Sunteți pe pagina 1din 35

Teologia Espiritual

TEOLOGIA ESPIRITUAL
CEBESP

BREVE HISTRIA DA TEOLOGIA ESPIRITUAL

A teologia crist experimentou no decorrer dos tempos, vrios caminhos e multiformes expresses. Sua histria est intimamente ligada histria da igreja e das sociedades. De um lado, a Teologia sofreu os condicionamentos da prtica eclesial, no esforo de responder a algumas das suas necessidades. Por outro lado empregou sobremaneira na tarefa de incutir a boa nova. A teologia, reflexo crtica e sistemtica sobre a f crist, vivida na comunidade eclesial, no deixa de ser tributria do contexto em que nasceu, bem como no modelo de igreja hegemnico no momento.1 Quando percorremos de maneira rpida as grandes etapas da histria da teologia, se faz necessrio que retenhamos especialmente que configurao predominante ela assumiu em cada perodo. 1. A TEOLOGIA CRISTS ORIGINANTE DAS PRIMEIRAS COMUNIDADES

A primeira gerao crist, que compreende o primeiro sculo da nossa era, tem realizado verdadeira teologia. Tratou de refletir sua f interpretando o evento fundante da vida, morte e ressurreio de Jesus Cristo, assim como a constituio e implementao da igreja. Os escritos que testemunham esse enorme esforo de inteleco para responder as perguntas quem Jesus para ns e quem somos ns a partir de Jesus, foram agrupados no que conhecemos hoje como o Novo testamento. a) a fonte de toda teologia. O Novo Testamento teologia fontal paradigmtica e estimuladora de toda futura teologia, ao mesmo tempo em que sua base irrenuncivel. A teologia das primeiras comunidades crists toca, pela primeira vez e de forma incomparvel, a fonte de onde surge a prpria f: o encontro de homens e mulheres com Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. A comunidade tem a conscincia de que em Jesus a revelao de Deus alcanou um nvel mais alto. O filho, palavra encarnada de Deus, est no centro tanto do processo de reinterpretao das escrituras e das tradies judaicas quanto da adeso dos que provm da gentilidade. b) Caracterizao da teologia originante.

LIBANIO J. B. MURAD, 2005. p. 111.

Pgina 1 de 35

Teologia Espiritual

O sujeito da teologia, protagonista da reflexo de f, dirige-se a uma comunidade crist concreta ou grupo de comunidades. Como anncio, os escritos do Novo Testamento tambm se destinam aos que esto fora da comunidade, desde que predispostos a aderir ao grupo dos seguidores de Jesus. Longe de ser reflexo acadmica e especulativa, expressam os resultados da experincia crist fundante, pretendem suscitar e alimentar a f. Os autores do Novo Testamento tinham uma grande liberdade diante do Antigo testamento, que se tornou seu livro, sua palavra. Pareciam no estar to preocupados em descobrir o sentido histrico literal do texto antigo, mas sim como eles podiam exprimir a f nova em Jesus Cristo. 2 Os cristos do primeiro sculo tinham como escrituras o Antigo Testamento, em que interpretavam e expressavam as suas prprias convices e concepes de vida crist. 2. ESPIRITUALIDADE NA HISTRIA ANTIGA A questo sobre a forma perfeita e completa de espiritualidade, somente se justifica por se encontrarem, na histria, diversas variadas formas de espiritualidade, que se manifestam como que a retratar um momento na histria da busca do homem pelo sagrado. Quero mencionar algumas dessas formas manifestas na antiguidade: a) Intimista Oriental. Podemos afirmar que esta espiritualidade a mais antiga forma registrada conforme a expresso religiosa, que vem do Oriente. Esta espiritualidade podemos afirmar que trata de arrebatamentos; uma espiritualidade contemplativa, de incurses psicanalistas, e de um desejo imenso de fazer a vida ascender aos nveis e aos nirvanas da percepo absoluta da totalidade do cosmos3 b) Judaica.

Outra espiritualidade a judaica que legalista e intransigente. Podemos dizer que uma espiritualidade comportamentalista. Uma espcie de pr-histria do behaviorismo. Uma atitude no sentido de transformar a vinculao com Deus na forma de um comportamento intocvel, intangvel, ilibado, irrepreensvel, irretocvel 4 No quero afirmar que as escrituras do Antigo Testamento falem desta forma acerca da espiritualidade, mas, paralelamente a revelao de Deus no Antigo Testamento, o judasmo desenvolveu uma forma particular, uma espcie de subcultura da espiritualidade judaica, que no nascia e que no brotava da revelao da escritura, mas que foi produzida por essa mentalidade dada a um pragmatismo comportamentalista.
2
3 4

CEBESP

LIBANIO-MURAD, 2005. p. 115. FABIO, Caio. Um projeto de espiritualidade Integral. Belo Horizonte: Ed. Betnia, 1993. p. 13 FABIO, 1993, p. 14.

Pgina 2 de 35

Teologia Espiritual

c) Grega. Segue-se espiritualidade grega: dicotmica e abstrata. Dicotmica, porque a maior parte do que se pode chamar de espiritualidade grega no se encontra no panteo; no vem tanto dos mitos religiosos dos gregos 5 O que podemos afirmar que a espiritualidade grega vem da parte antireligiosa da poca que seriam os filsofos gregos. Para eles a parte espiritual sempre estava separada da parte material. Havia sempre um ponto de tenso entre o espiritual e o material. Sendo que a espiritualidade grega era separada do objeto a que pertence, ou seja, podemos dizer que a espiritualidade grega era abstrata, que lidava mais com conceitos e que nunca levava para um plano tangvel. 3. HISTRIA DA IGREJA, TEOLOGIA E PRAXIS A Igreja, instituio humana tocada pela graa divina, encaminha-se na histria rumo plenitude escatolgica. A teologia vai sendo gerada no corao da igreja, em seu lento caminhar pelas sendas da histria. muito til para a teologia compreender como e por que a igreja faz opes pastorais e assume distintas configuraes no correr dos tempos, bem como conhecer o contexto vital em que elabora e reinterpreta seus princpios. A relao igreja mundo s pode ser corretamente compreendida com a ajuda das informaes provenientes da histria, entendida no como simples seqncia de fatos e eventos, mas como estudo sistemtico. Alm disso, a histria da igreja coloca o estudante a par dos conflitos de mentalidade, idias e movimentos sociais que promovam o espao eclesial at os nossos dias. medida que se pratica a histria da igreja no quadro das faculdades teolgicas, ela goza de enorme importncia para a autocompreenso eclesial. Quando a histria da igreja descobre, mediante o estudo das fontes, a origem dos conflitos e divises de hoje, oferece uma contribuio teraputica para a reforma da igreja. Para conduzir uma nova prtica, no precisa omitir alguns sculos, mas sim manter o dilogo com outras disciplinas teolgicas e, com as cincias humanas, encaminhar a recuperao de uma estrutura e possibilidades de deciso perdidas. 4. ESPIRITUALIDADE NA HISTRIA DA IGREJA Espiritualidade como a pastoral no consiste apenas em reas de estudo ou disciplina teolgica, mas em dimenses de vida crist. Quando o cristo desce ao nvel das motivaes de sua f, toca na espiritualidade; quando expressa por meio do louvor, suplica e ao de graas sua adeso ao projeto de Jesus e do reino, como
5

CEBESP

FABIO, 1993, p. 14.

Pgina 3 de 35

Teologia Espiritual

membro pleno da comunidade eclesial, toma parte da liturgia. Quando reflete orgnica e criticamente sobre elas, faz teologia. Esta disciplina reaparece recentemente nos cursos acadmicos. A ctedra de espiritualidade criada somente em 1917, pelos dominicanos em Roma, embora j existam, desde o sculo XVII, reflexes diversas sobre a temtica. 6 A espiritualidade, como vivncia, caracteriza o seguimento de Jesus, prprio do cristo, enquanto entrega do corao a Deus, compreendendo a dimenso mstico-celebrativa da f. Por sua natureza mesma, a teologia espiritual se diferencia dos outros setores da teologia. A pastoral se refere organizao e animao da vida da comunidade. A espiritualidade por sua vez, reflete sobre o processo da f, descrevendo-lhe a estrutura e as leis do seu desenvolvimento. Estuda a ressonncia do relacionamento com Deus na conscincia, liberdade e sentimentos da pessoa. A espiritualidade crist pode ser trabalhada refletindo sobre o seguimento de Jesus, a contemplao, as virtudes teolgicas, como f, esperana, caridade, a converso, a cruz, os exerccios da piedade, a liberdade crist, etc.
CEBESP

LIBANIO-MURAD, 2005. P. 231.

Pgina 4 de 35

Teologia Espiritual

CEBESP

O QUE ENTENDEMOS POR ESPIRITUALIDADE


Nesta poca em que estamos vivendo consideramos como pscrist. Quando os valores cristos so bastante contestados pela sociedade. Perdoar coisa de otrio. O que vale hoje bateu, levou. Esse negcio de no ajuntar tesouros na terra e sim nos cus, no funciona. O mundo um vasto coliseu e aprendemos da histria que os cristos sempre perdiam no coliseu e os lees que venciam. melhor ser leo que cristo. Como ser espiritual nos tempos em que estamos vivendo, quando nossa prpria mente nos trai? Temos uma formao na igreja e recebemos outra, que nos molda, fora da igreja. 1. ESPIRITUALIDADE DEVE SER UMA ATITUDE AUTNTICA Como ponto de partida, precisamos entender que espiritualidade deve ser uma atitude autntica, sem um outro alvo que no seja apenas a comunho com Deus pelo prazer da comunho com Deus. A busca por Deus deve ter Deus como motivao e como finalidade da busca. Lembremos das seguintes palavras de Jesus: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vs digo que me buscais, no porque vistes sinais mas porque comeram do po e vos saciastes. (Jo 6:26) Ou seja, pessoas que procuravam a Jesus Cristo somente para se satisfazerem a si mesmas. Que f mesquinha, a que s busca a Deus para que este atenda os interesses pessoais de quem o busca. Em contrapartida mencionaremos as palavras de J: Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele. (J 13:15) Esta a f verdadeira, a espiritualidade autntica, a que se expressa no por motivo secundrio, mas pela busca de Deus. motivado pelo amor. A religio crist no mais uma maneira de conseguir as coisas de Deus. amar a Deus acima de tudo, pois este o primeiro mandamento.
Pgina 5 de 35

Teologia Espiritual

O ser humano tem sede de Deus, e no seu interior bate forte um desejo de se relacionar com ele7 Espiritualidade deve ser cultivada por amor a Deus e no porque queremos bnos ou porque somos lderes. porque somos crentes em Jesus Cristo, regenerados, lavados no seu sangue. Devemos amar a Cristo.

