Sunteți pe pagina 1din 11

Sermo contra as armas de Holanda, pregado em 1649, na Igreja de N S da Ajuda da Baa, a finalizar um oitavrio de preces, a pedir o auxlio divino.

"Olhai Senhor, que j dizem. J dizem os hereges insolentes com os sucessos prsperos, que vs lhes dais, ou permitis; J dizem que porque a sua, que eles chamam Religio, a verdadeira, por isso Deus os ajuda, e vencem; ... e porque a nossa errada, e falsa, por isso nos desfavorece, e somos vencidos. Assim o dizem, assim o pregam, e ainda mal porque no faltar quem os creia. (...) Oh! no permitais tal, Deus meu, no permitais tal, por quem sois. Eu no o digo por ns, que pouco ia em que nos castigsseis: no o digo por o Brasil, que pouco ia em que o destrusseis: por vs o digo, e pela honra do vosso Santssimo Nome que to imprudentemente se v blasfemado."

Sermo dos Bons Anos, pregado por Vieira na Capela Real, a 1 de Janeiro de 1642. "O que est feito, o que se v, o que se apalpa, necessita de f? Algumas vezes sim; porque sucedem casos no mundo, como este de que Cristo falava, to novos e inauditos... sucedem cousas to raras, to prodigiosas...e por meios de proporo to desigual, e muitas vezes to contrrios ao mesmo fim, que, ainda depois de vistas com os olhos, ainda depois de experimentadas com as mos, no basta a evidncia dos sentidos para as no duvidar, necessrio recorrer aos motivos da f para lhes dar crdito: (...). Tais considero eu os sucessos nunca imaginados do nosso Portugal, que, como excessivamente nos acreditam, assim excedem todo o crdito."

Sermo a Santa Teresa, pregado em 15 de Outubro de 1654, na Igreja do Colgio dos Jesutas da Ilha de S. Miguel, nos Aores, em cujos mares Vieira, de viagem para Lisboa, sofrera um naufrgio.

"Mui ingrato seria eu, e serei a Deus se assim o no confessara, e assim o no confessar toda a vida, e toda a eternidade. A quem aconteceu jamais depois de virado o navio, e depois de estarem todos fora dele sobre o costado, ficar assim parado e imvel por espao de um quarto de hora, sem a fria dos ventos o descompor, sem o mpeto das ondas o soobrar, sem o peso da carga e da gua, de que estava at o meio alagado, o levar a pique; e depois dar outra volta para a parte contrria, e pr-se outra vez direito, e admitir dentro em si os que se tinha tirado fora ? Testemunhas so os anjos do Cu, cujo auxlio invoquei naquela hora, e no o de todos, seno daqueles somente que tm sua conta as almas da gentilidade do Maranho. Anjos da guarda das almas do Maranho, lembrai-vos que vai este navio buscar o remdio e salvao delas. Acalmada a tempestade, apanharam os holandeses o carregamento de acar e despejaram-nos, a ns, na ilha Graciosa, dos Aores e, dali passamos para a de S. Miguel. Acaso e bem acaso aportei s praias desta ilha; acaso e bem acaso entrei pelas portas desta cidade; acaso e bem acaso me vejo hoje neste plpito. Por certo que no foi to grande a tempestade de Jonas, como a em que eu e os companheiros nos vimos. O navio virado no meio do mar, e ns fora dele pegados ao costado, chamando a gritos pela misericrdia de Deus, e de sua Me. No apareceu ali baleia que nos tragasse, mas apareceu (no menos prodigiosamente naquele ponto) um desses monstros marinhos que andam infestando estes mares: ele nos tragou, e nos vomitou depois em terra."

