Sunteți pe pagina 1din 7

Exerccio 1.0) Defina: 1.1) Microcontroladores?

R= Os microcontroladores so chips inteligentes, que tem um processador, pinos de entradas/sadas e memria. Atravs da programao dos microcontroladores podemos controlar suas sadas, tendo como referencia as entradas ou um programa interno. O que diferencia os diversos tipos de microcontroladores, so as quantidades de memria interna (programa e dados), velocidade de processamento, quantidade de pinos de entrada/sada (I/O), alimentao, perifricos, arquitetura e set de instrues. 1.2) Microprocessadores?

R= O microprocessador, popularmente chamado de processador, um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrnicos baseiam-se nele para executar suas funes, podemos dizer que o processador o crebro do computador por realizar todas estas funes, tornar o computador inteligente. 1.3) Memria RAM?

R= A memria RAM um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memria do HD, a RAM no armazena contedos permanentemente. responsvel, no entanto, pela leitura dos contedos quando requeridos. Ou seja, de forma no-sequencial, por isso, a nomeclatura em ingls de Random Access Memory (Memria de Acesso Aleatrio). 1.4) Memria ROM?

R= A memria somente de leitura (acrnimo ROM (em ingls)) um tipo de memria que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. So memrias cujo contedo gravado permanentemente.

1.5)

Registradores?

R= O Registrador (registo(PE) ou registro(PB) ) de uma unidade central de processamento um tipo de memria de pequena capacidade porm muito rpida, contida no CPU, utilizada no armazenamento temporrio durante o processamento. Os

registradores esto no topo da hierarquia de memria, sendo assim so o meio mais rpido e caro de se armazenar um dado.

2.0)

Os microcontroladores e nos microprocessadores possuem uma forma

bsica de organizao interna conhecida como arquitetura, qual a arquitetura utilizada nos microcontroladores? Qual a arquitetura utilizada nos microprocessadores? R= Existem duas principais arquiteturas usadas em processadores: A arquitetura de Von Neumann. Esta arquitetura caracteriza-se por apresentar um barramento externo compartilhado entre dados e endereos. Embora apresente baixo custo, esta arquitetura apresenta desempenho limitado pelo gargalo do barramento. A arquitetura de Harvard. Nesta arquitetura existem dois barramentos externos independentes (e normalmente tambm memrias independentes) para dados e endereos. Isto reduz de forma sensvel o gargalo de barramento, que uma das principais barreiras de desempenho, em detrimento do encarecimento do sistema como um todo. A arquitetura do microcontrolador utiliza dois barramentos de endereos distintos para acessar instrues e dados.

Figura 1 Arquitetura do microcontrolador PIC.

A arquitetura geral de um microcontrolador est dividida em: Unidade de Memria; Unidade Central de Processamento (CPU); Barramentos; Unidade de entrada/sada; Comunicao srie; Unidade de temporizao; WatchdogTimer Conversor analgico digital.

3.0)

Diferencie os microcontroladores dos microprocessadores em relao a

sua arquitetura? R= Um microcontrolador difere de um microprocessador em vrios

aspectos. Primeiro, e o mais importante, so as suas funcionalidades. Para que um microprocessador possa ser usado, outros componentes devem-lhe ser adicionados, tais como memria e componentes para receber e enviar dados. Em resumo, isso significa que o microprocessador o verdadeiro corao do computador. Por outro lado, o microcontrolador foi projetado para ter tudo num s, mesmo que reduzidamente. Nenhum outro componente externo necessrio nas aplicaes, a depender do tipo de microcontrolador escolhido, uma vez que todos os perifricos necessrios j esto contidos nele. Assim, poupa-se tempo, espao e materiais na construo dos dispositivos. Portanto, um microcontrolador se caracteriza por incorporar no mesmo encapsulamento um microprocessador, memria de programa e dados, perifricos como temporizadores watchdog timers, mdulos de comunicao serial, conversores Analgico/Digital, geradores de PWM, etc., fazendo com que o hardware final fique extremamente complexo.

4.0)

Nos

microcontroladores diferencie as

microprocessadores em relao

ambos ao seu

possuem tipo de

memrias,

memrias

armazenamento. Exemplifique quais so as diferenas existentes? R= A memria de um controlador utiliza 3 tipos bsicos:

Memria de Programa: armazena o programa que o controlador utiliza quando em operao.Esta memria do tipo FLASH, isto , mesmo quando o dispositivo for desligado dafonte de alimentao, os dados armazenados nesta memria no so perdidos(apagados). Permite ser apagada e gravada inmeras vezes (cerca de 10.000 ciclos degravao) o que torna seu uso de extrema importancia em microcontroladores. RAM (Randomic Access Memory): armazena os registros especiais bem como os resultadosdas operaes realizadas pelo programa. Uma vez desligada a fonte de alimentao, osvalores contidos nesta memria so perdidos (apagados). EEPROM (Electrally Erasable Programable Read Only Memory): os registros que no devem ou no podem ser perdidos quando a fonte desligada so armazenados nestetipo de memria, que s pode ser gravada/apagada mediante comandos especficos.

