintas experincias culturais. A abordagem antropolgica esclarece a diversidade de culturas, a tendncia a disputas e ao no reconhecimento da cultura do outro. Ela nos instiga a relativizar nossos pontos de vista, a fim de compreender distintos cdigos culturais. A cultura no um dado, mas uma construo varivel no tempo e no espao. Ela herana que se transmite de gerao em gerao porque uma produo histrica, isto , uma construo que se inscreve na histria e mais precisamente na histria das relaes dos grupos sociais entre si (Cuche, 2002, p. 143). Uma vez que cultura produo histrica e que cria padres de comportamento a partir dos quais os indivduos e grupos sociais expressam suas trajetrias de vida, teremos tantas culturas ou traos culturais distintos como a diversidade de experincias humanas em grupo capaz de produzir. O antroplogo Roque de Barros Laraia (2009), apresentando a noo de cultura, afirma que aquilo que apreendido atravs de geraes, a nossa herana cultural, nos faz agir de forma depreciativa em relao aos que praticam comportamentos distintos daqueles da nossa comunidade. Todavia, as trocas culturais e as prticas sociais tornam essas heranas dinmicas, capazes de se alterarem e serem alteradas ao longo da histria.
8

Podemos falar em diversidade cultural como elemento de destaque da sociedade contempornea. H vrios aspectos histricos que definem a alta complexidade desse tempo social e que fazem emergir a percepo de identidades antes no reconhecidas. De fato, diferenas sempre existiram, porm nem sempre foram ou so reconhecidas, problematizadas. O reconhecimento atual decorre de transformaes sociais e paradigmticas importantes. As trocas culturais so potencializadas por variadas razes: pela grande concentrao humana em centros urbanos que define espaos heterogneos em convivncia; pelas vias de comunicao em ritmo e em possibilidades de acessos que intensifica redes; e pela coexistncia de camadas e grupos sociais no reconhecidos como tal at ento. Tais trocas permitem a afirmao de diferentes identidades e um maior reconhecimento da diversidade.
[...] as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivduo moderno, at aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada crise de identidade vista como parte de um processo mais amplo de mudana, que est deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referncia que davam aos indivduos uma ancoragem estvel no mundo social (Hall, 1997, p. 7).

As diferenas, sendo acolhidas ou obtendo maior espao para manifestao nas sociedades complexas, tornam as disputas muito mais intensas. Se as diferenas fazem parte do mundo social e dos processos histricos, necessrio considerar mudanas e evolues que dinamizam essa noo. Os assim considerados diferentes pela sociedade hoje expressam identidades que surgiram em expresso com o novo momento histrico. So, entretanto, passageiros, pois suas questes tendem a ser tratadas socialmente e superadas por outras. Isso, entretanto, no significa que sejam necessariamente resolvidas com base em padres tico-sociais esperados.
Constatada em determinado momento e sociedade, qualquer diferena , ao mesmo tempo, um resultado e uma condio transitria. Resultado, se consideramos o passado e privilegiamos o processo que resultou em diferena. Mas ela igualmente um estado transitrio, se privilegiamos a continuidade da dinmica, que vai necessariamente alterar este estado no sentido de uma configurao posterior (Semprini, 1999, p. 11).

A admisso de novas identidades e de diferenas entre segmentos que compem a vida social, mesmo que transitrias, fruto de novos arranjos histricos e tem importante relao com a noo de diversidade. A resoluo de demandas e problemas vinculados a preconceitos e discriminaes depende de posturas ativas de sujeitos sociais atuantes com esses propsitos.
9