Sermo do Domingo das Verdades, domingo da Paixo de 1654, pregado na Matriz do Maranho. "Este povo, esta repblica, este estado, no se pode sustentar sem ndios. Quem nos h-de ir buscar um pote de gua ou um feixe de lenha? (...) torno a dizer que sim: que vs, que vossas mulheres, que vossos filhos, e que

todos ns nos sustentssemos de nossos braos; porque melhor sustentar do suor prprio, que do sangue alheio. Ah fazendas do Maranho, que se esses mantos e essas capas se torceram, haviam de lanar sangue." Sermo do 4 Domingo da Quaresma de 1657, pregado na Igreja Matriz de S. Luis do Maranho. "O sermo de hoje todo ser do corpo, e para o corpo. Nos passados tratamos de como havemos de alcanar os bens espirituais; hoje ensinaremos como se ho-de alcanar, e ainda acrescentar os temporais. A maior penso com que Deus criou o homem, foi o comer. Lanai os olhos por todo o mundo, e vereis que todo ele se vem a resolver em buscar o po para a boca. Que faz o lavrador na terra, cortando-a com o arado, cavando, regando, mondando, semeando? Busca po. Que faz o navegante no mar, iando, amainando, sondando, lutando com as ondas, e com os ventos? Busca po. O estudante nas universidades, tomando postilas, revolvendo livros, queimando as pestanas? Busca po. Em buscar po se resolve tudo, e tudo se aplica a o buscar."

Sermo pregado na Igreja do Colgio dos Jesutas do Maranho. "No h terra mais dificultosa de governar que a ptria, nem h mando mais mal sofrido, nem mais mal obedecido, que o dos iguais. Fulminar raios, estremecer o mundo com troves, escalar torres, derrubar casas, matar homens, tudo muito fcil ao poder, em quem abusar dele. Domar feras, amansar rebeldias, e reduzir a que vivam conforme a razo os que por natureza e costume no tm uso dela, esta a dificuldade grande em toda a parte, e na terra em que estamos maior que em nenhuma outra. Menos h de cinquenta anos que nesta terra se no conhecia o nome de rei, nem se

tinha ouvido o de lei: e que dificuldade ser fazer obedecer e guardar nelas as leis dos reis? Desde o mesmo tempo se sustentam os que a conquistaram, no dos pastos dos animais domsticos, seno da caa e montaria de homens, e que dificuldade ser maior ainda manter em paz e justia os que s se mantm da guerra injusta?"

Sermo de Santo Antnio aos peixes, pregado no Maranho, a 13 de Junho de 1654. "Mas j que estamos nas covas do mar, antes que saiamos delas, temos l o irmo polvo, contra o qual tm suas queixas, e grandes. (...) O polvo com aquele seu capelo na cabea, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele no ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansido. E debaixo desta aparncia to modesta, ou desta hipocrisia to santa, testemunham constantemente os dois grandes doutores da igreja, o grego S. Baslio e o latino Santo Ambrsio, que o dito polvo o maior traidor do mar. (...) Oh grande louvor verdadeiramente para os peixes, e grande afronta e confuso para os homens!"

Sermo de Santa Catarina, pregado por Vieira na Capela da Universidade de Coimbra, enquanto decorria o seu processo no Tribunal do Santo Ofcio.

"Se eu pregara onde agora me no querem ouvir, no deixara de representar aos reis ou a seus ministros o exemplo nunca assaz louvado de Baltazar, e o prmio que tirou Daniel da verdade e constncia com que lhe interpretou as suas letras.

Baltazar viu escritas na parede trs palavras: Man , Tcel, Fres. Chamaram o profeta Daniel que as interpretou: Deus contou os dias do teu reinado e pslhe termo; pesou as suas obras e achou-as faltas de peso; e dividiu o teu reino. Assim te fala Deus, disse o profeta. que estes hereges das leis so os aplaudidos de letrados, e os reputados por doutos; e pelo contrrio os que defendem a razo e pugnam pela verdade, ficam tidos por idiotas e ignorantes."