2. ESPIRITUALIDADE UMA ASPIRAO NATURAL DA ALMA DO REGENERADO

No porque somos lderes que devemos cultivar a espiritualidade, mas devemos cultivar porque somos regenerados. A nossa alma tem anseios to profundos que s podem ser satisfeitos em Deus8 A alma piedosa tem anseios espirituais profundos que nunca se saciam. A verdadeira espiritualidade deve ser expressa em forma de um profundo desejo de Deus, e nunca por obrigao. Deve ser um anseio natural do corao do regenerado. O cristo sente fome, sede e tambm outras necessidades naturais. Um regenerado deveria sentir isto como uma necessidade natural para sua vida crist. Os lderes precisam cultivar espiritualidade em vez de estarem preocupados com outras personalidades seculares. Quando a liderana no busca a Deus, o povo no alimentado e se desvia com toda facilidade. por essa razo que o lder precisa tambm e deve ter fome e sede de Deus. Assim, poder alimentar outros que esto sob sua responsabilidade. Se ele se alimenta errado, os liderados se alimentaro de maneira errada. Se Jesus Cristo no seu foco principal, no ser dos seus liderados. 3. ESPIRITUALIDADE DEVE SER ENTENDIDA COM A COMPREENSO DE QUE H UM ABSOLUTO CHAMADO JESUS EM NOSSA VIDA. Somos cristos. Temos que partir deste ponto. A paixo maior de nossa vida deve ser Jesus Cristo. fcil amar coisas materiais, a nossa carreira, mas somos chamados a seguir e amar a Jesus Cristo. Como chamados, precisamos estar apaixonados por Jesus Cristo, que deve ser o absoluto da nossa f. A espiritualidade no pode ser reduzida ao nvel de sensaes e de xtases, esquecendo-nos de que Jesus o autor e consumador da f, Senhor da igreja, Senhor da nossa vida, Senhor do nosso ministrio, Senhor de tudo que temos e somos. Sabemos que quando o Senhor Jesus chamou o apstolo Pedro para o pastorado, no lhe perguntou o quanto conhecia sobre Deus nem mesmo sobre experincias espirituais que havia tido, mas se ele o amava; era o afeto de Pedro que interessava a Jesus9
7 8

CEBESP

BEZERRA Ccero M, 2001. p. 23. BEZERRA Ccero M., 2001. p. 28. BEZERRA, 2001, p. 50.

Pgina 6 de 35

Teologia Espiritual

No que o nosso conhecimento intelectual vai nos fazer melhor que qualquer outro homem, mas sim a nossa compreenso de que Jesus Cristo quem tem separado o homem para uma obra especial e uma comunho especial com o seu Criador. Necessitamos de uma cosmoviso centrada na pessoa de Jesus Cristo para no nos desequilibrar. O que de Deus se pode conhecer manifesto atravs de seu filho Jesus Cristo. Atravs de Jesus Cristo chegamos ao conhecimento de Deus 10 4. ESPIRITUALIDADE DEVE SER POSTURA ASSUMIDA NA VIDA COMPREENDIDA COMO UMA

Podemos identificar espiritualidade com piedade. Pois conforme estamos seguindo este trabalho, podemos definir piedade como: a qualidade de vida que existe naqueles que buscam glorificar a Deus. O homem piedoso no faz objeo ao pensamento de que sua maior vocao ser um meio para a glria de Deus. Ao contrrio, ele percebe isso como fonte de grande satisfao e contentamento. Ainda podemos afirmar que o desejo mais precioso do homem espiritual exaltar Deus com tudo o que ele e em tudo que ele faz. Ele segue os passos de Jesus, seu senhor, que afirmou a seu pai no final da sua vida: Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. (J 17:4) Espiritualidade ver-se como servo, como um instrumento e buscar sempre a glria de Deus e nunca a nossa. Deus no existe para nos tornar felizes. Ns existimos para glorific-lo. A recompensa de ser feliz primeiramente servir ao senhor, glorificar ao senhor e ele exaltar o seu filho. 5. A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE DEMANDA COMPREENSO CORRETA DOS ATRIBUTOS DE DEUS DE UMA

A nossa inteno no nos aprofundar sobre os atributos do criador, pois tero oportunidade de abordar com maior profundidade sobre este assunto em outras disciplinas, mas vamos nos centrar em apenas um dos seus atributos naturais que : a onipresena. A onipresena de Deus no significa que Ele est em todos os lugares, como se pensa. Ele no est em uma lata de lixo ou em meia garrafa de refrigerante que est fechada. No sejamos pantestas 11 , confundindo Deus com o ar ou com o espao. Onipresena significa que o espao no existe para Deus em termos de limit-lo. Significa que ele est onde invocado. Espiritualidade no deve se manifestar no culto ou quando vestimos a indumentria clerical ou a roupa especial de se apresentar diante de Deus. uma atitude diante do sagrado e do divino. Se entendermos
10

CEBESP

BEZERRA, 2001, p. 53.

11

Sistema filosfico que identifica a divindade com o mundo e segundo o qual Deus o conjunto de tudo quanto existe.

Pgina 7 de 35

Teologia Espiritual

espiritualidade como ter conscincia da presena de Deus e reagir a ela, no teremos uma espiritualidade cltica ou profissional, mas constante. O temor a Deus estar presente em nossa vida.
CEBESP

ALGUNS MODELOS DE ESPIRITUALIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO


Continuando na nossa linha que iniciamos quero apresentar alguns modelos de espiritualidade atravs de homens de Deus no Antigo Testamento. So muitos os personagens que podemos abordar como exemplos de espiritualidade dentro do Antigo Testamento, mas nos limitaremos apenas a quatro, justificando na argumentao, o porqu desses escolhidos. Sendo que eles mostram aspectos diferentes, que se complementam. 1 . ENOQUE Uma sntese da sua vida encontramos em Gnesis 5:24 Andou Enoque com Deus; e j no foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. A forma verbal hebraica implica um proceder moral, em justia, e
Pgina 8 de 35

Teologia Espiritual

observncia de leis, em grau mais acentuado do que todos os seus antecessores e posteriores 12 O que deve chamar a nossa ateno a expresso: andou, que retrata a intimidade, que a essncia da piedade que encontramos no Antigo Testamento. O que podemos afirmar tambm que Enoque foi um homem que desejou ser diferente, desejou ter um relacionamento mais profundo com Deus do que os outros. No se conformou com o padro dos outros. o modelo de espiritualidade contempornea, que vem da antiguidade, nos primrdios da humanidade. um homem que anda com Deus. Na LXX (septuaginta) andou com substitudo pela parfrase: agradou, e no era tornar-se no foi achado 13 Pelo que podemos perceber estudando o texto de Gn 5:24, mais especificamente a palavra andou no significa um andar fisicamente. No isto que o texto de gnesis ensina. Mas o que percebo neste ensino que sua conduta mostrava um homem andando na presena do Senhor. Muitos queremos que Deus ande conosco, ou seja, que ele nos acompanhe por onde ns caminhamos. Enoque um homem que segue a Deus. Ele nos ensina que a espiritualidade caminhar com Deus, proceder em moral, em justia e observncia de leis. Tambm o que podemos afirmar que a morte mostrada em gnesis como conseqncia do pecado. Enoque vive de maneira que as conseqncias do pecado, a morte no tenha efeito sobre ele. o homem que sobrepuja o pecado. Isto espiritualidade. Viver de maneira que o pecado no tenha domnio sobre a pessoa. 2. ABRAO. Em Gnesis 17:1 percebemos a exigncia de Deus a Abrao, e ele tem atendido: Quando Abro estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; ande segundo a minha vontade e seja ntegro. Quero salientar novamente o verbo andar. A idia que d aqui de uma caminhada correta, que acaba se tornando um padro. Podemos falar muito sobre Abrao, mas o que mais se destaca nele no so as riquezas, mas duas construes que ele levantava aonde chegava: altar e tendas. Altar, de pedras para Deus; tendas de peles, para ele. Para Deus o seguro, o duradouro, o indestrutvel. Para ele, o passageiro. Ele o primeiro homem chamado de hebreu (Gn 14:13). Ele era um peregrino. Deus era eterno. Espiritualidade passa por aqui, pela conscincia de nossa transitoriedade e da eternidade do Deus com quem lidamos. Alm disso, a obedincia marca a vida de Abrao. Uma vida espiritual uma vida de obedincia ao Senhor, de conformidade com sua palavra.
12 13

CEBESP

DATLER, Frederico. Gnesis. So Paulo: Paulinas, 1984, p. 70 KIDNER, Derek, Gnesis: Introduo e comentrio. So Paulo: Vida Nova, 1979, p.76.

Pgina 9 de 35

Teologia Espiritual

Muitos tm procurado espiritualidade atravs de xtases, experincias sensoriais e prticas litrgicas. Ela obedincia. Samuel, porm respondeu: tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifcios quanto em que se obedea sua palavra? Eis que o obedecer melhor do que o sacrificar, e a submisso melhor do que a gordura de carneiros (I Samuel 15:22). O sacrifcio era a forma mais sublime de culto no Antigo Testamento. Deus chamou Abrao a uma incrvel peregrinao de f... Tempos depois, Paulo insistira que Abrao foi o primeiro a ser justificado pela f 14 Abrao nos ensina que espiritualidade dar prioridade a Deus. Lembramos que a exigncia absurda que Deus lhe fez de sacrificar o seu filho. Poderia ser absurdo, mas era pedido divino. 3. DAVI

Davi, a quem Deus prometeu um reino eterno (II Sm 7:13-16), que chegaria a ser universal sobre todas as naes (Is 9:6s) 15 Deus o chamou de o homem segundo o meu corao (At 13:22). Tem se observado em muitos escritos sobre Davi o que mais se enfatiza so os seus erros. No vamos ignorar esses erros, pois eles aconteceram. Mas h um ponto a se ressaltar:pecou, mas se arrependeu. Os salmos 51 e 32 mostram sua atitude de quebrantamento aps a acusao que lhe foi feita por Nata. Espiritualidade no nunca pecar. saber se arrepender quando pecar. Podemos ter vitria sobre o pecado, mas dificilmente sempre teremos vitria sobre o pecado. E bom que assim suceda. Se no pecssemos no precisaramos da graa. Seramos perfeitos. E graa para pecadores. Lembro-me das palavras do apstolo Joo: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que no pequeis; mas, se algum pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (I J 2:1) Ele exorta seus destinatrios a viverem uma vida vitoriosa, mas como nem sempre conseguiro, lembra-lhes que Jesus nosso intercessor. Voltando a Davi, ele nos ensina que espiritualidade saber se ver como pecador, aceitar que errou, chorar, confessar. estranha a espiritualidade que no fala de pecado, de perdo, de quebrantamento, e s fala de triunfo. preciso saber confessar e pedir perdo. Aprendemos que espiritualidade reconhecer-se como pecador e pedir perdo a Deus.