Portanto, a partir da ideia de cultura e de diversidade cultural que reconhecemos a variedade de modos de vida, de histrias e de identidades de grupos com origens comunitrias prprias, os quais esto presentes na escola. Reafirmamos que as dimenses de desigualdade social e de diversidade cultural precisam ser tratadas pela escola por meio do reconhecimento de seus alunos na condio de crianas e jovens que possuem mltiplas histrias a partir de suas condies e seus modos de vida. possvel constituir ambientes de trocas culturais, nos quais a diversidade pode manifestar-se como elemento que fortalece espaos pblicos desde a compreenso e valorizao do modo de vida comunitrio, sendo indispensvel que a escola e seus sujeitos desenvolvam prticas desse gnero para melhor lidar com a diversidade em seu interior. A seguir pensaremos a escola numa perspectiva histrica, como instituio moderna, instigada a transformar-se a partir da contemporaneidade que incorpora a diversidade e a desigualdade. Reconheceremos as especificidades da histria da educao escolar no Brasil, compreendida no contexto de desenvolvimento de uma modernidade diferenciada, marcada pela pobreza, pela desigualdade socioeconmica e pelas trocas culturais intensas.

2 Escolarizao no Brasil: mltiplas histrias contadas a partir da desigualdade e da diversidade

Hoje em dia, a escolarizao, a que obrigatria, em particular, um aspecto que se universalizou nas diferentes sociedades e culturas. -o enquanto realidade prtica institucionalizada, mas tambm enquanto construo mental (Sacristn, 2000, p. 8).

Falar em educao em nosso pas requer anlises que impliquem seu entendimento dentro da dinmica das relaes sociais marcadas pela desigualdade por um lado e pela pluralidade por outro. Exige igualmente a busca de explicaes histricas para as polticas e para as prticas educacionais mais recentes. Isso significa selecionar e construir possveis leituras tanto do passado quanto do presente. Aos historiadores convergem perguntas sobre quando ou em que situaes a escola criou possibilidades de mudana crtica, deixando de ser preponderantemente um espao de reproduo das desigualdades, preconceitos e discriminaes. Podemos dizer que os
10

vestgios deixados atravs dos tempos nos permitem falar ou calar sobre determinados temas ou grupos sociais. A presena de temticas relativas presena e ao enfrentamento de preconceitos e discriminaes na escola, atravs de polticas pblicas ou de prticas pedaggicas, recente nos estudos do campo da histria da educao no Brasil. Porm, no recente a presena da pluralidade cultural em nosso pas. A convivncia entre diferentes e desiguais atravessa as aes de homens e mulheres ao longo dos tempos e, nesse sentido, podemos afirmar que as mudanas so relativas aos processos de disputas por espaos, e resultam tanto de presses dos movimentos sociais organizados quanto da implementao de polticas pblicas de democratizao e da constituio de novos paradigmas cientficos e culturais. Podemos destacar momentos importantes na democratizao e no acesso educao escolar, a partir do final do sculo XX, no Brasil, mas igualmente devemos apontar que as mudanas esto em curso e nos colocarmos como protagonistas ao privilegiarmos a vida cotidiana como lugar onde a sociedade adquire existncia concreta, lugar onde se do as transformaes sociais. A escola laica e estatal no surge apenas no vazio deixado por outras instituies de educao, como a famlia e a igreja, mas seus defensores tiveram que produzir seu lugar travando conflitos e dilogos com outras organizaes da vida social. A escolarizao obrigatria universalizou-se como imaginrio e como prtica presente na maior parte das sociedades contemporneas, mas sua histria recente tem mostrado mudanas nas maneiras de pensar e de agir nos espaos escolares. A observao e anlise dessas transformaes pode nos ajudar a compreender a escola como criao humana, envolta em jogos de poder e resistncia, capaz de reinventar-se em processos dinmicos de interao entre os sujeitos que nela transitam e que dela se apropriam em suas prticas sociais. No caso especfico da histria da escolarizao no Brasil, podemos questionar a ideia de educao universal, uma vez que o acesso escola no tem significado processos de incluso saudveis no sentido da construo de perspectivas sociais diferenciadas e igualitrias, assim como na perspectiva da construo de relaes libertrias, capazes de experimentar eticamente a pluralidade de experincias culturais, geracionais, tnico-raciais, religiosas, ambientais e de gnero presentes hoje e na historicidade de nossas comunidades de convvio.