Sermo da 3 quarta-feira da Quaresma, pregado na Capela Real, em 1651. "Se os vossos servios so mal premiados, baste-vos saber que so bem conhecidos. Que importa que subais mal consultados dos ministros, se estais bem julgados da fama? Que importa que sasses escusado do tribunal, se o tribunal fica acusado. (...) Se serviste a ptria, que vos foi ingrata, vs fizestes o que deveis, ela o que costuma. O servo no recebe utilidade do seu servio, porque obrigado a servir: e assim h-de servir quem serve generosamente. (...) Quem fez o que devia, devia o que fez; e ningum espera paga de pagar o que deve. Se servi, se pelejei, se trabalhei, se venci, fiz o que devia ao rei, fiz o que devia ptria, fiz o que me devia a mim mesmo: e que se desempenhou de tamanhas dvidas, no h-de esperar outra paga. (...) Quem mais , e mais pode, mais deve. Os reis podem dar ttulos, rendas, estados; Mas nimo, valor, fortaleza, constncia, desprezo da vida, e as outras virtudes de que se compe a verdadeira honra, no podem. (...) Lembre-se o capito e soldado famoso de quantos companheiros perdeu, e morreram nas mesmas batalhas, e no se queixam. Os que morreram, fizeram a maior fineza, porque deram a vida por quem lha no pode dar. Se no beijaste a mo real pelas mercs, que vos no fez, beijai a mo da vossa espada, que vos fez digno delas. (...) Se o soldado se v despido, folgue de descobrir as feridas, e de envergonhar com elas a ptria, (...) Ai, que pretende aquele conselho! Ai, que pretende aquele governo! Ai, que se alcana

o que o pretende, se vai ao Inferno! Pretende o Brasil? se vai ao Brasil, perdese; pretende Angola? se vai a Angola, condena-se; pretende a ndia? se passa o Cabo da Boa Esperana, l vai a esperana da sua salvao."

Sermo de Santo Antnio, em Roma, na Igreja de Santo Antnio dos Portugueses, em 13 de Junho de 1670.

"Sem sair da ptria ningum pode ser grande. (...) Assim o fez o grande esprito de Antnio, e assim era obrigado a o fazer, porque nasceu portugus . Uma cousa em que h muito tempo tenho reparado, so os dous empregos que Cristo fez dos trinta dinheiros por que foi vendido . O primeiro emprego foi comprar um campo para enterro dos peregrinos. O segundo emprego foi esmaltar com os mesmos trinta dinheiros o escudo das armas de Portugal. Notveis empregos! E que proporo tem o escudo de Portugal com o enterro dos peregrinos, para que o preo de um seja esmalte do outro? Grande proporo. Quis Cristo que o preo da sepultura dos peregrinos fosse o esmalte das armas dos Portugueses, para que entendssemos que o braso de nascer portugus era obrigao de morrer peregrino: ... com as armas nos obrigou Cristo a peregrinar, e com a sepultura nos empenhou a morrer. Mas se nos deu o braso que nos havia de levar da ptria, tambm nos deu a terra que nos havia de cobrir fora dela. Nascer pequeno e morrer grande, chegar a ser homem. Por isso nos deu Deus to pouca terra para o nascimento, e tantas para a sepultura.

Primeiro Sermo das 5 Pedras da Funda de David, na Capela do Palcio da Rainha Cristina, da Sucia, em Roma, a 14 de Fevereiro de 1674.

"Mirabile fu Davide nell'arpa e mirabile nella fionda: coll'arpa cacciava i demoni, con la fionda ammazzava giganti (...) Queste sono, signori miei, le due azioni o le due scene di questo nostro gran teatro: arpa e fionda, coro e pergamo,

musica e predica; amendue all'istesso fine. La musica, come arpa di Davide, non solo per ricreare i sentimenti: per cacciar via dal cuore di Saule lo spirito malo che, come padre della discordia, ancor per antipatia naturale nemico della consonanza. La predica, come fionda di Davide, non per giuoco o per tirar all'aria: per ferire, per uccidere, per gettar ai piedi di Dio i suoi nemici, e tanto pi quanto pi grandi. Dividendo dunque il teatro e cedendo a ciascheduno l'instromento che gli appartiene, ai musici lascio io l'arpa e per me prender la fionda. Spiriti Romani e generosi, Se volete statua nel Campidoglio, o di questo o dell'altro mondo, sappiate che ognuno in capo suo porta la miniera dei metalli: se vi conoscerete come, tutta la statua sar di creta; se vi conoscerete come cuorpo, anima tutta la statua sar d'oro. Conoscetevi nobilmente e questo basta. Anime, anime, anime, vivete da anima! Se conoscete che l'anima ragionevole, governi la ragione e non l'appetito; se conoscete ch' immortale, " despreciate todo". Maiest i Signora, chi parla ogni lingue nulla parla bene: (e corrigindo) "dispreggiate tutto" quello ch' terra; se, finalmente, connoscete ch' divina, amate, servite, lovate e aspirate a Dio solo.