CEBESP

4. ESDRAS. Esdras surge na bblia sob uma apresentao seca: vivia um homem chamado Esdras (Ed 7:1). Em Esdras 7:6 temos o primeiro
14 15

S T E U E R N A G E L , Valdir R. (Org.). A misso da Igreja. Belo Horizonte: Misso editora, 1994. p. 22 STEUERNAGEL, 1994. p. 19.

Pgina 10 de 35

Teologia Espiritual

vislumbre do seu carter: Ele era escriba versado na lei de Moiss, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a boa mo do Senhor, seu Deus que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira. Um homem que conhecia as escrituras, e sobre quem a mo de Deus repousava. Era um estudioso das escrituras. E a ensinava ao povo. Estudava para ensinar. Porque Esdras tinha disposto o corao para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juzos. Mas o que podemos destacar a orao de Esdras que encontramos no captulo 9. Foi o povo quem pecou, no ele. Ele era pecador, mas aquele pecado ele no cometera (V1). No entanto, em sua orao ele no acusa os irmos. uma orao comovente (Ed 9:515). Sugiro que a leiam com toda ateno possvel e descobriro qual o carter que este homem possua. Em momento algum ele usa eu e eles, no estilo de eu estou intercedendo por eles. Ele sempre usa ns. Ele se identifica com o povo. Ele v o pecado deles como pecado dele. Espiritualidade no farisasmo. Espiritualidade no crueldade. Uma pessoa espiritual ser misericordiosa, amorosa, compassiva com os que caem. Esdras ensina que espiritualidade exige empatia com os pecadores. Se ela nos aproxima de Deus e nos afasta do pecado, no nos afasta dos pecadores. Leva-nos orao intercessria. Mais que intercessria, uma orao identificatria. Este o maior trao da espiritualidade de Esdras. A pessoa espiritual tem uma postura de misericrdia e de intercesso. um dos traos de Jesus, segundo a profecia: e pelos transgressores intercedeu (Is 53:12). A verdadeira espiritualidade no leva a tripudiar sobre os mais fracos. Leva a interceder e chorar por eles. Temos analisado quatro homens que Deus tem mencionado na sua palavra. Cada personagem tem demonstrado a sua maneira de se ligar com o seu Criador, cada homem tem tido uma experincia distinta de estar em comunho com o Deus e podemos perceber como cada um tem tido um momento especial diante de Deus com suas particularidades: Andar segundo a vontade de Deus (Enoque e Abrao), priorizar a Deus (Abrao), ver seus pecados e saber se arrepender, clamando por perdo (Davi) e nunca se colocar como mais espiritual e crtico da vida alheia, mas como intercessor (Esdras). A nossa espiritualidade deve se enquadrar nestes exemplos que a palavra de Deus nos apresenta atravs destes quatro grandes homens de Deus, para podermos aprender cada vez mais a partir de um momento de comunho e crescimento espiritual para nossas vidas. O Antigo Testamento , pois, a histria de uma relao com dois protagonistas: Deus e o povo. Nessa convivncia esto presentes os ingredientes comuns de um caso de amor: alegria, pranto, tristeza, emoo, ira, compaixo, temor, disciplina, abandono, reconciliao. Ou seja, uma histria de encontros e desencontros e reencontros 16
16

CEBESP

CAVALCANTE, Ronaldo. Espiritualidade crista na historia: das origens at Santo Agostinho. So Paulo: Paulinas, 2007. p. 59.

Pgina 11 de 35

Teologia Espiritual

ALGUNS MODELOS DE ESPIRITUALIDADE NO NOVO TESTAMENTO

Assim como vemos alguns modelos no Antigo Testamento, vejamos alguns homens no Novo Testamento que deram prioridade para estarem em comunho com Jesus Cristo. No citaremos Jesus Cristo, pois seria um peso muito grande para ns.

Tambm analisaremos quatro personagens que atravs de suas vidas podemos tirar grandes lies para as nossas vidas e podemos ver como eles nos ajudam a viver uma vida de relacionamento com Deus. 1. JOS. No o Pai de Jesus, outro Jos. Tinha primeiramente o nome de Jos, At 4:36. Seu nome Barnab significa, tambm exortao. Era levita da ilha de Chipre e primo de Marcos 17 No o conhecemos pelo nome, mas pelo apelido. Ele surge em Atos 4:36 Ento Jos, cognominado pelos apstolos Barnab (que quer dizer, filho de consolao), levita, natural de Chipre. Outras verses trazem: encorajador, filho da consolao. Ele se tornou conhecido na igreja pelo apelido que retratava seu carter. Mais uma vez, vemos a associao entre espiritualidade e relacionamento horizontal, com os irmos. muito fcil ter amor a obra, ter amor a cargos, ter amor a importncia que damos a ns mesmos do que nos preocupamos com pessoas. Ele vendeu um terreno e, confiadamente, entregou o valor liderana da Igreja. Espiritualidade no busca proeminncia e se preocupa com os necessitados. Muitos hoje medem a espiritualidade pelas bnos materiais recebidas, ou seja, por quanto a pessoa ganha. H os que buscam o evangelho para enriquecer, para se tornarem empresrios e resolverem seus problemas materiais. Uma espiritualista hedonista 18 , espiritualidade esta que se importa consigo mesmo. Com Jos, apelidado de Barnab, vemos uma espiritualidade que d (este dar de entrega pelo outro). Que ao invs de procurar ser abenoado, busca ser bno. Mais uma vez quero afirmar que espiritualidade no teatralidade ou fingimento. E no um mero intimismo no relacionamento com Deus. Tem efeitos positivos sobre a vida dos irmos. H um tipo de espiritualidade que destri a igreja. Mas a verdadeira espiritualidade edifica o corpo de Cristo. Levou Saulo aos apstolos. Era homem bom, cheio do Esprito Santo e de f. Foi a Tarso procurar Saulo. Levou com Saulo, contribuies para os flagelados da fome 19
17
18 19

CEBESP

BOYER, O. S. Pequena Enciclopdia Bblica. So Paulo: Vida Nova, 1981. p. 96. Partidrio do hedonismo. Doutrina filosfica que procura no prazer a finalidade da vida. BOYER, 1981. p. 96.

Pgina 12 de 35

Teologia Espiritual

Mais tarde, Barnab se tornou o tutor do apstolo. Paulo junto comunidade crist ressabiada com o novo convertido: Ento Barnab, tomando-o consigo, o levou aos apstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. (At 9:27) A verdadeira espiritualidade busca o bem estar alheio e beneficia as pessoas prximas. No vive em competio porque no precisa provar nada a ningum, a no ser a Deus. 2. ESTEVO. Este homem de Deus surge em Atos 6:5, homem este que se torna no primeiro mrtir da igreja crist, mas em Atos 6:8 comea a delinear o seu carter: Ora, Estevo, cheio de graa e poder, fazia prodgios e grandes sinais entre o povo. Um homem cheio da graa e do poder de Deus. A autoridade espiritual sempre aparece na vida da pessoa que cultiva a espiritualidade. Ela no precisa dizer isto a seu respeito, As pessoas percebem. A espiritualidade autntica no se exibe ostensivamente. Ela aparece espontaneamente e percebida. Em Atos 6:10 lemos que ele era homem sbio e cheio do Esprito. muito boa esta ligao entre cheio de Esprito e sabedoria. Uma vida cheia do Esprito no insensata. Esta espiritualidade de Estevo no era para manifestao interna. Era para testemunho. Precisamos entender isto, que uma vida espiritual, cheia do Esprito, tornar isto evidente no testemunho aos de fora. A verdadeira espiritualidade aquela que testemunha a f, proclama o nome de Jesus no apenas com ousadia, mas com autoridade. Mas o que impressiona mais que tudo na vida de Estevo foi o testemunho que seus opositores deram dele: .... fitando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. (Atos 6:15) Isto no romantismo, realidade. O interior de uma pessoa aparece em seu rosto. O mundo deve ver a autntica espiritualidade em nossa vida, deve ver em atos, na sabedoria com que agimos, e at mesmo no nosso semblante. Nossa vida manifesta a graa de Deus aos irmos e aos de fora da igreja? 3. PAULO.

Paulo, o grande apstolo, nasceu em Tarso, cerca do primeiro ano A. D. Jovem no tempo de Estevo. Da tribo de Benjamim 20 Quando se fala do apstolo Paulo, muitos textos poderiam ser usados para falar dele, mas usaremos apenas dois textos: Glatas 2:20 J estou crucificado com Cristo; e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na f do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim e 2 Corntios 11:21-33, o texto onde ele
20

CEBESP

BOYER, 1981. p. 475.

Pgina 13 de 35

Teologia Espiritual

fala dos seus sofrimentos pelo evangelho de Jesus Falo com vergonha, como se ns fssemos fracos; mas naquilo em que algum se faz ousado, com insensatez falo, tambm eu sou ousado. So hebreus? Tambm eu; so Israelitas? Tambm eu; so descendncia de Abrao? Tambm eu; so ministros de Cristo? Falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prises muito mais; em aoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta aoites menos um. Trs vezes fui aoitado com varas, uma vez fui apedrejado, trs vezes sofri naufrgio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raa, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, os perigos entre falsos irmos; em trabalhos de fadiga, em viglias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. Alm dessas coisas exteriores, h o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece que eu tambm no enfraquea? Quem se escandaliza, que eu me no abrace? Se preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que eternamente bendito, sabe que no minto. Em damasco, o que governava sobre o rei Aretas cidade dos damascenos, para me prender; mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mos. A espiritualidade do apstolo Paulo pode ser bem compreendida aqui, na sua viso de vida crist e de servio cristo. Para ele, seguir a Cristo no era se assenhorear de uma passagem de primeira classe pelo mundo. Era acima de tudo identificao com Cristo inclusive sofrimento. Muitos de nos queremos triunfo, no este processo de cristificao.