11

Ao ingressar no espao escolar, o sujeito traz consigo a herana das tradies, que so os caminhos dos saberes e fazeres educativos, alm de guiar-se por prticas socioculturais construdas dentro e fora dessa instituio. A escola o espao institucional de um legado histrico-cultural intenso, onde insistem modelos diversos de como, para que, para quem e o que ensinar ou aprender, desenvolvendo-se de forma diferenciada conforme os contextos sociais e histricos em que se produz. No Brasil, a histria da educao escolar deve ser problematizada a partir do cenrio de pobreza e de desigualdade socioeconmica que caracteriza nossa sociedade, assim como das prticas sociais que se vinculam ao reconhecimento ou negao da diferena e da diversidade. Uma leitura sobre as produes acerca da dimenso histrica da educao brasileira, a partir do perodo da colonizao, pode nos alertar para dois traos marcantes que insistem de alguma forma na nossa organizao em termos polticos: a incluso precria e a dimenso elitista da escola. Nos ltimos quinhentos anos sucederam-se autoridades religiosas ou estatais, importaram-se e desenvolveram-se propostas educativas e curriculares, aumentaram-se as redes de ensino, o nmero de professores e os projetos de formao docente, mas ainda temos dificuldades de manter os jovens na escola e de tornar a escolarizao uma experincia rica em aprendizagens significativas. Com base na contribuio analtica das teorias crtico-reprodutivistas, citadas anteriormente, podemos afirmar que a escola, em alguns momentos histricos mais do que em outros, tendeu a reproduzir no apenas a desigualdade socioeconmica, mas tambm os valores das elites, expressos em movimentos de racismo e intolerncia diante das diferenas. Talvez um dos exemplos mais clssicos dessa expresso de desigualdade histrica a negao da presena de grupos tnicos como os indgenas e os negros nos processos de escolarizao brasileiros. A construo recente de leis, polticas e aes afirmativas no campo das relaes tnico-raciais na educao brasileira, resultantes da presso de grupos outrora ignorados, demonstra a necessidade de reparao histrica e de construo de novos espaos equitativos no contexto da democratizao em nosso pas. Espaos que recuperam eticamente a pluralidade de experimentaes histricas presente em nossa trajetria de uma pretensa nao. Mltiplas histrias e variadas experincias marcadas pela presena de diferentes etnias, crenas e costumes, produtoras de sincretismos e mestiagens singulares,
12

compem o que podemos chamar de uma nao plural. O modo como o moderno e os smbolos da modernidade se incorporam nas relaes sociais e na cultura popular ajuda a compreender essas singularidades em nosso pas. Trata-se de uma cultura arraigada, capaz de integrar e conciliar o que oposto, como forma de resistir inovao e transformao, na qual a presena surpreendente da televiso e at mesmo do telefone, mesmo nas casas onde no h o que comer, ou a ostentao de roupas com frases e palavras em ingls, em geral desconhecidas por quem as utiliza, so exemplos reveladores. O pobre busca tambm aderir ao sistema e busca formas de incluir-se. Para Martins:
O pobre ostensivo, mal vestido ou esfarrapado, estereotipado, que havia h algumas dcadas, foi substitudo pelo pobre para o qual a aparncia e o aparente e, portanto, o disfarce, tornam-se essenciais (Martins, 2002, p. 37).

A multiculturalidade, dessa forma, convive com os traos marcantes de uma sociedade desigual. Eduardo Galeano atenta para o fato de que
Nunca el mundo ha sido tan desigual en las oportunidades que brinda, pero tampoco ha sido nunca tan igualador en las ideas y las costumbres que impone. La igualacin obligatoria, que acta contra la diversidad cultural del mundo, impone un totalitarismo simtrico al totalitarismo de la desigualdad de la economa [...] (Galeano, 1996, p. 1).

