Sunteți pe pagina 1din 3

1 Valor Eficaz da Corrente e Tenso

A corrente alternada definida com base nas leis que governam a gerao de calor e transmisso de potncia em corrente contnua. Se uma corrente alternada, ao percorrer uma resistncia, produzir calor em uma razo mdia idntica a que produziria uma corrente contnua de Iampres , ento essa corrente alternada tem o valor I. A razo mdia de alor produzido por uma corrente alternada duran te 01 ciclo

A razo mdia do calor produzido por uma corrente contnua RI. Como a corrente alternada uma funo senoidal, cujo valor mdio zero, aplica-se o valor mdio quadrtico de uma funo para se obter a razo mdia deste calor. Assim teremos:

no intervalo de 0 a T, ou

Define-se o valor da corrente alternada em funo do valor mdio do calor produzido por uma resistncia. Este valor chamado de Valor Mdio Quadrtico (Vmq), ou valor eficaz. Portanto I o valor eficaz da corrente alternada i. Como

sendo Im = valor mximo de i, da equao 1, teremos:

ou seja

logo

O valor eficaz da corrente senoidal o seu valor mximo dividido por raiz de 2. De forma semelhante podemos concluir que a tenso alternada que mantm uma corrente alternada de 01(um) ampre eficaz em uma resistncia no indutiva de 01 ohm, tem o valor medido pela quadratura da mdia dos quadrados dos valores mdios, ou seja, esta tenso tem o valor eficaz 01 volt , isto :

Estes so os valores obtidos em ampres ou volts quando utilizamos um multmetro.

2 - Medio do Valor Eficaz da Corrente


O valor eficaz pode ser medido atravs de um dinammetro. Uma bobina fixa, separada por duas bobinas idnticas, produz o campo magntico no qual uma outra bobina mvel se desloca, arrastando o ponteiro ao longo da escala. As duas bobinas so ligadas em srie com a bobina mvel. Como a corrente que percorre as bobinas a mesma, a fora que produz o torque proporcional ai. Como a bobina mvel tem uma inrcia relativamente alta, ela no pode seguir as variaes instantneas da fora a que est sujeita e portanto toma uma posio correspondente a fora mdia ou i mdio. Se uma escala adequada , em raiz quadrada , for colocada sob o ponteiro, este indicar a raiz quadrada da mdia dos quadrados, ou seja, o valor eficaz.

O torque de uma bobina mvel dentro de um campo magntico em um instrumento de bobina mvel dado pela equao: T= BxAxixn,

onde B = densidade de fluxo A = rea efetiva da bobina i = intensidade de corrente n = nmero de espiras da bobina

No eletrodinammetro a densidade de fluxo (B) depende diretamente da corrente (i) atravs da bobina fixa, e portanto , da corrente i, que produz a deflexo. Como a rea (A) da bobina e o nmero de espiras (n) so constantes, o torque torna-se proporcional a i. Se o eletrodinammetro projetado , exclusivamente para uso em corrente contnua, sua escala quadrtica facilmente reconhecida por causa do grande nmero de marcas no incio da escala e o progressivo aumento do afastamento entre as marcas, a medida que se aproxima do final de escala. Para uso em corrente alternada o torque proporcional a i , onde i o valor instantneo da corrente. O valor instantneo de i sempre positivo, e assim, um torque pulsativo, sempre com o mesmo sentido, produzido. O conjunto mvel, entretanto, no consegue acompanhar a rapidez com que o torque varia, assumindo uma posio em que o torque mdio equilibrado pelo conjugado de toro da mola de controle. A deflexo do conjunto mvel , portanto, dependente do valor mdio de i . Em geral, a escala do eletrodinammetro calibrada em termos do valor eficaz da corrente alternada. Se um eletrodinammetro calibrado com uma corrente contnua de 1A, e uma marca feita na escala do instrumento, ento uma corrente alternada que produzir uma deflexo at a mesma marca ter o valor de 1A. Por causa do estabelecimento desta relao direta entre correntes contnua e alternada, os eletrodinammetros so conhecidos como "instrumentos de transferncias".

Eng. Punaro Bley Ado de Oliveira

S-ar putea să vă placă și