Traduo Admirvel foi David na harpa, e admirvel na funda: com a harpa afugentava demnios, com a funda derrubava gigantes (...) . Tais so hoje as duas aces, ou verdadeiramente as duas cenas deste grande teatro: harpa e funda, coro e plpito, msica e sermo. A msica como a harpa de David, no s para recrear ou divertir os sentidos, seno para lanar do corpo e alma de Saul o esprito mau, que como pai de discrdia, ainda por antipatia natural inimigo de toda a conscincia. O sermo como funda de David, no para fazer tiro ao ar, ou espantar com o estalo; para ferir, para derribar, para prostrar aos ps de Cristo seus contrrios, e tanto mais quanto maiores. Dividindo pois estes

dois instrumentos e dando a cada um o que lhe toca, aos cantores deixo a harpa, e para mim tomarei a funda. Espritos romanos e generosos: se quereis esttuas no Capitlio, ou deste, ou do outro mundo, sabei que na prpria cabea tendes a mina dos metais: se vos conhecerdes como corpo, toda a esttua ser de p; se vos conhecerdes como alma, toda a esttua ser de ouro; conhecei-vos altamente, e isto basta. Almas, almas, vivei como almas: se conheceis que a alma racional, governe a razo, e no o apetite: se conheceis que imortal, desprezai tudo... Majestade e Senhora, quem fala uma lngua no a fala bem: desprezai tudo aquilo que terra. Finalmente se conheceis que divina , amai, servi. louvai e aspirai s a Deus.

Sermo a Santo Antnio que, por doena, Vieira no chegou a pregar em Roma, a 13 de Junho de 1672.

" Em chegando aos horizontes da Lusitnia, ali se afogam os raios, ali se sepultam os resplendores, (...) Um vereis privado com a infmia do governo, outro preso e morto em um hospital, outro retirado e mudo em um deserto, e o melhor livrado de todos, o que se mandou sepultar nas ondas do Oceano, encomendando aos ventos levassem sua Ptria as ltimas vozes com que dela se despedia: Ingrata ptria, non possidebis ossa mea!"

Sermo do Esprito Santo, pregado no Colgio da Baa. "No tempo de Santo Incio tinham-se conhecido no mundo dois novos mundos, um oriental na sia, outro Ocidental na Amrica: tinham aparecido novos homens e novas naes, to diferentes nas lnguas como nas cores; tinha-se ouvido a fama de novas gentilidades, no conhecidas, nem nomeadas no tempo dos Apstolos. (...) E para ajudar estas almas, que meios ou que instrumentos nos deu ? Para maior ajuda dos naturais da terra em que