A desigualdade no um fenmeno natural, mas construda nas relaes sociais e nos modelos econmicos historicamente consolidados. O Brasil, por exemplo, no considerado um pas de economia pobre, mas ainda convive com o paradoxo da misria no seu cotidiano, constituindo-se como um espao muito desigual, onde a concentrao de renda nas mos de alguns grupos estabelece a marginalidade e a excluso de grandes camadas populacionais em relao aos benefcios do desenvolvimento da nao. Martins (2000, 2002) discute conceitos de excluso e de modernidade no caso especfico do desenvolvimento da sociedade brasileira. Para o autor, a experincia da modernidade, no Brasil e nos pases latino-americanos em geral, tem caractersticas especficas e diferenciadas daquelas da experincia europeia, configurando-se como um processo incerto e inacabado, produzido pelo desenvolvimento capitalista dependente e marcado pelo acirramento da desigualdade social. uma modernidade constituda por distintas temporalidades que se combinam, em realidades nas quais a industrializao tardia convive com a permanncia de estruturas tradicionais, assim como a emergncia de requintados processos tecnolgicos convive com a misria, o desemprego, o subemprego, ou at mesmo a persistncia do trabalho escravo. Nessa espcie de
13

modernidade anmala, constituda sob o signo da desigualdade de possibilidades de escolha, o tema da excluso social ganha outros contornos. Ele no concerne apenas pobreza ou s condies materiais, embora esteja delas indissociado, mas diz respeito tambm a [...] uma multiplicidade de dolorosas experincias cotidianas de privaes, de limitaes, de anulaes e, tambm, de incluses enganadoras [...] (Martins, 2002, p. 21). A sociedade que exclui a mesma que integra, mas de forma precria, patolgica, gerando processos que atingem a todos ns independentemente do grupo social em que nos constitumos. E o discurso da excluso social, to utilizado por militantes e pensadores crticos, revela-se como um discurso desconectado dos anseios daqueles que dele so vtimas e, teoricamente, diz mais respeito a uma ideia de manuteno do que de crtica da realidade vigente, pois acaba defendendo as relaes sociais existentes, questionando apenas a inacessibilidade de uma parte da sociedade. Nas palavras de Martins,
[...] a excluso moderna um problema social porque abrange a todos: a uns porque os priva do bsico para viver com dignidade, como cidados; a outros porque lhes impe o terror da incerteza quanto ao prprio destino e ao destino dos filhos e dos prximos. A verdadeira excluso est na desumanizao prpria da sociedade contempornea, que ou nos torna panfletrios na mentalidade ou nos torna indiferentes em relao aos seus indcios visveis no sorriso plido dos que no tm um teto, no tm trabalho e, sobretudo, no tm esperana (Martins, 2002, p. 21).

Essa situao de incluso precria est presente nos processos de escolarizao que desenvolvemos, uma vez que observamos a presena recente dos grupos historicamente empobrecidos e negligenciados acompanhada das dificuldades de incluso nos processos de aprendizagem da cultura escolar de uma forma ampla. Sujeitos que entram na escola, mas vivem cotidianamente em suas corporeidades os limites das diferenas explicitadas em suas maneiras de aprender, de viver, de vestir, de relacionar-se, marcadas pelos traos geracionais, de etnia, gnero, religiosidade, renda, entre outros. Destacamos que a escola uma instituio contingente e histrica surgida na modernidade, e que os processos educacionais atuais so uma resposta s necessidades de complexificao das sociedades contemporneas, resultantes das demandas da industrializao, da urbanizao e da informatizao. A escola como instituio laica, estatal e gratuita, surge historicamente no contexto da modernidade europeia, tendo
14