Mais uma vez afirmo que espiritualidade identificao com Cristo. Por isso, Paulo podia se colocar como modelo para os demais: Tu, porm, tens observado a minha doutrina, procedimento, inteno, f, longanimidade, amor, perseverana. (2Tm 3:10) A verdadeira espiritualidade pode ns trazer sofrimento. Espiritualidade identificar-se com Cristo e ter capacidade de tomar bordoadas por amor de Cristo. 4. JOO. O homem que tinha sido apelidado por Jesus, de Boanerges, filho do trovo se tornou o apstolo do amor, no fim da sua vida. Eis um homem com uma espiritualidade prtica, vivencial, que mudou sua vida. Uma espiritualidade que produziu um carter aperfeioado. Quando lemos suas cartas, principalmente a primeira, descobrimos o segredo. Uma das palavras-chave em seu escrito permanecer e a outra palavra andar. Permanecer e andar so opostos, mas no pensamento joanino tem um contedo espiritual muito prximo. Qual o significado dessas duas palavras? 1 Joo 2:6 aquele que diz estar nele, tambm deve andar como ele andou. A permanncia mtua ns em Deus e Deus em ns, acontece pelo amor que manifestamos.
Pgina 14 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

A questo da espiritualidade se manifestar em relacionamento bem forte em Joo. Ele combate o gnosticismo que ensinava que a verdadeira espiritualidade consistia em conhecer segredos e coisas profundas. No . A espiritualidade simples: amar a Deus, mostrando isso em firmeza e determinao, e amar os irmos. Assim permanecemos nele. Assim andamos nele.

Mas, quanto questo de permanecer, lembremos que Paulo expressara idia semelhante: Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de que o tens aprendido. (2Tm 3:14) Poderamos sintetizar isto em uma frase: espiritualidade fidelidade a Deus. No por estoicismo, mas por amor. Faamos uma sntese dos traos destes quatro personagens: Buscar o bem-estar alheio e confiar nos irmos, mostrar uma vida de autoridade no arrogante, mas servial, uma vida em que Cristo cada vez mais seja visto no nosso carter, inclusive o esprito de servio do Mestre e permanecer nele e andar com ele, amando os irmos. Nossa vida espiritual deve estar firmada nos princpios que estes grandes homens tm vivido junto ao mestre Jesus Cristo e devemos demonstrar esses traos em nossas vidas.

CEBESP

COMO DESENVOLVER A ESPIRITUALIDADE


Diante o que abordamos no captulo anterior, onde analisamos as coisas concernentes espiritualidade de homens cristos, tementes a Deus, que a bblia nos apresenta, mesmo de maneira sucinta com relao aos personagens, podemos caminhar para ns, questionando-nos, como desenvolver esse tipo de espiritualidade? 1. DEVEMOS EVITAR A EXCLUSIVIDADE DE TRILOGIA: ORAR, JEJUAR E LER A BBLIA. No que isso no seja importante. Porque . muito importante. Mas essas atividades so normais vida do cristo. So at mesmo de subsistncia espiritual. No que a verdadeira espiritualidade seja anormal. Na realidade, devemos orar, jejuar e ler a Bblia porque isto cotidiano cristo. Mas, espiritualidade, como temos falado, mais que atos. uma atitude tomada na vida. uma disposio que deve brotar do ntimo da pessoa. uma viso de vida. No h valor na orao sem sentimento, como se fosse uma reza. No h valor no jejum sem sentimento, ser apenas privao de alimentos. A leitura da bblia de forma desatenta e simplesmente para se dizer que se leu a bblia em um ano pode ser improdutiva. E o pior quando ela lida em busca do sermo para os outros. Antes das
Pgina 15 de 35

Teologia Espiritual

atividades, deve haver o sentimento, a postura diante de Deus. Esta trilogia significar pouco se no for subsidiada por uma disposio ntima. a fonte espiritual, fome de Deus, ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas. 2. DEVEMOS NUTRIR PAIXO PELA DIVINDADE.

Isto quer dizer ter fome de Deus. Uma pessoa que pretenda espiritualidade nunca se sentir suficientemente alimentada. Sempre ter fome espiritual. E isto pode ser nutrido de maneira silenciosa. Quando comemos no alardeamos para a vizinhana: estou almoando. Nossa fome de Deus deve ser algo ntimo, interior. Quando publicada e trombeteada para mostrar como somos espirituais deixa de produzir efeitos. Pensemos no sentido de Mateus 6:17-18: Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, para no mostrar aos homens que estas jejuando, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. A recompensa no dada aos que publicam seu desejo espiritual. A fome de Deus para impressionar as pessoas recebeu de Jesus esta observao: .... Em verdade vos digo que j receberam a sua recompensa. (Mt 6:16) Se o que se deseja tornar pblica a espiritualidade, j se conseguiu. Todos viram. Mas Deus se mostra a quem o busca com fome autntica e sincera: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso corao. (Jr 29:13) Amar a Deus, ter fome de Deus, buscar Deus por Deus mesmo. Ter fome de Deus, no de sucesso. Ter fome de Deus, no de suas bnos. Querer Deus e no apenas ser abenoado.

CEBESP

3. DEVEMOS SER TEMENTES A DEUS O amor no exclui o temor, porque temor, aqui, no medo. reverncia. Quero salientar Neemias 5:15, quando ele se justifica porque foi honesto: Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram po e vinho, alm de quarenta ciclos de prata; at os seus moos dominavam sobre o povo, porm, eu assim no fiz, por causa do temor de Deus. O temor de Deus o levou a agir corretamente. Ele era um homem espiritual e isto se evidenciou na sua conduta. Espiritualidade no se prova com experincias encantadoras ou de xtase verbal ou atravs de gestos, mas com tica. Com muita facilidade, as pessoas que lidam com realidades espirituais se apossam delas, ao invs de se subordinarem a elas. Podemos nos acostumar tanto com Deus e com sua palavra, que deixamos de ser impactados por ele e por ela. A familiaridade leva a perder o temor.

Pgina 16 de 35

Teologia Espiritual

Ficamos to acostumados que aquelas coisas no mais nos impressionam. Se voc um lder, tome cuidado para no cair na tentao de pr-se acima do que pede do povo, porque aquilo lhe comum. Paulo nunca se deixou dominar pala familiaridade. Seus ltimos escritos, que se presumem ser as pastorais, principalmente 2 Timteo, mostram um homem profundamente consciente do impacto de Jesus na sua vida. Espiritualidade sem o temor de Deus no me parece muito consistente. A viso que Isaias teve da glria de Deus produziu nele uma sensao de temor: Ai de mim! Isto marcou sua vida. Ele se viu como pecador, sentiu-se desesperado e alcanou purificao. Isso o capacitou para uma vida de servio. A verdadeira espiritualidade, produto do temor, impede que o servio cristo seja mero ativismo e se torna um ato de culto a Deus. Sem o temor de Deus vem a leviandade. Espiritualidade implica em reverncia. 4. DEVEMOS NOS COLOCAR SOB AUTORIDADE

Esse requisito no pode ser esquecido. A espiritualidade autntica se evidencia em humildade autntica. Saber trabalhar sob liderana, acatar liderana, saber implementar projetos alheios, no reivindicar posio de mando. impressionante como que tanta gente tem uma experincia com Deus e a partir da funde seu movimento e se d a si mesmo algum ttulo superlativo, como apstolo, arcebispo, etc. Ningum se d o ttulo de lavador de ps, ou carregador de bagagem. Em nossos dias, a espiritualidade crist precisa resgatar a palavra de Jesus, em Mateus 23:11: Mas o maior dentre vs h de ser vosso servo. O termo servo hoje, tem conotao de nobreza. A espiritualidade contempornea deve se exibir em submisso a Deus, submisso a igreja. Este pr-se sob autoridade no significa servilismo, mas sim lealdade e cooperao. Quem espiritual sabe ser subordinado. Quem queira ser espiritual precisa trabalhar em cooperao. Quando no h espiritualidade, h dificuldades de se implementar relacionamentos sadios e cooperativos. Creio mesmo que muito da crise que os cristos passam em nossos dias falta de espiritualidade. H muito individualismo, reflexo do eu me basto, de auto-suficincia, atitude que no evidncia espiritualidade, conflito para saber que posio a pessoa ocupa. 5. DEVEMOS AMAR A FUNO QUE TEMOS QUE DESEMPENHAR Parece que no tem muito a ver com o que estamos tratando ou que isto seja produto da espiritualidade. Mas tem a ver e tambm causador de espiritualidade. Servi ao senhor com alegria... (Sl 100:2) diz a bblia. Nunca se pode servir a Deus por obrigao ou com o corao amargurado. E quando se faz com amor e corao, o relacionamento com Deus anda melhor, a graa flui. Inclusive para ns. Faam tudo com amor, disse Paulo (1 Co 16:14). Qualquer atividade humana pode ser feita por
Pgina 17 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

obrigao, simplesmente por sobrevivncia financeira. O servio cristo s pode ser feito com amor, mesmo que tiremos nosso sustento desta prestao de servio. Uma pessoa espiritual far a obra de Deus com amor e com alegria. Mas fazer a obra de Deus com amor e com alegria tambm produz espiritualidade. Porque traz satisfao espiritual, produz realizao, aquela sensao de se estar no lugar certo, envolvido com a causa certa. Um ministro cristo no pode se considerar apenas como um empregado de uma multinacional religiosa ou como um funcionrio de Deus. Deve se ver como algum, cujas atividades so um ato de culto. O culto, para uma pessoa que procura espiritualidade, no apenas o cumprimento de uma liturgia. toda a sua vida. O que faz para Deus no para mostrar talento a algum, mas um ato de culto a Deus. Isto ajuda a manter uma vida espiritual sadia e equilibrada. 6. NUNCA SE SATISFAZER CONSIGO MESMO Crescer fundamental. exortao bblica: Antes crescei na graa e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... (2Pe 3:18). Crescer na graa e no conhecimento de Jesus excelente. Mas devemos crescer em todas as reas. H quem cresa espiritualmente e se torna criatura humana horrorosa. No cresce como gente. So aqueles famosos santos intratveis. Santos na igreja e demnios em casa algo terrvel.

Uma pessoa que busque espiritualidade buscar melhorar seus conhecimentos, seu carter, seu jeito de tratar os outros. Tem muitas pessoas que no mudam, no evoluem. A verdadeira espiritualidade produz introspeco. Alias os grandes msticos foram introspectivos. Olhando mais para sua vida do que para a vida dos outros. H um tipo de espiritualidade casa de correo, em que o espiritual quer corrigir o mundo. Lembro-me quando se fala de mudana e chega-se seguinte concluso: Muita gente fala em mudar o mundo, mas ningum quer mudar-se a si mesmo. Voc quer ser espiritual? Procure mudar-se a si mesmo. Busque corrigir seus defeitos e no os de seus irmos. Busque crescer. Espiritualidade nunca demais e nunca se chega a ser espiritual no Mximo. Sempre se pode crescer. a busca da melhora. Se me perguntarem um dia: voc espiritual? A minha resposta seria: Tenho espiritualidade, mas ela deficiente. Precisa melhorar muito. Acredito que modelo algum que no precisa melhorar. Eu preciso melhorar muito. Se voc pode me ajudar a melhorar, ore por mim. Porque quando melhorar, se puder lhe ser til, eu o serei com alegria. A vida crist no consiste em criticas vida alheia, mas em apoio mtuo. Ajudeme e eu tentarei ajud-lo. E se crescermos em espiritualidade, o reino de Deus ser beneficiado.