Memria de um microprocessador: RAM - Random Access Memory - Literalmente quer dizer memria de "Acesso Aleatrio", mas tal refere-se apenas ao fato de podermos indicar exatamente qual o endereo a aceder, ao contrrio do que acontecia nas primeiras memrias onde se podia aceder memria em posies contguas sequencialmente umas a seguir s outras. Na realidade esta memria uma memria de leitura e escrita, onde ficam registrados todos os dados produzidos pelo utilizador. Podem ser lidas inmeras vezes, sem nunca destruir os dados nela contidos. Cada escrita que realizada destri os contedos anteriores. ROM - Read Only Memory - Literalmente quer dizer memria "S de Leitura". So memrias gravadas em fbrica e que em funcionamento normal s podem ser lidas pelo microprocessador. Hoje j caram em desuso, sendo gradualmente substitudas pelas EPROMs e EEPROMs.

PROM - Programmable Read Only Memory - Literalmente quer dizer "Memria S de Leitura Programvel". So memrias que podem ser gravadas s uma vez num gravador de PROM's e que depois em funcionamento normal s podem ser lidas pelo microprocessador. Hoje tambm j caram em desuso, sendo gradualmente substitudas pelas EPROMs e EEPROMs. EPROM - Erasable Programmable Read Only Memory - Literalmente quer dizer "Memria S de Leitura Programvel e Apagvel". So memrias que podem ser gravadas um determinado nmero de vezes, definido pelo fabricante num gravador de EPROM's e que depois em funcionamento normal s podem ser lidas pelo microprocessador. Antes de serem regravadas estas memrias tm de ser apagadas atravs duma fonte de luz-ultra-violeta que ao incidir numa janela que estes chip's tm (durante x horas definidas pelo fabricante), apagam o seu contedo e permitem assim que elas sejam regravadas. EEPROM Electrical Erasable Programmable Read Only Memory -

Literalmente quer dizer "Memria S de Leitura Programvel e Apagvel Elctricamente". So memrias que podem ser gravadas um determinado nmero de vezes, definido pelo fabricante num gravador de EEPROM's e que depois em funcionamento normal s podem ser lidas pelo microprocessador. Para apagar estas memrias deve-se aplicar uma certa tenso mais ou menos elevada (15 a 30 V) num determinado pino, durante x tempo definido pelo fabricante (x segundos). Estas so as memrias que hoje so as "BIOS" dos PCs domsticos que assim atravs deste modo podem sofrer upgrades em casa. Algumas destas memrias ainda mantm a possibilidade de ser apagadas atravs duma fonte de luz-ultra-violeta que ao incidir numa janela que estes chip's tm (durante x horas definidas pelo fabricante), apagam o seu contedo e permitem assim que elas sejam regravadas.

5.0)

Os microcontroladores, assim como os microprocessadores possuem

portas de entradas e sadas de dados. Pesquise sobre o microcontrolador PIC18F452 e exemplifique quantas portas de entradas e sadas ele possui?, Quais so entradas e quais so sadas? R= O PIC 18F452 um modelo de microcontrolador PIC da famlia de 16 bits de ncleo de processamento, apesar de ainda lidar com dados de 8 bits. A vantagem dessa famlia de PICs que eles possuem mais instrues em cdigo de mquina (75 contra 35 da srie 16F) que otimizada para ser usada com compiladores de linguagem C e memria linear (ao contrrio dos irmos menores que possuem memria dividida em bancos de memria). A sua velocidade de processamento tambm maior, na maioria at 10 MIPS (a 40MHz de clock) com alimentao entre 2 e 5,5V. O seu encapsulamento DIP consiste em 40 pinos. O PIC 18F452 possui cinco PORTs: PORTA, PORTB, PORT C, PORTD e PORTE. Cada PORT possui pinos com acesso aos perifricos como Conversor Analgico/Digital, Interrupes, I2C, UART, Mdulo CCP, SPI, ou podem ser utilizados como I/O de uso geral.

Tabela 1 - Descrio da Pinagem do Microcontrolador

S-ar putea să vă placă și