como um dos deveres a transmisso dos fundamentos da cincia e seu ensinamento. Enquanto na Europa do sculo XIX nascem os sistemas pblicos de educao de massas como base comum de cidadania e formao do iderio de nao, no Brasil no experimentamos essa correlao entre construo de sistemas educacionais para todos e formao de nao, uma vez que nos formamos em bases escravistas e em projetos de desenvolvimento desiguais. Vai longe a ideia de que temos no Brasil uma identidade nacional ou um jeito nico de ser brasileiro, e poucos so os que acreditam que a mistura tnica e a pluralidade cultural explicam nossa situao de pobreza e desigualdade socioeconmica. J avanamos no sentido de compreender que nossa pluralidade cultural inventiva e positiva, e que as desigualdades so resultantes de escolhas histricas realizadas por grupos comprometidos economicamente com os interesses do capital. A construo de um iderio de nao brasileira, homogeneizante e fundado nas concepes de grupos socialmente privilegiados, tardia em nosso pas e mostrou-se precria em termos de propiciar acesso universal educao de qualidade. O momento posterior Independncia, por exemplo, rico em debate sobre instruo, quando parte da elite se interessa pelo tema, motivada pelo ideal iluminista civilizatrio. O perodo imperial apresenta uma variedade de propostas para a escolarizao nas provncias, no h um sistema educacional centralizado e nem uma forma nica de pensar a educao escolar; por outro lado, o investimento estatal em educao escolar nfimo. O perodo republicano acentua o debate, incorpora os novos movimentos polticos e educacionais, instaura o acesso da maior parte da populao escola. No entanto, a democratizao e qualificao da escola no obra apenas do sistema de escolarizao, e impossvel vislumbrar melhorias nesse campo sem que os sujeitos sejam ativos nesse processo cujo incio est na sociedade e em seus movimentos sociais, obtm legitimao nas polticas estatais e efetiva-se nesse espao privilegiado para a problematizao de questes sociais, que a escola. A escola e seus agentes ainda esto em fase de aprendizagem sobre como lidar de forma pertinente com a diversidade de segmentos sociais e culturais presentes na escola, a fim de ampliar relaes democrticas no espao pblico. Nessa perspectiva podemos pensar a funo social da escola como espao coletivo, de sociabilidades, de aprendizagens, de diferenas e de convivncia entre mltiplas histrias, culturas, misturas e sincretismos. Ao ingressar na escola integramos e construmos pautas de socializao e sociabilidade. Os processos de escolarizao modernos e contemporneos esto relacionados com os processos civilizatrios e com
15

os de socializao, que incluem a adaptao do indivduo sociedade vigente ou emergente, conforme sua origem social. Norbert Elias (1994b), em suas pesquisas, dispostas na publicao da obra O processo civilizador, demonstra que os tipos de comportamento considerados prprios do homem civilizado ocidental so resultado de uma trajetria de longo prazo, atravs de mudanas lentas e graduais. Sentimentos como vergonha e delicadeza, medo e desagrado sofreram mudanas especficas, assim como a diferenciao entre a experincia desses sentimentos vivida por crianas e adultos. Com isso, o autor destaca as ligaes entre mudanas na estrutura da sociedade e mudanas na estrutura do comportamento e da constituio psquica do indivduo. Segundo Elias,
[...] o processo especfico de crescimento psicolgico nas sociedades ocidentais, que com tanta frequncia ocupa a mente de psiclogos e pedagogos modernos, nada mais do que o processo civilizador individual a que todos os jovens, como resultado de um processo civilizador social operante durante muitos sculos, so automaticamente submetidos desde a mais tenra infncia, em maior ou menor grau e com maior ou menor sucesso (Elias, 1994b).

Tal compreenso est relacionada com a concepo indita de sociedade, construda teoricamente por esse socilogo alemo. Para Elias (1994a), os seres humanos individuais ligam-se numa pluralidade, configurando algo novo: a sociedade. A indissociabilidade de ambos e, ao mesmo tempo, a singularidade de cada um, o que desafia a nossa compreenso. Ambos s podem ser entendidos se investigados como entidades em mutao e evoluo. As atitudes humanas, conforme o autor, so desenvolvidas na interao social, que inclui a famlia e a escola, entre outros espaos educativos, socializao. A famlia, as mdias, a comunidade e suas organizaes, cumprem igualmente esse papel social, incidindo sobre a socializao do indivduo e construindo redes de sociabilidade. Igualmente estabelecem relaes com a escola que incluem hbitos sociais construdos, saberes e fazeres que incidem nos processos de escolarizao de seus membros, por isso fundamental compreender a escola como um observatrio da comunidade. A seguir trataremos das possibilidades educacionais constitudas a partir da compreenso da escola como espao sociocultural, observatrio da comunidade, capaz de criar movimentos para alm dos seus muros, incorporando as mltiplas histrias e criando oportunidades que possam tensionar a sociedade desigual em que se insere.
16