CEBESP

AS DISCIPLINAS ESPIRITUAIS
Pgina 18 de 35

Teologia Espiritual

As disciplinas clssicas da vida espiritual convidam-nos a passar do viver da superfcie para o viver nas profundezas. Elas nos chamam para explorar os recnditos interiores do reino espiritual. Instam conosco a que sejamos a resposta a um mundo vazio. No devemos ser levados a crer que as disciplinas so para os gigantes espirituais e, por isso, estejam alm do nosso alcance; ou para os contemplativos que devotam todo o tempo orao e meditao. Na inteno de Deus, as disciplinas da vida espiritual so para seres humanos comuns. Na realidade, as disciplinas so mais bem exercidas no meio de nossas atividades normais dirias. No devemos pensar nas disciplinas espirituais como uma tarefa ingrata e montona que visa a exterminar o riso da face da terra. O objetivo das disciplinas o livramento da sufocante escravido ao autointeresse e ao medo. Quando a disposio interior de algum libertada de tudo quanto o subjuga, dificilmente se pode descrever essa situao como tarefa ingrata e montona. Cantar, danar e at mesmo gritar caracterizam as disciplinas da vida espiritual.

Podemos destacar que as disciplinas espirituais no so difceis. No precisamos estar bem adiantados em questes de teologia para praticar as disciplinas. A bblia chamou o povo a disciplinas tais como jejum, meditao, adorao e celebrao. E quase no deu instruo nenhuma sobre a forma de execut-las. fcil de ver a razo por que essas disciplinas eram to freqentemente praticadas e de tal modo constituam parte da cultura geral que o como fazer era conhecimento comum. As disciplinas espirituais so uma realidade interior e espiritual, e a atitude interior do corao muito mais decisiva do que a mecnica para se chegar realidade da vida espiritual. 1. DISCIPLINA DA MEDITAO Na sociedade contempornea nosso adversrio se especializa em trs coisas: rudo, pressa, e multides. Se ele puder manter-nos ocupados com grandeza e quantidade, descansar satisfeito. Freqentemente se questiona se possvel falar de meditao como sendo crist. No ela antes propriedade exclusiva das religies orientais? A meditao sempre permaneceu como uma parte clssica e central da devoo crist, uma preparao decisiva para a obra de orao, e adjunto dessa obra. Quo deprimente , para o estudante universitrio que busca conhecer o ensino cristo sobre a meditao, descobrir que h to poucos mestres vivos da orao contemplativa e que quase todos os escritos srios sobre o assunto tm sete sculos ou mais de idade. No de admirar que tal estudante se volte para o zen, para a ioga ou para a meditao transcendental. Certamente a meditao no era coisa estranha aos autores das escrituras: Sara Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde.... (Gn 24:63) Quando me lembro de ti no meu leito, e medito em ti nas viglias da noite. (Sl 63:6) Essas eram pessoas chegadas ao corao de Deus.
Pgina 19 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

Deus lhes falava, no porque elas tivessem capacidades especiais, mas porque estavam dispostas a ouvir. Os salmos praticamente cantam as meditaes do povo de Deus sobre a lei do Senhor. Os meus olhos se antecipam s viglias da noite, para que eu medite nas tuas palavras. (Sl 119:148) A meditao crist leva-nos inteireza interior necessria para que nos entreguemos livremente a Deus e tambm leva-nos percepo espiritual necessria para atacar os males sociais. H muitos outros aspectos da disciplina da meditao que poderiam ter sido proveitosamente considerados. Contudo, a meditao no um ato simples, nem pode ser completada da forma como se completa a construo de alguma coisa que estamos criando. um modo de vida. Voc estar constantemente aprendendo e crescendo medida que penetra as profundezas interiores. 2. A DISCIPLINA DA ORAO

A orao arremessa-nos fronteira da vida espiritual. A meditao introduz-nos na vida interior; o jejum um recurso concomitante, mas a disciplina da orao que nos leva obra mais profunda e mais elevada do esprito humano. A orao verdadeira cria e transforma a vida. ... a orao , sem dvida, a particularidade mais eloqente e a nota mais caracterstica da espiritualidade agostiniana, porquanto todos os seus aspectos foram exaustivamente explorados e cada uma de suas fibras foi devidamente exposta, produzindo, ao final uma verdadeira teologia da orao 21 Na verdadeira orao, comeamos a pensar os pensamentos de Deus sua maneira: desejamos as coisas que ele deseja, amamos as coisas que ele ama. Progressivamente, aprendemos a ver as coisas da perspectiva divina. Percebemos que os suplicantes que encontramos na bblia agiam como se suas oraes pudessem fazer e fizessem uma diferena objetiva. O apstolo Paulo alegremente anunciou que: Porque ns somos cooperadores de Deus.... (1Co 3:9); isto , estamos trabalhando com Deus para determinar os resultados dos acontecimentos. A verdadeira orao algo que aprendemos. Os discpulos pediram a Jesus: ... Senhor ensina-nos a orar. (Lc 11:1). Eles haviam orado a vida toda, no obstante, algo acerca da qualidade e quantidade da orao de Jesus levou-os a ver quo pouco sabiam a respeito da orao. Se a orao deles havia de produzir alguma diferena no cenrio humano, era preciso que eles aprendessem algumas coisas. A orao vista como um instrumento que tem por finalidade explorar o mximo possvel os recursos que Deus dispe. Deus apresentado como uma fonte inesgotvel de poder que colocada nossa disposio 22

CEBESP

21

CAVALCANTE, 2007, p. 364.

22

SOUZA, Ricardo Barbosa de. O Caminho da orao: ensaios sobre a trindade e a espiritualidade crist. Curitiba: Encontro, 1999. p. 155.

Pgina 20 de 35

Teologia Espiritual

O que temos que deixar bem claro que precisamos entender que a orao um processo de aprendizado. Um dos mais decisivos aspectos do aprendizado da orao pelos outros entrar em contato com Deus de sorte que sua vida e seu poder sejam canalizados para outros por nosso intermdio. Nunca deveramos complicar demais a orao. Somos propensos a isso uma vez que entendemos que a orao algo que devemos aprender. Tambm fcil ceder a esta tentao porque quanto mais complicada fazemos a orao, tanto mais as pessoas dependem de ns para aprender como faz-la. No temos que nos preocupar com o fato de que esta atividade tomar muito de nosso tempo, porque ela no toma tempo algum, mas ocupa todo o nosso tempo. No se trata de orar e depois trabalhar, orao simultnea com o trabalho. Precedemos, envolvemos e acompanhamos todo o nosso trabalho com orao. Orao e ao tornam-se inseparveis. Temos tanto que aprender, uma longa distncia a percorrer. Certamente o anelo de nossos coraes se resume no seguinte: Desejo uma vida de orao mais excelente, mais profunda, mais verdadeira. 3. A DISCIPLINA DO JEJUM.

Muitas das pessoas mencionadas na bblia jejuaram. Moises jejuou quando estava no monte Sinai (Ex 34:28). Ana jejuou quando queria ter um filho, e o pediu a Deus (1 Sm 1:7). Davi jejuou tambm em diversas ocasies (2Sm 1:12; 12:22). Toda a nao israelita jejuava no dia da expiao (Lv 23:27a). E o Velho Testamento fala de muitas outras ocasies em que se praticou o jejum 23 Em nossos dias o jejum tem sido desacreditado, tanto fora como dentro da igreja. A bblia tem tanto a dizer a respeito do jejum que faramos bem em examinar uma vez mais esta antiga disciplina. Muitos dos grandes cristos, atravs da historia da igreja, jejuaram e deram seu testemunho sobre o valor do jejum. Temos que deixar claro que o jejum no uma disciplina exclusivamente crist, todas as grandes religies do mundo reconhecem o seu mrito. Nas escrituras o jejum refere-se absteno de alimento para finalidades espirituais. O jejum bblico sempre se concentra em finalidades espirituais. Na bblia os meios normais de jejuar envolviam abstinncia de qualquer alimento, slido ou liquido, com exceo de gua. No jejum de quarenta dias de Jesus Cristo, diz o evangelista que ele nada comeu e ao fim desses quarenta dias teve fome, e satans o tentou a comer, indicando que a absteno era de alimento e no de gua. (Lc 4:2ss) Os jejuns eram convocados, tambm, em tempos de emergncia de grupo ou nacional: Tocai a trombeta em Sio, promulgai um santo jejum, proclamai uma assemblia solene. (Joel 2:15). Quando o reino de Jud foi
23

CEBESP

FALWELL, Jerry. O Jejum Bblico: Porque? Quando? Como?. Belo horizonte: Ed. Betnia, 1983. p. 7

Pgina 21 de 35

Teologia Espiritual

invadido, o rei Josaf convocou a nao para jejuar. (2 Cr 20:1-4) O jejum deve sempre centrar-se em Deus. Deve ser de iniciativa divina e ordenado por Deus. Como a profetisa Ana, precisamos cultuar em jejuns (Lc 2:37). Todo e qualquer outro propsito deve estar a servio de Deus. Como no caso daquele grupo apostlico de Antioquia, Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam devem ser declarados a um s flego. (Atos 13:2)

O jejum ajuda-nos a manter nosso equilbrio na vida. Paulo escreveu: Todas as coisas me so licitas, mas nem todas as coisas convm. Todas as coisas me so licitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma delas. (1 Co 6:12) Inmeras pessoas tm escrito sobre os muitos outros valores do jejum tais como aumento da eficcia na orao intercessora, orientao na tomada de decises, maior concentrao, livramento dos que se encontram em escravido. O jejum pode trazer avanos no reino espiritual que jamais poderiam ter acontecido de outra maneira. um recurso da graa e beno de Deus que no deve ser negligenciado por mais tempo. Agora o tempo para que todos quantos ouvem a voz de Cristo obedeam a ela. Um cristo j idoso afirmou certa vez que o jejum impede que pequenos luxos acabem se tornando necessidades para ns. O jejum um recurso pelo qual o esprito protege o corpo de ir se excedendo nos alimentos. Quando uma pessoa jejua, ela tem o corpo sob controle e assim pode realizar melhor a obra do mestre 24 4. DISCIPLINA DO ESTUDO. O propsito das disciplinas espirituais a total transformao da pessoa. Elas visam a substituir os velhos e destruidores hbitos de pensamento por novos hbitos vivificadores. Em parte alguma esse propsito visto mais claramente do que na disciplina do estudo. O apstolo Paulo nos chama ateno dizendo que: o modo de sermos transformados mediante a renovao da mente. (Rm 12:2) A mente transformada aplicando-se a ela as coisas que a transformaro. Quanto, ao mais, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai. (Fl 4:8) A disciplina do estudo o veculo bsico que nos leva a ocupar o pensamento. Muitos cristos permanecem em sujeio a temores e ansiedades simplesmente porque no se beneficiam da disciplina do estudo. Podemos afirmar que estudo um tipo de experincia em que mediante cuidadosa observao de estruturas objetivas, levamos os processos de pensamento a moverem-se numa determinada direo. Tomemos o exemplo de estudo de um livro, vemos, sentimos e, medida que o estudamos, nossos processos de pensamento assumem
24

CEBESP

FALWELL, 1983, p. 10

Pgina 22 de 35

Teologia Espiritual

uma ordem que se conforma do livro. Quando feito com concentrao, percepo e repetio, formam-se hbitos arraigados de pensamento. O que estudamos determina que tipos de hbitos devem ser formados. por isso que o apstolo Paulo insistia em que nos ocupssemos das coisas que so verdadeiras, respeitveis, justas, amveis e de boa fama.