residem, que todos aprendam a lngua dela. (...) E que terra ou terras so essas em que residem ? O Japo, a China, o Malabar, o Mongol, o Mxico, o Peru, o Brasil, o Maranho, e se se descobrir a terra incgnita, tambm esta. E quem so os que ho-de aprender as lnguas ? Todos, diz, sem excepo de pessoa. Todos. Podera dizer aprendessem a lngua alguns, ou a maior parte, mas no disse no, disse todos os estudantes e os professos, os irmos e os padres, os alunos e os mestres, os discpulos e os superiores, todos sem que haja ofcio ou profisso to importante, que os exceptue desta tarefa que ela a maior, a mais importante e a de que depende o fim da Companhia de Jesus. (...) No Brasil certo que diminuio de uma lngua tem sucedido cinco. A portuguesa, com que por todos os meios se insiste na reformao moral dos portugueses; a etipica, com que s nesta cidade da Baa se doutrinam e catequizam vinte e cinco mil negros; as duas de Tapuias, com que no mais interior dos sertes ainda remotssimos, se tm levantado as seis novas cristandades dos Paiais e Chirirs (como bem conheo pelo cargo de Visitador Geral do Brasil e do Maranho); e de resto ainda a braslica e geral, com que nas doze residncias mais vizinhas ao mar, em quatrocentas lguas da costa, doutrina a Companhia de Jesus, e conserva as pessoas dos ndios que ainda restam e j estariam acabados se ela os no conservara. (...) E espero eu dos que daqui sarem deste nosso colgio, tambm real, como os dois de Coimbra e vora, telogos, filsofos e humanistas, que, quando chegarem ao Gro-Par e Rio das Amazonas, e se virem diante daquela imensa universidade de almas, espero, digo, do seu esprito, e tambm do seu juzo, que esquecidos das cincias que c deixam, se apliquem da converso. (...) Ps o Esprito Santo as lnguas nas cabeas dos Apstolos para com aquelas, como borlas, os graduar de doutores do mundo. (...) E este grau, e esta borla, no se d aqui na Baa, nem em Coimbra, nem em Salamanca, seno nas aldeias de palha, nos desertos dos sertes, nos bosques das gentilidades."

Sermo de S. Gonalo de Amarante, pregado na Baa. "No tempo de Cristo os soldados dividiam a noite em quatro vigias (...). E porque a nossa vida, como diz Job, milcia, e neste mundo vivemos s

escuras, ou com pouca luz como de noite, divide o Senhor a mesma vida do homem em quatro partes com o nome de quatro vigias. Na primeira idade, que a dos meninos, ainda os no tenta o mundo; na ltima, que a dos velhos, j os no tenta; e a virtude sem batalha, que nos meninos inocncia, e nos velhos desengano, quanto mais se est em paz, e fora da guerra, menos tem de vitria, e de slida, e forte virtude (...). Mancebo era Abel, e que pastor mais religioso? Mancebo era Jacob, e que pastor mais virtuoso? Mancebo era David, e que pastor mais animoso e corajoso? (...) A idade da velhice j muito fria para aces to alentadas e ardentes. Senhores, o pior gado de guardar, o homem. (...) A maior falta que se experimenta nos pastores hoje, a do valor. (...) Ah, quantos milagres vemos neste mundo, e quantos homens, e alvitres milagrosos, mas todos custa do po alheio, e nenhum do seu. (...) Quer Cristo que os seus pastores saibam atar, e desatar, e no sejam homens que no atam nem desatam. (...) Quanto quarta vigia, foi santo, e admirava o santo S. Gonalo de Amarante; porque passando-se a um deserto a fazer vida eremtica, soube deixar o mundo , antes que esse o deixasse (...), porque fez o que deveram fazer todos os velhos, e no sabemos de nenhum que o faa. (...); s a morte que traz consigo, ou aps si a velhice, como disse Sneca, a morte sem esperana. Mata a doena, mata o incndio, mata o naufrgio, mata a espada, mata a seta, descoberta, ou atraioada; mas de todos estes gneros de morte muitos homens escaparam; s da morte da velhice dessa nunca ningum escapou. (...) S. Gonalo, sendo menino, foi homem: e ns, sendo homens na idade, na vida e nos outros costumes somos meninos. Melhor o disse Sneca do que se pode traduzir na nossa lngua (" lstima haver de afrontar com a traduo de qualquer lngua a elegncia destas palavras"): Adhuc non solum pueritia in nobis, sed quod est gravius, puerilitas remanet: et hoc quidem pejus est, quod authoritatem habemus senum, vitia puerorum, nec puerorum tantum, sed infantium. (Temos a autoridade de velhos, e os vcios de meninos; e o pior , que no s se v em ns a meninice, que defeito da idade, seno as meninices que o so do juzo.)"

S-ar putea să vă placă și