como

agncias

civilizadoras,

corresponsveis

nos

processos

de

3 A escola como espao sociocultural e observatrio da comunidade

A escola vive um processo de crise de sua funo social na sociedade brasileira. Vrios projetos e imaginrios convivem num mesmo espao e cotidiano, especialmente no que se refere a sua tarefa em relao formao de seus cidados. Vivemos ainda o paradoxo de uma instituio que abre suas portas a um contingente populacional jamais visto, mas convive com a precariedade material e pedaggica em muitos casos. Tudo isso implica a necessidade de desacomodao dos mais variados segmentos escolares, no sentido de reconhecer a diversidade, bem como as possibilidades de convivncia e de relaes interculturais organizadas na valorizao das trocas pblicas. Com a entrada de um contingente populacional historicamente alijado das instituies escolares de nosso pas, novas prticas culturais consolidam-se no espao escolar. As tendncias e perspectivas da abordagem dos temas da diversidade cultural num projeto de nao mais plural e igualitria esto na pauta de movimentos sociais, de polticas pblicas e tambm de prticas cotidianas. Todavia, vivemos ainda o paradoxo entre discursos legais, sociais e pedaggicos, relativamente a prticas possveis no cotidiano escolar. De um lado, os movimentos sociais demandam ateno s no to novas questes sociais que envolvem etnias, gnero, sexualidade, ambiente natural, entre outros, e que ainda no so devidamente consideradas no cotidiano escolar. De outro lado, especialmente nos ltimos anos, as polticas estatais tm procurado regulamentar e definir ateno sobre esses temas. Mais complexa a traduo dessas demandas por reconhecimento social e educacional nas prticas educacionais e nos ambientes cotidianos das escolas, seja a escola bsica, seja a universidade. Porm, um grande desafio ampliar a afirmao de carter pblico da educao e, ao mesmo tempo, cumprir sua funo social incorporando as questes problematizadas a partir da desigualdade e da diversidade. O foco deixa de ser o privilgio dos ttulos escolares e passa a ser o trabalho com os conhecimentos formais contextualizados, exercitando uma formao de base necessria para o indivduo enfrentar os desafios da sociedade, paralelamente ao desenvolvimento de sua capacidade crtica. Entre os desafios a serem enfrentados esto todos aqueles relativos temtica da diversidade cultural, expressos na forma de preconceitos e discriminaes variadas.

17

O fenmeno do acesso da maioria dos jovens escola recente no Brasil e vem igualmente acompanhado pelas dificuldades de permanncia e rendimento escolar. Hoje temos o acesso consolidado, mas as experincias da evaso, do analfabetismo funcional e da baixa qualidade da educao brasileira5 permanecem instigando nossas anlises.6 Na atualidade, um fato o acesso de crianas e jovens, marginalizados historicamente por sua condio social, escola pblica. A escola, nessa situao, tornase um espao de sociabilidades novas, tornando-se referncia para trocas comunitrias que evidenciam uma apropriao singular dessa instituio centenria. Inspirados em Dayrell (2001), caracterizamos essas crianas e jovens como atores sociais de formas frgeis e insuficientes de incluso. Para entender a situao desses novos atores na escola, precisamos considerar que eles tm pouca perspectiva social, com dificuldades de adaptao na escola, limitados em suas formas de lazer, de participao no mercado de consumo e de possibilidades de vivenciar sua prpria condio juvenil. Diante disso, j no usamos mais o conceito de excluso, mas sim o de incluso precria,7 implementada no modelo de desenvolvimento presente na sociedade brasileira. Esses jovens, muitas vezes, formam uma espcie de exrcito de reserva,8 aguardando vaga nas atividades relacionadas com o comrcio ilegal de drogas. Imersos nessa realidade social, por outro lado, constroem-se como atores sociais que possuem motivaes para a vida e mobilizam-se em torno de seus grupos, de suas msicas, de seus encontros no ptio da escola, apontando para novas formas de sociabilidades, para as quais devemos estar cada vez mais atentos como investigadores e como educadores.