O processo que ocorre no estudo deve distinguir-se da meditao, pois devocional; o estudo analtico. A meditao saboreara a palavra; o estudo a explicar. Embora a meditao e o estudo muitas vezes se superponham e funcionem concorrentemente, constituem duas experincias distintas. O estudo proporcionar determinada estrutura objetiva dentro da qual a meditao pode funcionar com xito. O estudo produz alegria. Como todo novato, acharemos difcil trabalhar no comeo. Mas quanto maior nossa proficincia tanto maior nossa alegria. No h estudo que no seja capaz de deleitar-nos depois de uma pequena aplicao a ele. O estudo digno de nosso mais srio esforo.

CEBESP

UMA VIRTUDE DA ESPIRITUALIDADE: AUTO NEGAO


Deus e pai todo-poderoso, nesta vida temos tido muitas lutas; dnos a fora do teu Esprito, para que possamos prosseguir, em meio ao fogo e as muitas guas com valor, e assim nos submetermos s tuas normas, para irmos ao encontro da morte sem temor, com total confiana na tua assistncia. Conceda-nos tambm que possamos suportar todo o dio e inimizade da humanidade, at termos ganho a ltima vitria e podermos chegar ao bendito descanso que teu nico filho tem adquirido para ns, por meio do seu sangue. Amm. 25 1. NO NOS PERTENCEMOS, SOMOS DO SENHOR. A lei divina contm um plano adequado e ordenado para a regulao de nossa vida. Porm, nosso pai celestial quer dirigir os homens por meio de um princpio-chave excelente. dever de todo cristo apresentar seu corpo como sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, como encontramos nas escrituras. Nisso consiste a verdadeira adorao. O princpio de santidade nos leva seguinte exortao: E no vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)
25

C ALVINO, Joo. A verdadeira vida crist. So Paulo: Novo Sculo, 2003. p. 19.

Pgina 23 de 35

Teologia Espiritual

muito importante que cada cristo tenha a responsabilidade e a conscincia de saber que precisamos estar consagrados e dedicados ao Senhor. Isso significa que pensamos, falamos, meditamos ou fazemos qualquer coisa tendo como motivo principal a glria de Deus. Lembremos que: a aquilo que sagrado no se pode aplicar usos impuros sem cometer sria injustia e agravo a Deus.

Se no nos pertencemos a ns mesmos, mas pertencemos ao Senhor, devemos fugir daquelas coisas que lhe desagradem e processar nossas obras e nossos feitos como tudo aquilo que ele aprova. Baseandonos no fato de que no nos pertencemos, teramos que aceitar que nem nossa razo nem nossa vontade deveriam guiar-nos em nossos pensamentos e aes. Se no nos pertencemos, no temos que buscar a satisfao dos apetites da nossa carne. Se no nos pertencemos, esqueamos de ns mesmos e de nossos interesses o quanto nos seja possvel. Pertencemos a Deus; portanto, deixemos de lado nossa convenincia e vivamos para ele, permitindo que sua sabedoria guie e domine todas as nossas aes. A nossa meta suprema deve ser: deixar que cada parte da nossa existncia seja dirigida por Deus. O veneno mais afetivo que leva os homens runa o fato de jactarem-se em si mesmo, no poder e na sabedoria humana. O nico caminho para sarem dessa autonegao simplesmente seguir as instrues do Senhor. A transformao de nossas vidas por meio do Esprito Santo o que Paulo chama de renovao de mente. Esse o verdadeiro princpio da vida que os filsofos deste mundo desconhecem. 2. BUSCAR A GLRIA DE DEUS IMPLICA NUMA AUTO NEGAO Na vida crist no se pode buscar os nossos prprios interesses, mas antes aquilo que compras ao Senhor e contribui para promover sua glria. H uma grande vantagem em praticamente esquecermos de ns mesmos e em deixarmos de lado todo o aspecto egosta, pois assim podemos enfocar nossa devota ateno a Deus e a seus mandamentos. O segredo da espiritualidade no est no que fazemos, mas no permitir que Deus seja a energia que nos capacita para agir. S podemos morrer para o pecado se vivermos para Deus 26 Quando entendemos as escrituras que nos diz para que descartemos todas as consideraes pessoais e egostas, no s exclui de nossas mentes o desejo de riquezas, de poder e favor dos homens como tambm faz desvanecer de nossa imaginao as falsas ambies, os apetites por glria humana e outras maldades secretas. Um cristo medira todas as
26

CEBESP

ZABATIERO, Julio. Fundamentos da Teologia Prtica. So Paulo: Mundo Cristo, 2005. p. 99.

Pgina 24 de 35

Teologia Espiritual

suas aes por meio da lei de Deus, seus pensamentos secretos estaro sujeitos sua divina vontade. Se um homem tem aprendido a depender de Deus em cada empreendimento de sua vida, estar liberto de todos os seus desejos vos. A negao de ns mesmos, que tem sido to diligentemente ordenada por Cristo aos seus apstolos desde o princpio, terminar dominando os desejos de nossos coraes. Esta negao de nos mesmos no deixar lugar para orgulho, arrogncia, vanglria, avareza, licenciosidade, amor luxria, ao luxo, ou qualquer outra coisa nascida do amor ao Eu. Sem o principio da autonegao o homem elevado indulgncia pelos vcios mais grotescos, sem um mnimo de vergonha, e se que h alguma aparncia de virtude nele, a mesma se desvanece por uma paixo desordenada que busca sua prpria glria. Desde a antiguidade se sabe que h todo um mundo de vcios escondidos na alma humana. Porm, a autonegao crist o remdio para acabar com todos. S h libertao para o homem que renuncia a seu egosmo, e cuja nica meta agradar ao senhor e fazer o que bom diante de seus olhos. 3. AUTONEGAO SIGNIFICA SOBRIEDADE, JUSTIA E DEVOO

O Apstolo Paulo nos d um breve sumrio de uma vida bem regrada quando diz a Tito: Porque a graa de Deus se manifestou, trazendo salvao a todos os homens, ensinando-nos para que, renunciando impiedade e s paixes mundanas, vivamos no presente mundo sbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperana e o aparecimento da glria do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nos remir de toda iniqidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.(Tit 2:11-14) Paulo declara que necessitamos da graa de Deus como estmulo para nossas vidas porm, para chegarmos a uma verdadeira adorao, devemos nos despojar dos seguintes obstculos: a falta de devoo qual estamos fortemente inclinados, como tambm da concupiscncia da carne que nos angustia e nos aflige. A falta de piedade e devoo no s d lugar s supersties como tudo aquilo que impede o santo temor de Deus. As concupiscncias mundanas representam ou simbolizam as afeces carnais. Ao mesmo tempo Paulo nos exorta a deixarmos de lado nossos desejos anteriores, os quais esto em conflito permanente com as duas tbuas da lei, e que renunciemos a todos os ditados de nossa prpria razo e vontade. O apstolo resume todas as aes da nova vida em trs grupos: sobriedade, justia e piedade. Sem dvida nenhuma a sobriedade significa castidade e temperana, como tambm o uso puro e cuidadoso das bnos temporais, incluindo a pacincia na pobreza. A retido inclui todos os deveres da justia, de modo que cada homem receba o que lhe devido. A piedade nos separa da contaminao do mundo e, por meio da
Pgina 25 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

verdadeira santidade, nos une a Deus. Viver em comunho o lado positivo da autntica vida espiritual, a exortao que pode ser traduzida como viver em amizade, viver a hospitalidade 27 Quando as virtudes da sobriedade, justia e piedade esto firmemente unidas, produzem uma absoluta perfeio. Nada mais fcil do que deixar de lado os pensamentos carnais, submeter e renunciar a nossos falsos apetites, e consagrarmo-nos a Deus e a nossos irmos, vivendo assim uma vida de anjos num mundo de corrupo. Para livrar nossas mentes de todo engano, Paulo chama nossa ateno para a esperana de uma bendita imortalidade; ele nos anima, para que saibamos que nossa esperana no em vo. 4. A VERDADEIRA DEMAIS HUMILDADE SIGNIFICA RESPEITO PELOS
CEBESP

A espiritualidade solidria , portanto, a renovao permanente da comunidade eclesial adoradora, hospitaleira e missionria 28 Quando a escritura ordena a conduzir-nos de tal maneira para com nossos semelhantes, de modo a darmos preferncia aos demais antes que a ns mesmos, nos est dando um mandamento de tal envergadura que no podemos receb-lo, a menos que primeiro sejamos curados de nossa natureza pecaminosa. Se Deus tem derramado sobre ns um dom excelente, e se, porm, imaginamos que ele mesmo se deve a nosso prprio mrito, acabaremos insuflados de orgulho. Todos ns estamos cheios de vcios que escondemos dos demais cuidadosamente, e nos enganamos pensando que so coisas pequenas e triviais, tanto quanto s vezes os estimamos como verdadeiras virtudes. Se os mesmos talentos que admiramos em ns mesmos (ou ainda melhores) os vemos em nosso prximo, com toda malignidade os depreciamos e os temos em pouco-caso, para assim no termos que reconhecer a superioridade de nossos semelhantes. Para poder viver de maneira feliz, temos que arrancar de nosso corao os maus pensamentos e desejos de falsa ambio e amor prprio desde as mesmas razes. Se prestarmos ateno s instrues das escrituras, observaremos que nossos talentos no nos pertencem, mas que so dons que o senhor nos d em sua graa infinita. Se nos orgulharmos de nossos talentos, estamos sendo ingratos para com Deus. : Pois quem tem diferena? E que tens tu que no tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se no o houveras recebido? (1 Co 4:7) Devemos observar e sermos conscientes de nossas falhas, de modo verdadeiramente humilde. Fazendo assim, no nos encheremos de orgulho, do contrrio, teremos grandes razes para nos sentirmos abatidos.
27

ZABATIERO, 2005, p. 101. ZABATIERO, 2005, p. 106.