Algumas dessas anlises esto presentes no relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI (Delors, 1998). 6 A situao pode ser visualizada, na atualidade, para alm da ampliao da escolarizao, em dados como os expostos pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), indicativos das possveis causas da reduo das matrculas no ensino mdio regular, ocorrida em nvel nacional a partir de 2005. Os dados demonstram que h uma diminuio do nmero de concluintes do ensino fundamental, assim como uma reduo da distoro idade-srie no ensino mdio; h, alm disso, um aumento das matrculas no ensino mdio, na modalidade Educao de Jovens e Adultos (EJA). Os dados encontram-se disponveis em Corbucci (2009). 7 Conceito j citado a partir de Jos de Sousa Martins. Para o autor, [ ...] as polticas econmicas atuais, no Brasil e em outros pases, que seguem o que est sendo chamado de modelo neoliberal, implicam a proposital incluso precria e instvel. No so, propriamente, polticas de excluso. So polticas de incluso das pessoas nos processos econmicos, na produo e na circulao de bens e servios, estritamente em termos daquilo que racionalmente conveniente e necessrio a mais eficiente (e barata) reproduo do capital (Martins, 1997, p. 20). 8 Expresso originalmente marxista e, na atribuio aqui recebida, retirada do artigo de Maria de Nazareth Agra Hassen (2003).

18

A escola tem uma funo tradicionalmente socializadora vinculada ao objetivo de difuso dos conhecimentos sistematizados pela humanidade. Essa socializao tradicional pressupe o ato de adaptao e varia a partir das prticas sociais. A escola tambm lugar de sociabilidades, entendidas como processos relativos s interaes grupais que se estabelecem por opo individual e que tem a ludicidade como aspecto importante. Assim, por exemplo, nos ptios escolares, ou seja, dentro do espao institucional, mas fora do ambiente em que se produz sua funo prioritria, a sala de aula, alguns jovens podem construir sociabilidades que subvertem a lgica escolar. Para eles, tal processo vivido nesses espaos pode ser prioritrio na sua relao com a escola. Se, na perspectiva institucional, os processos de socializao tm presena marcante ao orientar o indivduo para a vida social, uma vez que entendemos necessrio repensar a funo social da escola, fundamental visualizar outras formas de trocas culturais e sociabilidades no seu interior. Isso propicia que vislumbremos novas possibilidades para a funo social da escola. nessa brecha que se encontram as potencialidades para viver a diversidade e tensionar a desigualdade! Para tanto, necessria a conexo entre as aes da escola e os movimentos comunitrios e culturais de seu entorno, sejam eles compostos por grupos organizados ou no. Finalmente defendemos a escola como lcus de investigao e ao junto s questes da diversidade, no seu espao socioinstitucional e no seu entorno, capaz de tornar-se um observatrio ativo da comunidade da qual faz parte. Dessa forma, focalizamos movimentos mais amplos que buscam transformar as maneiras de ser e de fazer da instituio escolar, criando aes que tentam conect-la s redes sociais caracterizadas pela pluralidade e diversidade das experincias cotidianas, capazes de contribuir na superao dos preconceitos e discriminaes ainda presentes em nosso pas. Obviamente, no somente responsabilidade da escola a construo de aes educativas nessa perspectiva, mas reconhecidamente sua participao fundamental. Qual o papel do professor diante dessa proposio? Para Cury,
Nisso o mnus do professor insubstituvel, no sentido de estar preparado para enfrentar a questo da alteridade na diferena. Tambm no se pode deixar de apontar que a importncia da educao escolar ainda no conseguiu chegar a ponto de mobilizar agressivamente a sociedade civil em prol de sua dignidade e valor. preciso que essa bandeira chegue populao e que ela possa injetar novo nimo aos educadores identificados com a cidadania e com os direitos humanos e possa cobrar dos governos o devido empenho para com um direito que deve conjugar a igualdade jurdica com a igualdade substantiva (Cury, 2005, p. 29-30).

19

O professor que entende que pesquisa e docncia so indissociveis facilmente aderir ideia da escola como observatrio da comunidade, a fim de conhecer e problematizar relaes sociais marcadas pela desigualdade e pela diversidade.

Referncias ALTHUSSER, L. Aparelhos ideolgicos de Estado. 2.ed. Trad. de Valter Jos Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1985. ARENDT, H. A condio humana. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. BOURDIEU, P. (Coord.). A misria do mundo. Trad. Mateus S. Soares Azevedo et al. 2.ed. Petrpolis: Vozes, 1997. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reproduo. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. BOURDIEU, P.; SAINT-MARTIN, M. de. As categorias do juzo professoral. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educao. Petrpolis: Vozes, 2005. CANDAU, V. M. Sociedade, cotidiano escolar e culturas: uma aproximao. Educao e Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 125-161, ago. 2002. _____. Direitos humanos, educao e interculturalidade: as tenses entre igualdade e diferena. Revista Brasileira de Educao, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. CAREGNATO, C. E.; HASSEN, M. N. A.; MAGGI, N. R. Tticas das crianas: vida, saber e escola. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2007. CAREGNATO, C. E.; MEINERZ, C. B. Educao e processos de escolarizao no Brasil: perspectivas histricas e desafios contemporneos. Revista Cincias e Letras, Porto Alegre, n. 49, 2011. CUCHE, D. A noo de cultura nas Cincias Sociais. 2.ed. Bauru: Edusc, 2002. CURY, C. R. J. Polticas inclusivas e compensatrias na educao bsica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005. DAYRELL, J. A msica entra em cena: o rap e o funk na socializao da juventude em Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Educao). Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001.

20

_____. A escola faz as juventudes? Reflexes em torno da socializao juvenil. Educao e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. DELORS, J. et al. Educao: um tesouro a descobrir. Relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI. So Paulo:

Cortez/Unesco/MEC, 1998. DUBET, F. Sociologia da experincia. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. ELIAS, N. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a. _____. O processo civilizador: uma histria dos costumes. v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b. FERNANDES, A. V. M.; PALUDETO, M. C. Educao e direitos humanos: desafios para a escola contempornea. Cadernos Cedes, Campinas, v. 30, n. 81, p. 233-249, maio/ago. 2010. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. FLEURI, R. M. Intercultura e educao. Revista Brasileira de Educao, n. 23, maio/jun./jul./ago. 2003. FREITAS, M. C. de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infncia e na juventude. So Paulo: Cortez, 2006. GALEANO, E. Le monde diplomatique, ano 1, n. 3, 1996. GEERTZ, C. Os usos da diversidade. Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 5, n. 10, p. 13-34, maio 1999. GRIGNON, C. Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, T. T. da (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995. HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. HASSEN, M. de N. A. Representaes de violncia: estudo ambientado na Vila Tronco I Porto Alegre. Revista Educao e Cidadania, Porto Alegre, v. 5, p. 49-61, 2003. LARAIA, R. de B. Cultura, um conceito antropolgico. 24.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. LOPES, E. M. T. (Org.). 500 anos de educao no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2010.
21

MARTINS, Jos de Souza. Excluso social e a nova desigualdade. So Paulo: Paulus, 1997. _____. A sociabilidade do homem simples. So Paulo: Hucitec, 2000. _____. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre excluso, pobreza e classes sociais. Petrpolis: Vozes, 2002. ______. A diferena contra a desigualdade: as identidades sociais dinmicas. In: CAVALCANTI, J. B.; WEBER, S.; DWYER, T. (Org.). Desigualdade, diferena e reconhecimento. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. (Srie Sociologia das Conflitualidades, 4). PAIXO, M. (Coord.). Relatrio anual das desigualdades raciais no Brasil 2009-2010. Equipe LAESER/IE/UFRJ. Rio de Janeiro: Garamond Universitria, 2012. SACRISTN, J. G. A educao obrigatria: o seu sentido educativo e social. Porto: Porto Ed., 2000. SANTOM. J. T. Globalizao e interdisciplinaridade: o currculo integrado. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. SANTOS, B. de S. Introduo a uma cincia ps-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. _____. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. 4.ed. So Paulo: Cortez, 2002. SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Bauru: Edusc, 1999. WILLIS, P. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistncia e reproduo social. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991.

22

S-ar putea să vă placă și