28

Pgina 26 de 35

Teologia Espiritual

Por outro lado, quando vemos algum dom de Deus em outra pessoa, no devemos estimar somente o dom, mas tambm, o seu possuidor, pois seria uma maldade de nossa parte roubar de nosso irmo a honra que lhe tem sido dada por Deus. Tem-nos ensinado a passar por alto as falhas dos demais, mas no a foment-las por meio da adulao. Nunca deveramos injuriar a outros por suas faltas, pois nosso dever mostrar amor e respeito para com todos. Nunca chegaremos verdadeira humildade de nenhum outro modo que no seja humilhando-nos e honrando nosso prximo do mais profundo dos nossos coraes. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honras uns aos outros (Rm 12:10); no olhe cada um somente para o que seu, mas cada qual tambm para o que dos outros (Fil 2:4). 5. NO H FELICIDADE SEM A BENO DE DEUS

Vamos analisar de forma mais detalhada esse aspecto de autonegao em sua relao com Deus. Precisamos entender como esse aspecto pode nos tornar agradveis e pacientes. A bblia diz, em Deuteronmio 28 que, se obedecermos a Deus inmeras bnos viro e nos alcanaro. As bnos divinas so dadas de acordo com sua livre e espontnea vontade de Deus, podemos ter certeza dos cuidados do Senhor 29 As escrituras chamam nossa ateno para o fato de que, se desejamos sossego e tranqilidade em nossas vidas, temos que render a ns mesmos e tudo que temos vontade de Deus. Ao mesmo tempo, posto que nosso salvador e senhor de nossas vidas, deveramos render-lhe todos os nossos afetos. Nossa natureza carnal, em sua forma natural, desenfreada e cobiosa, anela as riquezas e o poder, a honra e a vaidade, e tudo aquilo que enche nossa existncia de uma pompa vazia e intil. Os cristos devem ter sempre em mente o fato de que tudo que compreende e rodeia nossa vida, depende nica e exclusivamente da beno do senhor. s vezes pensamos que podemos alcanar facilmente as riquezas e as honras com nossos prprios esforos, ou por meio do favor dos demais; porm, tenhamos sempre presente que estas coisas no so nada em si mesmas, e que no podemos abrir caminho por nossos prprios meios, a menos que o senhor queira nos prosperar. Por outro lado, essa bno nos abrir o caminho para que sejamos prsperos, felizes, no importando as diversidades que possam vir. Ainda que sejamos capazes de obter certa medida de bem-estar e fama sem a bno divina, como sucede com muitas pessoas mundanas, vemos que essas pessoas esto sob a ira de Deus. Portanto, no podem desfrutar
29

CEBESP

BEZERRA, 2001, p. 47.

Pgina 27 de 35

Teologia Espiritual

da menor partcula de felicidade. No podemos obter nada sem a bno divina e, ainda, se pudssemos consegui-lo, acabaria sendo uma calamidade para nossas vidas.
CEBESP

6. O SENHOR JUSTO EM TODOS OS SEUS ATOS

No o nico caso em que os crentes deveriam ser pacientes e temerosos a Deus, pois necessrio viver desta forma em todas as circunstncias da vida. No h ningum que tenha se negado a si mesmo corretamente, a menos que esteja rendido totalmente ao senhor e queira deixar cada detalhe de sua existncia em suas mos. Se temos esta predisposio mental, as coisas que nos sucedem jamais faro nos sentir abandonados nem tampouco acusaremos a Deus por nossa sorte. No existe experincia humana que se assemelhe comunho com Deus. Estar na presena do criador de todas as coisas um sentimento indescritvel. O Deus grande e poderoso deseja estar junto obra de suas mos, e quer se relacionar e compartilhar os sentimentos e os segredos do seu corao com um servo humilde e disposto a prender e a conhecer mais do seu mestre 30 O cristo fiel. Ainda que em meio a circunstncias adversas, meditar nas misericrdias e nas bondades paternais de Deus. Se sabemos que qualquer coisa que nos ocorra ordenada por Deus, a receberemos com um corao agradecido, no sendo culpveis de resistir orgulhosamente os desgnios do senhor, a quem uma vez ns temos encomendado juntamente com tudo que possumos. Longe estar do corao dos cristos aceitar o tolo e distorcido consolo dos filsofos pagos, que tentam se endurecer contra as adversidades, culpando a si mesmos da sorte e do destino. Os tais consideram que estar desgostoso com a poro que nos toca uma loucura, porque existe um poder cego e cruel no mundo que afeta a todos, dignos e indignos. O princpio da devoo que s Deus o guia e governador supremo, tanto na prosperidade como na adversidade, e que nunca se precipita, mas, antes, distribui todo bem e todo mal com a mxima justia e equidade. Assim ns, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de gerao em gerao publicaremos os teus louvores. (Salmos 79:13)

30

BEZERRA, 2001, p. 48.

Pgina 28 de 35

Teologia Espiritual

CEBESP

TEOLOGIA PARA A FORMAO ESPIRITUAL


possvel que algum dedique toda a sua vida ao estudo e ao conhecimento de Deus, lendo, pensando, escrevendo e ensinando, e no tenha nenhuma experincia real com Deus? Nenhum sentimento da presena de Deus? possvel que um cristo tenha experincias carismticas com Deus e mesmo assim no tenha nenhuma relao pessoal com Ele? 31 Talvez poderamos responder que essa pessoa no teve uma converso genuna, ou no um crente verdadeiro. Existem alguns irmos dentro das igrejas que tm se envolvido muito na igreja, tem trabalhado na igreja, tem participado talvez h muito tempo, mas descobrem que no vivenciaram experincias sinceras de Espiritualidade e que diante de experincias novas elas chegam concluso de que no conhecem de maneira verdadeira a Deus. 1. O HOMEM, UM SER COMUNITRIO A obsesso pela experincia pessoal como nico caminho vlido para o conhecimento de Deus tem levado os cristos a perderem de vista o lugar e o significado da relao pessoal na espiritualidade crist 32 Por que precisamos de igreja? Para que preciso de uma igreja? Ser que o que eu experimento nela, eu no conseguiria experimentar em outro lugar? Ser que no me tornei dependente eclesistico, daqueles que, por no saberem conviver consigo mesmos, por terem medo da solido, precisam da comunidade? Como seria a nossa resposta? Seria uma resposta teolgica ou existencial? A minha resposta seria mais existencial do que teolgica. Podemos afirmar que a igreja um grande mistrio? O apstolo Paulo se refere igreja como um mistrio. Quando fala sobre o mistrio da relao conjugal, o compara com o grande mistrio que tambm a relao de Cristo com a sua igreja: Grande este mistrio, mas eu me refiro a Cristo e igreja. O primeiro passo para compreender essa relao, como tambm para compreender o matrimnio, saber aceitar o mistrio, acolher aquilo que no conseguimos dominar ou decifrar completamente. Ainda assim,
31
32

SOUZA, Ricardo Barbosa de. O caminho do corao. Curitiba: Encontro, 1996. p. 15. SOUZA, 1996, P. 145.

Pgina 29 de 35

Teologia Espiritual

precisamos buscar compreender, a partir da revelao, o mistrio da igreja. A igreja no simplesmente uma instituio, um clube, um lugar que ns escolhemos e cujas regras nos determinamos. A igreja, antes de tudo, um lugar sagrado, que pertence a Deus e para o qual fomos chamados.

O princpio do qual surge um clube o prprio gosto, mas o princpio sobre o qual se funda a igreja a obedincia ao chamado de Deus, assim como vemos no evangelho de Mateus 4:21-22, que diz: ... e os chamou. Estes deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. No somos ns que escolhemos a igreja, Deus quem nos escolhe, chama, vocaciona e envia. A participao na igreja implica em deixar do lado de fora meus pensamentos e caminhos para me converter e aceitar os caminhos e pensamentos de Jesus Cristo. Para os pais da igreja, uma questo relevante que tomou muito tempo de reflexo nos primeiros sculos do cristianismo no era se Deus existe ou no; este assunto j estava resolvido. A questo fundamental para eles era: uma vez existindo, como que ele existe? Uma vez que fomos criados imagem e semelhana de Deus, essa questo era, de fato, fundamental para compreender tanto a ns como prpria igreja. Alguns pastores e telogos como Incio de Antioquia, Irineu e depois Atansio procuraram se aproximar dessa questo, no sob a influncia dos gnsticos daquela poca, que apresentavam um Deus distante e separado do mundo e dos homens, mas atravs da experincia comunitria. Essa experincia mostrou para eles que o ser de Deus s pode ser conhecido atravs de relacionamentos pessoais e do amor pessoal. Ser significa vida e vida significa comunho. Em outras palavras, o ser de Deus um ser em relao, em permanente comunho. A comunho existe a partir de Deus, ele quem a revela. No um resultado de tcnicas e estruturas (que nos homens colocamos ou aprendemos) que promovem os relacionamentos, mas Deus mesmo a causa da comunho. A bblia nos revela Deus como uma trindade, trs pessoas distintas, Pai, Filho e Esprito Santo. O verdadeiro ser uma pessoa livre, uma pessoa que livremente ama, que livremente afirma sua identidade numa comunho com outra pessoa. Podemos afirmar que cremos num Deus nico porque cremos numa comunho to perfeita de amor e entrega que no vemos trs, mas um nico e indivisvel Deus em quem a comunho precede e determina o ser. O conhecimento de Deus s possvel a partir da compreenso e aceitao dessa comunho, pelo fato de ele mesmo no existir fora dela. Jesus disse na sua palavra: Ningum sabe quem o filho, seno o Pai; e tambm ningum sabe quem o Pai, seno o Filho, e aquele a quem o filho o quiser revelar. Se no entendermos a comunho no ser trinitrio de Deus, no podemos conhecer a Deus. Como cristos devemos reconhecer a necessidade imperativa que temos da comunho do corpo de Cristo.

Pgina 30 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

a) Precisamos de igreja porque a vida crist relacional. Na comunho crist, tudo depende de que cada pessoa se transforme num elo indispensvel de uma corrente. A corrente ser inquebrvel s quando o menor elo engrenar com firmeza tambm. Uma comunidade que tolera a existncia de membros que no so aproveitados ir runa atravs deles. Ser, pois, conveniente que cada pessoa receba uma tarefa determinada dentro da comunidade, para que, em momentos de dvida, saiba que tambm ela no intil e inaproveitvel 33
CEBESP

Pode-se afirmar que precisamos de igreja porque a partir do ministrio da comunho crist que vemos que a vida crist basicamente relacional, a converso do indivduo em pessoa diante de Deus. O indivduo o ser que pensa em si mesmo, que se realiza a partir de suas prprias conquistas, que interpreta a liberdade como autonomia e que rejeita tudo o que vem de fora como sendo menos real e verdadeiro. As virtudes crists nunca so experimentadas solitariamente, s podem ser provadas em comunho, na relao com um outro. Humildade, mansido, perdo, generosidade, justia, gratido, alegria, domnio prprio, jamais sero experimentados pelo indivduo, mas pela pessoa em comunho. No ser de Deus no h nada que seja experimentado ou realizado individualmente, solitariamente; tudo experimentado e realizado em comunho, na participao de um no outro e com o outro. Tambm ns somos chamados comunho com Deus por meio do seu filho, e esta comunho se horizontaliza na mesa da eucaristia, onde juntos comemos do po e bebemos do clice, participando da vida e morte do Senhor e anunciado-a na comunho da igreja at que ele venha. b) Precisamos de igreja porque na comunho h relacionamentos. Tambm podemos afirmar que: precisamos da igreja porque a comunho que nos permite ter um conhecimento mais real e objetivo sobre ns mesmos. No h conhecimento fora dos relacionamentos. Penso que a dificuldade que muitos encontram para viver em comunho porque ela revela nossas feridas, medos, pecados, ansiedades e toda sorte de ambigidades. na comunho com Deus, famlia e igreja que entro em contato com a realidade de quem sou. Podemos constatar facilmente que os cristos, hoje em dia, esto separando sua vida familiar e pessoal das atividades no corpo de Cristo, bem como do seu relacionamento com Deus. Existe uma diferena muito grande entre o que a pessoa demonstra ser na igreja e o que ela realmente em sua casa, em seu relacionamento com seus familiares 34 Como membros do corpo de Cristo, preciso da famlia e da igreja, preciso da comunho pessoal para preservar-me cristo e humano. Se as pessoas
33

BONHOEFFER, Dietrich. Vida em Comunho. So Leopoldo: Sinodal, 1997. p. 73. BEZERRA, 2001, p. 97.

34

Pgina 31 de 35

Teologia Espiritual

rejeitam a comunho por ach-la chata, enfadonha, complicada, porque ainda resistem ao amor, entrega e ao encontro real consigo mesmas. somente na comunho que experimentamos a aceitao das diferenas e o caminho do sacrifcio e da renncia. nesta dinmica da comunho, na superao do egosmo, na aceitao do outro, que eu me encontro comigo na presena de Deus. Fora de um relacionamento pessoal no h conhecimento objetivo de ns mesmos. Mas a relao entre a pessoa e a igreja determinada pelo relacionamento entre a pessoa e Cristo. O ser nova criatura em Cristo provar o poder de uma nova humanidade que se realiza na experincia da comunho. 2. ALIANA OU CONTRATO PRINCPIO BBLICO PARA NOSSOS RELACIONAMENTOS

Podemos afirmar que: a partir daqui para frente no ser o amor que sustentar o casamento, mas o casamento sustentar o amor. Com esta afirmao no estamos diminuindo o lugar do amor na relao conjugal, muito pelo contrrio, estamos afirmando ao propor algo que desse ao amor uma consistncia maior, uma fonte que o alimentasse e protegesse dos vendavais e turbulncias que conspiram contra ela. Sabia que nossos afetos so freqentemente atingidos por diversas situaes que abalam aquilo que um dia consideramos inabalveis. So situaes que envolvem as mudanas naturais da vida, processos de crescimento e amadurecimento emocional que sempre trazem consigo suas crises, conflitos e dvidas. preciso que algo maior do que nosso sentimento nos ajude a superar as dificuldades e limitaes impostas pelos caminhos naturais do crescimento e pelas mais diversas formas de seduo a que somos submetidos todos os dias, a fim de experimentarmos novas possibilidades de amor e amizade. Quero mencionar dois modelos de relacionamento que, de uma forma ou de outra, definem a base do nosso vnculo: O primeiro: vamos cham-lo de modelo de relacionamento contratual e o segundo: de modelo de relacionamento de aliana. a) Modelo de relacionamento contratual. o mais comum, o que melhor define as formas dos nossos relacionamentos. a partir do contrato que as instituies, naes e mesmo pessoas estabelecem seus acordos. Cada parte envolvida expe as condies que julga necessrias para que as bases do convvio sejam definidas e, sobre elas, os relacionamentos possam acontecer. Quando uma das partes quebra o contrato, no cumpre com o que foi estabelecido, as relaes ficam prejudicadas e, muitas vezes, so rompidas. Nem sempre as bases do acordo so claras ou explicitas, mas elas esto l, como que numa agenda secreta carregada de expectativas no reveladas. O contrato por natureza exige regras. O problema que nos relacionamentos humanos
Pgina 32 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

essas regras, na maioria das vezes, no so claras. Se, por exemplo, eu vou me consultar com um mdico ou advogado, as expectativas dele e minhas so relativamente claras; eu pago e espero que seja diagnosticado e solucionado o meu problema. J numa relao de amizade ou conjugal, as expectativas no so sempre claras, nem sempre um recebe o que espera do outro; da surgem os conflitos, as frustraes e as decepes que colocam em risco amizades e casamentos. Nas relaes contratuais as regras precedem o amor e definem as condies para que ela exista; em outras palavras, o amor neste modelo, sempre uma experincia condicional. Desde cedo ouvimos e aprendemos esta equao: Se voc se comportar direito, tirar boas notas, obedecer aos pais e mestres, ento ser amado.

b) Modelo de relacionamento de aliana. Este o modelo relacional da aliana, que o modelo bblico e que demonstra a forma como Deus se relaciona conosco. A aliana no estabelece nenhuma condio ou exigncia para o amor, porque o amor precede qualquer regra ou mandamento. Antes de dar os mandamentos a Israel, Deus chama Moiss e afirma perante ele seu amor para com o povo e prope uma aliana. A base dessa aliana o amor incondicional e unilateral de Deus. A narrao dos mandamentos comea assim: Eu o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. Primeiro Deus afirma seu amor na historia da redeno e, a partir da, ele apresenta os mandamentos. Na aliana o amor precede os mandamentos. No existe se no modelo da aliana, porque os mandamentos de Deus no so exigncias do seu amor, mas nossa resposta ao amor de Deus. Ele no afirma: Vou te amar se..., mas sim: Eu amo, independente de qualquer condio. Muitas vezes Israel prostituiu-se e foi seduzido a servir a outros deuses; no entanto, Deus permaneceu fiel sua aliana para com Israel, virando o mundo de pernas para o ar, levantando reis inquos e naes pags para servirem de instrumento do seu amor-ira para trazer Israel de volta. O amor de Deus maior do que nosso pecado, que nossa rebeldia. Ele permanece vivo e apaixonado, mesmo quando no encontra nenhuma resposta. Isto aliana. No contrato, os mandamentos precedem o amor; na aliana, o amor que precede os mandamentos. Obedecemos a Deus, no como condio para sermos amados por ele, mas como resposta pessoal e incondicional ao seu amor por ns. No contrato afirmamos: se voc guardar os mandamentos, cumprir fielmente com suas obrigaes, a ento Deus o amara e o abenoara. Na aliana, Deus ama, independente de qualquer obrigao, porque na aliana as obrigaes do amor no so exigncias do amor, mas respostas apaixonadas de quem se sente amado incondicionalmente. A aliana o modelo relacional em que podemos crescer emocional e espiritualmente. Quando nos apresentamos perante o altar e fazemos os votos matrimoniais, no dizemos: Vou te amar se..., mas: Vou te amar
Pgina 33 de 35

CEBESP

Teologia Espiritual

na sade e na doena, na riqueza e na pobreza, at que a morte nos separe. A aliana nos torna mais relacionais e aponta para uma forma de amor que supera as expectativas narcisistas e nos conduz ao amor paciente, amor generoso, amor verdadeiro, amor sofredor, amor esperana.

assim que Deus se relaciona conosco: a aliana feita pelo sangue de seu filho Jesus Cristo determina seu amor eterno pessoal e incondicional. Nas relaes contratuais, o imperativo : obedea, cumpra com sua parte do contrato, ento eu o amarei. Na relao determinada pela aliana, o imperativo : eu te amo, portanto guarda os meus mandamentos. Como marido ou pai, as minhas obrigaes no so condies do amor, mas respostas do meu amor. Na aliana, as obrigaes do amor no so condies para o amor. a partir da aliana que aprendemos a nos relacionar, a reconhecer o valor e o significado dos votos e a buscar um modelo que transcenda as limitaes do nosso egosmo e nos leve a amar como Deus, em Cristo nos ama.

CEBESP

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BEZERRA, M. Ccero. Conversas sobre Espiritualidade. Belo Horizonte: Betnia, 2001. CALVINO, Joo. A verdadeira Vida Crist. So Paulo: Novo Sculo, 2003. CAVALCATE, Ronaldo. Espiritualidade Crist na Histria: Das origens at Santo Agostinho . So Paulo: Paulinas, 2007.

Pgina 34 de 35

Teologia Espiritual

FOSTER, Richard J. Celebrao da Disciplina: O Caminho do Crescimento Espiritual . So Paulo: Vida, 1983. LIBANIO, J. B. MURAD, Afonso, Introduo Teologia: Perfil, enfoques, tarefas. So Paulo: Ed. Loyola, 2005.

LOVELACE, Richard F. Teologia da Vida Crist: As Dinmicas da Renovao Espiritual . So Paulo: Shedd Publicaes, 2004. SOUZA, Ricardo Barbosa. O Caminho do Corao: Ensaios sobre a Trindade e a Espiritualidade Crist . 3a. Ed. Curitiba: Encontro, 1999. ______, Janelas para a Vida: Espiritualidade do Cotidiano . Curitiba: Encontro, 1999. STEUERNAGEL, Valdir R. (Org.). A Misso da Igreja. Belo Horizonte: Misso Editora, 1994.

Pgina 35 de 35

CEBESP

S-ar putea să vă placă și